A promotora de Justiça de Maragojipe, Neide Reimão Reis, expediu uma recomendação para que a prefeita da cidade, Vera Lúcia Maria dos Santos, anule as contratações temporárias, no prazo de vinte dias, de pessoas ligadas à própria prefeita, ao vice-prefeito, vereadores, secretários municipais e agentes públicos. Da mesma forma, a promotora de Justiça pede que sejam anuladas as nomeações, também no prazo de vinte dias, dos agentes públicos ocupantes de cargo comissionado ou função de confiança. A medida visa evitar a prática de nepotismo com contratação de parentes até o terceiro grau dos gestores do município. Com informações do BNews
A justiça determinou a exoneração da esposa do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, Sandra Neilma Ramos Costa, secretária de Assistência Social, e do sobrinho, Dinailson Oliveira, o Son Gomes, secretário de administração, sem vencimentos, sob pena de multa diária no valor da remuneração do cargo ocupado. A exoneração atende a pedido do Ministério Público Estadual.
O deputado federal Davidson Magalhães articulou, para a próxima terça-feira (6), uma audiência na sede da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), em Salvador, para discutir sobre a violência em Itabuna. Na ocasião, o secretário Maurício Barbosa receberá o parlamentar acompanhado de vereadores, representantes de entidades e membros da sociedade civil itabunense.
Na contramão das políticas de flexibilização do uso de drogas que vem se espalhando pelo mundo, a Sexta Turma do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que policiais podem fazer busca em casas – sem necessidade de mandato – caso sintam “forte odor de maconha”. O relator do texto, o ministro Sebastião Reis Júnior, justificou a decisão porque “o referido delito é de natureza permanente, ficando o agente em estado de flagrância enquanto não cessada a permanência”. Um caso julgado em São Paulo, abriu precedente para a nova determinação. Um homem foi abordado por policiais na rua, e como estava sem documento de identificação, foi acompanhado até a sua residência para ir buscar. Ao chegar no local, os agentes alegaram sentir forte cheiro de maconha, e fizeram a busca dentro da casa. Foram encontradas embalagens, e grande quantidade de drogas (maconha, cocaína, crack). A defesa do réu alega que a ação foi ilegal, já que os policias não possuíam mandato de busca e apreensão, e as drogas só foram encontradas após entrarem na residência, de acordo com o site Exame. Na decisão, o ministro escreveu que o acusado “admitiu” que gerenciava o tráfico de drogas “nas ruas Flamengo e Santana do Parnaíba”.
Os interessados em participar do concurso público da Polícia Civil da Bahia têm até hoje, sexta-feira (2), para efetivar a inscrição. O processo seletivo é destinada a mil vagas – sendo 880 para investigador, 82 de delegado e 38 para escrivães, conforme edital publicado no Diário Oficial do Estado. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, por meio do site da Fundação para o Vestibular da Universidade Júlio de Mesquita Filho (Fundação Vunesp). Os candidatos que vão concorrer a uma das vagas de delegado precisam ter diploma de conclusão do curso de bacharelado em Direito, devidamente registrado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Já os interessados em disputar os cargos de investigador ou de escrivão é exigido diploma de conclusão de curso superior (em qualquer área), devidamente registrado no MEC. Os investigadores deve possuir também Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, categoria B, no mínimo. A remuneração inicial para os delegados, com regime de trabalho de 40 horas semanais, atingirá o valor de R$ 11.389,96. Já os investigadores e escrivães terão remuneração inicial de R$ 3.915,85, em regime de 40 horas semanais. Das 880 vagas para o cargo de investigador, 572 serão para ampla concorrência, enquanto 264 vão ser para candidatos negros, conforme a Lei Estadual 13.182/2014, que garante 30% do total para a para cota racial. Outras 44 vagas de investigador serão reservadas para pessoas com deficiência, de acordo com a Lei Estadual 12.209/2011. Para delegados, vão ser 53 vagas para ampla concorrência, 25 para negros e quatro para pessoas com deficiência. Já para escrivães serão 25 para ampla concorrência, 11 para negros e duas para pessoas com deficiência.
Professores fecharam pista para cobrar um terço de férias I Foto: Beto Bahia
Professores da rede municipal de educação de Itabuna irão decidir em assembleia, na próxima segunda-feira (5), se aceitam a proposta da prefeitura de parcelar em duas vezes o pagamento de um terço de férias. Os servidores da educação ainda reclamam e acenderam o alerta de greve por conta da retirada de gratificações da folha de pagamento do município no último ano. Na manhã desta quinta (1°) os professores protestaram interditando uma das pistas da avenida JS. Pinheiro. De acordo com o blog Pimenta, A gestão municipal alega que o pagamento do terço de férias não foi feito no prazo porque o repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica não é suficiente para quitar a folha.
Jonatas sofre de atrofia muscular espinhal Foto: Facebook/Reprodução
A Polícia Civil apreendeu nesta quinta-feira (1º) um carro avaliado em R$ 140 mil, além de celulares, relógios, alianças no valor de R$ 7 mil, entre outros objetos na casa dos pais de um menino que sofre de uma doença rara e sem cura na cidade de Joinville, em Santa Catarina. Segundo informações no G1, a ação policial aconteceu às 6h. A medida faz parte do inquérito que investiga se o casal usou em benefício próprio o dinheiro arrecadado com uma campanha para pagar o tratamento do seu filho, chamado Jonatas. A criança de 1 ano e 8 meses sofre de atrofia muscular espinhal (AME). Por isso, a campanha criada para contribuir com o tratamento médico do bebê se chama AME Jonatas e reuniu quase R$ 4 milhões. A Justiça também já bloqueou os valores arrecadados para a campanha. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apontou que o montante estaria sendo usado para bancar luxos, como uma viagem de fim de ano para Fernando de Noronha, além do carro de R$ 140 mil apreendido nesta quinta.
O prefeito da cidade de San Buenaventura, na Bolívia, foi amarrado a um instrumento de tortura por moradores de uma comunidade durante o último final de semana. Segundo informações do jornal O Globo, o ato de hostilidade contra Javier Delgado aconteceu pois a população local o acusa de não cumprir promessas de campanha. A imprensa local relata que ele ficou preso pela perna direita por cerca de uma hora. A imagem do protesto foi publicada e repercutiu nas redes sociais. O prefeito já teria passado pela mesma situação em 2015 e em 2016. Segundo o jornal local El Deber, Delgado avaliou que o protesto foi motivado por questões políticas. “Foi uma total confusão, uma distorção de informações motivada por pessoas com interesses pessoais e políticos que estariam buscando revogar meu mandato”, comentou. Depois de soltar o prefeito, moradores se reuniram para conversar com ele.
O dono da OAS, Léo Pinheiro, disse à Procuradoria-geral da República (PGR), que se reuniu com Jaques Wagner no Palácio de Ondina, em Salvador, para “tramar um golpe contra os cofres do Funcef”, de acordo com a revista Veja. Ainda segundo a revista, o golpe consistia em “interceder junto ao então presidente da Caixa, Jorge Herada, seu afilhado político, para convencer a Funcef a adquirir uma participação na OAS Empreendimentos”. Hereda logo após assumiu a então Secretaria de Indústria e Comércio (hoje Desenvolvimento Econômico) no governo Rui Costa. Recentemente, ele foi acusado de receber propina enquanto atuava na Caixa Econômica Federal, envolvendo aprovação de operações financeiras da RB Capital, Rumo Logística e LLX. O lobby, relatou o empreiteiro, funcionou. Em novembro de 2013, “a Funcef autorizou a compra de cotas de 500 milhões de reais na subsidiária da OAS”.Em troca, a OAS despejou propina na conta do governador petista.
O evento empresarial mais esperado do ano em Ubaitaba e região sul da Bahia já têm data marcada: dia 17 de março, no auditório da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). A festa é a culminância de uma pesquisa de opinião pública realizada pela empresa Comunika onde aponta as melhores empresas, profissionais e lideranças políticas regionais e acontece na cidade de Ubaitaba ha 09 anos e é promovida pelo jornalista e publicitário Aleilton Oliveira, fundador da Comunika. “Esse evento é uma coroação do trabalho das empresas e de pessoas que lutam para fazer o seu trabalho cada vez melhor, fico feliz com a realização de um evento como esse que tem o objetivo de estimular a boa competitividade entre as empresas na região onde atuamos, pois só ganha o prêmio quem cuidou bem das pessoas, por isso foram lembrada na hora da votação” comenta Aleilton Oliveira.
CONFIRA A LISTA DOS GANHADORES DE 2017
Adelino Loyola – Delegado – Ubaitaba
Doce Festa – Loja de matérias para festa infantil – Ubaitaba e Aurelino Leal
Albert Queiroz – Web Jornalismo – Revelação (Itacaré)
Alessandro Alexandrino – Secretário Municipal – Aurelino Leal
Amerc – Clínica Médica – Ubaitaba
Antonio de Anízio – Liderança Política Regional – Itacaré
Arena Volts – Academia de Cross Fit
Baby Instituto de Beleza – Salão de Beleza Ubaitaba
Bigú Peças – Auto Peças Ubaitaba
Binho Alves – Cantor regional –
Brasilgás – Distribuidora de Gás – Ubaitaba
Casa Nova – Açouge – Ubaitaba
Cau Arts – Sinalização e Plotagens – Ubaitaba
CDL – Entidade Atuante – Ubaitaba e Aurelino Leal
Ciclomax – Motopeças – Ubaitaba
Climeg – Clínica Ginecológica – Ubaitaba
Cm Modas – Moda Infantil
Cosme – Cabelereiro – Ubaitaba
Dac Odonto – Clínica Odontológica – Ubaitaba
Daly Modas – Loja de Roupas
DL Calçados – Calçados
Dr. Cláudio – Médico – Ubaitaba
Drogarias Líder – Farmácia – Ubaitaba
Durval Som – Carro de Som
Edcau – Compras de Cacau – Sul da Bahia
Eldorado – Máquinas agrícolas – Ubaitaba
Eletrônica Reis – Assistência Técnica em eletrônicos – Ubaitaba
O presidente da Câmera de Vereadores de Ibotirama, cidade no oeste da Bahia, foi preso na madrugada desta quinta-feira (1º), após ser flagrado por policiais militares com uma pistola ponto 40, que é de uso restrito da polícia. De acordo com a Polícia Militar, a arma foi encontrada no carro de Jean Charles Alexandre (PSD), de 40 anos, durante uma operação policial no bairro Iguatiraminha. Um homem de 31 anos, identificado como Francisco Rodrigues Coelho Júnior, que estava com ele no veículo também foi preso. O secretário geral da Câmara, Magno Quinteiro Soares, disse que a assessoria jurídica da Casa está avaliando o caso e aguardando a decisão do juiz para definir quais medidas serão adotadas. Conforme a PM, os dois homens e a arma foram encaminhados para a Delegacia de Ibotirama. A dupla está à disposição da Justiça, na carceragem da unidade policial. Com informações do G1
Um homem, ainda não identificado, ameaçou atear fogo no próprio corpo e no prédio da prefeitura de Dias D`Àvila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) na manhã desta quinta-feira (1°). Um vídeo que circula por redes sociais mostra o pânico causado pelo ato por quem estava no prédio. Segundo informações da Polícia Militar, uma viatura foi deslocada para o local, que fica na Praça Lessa Ribeiro, para controlar a situação. O fato teria começado por volta das 8h30. Outras informações dão conta que o cidadão estaria cobrando por serviços prestados, e não pagos, à prefeitura no valor de R$ 90 mil. Com informações do Bahia Notícias
Uma quadrilha armada explodiu a única agência bancária de Chorrochó, na divisa com Pernambuco, na madrugada deste quinta-feira (1°). A ação ocorreu por volta de 1h20 e durou cerca de 30 minutos. Segundo a Delegacia Territorial, os acusados, ainda não identificados, dispararam contra a sede da Polícia Militar, que fica do lado da agência do Bradesco, na praça central da cidade. Não há registro de feridos. Após as explosões, os criminosos fugiram no sentido BR-116. Até as 10h desta quinta não havia informações sobre o paradeiro da quadrilha. Também não foi informado se a quadrilha levou alguma quantia.
Dois corpos carbonizados foram encontrados por populares dentro de um carro, modelo Corsa Wind, na Estrada da Cetrel, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, na tarde desta quarta-feira (28). Segundo a polícia, a equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) não encontrou nenhum documento que pudesse identificar as vítimas. Os corpos já foram removidos. A autoria e motivação do crime, ainda desconhecias, devem ser investigadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Informações do repórter da Record TV Itapoan, Marcelo Castro.
Ao longo do ano de 2017, a economia brasileira apresentou um crescimento de 1%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No último trimestre do ano passado, o Produto Interno Bruno (PIB) cresceu 0,1% em relação aos três meses anteriores. Segundo informações da Folha de S. Paulo, os resultados foram um pouco abaixo do esperado, tanto por analistas do mercado financeiro quanto pelo governo. De acordo com a publicação, a projeção central dos economistas consultados pela agência Bloomberg era de um crescimento de 1,1% em 2017 e de 0,4% no quarto trimestre. Ainda assim, segundo a matéria, os números indicam avanços no processo de recuperação econômica do país com o fim da recessão, que ocorreu no primeiro trimestre do ano passado. Em seguida, os níveis de consumo e investimento saíram do negativo e a indústria voltou a produzir. Com o período de outubro a dezembro consolidando essa recuperação, o consumo cresceu 0,1% nessa época e 1% na média do ano. O investimento, que despencou 30% durante a recessão, cresceu 2% no quarto trimestre. Já o resultado teve uma alta de 3,8%, ficando positivo pela primeira vez desde 2014. A taxa de investimentos foi fixada em 15,6%.
A Prefeitura de Ubaitaba deu início nesta semana à distribuição dos carnês para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A expectativa da Secretaria Municipal da Fazenda é que a entrega domiciliar dos carnês pelo pessoal da Diretoria de Tributos alcance no menor tempo possível a totalidade dos cerca de quatro mil contribuintes. O secretário de Fazenda, Severiano Mota, está otimista em relação ao pagamento do IPTU pelos contribuintes. Principalmente pelas realizações da administração da prefeita Suka Carneiro desde o ano passado, mudando para melhor a vida dos cidadãos de Ubaitaba.
Rua Edgar Cerqueira no Lot. Rio de Contas I Foto: PMU
Ele explica que a pavimentação a paralelepípedos das ruas Edgar Cerqueira, no Loteamento Rio de Contas; José Guilherme, no bairro Bela Vista; e José Guilherme, no Distrito de Faisqueira, somente foi possível pelo investimento de recursos gerados pelo pagamento de impostos pelos ubaitabenses. “Há o compromisso de Suka de zelar pelo erário, aplicar bem os recursos próprios e de convênios e parcerias com a União e o Estado. O pagamento do IPTU pode ser feito à vista, com desconto de 10%, até a data de vencimento. Mesmo aquele contribuinte com dívidas referentes a anos anteriores pode pagar o imposto do atual exercício fiscal e parcelar o débito. Neste sentido, a Diretoria de Tributos está notificando o contribuinte, chamando-o para que venha negociar com a Prefeitura. Afinal, a receita gerada pelos impostos, taxas e contribuintes municipais é que permite a realização de obras, a oferta de serviços públicos e o pagamento de salários em dia. “Com o pagamento do IPTU e de outros tributos, o contribuinte exerce sua cidadania e fortalece as ações da Prefeitura de Ubaitaba em benefícios de todos”, afirma o o secretário Severiano Mota.
A Prefeitura de Itacaré já está concluindo a reforma das mais diversas escolas da rede municipal da sede e da zona rural. O objetivo é garantir aos alunos espaços muito melhores, ambientes mais agradáveis e melhores condições de trabalho para os educadores. A Prefeitura também está construindo, com recursos próprios, mais duas salas de aulas na Escola Municipal Joserinda Pereira. As obras já estão em fase de conclusão e será entregue à comunidade já nos próximos dias. A proposta, segundo informou o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, é ampliar a oferta de vagas na rede municipal, além de oferecer cada vez mais espaços melhores e mais dignos para os alunos e também para o desenvolvimento dos trabalhos dos educadores. Além das salas de aulas, também deverão ser implantados espaços para o lazer dos estudantes, com gramado e parquinho, possibilitando um local mais agradável e onde os educadores possam dar continuidade às atividades de aprendizagem. A secretária de Educação, Joselita Santana, informou que as aulas nas escolas da rede municipal serão iniciadas na próxima segunda-feira, dia 05, em todas as unidades, da sede e da zona rural. Por conta na alteração no calendário serão inseridos mais dois sábados letivos, sem qualquer prejuízo para os estudantes. De acordo com o calendário escolar, o ano letivo será encerrado no dia 15 de dezembro. O prefeito Antônio de Anízio informou que desde que iniciou a gestão vem realizando um trabalho constante para atrair novos alunos, ampliando a oferta de vagas nas escolas da rede municipal. Além das reformas e das ações pedagógicas, também vão estar sendo desenvolvidos durante todo o ano uma série de projetos educativos e culturais nas unidades escolares, despertando o talento e o potencial artístico dos alunos, melhorando a sensibilidade e ampliando os conhecimentos.
Uma quadrilha de traficantes e homicidas foi desmontada, na tarde da última quarta-feira (28), no município de Valença (cidade distante 255 km de Salvador, localizada, na região da Costa do Dendê). Com dois adultos e dois adolescentes guarnições da 33ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Valença) apreenderam três armas de fogo. Informações sobre a presença de criminosos, no bairro Novo Horizonte, foram enviadas através do Disk Denúncia da unidade militar. As equipes do Pelotão Especial Tático Ostensivo (Peto) e do Canil, de imediato, deslocaram até a área indicada. Os quatro criminosos, percebendo a chegada das viaturas, atiraram e no confronto Rodrigo dos Santos, o ‘Gazo’, que possuía mandado de prisão expedido, e Jônatas Campos Paiva foram atingidos, socorridos para a Santa Casa de Misericórdia, mas não resistiram. Os dois adolescentes, um de 15 e outro de 16 anos foram apreendidos e no local encontrados uma espingarda calibre 12, dois revólveres calibres 38 e porções de drogas (maconha e cocaína). “Nesta ocorrência importante salientar a participação da população. No local alguns moradores agradeceram o trabalho da polícia e avisaram que o quarteto sempre andava armado, ameaçando quem não concorda com o tráfico”, comentou o comandante da 33ª CIPM, major Alexandre Costa de Souza. A dupla de adolescentes e as armas foram apresentados, na Delegacia Territorial de Valença.
O acesso da população de Ubaitaba aos serviços de saúde, exames e atendimento por especialidades médicas será mais fácil, mais rápido e mais seguro a partir de agora. A prefeita Suka Carneiro incluiu o município entre os 28 municípios participantes do Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Jequié, o que assegura atendimento integral pela Policlínica inaugurada pelo Governo do Estado. As marcações de consultas e outros procedimentos médicos dos pacientes na Policlínica serão iniciados na próxima semana. A prefeita Suka informa que um ônibus confortável, com ar condicionado e serviço de wi-fi, será utilizado para transportar os pacientes locais e de Ubatã até a Policlínica. O veiculo ficará baseado em Ubaitaba. As consultas dos pacientes serão com hora marcada, o que assegura o atendimento médico. Com o novo serviço, a Prefeitura garante atendimento de qualidade à população, mais rapidez na resolutividade dos problemas de saúde e redução de custos operacionais na saúde.
Policlínica de Jequié I Foto: Divulgação/Governo do Estado
Além disso, acaba o sofrimento das pessoas que tinham de ser levadas a Salvador e dos motoristas da Prefeitura, que sofriam com extensas jornadas de trabalho. “Graças a Deus, acabamos com o bate-volta nas viagens a capital e com o estresse de pacientes, acompanhantes e motoristas. Com a marcação de consulta e o transporte de pacientes em ônibus confortável para Jequié a gente acaba com o desgaste físico e mental das pessoas. É um avanço para a Saúde da população de Ubaitaba”, comenta a prefeita Suka. Além de Ubaitaba, o Consórcio de Saúde da Região de Jequié e a Policlínica prestarão atendimento médico e ambulatorial para os habitantes de Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Brejões, Cravolândia, Dario Meira, Ibirataia, Ipiaú, Irajuba, Iramaia, Itagi, Itagibá, Itamari, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jequié, Jitaúna, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Manoel Vitorino, Maracás, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês e Ubatã.
Capenga Maia I Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente
Uma dona de casa entrou em contato com o programa Realidade Atual nesta quarta-feira (28/2), denunciando que teve que pagar a um coveiro identificado como Gilvan a quantia de R$ 80 reais para sepultar uma pessoa de sua família. De início ela achou estranho e acabou pagando a quantia exigida pelo funcionário da prefeitura, só que horas mais tarde ela descobriu que a cobrança era irregular e denunciou o caso, que já vem acontecendo a muitos anos. Durante o referido programa foram dezenas de ligações denunciando o mesmo caso. Indagado pela reportagem do programa Realidade Atual, o coveiro identificado como Gilvan disse que a quantia que eles pedem para enterrar uma pessoa é para comprar cimento e bloco para o cemitério, já que a prefeitura não vem suprindo com as necessidades do local. Por sua vez, o administrador do cemitério, o ex-vereador Capenga Maia, esteve no programa e disse que tal cobrança é irregular e que a prefeitura já tem conhecimento do caso e precisa tomar uma providência com urgência. “Ninguém é obrigado a pagar nada a coveiro para fazer sepultamentos no cemitério de Ubaitaba, e com relação a falta de cimento e bloco para construção de túmulos e gavetas, a prefeitura tem suprido as necessidades”, disse Capenga Maia. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)