Sem receber os salários de janeiro e fevereiro, os médicos que trabalham no Hospital Dom Antonio Monteiro, na cidade de Senhor do Bonfim, decidiram entrar em greve. Além do atraso salarial, segundo o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), os profissionais enfrentam precárias condições de trabalho. O Instituto Caminhada, que administra a unidade, alega irregularidade dos repasses da prefeitura para justificar o não pagamento dos salários. Os médicos também reclamam do não pagamento referente ao mês de novembro, quando a unidade ainda era administrada pelo município. Em nota, o Sindimed relata que faltam no hospital materiais básicos como antibióticos e um carrinho de anestesista estaria sem funcionar.
Faleceu neste sábado, 10 de março de 2018, a pequena Jane Kelly, de 06 anos de idade, após ter sido atingida por uma bala perdida quando passava próximo ao local onde houve o assassinato de um jovem de 19 anos, em Capim Grosso. Kelly ficou internada na UTI do Hospital Estadual da Criança de Feira de Santana desde do último domingo (04). Familiares informaram através das redes sociais que a pequena tinha sido uma guerreira na luta contra a morte, mas, não resistiu. A comunidade de Capim Grosso está de luto e pede justiça. Não há informações se o autor dos disparos foi preso.
Um avião particular turco com 11 pessoas a bordo caiu neste domingo no Irã quando voltava a Istambul com a filha de um empresário e um grupo de amigas que retornavam dos Emirados Árabes, onde realizaram a despedida de solteiro da primeira. Autoridades turcas e iranianas informaram que o avião transportava oito passageiros e três tripulantes quando caiu, no sul do Irã, durante o trajeto entre Sharjah e Estambul. Todos os tripulantes, incluindo duas pilotos, eram mulheres. Segundo a imprensa turca, entre os oito passageiros estavam Mina Basaran, filha de 28 anos de um importante executivo turco, e sete amigas que haviam viajado para comemorar seu casamento. O Bombardier Challenger 604 pertencia à empresa do pai de Mina, Basaran Holding, informou a imprensa turca sobre o empresário, que tem negócios nos setores energético, de construção e turístico.
Por enquanto se desconhecem as causas do acidente, ocorrido em uma região montanhosa muito remota no sul do Irã, indicaram autoridades turcas e iranianas. No Irã, a televisão estatal indicou que o aparelho caiu em uma zona montanhosa da província de Chahar Mahall Bajtiari, mais de 400 km ao sul de Teerã. O avião desapareceu dos radares depois de “que a piloto pediu para baixar de altitude”, declarou um representante da Organização da Aviação Civil Iraniana (OIAC), citado pela agência Tasnim. Segundo o jornal Hurriyet, a comandante da aeronave era uma ex-piloto de avião de caça do exército turco. O chefe de operações de resgate da Cruz Vermelha iraniana, Morteza Salimi, declarou que “dois helicópteros” seriam enviados nesta segunda-feira “para buscar restos do avião e os corpos” – descartando, assim, que haja sobreviventes. De acordo com meios iranianos, neste domingo foram enviadas equipes de resgate por via terrestre, mas o avião caiu em uma zona relativamente isolada na região do monte Helen, uma zona natural protegida nas montanhas Zagros. Em sua conta no Instagram, Mina postou diversas fotos felizes com suas sete amigas nos dias anteriores à tragédia. Nas imagens, ela segura flores e bexigas em forma de coração. Em outra, escreve a expressão: “Senhora Noiva” e “melhor juntas”. Com informações da AFP
O engenheiro da CONDER (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia), acompanhado do engenheiro da Prefeitura de Maraú, Valdemar e do Controlador do município Marcos , estiveram no povoado de Tremembé na última semana para vistoriar as ruas que deverão receber pavimentação, destinada ao município pelo Governo do Estado.
A prefeita de Maraú, Gracinha Viana (PP), e o vice-prefeito Drº Léo participaram no dia 19, de janeiro de um encontro com o Governador da Bahia, Rui Costa (PT), onde o mesmo assinou Ordem de Serviço para obras de pavimentação com paralelepípedos no povoado. As ruas contempladas serão: Ruas da Jaqueira, Eliege Brito A, Eliege Brito A1 e Eliege Brito B.
Serão calçadas também, as Ruas do Colégio, Maria Domingas e Atlântica. Todas no Povoado de Tremembé, município de Maraú. Tudo isso só foi possível graças ao empenho do Deputado Estadual Eduardo Salles (PP), a pedido da prefeita Gracinha Viana. ASCOM – Maraú
Suka assina Ordem de Serviço para reforma do Ginásio de Esportes de Ubaitaba.
A emoção tomou conta de atletas, dirigentes esportivos e ex-funcionários do Ginásio de Esportes Luís Eduardo Magalhães, em Ubaitaba, ao participar da solenidade de assinatura pela prefeita Suka Carneiro da Ordem de Serviço para a reforma pela Prefeitura num prazo de 180 dias. Fechado há pelo menos 12 anos, a praça esportiva voltará aos seus dias de glória nos esportes de quadra. No seu emocionado discurso, a prefeita saudou as mais de 200 pessoas que atenderam ao seu chamado e prestigiaram o evento que marca a retomada do espaço perdido pelo município nas principais competições esportivas regionais, incluindo os Jogos Abertos do Interior. “Meu coração se enche de alegria neste momento histórico, quando cumpro meu compromisso de reacender a chama do esporte e as glórias que Ubaitaba viveu num passado nem tão distante”, disse Suka Carneiro. A prefeita relembrou memoráveis competições regionais que o Ginásio de Esportes sediou, citou atletas que se destacaram e competições onde crianças e jovens de Ubaitaba brilharam. “Nossa principal luta é fazer com que as atuais e futuras gerações tenham na prática saudável do esporte, lazer, entretenimento e oportunidades longe das drogas e da violência”, afirmou Suka que agradeceu o empenho do deputado federal Bebeto Galvão (PSB-BA) e do governador Rui Costa.
Bebeto Galvão e Suka I Fotos: Divulgação/PMU
O deputado destinou emenda no valor de R$ 600 mil para o projeto, tendo o governador Rui Costa autorizado outros R$ 180 mil aos investimentos de cerca de R$ 800 mil necessários à reforma de áreas internas e externas do Ginásio de Esportes. Pelo projeto, as obras que se inicias em 10 dias vão recuperar o piso da quadra poliesportiva, arquibancadas, redes elétrica e hidráulica, vestiários, recomposição de telhado e paisagismo. O deputado Bebeto Galvão lembrou a luta e os desafios da atual administração que recolocou as finanças e a gestão de Ubaitaba nos trilhos decorridos 14 meses muito difíceis, principalmente por não ter encontrado a documentação necessária ao planejamento. O parlamentar anunciou a liberação de mais R$ 600 mil em emenda que será remanejada a seu pedido pelo Ministério do Esporte para a recuperação do Estádio Municipal Felipe Miranda. O vice-prefeito Jailton Araújo disse que atualmente o município está transformado em canteiro de obras com os projetos que estão sendo executados pela Prefeitura e o Governo do Estado criando postos de trabalhos para as pessoas. Também falaram na solenidade os desportistas Luciana Costa, da Associação Cacaueira de Canoagem (ACC), e Everaldo Melo, da Liga Ubaitabense de Futebol, e aposentada Maria Lúcia da Conceição, Buá, que se dedicou a zelar pelo Ginásio por 30 anos.
Até a PM foi recebida a balas pelos traficantes de Camacan.
Três homens de identidades não reveladas foram mortos na tarde deste sábado (10), na cidade de Camacan. Segundo o blog O Tempo Jornalismo, as mortes aconteceram durante uma troca de tiros entre facções na Rua Montes Claros. Ao chegar ao local, até a polícia Militar foi recebida a balas pelos traficantes. Ninguém foi preso até o momento. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o DPT da cidade de Itabuna. A polícia Civil vai investigar os crimes. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
A conta de luz tem pesado cada vez mais no bolso do brasileiro. Entre 2014 e 2017, a tarifa média dos consumidores residenciais acumula alta média 31,5% no país e a estimativa é de que, ao final de 2018, o aumento acumulado chegue a 44%. É o que mostra um levantamento da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) feito a pedido do G1. O encarecimento da conta de luz nos últimos quatro anos superou a inflação acumulada no período, de 28,86%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Na terça-feira (6), o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, declarou que o patamar da tarifa de energia está em um nível preocupante. “Isso [encarecimento das contas de luz] de fato nos incomoda também, e acho que a todos, às distribuidoras, aos consumidores, ao regulador, porque o valor da tarifa está assumindo um patamar muito preocupante”, disse. De acordo com a Abrace, o aumento no custo de produção da energia, devido ao uso mais intenso de termelétricas, e os subsídios embutidos nas tarifas, são as razões para a alta das contas de luz no período. Com informações do G1
Diferente do primeiro término, Lorena Improta dessa vez tratou logo de confirmar o fim do relacionamento com Léo Santana (relembre aqui). Através do stories do seu perfil oficial do Instagram, a dançarina falou sobre o fim da relação e pediu compreensão dos fãs. O término já havia sido confirmado pela assessoria dos artistas e até o momento, o cantor ainda não se pronunciou.
A Câmara dos Deputados está investigando o sumiço de dinheiro pertencente ao fundo de previdência dos deputados federais. O suspeito é o advogado Leandro Cezar Vincentin, que segundo informações teria deixado o país com cerca de R$ 5 milhões desviados. O advogado era funcionário da casa e paralelamente abriu uma empresa com o mesmo nome do Plano de Seguridade Social dos Congressistas (PSSC). A contribuição dos parlamentares, paga através de boleto, ao invés de ir para o PSSC, o plano de previdência, ia para a PSSC, a empresa do servidor. O ‘golpe’ só foi descoberto quando Vincentin saiu de férias. No início do mês de fevereiro um processo administrativo disciplinar foi aberto e o funcionário afastado. Informações: jornaldacidadeonline
O PTB da deputada Cristiane Brasil, no maior ‘quieto’, conseguiu em outubro encaixar em um cargo importantíssimo no Ministério do Trabalho, um jovem de 19 anos, sem qualquer experiência, recém saído de uma adolescência complicada e que já chegou a ser surpreendido portando 13,6 gramas de maconha, tendo sido por este motivo levado à Justiça. Mikael Tavares Medeiros ocupa o cargo de coordenador de documentação e informação do Ministério do Trabalho. Na sua função ele é o responsável pela autorização de pagamentos de até meio bilhão de reais. O que o qualificou para que fosse nomeado foi a sua filiação. O pai é um conhecido delegado de polícia de Goiás, aliado político do deputado Jovair Arantes, o ‘dono do cargo’. O jovem acabou de ser aprovado no vestibular e também recebeu a benção do ex-deputado Roberto Jefferson, o ‘dono do ministério’.
O cantor Léo Santana, “O Gigante”, e a dançarina e Youtuber Lorena Improta podem ter rompido, mais uma vez, o relacionamento. O cantor compareceu nesta sexta-feira (9) sem aliança ao aniversário de um empresário do ramo de entretenimento de Salvador e chamou a atenção dos demais convidados por não portar a joia. Até o momento não há confirmação oficial das assessorias dos artistas quanto à suposta separação. Na última quinta-feira (8) o pagodeiro postou uma homenagem ao “Dia Internacional da Mulher” nas redes sociais e Lore Improta não aparecia na foto em que escreveu: “As mulheres da minha vida”.
Vítima estava trabalhando na concessionária de moto há 30 dias.
Dois funcionários de uma concessionária de motos em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia foram baleados no final da manhã desta sexta-feira (9), e um deles, de 24 anos, morreu. De acordo com a Polícia Militar, o rapaz que morreu recebeu uma mensagem de um suposto cliente interessado na compra de um veículo e marcou um encontro para apresentar a moto. Conforme informou a polícia, o jovem foi ao encontro na companhia de um colega de trabalho e ao chegar no local marcado, os dois foram baleados. O rapaz que morreu foi identificado como Kesley Bonfim dos Santos. Ele trabalhava há 30 dias na concessionária. O outro funcionário, Edmundo Machado, foi baleado no braço, mas passa bem. Ele teve o celular roubado. A polícia informou que a suspeita é que o alvo dos criminosos era Kesley, já que o rapaz foi preso por tráfico de drogas em 2016. Entretanto a Polícia Civil vai investigar o caso. Com informações do G1
O delegado Arthur Ferreira dos Santos, que trabalhava na 7ª Delegacia (Rio Vermelho), em Salvador, teve mandado de prisão temporária cumprido nesta sexta-feira (09). Ele é acusado de falsidade ideológica, roubo e extorsão. A prisão de Arthur ocorreu através de operação conjunta entre a Corregedoria da Polícia Civil (Correpol) e do Centro de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil. Segundo a polícia, Arthur foi preso no local de trabalho. Segundo a Polícia Civil, ele ficará custodiado na carceragem da Correpol, Rio Vermelho.
O governo federal pensa em alterar o Bolsa Família ainda durante a gestão do presidente Michel Temer. De acordo com informações do jornal O Globo, uma das ideias é mudar o nome do programa para Bolsa Dignidade. Outra proposta é reajustar o valor do benefício para repor a inflação, que fechou o ano de 2017 em 2,95%, e parte do aumento do botijão de gás. O governo também pensa em pagar um adicional de R$ 20 para os beneficiários que realizarem trabalho voluntário. Ainda de acordo com o jornal O Globo, Temer pediu ao ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, para apresentar uma proposta concreta de mudanças para o Bolsa Família ainda em março. A intenção do ministro é anunciar o projeto antes de deixar a pasta para disputar a eleição deste ano.
O Ministério da Educação prorrogou mais uma vez o prazo para os estudantes pré-selecionados na chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) complementarem sua inscrição no Fies Seleção. Agora, os candidatos têm até a próxima quinta-feira (15) para fechar a contratação. A prorrogação abrange as 80 mil vagas a juro zero, destinadas, neste primeiro semestre, aos estudantes que comprovarem renda per capital mensal familiar de até três salários mínimos. O período de divulgação dos resultados da pré-seleção da modalidade P-Fies começa no dia 16 de março, segundo informações da Agência Brasil. A lista de pré-selecionados na chamada regular do Fies foi divulgada na noite de segunda-feira (5), e, desde então, candidatos relataram problemas para concluir a inscrição. O MEC já tinha adiado o prazo para a finalização da inscrição, que terminaria nesta sexta (9). Segundo o MEC, a nova prorrogação do prazo busca preservar os interesses dos candidatos pré-selecionados em chamada única e que estiverem classificados em lista de espera.
Mulheres ubaitabenses participaram das festividades do Dia Internacional da Mulher na Praça Cultural, centro de Ubaitaba, no final da tarde de quinta-feira, dia 8. Numa promoção da Prefeitura, por meio das secretarias da Assistência Social e Promoção e Trabalho (Seast), Educação, Saúde e Cultura, mulheres de todas as idades tiveram um dia diferente nas suas vidas quando puderam aprender mais sobre o empoderamento feminino. A coordenadora do CRAS da Ruinha, Cecília Santos Andrade, disse que a festa do Dia Internacional da Mulher surpreendeu pelo número de participantes. “Foi um evento rico, que mostrou o empoderamento das mulheres que tiveram oficinas de artesanato, beleza e outras atividades. A palestra serviu para integrar ainda mais as mulheres que puderam interagir entre si e demonstraram satisfação”, afirmou. Cecília destacou também a interação das secretarias municipais para o sucesso das comemorações do Dia Internacional da Mulher em Ubaitaba e a participação do comércio com a oferta de brindes que foram sorteados entre as participantes pelo bazar solidário.
Foto: Divulgação/PMU
Já a secretária da Assistência Social, Elied Soares, enfatizou o fato de a atual administração ter um olhar diferenciado para aqueles que mais precisam, principalmente porque a Prefeitura é chefiada por uma mulher: a prefeita Suka Carneiro. “Desde a sua militância política como líder, vereadora e agora prefeita Suka sempre trabalhou pelos menos favorecidos. Então, como Chefe do Executivo sua atenção está voltada para as pessoas que necessitam de carinho, amparo e atenção”, ressalta Elied Soares. Profissionais de Psicologia e Assistência Social do CREAS e CRAS se revezaram na apresentação dos sete princípios da ONU para o empoderamento da mulher com esquetes do grupo teatral “Fazendo Cenas”, com os atores Edson Costa e Uellington Nascimento. A festa foi encerrada com a apresentação do grupo de percussão “Negras Perfumadas”, composto exclusivamente por mulheres. Fatias de bolo foram servidas às mulheres participantes que fizeram uma homenagem à prefeita Suka Carneiro a quem foi entregue um escapulário um fino trabalho artesanal de uma artista plástica de Ubaitaba. (Ascom/Ubaitaba)
deputado federal Bebeto Galvão (PSB) e Suka (PSB) I Foto: PMU
Um ato público reunindo atletas, dirigentes esportivos e desportistas às 14 horas desta sexta-feira, dia 9, vai marcar o projeto de retomada do Ginásio de Esportes Luís Eduardo Magalhães, em Ubaitaba, que será integralmente reformado pela Prefeitura. Contando com o apoio do Governo do Estado, por meio da Sudesb, autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e do deputado federal Bebeto Galvão (PSB-BA), a prefeita Suka Carneiro vai assinar Ordem de Serviço. O parlamentar destinou emenda no valor de R$ 600 mil para o projeto, tendo o governador Rui Costa autorizado outros R$ 180 mil essenciais aos investimentos globais de R$ 800 necessários à reforma de áreas internas e externas para que o Ginásio de Esportes volte aos seus dias de glória.
Ginásio de Esportes de Ubaitaba I Foto: PMU
Pelo projeto, as obras vão alcançar piso da quadra poliesportiva, arquibancadas, redes elétrica e hidráulica, vestiários, recomposição de telhado e paisagismo. O ato público contará ainda com a presença do parlamentar do PSB baiano e de autoridades e convidados. A prefeita Suka Carneiro espera fazer uma grande festa pelo esporte, principalmente porque a recuperação da praça esportiva aliada ao Centro de Canoagem, cujas obras estão sendo tocadas pelo Governo do Estado, permitirá inserir crianças e adolescentes em projetos voltados para a cidadania e à prática de atividades saudáveis. (Ascom/Ubaitaba)
Manasses, Drº José Edivaldo e Gracinha I Foto: Prefeitos da Bahia
Acompanhada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Manasses (PTC), a prefeita de Maraú, Gracinha Viana (PP), esteve mais uma vez em Salvador em busca de soluções para os problemas do povo marauense. Gracinha esteve no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), onde reforçou o pedido do Posto Avançado da Justiça Estadual que será implantado em breve no município. No dia 22 de janeiro deste ano (relembre aqui), a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, assinou, com a prefeita de Maraú, Gracinha Viana e mais 14 Municípios, o Termo de Convênio que determina a instalação dos Postos Avançados da Justiça Estadual nas comarcas não instaladas, ou desativadas. Os postos têm o objetivo de dar mais agilidade e eficiência à prestação jurisdicional. Funcionará de segunda a sexta-feira, no mesmo horário de funcionamento da comarca sede. No espaço, serão realizadas audiências e sessões de conciliação pré-processuais.
Manasses e Gracinha durante reunião na CERB I Fotos: Ascom/Maraú
Os postos vão auxiliar os magistrados na realização de procedimentos e atos inerentes ao trâmite dos processos oriundos de Maraú. O cidadão, por sua vez, também poderá ter acesso a informações processuais. Ainda em Salvador, Gracinha e Manasses estiveram na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TER-BA), onde solicitou do presidente do TRE, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, um posto do TRE em Maraú, para que o eleitor possa realizar o recadastramento biométrico, tirar o titulo de eleitor e resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral sem precisar se deslocar para Camamú, como vem acontecendo com freqüência. Para finalizar a maratona exaustiva na Capital Baiana, Gracinha e Manasses foram até a Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (CERB), onde voltaram a cobrar a tão sonhada água de qualidade para o povoado de Saquaíra. A CERB se comprometeu em enviar uma equipe ao município ainda este mês. Gracinha e Manasses voltaram exaustos de Salvador, mas com a certeza do dever cumprido e com o sorriso estampado no rosto. (Ascom/Maraú)
Um carro-forte foi alvo de ataque na madrugada desta sexta-feira (9) em Juazeiro, no Sertão do São Francisco. Segundo a Delegacia Territorial, uma quadrilha armada, cerca de 20 homens em quatro carros, interceptou e explodiu o veículo em um trecho da BR-407, entre os povoados de Juremal e Massaroca, perto do posto de combustível Folha Seca. Ainda segundo a Delegacia, os acusados também atiraram várias vezes contra o carro-forte, o que fez os seguranças fugirem por um matagal. Não há informações de feridos. Policiais militares da Rondesp [Rondas Especiais] informaram que o grupo chegou a levar alguns malotes. Segundo o Blog do Geraldo José, os criminosos espalharam miguelitos [objetos cortantes na pista]. Policiais fazem rondas na região.
Marizeth Silva do Nascimento tinha 39 anos. Fotomontagem BMF
No Dia da Mulher, é comum que flores sejam distribuídas como forma de comemorar a data e de deixar o dia de alguma mulher mais especial. Mas para Marizeth Silva do Nascimento, de 39 anos, moradora de Maracás, no Vale do Jiquiriçá, a quarta-feira, (8) de Março, foi o seu último dia. Segundo informações da Polícia Militar ao Blog Marcos Frahm, Marizeth foi morta a facadas no início da manhã e o principal suspeito do crime é o próprio companheiro, Marcos José, que encontra-se foragido. Ainda de acordo com informações policiais, uma guarnição do PETO teria sido acionada por volta das 09h30, por familiares da vítima, depois de informados de que Marizeth não teria chegado ao local de trabalho, a Macpral Loteria, instalada no Centro da cidade e quando os militares chegaram à residência da mulher, que não atendia as ligações efetuadas para o seu celular, foi constatado que a mesma estava em cima da cama, com marcas de perfurações a faca pelo corpo e com o rosto ensanguentado, na Rua Álvaro Portela, no bairro Morumbi. Uma faca tipo peixeira, supostamente utilizada para a prática do crime foi encontrada no banheiro da casa. A entrada dos PMs no imóvel foi autorizada pela irmã da vítima. As polícias Civil e Técnica estiveram no local e encaminharam o corpo ao Instituto Médico Legal de Jequié. No local, a polícia colheu diversas informações de ciúmes e agressões sofridas pela mulher. A casa estava trancada e sem sinais de arrombamento. O feminicídio está sendo investigado pela Delegacia Territorial de Maracás. *As informações são do Blog Marcos Frahm