Ubaitaba Urgente

Veículo desgovernado cai na Baía do Pontal, em Ilhéus

Foto: Reprodução

Um acidente no cais da Avenida 2 de Julho, imediações da Praia do Cristo, em Ilhéus, chamou a atenção de quem passava pelo local. Um carro de passeio caiu na Baía do Pontal. Motorista teria perdido a direção do veículo. As vítimas foram resgatadas por banhistas. O acidente ocorreu na tarde deste domingo (19/11). Segundo o Pimenta blog, o VW Gol era dirigido por Paulo Smith. Ainda no veículo estavam outras três pessoas. Todas passagem bem. Segundo informações, o motorista tentava ultrapassagem, quando destampou com outro veículo em sentido oposto e em alta velocidade. Para evitar tragédia, desviou, perdendo a direção do Gol, caindo na Baía do Pontal.

Em nota, PDT diz que Itabuna não suporta mais Fernando Gomes

Antônio Mangabeira (PDT) I Foto: Reprodução

O Diretório do Partido Democrático Trabalhista – PDT, de Itabuna, o partido do médico e novamente prefeiturável Antônio Mangabeira (isso, caso a cidade passe por um novo pleito), emitiu nota em que afirma aguardar posicionamento do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, sobre o resultado da eleição ano passado, pois acredita na justiça brasileira e entende que políticos condenados no Tribunal de Contas União – TCU não podem concorrer a cargo de tamanha importância, em alusão ao que aconteceu em relação ao atual prefeito Fernando Gomes. O partido criticou, também, setores da justiça eleitoral baiana, que, segundo a nota, parecem ter optado por ignorar a Lei da Ficha Limpa e os critérios para inscrição de candidatos expressos na legislação eleitoral. A nota, assinada pelo próprio Antônio Mangabeira e demais membros, fala ainda sobre Itabuna não suportar mais sucessivos governos ruins e os prejuízos causados pela atual gestão em tão pouco tempo, como contratos milionários e fantasmas, ruas esburacadas e mal iluminadas, caos na saúde e na educação. Por fim, o PDT reitera que terá candidatos do município para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa e se solidariza com os servidores públicos, sobretudo os professores. Com informações do blog Ipolitica

Marcelo Nilo rompe de vez com Rui Costa

Foto: reprodução/Internet

A relação entre Marcelo Nilo e Rui Costa (PT) azedou de vez. Apesar de ter desmentido a nota do jornal Correio, que apontou para uma aproximação com o DEM, o ex-presidente da Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA) rompeu com o governador do estado e está procurando um novo caminho – que não necessariamente virá a ser o Democratas. A informação foi confirmada por fontes do blog Política ao Vivo. A ida de Marcelo Nilo para o campo de Neto, no entanto, tem um empecilho: o deputado é amigo pessoal do ex-governador Jaques Wagner (PT), que tem feito de tudo para mantê-lo na base do governo do estado. Mas tudo pode acontecer. E para quem gosta de pistas: Marcelo Nilo deixou de seguir na última semana Rui Costa no Instagram. Mas diante de tudo, isso é só o detalhe.

Ex-assessor diz que guardava dinheiro vivo em closet da mãe de Geddel

Foto: Reprodução/ Jornal Grande Bahia

O ex-assessor parlamentar do deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), Job Ribeiro Brandão, afirmou em depoimento à Polícia Federal e à Procuradoria-Geral da República (PGR) que dinheiro em espécie era guardado em malas e caixas no closet da mãe do parlamentar e do ex-ministro Geddel Vieira Lima. Segundo Job Brandão, a família “possuía muito dinheiro guardado no apartamento de Marluce Vieira Lima”, em Salvador. A pedido de Geddel e de Lúcio, Job realizava a contagem de dinheiro quando as notas chegavam no apartamento na capital baiana. O dinheiro, segundo ele, ficava guardada no closet do quarto da mãe dos irmãos Vieira Lima, em caixas e malas até o início de 2016. Ele contou que quando o pai de Lúcio e Geddel morreu, no entanto, o dinheiro foi levado para outro lugar. Com informações do blog Bahia.Ba

Trinta prefeitos terão que devolver R$ 11 milhões aos cofres públicos

Jabes Ribeiro (PP) I Foto: Reprodução

Um prefeito e 29 ex-prefeitos de cidades baianas terão que devolver R$ 11,1 milhões, com recursos próprios, as suas respectivas prefeituras devido a irregularidades cometidas no ano passado. Eles estão entre os 59 gestores que tiveram as contas referentes ao exercício de 2016 rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O maior devedor é o Jabes Ribeiro (PP), que deixou a prefeitura de Ilhéus no final do ano passado e terá que ressarcir os cofres municipais com R$ 2,1 milhões por não ter apresentado comprovantes de pagamentos, entre outras possíveis irregularidades identificadas pela Corte. O segundo é Edenivaldo Ferreira Mendes (PT), ex-prefeito de Pintadas, município com pouco mais de 10 mil habitantes. O petista foi obrigado a devolver R$ 1,9 milhão, a maior parte por não comprovar folhas de pagamento de servidores. Com informações da Coluna Satélite/Correio

Aposta para eleições, Luciano Huck teria sugerido que se decepcionou com Aécio

Foto: reprodução/TV Globo

Uma das apostas para as eleições presidenciais de 2018, o apresentador Luciano Huck já tem uma resposta para quem ligá-lo ao senador Aécio Neves (PSDB-MG). De acordo com o colunista Lauro Jardim, de O Globo, Huck seguirá a perspectiva da decepção. “Quem não tem pelo menos uns dez amigos com quem já se decepcionou ao longo de uma vida?”, deverá dizer o apresentador global. Por outro lado, Huck tem dito a interlocutores que ainda pensa sobre sua candidatura e não há perspectiva para uma decisão até o mês que vem. De acordo com a publicação, se tivesse que definir hoje, Huck diz que não concorreria.

Bolsonaro cogita chapa com Magno Malta na vice para Presidência, diz colunista

Foto: Reprodução

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) considera a possibilidade de compor chapa com o senador Magno Malta (PR-ES) na vice. A informação foi publicada pela coluna Radar Online, de Veja. Evangélico, Malta se envolveu em polêmica recentemente por levar ao plenário do Senado um homem acusado de pedofilia, algemado e com uniforme de detento. O homem, que aindanão foi julgado, não estrava com advogado e chorou no interrogatório. Por causa disso, o Senado considera encerrar a CPI dos Maus-tratos contra Crianças e Adolescentes, presidida por Magno. Considera-se que Malta está passando dos limites. Malta também havia imposto depoimento compulsório do artista Wagner Schwartz, que se apresentou nu no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Na última terça-feira (14), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), vetou a condução coercitiva.

Um dos mais votados em 2016, vereador de Cotegipe morre após sofrer infarto

O vereador de Cotegipe, Raniere Mota (PSD), morreu neste sábado (18), após sofrer um infarto. De acordo com o blog Mural do Oeste, o edil estava em uma pousada no povoado de Cantinho quando sofreu o ataque. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel Urgência (Samu) chegou a ir ao local, mas o vereador já estava morto. Raniere foi um dos candidatos mais votados na eleição passada. O sepultamento deve ocorrer neste domingo (19).

Britânico Hegarty morre aos 31 anos em decorrência de grave acidente no GP de Macau

O GP de Macau de moto terminou de maneira trágica. O britânico Daniel Hegarty sofreu um acidente neste sábado (18) e não resistiu às lesões. O piloto da Topgun Honda caiu na Fisherman na sexta volta da corrida, bateu nas barreiras de proteção e chegou até mesmo a perder o capacete. A prova foi imediatamente interrompida em bandeira vermelha e, por conta da gravidade do acidente, não foi mais reiniciada. Hegarty, de 31 anos, foi socorrido e levado ao hospital, mas a organização da prova anunciou em um comunicado que o britânico faleceu no caminho. “A família e o time foram contatados, e o Comitê vai garantir que toda assistência seja estendida a eles”, diz o comunicado. “O Comitê do GP de Macau estende suas mais profundas condolências à família e aos amigos de Daniel”. Natural de Nottingham, Hegarty participava do GP de Macau pela segunda vez, tendo sido 16º colocado na edição do ano passado. O britânico também competia de forma regular no TT da Ilha de Man, participando nas categorias Supersport e Superbike desde 2011. Hegarty é o primeiro piloto a perder a vida em Macau desde o acidente fatal do português Luis Carreira, na classificação da prova de 2012. Com o encerramento da corrida, a vitória da ficou com Gleen Irwin, com o resultado da prova validado na quinta volta.

Renan Calheiros é condenado a perder mandato e direitos políticos

A Justiça do Distrito Federal condenou o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) a perda mandato e suspensão de direitos políticos por oito anos por improbidade administrativa. A sentença é o juiz Waldemar Carvalho, da 14ª Vara Federal. O parlamentar pode recorrer sem deixar o cargo. De acordo com informações do G1, o senador foi condenado por enriquecimento ilícito e vantagem patrimonial indevida. O processo é relacionado ao caso do pagamento de pensão a um filho que o parlamentar teve fora do casamento com a jornalista Mônica Veloso. Ela acusa o peemedebista de pagar a pensão da criança com dinheiro de um lobista da empreiteira Mendes Júnior. Por meio de nota, Calheiros disse não conhecer a decisão, que está sob sigilo judicial. Ele afirmou que vai recorrer com serenidade caso a sentença seja confirmada. A defesa do senador poderá apelar ao próprio juiz da 14ª Vara Federal do DF ou ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região. Com informações do Noticias ao Minuto

Ex-prefeito de Ubaitaba é submetido a exame de cateterismo em Salvador

Foto: Ubaitaba Urgente

O ex-prefeito de Ubaitaba, Bêda (PMDB), foi submetido a um exame de cateterismo na manhã desta sexta-feira (17/11), no Hospital da Bahia, em Salvador. Segundo a assessoria do ex-prefeito, tudo transcorreu bem, e Bêda já está em seu apartamento descansando. O cateterismo cardíaco é um procedimento que pode ser utilizado para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas.  (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Rui Costa encontra protesto de estudantes pedindo estágio em Teixeira de Freitas

Foto: Reprodução/BNews

Na tarde desta sexta-feira (17), o governador Rui Costa participou do ato de implantação da Escola Cultural de Teixeira de Freitas no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Extremo Sul. Durante seu discurso, um grupo de estudantes, todos eles usando jalecos e mordaças na cor preta, levantou cartazes protestando por vagas de estágios. Os estudantes, em sua maioria do curso de técnico em enfermagem, entregaram um documento com os pleitos ao chefe do Executivo estadual. De acordo com o governador, o ofício foi entregue ao secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro. “Tínhamos essa tendência de os estudantes estagiarem nos hospitais regionais. Pelo visto, aqui ainda não resolvemos. Pagamos uma gratificação para as enfermeiras se tornarem preceptoras. Acredito que resolvemos isso em todos os lugares, mas me parece que aqui não”, ponderou. “Quero propor aqui. Inauguramos hoje cedo uma policlínica com várias especialidades. Prefeito Temóteo Brito, como presidente do consórcio de saúde, peço que se reúna com os prefeitos para conceder às enfermeiras uma gratificação. Assim, elas poderão auxiliar os estudantes com estágios”, disse Rui.  O governador também estendeu sua sugestão para a maternidade municipal, que deverão abrir portas para os estudantes.

“Geddel” é capa da Revista Época desta semana

O ex-ministro e preso da Lava Jato Geddel Vieira Lima é capa da Revista Época desta semana. Na matéria, o periódico traz casos envolvendo o peemedebista principalmente a partir das declarações do assessor parlamentar Job Ribeiro Brandão. A revista ressalta que ao resolver contar o que sabe, Job envolve o deputado Lúcio Vieira Lima com recursos ilícitos e diz que o dinheiro do bunker ficava guardado em closet da mãe.  A Época teve acesso a um depoimento de Job e, conforme a revista, constitui um grave relato de interferência nas investigações, capaz de agravar a situação de Geddel.

Guitarrista do AC/DC, Malcolm Young morre aos 64 anos

Foto: Reprodução

Malcolm Young, guitarrista do AC/DC, morreu aos 64 anos. O comunicado foi feito na manhã deste sábado (18), através das redes sociais do grupo. “É com profunda tristeza que informamos sobre a morte de Malcolm Young, amado marido, pai, avô e irmão. Malcolm sofria de Dementia há vários anos e morreu pacificamente com a família ao lado da cama”, diz parte da nota. Em outra postagem o grupo classifica o músico como “força motriz por trás da banda”. No comunicado, o grupo destaca ainda a qualidade e o perfeccionismo de Malcolm como guitarrista, compositor e visionário. “Ele deixa um enorme legado que viverá para sempre”, acrescenta. Na nota oficial, o AC/DC orienta também que aqueles que desejem enviar mensagens à família devem visitar o site Sydney Morning Herald Malcolm Young Memorial, que estará disponível na próxima semana. No ano de 2014, quando o AC/DC se preparava para lançar um novo trabalho, Malcolm deixou a banda, por problemas de saúde, incluindo a demência. Em 2015, foi lançada uma nova biografia do grupo, incluindo informações sobre a saúde de Malcolm. Com informações do BN

Ex-vocalista da banda Dominó, Ricardo Bueno morre aos 40 anos em São Paulo

Foto: Reprodução/Uol

O cantor e ex-vocalista da segunda formação da banda Dominó, Ricardo Phalamesca – conhecido como Ricardo Bueno –, morreu aos 40 anos, nesta quinta-feira (16), em São Paulo. De acordo com informações do G1, o artista foi internado no Hospital Municipal Ermelino Matarazzo, no dia 7 de novembro, para tratar um problema odontológico, e, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ele morreu em consequência de septicemia [infecção generalizada] causada por um abcesso odontogênico. O corpo de Ricardo Bueno foi sepultado no Cemitério Vila Formosa, nesta sexta-feira (17). Sucesso nos anos 1990, com o Dominó, desde 2000, ele formava uma dupla sertaneja com amigo de infância, Wander Ávila.

Operação cadeia Velha: Justiça determina bloqueio de bens de Picciani, Melo e Albertassi

Foto: Agência Brasil

Foi determinado nesta sexta-feira (17) pelo desembargador federal Abel Gomes, o bloqueio de contas e o arresto de bens de 13 pessoas e 33 empresas investigadas no âmbito da Operação Cadeia Velha. Os bens dos deputados do PMDB, alvos da investigação, Jorge Picciani (R$ 154.460.000,00), Paulo Melo (R$ 108.610.000,00) e Edson Albertassi (R$ 7.680,000,00) somam R$ 270 milhões. A decisão foi tomada em medida cautelar penal apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF). Os três deputados do PMDB se entregaram na sede da Polícia Federal, na noite de quinta-feira (16), após o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) decidir que eles deveriam ser presos preventivamente. Nesta sexta (17), os deputados estaduais do Rio de Janeiro revogaram as prisões dos deputados, durante sessão extraordinária realizada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Ao todo, 39 deputados votaram contra a prisão dos parlamentares, enquanto 18 se manifestaram a favor da prisão dos colegas. Nesta tarde, os parlamentares foram soltos. A ordem de bloqueio inclui ativos financeiros e bens móveis e imóveis, entre eles veículos, embarcações e aeronaves. Também foi determina pelo desembargador a prorrogação da prisão temporária, por mais cinco dias, de quatro investigados na Operação Cadeia Velha: Felipe Carneiro Monteiro Picciani, Ana Claudia Jaccoub, Marcia Rocha Schalcher de Almeida e Fabio Cardoso do Nascimento. Com informações do Metro 1

Funcionários de hospital em Ilhéus temem fechamento de unidade e fazem protesto

Os funcionários e alguns pacientes do Hospital Geral Luís Viana Filho, em Ilhéus, no sul da Bahia, fizeram um protesto que durou duas horas, nesta sexta-feira (17). Eles alegam que a unidade de saúde será fechada e que nem a direção do hospital, nem o governo do estado, informaram para onde os terceirizados serão encaminhados. A manifestação começou às 10h e terminou por volta das 12h. O ato contou com servidores públicos e terceirizados. Na ocasião, o grupo usou microfones para falar à população da situação do hospital. Os manifestantes alegam que, após o dia 15 de dezembro, quando será inaugurado o Hospital da Costa do Cacau, na região, e também de responsabilidade do estado, o Hospital Geral Luís Viana Filho será municipalizado. Contudo, com a mudança da administração, a unidade de saúde ficará fechada para reforma por cerca de um ano. Por meio de nota, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que em função da inauguração Hospital Regional Costa do Cacau será necessária a mudança do perfil do Hospital Geral Luís Viana Filho. A unidade de saúde será integranda à Rede Cegonha e vai oferecer atendimento de atenção ao parto, nascimento e pediatria. Além disso, foi pactuado com o município de Ilhéus, que o mesmo fará a gestão da unidade por meio de um termo de cessão de uso a ser firmado entre o Estado e o Município, mas não informou quando vai entregar a unidade para a gestão municipal. A secretária de saúde de Ilhéus, Elisângela Oliveira, disse ao G1 que o Hospital Regional Luís Viana Filho será municipalizado, mas não tem informações sobre datas. Disse, ainda, que a situação dos funcionários deve ser resolvida pelo estado, que é a atual administradora da unidade de saúde. Um dos funcionários que participou do protesto, mas que preferiu não se identificar, disse que os funcionários não são contra a municipalização, mas alegou que ninguém que trabalha no hospital foi informado do que será feito com os trabalhadores.

‘Foi chamada para morrer pelo Whatsapp’, diz delegado sobre assassinato de adolescente na BA

A adolescente de 16 anos morta a tiros em Vitória da conquista, região sudoeste da Bahia, foi vítima de uma emboscada por conta de envolvimento com o tráfico de drogas, segundo informou a Polícia Civil nesta sexta-feira (17). Conforme disse o delegado do caso, Hudson Santana, Letícia Rocha Santos estava estava indo entregar trouxas de maconha a uma pessoa ainda não identificada, quando foi morta. A adolescente já havia sido conduzida à delegacia, neste mês de novembro, por roubo. “Não temos mais dúvidas que a morte dela tem relação com o tráfico de drogas. Ela foi chamada para morrer pelo Whatsapp. Mandaram uma mensagem pedindo a droga, mas o interesse era colocar ela em uma emboscada. Quando fomos ao local e fizemos o levantamento cadavérico, vimos as trouxinhas de maconha na mão dela”, disse o delegado. Hudson Santana disse ainda que, inicialmente, a polícia informou que dois homens em uma moto haviam disparado contra a vítima, mas que na verdade foram quatro homens em duas motos que participaram do crime. O delegado detalhou ainda que a adolescente foi apreendida na terça-feira (14) pois, junto com o namorado, assaltou uma pessoa no bairro Brasil. O rapaz estava com uma arma. Na ocasião, ele foi guardar o revólver na cintura e deu um tiro no pé. Ele também foi levado para a delegacia e está preso. Letícia é natural de São Paulo e morava na Bahia com o namorado. O corpo dela foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista e liberado às 9h desta sexta-feira. Não há detalhes sobre sepultamento. Com informações do G1

Projeto de Carletto para disputar majoritária pode reunir 11 deputados estaduais e seis federais

O deputado federal Ronaldo Carletto, atualmente no PP do vice-governador João Leão, articula a montagem de um grupo para se fortalecer e pleitear uma vaga em chapa majoritária no ano que vem. De acordo com o deputado estadual Robinho (PP), um dos seguidores de Carletto, o grupo político deve caminhar com Rui Costa, mas se não houver espaço na majoritária, conversas serão estabelecidas com o prefeito ACM Neto. Em conversa com o BNews nesta sexta-feira (17) na cidade de Teixeira de Freitas, onde Rui Costa inaugurou uma policlínica regional de saúde, Robinho explicou que o projeto prevê a junção de aproximadamente 11 deputados estaduais e seis federais. A matemática inclui a migração de vários parlamentares para o PR, partido para onde deve ir Carletto, e o Pros, legenda que o parlamentar federal tem inflado na Bahia. “Ronaldo Carletto tem um projeto político na vida dele de ser candidato ao Senado. Eu faço parte desse projeto e se vai dar certo, só o tempo pra dizer. Se esse projeto puder ser construído dentro do PP, não vejo problema nenhum. Mas se tiver essa viabilidade, vamos construir esse projeto em outro partido. Temos aí o PR abrindo espaço para o projeto que deve ter seis deputados federais e até 11 estaduais” explicou o ainda pepista. De acordo com informações obtidas pela reportagem, a articulação política em torno da candidatura de Carletto tem conversas estabelecidas com os seguintes deputados estaduais: Luiz Augusto (PP), Aderbal Caldas (PP), Luciano Simões Filho (PMDB), David Rios (PMDB), Sidelvan Nóbrega (PRB) e Nelson Leal (PSL). O Pros, por sua vez, deve abrigar quatro deputados até o pleito de 2018. Além de Manassés, Alan Castro e Jurandy Oliveira, quem está praticamente certo para migrar para a sigla é o deputado Reinaldo Braga.

Presidente da Câmara de João Dourado e secretário são sequestrados

Foto: Reprodução/ Conexão Gentio do Ouro

O presidente da Câmara Municipal de João Dourado, Marcos Paraná e o secretário de Transporte, Marcos Oliveira teriam sido sequestrados na tarde desta sexta-feira (17). De acordo com a Polícia Civil, a família ainda não abriu uma queixa ou realizou Boletim de Ocorrência. Marcos teria se machucado durante um acidente de trânsito há cerca de dois meses e a polícia está tentando buscar o registro para entrar em contato com a família do presidente da Câmara. O site Líder Notícias informou que foram suspeitos em um veículo preto que tomaram de assalto a SW em que se encontravam os gestores e a vereadora Maria Fernandes, que foi liberada e poupada. Os sequestradores teriam, ainda, fugido em direção a cidade de Irecê via BA-052.