Ubaitaba Urgente

TCM multa prefeita de Porto Seguro e fará auditoria sobre transporte escolar

Foto: Reprodução/PMPS

O Tribunal de Contas dos Municípios, condenou nesta quinta-feira (30), a prefeita afastada de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, ao pagamento de multa no valor de R$20 mil, em razão de irregularidades na contratação da Empresa Coletivo União, ao custo de R$8.287.998,40, para prestação de serviços de transporte de alunos da rede municipal, no exercício de 2013. O relator do processo, conselheiro Paolo Marconi, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual e Federal, bem como notificação à Polícia Federal para que adotem as medidas cabíveis diante da provável prática de ato de improbidade administrativa. A pedido do Ministério Público de Contas, também será promovida auditoria nos gastos efetuados pela administração em função do contrato nº PP 006/2013 – desde a sua assinatura, em março de 2013, até o presente exercício -, para que sejam verificados os indícios de ocorrência de superfaturamento. Por conta dos termos aditivos, ocorreram sucessivas prorrogações e aditamentos ao seu valor original do contrato, sob o argumento de “reequilíbrio econômico-financeiro entre as partes contratantes”. A prefeita, sob o argumento de que a prefeitura não pode se enriquecer em detrimento do particular, já promoveu pagamentos à empresa no montante total de R$36.821.000,66, enquanto que o valor licitado e contratado foi de R$ 8.287.998,40. O termo de ocorrência, lavrado pela 26ª Inspetoria Regional do TCM, atribuiu à prefeita a prática de duas irregularidades. A primeira trata de ofensa à natureza personalíssima do contrato administrativo, já que dos 124 veículos utilizados na prestação do serviço, apenas 22 eram de propriedade da contratada. Ou seja, mais de 80% dos veículos eram utilizados mediante sublocação e pertenciam a terceiros. Além disso, embora o contrato tenha sido celebrado em março de 2013, somente em fevereiro de 2016 a empresa assinou com terceiros 102 contratos de locação de veículos para o transporte escolar de alunos do município de Porto Seguro. A segunda irregularidade refere-se ao montante dos pagamentos efetuados pelo município em favor da contratada, desde o início da contratação até o exercício de 2016, contrariando as normas previstas na lei de licitações, em vista da majoração de serviços e dos sucessivos termos aditivos ao contrato original, alcançando um valor total superior a R$36.8 milhões. Esse valor supera o percentual de 25% do valor inicial do contrato, (de cerca de R$ 8 milhões) máximo permitido para os casos de alterações quantitativas do objeto, de natureza unilateral, promovidas pela administração. Os argumentos apresentados pela defesa, pautados na necessidade de repactuação do contrato administrativo em função da manutenção do seu equilíbrio econômico-financeiro, não foram suficiente para descaracterizar a irregularidade, o que permite supor a ocorrência de superfaturamento. Cabe recurso da decisão.

WhatsApp fica fora do ar na tarde desta quinta

Foto: Reprodução

O WhatsApp ficou fora do ar em várias partes do mundo na tarde desta quinta-feira (30). No Twitter, os usuários reclamam da instabilidade. A hashtag #WhatsAppDown alcançou o topo dos trending topics, com pessoas de diferentes países reclamaram da queda do serviço. A empresa ainda não se manifestou oficialmente sobre o ocorrido. O aplicativo de mensagens, no entanto, voltou a funcionar minutos depois, de acordo com relatos dos internautas. Com informações do BN

Por desvios na saúde, ex-prefeita de Jussari terá R$1,7 milhão em bens bloqueado

Foto: Reprodução / Noticias da Cidade

Por desvios de verbas da saúde de Jussari em 2012, a Justiça Federal determinou que R$1,7 milhão em bens seja bloqueado da ex-prefeita, Neone Simões Barboza, do engenheiro da prefeitura Marcos Alan Ribeiro de Farias, da empresa Galvão Administração e Serviços de Obras LTDA e de seu proprietário, Cláudio da Silva Galvão. A decisão faz parte da ação de improbidade administrativa movida contra os quatro pelo Ministério Público Federal (MPF). O órgão aponta que houve irregularidades na época que a gestão firmou contrato com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a realização de melhorias e ampliação dos sistemas de abastecimento de água do município. Foram liberados R$2 milhões para execução da obra, teriam sido repassados R$ 823 mil. Entretanto, apesar da liberação dos recursos, as obras não foram realizadas e a prefeitura não prestou contas dos recursos recebidos. Do valor repassado, foi pago a empresa contratada R$540 mil, mas a perícia afirma que os serviços efetivamente realizados correspondem a apenas 51 mil e, ainda assim, estes foram executados em desacordo com os projetos e as especificações técnicas aprovadas, tendo sido também empregado material de má qualidade. “Apesar dos poucos itens executados/iniciados, sem qualquer funcionalidade ou serventia, não houve o atingimento útil, ainda que parcialmente, do objeto do termo de compromisso”, informou o MPF. Um laudo pericial da Polícia Federal apontou que os R$ 490 mil restantes foram pagos indevidamente e embolsados ilegalmente pela empresa, o que configurou um superfaturamento de 951,21%. Dos R$ 490 mil, cerca de R$ 100 mil foram gastos em serviços pagos em duplicidade. Já R$ 280 mil restantes do repasse da Funasa foram irregularmente transferidos para outras contas da própria prefeitura, o que inviabilizou a verificação da utilização dos recursos. Pelo ato de improbidade que teria sido cometido, o MPF pediu a condenação dos envolvidos, o ressarcimento integral do dano causado, no valor de 772 mil reais, a perda de função pública, o pagamento de multa civil, a suspensão dos direitos políticos e a proibição de contratar com o Poder Público. Além disso, o MPF pede a condenação solidária dos acionados ao pagamento de danos morais causados à coletividade, no valor de 30 mil reais.

Em Aurelino Leal, Obras da Fábrica de Polpa de Frutas do Assentamento Cascata segue a todo vapor

Na manhã da última terça-feira (28/11), a prefeita Liu Andrade visitou as Obras de requalificação da unidade de beneficiamento de frutas no assentamento Cascata no município de Aurelino Leal, com a primeira parcela da verba já em conta da associação as obras seguem a todo vapor. O convênio junto a CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional para reforma da unidade de beneficiamento de frutas, celebrado com a Associação Brasil na Luta Procurando seus Direitos Agrícolas, prevê investimento de R$ 170 mil na reforma e aquisição de equipamentos, beneficiando 40 famílias de pequenos agricultores. Segundo a prefeita Liu Andrade, esse tão sonhado projeto, ira beneficiar todos os moradores da Cascata (são 40 famílias assentadas). “Graças a Deus mais um resultado de nossa insistência sempre de vou a Salvador cobro mais investimentos para nossa cidade e esse projeto aprovado que a associação já está com dinheiro em conta é mais um resultado de nossos esforços, e sabemos que com a reestruturação da fabrica de polpa de frutas todos os assentados serão beneficiado”, disse Liu Andrade.

Projeto de formação identitária afro-brasileira leva Ubaitaba para Simpósio Internacional da UFBA

Professora Ebila Carvalho I Foto: Divulgação

O som do tambor ecoa pelas paredes simples da Escola Municipal Antônio Ferreira, que fica na zona rural de Ubaitaba/BA, e as fortes expressões e os sorrisos tomam conta dos 30 alunos da turma da Aula de Dança da professora Ebilla Carvalho. Há oito meses a professora e coreografa mantém o projeto de intervenção “As danças de matrizes africanas para crianças da zona rural e seu efeito na construção da identidade”. Ela utiliza Congo, Jongo, Lundu, Maculelê, Capoeira e Samba para contribuir com a construção identitária e resgate na memória afetiva afro-brasileira. Por meio da dança tem ajudado a desenvolver reflexões sobre as raízes históricas, a aceitação da cor da pele, o “empoderamento” da cultura negra e o respeito às diferenças. No próximo mês esse projeto ganha destaque mundial ao ser apresentado no Simpósio Internacional Arte na Educação Básica, que acontece de 04 a 06 de dezembro, na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Foto: Divulgação

Uma exposição fotográfica ao estilo ‘linha do tempo’ será o recorte para a apresentação do projeto e demonstrará todo o processo de ensino-aprendizagem da dança, a dificuldade inicial com os movimentos corporais, as dúvidas sobre ritmo e melodia e as improvisações ao longo dos seis meses. O conjunto de imagens exibirá a relação entre o indivíduo e as danças de matriz africana, mostrando a curiosidade com o novo, o receio do toque, o respeito à diversidade cultural, étnica e religiosa. Isso porque, segundo a professora Ebilla Carvalho, a maioria dos estudantes não gostava de seus cabelos crespos e dos seus traços e depois das aulas de dança eles se percebem lindos com esses mesmos traços. “Elas estão usando tranças, assumindo o cabelo crespo e gostando dele. Elas hoje sabem a importância da valorização de sua cor, da cor de seus pais e antepassados”, disse.

Foto: Divulgação

Antes do projeto os estudantes tinham acesso a atividades artísticas como a pintura e a dança. No entanto, a intervenção contribui ainda mais com a formação das crianças ao aperfeiçoar no que diz respeito à cultura, raça e etnia afrodescendente. O projeto continua a transcorrer, em Ubaitaba, após a mostra fotográfica, que acontece à Rua Barão de Jeremoabo, S/N, em Ondina, Salvador. A professora de Artes Visuais, Ebilla Dreid Carvalho, é pedagoga, psicanalista, graduanda em Dança pela UFBA e cursa Especialização em Gestão Cultural na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). (Ascom/Ubaitaba)

Adolescente de Ubatã é apreendida por roubo de celular em Ubaitaba

Foto: Ubaitaba Urgente

Na noite desta quarta-feira (29/11), por volta das 22h, Policiais Militares integrantes do PETO da 61ª CIPM/Ubaitaba deram voz de prisão à adolescente de 17 anos, de iniciais M.L.V.J por ter sido flagrada com um celular roubado nas imediações da Avenida Beira Rio, centro de Ubaitaba. Segundo o PETO, o outro autor que acompanhava a menor empreendeu fuga em direção ao Rio de Contas e conseguiu fugir. A adolescente confessou ter roubado o celular em companhia de um maior, de um grupo pessoas que transitavam nas imediações do terminal rodoviário de Ubaitaba. Esclareceu a adolescente que o maior que a acompanhava estava portando uma arma de fogo tipo revólver e anunciou o assalto. O delegado titular de Ubaitaba, Drº Adelino Loyola, apreendeu em flagrante a adolescente por roubo qualificado. A adolescente foi encaminhada a familiares da cidade de Ubatã. O Conselho Tutelar de Ubaitaba foi acionado para acompanhamento da menor, porém não compareceu à Delegacia. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ubaitaba completa seis meses sem registro de homicídios

Major Marinho e Drº Adelino Loyola comemoram parceria I Foto: U. Urgente

As polícias civil e militar do município de Ubaitaba comemoram a marca de 6 meses sem nenhum homicídio ou qualquer outro CVLI (crime violento letal intencional). O último homicídio em Ubaitaba ocorreu no mês de maio. Num comparativo ao ano de 2016 constata-se que no mesmo período já havia ocorrido 16 homicídios, isto é, 10 homicídios a mais que nesse ano de 2017 que apresenta o quantitativo de 6 homicídios até então. Assim o município de Ubaitaba segundo dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia vem apresentando uma significativa diminuição de 60% em crimes violentos letais intencionais (CVLI), o que traduz uma importante conquista para o município ubaitabense, o qual também vem apresentando uma redução da criminalidade em relação a assaltos a estabelecimentos comerciais, roubos em geral e furtos, como também de demais crimes. O delegado titular de Ubaitaba, Adelino Loyola, declarou em entrevista ao site Ubaitaba Urgente que os 6 homicídios ocorridos esse ano já foram elucidados e tiveram seus respectivos inquéritos encaminhados á justiça tendo também na oportunidade declarado: “Credito a diminuição da criminalidade em Ubaitaba ao trabalho em conjunto que vem sendo desenvolvido ao longo desse ano de 2017 pelas polícias civil e militar, o que repercutiu de maneira significativa na redução dos índices, somado à parceria salutar do Ministério Público e Poder Judiciário”. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Corpo encontrado em Piabanha já foi identificado; vítima morava em Gongogi

O corpo encontrado na manhã desta quarta-feira ( 29/11), na região de Piabanha, município de Maraú (relembre aqui), foi identificado a poucos instantes como sendo Élisson Oliveira Cardoso, 17, vulgo Bê. Segundo informações da Polícia Civil, o menor era envolvido com o mundo da criminalidade e morava na cidade de Gongogi. A PC de Maraú vai investigar o crime.(Redação: Jackson Cristiano / Ubaitaba Urgente)

Corpo crivado de balas é encontrado na região de Piabanha; vítima foi morta com tiro de 12 no rosto

O jovem pode ter sido executado no local.

O corpo de um homem de identidade ignorada até o momento, foi encontro na manhã desta quarta-feira  (29/11), nas proximidades do distrito de Piabanha, município de Maraú. Moradores disseram ao UBAITABA URGENTE que a vítima nunca foi vista na localidade e que tudo leva a crer que o local foi utilizado apenas como ponto de desova. O corpo está com várias perfurações de arma de fogo de grosso calibre. O rosto do desconhecido está completamente desfigurado. Até as 8h da manhã desta quarta-feira feira, o corpo permanecia no local aguardando remoção para o DPT. (Redação: Jackson Cristiano/ Ubaitaba Urgente)

Prefeitura de Maraú acelera construção da nova escola de Ibiaçú

Segue acelerada a construção de mais um prédio escolar no distrito de Ibiaçú, zona rural de Maraú. A escola vai atender exclusivamente alunos da educação infantil, do pré à alfabetização, segundo explicou a prefeita Gracinha Viana. A Prefeitura de Maraú investe mais de R$ 400 mil, com recursos próprios. Atualmente a escola do distrito funciona em um prédio alugado. De acordo com a prefeita Gracinha Viana, a intenção é sair do aluguel com a construção da nova escola, no prédio adquirido pela prefeitura no distrito, dando maior infraestrutura e melhorando a qualidade da educação para os alunos da zona rural. A escola contará com 6 salas de aulas, diretoria, sala de professor, cantina e sanitários. A obra faz parte do pacote de ações que estão sendo feitas em Ibiaçú, com recursos próprios como na reforma da praça, ampliação da Unidade Básica de saúde e da construção da subprefeitura. Segundo o Secretário de Educação, Antônio Carlos a escola infantil vai atender mais de 130 alunos no turno da manhã e cerca de 130 no período vespertino. (Ascom / Marau)

PM prende casal acusado de tráfico de drogas em Ipiaú

Fotos: Divulgação/55ª CIPM

Um casal foi preso pela Polícia Militar, na noite de segunda-feira (27), acusado de tráfico de drogas. Após receber a denúncia de uma motocicleta sem placa circulando no bairro Aparecida, a PM abordou Edson de Oliveira Lima, de 18 anos, apelidado de Netinho. Durante a abordagem o suspeito teria confessado aos policiais que possuía um revólver calibre.32 que estava escondido numa residência na Rua Nova Conquista, centro de Ipiaú. No imóvel, onde reside uma mulher de prenome Marisa, foram encontrados uma balança de precisão, uma pedra de crack pesando aproximadamente 50 gramas, uma bucha de maconha de 17 gramas, além de material químico utilizado para fazer render entorpecentes. A arma não foi encontrada. O casal e os materiais apreendidos, juntamente com a motocicleta, foram apresentados na delegacia de Ipiaú. Com informações do Giro Ipiaú

PM apreende dois revólveres dentro de veículo em Itagibá

Davi e Jailton I Foto: Reprodução/Giro em Ipiaúi

Dois revólveres foram apreendidos pela Polícia Militar no município de Itagibá, na tarde dessa terça-feira (28). As armas estavam dentro de um veículo modelo Uno, de cor vermelha, que saiu de Ipiaú. O carro era ocupado por três homens e uma mulher. A Guarnição da PM realizou a abordagem ao automóvel na BA-650, na entrada da cidade de Itagibá.  Além das armas foram encontrados dentro do veículo 18 cartuchos calibre .38, e uma pequena porção de maconha. Os suspeitos; Davi Menezes Macedo, Jailton Santos da Silva, Hamilton da Silva Santos e Naiane Jesus dos Santos, foram presos e apresentados pela guarnição no Complexo Policial de Itagibá. A apreensão das armas foi possível após denúncia anônima. Os revólveres foram encontrados com Davi e Jailton. Segundo o site Giro em Ipiaú, Davi já tinha sido preso no último sábado (26) em Ipiaú, com cerca de 50 gramas de maconha. Ele foi apresentado pela PM na delegacia, mas foi liberado na segunda-feira.

Foto: Reprodução/Giro em Ipiaúi

Dois assassinatos foram registrados pela Polícia Civil nas últimas horas em Aurelino Leal

Mizael foi morto em Laje do Banco I Foto: Ubaitaba Urgente

O primeiro homicídio aconteceu na manhã desta terça-feira (27/11), no distrito de Laje do Banco, e teve como vítima o jovem Mizael dos Santos Pitiá. O corpo de Mizael foi encontrado dentro de uma construção, localizada na Rua Eduardo Magalhães. Segundo o Departamento de Polícia Técnica, Mizael foi morto a tiros. A vítima foi atingida no tórax e braço direito. Segundo uma denúncia anônima, o crime foi praticado por um homem com quem a vítima teve um desentendimento na noite do último sábado (25/11), identificado apenas como Jorge.

Marcio foi encontrado morto no Esquenta Pandeiro I Foto: Ubaitaba Urgente

Já na manhã desta terça-feira (28/11), populares encontraram o corpo de Marcio de Jesus Santos, que morava no bairro ACM. Segundo a Polícia Civil, o corpo foi encontrado na Fazenda Assunção, próximo ao Bairro Esquenta Pandeiro, sede do município. O corpo de Marcio apresentava perfurações e cortes, provavelmente causados por arma branca. Ambos os crimes estão sendo investigados pelo delegado Drº Lane Andrade. Os corpos foram encaminhados para o DPT de Ilhéus. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Homem que estuprou e matou mulher no interior da Bahia é preso em Goiás

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Manoel Messias Lima dos Reis teve o mandado de prisão preventiva cumprido, na manhã desta terça-feira (28), durante uma  operação conjunta das Polícias Civis de São Desisério, na Bahia, e Jataí, em Goiás. Ele estava foragido há 10 meses e foi localizado na Fazenda Água Limpa, zona rural do município goiano. Segundo a Polícia Civil, o delegado Carlos Ferro, titular da Delegacia Territorial de São Desidério afirmou que Manoel Messias é acusado de estupra e matar Lusidalva Rosa Souza. O crime ocorreu no dia 26 de fevereiro deste ano, no interior da Fazenda Boa Esperança, no Povoado de Angico, zona rural de São Desidério. Na época, o suspeito chegou a ser preso por policiais militares, que o conduziu à Coorpin de Barreiras. Como não houve flagrante, o homem foi ouvido, confessou o crime, mas foi liberado com a promessa de que ficaria à disposição da polícia e Justiça. Quando o mandado de prisão preventiva foi deferido, no dia 3 de março, Manoel já não foi mais encontrado. Ferro contou que Manoel não resistiu à prisão, quando abordado pelos policiais baianos e goianos, que aguardaram desde as primeiras horas do dia de hoje pela sua aparição. O suspeito será conduzido à delegacia de São Desidério, onde ficará custodiado à disposição da Justiça.

Liu Andrade irá solicitar recuperações de casas de farinha no município de Aurelino Leal

Foto: Ascom/Aurelino Leal

Com o objetivo de planejar ações para ampliar as Casas de Farinha no município de Aurelino Leal, promovendo o desenvolvimento da produção da mandioca no município a prefeita Liu Andrade, na manhã desta terça-feira (29), realizou visitas em locais que existem o cultivo e manejo da mandioca. A prefeita esteve no assentamento Cascata  e no Outeiro Redondo com intuito de analisar a possibilidade de se fazer no espaço uma reforma e ampliação da sede, mais segura e equipada, onde os agricultores poderão realizar o processamento da raiz da mandioca e comercializar os produtos como: farinha, beiju, goma e tapioca. Este projeto irá fortalecer a agricultura familiar e beneficiará centenas de pequenos produtores municipais. A prefeita Liu Andrade estará viajando a Salvador na próxima quarta-feira onde cumprirá  sua agenda administrativa e uma das suas visitas será na CAR onde apresentará ao superintendente do órgão Srº. Jerônimo Rodrigues, a iniciativa que irá atender um anseio antigo da população, onde os agricultores rurais poderão produzir e vender seus produtos. A prefeita Liu Andrade explicou que o incentivo partiu do governador Rui Costa durante a sua segunda visita ao município, quando na oportunidade prometeu fomentar e desenvolver a agricultura familiar, gerando emprego e renda também na região rural do município. “Estaremos solicitando junto ao órgão do governo do estado que possa está dando apoio para manutenção, substituição dos equipamentos quebrados e ampliação das casas de farinha, e vai ser um sonho para nossas comunidades terem aqueles espaços totalmente recuperados”, completou ela.

Jacques Wagner lidera pesquisa de intenção de voto para senador na Bahia

Jacques Wagner (PT) I Foto: Reprodução

Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas sobre o cenário eleitoral para o cargo de senador na Bahia apontou que o ex-governador do Estado, Jacques Wagner, estaria à frente dos demais candidatos com 40,6% dos votos. A segunda colocada é Alice Portugal (26%), seguida por Antonio Imbassahy (19,3%), Zé Ronaldo (14,1%), João Leão (11,3%) e Márcio Marinho (8,4%). Neste cenário, a opção “Nenhum” teve 20,2% dos votos, e “Não Sabe” (4,6%). Em outro cenário, a pesquisa mostrou Jacques Wagner novamente como principal opção para 39,9% dos eleitores, seguido de Alice Portugal (26,5%), Jutahy Magalhães Jr (18,4%), Zé Ronaldo (14%), João Leão (12,1%) e Tia Eron (9,5%). Nesta situação, 19,1% dos participantes da pesquisa afirmaram não votar em nenhum destes candidatos, e outros 4,2% não sabem. O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 21 de novembro, em 72 municípios baianos e contou com a colaboração de 1.576 eleitores. Com informações do BN

Rui Costa afirma não acreditar em pesquisas e desdenha: ‘Não estou preocupado’

Rui Costa (PT) e ACM Neto (DEM) I Foto: Reprodução

O governador Rui Costa afirmou nesta segunda-feira (27), que não acredita em pesquisas. “Eu não estou preocupado com pesquisas, primeiro que eu não acredito nelas, nunca acreditei e não gosto de comentar, independente de como eu estiver nesta ou naquela pesquisa”, afirmou. De acordo com o último levantamento do Instituto Paraná Pesquisas sobre o cenário da corrida pelo Governo do Estado, considerando a candidatura do prefeito de Salvador, ACM Neto, ao cargo, Rui Costa estaria como segundo colocado. “Se eu acreditasse, não estaria como governador, eu estaria tão desanimado em 2014 que não teria sido eleito”, acrescentou. Questionado sobre as eleições de 2018 e sua candidatura a reeleição, Rui Costa desconversou e afirmou que não era o momento de falar sobre o assunto. “Não quero comentar processo de eleição, meu foco é trabalhar nesse momento, a eleição está muito distante”. Na oportunidade, sem citar nomes, o governador da Bahia criticou as estratégias dos oponentes. “Cada um utiliza o que sabe fazer, o que tem prática de fazer para tentar fazer disputa política, e o que eu sei fazer é trabalhar e cuidar de gente e isso que estou fazendo. Eu não quero comentar quem usa outros artifícios da política para ganhar política” garantiu.

Seminário em Itacaré discutiu importância do ordenamento da atividade turística

Foto: Divulgação

Discutir sobre a importância do ordenamento da atividade turística no município de Itacaré. Esse foi o objetivo do seminário realizado nesta segunda-feira, no auditório do Hotel Ecoporan, promovido pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia em parceria com a Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Turismo, O evento foi destinado a pessoas dos mais diversos segmentos voltados para o setor turístico. E como desdobramento do seminário, estão sendo realizados atendimentos ao público por técnicos da Coordenação Regional do Ministério do Turismo (Setur), referente ao cadastro dos prestadores de serviços turísticos no Cadastur. Nesta terça-feira, dia 28, o atendimento está sendo feito das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas e na quarta, dia 29, será das 9 às 12 horas, na sede da Secretaria de Turismo de Itacaré. O Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. O cadastro garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista. O Cadastur visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor. O programa é executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos 26 estados e no Distrito Federal. De acordo com as leis 11.771/08 e 8.623/93), o cadastro é obrigatório para as seguintes atividades: Agências de turismo, meios de hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café), guias de turismo, transportadoras turísticas, acampamentos turísticos, organizadoras de eventos e parques temáticos. Em caráter opcional, também poderão se cadastrar restaurantes, cafeterias, bares e similares, centros ou locais destinados a convenções, feiras, exposições e similares, parques temáticos aquáticos, empreendimentos de equipamentos de entretenimento e lazer, marinas e empreendimentos de apoio ao turismo náutico, empreendimentos de apoio à pesca desportiva, casas de espetáculos, shows e equipamentos de animação turística, prestadores de serviços de infraestrutura de apoio a eventos, locadoras de veículos para turistas e prestadores especializados em segmentos turísticos.

Davidson Magalhães garante assinatura de convênio para água tratada no distrito de Água Doce em Ibicuí

Foto: Divulgação

O prefeito Marcos Galvão assinou, nesta segunda-feira (27), um convênio entre o município de Ibicuí e o Governo do Estado para a construção de um sistema de abastecimento de água no distrito de Água Doce, no valor de R$ 4,2 milhões. A assinatura do contrato foi acompanhada pelo deputado federal Davidson Magalhães, responsável pela articulação com o governador Rui Costa. Em abril, Davidson marcou uma audiência com o governador para tratar do assunto. Na ocasião, o prefeito Marcos salientou a importância da construção do equipamento. “É um problema histórico do distrito de Água Doce. Temos um paliativo que são os poços artesianos, mas não resolve em definitivo”, disse. O deputado Davidson comemorou a assinatura do convênio. “Solicitamos esse sistema ao governador em abril, e temos insistido em sua importância e urgência. Nossa persistência deu resultado e fico feliz que Água Doce terá seu sistema de abastecimento em breve, o que com certeza vai melhorar a qualidade de vida dos moradores do distrito”, afirmou. “Essa é a maior e mais importante obra do município, que enfim vai sair do papel”, destacou o prefeito.

Bebeto participa de congresso de trabalhadores na África do Sul

Foto: Reprodução

Acontece, durante esta semana, em Durban, na África do Sul, mais uma edição do Congresso Global da Federação Internacional dos Trabalhadores da Construção e Madeira (ICM), do qual participa o deputado federal e presidente licenciado do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada da Bahia, Bebeto Galvão. O evento, que reúne representações sindicais de todo o mundo, discute os impactos da crise econômica, das mudanças nas leis trabalhistas, e busca apontar caminhos para alcançar a justiça social. De acordo com Bebeto, o setor da construção civil sempre, “em todos os cenários, segura a geração de empregos e é um dos responsáveis por dar o empurrão que precisa a economia para voltar a girar, sobretudo no Brasil, que vive uma crise econômica e política. Dada essa importância, nós, que representamos os trabalhadores, temos de estar atentos, discutindo os rumos e as lutas atuais e futuras do movimento”. Dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), apontam que o setor da construção puxa o PIB do país, mas, desde 2014 o PIB do setor está negativo. A Federação Internacional é formada por centenas de organizações pelo mundo, entre elas, o Sintepav e mais 43 entidades sindicais afiliadas no Brasil.