Ubaitaba Urgente

Mulher diz que fez festa após morte do marido: “Me batia muito”

Foto: Reprodução

Um fato inusitado que aconteceu em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, chamou a atenção neste domingo (04). Uma senhora moradora do bairro Alto Santo Antônio fez uma festa depois que seu marido morreu atropelado. Em entrevista ao site Voz da Bahia, Joélia dos Santos Souza, de 47 anos, explicou que era agredida fisicamente pelo seu companheiro e a morte dele causou alegria para ela, que se sentiu livre das agressões. “Eu fiz uma festa pois quando ele era vivo, me batia muito. Eu comprei uma caixa de cerveja, com o som alto e fiz uma festa na minha casa”, disse, completando tocou no aparelho de som todos os ritmos, principalmente a lambada.

Davidson Magalhães destaca ações importantes durante lançamento do Pelc em Gongogi

Foto: Divulgação

O deputado federal Davidson Magalhães destacou, na última sexta-feira (2), durante lançamento do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), em Gongogi, ações importantes de seu mandato para o município. “Já entregamos uma ambulância, vamos fazer a reforma do estádio, colocamos uma emenda, para este ano, em obras e na saúde”, enfatizou. O parlamentar também anunciou a liberação do Luz para Todos na região rural de Esquina. Durante o evento no Centro Cultural, Davidson ainda destacou a importância do Pelc, principalmente para os mais jovens e idosos. “Esse projeto também tem sido um sucesso para pessoas da terceira idade que podem fazer o exercício. Uma das formas de evitar a doença é ter uma vida não sedentária. Um programa permanente para a saúde e de graça é muito importante para todos”, disse o deputado. O prefeito Kaçulo definiu “hoje é mais um momento de alegria e felicidade”. Para o vereador Betão essa é uma conquista importante para o município. “Gongogi foi contemplada com esse projeto maravilhoso, com 400 beneficiários, públicos infantil, juvenil e adulto. Temos seis monitores capacitados para dar aulas. Através do esporte a gente interage e socializa as pessoas”, destacou. O núcleo 45 do Pelc conta com as modalidades esportivas: futsal, recreação, dança, ginástica e vôlei. De acordo com o coordenador Alex Batista “com o término do período de férias, as pessoas estão participando mais ativamente do programa. Temos pessoas vinculadas ao CRAS e outros programas sociais do município. As crianças frequentam as atividades em horário oposto ao da escola. Ainda temos vagas para interessados”. Entre os presentes durante o evento estavam também o vereador Nena de Tapimara; o ex-prefeito Milton; o ex-vice-prefeito Reis; além de secretários e secretárias municipais.

Profissionais e atletas de projeto de esporte e lazer agitam Ubaitaba

Foto: Divulgação/PMU

Aconteceu na Praça Cultural de Ubaitaba, na última quinta-feira, (01) uma apresentação do programa do Projeto Esporte e Lazer na Cidade (PELC), prestigiada pela prefeita Suka Carneiro. O programa pode ter a participação de qualquer pessoa de diferentes faixas etárias, inclusive pessoa portadora de deficiência, já que o intuito é o lazer e a prática de atividades esportivas. O PELC é oferecido pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em convênio com a Prefeitura. O programa é de iniciativa do Ministério do Esporte. Em Ubaitaba conta com 350 inscritos e estão sendo oferecidas seis modalidades esportivas coordenadas por profissionais do município. O professor Miguel Maia Jr, coordena o Futebol; Carlos Santos, as atividades de Canoagem; Elizeu Pimentel, Ginástica; Wally Coelho Jr., Futsal; Pedro Moreira, Capoeira; e Pedro Augusto, Boxe. O grupo de professores e profissionais de Educação Física é coordenado por Pablo Macário, com as atividades desenvolvidas na AABB, Quadra do Osvaldo Cruz, Estádio Municipal Felipe Miranda, o Mirandão, e ACC. O Projeto Esporte e Lazer na Cidade chegou a Ubaitaba em meados de novembro de 2017, como resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-BA), que atendeu ao pedido a prefeita Suka Carneiro. Ao longo de sua vida a prefeita sempre apoiou a prática esportiva no município, inclusive tendo sido dirigente da Liga. (Ascom/Ubaitaba)

Ubaitaba prepara programação para o dia da mulher

Ubaitaba e a mulher têm tudo a ver. O município do sul do Estado pela primeira vez é administrado por uma mulher. A prefeita Suka Carneiro foi eleita em 2016, depois de 16 anos exercendo mandatos sucessivos como vereadora. Para marcar o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Assistência e Promoção Social e Trabalho – SEAST prepara programação especial para homenagear as mulheres do município. A programação, que acontecerá na próxima quinta-feira, a partir das duas horas da tarde, oferecerá oficinas de Artesanato, Beleza e um Bazar Solidário. As participantes serão presenteadas com peças do vestuário feminino e acessórios, conforme informação da secretária Elied Soares. Na oportunidade haverá o pré-cadastramento para exames de mamografia. Ainda neste mês, a unidade móvel do Hospital da Mulher estará atendendo em Ubaitaba para a realização do preventivo e da mamografia, numa articulação da deputada Fabíola Mansur. O ponto alto da comemoração acontecerá na tarde do Dia Internacional da Mulher com a palestra “Empoderamento da Mullher”, que será feito por técnicas do CREAS e CRAS e ilustrado com apresentação do Grupo “Fazendo Cenas”, quando os atores Edson Costa e Uellington Nascimento, farão a parte lúdica da palestra. As mulheres de Ubaitaba ainda serão premiadas com a apresentação do grupo de percussão “Negras Perfumadas”, composto exclusivamente por mulheres, que encerará o evento.

Bahia vence de virada e respira no Campeonato Baiano

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

O Bahia penou, mas conseguiu garantir os três pontos contra o Juazeirense neste domingo (4), pelo Campeonato Baiano. O tricolor saiu perdendo, mas conquistou a virada aos 45 do segundo tempo. Em um primeiro tempo apático, o tricolor foi dominado, e viu o meio campista Bruno Matos abrir o placar para o mandante. Na segunda etapa a equipe melhorou, e também contou com a sorte aos 37 minutos. Léo cobrou lateral forte na área, e Júnior Gaúcho desviou para a própria meta. Em outra jogada aérea, o atacante Junior Brumado marcou e sentenciou o resultado. Com o resultado, por enquanto vai dar Ba-Vi na semifinal. O tricolor enfrenta o Jequié, na quarta-feira, enquanto o Vitória joga contra o Fluminense de Feira, no Estádio Joia da Princesa.

Com gol nos acréscimos, Vitória vence e se classifica no Baianão

No sufoco, André Lima marca aos 48 do segundo tempo I Foto: Reprodução

O Vitória penou para garantir os três pontos neste domingo (4), contra o Jacobina. Mas, o gol de André Lima aos 48 minutos do segundo tempo garantiu a virada no placar- 2×1 – e a vaga do rubro-negro para a semifinal do Campeonato Baiano. O atacante já havia deixado sua marca no primeiro tempo, abrindo placar após dominar dentro da área a bater forte. Ainda no primeiro tempo, Vitinho igualou dentro do Barradão. Só aos 48 minutos, de novo André Lima marcou novamente. Com 19 pontos, a equipe do técnico Vágner Mancini não pode mais ser alcançada pelo Bahia de Feira. O Jacobina continua a luta contra o rebaixamento.

PF deflagra nova fase da Operação Carne Fraca

Foto: Reprodução/rápidono ar.com

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (5) uma nova fase da Operação Carne Fraca que tem como alvo um esquema de fraudes descoberto na empresa BRF, de acordo com o jornal Estadão. Estão sendo cumpridas 91 ordens judiciais nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e São Paulo, sendo 11 mandados de prisão temporária, 27 mandados de condução coercitiva e 53 mandados de busca e apreensão. A terceira fase da Carne Fraca, batizada de Operação Trapaça, tem como alvo esquema de fraudes contra o Ministério da Agricultura e o mercado supostamente praticados por empresa do grupo BRF. As investigações demonstraram que cinco laboratórios credenciados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e setores de análises de determinado grupo empresarial, fraudavam resultados de exames em amostras de seu processo industrial, informando ao Serviço de Inspeção Federal dados fictícios em laudos e planilhas técnicos. As fraudes operadas tinham como finalidade burlar o Serviço de Inspeção Federal (SIF/MAPA) e, com isso, não permitir que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fiscalizasse com eficácia a qualidade do processo industrial da empresa investigada. As investigações demonstraram que a prática das fraudes contava com a anuência de executivos do grupo empresarial, bem como de seu corpo técnico, além de profissionais responsáveis pelo controle de qualidade dos produtos da própria empresa. Os investigados poderão responder, dentre outros, pelos crimes de falsidade documental, estelionato qualificado e formação de quadrilha ou bando, além de crimes contra a saúde pública. Quanto aos investigados com prisão cautelar decretada, tão logo sejam localizados eles serão levados para a sede da Polícia Federal em Curitiba onde permanecerão à disposição das autoridades responsáveis pela investigação.

Em Itabuna, homem mata companheira após deixar presídio com ajuda dela

Foto: Reprodução/Verdinho

Na noite desse domingo, 04, na Rua Travessa Central do Bairro Maria Pinheiro, em Itabuna, Sandra Silva Santos, empregada doméstica, de 42 anos, foi encontrada morta em cima da cama de sua própria casa. A mulher teria sido morta por asfixia. O principal suspeito do crime é o seu marido, o ex-presidiário Anailton Marques da Silva, de 33 anos. Anailton já teve 4 passagens de prisões pela polícia, por diversas violações, entre elas, por agredir fisicamente Sandra, que foi a causa da sua última prisão no ano passado, cumprindo 5 meses de pena, por Agressão Física. Ele teria deixado o Conjunto Penal na última sexta-feira, com a ajuda de Sandra. Anailton foi preso minutos após o crime, na casa da avó. O Departamento de Perícia Técnica encontrou duas perfurações pequenas em uma das pernas e marcas de espancamento, tanto no corpo, quanto no rosto de Sandra. O suspeito foi levado pela polícia para depor na Polícia Civil de Plantão, e lá, ele afirmou repetidas vezes que é inocente, usando o argumento de que foi ela quem o tirou da cadeia, portanto não haveria motivo para matá-la. O motivo do assassinato ainda é desconhecido.Com informações do blog Verdinho.

Mulher é atropelada na BR-101 e tem corpo esmagado por caminhão em Ubaitaba

Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente

Uma mulher até o momento desconhecida foi atropelada e morta na noite do último sábado (3), nas proximidades da polpa de frutas, na BR-101, em Ubaitaba. A vítima ficou completamente irreconhecível, pois seu corpo foi esmagado pelo caminhão. O motorista atropelador já foi identificado pela polícia. Daqui a pouco maiores informações….

Jovem de 17 anos é encontrado morto no Trevo de Gongogi

Foto: Reprodução/Ubatã Noticias

Um menor de 17 anos identificado como Marcos Souza Matos foi assassinado com um tiro na cabeça às margens da BR-330, próximo ao trevo que dá acesso ao município de Gongogi, à cerca de 3 km de Ubatã. Segundo informações da Polícia Militar, o corpo do jovem foi encontrado por populares por volta das 11h:40 deste domingo (4). A PM foi acionada e confirmou a informação. O corpo do menor foi encontrado com perfurações visíveis no braço e na cabeça, provavelmente causadas por arma de fogo. Segundo informou populares à Polícia, o jovem era envolvido com o tráfico de drogas e residia no município de Gongogi. Ainda não há informações sobre o provável horário da execução e tampouco os autores do crime. A Polícia Civil investigará o caso. *Informações do Ubatã Notícias

Integrantes de facção criminosa morrem em confronto com a polícia em Itabuna

Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente

Criminosos considerados de alta periculosidade foram mortos em confronto com Policiais Militares da CETO e CAERC na noite desta sexta-feira (2/3), no Loteamento Gegéu Rocha em Itabuna. Um dos criminosos foi identificado como Marlos Lopes, condenado pelo crime de latrocínio na cidade de Canavieiras. Segundo informações policiais, Marlos saiu do presídio no Indulto de Natal e não retornou. Ele estava à frente do “Raio A”, comandando o tráfico de drogas em Canavieiras e dando ordem de assaltos. O outro indivíduo, ainda não identificado, conhecido como “Hulk Magrelo”, também era de Canavieiras e estava em Itabuna junto com o seu comparsa fortalecendo o tráfico de drogas no Loteamento Gegéu Rocha. A operação que resultou na morte dos dois indivíduos faz parte da Operação Reação, que visa coibir a violência na cidade, já que nos últimos dias Itabuna teve um registro negativo de intensos tiroteios e assaltos constantes. A Tropa de Choque também está na cidade para reforçar o policiamento nos bairros com maior índice de violência. Com informações do blog Rede Brasil de Notícias

Aulas na rede municipal de Itacaré serão iniciadas nesta segunda-feira

Foto: Divulgação/PMI

As aulas nas escolas da rede municipal de ensino de Itacaré serão iniciadas na próxima segunda-feira, dia 05, em todas as unidades do município, da sede e da zona rural. No total, serão 200 dias letivos, como prevê a legislação, incluindo alguns sábados, garantindo um ensino de qualidade e assegurando os direitos dos estudantes. De acordo com o calendário escolar, o ano letivo será encerrado no dia 15 de dezembro. E para garantir aos alunos espaços muito melhores, ambientes mais agradáveis e melhores condições de trabalho para os educadores a Prefeitura de Itacaré realizou a reforma e melhorias das mais diversas escolas da rede municipal da sede e da zona rural. A Prefeitura também construiu com recursos próprios, mais duas salas de aulas na Escola Municipal Joserinda Pereira. A proposta, segundo informou o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, é ampliar a oferta de vagas na rede municipal, além de oferecer cada vez mais espaços melhores e mais dignos para os alunos e também para o desenvolvimento dos trabalhos dos educadores. Além das salas de aulas, também deverão ser implantados espaços para o lazer dos estudantes, com gramado e parquinho, possibilitando um local mais agradável e onde os educadores possam dar continuidade às atividades de aprendizagem. Antônio de Anízio reafirmou ainda que desde que iniciou a gestão vem realizando um trabalho constante para atrair novos alunos, melhorando a qualidade do ensino, regularizando o transporte e a merenda escolar e ampliando a oferta de vagas nas escolas da rede municipal. Além das reformas e das ações pedagógicas, também vão estar sendo desenvolvidos durante todo o ano uma série de projetos educativos e culturais nas unidades escolares, despertando o talento e o potencial artístico dos alunos, melhorando a sensibilidade e ampliando os conhecimentos.

Inscrições para concurso da Polícia Civil da Bahia são prorrogadas

A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) decidiu prorrogar, até o dia 9 de março, o período de inscrições para o concurso público da Polícia Civil da Bahia. Com isso, o novo prazo para pagamento do boleto, procedimento que valida a inscrição do candidato, se estenderá, impreterivelmente, até o dia 12 do mesmo mês. A retificação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta sexta-feira (2). A prorrogação não irá alterar o cronograma provisório de atividades do certame. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no site da organizadora do certame, a Fundação para o Vestibular da Universidade Júlio de Mesquita Filho – Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), observando o horário de Brasília. O concurso público para a Polícia Civil do Estado oferece mil vagas para a corporação, sendo 880 para investigador, 82 de delegado e 38 para escrivães. A taxa é no valor de R$ 160 (delegado) e R$ 140 (investigador de polícia ou escrivão). Aos candidatos à vaga de delegado será exigido diploma de conclusão do curso de bacharelado em Direito, devidamente registrado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Interessados nos cargos de investigador ou escrivão de polícia devem possuir diploma de conclusão de curso superior (qualquer área), devidamente registrado no MEC. Os investigadores necessitam, ainda, possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, categoria B, no mínimo. A remuneração inicial para os delegados de polícia, regime de trabalho de 40 horas semanais, atingirá o valor de R$ 11.389,96. Já os investigadores e escrivães de polícia terão remuneração inicial de R$ 3.915,85, no regime de 40 horas semanais.  O edital de abertura de inscrições retificado, o link para inscrições e todas as publicações legais sobre o certame estarão disponíveis no site da Fundação Vunesp e no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). O concurso foi lançado pela Saeb em janeiro deste ano.

Importação de gasolina cresceu 82% e a de diesel 67% em 2017, diz ANP

Foto: Reprodução / LED10

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou nesta sexta-feira (2) que as importações de gasolina e diesel subiram 82% e 67% em 2017, respectivamente, refletindo a mudança da política de preços dos combustíveis da Petrobras. Segundo o superintendente de distribuição e logística da ANP, Cezar Issa, as importações já mudaram o panorama do mercado, com 12,5% do consumo de gasolina no Brasil sendo atendido pelo produto externo, e 24,7% no caso do diesel. Após anos de preços congelados, a Petrobras passou a ajustar diariamente o preço dos seus combustíveis com o mercado internacional, o que abriu oportunidade para importadores suprirem o mercado brasileiro.

Funcionário do Detran e mais três homens são presos por roubo de carga

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Uma carga de carne e produtos alimentícios avaliada em R$ 80 mil foi recuperada na tarde de quinta-feira (1º), na estrada Cascalheira, em Camaçari, na região metropolitana de Salvador. Quatro suspeitos de envolvimento no roubo foram presos, entre eles, um comerciante e funcionário do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) de Simões Filho, na região metropolitana. Conforme apontam as investigações, após o roubo, a quadrilha conseguiu transportar o caminhão com a carga até o município de Simões Filho e, depois, distribuiu em três postos distintos de Salvador e região metropolitana, que não foram especificados pela polícia. Segundo o delegado Gustavo Coutinho, titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias (Decarga), na ação foram presos e autuados por crime de receptação Hamilton Menezes dos Santos, que de acordo com a polícia, descarregou a carga roubada repassando para caminhões menores; e Leandro dos Santos Neves, responsável por distribuir os produtos para donos de mercados em Salvador. Depois, de acordo com a polícia, os investigadores localizaram e prenderam Neilton Paulino de Lima, homem apontado como funcionário do Detran de Simões Filho. Neilton, segundo a polícia, recebeu parte da carga roubada. O proprietário de um frigorífico em Salvador, que estava envolvido no esquema de armazenagem e comercialização também foi preso. Ele foi identificado como Delmiro Dias dos Santos Vital. O homem apontado como líder da quadrilha e envolvido diretamente no roubo, Nathieldo Monteiro Bezerra, é procurado. Ele também é apontado por cárcere privado do motorista do caminhão alvo do roubo. De acordo com o delegado, as investigações seguem com o objetivo de localizar Nathieldo. Com informações do G1

Quatro homens morrem após confronto com a CIPE Central em Ibirataia

Foto: Reprodução/Giro em Ipiaú

Quatro homens morreram após um intenso tiroteio com a CIPE Central, no início da manhã desse sábado (03), no município de Ibirataia. Segundo as informações preliminares apuradas pela nossa reportagem, os indivíduos estavam trafegando em um carro na BA-120, trecho entre Ibirataia e Gandu, quando resistiram a abordagem dos policiais. Os suspeitos teriam disparado contra a viatura e fugido por uma estrada vicinal. Houve perseguição. Os homens abandonaram o carro e tentaram fugir pelo matagal. No tiroteio, os quatro suspeitos foram baleados e socorridos com vida até o Hospital Geral de Ipiaú, mas não resistiram e morreram. Conforme as informações preliminares, os indivíduos faziam parte de uma organização criminosa que atua na região de Ibirapitanga, Gandu e Camamu. Um dos mortos, identificado como Caique Lima dos Santos, apelidado de Marreta, era acusado de queimar viva a sua companheira, de 62 anos, na zona rural de Ibirapitanga, em 2015. Ele também teria participado do assalto e sequestro de um empresário de Ipiaú em dezembro de 2015. Caique estava foragido da justiça. Outro homem morto no confronto foi identificado como Celso de Jesus, apelidado de Babão, morador de Ibirataia. As identidades dos demais suspeitos ainda não foram divulgadas. O Comando da CIPE Central deve informar mais detalhes da ação policial ainda neste sábado. Com informações do Giro Ipiaú

Davidson Magalhães vai à Seinfra garantir obras de energia na zona rural de Ibirapitanga

Foto: Reprodução

O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB) esteve, na manhã desta quinta-feira (1), na Secretaria de Infraestrutura de Transporte, Energia e Comunicação (Seinfra), para garantir a continuidade das obras de energia elétrica na zona rural de Ibirapitanga. O parlamentar estava acompanhado do vice-prefeito Dinho Mecânico. Em audiência com o superintendente de Energia e Comunicações, Celso Rodrigues, Davidson e Dinho Mecânico saíram com a garantia de início das obras nas localidades Comunidade de Buris, Fazenda Baixa Alegre e Rio do Meio. As obras fazem parte do programa Luz para Todos. “Energia elétrica aumenta a qualidade de vida da população, mas infelizmente a iniciativa privada não vê retorno na zona rural. Por isso, projetos como o Luz para Todos são tão importantes. Vamos continuar nos empenhando para levar energia para as famílias rurais”, afirmou o deputado Davidson.

Superlotação põe em risco a vida dos presidiários e dos policiais Civis em Porto Seguro

Foto: Reprodução

A 1° Delegacia Territorial de Porto Seguro apresenta um quadro de total superlotação carcerária onde a unidade policial que possui capacidade máxima de abrigar 4 presos, em duas celas de 6m cada, está com 47 detentos provisórios, sendo que, destes, 40 estão amontoados nas celas, dormindo em pé e os demais estão nas salas de reconhecimento, pois são presos acusados de estupro e que não podem conviver com os demais presidiários devido ao risco de serem assassinados. O SINDPOC enviou, nesta semana, um ofício ao Delegado-Geral da Polícia Civil, Bernadino Brito,com a solicitação, em caráter de urgência, de remoção desses presos para outra Unidade policial.”Essa situação  coloca tanto a vida dos policiais que trabalham nas delegaciais em risco como as dos próprios presos que ficam em uma iminência de uma trajédia. É um atentado contra a dignidade da pessoa humana que atinge o servidor e o detento”, critica o Vice-Presidente do SINDPOC, Eustácio Lopes. Lopes esclarece que o policial civil tem formação técnica para elucidar crimes e não custodiar presos. “Essa é uma função do Agente Penitenciário. Portanto, configura-se como um quadro de desvio de função”, denuncia o dirigente sindical. O Presidente do SINDPOC, Marcos Maurício, pontua que, desde 2010, o Sindicato realiza mobilizações para combater essa ” ilegalidade” de manter os presos nas carceragens da Polícia Civil sendo que estes são de responsabilidade da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária(SEAP). ” O Governo,em retaliação, conseguiu decisões judiciais que proibiram o Sindicato de organizar mais ações dessa natureza sob pena de pagar multas muito caras”, frisa o sindicalista.

Prefeita de Camamu perde no TSE e pode perder o mandato

Foto: Reprodução/Ilhéus.Net

Nesta semana a prefeita de Camamu, loná Queiroz (PT), sofreu uma derrota no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e corre risco de ser cassada. O TSE deu provimento ao agravo para julgar o mérito do recurso. A oposição entrou com recurso na base da ação no precedente de Tianguá/CE, cuja análise de constitucionalidade está pendente de julgamento no Supremo Tribunal Federal.

ENTENDA O CASO

Para entender, lona teve uma condenação em 2008, e existe uma discussão sobre quando vence os oito anos de inelegibilidade, ou em 2 ou 5 de outubro de 2016. No caso de Tianguá, a maioria dos membros do TSE entenderam que vence em 5, com isso Ioná terá seu registro indeferido e mandato cassado.

DECISÃO DO STF COMPLICOU SITUAÇÃO DA PREFEITA

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (1º) manter a aplicação da Lei da Ficha Limpa a políticos condenados por abuso de poder em campanha antes de 2010, quando a lei entrou em vigor. Com informações do blog Políticos do Sul da Bahia

João Leão é convidado para ser ministro da Saúde; posse tiraria ele da disputa de 2018

Foto: Reprodução

O vice-governador João Leão foi convidado nesta quinta-feira (1º) para assumir o Ministério da Saúde após o retorno do atual titular da pasta, Ricardo Barros, para a Câmara dos Deputados. Antes considerado especulação, o convite foi formalizado pelo presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, em reunião em Brasília (DF) com os deputados federais Mário Negromonte Jr. e Cacá Leão e o senador Roberto Muniz. Leão ainda não teria respondido à convocação, porém caso o convite seja aceito, o vice-governador deixa a disputa eleitoral de 2018 – atualmente o político é cotado para permanecer como vice na chapa de candidatura à reeleição do governador Rui Costa. O cenário, no entanto, ainda não chegou a ser cogitado mesmo na cúpula do PP. A indicação de Leão para a Saúde é uma sinalização do papel-chave da legenda na Bahia para o plano nacional do partido e aproximaria o grupo político do Palácio do Planalto – atualmente o vice-governador é o principal interlocutor do governo baiano com o presidente Michel Temer, no contexto em que o governador Rui Costa (PT) é adversário declarado do chefe do Executivo federal. Com informações do Bahia Notícias