Ubaitaba Urgente

Policial Militar de Ubaitaba sofre acidente na BR-101

Ao retornar do município de Ibirapitanga no início da noite deste domingo (4/9), o sargento da Polícia Militar, Henrique sofreu um grave acidente na BR-101. O acidente aconteceu nas proximidades do trevo de Ubatã. Henrique é lotado na 61ª CIPM/Ubaitaba.

O policial voltava do jogo entre Ibirapitanga x Ubaitaba, com mais dois amigos quando perdeu o controle do carro e caiu em uma ribanceira. Segundo informações, as vítimas sofreram apenas ferimentos leves. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Secretaria de Turismo de Maraú Itinerante se reuniu com moradores de Taipu de Dentro

Repetindo o sucesso da 1ª, a 2ª edição da “Secretaria de Turismo Itinerante” aconteceu na última sexta-feira (1) no povoado de Taipu de Dentro. A primeira reunião aconteceu em Tremembé, onde a comunidade discutiu com a Prefeitura ações que podem melhorar a qualidade de vida dos moradores. Nesta edição a Secretária Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Turismo e Lazer, Nilza Vicente Costa Santos, falou sobre as reuniões itinerantes que servem também para identificar as realidades que podem ser transformadas, levando em consideração as peculiaridades dos pontos turísticos do município. “Nós temos várias localidades na Península que tem um turismo forte, mas que precisa de apoio e o governo municipal entendeu que é necessário fazer uma gestão participativa e itinerante, tanto no litoral quanto na zona rural”, destacou Nilza, salientando que a idéia foi alinhada com o pensamento da prefeita Gracinha Viana, sugerindo que o turismo local fosse amplamente divulgado e as demandas das comunidades fossem atendidas de forma pontuada. Ao final da reunião, as questões prioritárias mais votadas foram anotadas e receberão uma atenção preferencial por parte da administração municipal. Entre as várias sugestões foram eleitas como primordiais a reforma do clube, limpeza das praias através de mutirões com o apoio da Prefeitura, reforma de uma das praças, uma nova sinalização para facilitar o acesso dos visitantes, o fomento do São Pedro e Réveillon e o apoio ao bloco local. (Ascom/Maraú)

‘Guilhermina’ foi executada na porta de casa em Ilhéus

O jovem Guilherme Félix (Guilhermina) foi morto a tiros no início da noite deste sábado (02/9), na cidade de Ilhéus. Segundo informações, o crime aconteceu na porta da residência da vítima, localizada no bairro do Iguape. Guilhermina estava sentada na porta de casa, quando foi baleado por homens em uma moto. Guilherme Félix que era homossexual chegou a correr em busca de socorro, mas acabou morrendo na casa de um vizinho. Segundo o radialista Fabio Roberto, o crime será investigado pela equipe da delegada Andréa Oliveira, titular da DHPP de Ilhéus. O corpo de Guilhermina foi encaminhado para o DPT. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Operação do MPT resgata trabalhadores em condição de escravos no município de Uruçuca

Operação realizada pelo Ministério Público do Trabalho com a participação de auditores-fiscais do Ministério do Trabalho do Brasil e apoio da Polícia Federal flagrou os donos da fazendo Diana, no município de Uruçuca, região cacaueira, no sul do estado, mantendo dez trabalhadores em situação de degradação da condição humana. Além deles, também foram resgatados os familiares das vítimas, que residiam no interior da fazenda. A equipe chegou ao local no fim da manhã dessa sexta-feira (1º/09) para apurar denúncias encaminhadas ao MPT. Os fiscais avaliaram que eram péssimas condições de higiene, habitação e segurança do trabalho, e que haviam pagamentos menores do que meio salário mínimo. Esses elementos que levaram a configurar mais um caso de trabalho escravo no interior da Bahia. O procurador do trabalho Ilan Fonseca, coordenador de Combate ao Trabalho Escravo do MPT na Bahia, informa que notificou a empresa a comparecer ao Ministério do Trabalho para fazer o pagamento das rescisões de contrato dos lavradores na próxima terça-feira e que já estuda as medidas judiciais que poderá adotar em relação ao caso. “Só conseguimos ir até uma das fazendas localizadas na região e lá identificamos um quadro de evidente submissão de dez trabalhadores à condição análoga à de escravos, trabalhando por salários abaixo do patamar mínimo previsto na lei, vivendo e trabalhando em condições que ferem a dignidade humana”, afirmou Fonseca. Os lavradores encontrados pela força-tarefa relaram em detalhas a precariedade das instalações e a total ausência de equipamentos de proteção para o desempenho das atividades de roçagem, plantio, colheita e organização da fazenda. Um deles contou que durante um ano e meio ele, a mulher e quatro filhas viveram numa casa sem banheiro nem água potável. Os fiscais constataram que todos os que trabalhavam ou moravam na fazenda tinham que improvisar o banho em uma pequena represa e, que pegavam água para beber de uma cisterna suja. Com informações do BNews

Viatura é apedrejada por bandidos durante ação da PM em Salvador

Fotos: Reprodução

Uma viatura da Polícia Militar foi apedrejada por bandidos na tarde deste sábado (2), no bairro do Uruguai, durante uma diligência para apurar uma denúncia de tráfico de drogas. Enquanto os PMs realizavam buscas na residência de um suspeito, outros criminosos apedrejaram o automóvel, que estava no início do beco, danificando o parabrisa e os vídeos laterais da viatura. O preso foi conduzido para a central de flagrantes. Com informações do repórter Marcelo Castro, da TV Record Itapoan.

Delação de Funaro deve atingir 20 políticos, entre eles, Geddel

A delação do doleiro Lúcio Funaro deve implicar pelo menos 20 políticos ligados ao ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). De acordo com o jornal O Globo, entre os principais alvos, estão os ex-ministros da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, e do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Os dois são dos mais próximos aliados do presidente Michel Temer. Em depoimentos, Funaro indicou contas bancárias na quais teriam sido depositadas propinas para os dois ex-ministros, supostamente por ordem de Cunha. Sobre Geddel, o doleiro detalhou de onde tirou e como fez o dinheiro chegar até ele, indicando até mesmo quantos voos utilizou para encontrar o ex-ministro na Bahia. Atualmente em prisão domiciliar, Geddel foi preso por suspeita de tentar impedir a delação de Funaro. Ainda segundo a publicação, o operador financeiro deve ser interrogado na próxima semana por um juiz auxiliar do ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). O doleiro deverá responder se sofreu, ou não, algum tipo de pressão para selar o acordo. Sem indícios de irregularidade, a delação deve ser homologada já na próxima semana. Funaro confirmou a versão de que recebeu dinheiro do empresário Joesley Batista, da JBS, para permanecer em silêncio. A delação deve ser incluída na segunda denúncia que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, está preparando contra Temer.

Tarado do coletivo ataca novamente e é preso outra vez

Preso nesta semana por ejacular em uma mulher dentro de um ônibus e liberado pela Justiça de São Paulo, Diego Ferreira de Novais foi detido novamente na manhã deste sábado (2) ao atacar outra passageira dentro de um coletivo na região da Avenida Paulista, centro da capital. O homem foi preso dessa vez por suspeita de ato obsceno contra uma mulher dentro de um ônibus que passava pela Avenida Brigadeirio Luis Antônio. É o terceiro caso de violência sexual contra mulheres nesta semana na capital, dois deles atribuídos a Diego. Ele foi detido por volta das 8h por passageiros do coletivo e foi levado junto com a vítima e testemunhas ao 78º Distrito Policial (DP), nos Jardins. Segundo a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), o homem foi acusado de estupro consumado. O delegado Rogério de Camargo Nader vai pedir a prisão preventiva ao juiz. Nader disse à imprensa que também pedirá ao magistrado que encaminhe Novais a tratamento psiquiátrico por insanidade mental, caso a prisão seja negada. O acusado deverá passar por outra audiência de custódia neste domingo (3). Diego já tinha passado pelo mesmo DP na última terça-feira (29), quando havia sido preso após ejacular em uma passageira. Naquela ocasião, ele foi indiciado por estupro, mas em audiência de custódia, a Justiça o soltou alegando que “não houve constrangimento” da vítima no ato. Ele já tinha 15 passagens anteriores por crimes sexuais contra mulheres e três prisões. Desde que foi liberado na última quarta-feira (30), que Diego não aparecia em casa. O pai dele chegou a suspeitar que ele estivesse fugido para a Bahia.

Professor de Inglês é assassinado com facada no peito na cidade de Barreiras

Um Professor de Inglês, da cidade de Barreiras, que fica distante 837,5 km de Ubaitaba, foi morto na madrugada desta sábado (02/9), com um golpe de faca no peito. A vítima foi identificada como sendo Tallis Silva Bastos. Informações apuradas pela polícia dão conta de que mesmo ferido, o Professor conseguiu dirigir seu veículo, um Corsa Classic, pela contra mão de uma avenida movimentada até bater em um estacionamento de bicicletas. A vítima foi encontrada desmaiada dentro do automóvel. De acordo com o blog do Braga, a faca utilizada no crime foi encontrada dentro do carro. Profissionais do SAMU tentaram reanimá-lo, mas ele acabou vindo a óbito no local. A Polícia Civil de Barreiras já está investigando o crime, porém ainda não dispõe de pistas. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Acidente com ônibus que transportava trabalhadores deixa três mortos e 20 feridos na BR-101

Um acidente com o ônibus da empresa São Gabriel, ocupado por 46 operários, provocou a morte de 03 pessoas e deixou um saldo de 20 feridos. O acidente aconteceu na madrugada deste sábado (02/9), na BR-101, em São João do Paraíso. Informações que chegam à redação do UBAITABA URGENTE dão conta de que o ônibus viajava de Dias D’Ávila na Bahia com destino a Aracruz no Espírito Santo. Segundo passageiros, o motorista perdeu a direção do veículo, bateu em uma mureta e tombou na pista.

VINTE PESSOAS JÁ FORAM IDENTIFICADAS

  • Anderson Luiz dos Santos Pereira, 32
  • Aloir Ramos dos Santos, 53
  • Adenilson Gonçalves Lima, 33
  • Ângelo Márcio de Jesus Barros, 45
  • Emerson Queiroz Marques, 37
  • Fábio Júnior Chaves, 31
  • Cristiano Flamindo dos Santos, 38
  • Camilo Teixeira Pereira, 29
  • Sebastião Hilário de Souza, 38
  • Ruan Lopes, 24
  • Jocimar Cruz Santos, 45
  • Webson Reis Severino, 34
  • Aldinei Diógenes Pereira, 37
  • Vinicius dos Anjos Lopes, 29
  • Laércio Ferreira de Oliveira, 26
  • Antonio Carlos Souza Silva, 40
  • José Carlos Peroni, 44
  • Roberto Loureiro da Rocha, 43
  • Lucas de Jesus Neres, 25
  • Jean Adriano dos Santos, 29

Prefeitura de Itacaré pagou nesta sexta-feira os salários de agosto de todos os funcionários

A Prefeitura de Itacaré continua honrando o compromisso com os servidores públicos municipais do pagamento dos salários em dia. E nesta sexta-feira (01/9), efetuou o pagamento dos vencimentos referentes ao mês de agosto. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, explica que tudo isso só é possível quando se governa com transparência, responsabilidade, planejamento e valorizando os servidores públicos municipais. E os reflexos dessas ações refletem diretamente na economia do município, já que com o pagamento dos salários estão sendo disponibilizados cerca de três milhões de reais que circularão no município, movimentando o comércio. O prefeito Antônio de Anízio reafirma que quando há planejamento e compromisso com o bem público é possível sim promover eventos que movimentem a cidade, realizar obras e investimentos nas mais diversas áreas e ainda assim pagar os salários em dia. Desde que assumiu o governo, o prefeito vem cumprindo rigorosamente com o compromisso de quitar os salários dos servidores sempre antes do quinto dia útil.A Prefeitura também vem realizando um trabalho de austeridade e enxugamento da folha de pagamento para atender à Lei de Responsabilidade Fiscal e poder realizar os necessários investimentos no município. Tudo isso, conforme explica o prefeito, com o compromisso de oferecer bons serviços aos cidadãos. Para isso o governo municipal vem trabalhando com planejamento, transparência e integração entre as secretarias. (Ascom/Itacaré)

Barbosa fala de candidatura em 2018 e ataca políticos: ‘Inescrupulosos’

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, citado como um dos possíveis candidatos à Presidência do país, no próximo ano, falou sobre a atual crise política brasileira.  Em entrevista divulgada nesta sexta-feita (1), pelo Valor Econômico, o jurista comentou a falta de mobilização popular contra Michel Temer, que tornou-se o primeiro presidente do país a ser acusado de um crime no exercício da função. “Acho que os brasileiros estão cansados de tudo isso, da instabilidade e dessas manipulações indecentes que são feitas. As pessoas estão na luta pela sobrevivência. Afinal de contas, são 13 milhões de desempregados. A prioridade é sobreviver”, disse.

Ele também criticou o que chama de “balbúrdia institucional que se instalou no Brasil”. “Nosso país foi sequestrado por um bando de políticos inescrupulosos que reduziram nossas instituições a frangalhos. Em nenhum país do mundo um chefe de governo permaneceria um dia sequer no cargo depois de acusações tão graves quanto aquelas que foram feitas contra Temer. O Brasil entrou numa fase de instabilidade crônica, da qual talvez só saia em 2018”, considerou.  Sem mencionar nenhum de seus colegas, o ministro antecipou o engavetamento das ações e soltou o verbo contra os pesos e medidas da Câmara dos Deputados. “Eles instauraram no Brasil a ordem jurídica deles, e não a das nossas instituições. O Brasil teve um processo de impeachment controverso e patético e o mundo inteiro assistiu. A sequência daquele impeachment é o que estamos vendo hoje. Não há parâmetro de comparação entre a gravidade dos fatos. Michel Temer deveria ter tido a honradez de deixar a Presidência”. Sobre a possibilidade de o país adotar o parlamentarismo, ele foi pragmático. “Essa gente é tão sem escrúpulo que vai tentar impor o parlamentarismo para angariar a perpetuação no poder e se proteger das investigações. Esse é o plano. Seria mais um golpe brutal nas instituições”.

Cobiçado pela Rede e apontado como nome ideal para formar uma chapa com Marina Silva, que, aliás, entrou em campo pessoalmente para tentar convencê-lo, Barbosa negou a intenção de entrar na vida política. “Não, não sou [ candidato]”, respondeu, de forma rápida e curta. O ex-ministro, no entanto, confirma que se encontrou com Marina, em duas ocasiões. Mas ela não foi a única que “cortejou” Barbosa, um emissário de Lula e dirigentes do PSB também o procuraram. No caso do partido, a tentativa era fazê-lo ir aos festejos dos 70 anos da sigla. Não conseguiram. Além desses, lideranças evangélicas com mandato político também simpatizam com o jurista, apoiados na religiosidade da mãe de Barbosa, dona Benedita, que é da Assembleia de Deus. Ele, porém, não professa religião. Orgulha-se, em sua passagem pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de ter feito prevalecer a união homoafetiva, que enfrentava a resistência de juízes e cartórios. Outro motivo de orgulho vem também de um episódio vivido pelo ex-ministro à frente do conselho. Ao visitar uma cadeia no Amazonas, ouviu um grito lá de dentro: “Negão, tu foi o primeiro que botou branco rico na cadeia”.

Mulher é presa em Ubaitaba com 1kg de cocaína dentro de taxi

Foto: Divulgação/PM-BA

A Polícia Militar prendeu na tarde dessa sexta-feira (1º/8) uma mulher de com 1 kg de cocaína. Segundo publicou o Ubatã Notícias, Elaine Farias Novais estava em um táxi, modelo Fiat Pálio, abordado pelos policiais, por volta das 16h, durante uma blitz na entrada na cidade de Ubaitaba. Durante a abordagem no veículo, os policiais perceberam o nervosismo da passageira e revistaram a sua bolsa, onde foi encontrado o tablete de cocaína pesando. A suspeita e o material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Ubaitaba, para adoção das medidas legais cabíveis. Com informações do Ubatã Noticias

Lei torna todos assentos de ônibus e do Metrô preferenciais

Uma nova lei publicada nesta sexta-feira (1) define que todos os assentos de ônibus e do Metrô do Distrito Federal passarão a ser prioritários para idosos, grávidas, mulheres com crianças de colo e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A regra passa a valer daqui a 60 dias.  De acordo com o G1, o projeto foi sancionado integralmente pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e é de autoria do deputado distrital Cristiano Araújo (PSD).  As estações e os próprios coletivos devem trazer avisos alertando para a nova regra, que define que um passageiro sentado terá de se levantar se alguma pessoa beneficiada pela medida estiver sem lugar. O deputado Cristiano Araújo destaca que “muitas pessoas” acham que não é necessário ceder espaço, já que há assentos preferenciais devidamente identificados. No entanto, a intenção da lei é “reforçar o exercício da cidadania e o respeito ao próximo”, disse o deputado.

Mundo: Furacão Harvey deixa 44 mortos e ao menos 19 desaparecidos

Ao menos 44 pessoas morreram ao longo de uma semana de tempestades na região metropolitana de Houston, no Sul do estado do Texas, nos Estados Unidos (EUA), segundo o último balanço das vítimas do Furacão Harvey. Pelo menos 19 pessoas estão desaparecidas, de acordo com o governo local.  Mais de 770 mil moradores do estado receberam orientação para deixar as casas e quase 1 milhão (980 mil) deixaram suas residências por causa do risco de inundações, devido ao transbordamento de rios e reservatórios. Cerca de 40 mil estão em abrigos improvisados. A tempestade já não está sobre a cidade de Houston, mas as inundações continuam.  Segundo o Centro Nacional de Furacões, o furacão se move e está no norte do Mississipi, Tennesse e Lousiana. Nestas regiões já há registro de algumas enchentes. Alguns estados também estão em alerta como Arkansas e Ohio. Uma das preocupações é com a contaminação das águas. O governo procura formas de garantir água potável à população afetada. O preço da gasolina disparou no país. O galão de gasolina (3,8 litros) subiu em média 60 centavos do começo da semana até agora em várias regiões. Em Atlanta, o preço no final de semana passado variava entre US$ 2,10 e US$ 2,20. Agora, é possível encontrar gasolina a US$ 3 dólares o galão. Com as refinarias fechadas, não houve produção nem distribuição de gasolina aos estados vizinhos. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que vai doar US$ 1 milhão de seu patrimônio pessoal para socorrer as vítimas do furacão. As estimativas de prejuízos apontam que o valor pode chegar a US$ 160 bilhões, o que faz do desastre, o mais caro da história dos Estados Unidos. Com informações da Agência Brasil.

Prefeitura de Maraú transforma antigo casarão em subprefeitura no distrito de Ibiaçú

Obra está sendo tocada com recursos próprios I Foto: Ascom/Maraú

A Prefeitura Municipal de Maraú, através da Secretaria de Infraestrutura e Obras, esta reconstruindo um antigo casarão, onde funcionava a sede de uma fazenda no distrito de Ibiaçú. O casarão foi desapropriado pela prefeitura. O objetivo da prefeita Gracinha Viana (PP), é transformar o local em subprefeitura, e com isso economizar dinheiro público, já que a prefeitura vai deixar de pagar aluguel e o município passa a ter mais um prédio próprio. O antigo casarão está sendo totalmente reconstruindo, já que o mesmo estava abandonado e praticamente destruído pelo tempo. Além de reconstruir o prédio, a prefeitura também esta ampliando o local, com construção de novas salas, banheiros, cozinha e recepção.

Obra de reconstrução está a todo vapor I Foto: Ascom/Maraú

Segundo a prefeita, a obra está sendo tocada com recursos próprios do município, e será inaugurada em breve. No casarão, irá funcionar a nova subprefeitura, onde a prefeita Gracinha continuará atendendo o povo do distrito de Ibiaçú e daquela região, com o apoio de todos os seus secretários e assessores. A prefeita Gracinha desde seu primeiro governo já vinha atendendo a comunidade todas as segundas feiras na subprefeitura de Ibiaçú, que funciona em um prédio alugado. “Nosso objetivo é presentear Maraú com mais um prédio próprio, economizar dinheiro público e proporcionar maior comodidade para a comunidade que busca diariamente falar com a prefeita, vice-prefeito e com nossos secretários”, disse Gracinha Viana. (Ascom/Maraú)

Governo decide tirar do ar versão demonstrativa da habilitação digital

O governo tirou do ar nessa quinta-feira (31) o serviço que permitia, desde o início da semana, baixar a versão digital da CNH (carteira de habilitação). O aplicativo estava sendo visualizado apenas em caráter demonstrativo, mas estaria trazendo confusão aos usuários.  De acordo com a Serpro (empresa de tecnologia do governo), nesse primeiro momento, os downloads do aplicativo estavam sendo feitos apenas em seu site e permitiam a visualização de uma carteira de habilitação falsa, com a finalidade de mostrar ao usuário a funcionalidade do novo serviço. Apesar disso, houve confusão por parte dos interessados, que passaram a procurar o aplicativo nas lojas virtuais e acreditavam que conseguiriam visualizar suas próprias carteiras de habilitação. Com isso, o governo decidiu suspender a demonstração, mantendo apenas orientações no site da Serpro. Anunciada no mês passado, a versão final da CNH digital deve ser lançada no final de setembro, quando será disponibilizada em lojas como Google Play e App Store. Já a implantação será gradativa, sendo Goiás o primeiro Estado. A habilitação eletrônica terá o mesmo valor jurídico do documento impresso, que continuará a ser emitido. Os motoristas interessados poderão apresentar o documento pelo celular, que será comprovado pela assinatura com certificado digital ou pelo QRCode -códigos de barra que podem ser escaneados. Os agentes de trânsito poderão consultar os dados dos documentos por meio de um aplicativo de celular. Quando o serviço estiver em vigor, o motorista interessado deverá fazer um cadastro no portal do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), com o uso de um certificado digital, ou no balcão do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Após o login, o usuário deverá usar uma senha sempre que for visualizar o documento. Com informações da Folhapress.

Professora é morta por vingança durante aula de catequese

Durante aula de catequese, uma professora  foi morta na noite de quinta-feira (31) na paróquia de Estância Velha, no Rio Grande do Sul. Segundo a Polícia Civil, o crime está relacionado com alguma vingança.  Como publicado pelo “G1”, a vítima foi identificada como Elaine Maria Tretto, de 51 anos. Por volta das 20h, ela foi abordada por dois homens usando capacetes, agredida e morta por enforcamento. As primeiras testemunhas foram ouvidas pela polícia durante a noite e novos depoimentos devem ser tomados nesta sexta-feira (1º). Ainda não foram reveladas mais informações sobre o caso

Deputados federais baianos já gastaram R$ 800 mil dos cofres públicos com combustível

Jorge Solla (PT) I Foto: Reprodução

Os 38 deputados federais baianos em atividade gastaram com combustíveis aproximadamente R$ 800 mil dos cofres públicos de janeiro a julho deste ano.O montante representa quase 10% dos R$ 9 milhões já repassados a eles através da cota parlamentar, verba destinada pela Câmara para cobrir despesas com o exercício do mandato. No topo do ranking, está Jorge Solla (PT), que consumiu R$ 41,7 mil para abastecer veículos a serviço do seu gabinete. Em seguida, vêm Claudio Cajado (DEM) e Paulo Magalhães (PSD), com a soma de R$ 41,6 mil e R$ 40,5 mil, respectivamente. Cada um dos três primeiros colocados gastou, em média, R$ 5,9 mil por mês, R$ 100 a menos que o limite de R$ 6 mil estabelecido pelo Legislativo. O valor equivale a 1.475 litros mensais de gasolina, considerando o preço unitário de R$ 4.

JBS entrega extratos de conta no exterior atribuída a Lula e Dilma

Os donos da JBS vão entregar ao Ministério Público Federal (MPF) extratos de contas no exterior atribuídas aos ex-presidentes petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.  Segundo divulgado pela jornalista Mônica Bergamo na “Folha de S. Paulo”, as contas foram abertas em nome de uma offshore controlada por Joesley Batista. O empresário revelou que quando fazia negócios com o governo, depositava propina de cerca de 4% para os ex-presidentes. Ainda de acordo com Joesley, o montante pago ficaria reservado para o PT e os extratos eram encaminhados para o então ministro Guido Mantega. A cada doação irregular para o partido, o dono da JBS contou que abatia contabilmente da poupança do exterior. Segundo ele, o PT gastou todo o valor. Já Joesley, usou o dinheiro para comprar um apartamento em Nova York e dois barcos, além de bancar a sua festa de seu casamento, em 2012. Mantega garante que nunca negociou a doação de recursos irregulares com Joesley. Lula e Dilma dizem não ter conhecimento da conta. (NoticiasaoMinuto)

“Mais um passo, mais uma vitória”, diz Rui após assinar acordo na China

Fotos: Divulgação/GOVBA

“A assinatura de hoje representa a nossa determinação em colocar a Bahia num novo patamar de atração de investimentos. É mais desenvolvimento para o interior. É mais emprego e renda para milhares de baianos”, afirmou o governador Rui Costa após assinar na China memorando de entendimento com cinco empresas chinesas e a Bahia Mineração (Bamin) para financiamento do projeto do Porto Sul, da Fiol e da mina de Pedra de Ferro. O ato aconteceu no Palácio do Povo por volta das 8h desta sexta-feira (1º) na Bahia, 19h em Pequim. “Nosso foco na China é garantir mais qualidade de vida para nossa gente, transformar a vida das pessoas. Somos um povo forte e não baixamos a cabeça diante da dificuldade. Prova disso é que estamos do outro lado do mundo trabalhando intensamente para levar resultados concretos para a Bahia, mesmo diante de um cenário de crise econômica no Brasil”, acrescentou o governador ao concluir um dos principais compromissos nesta sua terceira missão internacional à frente do Governo do Estado. Em vídeo publicado no Facebook (veja aqui), Rui destacou o trabalho realizado ao longo dos últimos dois anos até a assinatura desta sexta. “Foram dois anos de muito trabalho para chegar à formação de um consórcio envolvendo várias empresas chinesas e a empresa do Cazaquistão. Teremos até o ano que vem o leilão da ferrovia [Fiol] e o início das obras, um passo importante para a Bahia crescer. Mais um passo, mais uma vitória”, afirmou o governador na rede social. O documento assinado nesta sexta estabelece que o Governo do Estado, as empresas chinesas e o Eurasian Resources Group, acionista da Bahia Mineração, “desejam cooperar para o desenvolvimento totalmente integrado do projeto do Porto Sul, da Fiol e da mina Pedra de Ferro”.  Ainda de acordo com o memorando, a participação em grupo de investimento para financiar o desenvolvimento dos projetos será liderada pelo consórcio chinês formado pelas seguintes empresas – China Railway Group Limited; China Communications Construction Company Ltd; Minmetals Development Co. Ltd; Shougang Fushan Resources Group Limited; e Dalian Huarui Heavy Industry Group Co. Ltd. Essas empresas orientais são de diversos ramos de atuação, como siderurgia, construção civil e mineração, e fecharam um cronograma de atividades com a Bahia Mineração envolvendo prazos para execução dos trabalhos.