A Polícia Federal continua contabilizando o dinheiro encontrado em um apartamento no bairro da Graça, na manhã desta terça-feira (5), que seria de origem do ex-ministro Geddel Vieira Lima (relembre aqui). Até às 16h foram contabilizados R$ 8 milhões nas malas e caixas. Contudo, os agentes da PF continuam contando o dinheiro. A operação deflagrada nesta terça foi nomeada de Tesouro Perdido e autorizada pela 10ª Vara Federal de Brasília. A Polícia Federal informou ainda que a descoberta só foi possível após as últimas fases da Operação Cui Bono, onde foram encontradas pistas de que o local seria utilizado para armazenagem de dinheiro. Com informações do BNews
Proprietário de imóvel usado por Geddel teria sido alvo de corrupção na Ebal
O empresário Silvio Antônio Cabral da Silveira seria o proprietário do apartamento usado como ‘bunker’ de Geddel Vieira Lima. Silveira foi processado no caso de desvio de dinheiro da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal). O ex-dono da Silveira Empreendimentos teria sido processado depois de ser apontado como contratado ilegalmente pelo mercado, na gestão do ex-diretor Omar Britto. A irregularidade teria sido cometida entre 2002 e 2006, causando prejuízo de mais de R$ 620 milhões à empresa e quase levá-la à falência. Na ocasião foram denunciados também representantes da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), Comasa Construções, Livraria Cultura, Comtech Informática, SLA Propaganda e Rede Interamericana de Comunicação. De acordo com a Justiça Federal, um apartamento pertencente a “Silvio Silveira” foi usado pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima como depósito de dinheiro recebido irregularmente (veja aqui e aqui). Com informações do Bahia Noticias
Ilhéus: Operação prende cinco pessoas que estariam envolvidas em sequestro de cigano

Cinco pessoas que estariam envolvidos no sequestro e desaparecimento do cigano Iranildo Gama Queiroz (leia mais) foram presas durante operação deflagrada pela 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Ilhéus. De acordo com o delegado Evy Paternostro, o primeiro apreendido foi o assaltante de bancos Elquizedek Mascarenhas Gomes, que estava foragido do sistema prisional e foi encontrado no dia 21 de agosto pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), na Região Metropolitana de Salvador. Inicialmente Elquizedek negou participação do crime, mas foi delatado pela sua esposa, que denunciou a participação de um indivíduo identificado como Anderson Weber. Com ele foi encontrado um recibo de imóvel alugado pelos homens em Ilhéus. De acordo a Polícia Civil, o imóvel era utilizado como base logística para organizar os sequestros. No local, os policiais apreenderam objetos pessoais, documentos e munições de fuzil. A polícia conseguiu apreender Weber no dia 24 de agosto, que confessou a participação no crime e em depoimento prestado à polícia.

Ele disse que o cigano teria sido executado após o pagamento de parte do regate. No mesmo dia os irmãos ciganos Pascoel e Luciano Ribeiro Dantas, foram presos em Vitória da Conquista. Eles eram apontados como mentores do sequestro e já possuíam prisão decretada pela Justiça. Dois mandados de busca e apreensão no imóvel dos irmãos resultaram na apreensão de três pistolas, três revólveres e munições, além de celulares, documentos relacionados à investigação. Após o depoimento, a polícia conseguiu identificar a agência e conta corrente onde estava parte do dinheiro do resgate, pago pela família de Iranildo e que havia sido depositado por Weber. O valor foi bloqueado pela Justiça. Girlene Souza Nascimento tentou sacar parte do dinheiro e foi presa em Cuiabá pela Polícia Civil do Mato Grosso. Quatro outros integrantes do bando foram identificados e estão com mandado de prisão em aberto. São eles: Adilson Pimentel Dantas, o “Lobato”, André Luís Carvalho, o “André Goiano”, integrante do PCC, e um homem apelidado de “Ubaitaba”. Todos estão sendo procurados pela polícia. “Outras pessoas estão sendo investigada como partícipes, pois forneceram cartões de crédito para despesas e contas correntes para movimentação de valores obtidos com o resgate pago”, explicou o delegado Evy Patesnostro.
Prefeitura de Maraú vai instalar novas placas de sinalização Taipu de Dentro

Durante a reunião itinerante da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, Turismo e Lazer de Maraú, que aconteceu na última sexta-feira (1), em Taipu de Dentro, uma das demandas solicitadas pela comunidade foi a instalação de placas de sinalização institucional em pontos estratégicos na BR 030, nas proximidades dos povoados de Taipu de Dentro, Campinhos e Barra Grande, e também para dentro do povoado. A Secretária Nilza Vicente se comprometeu em levar esta demanda com urgência para a Prefeita Gracinha Viana para ser executada o mais rápido possível. “O intuito de fazer a Secretaria Itinerante é poder ouvir e sentir o que cada comunidade precisa e espera da gestão. As placas são um dos anseios que pretendemos atender, além das outras prioridades colocadas. O que a gestão municipal quer é que tanto os moradores, quanto turistas e visitantes não tenham dificuldades para chegar ao destino escolhido e possam desfrutar dos momentos de lazer e paz aqui em nossa belíssima Península de Maraú”, acrescentou Nilza Vicente. A gestão da Prefeita Gracinha Viana tem se preocupado com a identificação visual e de fácil compreensão para que as pessoas cheguem aos destinos turísticos do município com tranquilidade e segurança. A Secretaria do Turismo de Maraú informou também que já está em andamento um projeto, junto à Secretaria da Infraestrutura, através do Secretário Ecles Viana “Tinho”, a padronização de placas para todo o município. Esse projeto atenderá o litoral, a sede e a zona rural e essa ação faz parte do planejamento da Secretaria do Turismo de Maraú. (marau.ba.gov.br)
PF localiza ‘bunker’ com malas de dinheiro; endereço é relacionado a Geddel
A Polícia Federal divulgou, nesta terça-feira (5), a localização de um “bunker” com ao menos oito malas e seis caixas de dinheiro em um endereço ligado ao ex-ministro Geddel Vieira Lima, em prisão domiciliar desde o mês de julho em Salvador. “Após investigações decorrentes de dados coletados nas últimas fases da Operação Cui Bono?, a PF chegou a um endereço em Salvador/BA, que seria, supostamente, utilizado por Geddel Vieira Lima como “bunker” para armazenagem de dinheiro em espécie”, afirmou a PF, por meio de nota.
Foram localizadas milhares de notas de reais na operação Tesouro Perdido, autorizada pela 10ª Vara Federal em Brasília, que analisa processos relacionadas à Operação Cui Bono?, responsável pela prisão de Geddel no último dia 3 de julho. Dados obtidos pela primeira operação apontaram o endereço, em Salvador, que seria utilizado para armazenagem do dinheiro. Os valores apreendidos serão transportados a um banco para contabilização e depositados em conta judicial.
MPF denuncia ex-prefeita de Floresta Azul
O juiz federal da 1ª vara de Itabuna, Wilton Sobrinho, aceitou denúncia oferecida contra a ex-prefeita de Floresta Azul, Sandra Cardoso (DEM). O Ministério Público Federal denunciou a ex-prefeita por Crimes da Lei de licitações na área da Educação. A denúncia foi oferecida junto ao eg. Tribunal Regional Federal da 1ª Região, considerando que na oportunidade Sandra Cardoso, era Prefeita do Município de Floresta Azul/BA, possuía foro privilegiado. Com informações do RBN
Quadrilha armada explode agências do Banco do Brasil e Correios na cidade de Tremedal

Bandidos armados explodiram as agências do Banco do Brasil e dos Correios, de Tremedal, no sudoeste baiano, na madrugada desta terça-feira (5). Segundo o Blog do Anderson, a ação ocorreu por volta de 1h. Moradores relataram ter ouvidos diversos disparos. Um carro usado pelos criminosos chegou a ser abandonado em frente ao Banco do Brasil. Não há registro de feridos. Policiais da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Belo Campo, Rondesp, além de militares da 77ª CIPM de Vitória da Conquista foram deslocados para Tremedal por conta do ataque às agências da cidade. Até o momento, nenhum integrante do grupo foi capturado.
Morre aos 74 anos a atriz Rogéria
A atriz Rogéria morreu por volta das 21h desta segunda-feira (4), aos 74 anos. Ela estava internada em um hospital na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. A informação por confirmada por sua amiga há mais de 50 anos. “Fiquei sem ação. Estou em estado de nervo. Uma amizade de 50 anos”, disse Eloisa dos Leopardos, que contracenou com Rogéria, nascida Astolfo Barroso Pinto, no documentário “Divinas Divas”. No início de julho, Rogéria foi internada na UTI da clínica Pinheiro Machado, em Laranjeiras, com uma infecção urinária. Após sofrer uma crise convulsão, seu estado de saúde piorou e continuou internada por duas semanas, respirando com a ajuda de aparelhos. Rogéria voltou algumas vezes ao hospital, ao qual seu empresário, Alexandro Haddad, afirmou que estava dando continuidade às sessões de fisioterapia. Com informações do BNews
Baleia é encontrada morta em praia de Trancoso; é o 29º caso na Bahia esse ano
Uma baleia jubarte de cerca de 8 metros de comprimento foi encontrada morta, na tarde desta segunda-feira (4), no distrito de Trancoso, município de Porto Seguro. Segundo informou o G1, o animal foi encontrado encalhado na Praia do Espelho, famoso destino turístico da região. Com esta ocorrência, a Bahia registra 29 casos de baleias encalhadas em 2017. No Brasil, são 77 encalhes computados neste ano. Integrantes do Projeto Baleia Jubarte foram encaminhados ao local, para colher amostras do animal, que serão analisadas. Os pesquisadores acreditam que as ocorrências possam estar ligadas ao fato do vento sul estar mais forte esse ano, fazendo com que os animais cheguem mais próximo ao litoral.
Correios vão lançar terceiro Plano de Demissão Incentivada do ano
Após ter tido prejuízo anual de cerca de R$ 2 bilhões em 2015 e 2016, os Correios tem adotado estratégias para reduzir custos e evitar a capitalização. Com esse objetivo a estatal vai lançar o terceiro Plano de Demissão Incentivada de 2017. Nas duas edições anteriores do programa 6,2 mil empregados foram desligados, desta vez o público-alvo é de 5 mil pessoas. As exigências para a demissão incentivada foram modificadas. Nesta edição não há mais o requisito de idade mínima de 55 anos e, podem aderir ao programa àqueles funcionários que tenham no mínimo 15 anos de vínculo com a estatal.
Quatro Ministros do STF são citados em gravação da JBS, diz site
Quatro ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) tiveram os nomes citados em uma gravação de quatro horas dos executivos da JBS, Joesley Batista e Ricardo Saud. A informação é do site Veja Online. As menções foram consideradas comprometedoras e uma delas foi vista como “gravíssima” pelos procuradores da PGR (Procuradoria Geral da República). Outras citações, apesar de brandas, também devem causar certo desgaste à imagem dos envolvidos. Há expectativa que o Supremo torne a gravação pública nesta terça-feira. Segundo a Veja, uma fonte que teve acesso ao áudio contou que Joesley e Saud estavam sob efeito de álcool durante a conversa, mas o conteúdo do diálogo não deve ser desprezado na investigação.
Veículo de Policial Militar de Ubaitaba ficou destruído após acidente na BR-101
O veículo modelo Chevrolet S10 de placa OUZ-6694, licenciado em Ubaitaba, pertencente ao Sargento Carlos Henrique da Policia Militar de Ubaitaba, que se envolveu em um acidente na noite deste domingo (3/9), na BR-101 (relembre aqui), já foi removido do local. A caminhonete ficou completamente destruída. Na S10 que era dirigida pelo PM, viajavam o comerciante Beto de Paulista e o Nito Mototaxista.
Todos tiveram apenas ferimentos leves. O carro ficou completamente destruído. As vítimas voltavam da cidade de Ibirapitanga, onde minutos antes acontecia um jogo entre as seleções de Ibirapitanga x Ubaitaba, valendo pelo Intermunicipal.
Segundo uma das vitimas, Carlos Henrique perdeu o controle da S10 ao ser atingido por um caminhão boiadeiro que viajava no sentido contrario e fugiu. Após sair da pista a caminhonete caiu em uma ribanceira e virou. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Três municípios escolheram novos prefeitos neste domingo

Três municípios brasileiros tiveram eleições para prefeito neste domingo (3): Abelardo Luz, em Santa Catarina; Mombuca e Marinque, em São Paulo. Os pleitos foram realizados após os candidatos eleitos em 2016 terem concorrido com base em recursos obtidos na Justiça – posteriormente, os recursos foram derrubados. Em Mairinque, venceu Alexandre Peixinho (PMDB), que obteve 43% dos votos válidos (10.553 votos) junto com sua vice, Jaqueline Pereira Teixeira de Lima. Em segundo lugar, ficou Binho Merguizo, com 27,47% (6.680 votos). Em Mombuca, Maria Ruth Bellanga de Oliveira (PR) e o vice Valdemir Mora Pedroso venceu a disputa, com 52,04% (1.365 votos). O candidato Formiguinha (PSDB) ficou em segundo lugar, com 1.258 votos (47,96% dos votos válidos). Em Abelardo Luz, o vencedor Wilamir Domingos Cavassini (PSDB), que tem como vice Jorge Luiz Piccinin, com 41,34% dos votos válidos (4 mil votos). Os adversários, Celso Santin (PMDB), Vilmar Baumgratz (PT) e Altair Lavratti (PSOL), receberam respectivamente, 3.586, 1.856 e 234 votos.
Fotógrafo holandês é encontrado morto sobre poça de sangue dentro de casa

O corpo de um fotógrafo holandês de 55 anos foi encontrado sobre uma poça de sangue, em uma das casas de um condomínio na Rua dos Coqueiros, no bairro São Francisco, distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, no início da tarde da última sexta-feira (1º). Segundo o delegado Sinézio Vieira, não havia sinais de violência, mas o caso ainda está sendo investigado. A Polícia Civil apurou que Johannes Compaan morava sozinho em Arraial há cerca de três anos e que há três dias os vizinhos não o viam pelo condomínio. “Eles estranharam o sumiço e ao sentir um forte cheiro vindo da casa do holandês resolveram chamar a polícia”, informou o delegado. Sinézio afirmou que não havia sinais aparentes de violência no corpo da vítima e nem vestígios de arrombamento na casa. ”Ele não tinha familiares no Brasil. Vamos ouvir um amigo dele, também estrangeiro, para tentar descobrir o que possa ter acontecido. Os vizinhos informaram que ele estava tossindo muito nos últimos dias, por isso não está descartada a possibilidade de uma morte natural”, disse o delegado, acrescentado ainda vai analisar as imagens das câmeras de segurança do condomínio. O corpo de Johannes Compaan foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Porto Seguro, onde será feita a necropsia que pode indicar a causa da morte. Com informações do Radar 64
Adolescente mata pai a tiros para defender avó em Esplanada

Uma tragédia atingiu uma família no município de Esplanada, a cerca de 160 quilômetros de Salvador. Um adolescente de 17 anos matou o próprio pai a tiros durante uma briga dentro de um condomínio, no sábado (2). Segundo informações do site Esplanada News, o crime ocorreu dentro de uma casa onde estava o rapaz, a mãe a avó. O médico Alexandre Pimenta, de 42 anos, que tinha se separado recentemente da esposa, também médica, teria invadido a casa e desferiu um soco contra a sogra. Ainda de acordo com a publicação, após a agressão, o adolescente atirou contra o pai com revólver calibre 38, que ainda não foi encontrado. O médico também estaria armado, segundo a polícia. Os amigos afirmaram que o médico tinha um histórico de constantes agressões contra a esposa, o que teria motivado a atitude do adolescente. O rapaz foi encaminhado à delegacia local, acompanhado da família, e aguarda as medidas do Ministério Público.
EUA prometem resposta militar “esmagadora’ se Coreia do Norte atacar
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, ameaçou neste domingo (3) com uma “resposta militar maciça” para qualquer ataque contra os EUA e seus aliados depois de a Coreia do Norte realizar seu mais potente teste nuclear até agora, informou a agência Reuters. Falando do lado de fora da Casa Branca, Mattis disse: “qualquer ameaça aos Estados Unidos ou seus territórios, incluindo Guam ou nossos aliados, terá uma resposta militar maciça, uma resposta tanto efetiva quanto esmagadora”. Mattis disse que Washington não está buscando a “aniquilação total de um país, especificamente a Coreia do Norte”. “Mas, como eu disse, temos muitas opções para fazer isso”, completou. O secretário enfatizou que todos os integrantes do Conselho de Segurança da ONU, que se reunirá nesta segunda-feira para avaliar o novo teste nuclear norte-coreano, estão unidos “de maneira unânime” diante da crescente “ameaça” que representa Pyongyang. As declarações ocorrera depois que Trump alertou que está avaliando suspender o comércio com qualquer país que faça negócios com a Coreia do Norte e insinuou que não descarta um ataque ao país asiático, após novo teste do regime de Kim Jong-un com uma bomba atômica. O presidente deixava uma igreja próxima da Casa Branca, onde assistiu a um serviço por causa do Dia de Oração pelas vítimas do furacão Harvey, quando um jornalista lhe perguntou se ele tinha planos de atacar a Coreia do Norte. “Já veremos”, respondeu Trump de forma evasiva. Há menos de um mês, no início de agosto, Trump já havia advertido à Coreia do Norte que poderia responder às suas ameaças com “fogo e fúria jamais vistos no mundo”, após a publicação de informações de que Pyongyang tinha fabricado uma ogiva nuclear miniaturizada que poderia ser instalada em um dos seus mísseis balísticos. O regime norte-coreano, por sua vez, revelou que preparava um plano para disparar dois mísseis de médio alcance que impactaria em águas territoriais de Guam, um território americano no Pacífico Ocidental e sede de uma base naval estratégica.
Prefeitura de Maraú convida população para o 1º desfile em comemoração ao 7 de Setembro em Saquaíra

A Prefeitura de Maraú, por meio da Secretaria Municipal de Educação e a Escola Nossa Senhora da Conceição, convida a população para prestigiar as comemorações alusivas ao dia da Independência do Brasil, e assistir ao primeiro Desfile Cívico de Saquaíra, no dia 5 de setembro, a partir das 9hs. “A independência é um dos maiores marcos da história brasileira. Por isso, a comemoração é importante para a valorização histórica e cultural da nação, servindo como estímulo ao protagonismo cidadão local”, destacou a diretora da escola Nossa Senhora da Conceição, Cristina Viana. (Ascom/Maraú)
Vídeo: Após acidente na 101, Policial Militar grava vídeo tranquilizando colegas, Assista!

Após sofrer um grave acidente automobilístico na noite deste domingo (3/9), na BR-101 (relembre aqui), o sargento da Polícia Militar de Ubaitaba, Carlos Henrique gravou um vídeo tranquilizando colegas. Henrique era quem dirigia o carro no momento do acidente. No vídeo, o policial tranquiliza os amigos e diz que apesar da gravidade do acidente ele [Henrique] está bem e já se encontra em sua residência no distrito de Faisqueira, município de Ubaitaba. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Sem tripulação, embarcação atravessa mar e para perto de local de acidente em Salvador
Uma embarcação ficou à deriva e foi parar em umas pedras em Mar Grande, neste domingo (3), após ter se soltado do cais em Salvador. Segundo informações da Capitania dos Portos, o proprietário afirmou que ela estava sem tripulantes e passageiros, já que estava atracada no cais. Após conseguir se soltar, a embarcação teria atravessado toda a Baía de Todos os Santos e chegado a Mar Grande, próximo ao local do acidente com a lancha Cavalo Marinho I, que deixou 19 mortos no dia 24 de agosto.
Uma equipe foi encaminhada para o local para averiguar a informação. Acontece nessa segunda-feira (4), em frente ao Terminal Marítimo de Salvador, uma manifestação em prol das 19 vítimas da tragédia Salvador-Mar Grande. O protesto está previsto para começar as 10h. Além disso, na terça-feira (5), uma audiência publica com a presença do Ministério Público será realizada na Câmara Municipal de Vera Cruz. O evento vai debater a qualidade do sistema de transporte na Ilha de Itaparica. Com informações do BNews
Jogador de futebol é atropelado na cidade de Ilhéus

O jogador de futebol Hamilton de Jesus Souza (Bigode), 46, foi vítima de acidente de trânsito na noite deste domingo (3/9), nas imediações da estrada que dá acesso ao residencial Sol e Mar, no Couto, zona sul de Ilhéus. Segundo o radialista Fabio Roberto, Bigode trafega com sua moto quando foi atropelado por um motorista que dirigia em alta velocidade. Os dados do motorista atropelado não foram divulgados. Em conseqüência do acidente, Bigode sofreu um profundo corte na perda direita. Após o acidente, o motorista fugiu sem prestar socorro. O Samu foi acionado e encaminhou o motociclista para o hospital. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
















