Ubaitaba Urgente

Homem é encontrado morto dentro do apartamento onde morava em Feira de Santana

Um homem de 57 anos foi encontrado morto, na manhã desta quarta-feira (6), dentro do apartamento onde morava, localizado no Condomínio Parque Cajueiro, em Feira de Santana. Segundo a polícia, uma funcionária do condomínio ouviu uma forte discussão no apartamento, na tarde da última terça (5). Segundo o G1, parentes de Valdemiro Alexandrino Santos Neto perceberam o sumiço dele e, na manhã desta quarta, decidiram arrombar a porta do apartamento. O corpo de Valdemiro apresentava lesões na testa e sinais de enforcamento. A Polícia Civil informou que está trabalhando com duas hipóteses: latrocínio, pois o celular da vítima desapareceu e o carro dele foi encontrado no distrito de Maria Quitéria; ou crime passional pois, segundo a polícia, ele recebia muitos jovens no apartamento.

Homem é preso por falsificar carteiras de policiais civis e vender por R$ 200 cada

Um homem de 37 anos foi preso por policiais da Força-Tarefa da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, quando falsificava carteiras funcionais de policiais civis. De acordo com a Polícia Civil, ele vendia as carteiras por R$ 200 cada. O suspeito foi preso na terça-feira (5), mas as informações só foram divulgadas na quarta (6). O suspeito estava com duas cópias em branco de carteiras funcionais, dois distintivos da Polícia Civil, um simulacro de arma de fogo e munição para pistola ponto 40, quando foi flagrado pelos policiais. Segundo a polícia, a delegada Itana Coelho, do Draco, autuou o homem por falsificação de documento público, usurpação da função pública e porte ilegal de munição de uso restrito. Com Informações do G1

Vídeo: Mulheres gravam ‘vídeo selfie’ momentos antes de morrer em acidente na BR-153. Assista!

Um vídeo selfie divulgado na internet mostra os últimos momentos antes de um acidente que matou três mulheres na BR-153, no último sábado (2). As imagens foram publicadas em um perfil nas redes sociais por Elisia Letícia Neves, filha de Lélia Neves, que dirigia o carro. Além dela, Ivanilda Neves e Karine Neves também estavam no veículo e não resistiram. Na gravação, as três aparecem sorrindo, cantando e aproveitando a viagem. O acidente aconteceu em Gurupi, no sul do Tocantins. O carro em que as mulheres estavam se chocou com uma carreta. O motorista da carreta não teve ferimentos.

Foto: Weslei Silas/ Atitude Tocantins)

Segundo o Corpo de Bombeiros, a condutora teria perdido o controle do carro e invadido a pista contrária. A filha da motorista disse que o vídeo foi gravado durante a viagem e enviado para parentes. Ela informou ainda que o destino delas era a cidade de Barrolândia. “Elas estavam indo para Barrolândia para a casa de umas tias que moram em um fazenda. Ela tinha pouca experiência com rodovia e creio que não conhecia muito bem aquela estrada”, disse ao G1. As três mulheres faziam parte da mesma família. Lélia era irmã de Ivanilda, que, no vídeo, aparece no banco de trás. Quem está no banco da frente é Karina, filha de Ivanilda.

BB de Conceição do Coité é alvo de ação criminosa; caixa eletrônico é danificado

O Banco do Brasil de Conceição do Coité, região sisaleira da Bahia, foi alvo de bandidos na madrugada desta quinta-feira (7). Segundo informações da Polícia Militar, um dos caixas eletrônicos da agência foi danificado, mas nenhuma quantia foi levada. Uma guarnição da 4ª Companhia do Décimo Sexto Batalhão da PM esteve no local após receber denúncia informando que dois homens estavam em atitude suspeita em frente ao banco, mas quando chegaram eles já tinham fugido. A ação dos criminosos foi registrada por volta de 1h30h. Com o apoio de duas guarnições da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto), os policiais de Coité fizeram rondas na região para tentar localizar os criminosos, mas ninguém havia sido preso até a publicação desta reportagem. A ocorrência foi registrada na delegacia da cidade, que investigará o caso. Com informações do blog Notícias de Santaluz

Prefeita é presa na manhã desta quinta (07) acusada de envolvimento em morte de jornalista

Roseli Ferreira Pimentel (PSB) I Foto: Reprodução

A prefeita Roseli Ferreira Pimentel (PSB), da cidade de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi presa na manhã desta quinta-feira (7), por suspeita de envolvimento na morte do jornalista Maurício Campos Rosa, do jornal O Grito. A prefeita vai passar pelo Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito e depois será encaminhada ao presídio. Durante a operação outros três homens suspeitos foram presos, pelo crime ocorrido em 17 de agosto do ano passado. Os presos foram encaminhados ao Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde serão ouvidos. Roseli teve o mandato cassado cinco vezes e ainda estava no cargo por causa de liminar. Ela e o vice-prefeito, Fernando César (PRB) são acusados de captação ou gasto ilícito de recursos financeiros na campanha eleitoral. Com informações do site Notícias ao Minuto.

Maraú: Escolas de Campinho, Tremembé e Joventina realizam desfile cívico em suas comunidades

As escolas municipais de Campinho, Tremembé e Joventina na zona rural de Maraú, também promoveram um momento de civismo e cidadania em comemoração ao 7 de Setembro. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, as três escolas realizaram um desfile cívico especial de seus alunos pelas ruas de suas comunidades, que foi prestigiado pelos familiares das crianças e pelos  moradores locais. Parabenizando as escolas pela iniciativa, o secretário de Educação, Antônio Carlos enfatizou a importância do evento, para despertar na criança e nos alunos o sentimento de patriotismo e por proporcionar um momento de integração entre a escola e a comunidade a qual pertence. Os alunos das escolas municipais demonstraram satisfação e se maravilharam com o mundo do patriotismo e cidadania.  “Ao longo dos anos vem se perdendo a prática de comemorar uma data tão importante para nós e por isso é válido resgatarmos essa cultura”, afirmou a prefeita Gracinha Viana, que esteve em Tremembé e ressaltou a importância que os ensinamentos trabalhados em sala de aula exercem sobre as crianças: “Para a administração pública é uma motivação ver as escolas ensinando para as crianças a importância que o dia 7 de setembro tem para todos nós”, disse. (Ascom/Maraú)

Carga de cocaína avaliada em R$ 1 milhão é apreendida em Salvador

Uma carga avaliada em pouco mais de R$ 1 milhão em pasta base de cocaína foi apreendida, na noite da última terça-feira (5/9), por equipes das Rondas Especiais (RONDESP) Central da Polícia Militar. Durante blitz montada na Estrada Velha do Aeroporto, os militares suspeitaram de um táxi, modelo Prisma, e determinaram a parada do veículo. Antes da abordagem o passageiro abriu a porta e conseguiu fugir pelo matagal. Dentro do carro os PMs localizaram documentos deixados na hora da fuga que pertencem ao traficante e homicida Rafael Almeida de Jesus, o ‘Rafinha’, integrante do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública. Após conversa com o taxista as guarnições da RONDESP Central foram até uma casa na localidade de Ipitanga, usada pelo criminoso. No local foram apreendidos 66 tabletes de pasta base de cocaína e três cadernetas com anotações referentes ao comércio de entorpecentes. Todo o material apreendido foi encaminhado para o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (DRACO), na Pituba. “Esse grande resultado comprova a importância das ações preventivas. As vezes as blitze causam um pouco de congestionamento, mas são importantes medidas. Parabenizo toda a tropa pelo empenho e dedicação”, declarou o comandante do Policiamento na Região Integrada de Segurança Pública (RISP) Central, coronel Alfredo José de Souza Nascimento. Acrescentou que o combate ao tráfico continuará incessante.

Câmera registra momento em que mulher é morta a tiros em Feira de Santana

Uma câmera de segurança registrou o momento em que uma mulher foi morta na noite desta quarta-feira (6) na Rua Juiz de Fora, no bairro Caseb, em Feira de Santana. Segundo informações do site Acorda Cidade, a vítima foi identificada como Eliana Santos da Silva, 28 anos. O crime aconteceu por volta das 18h30. Nas imagens, é possível ver a aproximação do assassino. Eliana está parada próximo a um poste de iluminação, quando um homem passa em um motocicleta na direção contrária. Ele retorna, desce da moto, dá alguns passos em sua direção e dispara algumas vezes contra a vítima, fugindo em seguida. Os transeuntes que estavam no local então correm em direção a Eliana, que morreu no local após ser atingida por tiros na cabeça, tórax e braços.

Palocci diz que Lula recebeu R$ 4 milhões em “pacto de sangue” com Odebrecht

Em depoimento ao juiz federal Sergio Moro nesta quarta-feira (6), o ex-ministro Antônio Palocci afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalizou um “pacto de sangue” no qual a Odebrecht se comprometeu a pagar R$ 300 milhões em propinas ao PT entre o fim do governo Lula e os primeiros anos do Dilma. A informação foi confirmada pelos advogados do petista, que já foi condenado em outra ação da Lava Jato e está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF), na capital paranaense. Um dos advogados de defesa de Palocci, Adriano Bretas declarou que Palocci “revelou importantes detalhes dos bastidores e dos meandros que permearam as relações de poder na transição do governo Lula para o governo Dilma e como foi essa compra de boa vontade da Odebrecht em relação ao governo.” Palocci foi ouvido na ação em que Lula é acusado de ter recebido, da Odebrecht, um terreno de R$ 12,4 milhões destinado a ser a nova sede do Instituto Lula e um apartamento de R$ 540 mil em São Bernardo do Campo (SP). Confira trechos do depoimento de Palocci:

Prefeitura de Aurelino Leal realiza desfile cívico de 07 de Setembro

Com o tema: ‘O BRASIL AINDA É NOSSO’, a Prefeitura Municipal de Aurelino Leal, através da Secretaria de Educação, em parceria com as escolas municipais do município, promoveu na tarde desta quarta-feira, dia 06 (seis) as comemorações alusivas ao tradicional 07 de setembro, dia da independência do Brasil. Centenas de alunos participaram desse evento histórico e se engajaram, juntamente com a diretora da Escola Normal 2 de Julho, Janaina Tereza e professores, durante dois dias na confecção de fantasias, cartazes e adereços, que tornou possível representar várias personalidades que fizeram e fazem parte da história do nosso Brasil. Além disso, foram apresentados temas discutidos na sociedade, como: meio ambiente, esporte, educação, saúde, violência etc. O desfile contou também com a participação da Banda Marcial de Aurelino Leal Águia Imperial e Fanfarras de outras cidades. O evento foi acompanhado por um grande público, que prestigiou o desfile cívico do 7 (sete) de setembro. Estiveram presentes no evento, a Prefeita Liu Andrade (PP), secretários municipais, vereadores e diversas autoridades do município. (Ascom/Aurelino Leal)

TJ instala em Coaraci Centro Judiciário de Solução de Conflitos

 

Presidente do TJBA (terceira da direita para esquerda) instala Cejusc em Coaraci

A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, instalou nesta quarta-feira (6) a primeira unidade do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) de Coaraci, Almadina e Itapitanga. A desembargadora destacou que a instalação do Cejusc visa aproximar a presidência do TJBA dos polos onde há efetivamente a entrega da prestação jurisdicional. A presidente ressaltou também que a adoção de soluções alternativas de conflitos e o incentivo à conciliação são temas presentes no planejamento estratégico 2015 – 2020 do TJBA e estão entre os objetivos que ela mais tem cobrado da equipe administrativa. Um Decreto Judiciário publicado no Diário da Justiça Eletrônico desta quarta oficializou a instalação do Cejusc de Coaraci e designou o juiz de direito André Luiz Santos Britto para coordenar a unidade.

TERRA NATAL

Foi no município de Coaraci que a presidente nasceu e viveu a sua infância. No ato de instalação do Cejusc, ela demonstrou a satisfação de entregar a unidade judicial na sua terra natal, relembrou momentos importantes de sua formação, da dedicação de seus pais para educar os filhos e de momentos marcantes vivenciados no município. “Aqui sempre serei a Socorrinho Santiago, mas agora preciso ser também a presidente que traz para Coaraci seu primeiro Centro Judiciário de Solução de Conflitos. Os Cejuscs são a prova que mediação e conciliação são o caminho menos agressivo e mais eficaz para a solução de conflitos entre os jurisdicionados”, afirmou. A desembargadora Joanice Guimarães e a assessora especial da Presidência para Assuntos Institucionais, juíza Marielza Brandão, também estiveram presentes. “Os centros de mediação e conciliação representam uma nova forma de fazer Justiça e de pacificação social. Ferramenta inovadora na busca de solução mais eficaz para dirimir os conflitos e trazer a harmonia entre os cidadãos”,  declarou a juíza Marielza Brandão. Com informações do P;imenta

Prefeitura de Aurelino Leal está Climatizando Hospital Geral

A Prefeitura de Aurelino Leal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde  está  investindo na climatização do Hospital Geral do município. De acordo com a prefeita Liu Andrade (PP), o objetivo desta iniciativa é dar mais conforto aos pacientes e servidores públicos, permitindo um atendimento de melhor qualidade, afinal, a climatização dos ambientes favorece o bem estar das pessoas. “O deputado federal Roberto Brito (PP), direcionou para a saúde de nossa cidade uma emenda para a estruturação das unidades de saúde, e um dos objetivos dessa emenda é a aquisição de ar condicionado, fizemos um levantamento dos locais onde não possuem climatização, para que possamos melhorar a infraestrutura destas unidades e iniciamos pelo nosso hospital” destacou a gestora. Enfermarias e salas que ainda não possuem climatização passarão a ser climatizadas e mais estruturadas, com a instalação de aparelhos de ar condicionado e outros aparelhos a exemplo dos televisores de LED. Esta semana a HGAL está recebendo os aparelhos. No total, são 32 novos aparelhos de ar condicionado para atende a rede municipal de saúde. De acordo com a gestora, as UBSs e PSFs, já são todos climatizados. Atualmente, o Sistema de Saúde de Aurelino Leal possui 7 unidades, entre elas,  as UBSs os PSFs, e o Hospital Geral de Aurelino Leal. Vale salientar que a UBS Humberto Vieira Barbosa e PSF da Cascata foram construídas no mandato da atual prefeita Liu Andrade e as demais unidades que estavam abandonadas passaram por reformas recebendo ampliações e estrutura digna de atender a quem precisa da saúde de nosso município. (Ascom/Aurelino Leal)

5º Itacaré Motofest terá cerca de 4 mil motos e mais de 20 shows

Cerca de três mil motos de clubes de motociclismo de diversos estados brasileiros e até de outros países já confirmaram presença no 5º Itacaré Motofest 2017, que acontecerá entre os dias 14 a 17 de setembro na praça São Miguel e também no distrito de Taboquinhas. E a cada dia novos motociclistas e clubes vem confirmando a presença. O Motofest será um dos maiores eventos de motociclismo realizado nos últimos anos em Itacaré. Além disso, o evento contará com mais de 20 shows w uma série de outras atividades que vão movimentar a cidade. Dentre as atrações já confirmadas estão as bandas Time, Serra Elétrica, Banda Primitiva, Áudio Box, Soda Pop, Bruta Raça e vários outros grupos nacionais, estaduais e nacionais que estarão fazendo a festa dos motociclistas, turistas e itacarrenses. A realização é da Prefeitura de Itacaré, Associação dos Motociclistas do Estado da Bahia e Navegadores Porto Seguro, que estarão montando uma estrutura especial na Praça São Miguel e avenida Castro Alves, orla da cidade, onde será concentrado o evento. Durante quatro dias Itacaré vai se transformar na capital nacional do motociclismo, recebendo cerca de 12 mil pessoas, entre visitantes e motociclistas, que poderão curtir a mais de 20 shows com atrações regionais e nacionais, além de várias outras opções de lazer e entretenimento. Esse ano uma das novidades será o passeio para o distrito de Taboquinhas, onde os motociclistas visitarão no sábado, as cachoeiras, corredeiras, trilhas, rafiting fazendas de cacau e também vários outros pontos turísticos, movimentando a economia do local. E na praça principal vão estar sendo realizados shows com atrações nacionais e apresentação de manobras radicais. Também vai estar sendo realizada a feijoada de confraternização entre os motociclistas. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, considera importante o evento para a cidade pois estará recebendo milhares de turistas, divulgando o potencial turístico e movimentando a economia do município. De acordo com ele, Itacaré é um dos principais destinos turísticos da Bahia e do Brasil, possui um rico patrimônio natural e cultural e esses eventos servem para projetar cada vez mais o município a nível nacional e internacional. (Ascom/Itacaré)

PF encontra digitais de Geddel em apartamento onde R$ 51 mi foram apreendidos

Geddel Vieira Lima (PMDB) I Foto: Ubaitaba Urgente

As impressões digitais do ex-ministro Geddel Vieira Lima foram encontradas pela Polícia Federal no apartamento onde foram apreendidos na terça-feira (5) R$ 51 milhões em malas e caixas, em Salvador (relembre aqui). Segundo o G1, o fato reforça as suspeitas de que Geddel tem ligação com o dinheiro e comprova também que o ex-ministro esteve no imóvel onde a quantia era armazenada. O dinheiro foi apreendido em uma ação de busca e apreensão na Operação Tesouro Perdido, desdobramento da Operação Cui Bono, que investiga fraudes na liberação de créditos da Caixa Econômica Federal. A apreensão foi a maior em dinheiro vivo já feita pela PF. Geddel cumpre prisão domiciliar há quase dois meses no apartamento dele, em Salvador, sem uso de tornozeleira eletrônica. 

Polícia recupera quase R$ 1 milhão de quadrilha de esquema de pirâmide

Fotos: Divulgação/Polícia Civil

A polícia apreendeu R$ 920 mil da quadrilha que vinha sendo investigada por um esquema fraudulento de pirâmide financeira, que lesou milhares de pessoas, em todo país, e rendeu mais de R$ 200 milhões aos estelionatários. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (6), pelo delegado Delmar Bittencourt, do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP). Segundo a Polícia Civil, o dinheiro estava depositado na conta de Edilane Alves de Oliveira, sogra do também investigado Danilo Gouveia, apontado como líder da quadrilha. Os dois estão com as prisões decretadas pela Justiça e são procurados. A ação que resultou na recuperação do montante é uma continuidade da Operação Gizé, deflagrada pelos DCCP e Departamento de Polícia do Interior (Depin), em agosto deste ano, e que cumpriu dez mandados de busca e apreensão, em Itabuna. Uma das ações ocorreu na sede da empresa de fachada D9 Clube, na Avenida Ruffo Galvão, e lá foram apreendidos veículos, uma moto aquática, uma motocicleta Harley-Davidson, um minerador de moeda virtual e até um drone. Iniciada na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), de Itabuna, pelo delegado Humberto Mattos, a investigação revelou que a quadrilha aplicava um golpe classificado como de cooptação progressiva de pessoas, a “pirâmide financeira”. Os investigados, para tanto, utilizavam a empresa de fachada D9 Clube para comercializar o serviço de treinamento de pessoas em apostas esportivas. Para atrair as vítimas, a D9 Clube informava em seu site oficial www.d9clube.com e em redes sociais abertas que o percentual de lucro obtido com as realizações das apostas de seus clientes seria de 33 por cento sobre o valor investido, com pagamento semanal durante um ano, e ao final, ainda o valor principal investido de volta.

CONTA JUDICIAL

Os integrantes da quadrilha vão responder pelos crimes de estelionato, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e pichardismo, exploração fraudulenta de credulidade pública e que se diferencia do estelionato porque o número de pessoas é indeterminado. O valor recuperado foi depositado em uma conta judicial e ficará à disposição da Justiça Criminal para possível reparação dos prejuízos causados as vítimas. Com informações do BNews

Criminosos interceptam carro-forte, explodem veículo e fogem com dinheiro

Um grupo com cerca de 10 criminosos armados interceptou um carro-forte, explodiu o veículo e, em seguida, fugiu com o dinheiro que estava dentro dele, nesta quarta-feira (6). A situação ocorreu na BA-210, na altura da cidade de Glória, no norte da Bahia. O carro-forte ficou destruído. As informações foram confirmadas ao G1 pela Polícia Civil. De acordo com a polícia, os homens cercaram o carro-forte com outros dois carros, no momento em que o veículo passava pelo KM-80 da rodovia. Houve uma troca de tiros entre os criminosos e os seguranças do carro-forte, mas os homens estavam em maior número, e os seguranças se renderam e fugiram por um matagal. Ninguém ficou ferido. Conforme a polícia, após a ação, os criminosos transferiram todo o dinheiro que estava no carro-forte para os veículos do grupo e foram embora. O valor levado não foi divulgado. Segundo a Polícia Militar, após a fuga, um dos homens envolvidos na ação foi preso por agentes do 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e, em seguida, foi levado para a delegacia de Paulo Afonso. Ainda não há informações sobre a identidade dos criminosos. O caso está sob investigação da Delegacia de Glória.

Operação Lava Jato: Palocci diz que Odebrecht pagou vantagens a Lula e Dilma

O ex-ministro Antônio Palocci disse na quarta-feira (6), que a Odebrecht adquiriu um apartamento em São Bernardo do Campo para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e um terreno para a construção do Instituto Lula, como compensação pelas vantagens que a empresa recebeu durante o governo do petista. Ele depôs diante do juiz federal Sérgio Moro, em Curitiba, na condição de réu da ação penal da Opereção Lava Jato que apura estes fatos, apresentados em denúncia do Ministério Público Federal (MPF). “Eu queria dizer, a princípio, que a denúncia procede. Os fatos narrados nela são verdadeiros. Eu diria apenas que os fatos narrados nessa denúncia dizem respeito a um capítulo de um livro ainda maior de um relacionamento da Odebrecht com o governo do ex-presidente Lula e da ex-presidente Dilma, que foi uma relação bastante intensa, bastante movida a vantagens dirigidas à empresa, a propinas pagas pela Odebrecht para agentes públicos em forma de doação de campanha, em forma de benefícios pessoais, em forma de caixa 1 e caixa 2”, disse Palocci ao iniciar o depoimento. “E eu tenho conhecimento porque participei de boa parte desses entendimentos na qualidade de ministro da Fazenda do presidente Lula e ministro da Casa Civil da presidente Dilma”. O ex-ministro está detido na carceragem da Polícia Federal (PF) de Curitiba. Ele foi condenado em outra ação penal da Lava Jato a 12 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Neste processo, o Ministério Público Federal (MPF) afirma que o Grupo Odebrecht comprou um terreno no valor de R$ 12,4 milhões para a construção do Instituto Lula – obra que não chegou a ser executada. Ainda segundo a denúncia, o ex-presidente também recebeu como vantagem indevida da empreiteira uma cobertura vizinha ao apartamento onde mora, em São Bernardo do Campo. O depoimento do ex-presidente Lula nesta ação penal está marcado para o dia 13 de setembro.

 

Janot denuncia Lula, Dilma e ex-ministros ao Supremo

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, acaba de denunciar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a ex-presidenta Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ex-ministros da Fazenda Guido Mantega e Antonio Palocci pelo crime de organização criminosa. Também foram denunciados a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), o ex-ministro Paulo Bernardo, marido da parlamentar, e os ex-tesoureiros do PT João Vaccari e Edinho Silva. Na denúncia, Janot sustenta que os acusados formaram uma organização criminosa no Partido dos Trabalhadores para receber propina desviada da Petrobras durante as investigações da Operação Lava Jato. “Pelo menos desde meados de 2002 até 12 de maio de 2016 , os denunciados, integraram e estruturaram uma organização criminosa com atuação durante o período em que Lula e Dilma Rousseff sucessivamente titularizaram a Presidência da República para cometimento de uma miríade [grande número] de delitos, em especial contra a administração pública em geral”, sustenta Janot.

Defesa – Em nota, a defesa do ex-presidente Lula classificou a denúncia da PGR como uma ação política e sem qualquer fundamento. A defesa de João Vaccari disse que a denúncia é surpreendente e totalmente improcedente. Segundo o advogado Luiz Flávio Borges D’Urso, Vaccari cumpriu seu papel, como então tesoureiro do PT, de solicitar doações legais destinadas ao partido, as quais sempre foram depositadas na conta bancária partidária, com respectivo recibo e a prestação de contas às autoridades competentes, “tudo dentro da lei e com absoluta transparência. O advogado de Guido Mantega, Fábio Tofic, disse que causa estranheza que a PGR resolva oferecer denúncia baseada nas palavras de delatores, sem uma verificação mínima, no mesmo dia em que vem à tona a desfaçatez dos delatores, pela própria PGR. Em nota, o ex-coordenador financeiro da campanha de Dilma em 2014, Edinho Silva, afirma que sempre agiu de forma ética e legal e que não tem dúvidas que todos os fatos serão esclarecidos e que a Justiça vai prevalecer. A assessoria da ex-presidente Dilma Rousseff informou que ainda não tem um posicionamento sobre o assunto. A defesa de Palocci disse que só vai se manifestar nos autos do processo. A senadora Gleisi Hoffmann declarou que a denúncia busca criminalizar a política e o Partido dos Trabalhadores.

Sandro Régis consegue recursos para obras em Gongogi

Sempre atento e empenhado em atender os pleitos do povo baiano, o deputado estadual Sandro Régis (DEM) articulou, em viagem a Brasília, no dia 10 de agosto, juntamente com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio Pinheiro, recursos para obras que serão realizadas no município de Gongogi, localizado a 395 km da capital baiana. No último sábado (02/09), o parlamentar participou da assinatura dando ordem de serviço referente às obras que serão feitas na cidade. “Participei da assinatura de ordem de serviço referente à quadra coberta no assentamento Santa Irene, zona rural de Gongogi, no valor de aproximadamente R$509.000,00, juntamente com o amigo e prefeito Kaçulo, vereadores, secretários municipais e amigos. Gostaria de agradecer ao amigo e presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, por ter me dado a oportunidade de viabilizar essa obra para o município”, ressaltou Sandro. O deputado salientou que esse é um momento de grande importância para o assentamento Santa Irene. “Há outra quadra esportiva coberta no valor de R$509.000,00, no qual o recurso já se encontra em conta. Além disso, temos um termo de compromisso no valor de R$300.000,00 que está sendo trabalhado para ser viabilizado e diz respeito aos aparelhos de climatização e mobiliários para as escolas do município”, complementou. Estiveram presentes secretários de governo; representantes da Associação das Mulheres da Santa Irene; os vereadores Nena, Betão, Wilson e o presidente da Câmara de Vereadores João Neto; o presidente do assentamento, Hélio Batista; os ex-prefeitos Milton Pereira e Valter Reis, os vereadores de Ubatã, Devinho Muniz e Juliano; o prefeito Kaçulo, e diversas pessoas da comunidade. (Ascom do deputado estadual Sandro Régis)

Maraú foi contemplado com Fábrica de Chocolate no povoado de Santa Maria

O povoado de Santa Maria, município de Maraú foi contemplado com uma Fábrica de Chocolate na zona rural do município. A conquista só foi possível graças a um projeto elaborado pela a Associação de Jovens Agricultores da Santa Maria em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura. A Fábrica também vai beneficiar vários agricultores da região. A assinatura do convênio de implantação da Fábrica de Chocolate em Maraú, através da Bahia Produtiva (Edital 009/2017), aconteceu na última quinta-feira (31/8). O evento foi acompanhado pela Prefeita Gracinha Viana (PP), pelo Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Manasses (PTC), além de Secretários Municipais, pequenos agricultores e representantes da Companhia de Ação Regional (CAR). Em seu discurso, a prefeita Gracinha Viana lembrou que, com a crise do cacau, milhares de produtores rurais ficaram desempregados, causando um sério golpe na economia. “A Fábrica de Chocolate possibilitará o fortalecimento da agricultura familiar e a revitalização da econômica do município. Este é o primeiro passo de um grande investimento e por isso é tão importante o envolvimento não só do poder público, mas também da comunidade”, declarou. O Secretário Municipal de Agricultura, Mica falou sobre o assunto, ouça entrevista com Secretário. (Ascom/Maraú)