Parte do teto de uma loja desabou na manhã desta terça-feira (14/11), no final da Avenida Cinquentenário, próximo ao Shopping 10, no centro de Itabuna. Segundo informações do blog Verdinho, 05 pessoas ficaram feridas, mas sem gravidade. O corpo de Bombeiros foi acionado. Devido ao incidente, o trânsito na localidade ficou congestionado. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Prefeitura de Itacaré e Estado assinam convênio para equipamentos da UPA
O governador Rui Costa e o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, assinaram na tarde desta segunda-feira, no auditório da Seinfra, em Salvador, um convênio que garante a liberação, através da Secretaria de Saúde, de diversos equipamentos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Marambaia. Com os equipamentos que serão implantados na UPA será possível acelerar o início do funcionamento da unidade para melhorar ainda mais a saúde em Itacaré e garantir serviços, exames e procedimentos que antes eram feitos em outros municípios. O prefeito Antônio de Anízio destacou a importância da parceria para adquirir os equipamentos, já que a Prefeitura não teria condições de arcar sozinha com todos os aparelhos que serão colocadas na unidade de saúde. Na UPA da Marambaia a Prefeitura de Itacaré investiu nos últimos dias na recuperação do acesso e na implantação do esgotamento sanitário.
Já estão sendo providenciados também as ligações elétricas e hidráulica no prédio, para que possa garantir o funcionamento e com excelência. O prefeito Antônio de Anízio assegurou que a Prefeitura vem buscando resolver todos os problemas e pendências na UPA para que ele comece a funcionar o mais rápido possível. Dentre os equipamentos liberados pelo Governo do Estado estão um ventilador pulmonar microprocessado, aparelho eletrocardiográfico, serra para gesso, aparelho otoscópio, dois aparelhos desfibriladores, duas balanças antropométricas, balança digital, além de berços hospitalares, cadeiras de rodas, mesas hospitalares, banquetas giratórias, armários, arquivos e outros materiais. A Prefeitura de Itacaré estará implantando no local também um aparelho de Raio X e estará adquirindo novos equipamentos para garantir o funcionamento pleno da UPA da Vila Marambaia.
Davidson comemora assinatura de convênios para reforma de estádios e ginásio no sul da Bahia
O deputado federal Davidson Magalhães comemorou mais uma vitória de sua luta para melhoria e desenvolvimento do sul da Bahia. Na tarde desta segunda-feira, dia 13, em Salvador, o governador Rui Costa assinou a primeira rodada de convênios com prefeitos e prefeitas para beneficiar 63 municípios de todo o estado, nas áreas de infraestrutura, agricultura familiar e saúde. Parte das conquistas realizadas no ato do poder executivo baiano, aconteceu devido a articulação de Davidson, em parceria com prefeituras sul baianas, junto à Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), para as reformas dos estádios de Camacã (no distrito de São João do Panelinha); de Camamu; de Barro Preto; de Ibicuí, que também será beneficiado com construção de uma quadra em Água Doce. Também a reestruturação do ginásio de Ubaitaba, município que também receberá um campo de futebol. Celebraram os convênios com o governador Rui Costa, os prefeitos Oziel da Ambulância (Camacã) e Marcos Galvão (Ibicuí); e as prefeitas Ana Paula (Barro Preto), Ioná Queiroz (Camamu) e Suka Carneiro (Ubaitaba). No próximo dia 27, outros municípios serão contemplados com as assinaturas de novos contratos.
Prefeita Liu Andrade assina convênio junto ao Governo do Estado para construção de Mercado Municipal
A prefeita Liu Andrade (PP), esteve participando na tarde desta segunda-feira (13/11), em Salvador, da assinatura de convênios que garantem investimento para a agricultura familiar do município de Aurelino Leal. A assinatura ocorreu durante encontro com prefeitos no auditório da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Durante o evento o governador Rui Costa (PT), assinou um convênio com o município de Aurelino Leal para a construção do mercado municipal (feira-livre). Com um investimento de mais de 600 mil reais o mercado municipal será construídas no antigo galpão da CEPLAC, as obras serão realizadas por meio de convênios e licitações celebradas pelas secretarias estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Desenvolvimento Rural (SDR) e por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (CONDER).
Mulher é presa com 1kg de maconha e autuada pelo delegado de Ubaitaba

Na noite desta segunda-feira (13/11), por volta das 19h 30min, o PETO da 61ª CIPM/Ubaitaba, conduziu para a Delegacia de Ubaitaba, Josiane Caroline Santos Brandão, ‘Carol’, a qual fora interceptada em via pública, nas imediações do estádio municipal de Ubaitaba, de posse de uma sacola plástica contendo 1 tablete de maconha prensada fracionado em três porções, pesando aproximadamente 1 kg, e uma certa quantia em dinheiro.

Carol alegou ter ido apanhar a droga na cidade de Jequié e tinha acabado de chegar no terminal rodoviário de Ubaitaba. O delegado titular de Ubaitaba, Drº Adelino Loyola, autuou Carol em flagrante por tráfico de drogas e a encaminhou à DT de Ubatã onde segue custodiada. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Bandido tomba em confronto com a PM na Ponta da Tulha em Ilhéus
Uma guarnição do Peto 70 foi recebida a tiros na noite desta segunda-feira (13/11), durante incursão na Ponta da Tulha, zona norte de Ilhéus. A PM revidou e atingiu um indivíduo conhecido como ‘Mansur’, que foi socorrido na viatura, para o centro cirúrgico do hospital Regional Luiz Viana Filho, porém não resistiu. Com o bandido, os policiais encontraram um revólver calibre.38 com três cartuchos intactos e três deflagrados. O caso foi registrado no plantão da 7ª Coorpin para adoção das medidas cabíveis. Com informações do radialista Fábio Roberto
Presidente da Liga diz que pagamento de atletas da seleção só depende da prefeitura de Ipiaú

A seleção de Ipiaú encerrou a sua brilhante participação no Campeonato Intermunicipal de Futebol há quase um mês, mas os atletas e comissão técnica ainda não receberam o salário referente ao último mês de trabalho. Um grupo de atletas informou que o atraso foi provocado pela não prestação de contas à prefeitura, principal apoiadora da liga na competição. Nossa reportagem manteve contato na tarde dessa segunda-feira (13), com o presidente da Liga Desportiva de Ipiaú (LDI), Marcelo Martins. Ao site Giro em Ipiaú, ele afirmou que as prestações de contas foram entregues na prefeitura no dia 30 de outubro e no dia seguinte foram aprovadas. De acordo com Marcelo, agora só depende do repasse da prefeitura para que os jogadores e comissão técnica recebam os seus salários. “O que os jogadores querem saber é quando é que vai ser (o pagamento), eu falei com eles que vamos aguardar o repasse da prefeitura. A prefeita, inclusive, já autorizou na sexta, então acredito que hoje (13) ou amanhã estará fazendo esse repasse, no mais tardar na quarta-feira isso estará sanado”, disse Marcelo. O repasse da prefeitura de Ipiaú à Liga Desportiva do município é de R$ 30 mil reais. Depois de três anos fora da competição, Ipiaú voltou a participar do campeonato e foi eliminada dentro de casa pelo time de Eunápolis nas oitavas de final.
Menino de 7 anos é baleado no olho por disparo acidental em Euclides da Cunha
Uma criança de 7 anos está internada em estado grave em Salvador, nesta segunda-feira (13), após ser baleada no olho por um disparo acidental, na última sexta-feira (10), na cidade de Euclides da Cunha. A polícia não soube informar em que unidade de saúde a vítima está. O menino estava dentro de casa quando foi atingido. Segundo a polícia, a vítima brincava com os irmãos, no momento do acidente. Eles estavam em posse de um revólver calibre 32, quando a arma disparou. Até esta segunda-feira, a polícia não havia encontrado a arma do acidente. A criança foi socorrida e levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e logo depois foi transferida para Salvador em estado grave. A polícia investiga o caso para descobrir a quem pertencia o revólver. Com informações do G1
Ioná Queiroz assina convênio com Rui para reforma do Estádio de Futebol de Camamu
Na tarde desta segunda-feira (13/11), o governador Rui Costa (PT) e a prefeita Ioná Queiroz (PT) celebraram Termo de Assinatura de Convênio entre a Prefeitura de Camamu e o Governo do Estado para Reforma do Estádio Municipal e Licitação Centro de Abastecimento do distrito de Travessão, construção do Píer de Camamu. A cidade recebeu a notícia com muita alegria já que o estádio de futebol está bastante degradado e o Centro de Abastecimento de Travessão, totalmente destruído. O evento aconteceu às 14h, no Auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB) . (Ascom/Camamu)
Rui autoriza a reforma do ginásio de esportes e campo de futebol de Ubaitaba
Na tarde desta segunda-feira (13/11), a prefeita Suka (PSB) e o governador Rui Costa (PT) assinaram Termo de Convênio para a realização de diversas obras no município de Ubaitaba. Foi autorizado pelo governo da Bahia, a Reforma do Ginásio de Esportes local, a mais de 20 anos paralisado e um dos maiores do interior da Bahia. A reforma é da ordem de 600 mil reais. Além disso, também foi autorizado a compra de equipamentos para a Unidade de Saúde do distrito de Piraúna, a construção de um campo alternativo que será instalado em um bairro da cidade. O evento aconteceu na sede da Seinfra – no Centro Administrativo da Bahia, as 14h. (Ascom/Ubaitaba)
Prefeitos afastados na Bahia não podem falar com investigados e devem usar tornozeleira
A juíza Rogéria Maria Castro, da 2ª Seção do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), aplicou diversas medidas cautelares aos prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, e de Santa Cruz de Cabrália, Agnelo Santos. Uma das medidas é o uso de tornozeleira eletrônica, como previsto no artigo 319 do Código de Processo Penal. Além disso, os prefeitos afastados deverão comparecer periodicamente em juízo, para informar e justificar suas atividades. Eles também estão proibidos de acessar ou frequentar determinados lugares para evitar riscos de novas infrações, de manter contato com determinadas pessoas relacionadas ao delito, além de ter suspenso o exercício da função pública ou de atividade de natureza econômica ou financeira quando houver “justo receio de sua utilização para a prática de infrações penais”. As medidas, segundo a magistrada, foram decretadas para substituir um pedido de prisão preventiva, pois a prisão só deve ser decretada em “situações extremas”, em observância ao respeito “à liberdade”. Segundo a decisão, “a forma com que os crimes foram cometidos, ‘movimentações financeiras e engenharia organizacional das empresas e as operações de lavagem de ativos’, demonstram, indubitavelmente, o poder de influência nas prefeituras dos municípios de Porto Seguro, Eunápolis e Santa Cruz de Cabrália”, todas cidades no sul da Bahia. O receio era de que os prefeitos, em liberdade, pudessem interferir na colheita de provas documental e oral. Com informações do BN
Colégio Luis Eduardo em Ipiaú sofre vandalismo e quadro do governador é pichado

Um colégio de Ipiaú, no sudoeste baiano, foi alvo de furto e vandalismo. A ação foi percebida nesta segunda-feira (13), quando os funcionários do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, chegaram no local para trabalhar. Segundo o Giro em Ipiaú, as salas da diretoria e da mecanografia foram arrombadas e pichadas com palavrões e nomes atribuídos a duas facções criminosas, sendo uma de Ipiaú e outra com atuação no estado. Até um quadro do governador, instalado na sala do diretor, também foi pichado com as ofensas “lixo” e “verme”. Um notebook e dois roteadores de internet foram furtados na ação. Ao site, o diretor do Colégio, Thompson Bacelar, acredita que o crime ocorreu entre a noite deste domingo e a madrugada desta segunda. O caso já foi registrado e segue investigado pela Delegacia local.
Ubaitaba terá Campus Avançado do IFBA já em 2018
A cidade de Ubaitaba recebeu com alegria a notícia de que já em 2018 o IFBA Campus Avançado Ubaitaba receberá recursos para sua ampliação da ordem de R$ 1 milhão e 400 mil podendo assim começar a construir sua sede própria às margens da BR 101. A notícia foi dada pelo Deputado Estadual Sandro Regis (DEM) que visitou Ubaitaba neste domingo, 12, e anunciou que o recurso para construção do 1º módulo do campus já estará disponível. No projeto completo, a unidade do IFBA dispõe de mais módulos (refeitório, auditório, ginásio de esportes, etc.), dependendo de mais recursos, mas esse primeiro pavilhão já contempla 10 salas de aula, banheiros e almoxarifado e poderá atender cerca de 400 alunos por turno.
A Prefeita Suka e o Diretor Geral do IFBA Ubaitaba Dr. Esaú estiveram recepcionando o Deputado Estadual e agradeceram o empenho na liberação do recurso, junto ao Ministro de Educação Mendonça Filho (DEM), já que esta ampliação do campus é uma antiga luta da gestão do IFBA para possibilitar a oferta de mais cursos e com maior infraestrutura para atender também as regiões circunvizinhas , e este projeto foi abraçado pela atual prefeita que não tem medido esforços na busca dessas melhorias. Esse campus além de ser um grande avanço para o município na área educacional, ainda representa um incremento na economia do município que ganhará com vinda de funcionários, alunos e com empregos para a construção dos prédios, além de Ubaitaba se consolidar como um polo regional de educação técnica e superior com uma instituição federal. (Ascom/Ubaitaba)
Chuva deixa Ubaitaba com vários pontos de alagamento; prefeitura está monitorando áreas atingidas
A chuva que caiu em Ubaitaba e na região durante a madrugada e toda a manhã desta segunda-feira (13/11), deixou o município com alguns pontos de alagamentos. Ruas e bairros da cidade ficaram alagados, como é o caso das ruas, Edno Magalhães, no bairro Conceição, rua (É) no bairro Maria Olímpia e debaixo da ponte, no Matadouro.
Ainda não existe nenhuma informação de desabamentos ou desabrigados na cidade. O Secretário Municipal de Obras, engenheiro Mario Lima, está fiscalizando as áreas atingidas. Em contato com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Elied Soares, ela informou ao UBAITABA URGENTE, que sua equipe está de plantão e sobreaviso, caso ocorra alguma necessidade. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Árvore cai na pista e interdita parte da BR-101 em Ubaitaba

Por muito pouco não ocorreu um acidente na BR-101 em Ubaitaba na manhã desta segunda-feira (13/11). Uma árvore caiu por conta das fortes chuvas e interditou um lado da pista. O local fica fica próximo a ‘polpa de frutas’. A PRF já foi informada para que a árvore fosse retirada o mais rápido possível. Policiais Militares da 61ª CIPM/Ubaitaba estiveram no local para orientar os motoristas até a chegada da PRF. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Comerciante de Ilhéus é uma das vítimas fatais do acidente com ônibus em MG
A ilheense Gleice dos Santos, moradora do bairro Pontal, em Ilhéus, foi uma das vítimas fatais do acidente ocorrido na manhã deste domingo (12) na BR-381, em Brumadinho, Minas Gerais (relembre aqui). De acordo com informações do Blog Verdinho, Gleice era proprietária de uma loja de roupas femininas na Rua 13 de Maio, no Pontal. Ela seguia na excursão que saiu de Itabuna com destino ao estado de São Paulo. O veículo transportava sacoleiros de Itabuna e região. O ônibus tombou por volta das 9h50 na divisa com Igarapé. As causas do acidente até o momento são desconhecidas. A outra vítima fatal é o conquistense Elquisson Jardim, conhecido como Pastor Elquisson, que era um dos motoristas do veículo. No momento do acidente fatal Elquisson estava descansando, já que o veículo contava com dois condutores que revezavam na direção do ônibus.
Número de mortos no terremoto do Irã sobe para 348
O número de mortos após o forte terremoto de 7,3 graus na escala Richter que assolou na noite deste domingo (12) a província de Kermanshah, no oeste do Irã, aumentou hoje para 348 e para mais de 2 mil feridos, segundo a televisão estatal do país. Informação da agência EFE. As autoridades iranianas mobilizaram todos os corpos de segurança para acelerar os trabalhos de resgate e de retirada de escombros nas cidades de Kermanshah, as mais danificadas pelo tremor.
Lúcio monitora possível delação de Eduardo Cunha
A coluna Radar, da revista Veja, publicou que o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB) procurou pessoas próximas de Eduardo Cunha para saber a que distância o ex-presidente da Câmara Federal está de um acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República. Lúcio não quer que seu irmão, Geddel Vieira Lima, fique pra trás.
Fernando Gomes de Itabuna vice de Rui Costa em 2018?
Na semana passada circulou em Itabuna um forte boato de que Fernando Gomes (sem partido), prefeito da cidade, seria o vice do governador Rui Costa (PT) na eleição do ano que vem. O argumento é que o gestor municipal, muito bem avaliado pela população, poderia transferir votos a Rui na região. Quem trabalha na Prefeitura de Itabuna e em cargos de confiança na cidade, no entanto, deu risada dos boatos: o PT não é querido por 70% dos eleitores de Gomes. Com informações do blog Política ao Vivo.





















