Ubaitaba Urgente

Mulher morre em grave acidente na BA 262; duas pessoas ficaram feridas

Foto: Reprodução/Blitz Conquista

O grave acidente ocorrido no final da tarde desse domingo (10/9), na BA-262, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Vitória da Conquista, resultou na morte de uma mulher e com duas pessoas feridas. Segundo o blog Blitz Conquista, o veículo seguia em direção a área urbana, quando o condutor perdeu o controle da direção na curva e o carro capotou. A ocupante, Marina Dias Lima Porto, 60, morreu no local. O seu esposo, que era o condutor do veículo, Donércio Porto, e uma adolescente, de 14 anos, ficaram feridos. Eles foram resgatados pelos Bombeiros, atendidos pelo Samu-192 e encaminhados ao hospital. Os sobreviventes não correm risco de morrer.

Desaparecida na terça, mulher é encontrada morta ao lado de carro carbonizado

Fotos: Reprodução / TV São Francisco

Uma mulher que estava desaparecida desde a última terça-feira (5) foi encontrada morta neste sábado (9), enterrada ao lado do carro dela, no município de Campo Formoso, no norte do estado. Segundo informações da TV São Francisco, o marido da vítima é o principal suspeito. Noêmia Ribeiro, 45 anos, residia com o marido, José de Jesus, 49, em uma casa no bairro Jardim Vitória. A filha, Noária Ribeiro de Jesus, foi a pessoa que identificou que a mulher havia sumido. “Eu percebi que aqui [na casa da mãe] não tem ninguém. As portas estavam fechadas e eu entrei por trás, por um acesso que tinha atrás lá de casa. Aí quando eu entrei aqui, eu vim até o quarto e encontrei celular dele, celular dela, documento dela, tudo aqui. Aí quando eu cheguei aqui estava a cama sem o lençol, feito xixi, e tinha alguns vestígios de sangue.

Aí foi o momento que eu entrei em desespero e entrei em contato com a polícia, chamei a família toda para vim pra cá”, relatou. Os familiares da vítima afirmam que o casal tinha um relacionamento conturbado e que chegaram a se separar algumas vezes. José ameaçava Noêmia e se matar na sequência. Dois dias antes do desaparecimento, eles brigaram e José está foragido. O corpo de Noêmia foi encontrado no povoado de Bicas, a 100 quilômetros de Campo Formoso, enterrado em um buraco que fora cavado ao lado do veículo, que estava carbonizado. O corpo de Noêmia foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro e o sepultamento deve ser acontecer no povoado de Lajes dos Negros, em Campo Formoso. A Polícia Civil de Juazeiro investiga o caso.

Turista baiana morre após passar mal em Cachoeira no Tocantins

A maquiadora baiana Joslene Benetti, de 32 anos, morreu após passar mal durante visita à cachoeira da Formiga, no Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, por volta das 8h deste domingo (10). Ela e três filhos integravam um grupo de turistas. Joslene morava em Luís Eduardo Magalhães, no interior da Bahia. Um médico que estava no grupo chegou a prestar socorro, mas ela não resistiu mesmo sendo levada a um posto de saúde.  Segundo o G1, a principal suspeita é que ela tenha sofrido um infarto, já que a vítima teria informado aos funcionários que tinha problemas de coração. (Com informações do bocaonews)

Quase 25% dos deputados já trocaram de partido

Quase um quarto dos deputados eleitos em 2014 já trocou de partido pelo menos uma vez desde o início deste mandato, aponta levantamento feito pela reportagem. Dos 513 ocupantes das cadeiras da Câmara, 124 foram alçados ao cargo em legenda diferente daquela a que hoje pertencem, segundos dados da Casa. Ou seja, 24% dos parlamentares atuais.  No total, foram 168 movimentações até 15 de agosto. A discrepância se dá porque alguns trocaram de legenda mais de uma vez. Seis deputados já acumulam três mudanças na 55ª Legislatura, que começou em 2015 e vai até o início de 2019: Major Olímpio (SD-SP), Hiran Gonçalves (PP-RR), Cícero Almeida (Pode-AL), Macedo (PP-CE), Adalberto Cavalcanti (PTB-PE) e Valtenir Pereira (PSB-MT). Destes, só o parlamentar alagoano não passou pelo PMB (Partido da Mulher Brasileira), epítome do que os troca-trocas podem acarretar. O partido, nascido no fim de 2015, conseguiu filiar 25 deputados, a maioria no primeiro mês de existência da sigla. Um a um, eles foram deixando a legenda. O último dos peemebistas, Weliton Prado (MG), deixou o partido em agosto para integrar a bancada do Pros. Antes, ele havia pertencido ao PT. O tamanho da bancada federal é importante para um partido porque é ele que determina o acesso ao dinheiro do fundo partidário e seu tempo de televisão e rádio. O fundo é distribuído de duas formas: 5% entre todas as legendas, e os outros 95% repassados proporcionalmente aos votos recebidos na última eleição da Câmara. O PMB, com sua bancada atual de zero deputados, pleiteia na Justiça que o rateio seja feito com base nos deputados que se filiaram a ele no meio do mandato, o que lhe daria, só em 2017, mais de R$ 7 milhões do fundo. As trocas de partido também sumiram com outros “nanicos” na Câmara. Hoje, há 25 com representação na Casa. Com uma bancada de três deputados eleitos em 2014, o PRP e o PMN foram deixados por seus deputados ao longo da legislatura. O mesmo aconteceu com o PSDC e o PTC, com dois cada. Já o PRTB foi abandonado por Cícero Almeida em outubro de 2015, quando migrou para o PSD. Numericamente, o partido que mais perdeu deputados foi o PT. Com 68 eleitos em 2014, foi para 58. Em segundo lugar está o PSDB, que começou a legislatura com 54 deputados, para chegar a 46. Os parlamentares se espalharam por siglas como PV, PRB, Podemos, PR e PSL. Já quem mais cresceu foi o Podemos: de quatro para 15 cadeiras no plenário.

JANELA

Em 2007, o Tribunal Superior Eleitoral editou uma resolução de fidelidade, corroborada no ano seguinte pelo STF, para barrar a histórica onda migratória de políticos entre os partidos. O parlamentar que trocasse de partido poderia perder o mandato. Antes disso, as trocas ocorriam numa média de uma a cada cinco dias. A regra nunca foi aplicada por completo porque os detentores de mandatos recorrem a brechas como a ida para novos partidos e a aposta na morosidade da Justiça, mas o ritmo diminuiu. Entretanto, em 2015 foi aprovada a “janela de troca”, que permite que os parlamentares mudem de casa sem risco por 30 dias. A última ocorreu em março de 2016, quando mais de 90 deputados trocaram de partido. A próxima janela está marcada para março de 2018. Com informações da Folhapress.

Papa é ferido no rosto durante passagem por Cartagena

Durante sua passagem pela cidade de Cartagena, na Colômbia, o papa Francisco foi ferido levemente no rosto. Ao passar pelo bairro de San Francisco, onde abençoou a construção de moradias populares, o Pontífice levou a mão ao rosto em um momento.  Ao parar o “papamóvel”, um segurança lhe deu um lenço para se limpar e foi possível ver marcas de sangue no pano e na roupa branca. No rosto, é visível um corte acima do olho e um inchaço em parte da bochecha.  No entanto, Francisco continuou seu caminho pelo bairro como se nada tivesse ocorrido e continuou saudando as milhares de pessoas que estavam no local. Não se sabe até o momento o que causou a lesão – se foi algum fiel ou se ele se machucou sozinho. O incidente ocorreu após Jorge Mario Bergoglio abençoar a pedra fundamental de um conjunto residencial para pessoas sem tento na cidade colombiana. “Bendito seja, Senhor, Deus de Misericórdia, que em seu Filho nos deu um admirável exemplo de caridade e por ele nos recomendou a viver o mandato de amor, digne-se a dar suas benção a esses servidores seus, que se dedicam na ajudam aos outros”, disse durante a benção.

Funaro diz que Temer recebeu propina de R$ 20 milhões de dono da Gol

O presidente Michel Temer é acusado de receber propina de R$ 20 milhões de um dos fundadores da Gol Linhas Aéreas, Henrique Constantino. De acordo com a delação do operador financeiro Lúcio Bolonha Funaro, o valor foi dado em troca de apoio ao projeto de abertura do setor aéreo ao capital estrangeiro. A reportagem do jornal O Globo revela que a suposta propina teria sido paga em horas de voo na campanha eleitoral de 2014.  A Câmara dos Deputados aprovou no no passado, com apoio do governo Temer, uma medida provisória que permitia 100% do controle acionário de empresas aéreas brasileiras pelo capital externo. A acusação de Funaro faz parte de um dos depoimentos de sua delação premiada, homologada pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo explica a publicação, o fato é relacionado ao exercício do mandato de presidente, e, portanto o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, poderá incluir as informações na denúncia que está preparando contra Temer.

Joesley e Saud se entregam à PF em São Paulo

Os executivos da JBS, Joesley Batista e Ricardo Saud, que tiveram a prisão decretada pelo ministro Edson Fachin por violação do acordo de colaboração premiada, se entregaram na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo. As informações foram divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo.  Joesley e Saud devem cumprir  prisão temporária de cinco dias devido à entrega à Procuradoria-Geral da República, por parte da própria J&F, de áudios comprometedores, segundo os quais a dupla teria omitido informações relevantes nos primeiros depoimentos, feitos sob suposta assessoria do ex-procurador Marcello Miller, poupado da prisão. Segundo a publicação, ambos chegaram à PF em carros particulares. Ao determinar a prisão, o ministro do STF pediu que a Polícia Federal preserve “a imagem dos presos, evitando qualquer exposição pública”. Até este início da tarde domingo, 10, não há informações sobre quando os delatores devem sair do prédio da Polícia Federal, mas uma possibilidade é que eles sejam levados ainda hoje ao Instituto Médico Legal (IML).

Professores poderão ganhar desconto de 30% para comprar carros

Não é fácil ser professor no Brasil. A profissão é marcada por baixos salários, jornadas desgastantes e um sem-número de limitações trazidas pelos baixos investimentos em educação. Mas esses profissionais tão importantes podem ganhar uma razão para sorrir: carro com desconto para professores. Será discutida no Senado uma sugestão legislativa que prevê um desconto de 30% na aquisição de carros novos por essa categoria. A sugestão tramita sob o número 40/2017 sob relatoria do senador Cidinho Santos (PR-MT). Ela está em votação no portal e-Cidadania, onde já recebeu mais de 20 mil assinaturas. Com isso, foi capacitada para votação no Senado, primeiro passo para que seja convertida em projeto de lei. Caso não seja arquivada, as etapas seguintes serão a aprovação em várias comissões, a votação em plenário e a sanção presidencial, para que vire lei.  A cidadã que enviou a sugestão, Valdira Vieira, deu duas justificavas para o desconto. A primeira é que muitos professores precisam percorrer longos trajetos de suas casas até os locais em que lecionam. A segunda é que os baixos salários muitas vezes os impedem de comprar carros para vencer essas distâncias. Originalmente, a sugestão também abrangia os policiais militares e civis, sob a alegação de que ter um carro permitiria que eles morassem em áreas mais seguras e evitaria que fossem alvo de criminosos ao usar o transporte público. Mas o teor da sugestão foi modificado. Hoje, a lei concede descontos na aquisição de carros novos a duas categorias: portadores de deficiências físicas (os chamados PcD) e taxistas. Os taxistas têm isenção de IPI; para o público PCD, os benefícios incluem ainda isenção de ICMS, IOF e IPVA, desde que o valor de tabela do veículo seja de até R$ 70 mil. Com informações do Estadão

Drogas e armas apreendidas na zona rural de Gandu

Foto: Divulgação/PM-BA

Policiais militares da 60ª Cipm apreenderam drogas e armas na zona rural do município de Gandu, fato ocorrido neste fim de semana. Com base nas informações anônimas repassadas através do serviço 190 os militares seguiram até a localidade conhecida como João Damião, que dá acesso à região do Monte Alegre, em um local de difícil acesso. No matagal, a guarnição do Peto (Pelotão de Emprego Tático Operacional) apreendeu um verdadeiro aparato utilizado no comércio ilegal da droga. Durante a Operação, Robson B. Santos (Rob), 37 anos, foi preso acusado de ser um dos líderes da quadrilha. Outros dois elementos conseguiram fugir do cerco policial. De acordo com os policiais que estavam na diligência as drogas eram comercializadas em uma cabana, na mata. “Era um local de difícil acesso, onde tivemos que atravessar um lamaçal e durante campana que montamos conseguimos flagrar o suspeito comercializando os entorpecentes”, disse o oficial que coordenou a operação. Os policiais apreenderam armas, aproximadamente 2kg de maconha, 600g de sementes da mesma erva, balança de precisão, facões, equipamentos utilizados na plantação, embalagens, duas motocicletas e um celular usado como uma espécie de Disk Drogas. Com informações do blog Rede Brasil de Noticias

Rodrigo Janot é flagrado com Advogado de Joesley Batista em bar

Rodrigo Janot e o advogado Pierpaolo Bottini, que defende Joesley Batista, tiveram um encontro fora da agenda num boteco de Brasília, no sábado (9). O site O Antagonista obteve com exclusividade o registro fotográfico feito por um frequentador do local. Ainda segundo a publicação, a testemunha diz que ambos conversaram por mais de 20 minutos. Para não chamar atenção, escolheram uma mesa de canto, ao lado de uma pilha de caixas de cerveja. Janot não tirou os óculos escuros. A assessoria de Janot não retornou o contato de O Antagonista. Bottini confirmou o encontro fora da agenda, mas disse que foi “casual”. Veja a explicação do advogado: “Na minha última ida a Brasília, este fim de semana, cruzei casualmente com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, num local público e frequentado da capital. Por uma questão de gentileza, nos cumprimentamos e trocamos algumas palavras, de forma cordial. Não tratamos de qualquer questão outra ou afeita a temas jurídicos. Foi uma demonstração de que as diferenças no campo judicial não devem extrapolar para a ausência de cordialidade no plano das relações pessoais.”

Joesley e Saud decidem se entregar à Justiça

Foto: Reprodução

Em conjunto com seus advogados, Joesley Batista e Ricardo Saud tomaram a decisão de se entregar, segundo a Globonews. Dependem, no entanto, de uma notificação à Justiça, já que ambos estão em São Paulo e, para isso, teriam de viajar. O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin autorizou a prisão temporária (de cinco dias) dos delatores da J&F Joesley Batista e Ricardo Saud. No sábado, eles já haviam colocado seus passaportes à disposição do STF. Neste domingo, o ministro Edson Fachin determinou a prisão dos dois. Por enquanto, somente alguns jornalistas em frente a casa do empresário Joesley Batista, que mora no Jardim Europa, na Zona Sul de São Paulo, de acordo com informações da Rádio BandNews.

Acidente entre carro e ônibus de turismo deixa idosa morta na BR-101

Um acidente envolvendo um carro e um ônibus de turismo matou uma mulher de 69 anos durante a manhã deste sábado (9) na BR-101, no trecho entre Itabuna e Buerarema. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, veículo modelo Fiat Uno tentou fazer uma ultrapassagem irregular no km512 da rodovia por volta de 9h30 e bateu de frente no ônibus. As três vítimas da colisão estavam no carro. Bazilicia Ferreira dos Santos, 69 anos, morreu no local da batida. O motorista do carro, Marcos César dos Santos Tinum, 55 anos, e a passageira Andressa Santos Gerônimo, 19 anos, sofreram ferimentos graves e foram encaminhados ao Hospital de Base de Itabuna. O Uno fazia viagem entre as cidades de Arataca e Itabuna, enquanto o ônibus de turismo saiu de Itabuna para Camacan. O corpo da vítima fatal foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna.

De volta à Papuda, Geddel encontra os mesmos companheiros de cela

Foto: Dida Sampaio/Estadão

O ex-ministro Geddel Vieira Lima não encontrou caras novas em seu retorno ao presídio da Papuda, no Distrito Federal. Segundo informações da Folha de S. Paulo, ele está dividindo a cela com os mesmos nove detentos da primeira vez que esteve no local. O espaço tem capacidade para 12 pessoas e conta com quatro treliches, um chuveiro frio e um local para necessidades fisiológicas. Geddel chegou à Papuda no final da tarde desta sexta-feira (8), mesmo dia em que foi detido pela Polícia Federal em Salvador. Nesta semana, agentes do órgão encontraram mais de R$ 51 milhões em um apartamento da capital baiana. A PF encontrou nas notas impressões digitais do ex-ministro e do ex-diretor da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Gustavo Ferraz. O doleiro Lúcio Funaro, decisivo para a primeira prisão de Geddel, também está na Papuda. No entanto, eles estão em alas separadas e não podem se encontrar no banho de sol.

Fachin determina prisão de Joesley e Saud

Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin acatou o pedido de prisão temporária dos delatores da J&F Joesley Batista e Ricardo Saud, apresentado nesta sexta-feira (8) pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O chefe do Ministério Público havia pedido, ainda, a prisão do ex-procurador da República Marcello Miller. Neste caso, o ministro do STF não autorizou a prisão. As prisões dos delatores não devem ser imediatas, mas sim, podem ocorrer ao longo do dia, ou até mesmo nesta segunda-feira (11), segundo informações do site G1. A prisão de Joesley e Saud foi autorizada porque eles são suspeitos de omitir informações dos investigadores da Operação Lava Jato, o que quebra cláusulas do acordo de delação premiada.

Colisão de carros mata uma pessoa e deixa cinco feridas na BR-324

Foto: Reprodução / Acorda Cidade / Ed Santos

Um acidente na manhã deste sábado (9) deixou cinco feridos e uma idosa de 86 anos morta na BR-324, trecho entre as cidades de Tanquinho e Riachão do Jacuípe. O acidente envolveu um colisão frontal entre um Palio branco e e um Astra azul com licença de Embú das Artes, São Paulo. O Astra teria invadido a pista contrária, ao tentar uma ultrapassagem em local indevido, provocando a batida com o Palio, que ainda tentou desviar para o acostamento, segundo informações do Acorda Cidade. No Astra estavam cinco pessoas: a idosa Cecília Pereira da Silva, de 86 anos, que estava no banco traseiro e morreu no local; Genildes Ferreira de Sales, 53 anos; Kaíque Ubiratan Pereira Borges, 39; Ana Júlia Ferreira Araújo, 4 anos, e Ubaldo Júlio Góes de Sá, 57, que ficaram feridos e foram socorridos para o Hospital Municipal de Tanquinho, sendo que Genildes foi transferida em estado grave para um hospital em Salvador. O condutor do Palio também foi levado para a unidade hospitalar de Tanquinho.

Maraú recebe projeto de Cultura itinerante da FAEG-Sul na próxima quinta-feira (14)

Maraú receberá a próxima etapa do projeto de integração cultural do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul (FAEG-Sul), no próximo dia 14 de Setembro. A programação começa com encontro entre os membros do fórum e comunidade, às 9 horas, no Colégio Municipal Antenor Lemos, seguido de palestra sobre empreendedorismo cultural e mostra cultural. Após intervalo para almoço, serão realizadas as oficinas ‘Patrimônio Cultural’ com Maria Áurea de Souza, Vice-presidente do FAEG-Sul e coordenadora pedagógica do ponto de cultura da fundação Movimento de Corais Cantos das Artes em Itapetinga.. E Maria Helena Tavares, presidente da rede de Museus e Pontos de Memórias do Litoral Sul da Bahia. Além disso, tem também a oficina de teatro ‘Trilhando Artes’ com Eva Lima, atriz e produtora cultural tem experiência de 30 anos na área artística, é coordenadora de comunicação do FAEG-Sul. O projeto conta com apoio financeiro do Governo do Estado, (Edital Nº 24/Territórios Culturais), por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Maraú, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Proex/Uesc).

SOBRE O FAEG-SUL

O FAEG-SUL é um espaço para discussão de Políticas Públicas de Cultura, formado por instituições públicas e privadas, produtores e grupos independentes voltados às questões específicas de interesse do setor. Discute e age em torno das questões relativas à formação para as políticas e gestão cultural, qualificação de mão de obra técnica, financiamento, captação de recursos, trocas de experiências, trabalho em rede, parcerias e suporte às iniciativas artísticas e culturais do Território Litoral Sul. (Ascom/Maraú)

Prefeitura procura família de homem deficiente visual perdido em Maraú

A Prefeitura de Maraú, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social busca informações a respeito dos familiares do senhor Wellinton de Jesus, que foi encontrado hoje (8) perdido no centro de Maraú. O homem que é deficiente visual, está bastante confuso e esquece rapidamente o que fala. Foi encontrado por um enfermeiro de Maraú, no centro e está apenas com o RG. Segundo Wellington, ele é morador da Avenida Princesa Isabel, na cidade de Ilhéus e veio para Maraú, após ouvir no rádio que haveria uma trilha de Jeep no município. A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, está prestando todo apoio ao senhor que foi abrigado e alimentado. Quem tiver informações sobre o idoso ou de seus familiares pode procurar a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social pelos telefone (73)  98180 1898. (Ascom Marau)

Geddel é acusado de desvios desde 1983

O ex-ministro Geddel Vieira Lima acumula denúncias de corrupção desde o seu primeiro cargo público, aos 25 anos. Em 1983 ele foi indicado para o posto de diretor da corretora de valores do Banco Estadual da Bahia (Bandeb). Em um ano uma auditoria interna do Baneb mostrou um desvio de cerca de R$ 2,7 milhões (em valores atualizados) da corretora, fruto de um esquema que teria beneficiado Geddel, seu irmão, o hoje deputado Lúcio Vieira Lima, seu pai, o ex-deputado Afrísio Vieira Lima, e sua mãe, Marluce.  Todos os envolvidos negaram. A única punição a Geddel foi a demissão, em 1984. Após uma série de outras indicações políticas, Geddel foi eleito deputado federal em 1990. O ex-senador Antônio Carlos Magalhães, desafeto da família Vieira Lima, dizia que a campanha foi paga com dinheiro desviado pelo pai de Geddel enquanto fora secretário estadual de Segurança Pública. No primeiro mandato na Câmara, Geddel foi citado no escândalo dos “Anões do Orçamento”, acusado de manipular emendas para beneficiar empreiteiras. A CPI que investigou o caso, em 1993, o absolveu. Oito anos depois, ACM distribuiu fitas de vídeo com um documentário chamado “Geddel Vai Às Compras”. O vídeo contava que o patrimônio do ex-ministro cresceu 364% de 1994 a 1998. Em novembro de 2016, Geddel pediu demissão da Secretaria de Governo de Michel Temer após ser acusado pelo então ministro da cultura Marcelo Calero de tráfico de influência. De acordo com Calero, Geddel o teria pressionado para liberar as obras do La Vue, prédio em que o peemedebista tinha um apartamento e que foram embargadas pelo Iphan de Salvador. Em janeiro de 2017, Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na casa de Geddel em Salvador. Ele foi alvo da operação “Cui Bono. O ex-ministro é suspeito de facilitar o crédito na Caixa Econômica para empresas em troca de pagamento de propina. Geddel foi preso preventivamente no dia 3 de julho de 2017 por tentativa de obstrução à Justiça. Segundo o MPF, Geddel tentava evitar que Eduardo Cunha e o doleiro Lúcio Funaro firmassem acordo de delação premiada.

Acidente automobilístico mata três da mesma família em BH

Um acidente no anel rodoviário de Belo Horizonte matou uma família que morava em Caratinga. O acidente aconteceu no final da tarde da última quarta-feira (6/9). Uma carreta desgovernada atingiu nove veículos de passeio, um pedestre e uma bicicleta na altura do bairro Betânia, na pista sentido a Vitória. Três pessoas morreram e 11 ficaram levemente feridas. A carreta e um carro de passeio pegaram fogo e os Bombeiros apagaram o incêndio.De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas fatais são o Policial Civil Dogmar Monteiro, de 52 anos, que era lotado em Caratinga, a esposa dele Kelly Cristina e o filho Vitor Monteiro. Informações iniciais dão conta que Dogmar havia buscado o filho para passar o feriado em Caratinga, já que Vitor cursava Medicina em Belo Horizonte. A família é da cidade de Ipanema, mas moravam em Caratinga nos últimos anos. Segundo a corporação, o veículo onde estavam às vítimas carbonizadas ficou prensado entre o caminhão e a mureta.

Itacaré inicia campanhas de multivacinação e vacinação antirrábica

A Secretaria Municipal de Saúde de Itacaré está realizando neste mês de setembro duas importantes campanhas de vacinação: a de multivacinação para as crianças e adolescentes e a antirrábica, imunizando cães e gatos contra a raiva. Para isso, as crianças e adolescentes menores de 15 anos devem comparecer à unidade de saúde mais próxima levando a caderneta de vacinação. A campanha acontece até o dia 22 de setembro, mas no dia 16 será realizado o Dia D de mobilização vacinal, com atendimento em todos os postos de saúde de Itacaré e também em Taboquinhas. O secretário de Saúde de Itacaré, Ricardo Lins, informa que a multivacinação é uma estratégia que vem sendo adotada com a finalidade de atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). Já a campanha de vacinação antirrábica acontece até o dia 16 de outubro. Os proprietários de cães e gatos devem levar os animais à Unidade Básica de Saúde localizada atrás do fórum de Itacaré, onde está acontecendo a vacinação sempre às segundas, terças e quartas. Na zona rural o serviço já está sendo feito obedecendo um cronograma de visitas. O dia D de vacinação contra a raiva será no dia 07 de outubro, quando estarão sendo distribuídos pontos de imunização em diversos locais da cidade e também em Taboquinhas. (Ascom/Itacaré)