Ubaitaba Urgente

Camamu é ‘rebaixada’ no Mapa do Turismo e perderá recursos

Foto: Reprodução

Apesar de registrar aumento de 40% no fluxo de turistas, de 2017 para 2018, quando recebeu entre final de ano e Carnaval mais de 150 mil visitantes, a cidade de Camamu, Sul da Bahia, foi rebaixada de categoria pelo Ministério do Turismo em um ranking nacional que mede o desempenho econômico dos municípios brasileiros no setor. Fundado em 1562 às margens do Rio Acaraí, Camamu, com 36 mil habitantes, fica na Costa do Dendê e é porta de entrada para a Baía de Camamu, Taipu de Fora e Barra Grande (pertencentes a Maraú, cidade vizinha) e caiu da categoria C para a D, o que na prática significa direito a menos verba para eventos patrocinados pelo Ministério do Turismo. Já 17 cidades da Bahia registraram crescimento pelo setor, a exemplo de Lauro de Freitas, Mucugê, Santa Cruz Cabrália e Teixeira de Freitas. O ranking que vai de A a E, apresentado em um ‘Mapa do Turismo’ que pode ser acessado online, mostra a Bahia com 150 cidades: 4 com classificação A – Salvador, Porto Seguro, Cairu (com Morro de São Paulo) e Mata de São João, com Praia do Forte – e as demais com B (19 cidades), C (31), D (85) e E (11 municípios). Segundo a portaria 39/2017 do Ministério do Turismo, somente municípios classificados entre A e D podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico. Nas categorias A, B e C, o teto é de, respectivamente, R$ 800 mil, R$ 500 mil e R$ 400 mil, que têm de ser gastos em dois eventos que não ultrapassem a metade do teto. Cidades da categoria D recebem R$ 150 mil para um único evento. Além de Camamu, foram rebaixados para a categoria D os municípios de Amargosa, Dias D’Ávila, Maragogipe, Saubara e Simões Filho. Com informações do Correio

Sem Lula, Wagner tem 1,3% das intenções de voto em SP, diz Paraná Pesquisas

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), aparece com 1,3% das intenções de voto para a Presidência da República em São Paulo, de acordo com o instituto Paraná Pesquisas.  O levantamento testa o nome do secretário estadual em um cenário sem o ex-presidente Lula (PT). No quadro, quem lidera é o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), com 23,5% das intenções, seguido de perto pelo governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), com 23,2%.  Wagner, que diz não ser candidato ao Planalto, e sim ao Senado, aparece à frente de Henrique Meirelles (PSD), Manuela DʹÁvila (PCdoB), João Amoêdo (Novo), Levy Fidelix (PRTB) e Guilherme Boulos (PSOL). Com informações do Metro 1

PGR pede prisão domiciliar para mãe de Geddel, mas Fachin nega

Foto: Reprodução/ Jornal Grande Bahia

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de medidas cautelares contra Marluce Vieira Lima e contra o deputado Lúcio Vieira Lima (MDB-BA), mãe e irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA), preso após a apreensão dos R$ 51 milhões em um bunker mantido pela família em Salvador, de acordo com a coluna Expresso, da revista Época. Ao denunciá-los no ano passado, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu prisão domiciliar para Marluce e recolhimento domiciliar noturno, no caso de Lúcio, além do uso de tornozeleira eletrônica para ambos. Com informações do blog Bahia.ba

Homem surta e esfaqueia várias pessoas dentro de uma Van; um adolescente morreu

Roberto foi preso em Feira de Santana I  Foto: Reprodução

Um homem de 40 anos matou a facadas um adolescente de 13 anos e feriu outros três jovens na noite desta quarta-feira (27), durante uma viagem de van pela BR-116, próximo a cidade de Rafael Jambeiro, na região de Feira de Santana. Segundo a Polícia Civil, Roberto de Jesus Araújo atacou o grupo de forma repentina, após, segundo relatou, ter se irritado porque os jovens supostamente estavam tirando fotos do agressor com celulares. Atingido no peito e pescoço, Wellington Pereira da Silva morreu instantes depois de ser ferido. O corpo da vítima, que era da cidade alagoana de Major Isidoro, está no Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana. Wilson Dionísio Pereira, 21, Rodolfo Firmino da Silva, 21, e Diogo Cerqueira Mendes, 25, foram socorridos ao Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana e, segundo a Assistência Social da unidade, receberam alta na manhã desta quinta.

Ainda segundo a polícia, a van havia saído da cidade de Costa Rica, no Mato Grosso com destino a Traipu, em Alagoas. Havia 14 passageiros no veículo. A van transportava trabalhadores que iriam para lavouras de soja e cana-de-açúcar. Após o crime, Roberto tentou fugir por um matagal, mas acabou sendo preso. Ele já foi condenado em Itabuna a 14 anos e seis meses de prisão por homicídio, e tinha mandado de prisão em aberto, mas a polícia acha que não estava válido por ser de 2003. De acordo com a delegada adjunta da Delegacia de Homicídios de  Feira, Ludmila Vilas Boas, o procedimento já foi encaminhado para Rafael Jambeiro e Roberto seguirá para o presídio de Feira na tarde desta quarta-feira (28). Com informações do Correio

Enfermeira do Samu acusa médico de negar atendimento a idoso em hospital de Ilhéus; assista

Em um vídeo que circula nas redes sociais, uma enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) acusa um médico do Hospital São José, em Ilhéus, no sul da Bahia, de negar atendimento a um idoso, que estava dentro de uma ambulância em frente à unidade de saúde. “Estamos aqui há aproximadamente 10 minutos, aqui na porta do Hospital São José, com um paciente que já teve sequelas de AVC, um idoso, e o médico, depois de alguns minutos, veio aqui na ambulância avaliar o paciente, e disse que não ia receber o paciente.

O paciente está aqui na ambulância, 76 anos, com sequela de ACV, se queixando de dores, pressão alta. A família está toda aqui. A gente está aqui na porta do hospital, sem saber o que fazer com o paciente. O paciente correndo risco de vida aqui, e o médico se recusa a receber o paciente”, relatou a mulher nas imagens. Ao BNews, a Santa Casa de Misericórdia negou as acusações e disse que a enfermeira “fez uma coisa erradíssima e está sendo punida por isso”, mas n]ão soube informar qual a punição da profissional.

Em nota pública, a Santa Casa explicou que o paciente foi atendido duas vezes pelo médico de plantão na ambulância estacionada em frente a Unidade de Urgência e Emergência e que o quadro clínico não tinha risco imediato de vida. “Após a avaliação, foi feito contato com o médico regulador do próprio Samu e, em comum acordo, o paciente foi transferido para o Hospital Costa do Cacau”.

Já a secretária municipal de Saúde, Elizângela Oliveira, criticou a postura da enfermeira. Ela considerou antiético o fato de a profissional gravar imagens do paciente, quando deveria estar buscando providências para o atendimento reivindicado. A secretaria de saúde vai abrir uma sindicância para apurar o fato.

Homem é preso acusado de chacina no município de Jequié

Foto: Divulgação/PC

Reginaldo Sena Boaventura, apontado como autor de uma chacina, teve o mandado de prisão cumprido, na terça-feira (27), no município de Jequié, localizado a 360 km de Salvador, por investigadores da Delegacia Territorial (DT) local. Segundo a Polícia Civil, a chacina ocorreu no bairro KM 4, onde quatro pessoas morreram e três ficaram feridas, em setembro de 2016. Rodrigo da Hora Santos, Washington Santos Nascimento, Givanildo Oliveira e Marivaldo de Jesus Santos Filho foram as vítimas que não resistiram aos ferimentos. Reginaldo foi encaminhado ao Conjunto Penal de Jequié.

Entrevista: Delegado Lane Andrade fala sobre operação RODOTEC que desarticulou perigosa quadrilha em Itamarati

Delegado Lane Andrade I Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

O radialista Jackson Cristiano, entrevistou o delegado Lane Andrade, titular da cidade de Aurelino Leal, e interino da cidade de Ibirapitanga. Drº Lane Andrade participou da operação RODOTEC, que desarticulou nos últimos dias uma perigosa quadrilha que vinha agindo nas regiões de Itamarati em Ibirapitanga, Igrapiúna, Travessão e Camamu (relembre aqui, aqui, aqui e aqui). Segundo Lane Andrade, os elementos estavam extorquindo produtores rurais, funcionários públicos empresários e até políticos dessas regiões. A quadrilha chegava a ameaçar familiares dessas pessoas e tomavam fazendas, imóveis e quantias altas em dinheiro. Na operação que contou com a participação da PM, PRF e SSP/BA, 06 bandidos morreram, vários foram presos e outros integrantes do bando estão sendo procurados pela polícia. (Redação: Jackson Cristiano)

Propina foi recebida na casa da mãe de Jaques Wagner

Foto: Manu Dias/GOVBA

A propina foi recebida na casa da mãe de Wagner afirma PF, através da delegada federal Luciana Matutino Caires, que comanda a Operação Cartão Vermelho. Ela diz que a empreiteira Odebrecht entregou dinheiro de propina na casa da mãe de Jaques Wagner, no Rio de Janeiro. O ex-governador da Bahia está sendo alvo da PF desde esta segunda-feira (26/2). A Polícia Federal cumpriu vários mandados de busca e apreensão em Salvador, na casa do petista, emitidos pelo TRF-1. A PF afirmou que Wagner é suspeito de ter recebido R$ 82 milhões em propinas desviadas das obras da Arena Fonte Nova. “Era, na maioria das vezes, em espécie, entregues através de um representante da Odebrecht, o Sr, Claudio Mello Filho, através de prepostos. Não era o Sr. Jaques Wagner quem recebia de forma direta. À exceção da entrega feita na casa da mãe dele, no Rio de Janeiro”. “Um empresário da Odebrecht entregou dinheiro, segundo as delações, na casa da mãe dele, por indicação de Jaques Wagner. Ele deu o endereço da mãe para que a propina fosse entregue lá,” afirma a Polícia Federal.

DOLEIRO SEM CACIFE

O superintendente da PF na Bahia, Daniel Justo Madruga, diz que aquela entrega foi feita na casa da mãe do ex-governador porque “os doleiros aqui em Salvador não teriam capacidade de entregar tal quantia e por isso teria sido feito um pagamento no Rio de Janeiro”. “Os demais pagamentos foram feitos através desses intermediários e a maior parte através de doações de campanha. Isso conforme as delações e alguns outros elementos de prova que temos nos autos”, afirmou. “Em razão das delações da Odebrecht e de material apreendido na OAS, nós verificamos que de fato o então governador recebeu uma boa parte do valor desviado do superfaturamento para pagamento de campanha eleitoral e de propina”. “Havia dois intermediários, seja pela OAS seja pela Odebrecht, que também foram alvo de busca nesta data. Um destes intermediários é o atual secretário da Casal Civil da Bahia (Bruno Dauster) e outro é empresário muito próximo do então governador, e também foi alvo de busca”.

FOCO DA INVESTIGAÇÃO

A investigação é sobre os serviços de demolição, reconstrução e gestão do estádio da Copa 2014. A propina teria resultado na Parceria Público Privada nº 02/2010, “direcionada para beneficiar o consórcio Fonte Nova Participações – FNP, formado pelas empresas Odebrecht e OAS”. “A obra, segundo laudo pericial, foi superfaturada em valores que, corrigidos, podem chegar a mais de R$ 450 milhões, sendo grande parte desviado para o pagamento de propina e o financiamento de campanhas eleitorais.” Além do apartamento do 13º andar do edifício Mansão Victory Tower, no Corredor da Vitória, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão no gabinete de Jaques Wagner na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado. Com informações do A Região de Itabuna

Conselho de Ética abre processo de cassação de mandato de Lúcio Vieira Lima

Foto: Reprodução

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou nesta terça-feira (27) um processo disciplinar que pode levar à cassação do mandato de Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA). O parlamentar baiano é acusado de quebra de decoro no caso do bunker dos R$ 51 milhões encontrados pela Polícia Federal em um apartamento na Graça, em Salvador. De acordo com a PF, o dinheiro estava em um imóvel atribuído pela PF ao ex-ministro Geddel Vieira Lima, irmão dele. A cassação do mandato foi solicitada após pedido do PSOL e da Rede. Em dezembro, a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou os irmãos Vieira Lima e outras quatro pessoas ao Supremo Tribunal Federal (STF). A acusação aponta o cometimento de crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa. O colegiado vai votar ainda o processo de cassação dos deputados Paulo Maluf (PP-SP), Celso Jacob (PMDB-RJ) e João Rodrigues (PSD-SC). O presidente do conselho, Elmar Nascimento (DEM-BA), será o responsável escolher os relatores de cada processo por meio de sorteio.

Funcionários da Prefeitura de Aurelino Leal desmentem Robertão

Foto: Reprodução/Jornal Tribuna da Região

Os funcionários da Prefeitura Municipal de Aurelino Leal, José Evilásio Sales de Carvalho (Léo da Patrol) e Marcos Santos Souza, operador de retroescavadeira, estiveram na manhã da última segunda feira (26/2), nos estúdios da Emissora Rio das Contas FM (104,9), munidos de todos os documentos, além de certificados para desmentir o ex candidato a prefeito de Aurelino Leal, conhecido como Robertão, que utilizou o programa Realidade Atual da Ubaitaba FM (87,9), para falar “asneiras” e caluniar  os operários. Segundo eles,  Robertão  falou que os mesmos trabalham com máquinas pesadas da prefeitura sem habilitação e sem documentos. Os funcionários da prefeitura aproveitaram para mostrar a documentação e dizer ao denunciante que “mentira tem pernas curtas”. (Redação: Jornal Tribuna da Região)

Prefeita Liu Andrade rebate comentários irresponsáveis de Robertão

Liu Andrade (PP) e Robertão I Foto: Montagem/Ubaitaba Urgente

A prefeita de Aurelino Leal, Liu Andrade (PP), rebateu na tarde desta terça feira (27) as informações e comentários irresponsáveis tecidos por Roberto Gomes Machado (Robertão), ex-candidato derrotado nas urnas nas eleições de 2016. Robertão ao participar do programa jornalístico Realidade Atual em uma emissora da cidade vizinha disse que a prefeita não tem precisão de está pedindo ajuda a ninguém para reformar o hospital, pois foram direcionadas várias emendas via governo federal ao município na área da saúde. A prefeita Liu Andrade por sua vez rebatendo os comentários irresponsáveis do opositor afirmou que a prefeitura tem gerido os recursos com responsabilidade e transparência e que não pode mudar a finalidade da verba direcionada ao município. “As emendas que recebemos foram para aquisição  de materiais permanentes, materiais esses foram entregues as unidades de saúde e temos uma boa parte em nosso almoxarifado que por sinal não está cabendo quase mais nada,  a saúde de nosso município hoje está totalmente equipada e se precisar de reposição temos materiais em nosso almoxarifado” disse Liu. A prefeita salientou ainda que as emendas não podem ser aplicadas conforme o coração do gestor achar melhor, e sim da maneira que determina a lei. Liu Andrade aproveitou a oportunidade para convidar a comunidade para fiscalizar e conhecer os equipamentos que estão chegando município e tirar as possíveis dúvidas sobre as demandas e emendas do governo federal. “O senhor Robertão se equivocou ao passar essas informações irresponsáveis, ao entender dele todas as verbas que o município recebe podem ser usadas para construir ou reformar, mas não é bem assim, cada verba tem uma finalidade e tem que ser usada da forma que o governo federal manda.” Finalizou Liu Andrade.

Comerciante é morto a tiros no distrito de Poço Central, município de Aurelino Leal

A notícia que chega a redação do UBAITABA URGENTE é que um comerciante foi assassinado a tiros em via pública na noite desta terça-feira (27/2), no distrito de Poço Central, município de Aurelino Leal. A vítima era conhecida como “Vel Bracinho”, e era proprietário de um bar na localidade. O crime aconteceu às 22h, próximo a residência da vítima. Até a publicação desta matéria o corpo de  Vel Bracinho permanecia no local aguardando o DPT. No distrito todos estão amedrontados com o crescimento da violência.

A Informação que chegou ao conhecimento da polícia Militar, é que o crime foi praticado por uma quadrilha  já identificada pela polícia e que vem aterrorizando a localidade. Vel Bracinho não tinha envolvimento com a criminalidade, era querido em Poço Central, tinha dois filhos e ainda cuidava de um irmão doente mental.  (Redação: Jackson Cristiano/ Ubaitaba Urgente)

Criança morre após sofrer descarga elétrica em poste na cidade de Jequié

Foto: Reprodução/ Junior Mascote

Uma criança de cinco anos morreu após sofrer uma descarga elétrica em um poste de metal na Rua Bolivar Reis, próximo a Escola Eliel Mendes, na comunidade do KM 3, em Jequié. O caso foi registrado na tarde dessa terça-feira (27). A criança chegou a ser socorrida para o Hospital Prado Valadares, mas não resistiu e acabou falecendo. A informação foi confirmada ao site Giro em Ipiaú pela unidade hospitalar. O motivo do poste estar energizado ainda é desconhecido. Nossa reportagem não conseguiu contato com a COELBA. A perícia vai recolher as provas necessárias e encaminhar o caso à Delegacia Territorial, que irá ouvir as testemunhas no inquérito policial. Até a publicação dessa matéria ainda não havia informações sobre a identidade da criança.

Homem é assassinado dentro de casa em Barra do Rocha

Foto: Reprodução/Giro em Ipiaú

A tranquilidade da pequena Barra do Rocha foi quebrada na noite dessa terça-feira (27), com o registro de um homicídio por volta das 20h40. Arlécio Santos de Oliveira, de 55 anos, conhecido como “Lelé”, foi surpreendido pelo assassino dentro de sua residência, na Rua Santos Dumont, no centro da cidade. Populares relataram à polícia que ouviram o som de um único disparo de arma de fogo. Ainda conforme os relatos, o criminoso chegou ao local a pé. Arlécio morreu na sala da casa onde morava sozinho. O crime surpreendeu moradores que foram unânimes em afirmar que a vítima era considerada tranquila e não tinha envolvimento com o mundo do crime. O caso será investigado pela Polícia Civil do município. Com informações do Giro Ipiaú

Prefeito de Itacaré destaca importância da parceria com a Câmara de Vereadores

Foto: Divulgação/PMI

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, e o vice Genilson Souza participaram na manhã desta terça-feira (27) da abertura dos trabalhos legislativos do primeiro semestre da Câmara de Vereadores. Em seu discurso o prefeito falou das dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios brasileiros, mas que apesar de tudo isso Itacaré vem somando uma série de avanços, com melhorias nas áreas de infraestrutura, educação, saúde, assistência social, segurança além da garantia da prestação de serviços nos mais diversos setores e investimentos no turismo, na agricultura familiar e na geração de emprego e renda. Antônio de Anízio também falou da importância da parceria com a Câmara de Vereadores na elaboração de leis e aprovação de projetos que tragam benefícios para toda a comunidade. “A Câmara de Vereadores tem sido uma grande parceira do executivo municipal, tendo buscado a cada dia a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos itacarenses”, disse o prefeito. Antônio de Anízio falou ainda que além dos investimentos que vem sendo feitos na cidade, um dos grandes desafios tem sido a segurança pública e para isso a Prefeitura de Itacaré tem feito uma parceria com as polícias Militar e Civil e com os conselhos municipais buscando reduzir os índices de violência na cidade. E essas ações, segundo ele, já tem surtido efeitos altamente positivos, com a garantia da paz e da tranquilidade no município não somente nos eventos, mas durante todo o ano. Outro desafio, segundo informou o prefeito, tem sido a questão da educação, melhorando as unidades escolares, construindo novas salas de aulas, ofertando mais vagas para os alunos, mas também investindo em melhores condições de trabalho e na garantia de um ensino público de melhor qualidade. No entanto o prefeito conclamou a colaboração de todos que tem compromisso com a cidade para que possam se unir buscando sempre o melhor para Itacaré e para o seu povo. Aproveitando a oportunidade, Antônio de Anízio citou as obras e serviços realizados no ano passado e anunciou a realização de novos serviços já nos próximos dias, como a pavimentação do acesso à Praia da Concha, pavimentação das ruas no bairro da Marambaia, pavimentação das ruas do bairro Portelinha, em Taboquinhas, e a conclusão do Campo Oficial de Itacaré, um anseio da comunidade. O presidente da Câmara de Vereadores de Itacaré, Lenoildo Ribeiro (Canelinha), reafirmou o papel de independência, mas de harmonia, colaboração e respeito entre os poderes Legislativo e Executivo Municipal e assegurou que o Legislativo permanecerá parceiro, apoiando e aprovando todos os projetos do governo que venham a trazer benefícios para os cidadãos. Os vereadores também foram unânimes em parabenizar o executivo municipal por estar sempre aberto ao diálogo com a Câmara e com a comunidade, citaram os avanços e investimentos que vem sendo feitos no município e se colocaram à disposição do executivo em estar colaborando na elaboração das leis e projetos visando o crescimento e o desenvolvimento de Itacaré.

Câmara de Paulo Afonso aprova em regime de urgência pensão vitalícia para ex-prefeitos

Foto: Reprodução/Pan Notícias

A Câmara Municipal de Paulo Afonso aprovou por unanimidade a criação de uma pensão especial vitalícia para os ex-prefeitos do município. O Projeto de Lei Municipal de autoria do prefeito Luiz Barbosa de Deus (PSD) foi apreciado em regime de urgência pelos 15 vereadores da Casa durante sessão realizada nesta segunda-feira (26). A pensão concede aos ex-gestores um auxílio vitalício que corresponderá a 10% do salário vigente para o cargo. Recebem o benefício os ex-prefeitos com idade mínima de 85 anos com rendimentos próprios líquidos de, no máximo, 2 salários mínimos. De acordo com o portal Pan Notícias, a pensão beneficia, no momento, o ex-prefeito Abel Barbosa, idealizador da emancipação política de Paulo Afonso. Para o atual gestor e criador do texto, o pagamento é uma forma de valorizar os políticos da cidade. “Essa foi uma preocupação pessoal minha porque desta forma podemos beneficiar esses grandes nomes da política da nossa cidade, como é o caso de Abel Barbosa”, airmou o prefeito Luiz Barbosa de Deus. Pessoal e intransferível, o auxílio entrou em vigor já na data de sua publicação.

Homem surta, fica pelado e invade a residência da prefeita de Aurelino Leal

Foto: Reprodução/Humberto Hugo

Após surtar e destruir sua própria residência, na manhã desta terça-feira (27/2), um homem andou pelado pelas ruas de Aurelino Leal e em seguida invadiu a residência da prefeita Liu Andrade (PP), que fica localizada na rua principal da cidade. O homem ficou por quase 40 minutos na área onde fica a piscina e em seguida foi contido pela polícia Militar e o delegado da cidade, Drº Lane Andrade. O invasor foi identificado como sendo Marlon, ele é morador de Aurelino Leal e casado com uma professora do município. Ninguém ficou ferido. A prefeita disse que não irá prestar queixa na polícia, já que o homem está com problemas psicológicos e poderia invadir a residência de qualquer pessoa. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Foto: Reprodução/Humberto Hugo

Amurc e parceiros debatem a implementação de um plano regional de educação

Foto: Divulgação/AMURC

A aplicação de políticas públicas, capazes de qualificar a educação nos municípios do Território Litoral Sul é o foco do Plano Regional de Educação, criado em 2017 pelo Fórum de Secretários Municipais de Educação – Forsec e Consórcios Intermunicipais, que será implementado este ano na região. A ação foi debatida na última sexta-feira, 23, entre representantes da Amurc, Instituto Natura e Arapyaú, secretários e técnicos municipais e articuladores das Câmaras Técnicas de Educação. De acordo com o planejamento estratégico da Rede de Apoio a Educação – RAE, vinculado ao Instituto Natura, para este ano, está previsto a entrega do regimento da câmara técnica de educação, que visa solucionar os entraves da educação de forma coletiva e dos planos regionais de educação com a sua implantação. Além disso, a RAE incentivará o fortalecimento das relações entre gestores municipais, a capacidade regional existente no território, na perspectiva da educação e das relações. As propostas foram traçadas a partir da perspectiva do diagnóstico elaborado ao longo de 2017, e que envolveu a aplicação de instrumentos eficazes, considerando a gestão da secretaria municipal de educação, os gestores escolares, os professores e os pais. Com a utilização de ferramentas que possibilitaram o levantamento das forças e desafios da educação municipal, foi possível identificar a necessidade de melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB dos municípios associados, dentre outras demandas. O comprometimento das instituições parceiras em atender à essas e outras demandas foi um passo fundamental para o andamento das ações na área da educação municipal. “Mas, que um Pacto pela Educação, foi apresentado a necessidade de um contrato, com obrigações e deveres das partes, objetivando a melhoria da educação, através de uma gestão qualificada”, destacou Luciano Veiga, coordenador executivo da Amurc.

Raimundinho da JR diz que “faz acontecer” no aniversário de 33 anos de Dias d’Ávila

Foto: Reprodução

Após participar diretamente de uma disputa eleitoral acirrada em 2016, o empresário Raimundinho da Jr. passou a fazer parte da vida pública do município de Dias d’Ávila. No último domingo (25), o município completou 33 anos de emancipação política e o empresário fez um análise sobre o atual quadro político e econômico da cidade. Segundo ele, o município vive o reflexo do país, mas, as pessoas não cruzaram os braços. “Existe uma cidade que vive as consequências da economia nacional e não encontra nas velhas ideias as alternativas para superar essa crise. E existe outra cidade com pessoas honestas, cheias de ideias novas e uma vontade muito grande de fazer diferente. Eu sou do time das pessoas honestas, tenho ideias e faço acontecer com muito trabalho”, avalia Raimundinho. Na visão do empresário, enquanto os governantes trocam os pés pelas mãos, o povo trabalha e reinventa a economia todos os dias nas feiras livres, comércios e indústrias, entre outras atividades. “Eu sou um cara do povo e não tenho tempo de ficar reclamando. O meu negócio é trabalhar e agora quero unir as pessoas que querem trabalhar comigo também em prol de uma cidade mais próspera e cheia de oportunidades”. Na cabeça de Raimundinho existe uma fixação muito grande em torno da implantação do Polo Têxtil da Bahia em Dias d’Ávila.  O empresário diz que as pessoas estão desesperadas atrás de emprego e o empreendimento se tornou uma questão de honra pra ele. “Tenho uma equipe dedicada em torno da implantação do Polo Têxtil. Já estive com o presidente, o governador, o vice governador, grandes indústrias e colocando muito dinheiro do meu bolso neste empreendimento. Mas, preciso de outras pessoas nesta luta. Algo desta dimensão vai mudar a economia de Dias d’Ávila e gerar muitos empregos. Então, todos precisam ajudar”. Enquanto isso, Raimundinho da Jr. segue incentivando diversas iniciativas de lideranças locais no municípios, relacionadas ao esporte, lazer, a segurança pública e, principalmente, emprego e cidadania. “Mantenho com recursos próprios um abrigo para idosos em Dias d’Ávila no Leandrinho, bem como, colaboro com vários atividades esportivas desenvolvidas em nossa cidade. A minha parte eu faço e quero fazer cada mais”. O fato é que cresce no país um movimento de empresários interessados na vida pública e não é diferente em Dias d’Ávila. É o caso do empresário Raimundinho da Jr, que não veio para brincadeira.

Targino Gondim e amigos animarão o II Festival de Forró de Itacaré

Foto: Reprodução

Considerado como um dos maiores nomes do forró, o cantor, compositor e sanfoneiro Targino Gondim será uma das atrações do II Festival de Forró de Itacaré, que acontecerá nos dias 30 e 31 de março, no feriado da Semana Santa. A realização é da Prefeitura de Itacaré, com o apoio da Bahiatursa e do deputado estadual Rosemberg Pinto. Com o show “Targino Gondom e Amigos”, o cantor estará nos dois dias de festa recebendo diversos amigos sanfoneiros, personalidades do mundo do forró, para fazer uma grande festa para os itacareenses e turistas, trazendo o melhor do ritmo nordestino. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, informou que o festival de forró se consolida como mais um grande evento na cidade e a proposta é ampliar cada vez mais, tornando o município como uma referência na tradição e na cultura nordestina. De acordo com ele, um dos objetivos da festa é trazer de volta o forró pé de serra, também conhecido como forró tradicional, por ser o ritmo original e com a verdadeira identidade e a tradição nordestina. “Vamos fazer uma grande festa, onde todos poderão curtir uma boa música com muita alegria, animação e também com grandes atrações para resgatar a nossa cultura”, complementou o prefeito. Targino Gondim é sanfoneiro, cantor, compositor, curador e criador, em parceria com Celso Carvalho, do Festival Internacional da Sanfona. Em 2018, o artista vencedor do Grammy e do Prêmio da Música Brasileira comemora seus 23 anos de carreira.