Ubaitaba Urgente

Identificado corpo de mulher atropelada na BR-101, em Ubaitaba

Joceara era muito conhecida em Ubaitaba

A mulher que foi atropelada no último sábado (3/3), na BR-101, próximo a polpa de frutas em Ubaitaba (relembre aqui), foi identificada pela família na manhã desta quinta-feira (8/3), no DPT da cidade de Ilhéus, pra onde o corpo foi levado. A vítima foi identificada como sendo Joceara Pereira Guimarães, ela morava no bairro Conceição, em Ubaitaba. Joceara era dependente química e paciente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A vítima era muito conhecida na cidade, principalmente no comércio local. Em nota a equipe do CAPS lamentou a morte de Joceara,e disse ao UBAITABA URGENTE que por muitos anos e muito ativamente, Joceara participou do CAPS, sempre alegre e conhecida por todos. O corpo de Joceara Pereira Guimarães já foi liberado para sepultamento. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

PM prende homem com plantação de maconha em Maraú

Policia militar prende homem que plantava pés de maconha em Maraú
Policia prende homem que plantava maconha em Maraú.

Nesta quarta-feira (7/3), uma denúncia anônima levou a polícia Militar de Maraú até uma residência na Avenida Beira-Mar, pertencente a um indivíduo conhecido como Gil. No local, os policiais encontraram a dona da residência, que de imediato autorizou a entrada dos policiais. Ao revistarem a casa, a polícia localizou em um terreno no fundo, 30 pés de maconha. A droga foi apreendia e encaminhada para a delegacia juntamente com o proprietário da plantação, Gilnivan Bastos Dourado Matos, 38. Com informações do Bara Grande News

Professora é ferida à faca por garoto de 10 anos em escola

Foto: Reprodução/ Simões Filho on line

Uma briga entre um menino de 10 anos e um pré-adolescente de 13 acabou com uma professora ferida à faca dentro de um colégio público, nesta quarta-feira (7), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo a polícia, a mulher, que foi socorrida para o hospital municipal e foi à delegacia registrar queixa após receber alta, sofreu um ferimento no tórax, nas proximidades do pescoço. A arma que provocou o corte na educadora foi arremessada pelo garoto mais novo em direção ao mais velho, no momento em que o agressor teria sido contido ao invadir a Escola Reitor Miguel Calmon, no bairro Ponto Parada. A discussão começou em uma quadra de esportes localizada na Rua General Labatut e o rapaz de 13 anos teria fugido para a unidade escolar ao ser perseguido pelo de 10. Acompanhados pelos responsáveis, os dois serão ouvidos nesta quinta (8) pela polícia.

ACM Neto assume presidência nacional do DEM em convenção em Brasília

Foto: Luiz Fernando Lima/BNews

O prefeito ACM Neto assumirá a presidência nacional do Democratas em convenção que acontece na manhã desta quinta-feira (8), na Câmara dos Deputados, em Brasília. Na ocasião, Neto aproveitará para lançar a pré-candidatura à Presidência da República do presidente da Casa baixa do Congresso Nacional Rodrigo Maia (RJ).  Deputados estaduais e vereadores da base do prefeito também marcam presença na capital federal para prestigiar o aliado.

REPOSICIONAMENTO

O Democratas, que chegou a ter 82 deputados dos 513 em 2002, vinha perdendo quadros ao longos das eleições. Tal esvaziamento teve ponto alto em 2014, quando o número de representantes minguou para 22 parlamentares. Após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em agosto de 2016, a sigla, entretanto, voltou ao protagonismo no Legislativo nacional: elegeu o presidente da Casa e arregimentou outras 11 filiações. O DEM, força política historicamente ligada à direita, busca agora se posicionar mais ao centro. Caberá ao prefeito de Salvador executar essa missão. E, não por acaso, a convenção ocorre justamente na Câmara: por aqui, Maia ampliou a margem de influência do partido e costurou pré-acordos com legendas de centro como PR, PTB, PP e SD — siglas que ficaram ‘órfãs’ na esteira da cassação e posterior prisão de Eduardo Cunha — e que são alicerce à presidência da Casa.

Sandro Régis incansável na busca por melhorias na educação de Ubaitaba

Suka (PSB) e Sandro Regis (DEM) I Foto: Reprodução

Sempre atuante e trabalhando por melhorias para os municípios que representa, o deputado estadual Sandro Régis (DEM) comemorou mais uma vitória do seu mandato em prol da educação na Bahia, desta vez contemplando o município de Ubaitaba, na parceria com a prefeita Suka Carneiro. Após muita luta do parlamentar, foi empenhado o valor de R$ 637.858,00 para aquisição de mobiliário para escolas da cidade. O apoio do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio Pinheiro, foi fundamental para essa conquista. Régis ressaltou a importância da educação e agradeceu ao presidente do FNDE por contribuir com essa grande conquista para o povo de Ubaitaba. “A educação é a base de uma sociedade, por isso luto incansavelmente por melhorias nesse setor tão essencial. As escolas de Ubaitaba estavam precisando muito de um novo mobiliário, como mesas, cadeiras, ar-condicionado, entre outros. Tudo isso irá oferecer maior qualidade aos alunos e, consequentemente, irá favorecer o aprendizado. Agradeço ao presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, por todo apoio e por estar ao nosso lado nessa luta”, salientou.

Neto será o candidato de todos os baianos, diz João Roma em Brasília

Foto: Luiz Fernando Lima/BNews

O chefe de gabinete do prefeito ACM Neto (DEM), João Roma (PRB), afirmou que a entrada do gestor na disputa pelo governo Estado em outubro deve ser “crucial” para as demais movimentações políticas. Presente na convenção nacional do Democratas na manhã desta quinta-feira (8), na Câmara dos Deputados, Roma, entretanto, diz que Neto será cauteloso ao tomar sua decisão. “No coração dele está clara a caminhada. Mas ele está fazendo todas as análises, raciocínios do cenário político nacional, da legislação em vigor para as eleições. É um momento turbulento. É um político jovem, tem 39 anos, mas a minha percepção é que, sim, ele será o candidato a governador de todos os baianos”, declarou o chefe de gabinete, descartando a possibilidade de Neto anunciar suas pretensões durante o evento que o oficializa como o presidente nacional do DEM, na capital federal. “Não creio. Ele segue roteiros. Tem um bom planejamento nessa atividade. Ele combinou que até o 20 de março terá uma posição. Não creio que será hoje, nessa convenção, que ele anunciará isso”, reiterou Roma, assegurando que, por ora, não trocará de partido. “Eu permaneço no PRB e aguardo, como todos na Bahia, a posição do prefeito ACM Neto, uma vez que todos temos essa expectativa de levar as transformações que ocorreram em Salvador para todas as cidades da Bahia”, reiterou.

Professora é morta a tiros dentro de casa em Salvador; alvo seria o marido

Foto: Reprodução/Facebook

Uma professora foi morta a tiros na madrugada desta quinta-feira (8), no bairro da Boca do Rio, em Salvador. De acordo com a Polícia Civil, Joy Soares da Silva, de 38 anos, estava em casa dormindo com o marido e a filha quando homens armados chegaram e chamaram pelo esposo dela. Na ação, os criminosos invadiram a residência, que fica na Rua do Obi, e dispararam contra a mulher, que não resistiu aos ferimentos. O pai e a filha pularam o muro do imóvel e conseguiram fugir.  Segundo a polícia, o marido da vítima havia deixado o tráfico de drogas recentemente e seria o alvo do grupo. A execução teria sido ordenada por um líder do tráfico da região. O crime será investigado pela 1ª Delegacia de Homicídio (DH/Atlântico). A escola onde Joy Silva trabalhava usou as redes sociais para emitir uma nota de pesar. No comunicado, a instituição de ensino também informa a suspensão das aulas nesta quinta. Com informações do BNews

Prefeitura de Gongogi abre Licitação para contratação de agência de publicidade

Prefeitura Municipal de Gongogi I Foto: Reprodução

O Diário Oficial do Município de Gongogi, divulgou na terça-feira (27/2) um edital de Licitação Pregão Presencial para contratação de empresa para a veiculação dos serviços de comunicação e divulgação das ações do Governo Municipal. A abertura para receber as propostas está marcada para o dia 09 de março, às 13h, no prédio da Prefeitura Municipal. (Redação: Prefeitos da Bahia)

Ubaitaba: Grupo ‘vermelho’ se divide para governador

Bêda e Paulo Bidú I Foto: Prefeitos da Bahia

Ex-prefeito de Ubaitaba, Bêda (PMDB), irá apoiar ACM Neto (DEM), caso o mesmo decida se candidatar ao Governo da Bahia. Caso ACM Neto decida não se candidatar, Bêda apoiará o candidato indicado pelo prefeito de Salvador. Já o ex-candidato a prefeito de Ubaitaba, Paulo Bidú (PP), vai acompanhar seu deputado estadual, Eduardo Salles (PP). “Se Eduardo continuar na base do governador Rui Costa, eu irei apoiar a reeleição de Rui em Ubaitaba. Vou pra onde Salles for, tô com ele e não abro mão”, disse Bidú.  (Redação: Prefeitos da Bahia)

Paulo Bidú fica com o candidato de Eduardo Salles I Foto: Prefeitos da Bahia

PM descobre arsenal em Ilhéus e suspeito é preso

Foto: Divulgação/Polícia Militar

Um homem de 38 anos foi preso com oito armas de fogo industrializadas e artesanais na manhã da última terça-feira (6) em Ilhéus. A prisão foi efetuada por policiais militares da 70ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) logo após receberem denúncia do arsenal escondido pelo acusado. Ao chegar no imóvel denunciado, localizado no bairro Salobrinho, a guarnição fez o cerco e, após as buscas, encontrou o homem com dois revólveres, uma pistola e  cinco espingardas, além de várias munições. “Conseguimos com esta ação retirar oito armas de circulação que estariam em posse de criminosos, pois o preso fornecia e consertava armas de fogo para pessoas envolvidas com o crime das cidades de Itabuna e Ilhéus”, revela o major Rivas, comandante da 70ª CIPM. O acusado foi encaminhado para a 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) sendo autuado em flagrante.

BOPE neutraliza 30 kg de explosivos em Eunápolis

Foto: Divulgação/SSP-BA

Policiais militares da companhia antibombas, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) neutralizaram 30 kg de explosivos na tarde da última segunda-feira (6), em Eunápolis. O material foi recolhido, após ser deixado por criminosos que roubaram uma empresa de segurança na cidade durante a madrugada. Os policiais militares do BOPE foram deslocados de Salvador em uma aeronave do Grupamento Aéreo (Graer) da PM até a cidade de Porto Seguro. Após o pouso, seguiram em viaturas até Eunápolis, onde neutralizaram os artefatos encontrados nos escombros e em mochilas deixadas no interior da empresa. Os artefatos foram recolhidos, sendo uma parte encaminhada para a pericia técnica e o restante destruído em um local seguro. “A tropa do BOPE tem preparo técnico para operar com precisão em ocorrências com explosivos. Estamos sempre preparados e em pronto emprego para atuar em qualquer local do Estado”, destacou o comandante da companhia antibomba do BOPE, capitão PM Érico de Carvalho. O BOPE continua na região, auxiliando nas buscas pelos criminosos.

Mulheres são atingidas por raio na cidade de Ipiaú

Foto: Ilustrativa

A quantidade de raios que atingiu a cidade de Ipiaú no final da tarde dessa quarta-feira (07), durante uma tempestade, assustou muita gente e teria causado queimaduras em ao menos duas pessoas. De acordo com relatos de populares, duas mulheres sofreram ferimentos por causa de um raio que atingiu o bairro Vila Irmã Dulce. Elas foram atendidas no Hospital Geral de Ipiaú e liberadas pouco tempo depois. Essa informação foi confirmada ao site Giro em Ipiaú pela direção da unidade hospitalar. Os nomes e idades das vítimas não foram divulgados. Por ano, no Brasil, cerca de 300 pessoas são atingidas por raios, 30% acabam morrendo. E a maioria das mortes causadas por raios, segundo estudos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, seria evitável. Especialistas dão dicas de cuidados simples, porém muito importantes para evitar que tragédias aconteçam durante tempestades com raios.

Tempestade causa vários pontos de alagamentos em Ipiaú

Foto: Reprodução/Giro em Ipiaú

Após um período de mais de 20 dias de estiagem, a região de Ipiaú foi agraciada na tarde dessa quarta-feira (07) com chuvas acompanhadas de fortes raios e trovões. A chuva que durou mais de uma hora causou vários pontos de alagamentos na cidade de Ipiaú, problema já rotineiro no município. Segundo o site Giro em Ipiaú, até a publicação da matéria não havia registro de danos maiores causados à moradores.  As nuvens carregadas e marcadas por raios e reflexos do sol chamou a atenção dos moradores de Ipiaú e cidades vizinhas. De acordo com dados do institutos de meteorologia, o período chuvoso permanece, ao menos, até a sexta-feira (09).

Foto: Reprodução/Giro em Ipiaú

Traficantes são presos no terminal rodoviário de Ubaitaba

Nadisson, Valnirlei e Elisângela I Foto: Ubaitaba Urgente

Policiais Militares integrantes do PETO, na madrugada desta quarta-feira (07/3), por volta das 02h 00min, deram voz de prisão a Elisangela Silva dos Santos, 19 anos, moradora do bairro Zitão, Valnirlei de Santana Nascimento, 25 anos e Nadisson de Assis Moraes, 20 anos. A dupla veio de ônibus da cidade de Salvador até Ubaitaba trazendo certa quantidade de “maconha” e pinos plásticos, utilizados para acondicionar cocaína, que seriam entregues a Elisângela, como também a quantia de 72,00 (setenta e dois reais). A guarnição do PETO  interceptou o trio já a bordo de um táxi e na abordagem foi encontrado o material. O delegado titular de Ubaitaba, Dr. Adelino Loyola, autuou em flagrante o trio por tráfico e associação ao tráfico de drogas. (Redação: Ubaitaba Urgente)

Foto: Ubaitaba Urgente

Alvo da Ficha Limpa, prefeita de Camamu diz que não foi cassada e segue ‘tranquila’ no cargo

Foto: Reprodução

A prefeita de Camamu, Ioná Queiroz, alvo de investigação de um processo da Lei da Ficha Limpa disse ao Varela Notícias, nesta terça-feira (06), que não foi cassada e segue mandato normalmente, contrariando boatos da cidade. “Estou tranquila e sigo como prefeita. Não há possibilidade do meu mandato ser cassado”, afirma. Ioná já foi prefeita de Camamu, em 2009, e é julgada em um processo que resultou na sua cassação na época, o qual a acusa de ter distribuído quentinhas e roupas durante a campanha de 2008, o que, acredita a acusação, poderia ter facilitado a vitória da política no pleito eleitoral. “O que ocorreu foi que pessoas que estavam fazendo campanha para mim foram até uma localidade de Camamu distribuir panfletos e como lá não tinha restaurante eles levaram quentinhas pra almoçar. Esse processo é uma piada, não tem fundamento”, diz Queiroz. O caso voltou à tona nas eleições passadas quando Ioná novamente concorreu às eleições na cidade e venceu em 2017, com mais de dois mil votos de diferença para o segundo colocado, e agora administra novamente a cidade. Com isso, segundo ela, a oposição está tentando criar situações para fragilizar a sua gestão. “Lá atrás, quando fui prefeita pela primeira vez, eu não tinha um grupo político, tinha um trabalho nas comunidades porque sou economista e sempre trabalhei com projetos. Fiz inclusão social em muitas localidades. As pessoas começaram a falar: ‘Ioná por que você não se candidata?’”, lembra. “Em oito meses, eu  fiz minha campanha e venci com 34% do votos, contra 32% do segundo colocado e 30% do terceiro. Isso gerou um desconforto na oposição que se juntou contra mim e, a partir daí, entrou com 14 processos. Cada um mais piada do que o outro”, analisa a prefeita. Um desses processos é o das quentinhas, que foi julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), no qual Ioná foi considerada inocente, e o qual agora segue no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O  advogado da prefeita, Sidney Neves, diz que no último dia 1º de março, o plenário do TSE acompanhou a ministra Rosa Weber, determinando a continuidade do julgamento, não só do recurso contra Ioná, mas de todos os prefeitos que eram alvos da Lei da Ficha Limpa. “O TSE julgará o mérito do recurso da coligação adversária contra a candidatura de Ioná, pois o registro dela foi deferido pelos seis juízes do Tribunal Regional Eleitoral, portanto, unanimemente”, explica.

TRT-BA terá concurso de 10 vagas; 30 aprovados no último edital podem ser nomeados

Foto: Reprodução

A Secretaria-Geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) divulgou nesta terça-feira (6) a autorização da nomeação de 30 aprovados no último edital do concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª região (TRT5-BA), que vence no dia 30 de abril. No segundo semestre de 2018, o CSJT autorizou a contratação de mais 10 pessoas (três analistas e sete técnicos), o que será ser realizado mediante a concurso público. O TRT5-BA, entretanto, não tem previsão para lançamento de edital de provimentos de novos servidores. De acordo a assessoria, uma comissão está realizando estudos preliminares de necessidades, que deverão ainda ser aprovadas pelo CSJT. Clique aqui para ver a lista de vagas.

Copa Rural de Ubaitaba reúne 12 equipes em Piraúna

Foto: Divulgação/PMU

O Distrito de Piraúna, em Ubaitaba, está sendo palco da V Copa Rural Lucas Santos Alves, que reúne 12 equipes participantes. Neste final de semana, aconteceu a V rodada com os seguintes resultados: Jogo 1: e Jogo 2: A Copa está sendo disputada desde 25 de janeiro. Ao todo serão 25 jogos, sendo dois a cada rodada no final de semana, até o dia 29 de abril. A Copa Rural é promovida pela Prefeitura de Ubaitaba, na administração da prefeita Suka Carneiro, com o apoio do Governo do Estado, por meio da SUDESB, autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE).

Veja os resultados dos jogos até aqui disputados.

  • RODADA- 05/03/2018.
  • Jogo 1- Piraúna 1 x 0 Melos
  • Jogo 2- Faz. Aurora 3 x 0 Cachoeira Bonita.
  • RODADA E INÍCIO DOS SEGUNDOS JOGOS (2ª RODADA) – 25/02/2018.
  • Jogo1- Piraúna II 2 x 1 Vaguinho A
  • Jogo 2- Oricó Grande 1 x 0 Faisqueira
  • RODADA – 18/02/2018.
  • Jogo 1- Cach.Bonita 1 x 2 Faisqueira
  • Jogo 2- Faz. São João 1 x 2 Oricó Mirim
  • RODADA – 04/02/2018.
  • Jogo1- Piraúna I.  6 x 0 Piabanha
  • Jogo 2- Caguinhos 1 x 5 Faz. Aurora.
  • ABERTURA – RODADA 25/01/2018:
  • Jogo 1- Oricó Grande 1 x 0 Pirauna II
  • jogo 2- Melos 3 x 2 Fortaleza

 

Davidson Magalhães e deputados estaduais lutam por mais segurança pública em Itabuna e região

Foto: Divulgação

Por iniciativa do deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB), uma comitiva de Itabuna e região esteve em audiência com o secretário de Segurança Pública (SSP), Maurício Barbosa, na manhã desta terça-feira (6), no Centro Administrativo da Bahia. O motivo da reunião foi a contínua sensação de insegurança no Sul do estado. “Estamos vendo uma escalada da violência em Itabuna, inclusive em cidades menores da região e precisamos resolver isso conjuntamente. O problema da violência não tem cor partidária, precisamos estar acima disso”, destacou Davidson. “Viemos buscar melhor policiamento, mas também reforçar a importância das ações sociais, para que nossa juventude não seja capturada pelo tráfico”, defendeu o deputado. Ao fim da audiência, o titular da SSP classificou a reunião como produtiva. ”As ações solicitadas passam por uma intensificação das ações das Polícias Militar e Civil, que já estão sendo feitas, em Itabuna e região, e um enfrentamento maior às facções e ao tráfico de drogas, para que possamos dar uma resposta mais efetiva ao problema da criminalidade”, declarou. O secretário também vai estudar a viabilidade de novos projetos, como videomonitoramento e ronda escolar em convênio com o município. Participaram da audiência os deputados estaduais Augusto Castro, Rosemberg Pinto e Pedro Tavares; o presidente da Câmara Municipal, Chico Reis, acompanhado do vereador do PCdoB Jairo e demais vereadores da cidade; e o presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Itabuna, Edmilton Carneiro.

Itacaré vai sediar o 1º Encontro da Juventude Rural do Litoral Sul

Foto: Divulgação/PMI

Itacaré vai sediar, no período de 08 a 10 de março, o 1º Encontro da Juventude Rural da Frente de Trabalhadores Livres do Território Litoral Sul da Bahia. O evento acontecerá no Projeto de Assentamento Pancada Grande e contará com participação de jovens de 19 comunidades, assentamentos e acampamentos de Reforma Agraria da base do Movimento no Território Litoral Sul. O encontro tem como principal objetivo discutir com a sociedade a importância dos jovens como protagonista, seja na ação da política geral, seja em qualquer lugar que demande cidadania. A realização é da Frente de Trabalhadores Livres, Central de Cooperativas de Agricultores e Agricultoras Familiares e Economia Solidaria dos Territórios de Identidade da Região Cacaueira da Bahia, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Prefeitura Municipal de Itacaré. De acordo com os organizadores, se faz urgente mostrar a importância da criança, do adolescente e do jovem para a cada comunidade rural, no processo de sucessão, de sonhos e de luta na construção de uma sociedade mais justa e humana, daí a importância desse encontro. I Encontro da Juventude Rural do FTL – Território Litoral Sul da Bahia tem a proposta de capacitar os jovens em oficinas, oferecer conhecimentos novos e proporcionar uma força maior de integração local e entre as comunidades participantes, mostrando que a juventude deve buscar cada vez mais conhecimento e a faça ficar no meio rural com qualidade de vida, alegria e orgulho para crescer e fazer crescer sua comunidade, seu lugar, seu país. Dentre as principais metas do encontro está a proposta de formar lideranças, integrar a juventude participante, promover debates da atualidade, realizar trabalhos em grupo, difundir ideias, capacitar os jovens e apresentar a eles as muitas possibilidades de se viver no meio rural com qualidade de vida, liberdade, responsabilidade, atribuindo-lhe o direito de agir como desejar, contudo, mostrar as responsabilidades e consequências de seus atos. O evento será aberto oficialmente às 13 horas do dia 08 de março e vai até a manhã do dia 10, com uma série de atividades. Durante o encontro serão realizadas palestras e debates acerca dos temas e subtemas escolhidos a partir do interesse dos participantes, mesa de saberes, gincana educativa/de interação, apresentações culturais e oficinas de aprendizagens. A ideia é mostrar que o jovem deve ter expectativas em relação a sua comunidade, ao seu município, ao seu país, ao mundo e a vida, esperando fazer parte desse universo e orgulhar-se, para que tenha identidade própria, que lhe sejam oferecidos canais de participação e oportunidades.