Ubaitaba Urgente

Patrimônio de Aécio triplica depois da eleição de 2014

Patrimônio de Aécio triplica depois da eleição de 2014
Foto: Reprodução

O patrimônio do senador Aécio Neves (PSDB-MG) triplicou após a eleição de 2014, segundo documentos da Receita Federal. O salto foi de R$ 2,5 milhões em 2015 para R$ 8 milhões em 2016. De acordo com a Folha, o crescimento é resultado de uma operação financeira entre Aécio e sua irmã Andrea Neves referente a cotas que o parlamentar detinha em uma rádio, a Arco Íris, da qual foi sócio durante seis anos. A quebra do sigilo fiscal do tucano foi ordenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em uma ação cautelar que corre paralelamente ao inquérito que investiga o pedido R$ 2 milhões ao dono da empresa de carnes JBS, Joesley Batista.

Em Salvador, prefeita de Maraú cobra construção de escola em Barra Grande e pontes de concreto no município

Foto: Reprodução/ Prefeitos da Bahia

Acompanhada pelo deputado estadual Eduardo Salles (PP) e pelo secretário Municipal da Educação de Maraú, Antônio Carlos, Gracinha Viana (PP), esteve nesta segunda-feira (12/3), na Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA), onde participou de uma reunião com o secretário da Educação da Bahia, Walter Pinheiro. Na reunião, Gracinha cobrou a construção da escola para Barra Grande. Segundo Walter Pinheiro, até o final desta semana uma equipe da SEC/BA estará no local para iniciar as obras da escola. Ainda em Salvador, Gracinha esteve reunida com Wilson Dias, diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da Bahia (CAR), onde solicitou do órgão a construção de mais pontes de concreto para o município. Gracinha Viana fechou a segunda-feira com a certeza do dever cumprido, pois todos os pedidos feitos para o povo de Maraú foram atendidos pelo Governo do Estado. (Redação: Prefeitos da Bahia)

Otto deixa Senado para assumir secretaria e coordenar campanha de Rui

Otto deixa Senado para assumir secretaria e coordenar campanha de Rui
Foto: Reprodução

O senador Otto Alencar (PSD-BA) vai pedir licença do Senado Federal para assumir uma secretaria estadual no governo Rui Costa, conforme informações obtidas com exclusividade pelo Bahia Notícias. Além disso, o presidente estadual da legenda vai assumir a coordenação de campanha do petista. No lugar de Otto, quem assume a vaga no Congresso Nacional é Abel Rebouças (PSD). Na administração estadual, a sigla chefia duas pastas importantes: Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Infraestrutura (Seinfra). A Sedur, inclusive, é alvo de cobiça do PR. Com informações do BN

Família fica soterrada após desabamento de prédio em Salvador

foto: Vinícius Ribeiro/BNews
Foto: Vinícius Ribeiro/BNews

Uma família ficou soterrada após o desabamento de um prédio de três andares em Pituaçu, em Salvador, na manhã desta terça-feira (13), na localidade de Alto de São João. Informações preliminares apontam que quatro pessoas estão soterradas, dois adultos e duas crianças. Imagens feitas pelo helicóptero da Record TV Itapoan mostram o trabalho de populares na tentativa de resgatar as vítimas. Por volta de 7h30, uma vítima foi retirada dos escombros e socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Chuva forte em Santa Inês eleva barragem e faz Rio Jiquiriçá transbordar

Foto: Márcio Carlos
Foto: Márcio Carlos

As chuvas que caíram em Santa Inês, no Vale do Jiquiriçá, alagaram ruas da cidade nesta segunda-feira (12). Segundo o Blog do Marcos Frahm, casas e estabelecimentos comerciais ficaram alagados pelo volume da água. Na cidade, moradores relataram desabamento de muros de casas. O município não registrava chuvas há um tempo, conforme informou o Blog. Até o momento, não há informações de feridos nem desalojados. Por conta do volume que caiu no município, o Rio Jiquiriçá transbordou e elevou o nível de uma barragem. Segundo o Climatempo, pode chover novamente na cidade nesta terça-feira (13).

Detentos sofrem atentado na saída do presídio de Itabuna; um morre e dois são baleados

Foto: Reprodução/Verdinho

Um veículo Peugeot de cor preta, placa policial JPV-8911, que conduzia detentos do Conjunto Penal de Itabuna, foi alvo de disparos de arma de fogo no início da tarde desta segunda-feira (12), na BR-415, bairro Nova Ferradas, em Itabuna. De acordo com informações do blog Verdinho Itabuna, no veículo havia cinco pessoas, entre elas, Danilo Pinheiro Suzaki, de 21 anos, morador de Ilhéus, que tinha acabado de sair do presídio de Itabuna. Ele foi alvejado pelos disparos na região das costas e socorrido para o Hospital de Base. Ainda segundo informações, o pai de Danilo contratou o veículo para buscar o filho no presídio de Itabuna, e ao sair, deu carona para mais três detentos que também haviam sido liberados. Quando os ocupantes do carro seguiam para a cidade de Ilhéus, homens armados saíram de dentro do matagal, na BR-415, e efetuaram diversos disparos de arma de fogo. Os ocupantes do carro chegaram a correr para fugir dos tiros, mas foram alvejados. Um dos detentos, conhecido como “Léo do bonde”, morador de ilhéus, não resistiu aos ferimentos e morreu. O corpo dele foi encontrado dentro do matagal às margens da BR. Outro detento ainda não identificado foi encontrado baleado próximo ao presídio. Já o terceiro detento, ainda não foi localizado. Já o motorista  do carro foi conduzido para o Complexo Policial de Itabuna, onde será ouvido. Com informações do Verdinho

Hospital Geral de Ilhéus é fechado para reforma

Foto: Reprodução/ TV Santa Cruz

O Hospital Geral Luiz Viana Filho, em Ilhéus, no sul da Bahia, suspendeu os atendimentos, por tempo indeterminado, nesta segunda-feira (12), por conta de uma reforma que será feita na unidade de saúde. Oito crianças que estavam internadas no local foram transferidas para o Hospital de Ilhéus, onde vão seguir em tratamento pediátrico pelo SUS. O atendimento a adultos foi interrompido no Hospital Luiz Viana Filho no dia 15 de dezembro, quando os pacientes foram levados para o Hospital Regional Costa do Cacau, também em Ilhéus. De acordo com o Raimundo Mota, administrador do Luiz Viana, a unidade vai passar por uma reforma para se tornar um Hospital Materno-Infantil. No entanto, não há data para as obras serem iniciadas e nem previsão para a nova estrutura começar a funcionar. Segundo o administrador, antes de ser fechado, o Hospital Geral de Luiz Viana Filho contava com 106 leitos e atendia cerca de 200 pessoas por dia, no serviço de urgência e emergência, ambulatório e ala pediátrica. Ainda segundo Raimundo Mota, a unidade contava com 500 funcionários que foram remanejados para o Hospital Costa do Cacau e unidades de saúde do município. Em nota, a Sesab informou que a previsão é que a reforma do Hospital Luiz Viana Filho dure cerca de 9 meses. A unidade terá 90 leitos no total. Serão abertos leitos de pediatria, cirurgia pediátrica, unidades de terapia intensiva e semi-intensiva neonatais, leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto) e UTI materna. Ainda conforme a Secretaria da Saúde, “após a conclusão da reforma, a unidade será cedida para o município de Ilhéus, que a administrará”. Com informações do G1

Carletto confirma ingresso no PR: ‘Falta só definir a data’

Ronaldo Carletto (PP) I Foto: Reprodução

O deputado federal Ronaldo Carletto (PP) confirmou nesta segunda-feira (12) sua filiação ao PR. “Depende agora só de definir a data da filiação”, afirmou o parlamentar em entrevista ao Bahia Notícias. De acordo com ele, o ato não deve ocorrer no dia 19 de março, como inicialmente pensado pelo presidente estadual do partido, José Carlos Araújo, e sim no dia 26. Ainda segundo o quase republicano, o deputado Roberto Britto (PP), que também aparece na lista de quem poderia migrar para o PR, não chegou a participar de conversas com Araújo. Na semana passada, o dirigente da sigla na Bahia disse que Britto estaria na mesma reunião que selaria a entrada de Carletto. No entanto, o parlamentar negou. Apesar disso, a lista de nomes que serão levados por Carletto ao novo partido estará fechada até o dia 25, segundo estimativa dele. O deputado, entretanto, não quis adiantar quem estaria nela. “A grama do vizinho é sempre mais verde”, brincou. “O único que sei que estará comigo é o deputado Carlos Robson (Robinho)”, completou. Ele ainda negou que o PR condicionará a permanência na base do governador Rui Costa  a uma vaga na chapa majoritária. “Nunca se tocou nesse assunto. Não há condicional”, rechaçou.

ʹA chance de Neto não ser candidato é zeroʹ, crava Aleluia

ACM Neto (DEM) e José Carlos Aleluia (DEM) I Foto: Reprodução

O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM), disse que, em uma escala de 0 a 10, a possibilidade do prefeito ACM Neto (DEM) não sair candidato ao governo do Estado é “zero”. Em entrevista à Rádio Metrópole, o presidente estadual do Democratas ressaltou que é natural que o gestor esteja “receoso” em cravar a candidatura, pois irá abrir mão da posição de “melhor prefeito das capitais do Brasil”. “Mas quem quer uma Bahia diferente, vai votar em Neto. Hoje a gente tem assalto em banco de shopping, como foi no Itaigara, em cidades inteiras, como foi em Eunápolis, na semana passada”, justificou.

Chuva provoca alagamentos em Itabuna e cancelamento de voo em Ilhéus

Foto: Reprodução/Pimenta

A chuva que começou a cair no sul da Bahia, na tarde desta segunda-feira (12), causou alagamentos em vários pontos de Itabuna e Ilhéus. De acordo com moradores de bairros como Fátima, Califórnia, Pontalzinho, Santo Antônio, Lomanto, São Caetano, Jaçanã e Jardim Primavera, em Itabuna, bueiros entupidos deixaram residências e estabelecimentos comerciais ilhados em diferentes pontos. Houve vários pontos de alagamento também na Amélia Amado. Houve pontos de alagamentos também nos conjuntos habitacionais Gabriela, Jubiabá, e São José na região de Ferradas, e nas avenidas J.S Pinheiro, Princesa Isabel, Manoel Chaves, Ilhéus, Cinquentenário e Amélia Amado, onde pedestres tiveram muita dificuldade para transitar (vídeo abaixo). A situação ficou crítica também nas imediações do Jardim do Ó. Segundo a agência Climatempo, choveu forte também em Ilhéus, com raios e trovoada. A chuva obrigou que o piloto de uma aeronave da Aviança, que saiu de Brasília e deveria aterrissar no Aeroporto de Ilhéus, às 13h27min, arremetesse para Salvador. A previsão para as próximas horas é de mais chuva forte nos municípios do sul da Bahia. (Com informações do Pimenta)

Pais de alunos da rede municipal de Nova Canaã são obrigados a pagar por material escolar e livros

pais de alunos da rede municipal de nova canaã são obrigados a pagar por material escolar e livros
Dr. Marival (prefeito de Nova Canaã) I Foto: Reprodução

Pais e responsáveis de alunos da rede municipal da cidade de Nova Canaã, no centro sul baiano, foram surpreendidos com uma lista de material escolar na volta às aulas. A denúncia foi feita ao BNews por um tio de seis estudantes do ensino fundamental. “Agora, no início das aulas, fomos surpreendidos com a solicitação de compra de materiais escolares para cada um”, relata o homem que teme por represália e prefere não se identificar. Os pais foram informados sobre a compra dos materiais durante reunião, na Escola Municipal Eujacio Simões, na semana passada. Na oportunidade, eles também foram avisados que teriam que comprar um módulo por R$ 30. Para reportagem, ele ainda contou que no ano passado, uma das sobrinhas estudou o quarto ano sem os livros didáticos.

“Segundo a escola, o motivo é falta de verba para compra dos livros. Infelizmente, a situação só se agrava e os sindicatos e conselhos municipais estão omissos. Nós, cidadãos, não temos força para cobrar do poder municipal, pois somos poucos e não somos ouvidos”, lamenta. De acordo com o Portal da Transparência, neste ano, a prefeitura recebeu o montante de R$ 302.011,83, referente ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDED). Nesta segunda-feira (12), o site entrou em contato com a prefeitura de Nova Canaã, gerida pelo prefeito Marival Neuton de Magalhães Fraga (MDB), mas foi informado que não tinha ninguém para comentar o assunto. A atendente ainda pediu que a reportagem voltasse a procurar a prefeitura na terça-feira (13).

Gracinha assina Ordem de Serviço para reforma e ampliação de escola na Ponte do Sul, em Maraú

A prefeita de Maraú, Gracinha Viana (PP), assinou na manhã deste domingo (11/3), a Ordem de Serviço para reforma e ampliação da Escola Municipal Gildo Conceição, no povoado da Ponte do Sul. A obra será custeada com recursos próprios do município. O deputado estadual Eduardo Salles (PP) e o Secretário Municipal da Educação, participaram da solenidade. Agricultores, Secretários, estudantes, funcionários públicos, professores e moradores da localidade também participaram do evento. Em seu discurso a prefeita Gracinha Viana, lembrou que toda a estrutura física da Rede Municipal de Ensino, com mais de sessenta prédios escolares, está recebendo investimentos. “Isso nunca aconteceu na história de Maraú, e todos os alunos e seus pais são testemunhas destas melhorias nas escolas, além de uma educação de alta qualidade, novos mobiliários, uniformes, materiais e uma alimentação de excelente qualidade”, pontuou a Prefeita.  Segundo o Secretário de Educação, Antônio Carlos, será construída mais quatro salas de aula e a obra será executada com recursos próprios, visando à adaptação dos espaços para oferecer mais conforto e segurança à comunidade atendida pela escola, e conseqüentemente, uma melhor qualificação do ensino para os mais de 180 alunos da unidade. A obra é continuidade de um trabalho que vem sendo realizado pelo Governo na área educacional, através de investimentos e recuperação da estrutura física da rede, por meio de reformas e construções. (Ascom/Maraú)

Emenda de Bebeto garante início da reforma do ginásio de Ubaitaba

Emenda de Bebeto garante início da reforma do ginásio de Ubaitaba
Foto: Divulgação/PMU

Praça esportiva que já foi referência na Bahia na década de 1990 e que estava abandonado atualmente, o Ginásio de Esportes Luís Eduardo Magalhães, em Ubaitaba, será reformado após a destinação de 600 mil reais de emenda parlamentar do deputado Federal Bebeto Galvão. O dinheiro já está na conta do município e a ordem de serviço para a obra foi assinada pela prefeita Suka, na última sexta-feira, dia 9. “Esse ginásio já revelou grandes esportistas e também serviu de espaço de lazer para gerações de ubaitabenses e administrações anteriores simplesmente o abandonaram. Mas, agora, atendendo a um pedido da prefeita Suka, destinamos o recurso, o município cumpriu as exigências e a obra vai começar”, comentou Bebeto. A obra envolve melhorias em toda a estrutura do equipamento esportivo, como reforma da arquibancada, cobertura, piso e pintura. Participaram da solenidade de assinatura da ordem de serviço o vice-prefeito, Jailton Araújo, o presidente da Câmara, Ismaile, e os vereadores Zé Nilton, Geraldinho, Uilson de Goi, Messias Aguiar e Edson de Índia, além de secretários municipais, lideranças e a comunidade em geral.  Na oportunidade, a prefeita Suka agradeceu o empenho de Bebeto em auxiliar a administração municipal a atrair investimentos e obras para a população. “A reforma do ginásio foi um compromisso de campanha que, graças ao olhar carinhoso que Bebeto tem por nossa gente, será possível”, finalizou a gestora.

Plenária do Comitê da Bacia do Rio de Contas será nesta terça em Itacaré

Foto: Divulgação/PMI

Itacaré vai sediar nesta terça-feira, dia 13 de março, a XXVI Reunião Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas (CBHRC). O evento acontecerá a partir das 8h30min na Colônia de Pescadores Z-18, localizada na rua Antônio Athanásio dos Santos, Centro, e é destinada a membros titulares e suplentes do comitê e simpatizantes do projeto. Durante o encontro serão discutidas pela manhã uma série de questões referentes ao funcionamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio de Contas, além da palestra com o tema “O Comitê de Bacias: O que é e o que faz?”. Ainda na parte da manhã acontecerá a apresentação pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itacaré sobre a situação dos recursos hídricos no município. De acordo com a programação, às 13h30min os trabalhos serão retomados com a apresentação sobre o resultado da reunião do Fórum Nacional de Recursos Hídricos e informes sobre Fórum Mundial da Água e do Encontro Nacional de Comitê de Bacias. Às 14 horas acontecerá a posse dos novos membros das Câmaras Técnicas de Educação Ambiental e de Planos Programas e Projetos. Em seguida acontecerá a posse das Câmaras Consultivas Regionais e Câmara Técnica Institucional e Legal e a apresentação de Plano de Trabalho do Comitê. Ainda durante o encontro acontecerá o informe sobre retomada do Plano de Bacia e demais assuntos, seguindo com a realização dos encaminhamentos, conclusão dos trabalhos e encerramento. Já às 18h30min será a vez da visita técnica com vistas a conhecer de perto a realidade dos recursos hídricos no município de Itacaré. O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Baracho, considera importante o fato de Itacaré sediar esse encontro para discutir sobre a bacia do Rio de Contas e conclama a todos os membros do Comité e simpatizantes para que participe da plenária que é aberta a toda a comunidade.

Vereadores denunciam fraude nas contrações temporárias em Ibirapitanga

Isravan Lemos Barcelos (PSD) I Foto: Ubaitaba Urgente

De acordo com a Portaria N.º 23.2018, o Ministério Público do Trabalho, na representação do Procurador Ilan Fonseca de Souza, Procurador do Trabalho, instaura Inquérito Civil, contra o Município de Ibirapitanga em face da gestão do Prefeito Isravan Lemos Barcelos (PSD) (leia aqui).  A denúncia foi apresentada pelos vereadores, Guilardo (PP), Everaldo dos Gatos (DEM), Nego de Antônio Máximo (DEM), Ivan Come Sapo ( DEM), e pelo estudante de Direito, Renato Rocha (Júnior Rocha) – mediante representação ao Ministério Público no dia 18 de janeiro de 2018 (leia aqui). Os denunciantes, noticiaram ao Ministério Público do Trabalho que o Prefeito Isravan Lemos, durante toda a sua gestão vem burlando os contratos temporários nos diversos setores da Administração Municipal – criando projetos de leis sem consistência jurídica e ilegítimos com a finalidade de nublar as irregularidades do TCM (Tribunal de Contas do Município) e das respectivas entidades fiscalizadoras. De acordo com a denúncia, a atual gestão utiliza essa ferramenta, repetidamente, para ludibriar a legislação, incorrendo o município a diversas fraudes trabalhistas.Foi destacado também na denúncia que após inúmeras reclamações trabalhistas, O Ministério Público do Trabalho – MPT, em outra ocasião ingressou ação civil pública na Justiça do Trabalho contra o município de Ibirapitanga. De acordo com a peça denunciatória, o motivo encontrava-se na comprovação de contratações ilegais de trabalhadores sem concurso público nos órgãos, desrespeitando e omitindo os direitos trabalhistas dos funcionários, como INSS, FGTS, verbas rescisórias e outros pagamentos de caráter compulsório. Assim, através de terceirização ilegal junto ao IPASB, Instituto de Projetos e Apoio Sociais no Brasil, a relação de trabalho era mascarada entre os contratados e o município, que só poderia ser feita mediante concurso público e com o Instituto Nascentes, sendo despendidos, no período de janeiro a outubro de 2015, o valor total de R$6.260.493,36. O gestor foi multado em R$15 mil. Por outro lado, foi destacado ausência de Concurso Público, tendo em vista que o município há quase duas décadas é conduzido na contramão da legalidade, realizando contratos perenes e precários, com ausência de gratificação natalina, décimos terceiro e férias e como conseqüência, dezenas de ações trabalhistas são ingressadas após finalização de contratos em face do município, onerando-se a saúde financeira do município. Os denunciantes destacaram que a contratação irregular de servidores, como caracterizada no município de Ibirapitanga, pode caracterizar ato de improbidade administrativa de acordo com a Lei de Improbidade Administrativa – Lei 8429/92 e assim colocar o prefeito diante de diversas penalidades. Diante dos fatos noticiados, corroborados com elementos probatórios, o Ministério Público do Trabalho, referente aos temas apresentados: concurso público e processo seletivo público; admissão sem concurso ou sem processo seletivo público, resolveu instaurar Inquérito Civil para apuração dos fatos em toda a sua extensão. (Ubaitaba Urgente)

Avião com 71 pessoas cai no Nepal; 17 são resgatadas

Avião com 71 pessoas cai no Nepal; 17 são resgatadas
Foto: Reprodução/Navesh Chitrakar/Reuters

Um avião de Bangladesh com 67 passageiros e quatro tripulantes caiu nesta segunda-feira enquanto aterrissava em aeroporto na capital do Nepal, Kathmandu, informou uma autoridade do aeroporto, acrescentando que 17 pessoas haviam sido resgatadas.  Ainda não se sabe o estado das outras pessoas que estavam a bordo do avião que saiu da capital de Bangladesh, Daca, operado pela companhia US-Bangla Airlines. “Estamos tentando controlar o fogo. Detalhes são aguardados”, disse o porta-voz do aeroporto, Birendra Prasad Shrestha, acrescentando que o aeroporto havia sido fechado e todos os outros voos, redirecionados.

Fugitivo de Camacan é morto com 7 tiros em Itabuna

Fugitivo de Camacan é morto com 7 tiros em Itabuna
Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente

O corpo de um homem ainda não identificado, foi encontrado na manhã desta segunda feira (12/3), na rua B, bairro Maria Pinheiro, em Itabuna. Populares disseram que o morto era fugitivo de Camacan. O homem foi assassinado com sete tiros no domingo (11), por volta das 23h30. A Polícia Militar foi chamada que, por sua vez, acionou a Polícia Técnica. É o 2º homicídio de março e o 27º de 2018 em Itabuna. Com informações do blog Rede Brasil de Notícias

Funcionários dos Correios entrarão em greve a partir de 22h de segunda, diz Fentect

Funcionários dos Correios entrarão em greve a partir de 22h de segunda, diz Fentect
Foto: Reprodução

Sem conseguir chegar a um acordo sobre a mudança no plano de saúde dos funcionários do Correios, a Federação Nacional dos Trabalhdores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) divulgou que eles entrarão em greve por prazo indeterminado a partir de 22h de segunda-feira (12). De acordo com a Folha de S. Paulo, a mudança do plano de saúde está em julgamento no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e a gestão da estatal quer retirar do plano de saúde os pais, filhos e cônjuges dos funcionários. A assistência atualmente cedida aos funcionários supera o gasto de R$12 mil mensais e custa R$1,8 bilhão por ano. A Fentect declarou em nota que mais de 2,5 mil agências dos Correios deverão ser fechadas. “Todo o desmonte promovido pela gestão dos Correios tende a prejudicar ainda mais os serviços à população”, disse.

Operação localiza criminosos que explodiram transportadora de valores em Eunápolis

Foto: Divulgação/SSP-BA

Cinco criminosos envolvidos na explosão de uma empresa transportadora de veículos, na cidade de Eunápolis, foram localizados, na manhã deste domingo (11), na cidade de Porto Seguro. Com a quadrilha a polícia apreendeu um fuzil, uma metralhadora, explosivos, um revólver e munições. O quinteto estava escondido, nas localidades Mercado do Povo e Vila Parracho. Guarnições do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Mata Atlântica, do Grupamento Aéreo (Graer) e do 8° Batalhão de Polícia Militar (BPM/Porto Seguro) chegaram no grupo após denúncia anônima. Nos locais os criminosos foram cercados e resistiram à prisão atirando. Três foram atingidos, socorridos, mas não resistiram aos ferimentos. Outros dois conseguiram fugir por um matagal e seguem sendo procurados.”Todas as equipes ostensivas e investigativas se comprometeram em dar a resposta para aquela ação criminosa. Vamos trabalhar para chegarmos nos outros envolvidos, desarticulando toda a quadrilha”, destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Cipe Central localiza comércio ilegal de munições em Ituaçu

Foto: Divulgação/ SSP

Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Central desmontaram, no último sábado (10/3), um comércio ilegal de munições, no município de Ituaçu (distante 509 km de Salvador). Edésio José dos Santos, proprietário do estabelecimento Deba Baterias, foi preso em flagrante. Os militares descobriram o esquema irregular, após denúncias anônimas. Na loja foram apreendidos 45 cartuchos de espingardas calibres 32, 28 e 36, 97 estojos de espingardas calibres 32, 28 e 36, seis calibradores, dois conjuntos de ferrolhos, 28 molas variadas, 20 espoletas, 29 caixas de espoletas, 14 quilos de chumbo em esfera, 170 recipientes com pólvora negra e um com pólvora branca. “A denúncia era que além das munições, o criminoso também comercializava armas, mas não foram encontradas. Agora a Polícia Civil iniciará uma investigação, pois existem indícios de que o material abastecia os traficantes de drogas, na região”, contou o comandante da Cipe/Central, major Fábio Rodrigo de Melo Oliveira. Edésio e todo o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Brumado.