Ubaitaba Urgente

Homem é flagrado ao tentar entregar celular dentro de mortadela em cadeia de Aurelino Leal

Foto: Reprodução/Ubatã Noticias

Uma guarnição da Polícia Militar de Aurelino Leal prendeu, por volta das 19h:30 desta segunda-feira (27), no Bairro São Cosme, um homem identificado como Geraldo Ferreira dos Santos, suspeito de tentar entregar uma celular escondido dentro de uma mortadela ao um detento da Delegacia Territorial de Aurelino Leal. Segundo informações da PM, uma denúncia anônima informou que o suspeito – a bordo de uma motocicleta – havia acabado de pegar drogas no Bairro São Cosme. Ao proceder a abordagem, já na porta da delegacia, os policiais encontraram um celular escondido na mortadela. O suspeito afirmou a guarnição que entregaria a encomenda a um detento identificado apenas pelo prenome de ‘Paca’. O homem foi autuado em flagrante pelo delegado da Polícia Civil de Aurelino Leal. Com informações do Ubatã Notícias

Vereador de Aurelino Leal pede Moção de Repúdio para presidente da ASCAL

Bruno Moisés e Milton da Farmácia I Foto: Montagem/Ubaitaba Urgente

O vereador Bruno Moisés (PP) prometeu na Tribuna da Câmara de Vereadores de Aurelino Leal, na sessão dessa segunda feira (27/11), entrar com uma indicação pedindo na próxima sessão, uma “Moção de Repúdio” para o presidente da Associação dos Comerciantes de Aurelino Leal (ASCAL), Milton Souza Santos (Milton da Farmácia). Segundo o Jornal Tribuna da Região, o pedido decorreu depois que o comerciante falou na FM Ubaitaba (87,9), que cada vereador poderia receber um “pirulito” da prefeita enquanto o presidente da Casa, Jeremias Almeida Filho, deveria receber dois “pirulitos”.  Para o vereador Bruno Moisés, autor da Moção, o presidente da ASCAL, foi infeliz na sua colocação e, pois em dúvida a idoneidade dos edis. Milton da Farmácia ainda na mesma sessão tentou se justificar e disse que se referiu no sentido figurado. Mas não conseguiu convencer a maioria dos vereadores. Já o presidente da Câmara, Dhones Almeida (PT), considerou a atitude do presidente da ASCAL, como irresponsável. Cabe agora esperar a votação na próxima sessão para ver se realmente a Moção de Repúdio” será votada. 

Itacaré foi campeã por equipes da II Etapa do Baiano de Canoagem

Mais de 150 atletas de Itacaré, Ubaitaba, Ubatã e Lauro de Freitas participaram no último domingo (26/11), da II Etapa do Campeonato Baiano de Canoagem Velocidade 2017, realizada na foz do Rio de Contas, em Itacaré. A largada da primeira prova aconteceu por volta das 10 horas da manhã, reunindo um grande público que aproveitou o domingo de sol para torcer, até o final da competição, pelos novos talentos e pelos atletas que já são destaque a nível nacional e internacional. A cada disputa gritos e aplausos do público. E Itacaré foi mais uma vez campeã baiana por equipes, ficando o município de Ubaitaba com a segunda colocação, Ubatã em terceiro e Lauro de Freitas na quarta colocação. Um dos destaques, além do alto nível dos atletas, tanto os iniciantes quanto os profissionais, foi a prova dos pais, que também fizeram questão de participar da competição. Nessa etapa do Baiano de Canoagem de Itacaré foram disputadas as categorias Infantil, Cadete, Menor, Junior, Sênior, Máster e Paralímpico, tanto no masculino quanto no feminino. O evento foi iniciado com um café da manhã para os atletas e recepção das delegações, seguindo com o hino nacional brasileiro. Logo depois foram iniciadas as provas, com diversas categorias.

A premiação foi no final de tarde, em clima de muita festa. De acordo com os organizadores, a etapa foi sucesso absoluto, não somente pelo grande número de participantes, mas também pelo alto nível técnico dos atletas mostrando o crescimento da canoagem da região. Além de consolidar Itacaré como referência na prática da canoagem e divulgar o potencial turístico da cidade, o evento tem como objetivo mostrar os talentos dos atletas locais, revelar novos talentos e garantir a oportunidade do intercâmbio com canoístas de várias cidades baianas. A realização foi da Associação de Canoagem de Itacaré, com o apoio da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura, Sudeb, Governo da Bahia, Projeto Remando no Rio de Contas e restaurante Senzala, Sindicato Patronal de Hospedagem e Alimentação de Itacaré e diversas empresas locais. Considerado como um celeiro de grandes atletas, Itacaré vem sendo destaque a nível internacional com os canoístas locais conquistando importantes medalhas em campeonatos estaduais, nacionais e mundiais. A proposta é que novos atletas possam surgir com a implantação do Centro de Treinamento de Canoagem que está sendo construído no bairro da Passagem, numa parceria entre o Governo do Estado da Bahia e a Prefeitura de Itacaré.

Davidson destaca a importância do Mutirão do Diabetes de Itabuna

Durante a 13ª edição do Mutirão do Diabetes de Itabuna, ocorrida no último sábado (25/11), o deputado federal Davidson Magalhães classificou o evento como um dos maiores trabalhos de voluntariado do Brasil. A atividade, que integra o calendário da Federação Internacional do Diabetes, é promovida pela ONG Unidos pelo Diabetes, Hospital de Olhos Beira Rio (HORB) e Associação de Diabéticos de Itabuna (ASDITA).  Diversas ações para orientação e prevenção da doença aconteceram no HORB e na Praça Rio Cachoeira, conhecida como Cidade do Diabetes. De acordo com Davidson, há dez anos ele é parceiro e apoia esse projeto, desde quando era presidente da Bahiagás. “Esse trabalho faz 13 anos hoje, diante de uma realidade difícil que estamos vivendo, a gente vê um exemplo em Itabuna, do povo que ainda resiste e acredita neste país e nesta cidade”, disse.  Sobre a importância do evento e sua organização no município, o parlamentar destacou sua grandeza e dimensão. “Esse é um trabalho belíssimo. É o maior mutirão do Brasil, um dos maiores da América Latina. Já vem representantes internacionais de associações para ver o exemplo do trabalho”, ressaltou.  Davidson ainda enfatizou que “a cidade é feita de obras, mas também de pessoas, de gestos como esses, que modificam a saúde e a vida”. Também estavam presentes o vice-governador da Bahia, João Leão, o vice-prefeito de Itabuna, Fernando Vita, os vereadores Jairo Araújo e Aldenes Meira, entre outros políticos e autoridades.

SEMA de Itacaré se reúne com MP para discutir projetos e parcerias

Foto: Divulgação

O secretário de Meio Ambiente, Paulo Baracho, e a equipe técnica da Sema da Prefeitura de Itacaré se reuniram com a promotora de justiça regional de Meio Ambiente Costa do Cacau – Leste, Aline Valéria Archangelo Salvador, para discutir uma série questões voltadas à questão ambiental, desde a fiscalização, até mesmo os projetos que serão desenvolvidos nesse setor no município. O encontro acontecer na base ambiental da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e abordou ainda questões como as parcerias que serão firmadas e a capacitação para se oferecer um serviço cada vez melhor. Durante o encontro o secretário Paulo Baracho fez a apresentação da equipe técnica da Prefeitura de Itacaré, mostrou os termos de ajuste de conduta e abordou sobre temas como o licenciamento ambiental, revisão do código ambiental, gerenciamento costeiro e o Plano Municipal de Saneamento Básico de Itacaré. Também foi apresentado à promotora de Justiça ambiental equipamentos para fortalecer as ações da Sema e a importância do alinhamento das ações Ministério Público e a secretaria, além da necessidade da parceria na fiscalização das unidades de conservação e na capacitação técnica dos servidores públicos através da base ambiental e UESC. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, considerou a reunião extremamente positiva, não somente pela transparência já demonstrada pela atual gestão, mas também por estar buscando parceria para garantir um trabalho melhor de fiscalização, acompanhamento e de preservação do patrimônio natural. A promotora Aline Valéria Archangelo Salvador também avaliou o encontro como um momento importante de se criar e consolidar parcerias para que juntos possa se buscar mecanismos de preservação do meio ambiente. De acordo com ela, essa iniciativa de buscar o Ministério Público para apresentar as ações e trabalhar de forma conjunta só reforça as ações de quem tem o compromisso de fato de realizar um trabalho com transparência e compromisso com a preservação conservação do meio ambiente.

Discussão em grupo de WhatsApp termina na delegacia de Ubaitaba

Uma discussão política com troca de ofensas no grupo de WhatsApp na cidade de Ubaitaba/BA terminou na delegacia de polícia da cidade. A discussão foi entre um professor e um estudante de direito. O Delegado titular de Ubaitaba, Drº Adelino Loyola, deve ouvir ambas as partes nos próximos dias. Aguardem maiores informações sobre este assunto. O site UBAITABA URGENTE irá acompanhar o caso.

Atualizado às 11h: Informações que chegam a redação do UBAITABA URGENTE, dão conta de que a vítima de difamação em grupo de WhatsApp, foi ouvida nesta segunda-feira (27/11), e o acusado será ouvido nesta quarta-feira (29/11), pelo delegado  Drº Adelino Loiola. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Polícia Militar e DETRAM/BA realizam operação no trânsito de Ubaitaba

Em parceria com o DETRAN/BA, policiais Militares da 61ª CIPM/Ubaitaba realizaram na tarde desta segunda-feira (27/11), uma mega operação no trânsito da cidade que terminou com a apreensão de carros e motos com documentos em atraso e conduzidos por motoristas inabilitados. Os veículos aprendidos foram transportados em um guincho para o pátio do DETRAN na cidade de Itabuna. Policiais Militares da RONDESP SUL, também participaram da operação, que pode acontecer novamente ainda esta semana.  (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

PF cumpre mandados de busca e apreensão em área ocupada por índios em Una

Foto: Divulgação / PF

A Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão nesta segunda-feira (27) em uma área ocupada por índios Tupinambá de Olivença, na zona rural de Una. De acordo com a PF, o objetivo foi apreender materiais relacionados ao assassinato do agricultor Juracy José dos Santos Santana, morto em 2014. Foram encontradas duas armas de fogo e um celular. Cerca de 90 policiais federais e 40 policiais militares participaram da ação que contou com 22 viaturas e apoio de um helicóptero. Os agentes não realizaram prisões em flagrante e nem encontraram resistência para cumprir o trabalho. O material teria sido encaminhado para Delegacia Territorial de Ilhéus.

Polícia registra dezenove homicídios em Salvador e RMS no final de semana

Foto: Reprodução

Dezenove pessoas foram assassinadas em Salvador e Região Metroplitana nesta final de semana. Duas vítimas são do sexo feminino: Lúcia Gomes dos Santos, 40 anos; e a adolescente identificada pelas iniciais D.A.S., de 17. Segundo o boletim de ocorrências da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), seis foram os casos de tentativa de homicídio entre sábado (25) e domingo (26). Os locais dos crimes registrados na capital baiana foram: Jardim Cruzeiro, São Cristóvão, Parque São Cristóvão, São Marcos, Boca do Rio, Itacaranha, Paripe, Massaranduba, Itapuã, Cajazeiras XI, Pau da Lima, Cidade Nova e São João do Cabrito. Na RMS, as cidades que aparecem no boletim da polícia são Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias e Camaçari (2).

Wagner afirma que está trabalhando para o Senado e alfineta adversários: tão procurando candidato

Foto: Reprodução/Bocão News

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, é nome certo na chapa majoritária que terá o governador Rui Costa na cabeça disputando a reeleição. Os dois petistas ocupam duas das quatro vagas da composição, e juntam-se a eles, na distribuição atual das peças no “tabuleiro”, João Leão (PP) e Angelo Coronel (PSD). Engana-se quem pensa que os outros partidos da base estão acomodados. O PR, por exemplo, flerta com o deputado federal Ronaldo Carletto, do PP, que promete levar consigo para o Partido da República um sem número de deputados estaduais e federais de modo que possa aumentar a capacidade de barganha por um lugar na chapa majoritária.Para o ex-governador Jaques Wagner, este não é um problema ruim. “Nós estamos com um bom problema. O grupo é competitivo. A candidatura de Rui, seguramente, é competitiva. Eu tenho andado pelo interior e a receptividade e aprovação da gestão dele é vista e isso vai se transformar em desempenho eleitoral com certeza”. Articulador político, Wagner diz que “temos quadros dos partidos aliados e do PT que têm condição de disputar. Coisa que eu não vejo em outro agrupamento que está sendo firmando. Pelo contrário, as pessoas estão procurando candidato. As pessoas têm maturidade, o grupo é muito unido para ter uma equação que seguramente não vai deixar todo mundo feliz, mas será uma equação que as pessoas absorvam as decisões sem dúvidas de que foram discutidas”. Presente na Assembleia Legislativa da Bahia na manhã desta segunda-feira (27), o secretário voltou a afirmar que pesquisa de intenção de voto nesta distância da eleição é temerária.  “Pesquisa boa ou ruim para mim ou para o meu candidato a esta distância de 11 meses não é fiel. O processo de decisão das pessoas, ainda mais com o dinamismo do processo eleitoral, fica mais a 45 dias da eleição. Mesmo em questão à presidencial eu não sei se a fotografia vai se manter essa onde nenhum dos candidatos das oposições mais tradicionais ao nosso governo aparece com pontuação mais significativa. Até agora só tem Lula, Bolsonaro, Marina, o Ciro um pouco. Eu não acho que este quadro vai se estabelecer desta forma”. Questionado sobre uma eventual candidatura à presidência da República caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja impedido de concorrer em função de decisão judicial, Wagner afirma que enxergar esta possibilidade.  “Estou trabalhando minha candidatura ao Senado e estou trabalhando a candidatura do presidente Lula. Eu não tenho dúvida de que a cada dia está ficando mais estreito o caminho daqueles que querem interditar a sua candidatura. Manifestações que vem de gente do direito internacional contra essa coisa quase que obsessiva de condená-lo. Você não acha nenhuma conta dele, não acha nenhum sinal de riqueza. Não acha nada. Virou piada o negócio do sítio. Penso que ficou tão claro isso que talvez seja esta a razão de ele estar subindo nas pesquisas. O povo não concorda com a perseguição”.

Em reunião estratégica para 2018, Lula defende “olho no olho” na campanha

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva minimizou, nesta segunda-feira (27), a importância de “soluções mágicas” de comunicação para sucesso eleitoral. Em reunião organizada pelo PT para definição de estratégias de comunicação para 2018, ele afirmou, segundo participantes, que as ferramentas de rede não podem ser superestimadas em detrimento da política. Ainda segundo presentes, Lula reconheceu a relevância da internet, ao lembrar que, em eleições passadas, seu desempenho dependia da edição dos jornais na TV. E que hoje consegue falar com milhões de pessoas no Facebook. Apesar do reconhecimento, Lula disse que “ficar escondido, em casa, atrás de um computador não muda nada”. E defendeu o “olho no olho” na campanha. Convocada para unificação da comunicação em rede, a reunião contou com representantes da Fundação Perseu Abramo, CUT e MST.

Van que capotou na BR-324 levava funcionários do Ifba; uma morreu

Foto: WhatsApp/Ubaitaba Urgente

Uma servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), Francineide de Sá Nascimento, morreu em um acidente ocorrido na tarde deste domingo (26) na BR-324, no município de São Sebastião do Passé. Ela estava entre os passageiros de uma van da instituição que transportava 11 servidores dos campi Euclides da Cunha e Paulo Afonso para Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, onde participariam dos Jogos dos Servidores do Instituto, no Sesi. O Ifba informou em nota que Os feridos foram socorridos pelo Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital do Subúrbio, em Salvador e para o Hospital de Simões Filho. Permanecem internados Luan Philipe Herculano Braz, Celso Melo Araújo e Ivone Gonçalves dos Santos. Ainda estavam na van: Arleno José de Jesus, João de Pontes Belo, Josinaldo Manoel Cardoso, Linsmar Vinícius de Santana Luz, Marcus Vinícius Magalhães Lima, Micael Siqueira Silva e Wagner da Silva Teixeira. Eles foram atendidos e liberados. “O IFBA lamenta profundamente o ocorrido, ao tempo em que, informa que está prestando assistência às vítimas, bem como, aos seus familiares”, afirmou a instituição de ensino em nota. Com informações do BN

Trio é preso pela PM após assaltar veículo em Ibirapitanga

Foto: Montagem/Ubaitaba Urgente

Uma guarnição da Polícia Militar de Itamarati, distrito de Ibirapitanga, prendeu, por volta das 20h da última sexta-feira (24/11), três homens identificados como Rodrigues Silva de Araújo, Cleiton da Silva de Araújo e Neilson Silva de Araújo. O trio é acusado de assalto e de posse de arma de fogo. Segundo informações do blog Ubatã Noticias, por volta das 16h de sexta, o trio teria, a pé, assaltado um caminhoneiro numa estrada rural. Momento depois o mesmo trio teria sido resgatado por um veículo Fox. Uma denúncia anônima informou a PM, que conseguiu localizar o veículo na altura de uma passarela. Um dos bandidos tentou empreender fuga, mas foi alcançado e preso com uma pistola .40. Os demais bandidos, bem como todo o material apreendido – celulares e um relógio – foram apresentados na Delegacia Territorial de Ibirapitanga. A Polícia Civil acompanha o caso.

Um policial morre e outro fica ferido após acidente com moto em Salvador

Um policial militar morreu e outro ficou ferido depois após um acidente de trânsito na noite deste domingo (26), ocorrido em frente ao Estádio Manoel Barradas (Barradão), no bairro de Canabrava, em Salvador. Segundo informações do jornal Correio, os PMs caíram da motocicleta na qual estavam. Ambos foram socorridos ainda com vida para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas um deles acabou morrendo. A identidade dos policiais não foi divulgada – eles são lotados no Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 50ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Sete de Abril). A SSP negou que os policiais tenham sido baleados – a informação circulou em áudios no aplicativo de mensagens WhatsApp.

Secretaria de Educação de Maraú realizou Audiência Pública e II Conferência Municipal da Educação

A Prefeitura Municipal de Maraú, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou no último dia 23, de 8h30 às 17 horas, no Salão de reuniões da Câmara de Vereadores, a Segunda Conferência Municipal de Educação para monitoramento do PME e uma Audiência Pública. Entre os participantes estavam a prefeita Gracinha Viana, o Secretário de Educação Antônio Carlos, vereadores, pais, representantes de sindicatos, associações e conselhos, professores, entre outros. O evento foi de extrema importância para direcionar as futuras propostas de mudanças na educação, que tanto beneficiarão educadores e alunos. Os temas abordados foram o Monitoramento dos Planos Municipais de Educação – PME e o estudo dos eixos da CONAE/2018, ambos, espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional, com o objetivo de garantir a participação da sociedade nas discussões pertinentes à melhoria da educação nacional. A solenidade foi marcada pela Apresentação Cultural dos alunos do SCFV ( Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos )coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Foram eleitos ainda, quatro delegados que representarão nosso município para o CONAE/2018 q, onde encaminharão as propostas e sugestões para a melhoria da educação. (Ascom / Maraú)

A pedido de Gracinha, CERB autoriza perfuração de poços artesianos em Saquaíra, Caubi e Empata Viagem

A pedido da prefeita de Maraú, Gracinha Viana (PP), e de todo o grupo político no município, o deputado estadual Eduardo Salles (PP), participou de audiência com o presidente da Companhia de Energia Hídrica e de Saneamento (CERB), Marcus Bulhões, com o objetivo de buscar alternativas que facilitem o acesso da população à água em comunidades do município. O parlamentar iníciou a reunião discutindo o projeto de captação de água de Tremembé para facilitar a distribuição de água para toda a Península de Maraú. “Anteriormente, eu e a prefeita estivemos com o presidente para buscarmos, por meio de poços artesianos, medidas paliativas que pudessem minimizar os transtornos da população com a falta de água”, comentou o parlamentar. Ficou definido que, em parceria com a prefeitura que vai disponibilizar dois funcionários, a CERB vai realizar o levantamento topográfico. Isso será fundamental para a elaboração do projeto para, em seguida, buscar  recursos com o governo federal para realizar essa obra. Na oportunidade, o parlamentar encaminhou solicitações para as comunidades de Caubi, Saquaíra, Empata Viagem, Piabinha, Tabocas e Tabuleiro. Para Caubi, o presidente autorizou a perfuração de poços. Em Saquaíra, o mesmo serviço foi autorizado e está apenas aguardando as máquinas da Companhia. Já para a comunidade de Empata Viagem, Bulhões explicou que o sistema de abastecimento de água já tinha sido autorizado, em 2014, e uma equipe foi encaminhada, mas o serviço não foi efetivado por conta das chuvas que atingiram a região, na época, e que inviabilizaram o acesso para realizar a obra. Agora, o presidente garantiu que irá encaminhar novamente uma equipe da CERB para avaliar a possibilidade de realização do serviço. Para Piabinha, a locação já tinha sido autorizada e o presidente garantiu que irá tratar a demanda com a maior celeridade possível. Em Tabocas, a locação de poços também foi autorizada. “A nossa intenção é sempre buscar ações que priorizem o bem-estar da população. A melhoria na oferta de água é uma necessidade dos moradores e, ao lado da prefeita Gracinha Viana, do deputado federal Ronaldo Carletto (PP) e de todo o nosso grupo político no município, vou trabalhar para oferecer o melhor a Maraú. (Ascom Deputado Eduardo Sales)

Correios abrem novo PDV para cortar mais de 5 mil vagas

Os Correios abriram na quinta-feira, 23, um novo programa de demissões voluntárias (PDV) para enxugar ainda mais sua folha de pagamento, após o plano de incentivo a desligamentos realizado no primeiro semestre ter terminado com adesões inferiores à meta da companhia. O prazo de adesões vai até 29 de dezembro, último dia útil do ano. O objetivo, como antecipou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, em agosto – quando o PDV foi aprovado pela diretoria-executiva da estatal -, é fechar 5,46 mil vagas. Se confirmado, isso significará uma economia mensal de R$ 54,5 milhões com pagamento de salários. Só entre carteiros, os Correios pretendem tirar 2 mil profissionais das ruas. Com o PDV realizado no primeiro semestre, quando os pedidos de demissão chegaram a 6,26 mil, os Correios já tinham conseguido enxugar em R$ 68,6 milhões os gastos mensais com o efetivo. Apesar do grande número de adesões, o total ficou aquém da meta da estatal, que, em grave crise financeira, pretendia cortar na ocasião 8,2 mil empregados e enxugar a folha em R$ 72,9 milhões por mês. Ao reeditar o programa, os Correios poderão ampliar para 10% o corte de um quadro que, antes dos PDVs, somava aproximadamente 117 mil empregados. Para atingir um público maior, a empresa retirou a exigência de idade mínima de 55 anos dos últimos PDVs, permitindo agora a adesão a todos os empregados com pelo menos 15 anos de trabalho na companhia de serviços postais. É oferecido como incentivo aos pedidos de demissão uma indenização calculada de acordo com os proventos recebidos nos últimos cinco anos – incluindo não só salários, mas também gratificações e complementos salariais – e o tempo de serviço do funcionário. Um empregado com provento médio de R$ 6 mil e 35 anos de casa receberá, por exemplo, R$ 2,1 mil. O pagamento será feito em 93 parcelas mensais, limitadas a no máximo R$ 9,8 mil. A ideia inicial da empresa era reabrir o PDV em setembro, mas o plano foi adiado em razão da greve deflagrada pela categoria em todo o País durante a campanha salarial. Ao confirmar em nota a abertura do que chama de novo ciclo do Plano de Desligamento Incentivado (PDI), os Correios atribuem a medida à necessidade de “acertar as contas”. Com informações do Estadão Conteúdo.

Assembleia Legislativa da Bahia vai votar projeto que obriga Coelba a tornar rede elétrica subterrânea

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) deve votar na sessão da próxima terça-feira (23) um projeto de lei que obriga a Coelba a colocar toda a rede elétrica subterrânea. A proposta será colocada na pauta de votações. O texto, de autoria do presidente da Casa, deputado Angelo Coronel (PSD), dá prazo de cinco anos para que a concessionária conclua o processo em Salvador e de dez no interior do estado. A proposta ainda torna obrigatória a instalação subterrânea para os novos projetos elétricos em toda a Bahia. “A finalidade desse projeto é fazer frente aos altos índices de acidentes e outros transtornos, decorrentes de fiação aérea nas instalações elétricas de baixa tensão, notadamente nas zonas urbanas”, afirma o texto. (Bahia Notícias)

Palestra sobre Inteligência de Marketing é realizada pelo SEBRAE em parceria com a Prefeitura de Maraú

A Prefeitura de Maraú através da Secretaria de Turismo e Lazer em parceria com o SEBRAE realizou no dia 15 a palestra “Inteligência de Marketing”, em Barra Grande. A palestra foi ministrada pelo Arquiteto de Inteligência Empresarial da RBA Gestão Inteligente, Christiano Penna com excelente presença e interação dos empresários presentes.  O principal objetivo do evento foi sensibilizar os hoteleiros quanto aos conceitos de Inteligência Empresarial, Gestão de reputação de marca, Revenue Management e Distribuição on-line através de plataforma digital criada exclusivamente para o trade turistico. “Esta ação promovida pela Sectur faz parte do Plano de Direcionamento Estratégico, desenvolvido em parceria com o Sebrae e Empresários Locais, visando o Desenvolvimento Sustentável do Destino através da inovação tecnológica para a melhoria de gestão, controles e competitividade.” Avalia o Secretário Adjunto de Turismo, Maurício Tavares. ASCOM / Maraú