Ubaitaba Urgente

Caçambas de empresário de Barra Grande são flagradas pela polícia jogando lixo na BR-030 em Maraú

A prática de um crime ambiental em plena luz do dia, às margens da BR 030, na península de Maraú, chamou a atenção da policia Civil na semana passada. As caçambas pertencem a um empresário de Barra Grande que não teve o nome revelado. Os policiais estavam na área fazendo levantamento para apurar outro tipo de crime, quando flagraram três caçambas despejando grandes quantidades de lixo e entulhos na entrada do Lixão, na BR-030. Após abordagem policial, os motoristas foram obrigados a colocarem o lixo no local correto. Com informações do blog Barra Grande News

Prefeitura de Itacaré realizou mutirão contra a dengue na Vila Marambaia

O trabalho de combate à dengue continua em Itacaré com ações nos bairros e nas comunidades. E nesta sexta-feira a equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou mutirão na comunidade da Vila Marambaia. O objetivo foi orientar os moradores sobre os sintomas da dengue e as ações que devem ser realizadas pela própria comunidade para eliminar os potenciais criadouros do mosquito Aedes Aegypti. O trabalho conta com vistoria dos imóveis, orientação da população e a limpeza dos locais onde os mosquitos costumam procriar. A proposta é realizar esse trabalho semanalmente nos mais diversos bairros e também na zona rural. No dia 03 de novembro foi realizado o trabalho na região do Campo Seco. De acordo com a programação, no dia 17 o combate será feito no bairro Santo Antônio, o Bairro Novo, e no dia 24, encerrando a agenda do mês de novembro, a equipe estará desenvolvendo as ações no bairro da Passagem. O secretário municipal de Saúde, Ricardo Lins, explica que os mutirões são importantes não somente como forma de conscientização da comunidade, como também para atacar esses potenciais criadouros nesse período do ano com alta incidência de chuvas, onde historicamente há maior incidência de dengue. “Estamos intensificando os trabalhos e envolvendo a população para evitar a transmissão da doença”, afirmou. A comunidade também está sendo orientada para que não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo. Também é preciso que mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças. Chame a limpeza urbana quando necessário. Retire sempre a água acumulada da bandeja externa da geladeira e lave com água e sabão. Lave e troque a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana, dentre várias outras ações, além de limpar frequentemente as calhas e a laje das casas, coloque areia nos cacos de vidro no muro que possam acumular água.

Homem mata o próprio irmão a tiros em Vera Cruz

Um homem de 23 anos foi preso após matar o irmão de criação em Catu de Berlinque, na Ilha de Vera Cruz. Segundo o boletim de ocorrência da polícia, José Teodoro dos Santos baleou Renato da Hora dos Santos na cabeça, por volta das 14h30 deste domingo (12). Após o comunicado do crime, uma guarnição da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar esteve no local e efetuou a prisão. A vítima chegou a ser socorrida para o Hospital Geral de Itaparica (HGI), mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O criminoso foi conduzindo à  19ª Delegacia Territorial, onde foi apresentado à delegada Alda de Deus. A arma do crime não foi encontrada. Não há informações sobre a motivação do assassinato. Com informações do BNews

Veja os gols de Bahia 2 X 2 Atlético (MG)

Um jogo movimentado, aberto e cheio de emoção. Foi assim que Bahia e Atlético-MG empataram em 2 a 2 na noite deste domingo (12), na Arena Fonte Nova, pela 34ª rodada do Brasileirão. O time mineiro saiu na frente com Robinho e o Esquadrão chegou a virar a partida com dois gols de Edigar Junio, mas o mesmo Robinho decretou a igualdade em Salvador. Com informações do BN

Prefeitura de Itacaré realizará projetos de pavimentação e urbanização em Taboquinhas

A Prefeitura de Itacaré estará realizando uma série de projetos de pavimentação, requalificação e urbanização no distrito de Taboquinhas. Dentre as ações que serão realizadas no local estão a pavimentação do bairro da Portelinha, beneficiando dezenas de famílias carentes, requalificação e urbanização da rua João Coutinho, antiga Rua do Jenipapo, além do projeto de urbanização da orla da Beira Rio, com a construção de espaços de eventos e implantação de um parque esportivo para as mais diversas modalidades. Na última quinta-feira (9/11), equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano foram até o distrito de Taboquinhas para realizar o levantamento topográfico, medições e as anotações para a elaboração dos projetos. No bairro da Portelinha a pavimentação vai garantir um melhor acesso aos moradores e mais qualidade de vida, além de deixar o local muito mais bonito. Já a rua João Coutinho será requalificada, ganhará novos passeios, jardins e funcionará como espaço de lazer e ponto de encontro. A Beira Rio vai ganhar um projeto de reurbanização total, com espaços para eventos e a prática das mais diversas modalidades esportivas, deixando muito mais bonito um dos principais cartões postais do distrito de Taboquinhas. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio (PT), explica todas essas ações fazem parte de um amplo projeto de melhorar cada vez mais o distrito de Taboquinhas, que possui um grande potencial turístico, mas precisa de investimentos e de ser preparada para receber melhor esses visitantes. Além da pavimentação de ruas nos bairros, ele destaca a implantação dos espaços esportivos e de lazer, garantindo mais entretenimento para os moradores e turistas, além de valorizar os desportistas locais e despertar novos talentos em diversas modalidades, para que dali possam surgir cada vez mais campeões.

Prefeitura de Ubaitaba realiza festa em homenagem ao Dia do Professor

A Prefeitura de Ubaitaba, através da Secretaria de Educação, realizou na noite da última sexta-feira  (10/11) na quadra do Colégio CEU, um evento para todos os professores da rede municipal de ensino, coordenadoras, diretoras e funcionários das escolas, toda a equipe da secretaria de educação. A festa foi em homenagem ao Dia dos Professores, comemorado no dia 15 de outubro, com o intuito de reconhecer o trabalho da equipe de educadores do município.

Durante a programação foi oferecido um delicioso coquetel, além de distribuição de brindes e um show ao vivo. A Prefeita Suka Carneiro (PSB) com a Secretária de Educação, Roberta Carneiro e demais secretários municipais também prestigiaram o evento. (Ascom/Ubaitaba)

Piloto de motocross morre durante treino na cidade de Gandu/BA

O jovem Danilo Luiz  morreu na tarde deste sábado (11) após sofrer um acidente enquanto treinava em uma pista de Motocross no Ecos Clube na cidade de Gandu. De acordo com o blog Bahia em Dia, o jovem ganduense treinava na companhia de alguns amigos, que testemunharam o acidente ocorrido por volta das 11h. Segundo informou o blog, durante o treino Danilo se desequilibrou e caiu. No choque, além de fatura, o jovem sofreu várias escoriações pelo corpo, principalmente na cabeça. Em seguida, a equipe do SAMU foi acionada e socorreu a vítima que não resistiu aos ferimentos e morreu antes mesmo de chegar no Hospital de Base de Itabuna. O corpo do motociclista foi velado na Câmara Municipal de Gandu e sepultado às 11h desse domingo no cemitério local.

Prefeito de São Gonçalo dos Campos anuncia demissão em massa de contratados por falta de dinheiro

A situação fiscal de municípios brasileiros vem prejudicando servidores e contratados. Segundo estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), 85,9% dos municípios apresentaram situação fiscal difícil ou crítica em 2016, não sendo diferente em 2017. A situação fez o prefeito de São Gonçalo dos Campos, Carlos Germano (PP) anunciar uma demissão em massa aos contratados por cargos comissionados.  “A gente pagou os efetivos e estamos vendo para pagar os contratados. Vamos ter que tirar vocês tudo que são contratados agora e lá para fevereiro a gente contrata de novo senão não teremos dinheiro para pagar décimo [terceiro], nada.  A gente vai arrumar a casa, entrar em acordo com vocês e para o ano a gente chama”, disse o prefeito em áudio vazado. Ainda sobre a situação financeira dos municípios brasileiros, de acordo com o levantamento, 2.613 prefeituras estavam em situação fiscal difícil no ano passado, o que equivale a 57,5% dos 4.544 municípios analisados. Esse é o maior percentual desde o início da série histórica, em 2006. Com informações do Galáticos Online

Homem foi morto a tiros no bairro Waldeck Ornelas em Uruçuca

Um homem de prenome Carlos, de idade ignorada, foi assassinado por volta das 20h deste sábado (11/11), no Bairro Waldeck Ornelas, em Uruçuca. No local do crime imperou a lei do silêncio. No ano passado, o irmão da vítima, conhecido como ‘Peloco’, também foi morto com disparos de arma de fogo. Uma equipe do departamento de polícia técnica de Ilhéus foi até o local para o levantamento cadavérico e removeu o corpo para o DPT de Ilhéus. Ainda é desconhecida a motivação e autoria do crime. Com informações do radialista Fabio Roberto.

Popó se aposenta aos 42 anos com vitória sobre mexicano

Um dos maiores boxeadores da história do país, Acelino Popó Freitas se despediu, na madrugada desde domingo, do esporte com vitória. Aos 42 anos, ele derrotou, por pontos, o mexicano Gabriel “El Rey” Martinez. Em um combate realizado em Belém, do Pará, o baiano saiu vitorioso por decisão unânime. Nos oito combates, as pontuações dos três juízes foram 75×74, 76×73 e 75×74.- Quarenta e dois anos não é mais trinta e dois, foi bom parar assim. Se a gente para com nocaute seria golpe de sorte, ficaria com um gosto de quero mais, mas quis trazer um adversário bom, a vitória foi valorizada. Obrigado a todos. Se a gente não fizer as loucuras, nunca vamos saber quem verdadeiramente somos – disse Popó. Com informações do Globo Esporte

Ônibus que saiu da Bahia com destino a São Paulo tomba em MG; 7 pessoas morrem

Foto: WhatsApp /Ubaitaba Urgente

Pelo menos, sete pessoas morreram após um ônibus tombar na BR-381, rodovia Fernão Dias, na manhã deste domingo (12). O acidente, cujas causas são ainda desconhecidas, foi registrado por volta das 9h50 na divisa com Igarapé, em Brumadinho (MG). O veículo saiu de Itabuna, no sul da Bahia, em direção a São Paulo. Entre as vítimas fatais está um bebê de nove meses, segundo confirmação do  Corpo de Bombeiros local.

Motorista está entre as vítimas fatais I Foto: WhatsApp /Ubaitaba Urgente

Outras duas pessoas sofreram amputações e uma delas foi conduzida pelo helicóptero da corporação para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII em Belo Horizonte. O motorista do ônibus também ficou ferido. Com o acidente, a pista sentido São Paulo ficou parcialmente interditada no km 525. De acordo com o G1 MG, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) indicou uma rota alternativa, da BR-262 em Betim até Juatuba, depois a MG-050 em Mateus Leme até Itaúna e, então, Itatiaiuçu, onde é possível retornar à BR-381.

Mulher do ex-ministro Guido Mantega morre aos 56 anos

A psicanalista Eliane Berger, mulher do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, faleceu na madrugada deste domingo (12), após luta de vários anos contra o câncer. Nos últimos dias, houve piora do quadro de saúde e fora registrada falência múltipla dos órgãos. Guido Mantega e Eliane Berger eram casados há quase duas décadas e a doença foi detectada ainda quando o economista ocupava o cargo de ministro da Fazenda. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na manhã deste domingo no velório de Eliane, acompanhado do ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos Paulo Vannuchi. Lula permaneceu cerca de 40 minutos no velório e não conversou com jornalistas. O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e os economistas Delfim Neto e Luiz Gonzaga Belluzzo também compareceram ao velório. “Ela era uma pessoa de alma refinada. Vim dar um abraço no meu amigo. Ela era uma pessoa muito delicada e vai fazer falta nesse mundo onde falta muita sutileza”, disse Belluzzo.

Casa de cigano suspeito de matar policial é incendiada em Jeremoabo

Apontado como um dos responsáveis pela morte do policial militar José Bonfim Lima, no último dia 2, o cigano popularmente conhecido com Gelson teve sua casa incendiada na cidade de Jeremoabo na madrugada de sábado (11). De acordo com o site Pombal Alerta, o dito confronto que terminou com a morte do militar e dois ciganos teria acontecido na mesma rua onde a casa ficou em chamas. Alguns carros de moradores da rua já tinham sinais de vandalismo com depredações. Quanto a Gelson Cigano, teve a sua imagem divulgada recentemente como um dos procurados pela morte do policial. A polícia ainda não concluiu qual teria sido o motivo do incêndio, mas a polícia não descarta a possibilidade do mesmo ter sido criminoso. O Corpo de Bombeiros de Paulo Afonso foi até o local e ajudou a controlar as chamas. Foram constatadas rachaduras nas paredes que estão comprometendo a estrutura da casa, bem como diversos móveis foram destruídos. Com informações do BNews

Corpo de corretora achada morta dentro de apartamento é enterrada em Salvador

Uma corretora de imóveis, achada morte no apartamento em que morava no Barbalho, em Salvador, foi enterrada no final da manhã deste domingo (12). Janaína Silva de Oliveira, de 42 anos, foi encontrada morta no final da tarde da sexta-feira (10) pela filha de 27 anos. Conforme o G1, familiares disseram que o corpo apresentava cortes de faca nas costas. Suspeito pelo crime, Aidilson Viana de Souza, quem ela tinha um relacionamento há cinco anos, é procurado pela Polícia. Ainda segundo familiares, o acusado era ciumento e agredia a vítima constantemente. Os parentes da corretora afirmaram que ele chegou a ser preso há 2 anos por conta das agressões. A filha da vítima é fruto de outro relacionamento. O enterro da corretora ocorreu no Cemitério Campo Santo, no bairro da Federação. Dezenas de familiares e amigos da corretora compareceram à cerimônia.

Ônibus é incendiado em Ipiaú; proprietário acredita em ato criminoso

Um ônibus foi incendiado na madrugada desse domingo (12), na Avenida Benedito Lessa, centro de Ipiaú. O veículo estava estacionado próximo a uma oficina. Segundo o proprietário, Cláudio Costa, mais conhecido pelo apelido de Cal Barão, o ônibus estava no local para reparos. “Estava esperando uma peça chegar, uma turbina. Aí essa madrugada atearam fogo”. disse ao site Giro em Ipiaú. Cal disse que ficou sabendo do ocorrido na manhã desse domingo, quando foi avisado pelo dono da oficina.

Ele acredita que o incêndio tenha sido criminoso. “O ônibus estava parado há algum tempo e sem as baterias, então não tinha como causar centelhas… houve maldade. Quem não sabe da luta das pessoas para adquirir as coisas é quem age assim”, comentou Cal Barão. O veículo era usado para transportes para alunos da zona rural de Ipiaú e para fretes. O dono do ônibus informou que irá registrar um boletim de ocorrência na delegacia da Polícia Civil de Ipiaú.

Quatro pessoas da mesma família morrem em colisão na BA-052 em Irecê

Quatro pessoas da mesma família (uma criança de três anos, entre elas) morreram em uma batida entre dois carros no final da madrugada deste domingo (12), em um trecho da BA-052, em Irecê, centro norte baiano. Uma mulher, também da mesma família, ficou ferida e foi levada para o Hospital Regional de Irecê. Segundo o Central da Notícia, as vítimas, que estavam no mesmo carro, seguiam para América Dourada, cidade da região de Irecê. Conforme a Polícia Civil, via G1, o motorista do outro carro envolvido no acidente fugiu após a batida.

O acidente ocorreu por volta das 5h da manhã, e os carros ficaram destruídos após a colisão. Vieram a óbito: Edenilson Alves dos Santos, de 54 anos, Zuleide da Silva Ferreira, de 57 anos, Itamara Ferreira dos Santos, de 25 anos, e Graziele Campos Santos, de 3 anos. A vítima que ficou ferida, única sobrevivente da família, foi identificada como Amanda Ferreira dos Santos. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.

Motoqueiro morre em acidente na cidade de Ilhéus

Um acidente com vítima fatal envolvendo carro e moto foi registrado por volta das 22h, deste sábado (11/11), na Baia do Pontal, próximo da rua 13 de maio, no bairro do Pontal, zona sul de Ilhéus. Segundo informações, o condutor do Fiesta placas DUP-4202, com licença de Ilhéus, seguia em sua direção, quando ao acionar a seta para entrar em uma das ruas, foi atingido violentamente na parte lateral por um motociclista. Com o forte impacto, os ocupantes da moto foram arremessados e caíram debaixo de uma caminhonete que estava estacionada.

Um sofreu escoriações por todo o corpo e está consciente, já o outro ocupante não resistiu e foi a óbito no local. Populares ajudaram no resgate enquanto aguardavam a chegada do Samu e Corpo de Bombeiros, que prestaram imediatamente os primeiros atendimentos. Por conta do acidente, a Baía do Pontal gerou um enorme engarrafamento. Com informações do radialista Fábio Roberto

Viatura da PM é pichada com nome da facção Katiara e ofensa a policiais em Salvador

Na tarde deste sábado (11), a reportagem do BNews recebeu uma foto que mostra uma viatura da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) com nome de uma facção criminosa. Na imagem, a guarnição da 31ª Companhia Independente, do bairro de Valéria, aparece danificada e pichado com ofensas aos policiais, além do nome ‘Katiara’, grupo criminoso que atua na região. Em contato com a reportagem, o Departamento de Comunicação da Polícia Militar da Bahia confirmou o ocorrido e informou que o ato criminoso ocorreu enquanto os policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) realizavam atendimento à uma denúncia de homens armados na Rua Nova Brasília, onde houve troca de tiros. Segundo a PM, a pichação ocorreu na Rua das Palmeiras, mas ninguém foi preso.

Idoso suspeito de estuprar menina de seis anos é preso em Antas

A Polícia Civil prendeu na tarde desta quinta-feira (9), o idoso identificado como João Miguel Bonfim, de 65 anos, suspeito de estuprar uma menina de seis anos, na cidade de Antas, na Bahia. O caso foi denunciado pela mãe da vítima.  Em depoimento, ele negou o crime. A prisão foi feita pela Polícia Civil na casa do idoso em cumprimento a um mandado de prisão temporária que foi expedido pela Justiça. O homem nega que tenha abusado sexualmente da menina. Conforme a Polícia Civil, a mãe da criança foi até a delegacia e disse que sua filha de seis anos havia sido estuprada pelo suspeito. Segundo informações registradas no boletim de ocorrências, a mulher ainda apresentou uma declaração de uma unidade de saúde comprovando lesões psicológicas e na região genital da criança. Na unidade, os profissionais identificaram que ela havia sofrido abuso e informaram à família. Segundo a Polícia Civil, a vítima foi ouvida e encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para realização de exames para comprovação do abuso. O caso está sendo acompanhado pelo Conselho tutelar da cidade. O delegado responsável pelo caso informou que, depois de prestar depoimento, o suspeito ficou preso à disposição da justiça e que posteriormente será encaminhado para o Presídio Regional de Paulo Afonso. *Informações do site Chico Sabe Tudo.

Filho do prefeito de São Felipe é assassinado a pauladas em fazenda

O filho do prefeito Rozálio Souza Hora, do município de São Felipe, no Recôncavo baiano, foi encontrado morto na manhã deste sábado (11). Elpídio Souza da Hora Neto estava em uma fazenda na localidade de Pilões quando foi atingido até a morte por pauladas, de acordo com a polícia. A autoria e motivação do crime, que teria ocorrido por volta das 2h da madrugada, são desconhecidas. O corpo será transferido para o Departamento de Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus. A prefeitura de São Felipe decretou luto pela morte de Elpídio. Com informações do Bahia Notícias