O jornal Folha de S.Paulo revelou no começo da tarde desta sexta-feira que a construtora Andrade Gutierrez fechou acordo de delação com a Procuradora-Geral da União (PGU) e os procuradores que atuam no QG da Operação Lava Jato no Paraná. Segundo a reportagem, a empreiteira confessou ter pago propina em obras de estádios usados na Copa do Mundo de 2014. Ela participou das reformas, sozinha ou em parceria, do Maracanã (ao lado da Odebrecht), do Mané Garrincha, do Beira-Rio e da Arena Amazônia. Além disso, a Andrade Gutierrez (segunda maior construtora do país) pagará multa de R$ 1 bilhão por causa de outras acusações, como a formação de cartel na Petrobras e pagamento de subornos para conseguir a concessão de obras públicas. A multa – a maior até agora aplicada pela Operação Lava Jato – tem como objetivo evitar que a empreiteira perca seus contratos com o poder público. Três executivos da empresa mineira – dentre eles seu presidente, Otávio Azevedo – estão presos na carceiragem da Polícia Federal em Curitiba.
Delcídio fica transtornado em depoimento após críticas de Lula
O líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS), ficou sabendo que o ex-presidente Lula o havia criticado na tarde desta quinta-feira (26). Com a notícia, conta o G1, o senador se “descontrolou completamente”. Delcídio teve acesso a declaração de Lula enquanto dava o seu depoimento para a Polícia Federal na superitendência da corporação em Brasília, onde o parlamentar está preso. Os jornais “Folha de S. Paulo” e “Estado de S. Paulo” informaram que Lula havia afirmado, em almoço na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que o senador fez uma “coisa de imbecil”, em referências às acusações de que Delcídio estava atrapalhando os trabalhos da Operação Lava-Jato. As publicações referem que Lula se disse surpreso com a “grande burrada” que Delcídio cometeu. No entanto, o Instituto Lula nega via assessoria de imprensa que Lula tenha dado as declarações. A GloboNews mostrou que quando Delcídio ficou sabendo das declarações de Lula, ele se “descontrolou completamente” e o advogado do senador teve que interferir, o que suspendeu o depoimento. Segundo relatos, por este motivo, Delcídio não chegou a ser questionado sobre o trecho da gravação telefônica em que o senador sugere para o filho de Nestor Cerveró uma fuga do ex-diretor da Petrobras para a Espanha via Paraguai. A reportagem do G1 tentou entrar em contato com o advogado de Delcídio do Amaral, Maurício Leite, mas ele disse que estava em uma reunião e que retornaria às ligações. Porém, não houve contato até a publicação da reportagem.
Depoimento de Delcídio
Fofocas: Sidney Rezende se nega a mentir sobre demissão e fica sem adeus da Globo, diz site
Sidney Rezende ficou sem poder se despedir dos colegas da GloboNews após sua saída da emissora há duas semanas. O jornalista teria se recusado a mentir sobre o motivo de ter deixado o canal pago. O diretor-geral de jornalismo e esportes, Ali Kamel, geralmente escreve um e-mail, que é distribuído a todos os profissionais da casa, enumerando as qualidades dos jornalistas e seus feitos. Mas isto não aconteceu com Rezende. Kamel teria proposto a ele uma mensagem dizendo que o repórter estava saindo do Grupo Globo para cuidar de negócios particulares. No entanto, Sidney se recusou e disse que o diretor deveria dizer a verdade: que ele estava sendo demitido. Procurada pelo “Notícias da TV”, a Globo se pronunciou a respeito do assunto e disse que o e-mail não é um hábito do canal. “Assim que a Globo foi procurada para confirmar a não renovação do contrato de Sidney Rezende, a emissora disse que confirmava a informação a pedido do próprio jornalista. A Globo não tem por hábito mandar e-mails coletivos anunciando decisões desse tipo. Só o faz quando a decisão é de comum acordo.” E continuou: “A Globo não tem problema algum em admitir não renovações, mas não anuncia isso publicamente em respeito aos profissionais. De todo modo, ao confirmar a notícia sobre a não renovação, a emissora fez questão de elogiar a competência profissional de Sidney Rezende, o que ratifica nesse comunicado”.
Romário admite conta na Suíça nos tempos de jogador: ‘Não sei o ano’
O senador Romário (PSB-RJ) está envolvido em nova polêmica. Após ter o nome citado em conversa entre Edson Ribeiro, advogado do ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró, e o senador Delcídio Amaral (PT-MS), que resultou na prisão deste segundo citado, Romário admitiu, em entrevista ao jornal “O Globo”, que já possuiu contas bancárias na Suiça. As contas, segundo o ex-atacante, foram abertas entre 1988 e 1994, período em que Romário defendeu o Barcelona, da Espanha, e o PSV, da Holanda. – Quando eu jogava na Europa, tive conta no BSI. Só não sei o ano. Eu não me lembro, mas acredito que se a conta não é movimentada, ela é fechada automaticamente – declarou Romário.
A gravação veio a público na última quarta-feira. No áudio gravado por Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobrás, preso na Operação Lava-Jato, o senador Delcídio Amaral comenta que ouviu de Eduardo Paes um acordo para Romário apoiar Pedro Paulo na candidatura à prefeitura do Rio. Além disso, Delcídio afirma que Paes teria aconselhado Romário a encerrar as contas que supostamente tinha na Suiça, “senão iria preso”. Romário admite conta na Suíça nos tempos de jogador: ‘Não sei o ano’
Após o vazamento do áudio, Romário voltou a negar qualquer irregularidade e afirmou que estar envolvido em nova polêmica é “fanfarronice” de Delcídio Amaral, que acabou preso por suposta obstrução da justiça por planejar fuga para Nestor Cerveró. O caso ainda está sendo investigado. – É fanfarronice dele (Delcídio) ter me colocado nessa história. Em relação ao que o advogado fala, a gente está vivendo um momento diferente no Brasil. Não se pode dar credibilidade a bandido, vagabundo. Ouviram o meu nome na gravação que foge completamente do assunto que esses vagabundos estavam fazendo lá. Estou tranquilo porque eu não devo porra nenhuma a ninguém e não tenho conta na Suíça – completou.
Ainda nesta sexta-feira, o senador Romário (PSB-RJ) protocolou um ofício na Procuradoria Geral da República para que as autoridades brasileiras provoquem a abertura de investigação na Suíça sobre a suposta conta bancária a ele atribuída. As polêmicas envolvendo Romário e supostas contas na Suiça não são novidades. Em julho, a Revista Veja publicou que o senador do PSB-RJ teria R$ 7,5 milhões no banco BSI. Valor que não teria sido declarado à Justiça Eleitoral. Romário sempre negou a existência desta conta e o banco suiço também negou. O BSI declarou ainda que o extrato apresentado na reportagem era falso. A revista teve que se desculpar com o senador.
Instituto Evandro Chagas confirma primeira morte por vírus Zika no país
Instituto Evandro Chagas confirma primeira morte por vírus Zika no país O Instituto Evandro Chagas confirmou hoje (27) o primeiro caso de morte por vírus Zika no país. A doença é transmitida por meio da picada do Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya. Instituto Evandro Chagas confirma primeira morte por vírus Zika no país Segundo o instituto, o paciente morava no Maranhão e a morte ocorreu em junho. O caso foi encaminhado para a instuição, com sede em Belém, por ser referência nacional em febres hemorrágicas. O paciente tinha lúpus, uma doença que afeta o sistema imunológico, e por isso não resistiu à zika. O Instituto Evandro Chagas notificou o Ministério da Saúde. A assessoria do ministério disse que recebeu os dados, analisa as informações repassadas e vai divulgar um posicionamento sobre o assunto na próxima semana.
Araci: Após roubo, adolescente de 13 anos morre em troca de tiros com a PM
Um adolescente de 13 anos morreu após trocar tiros com policiais militares na tarde da última quinta-feira (26), em Araci. Segundo a Polícia Militar, o rapaz tinha roubado uma loja de calçados no centro da cidade. A PM informou que militares foram acionados e o encontraram no bairro da Cascalheira, na mesma cidade. De acordo com a PM, ao se aproximarem, o suspeito atirou contra os policiais, que revidaram. Segundo militares, ele foi atingido no peito e encaminhado ao Hospital Municipal, mas não resistiu aos ferimentos. A PM ainda informou que o adolescente era bastante conhecido no meio policial por crimes de assalto, tráfico de drogas e roubo. (Portal do Clériston Silva)
Chance de lama da Samarco chegar à Bahia “é nula”, diz Inema

De acordo com o coordenador de monitoramento do Instituto do Meio Ambiente e Recurso Hídricos da Bahia (Inema), Eduardo Topázio, a onda de lama de rejeitos minerais que se formou após o rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, na cidade de Mariana, em Minas Gerais, e que chegou ao litoral do Espírito Santo, tem chance praticamente nula de chegar à Bahia. “A distância entre o estuário (ambiente aquático onde acontece a mistura entre o rio e o mar) do Rio Doce e estes outros locais é enorme, demoraria muito a chegar aqui, levando em consideração a dinâmica do mar. A tendência das correntes, nesta época do ano, é ir para o sul, e a Bahia está ao norte da foz do Rio Doce”, explicou. A avaliação de Topázio é que é extremamente remota a possibilidade da lama chegar ao litoral sul da Bahia, principalmente nas praias de Itacaré, Alcobaça e Abrolhos. “Devem ser consideradas todas as condições climáticas da região, no deslocamento da lama. Na ocorrência de chuvas é natural que apareçam manchas marrons no mar, o que pode levar as pessoas fazerem confusão com os rejeitos de minério” finalizou Topázio. O Inema, através de sua equipe técnica, está monitorando a região e acompanhando as ações dos órgãos federais competentes, uma vez que o Parque Nacional Marinho de Abrolhos é de controle da União. (Blog do Gusmão).
Barra do Rocha: Dupla acusada de assaltos é presa com arma de brinquedo
Dois jovens foram presos na noite desta sexta-feira (27) em Barra do Rocha após uma perseguição policial. De acordo com informações da PM, a dupla estava numa motocicleta modelo POP 100, sem placa. Ao receber ordem para abordagem, os jovens tentaram fugir da viatura. Eles foram detidos pela Polícia Militar próximo a agência dos correios da cidade. Com a dupla, a PM encontrou uma pistola de brinquedo. Com a arma, os criminosos teriam cometido um assalto levando um aparelho smartphone da vítima. Renildo Novaes Santos e Luís Felipe Santos Souza, moradores de Ubatã, foram presos e conduzidos até a delegacia de Ipiaú, de onde foram transferidos para Jequié. A dupla já possui antecedentes criminais. Com informações do Giro em Ipiaú.
Bahia: Irmão Lázaro tem apoio de Rui Costa para disputar a prefeitura de Feira
O céu não será de brigadeiro para o líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT), nas eleições a prefeito de Feira de Santana, em 2016. Se por um instante ele pensou em ser o candidato ungido e único do governador Rui Costa, agora ele tem que administrar uma adversário dentro da base. Em entrevista ao deputado e radialista Carlos Geilson, Rui Costa disse que terá, ao menos, dois candidatos da sua base disputando a prefeitura de Feira. Além de Zé neto, o deputado federal Irmão Lazaro (PSC) tem o aval do petista. Rui Costa esteve na manhã desta sexta em Feira de Santana vistoriando as obras de desenvolvimento urbano da Lagoa Grande, distrito do município. (Bocão News).
Bandidos roubam carro e dinheiro do presidente da Câmara de Ilhéus
O presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Tarcísio Paixão (SD), ficou na mira dos revólveres, após ter o carro modelo Gol, de cor branca, tomado de assalto, na última sexta-feira, 20, à noite, quando saia da Faculdade Madre Thais, na Avenida Itabuna, zona leste de Ilhéus. Além do veículo, os bandidos levaram a quantia de R$ 3.700,00.
Apesar da ocorrência ter sido supostamente abafada nas estatísticas policiais, o site FRN teve acesso com exclusividade no caso, e observou que o carro roubado não faz parte da frota oficial da Câmara de Ilhéus, mas que pertence a empresa AutoForte Transporte e Serviços Urbanos, que possui três carros alugados ao poder legislativo no valor mensal de R$ 9 mil, para atender única e exclusivamente ao presidente e a sua assessoria. O carro até o momento não foi recuperado. (Fábio Roberto/FRN).
Brasil: Policial vai atender acidente e encontra sua família morta
Cinco pessoas morreram em um acidente de trânsito envolvendo dois veículos, no final da tarde desta quinta-feira (26), na BR-364, em Cacoal (RO). Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), quatro das cinco vítimas, sendo dois adultos e duas crianças, eram da mesma família. Os quatro mortos eram parentes de um policial rodoviário federal de Pimenta Bueno (RO), que estava de plantão. Ao descobrir que os mortos eram seus familiares, o PRF entrou em estado de choque e foi amparado por colegas de trabalho. Segundo a PRF, o carro que as vítimas estavam seguia sentido Cacoal quando bateu de frente com uma a carreta que seguia no sentido contrário. Com a batida, os dois veículos foram parar no acostamento da rodovia, sendo que a carreta acabou passando por cima do automóvel da família. O veículo ficou completamente destruído. Conforme a PRF, todas as vítimas morreram na hora. Os corpos das cinco pessoas ficaram presos às ferragens, espalhados nas margens da BR-364. O motorista da carreta foi socorrido com vida e depois encaminhado a um hospital de Cacoal. No momento do acidente chovia bastante. A Polícia Rodoviária Federal acredita que uma aquaplanagem pode ter causado a colisão entre os veículos. Quatro das vítimas fatais eram parentes, sendo um casal e duas crianças. O outro homem que morreu na batida era amigo da família. A PRF informou que os quatro mortos eram parentes de um policial rodoviário que estava de plantão nesta quinta. Ao ir atender a ocorrência do acidente, o soldado reconheceu os corpos dos parentes e entrou em estado de choque. (G1)
Confusão e pancadaria! A Black Friday é mesmo levada a sério nos EUA
Aqui no Brasil, estamos reclamando dos problemas que surgem nas lojas virtuais para a Black Friday. Mas é lá nos Estados Unidos que as coisas são realmente levadas a sério e as consequências podem ser mesmo terríveis. Não está entendendo do que estamos falando? Pois apenas para exemplificar, existe um site dedicado a contar o número de pessoas que são mortas ou feridas durante as grandes promoções da Black Friday.
Se você ainda não tem ideia das dimensões em que isso chega, confira abaixo quais são algumas das maiores mostras do que pode acontecer nas grandes lojas dos Estados Unidos. São vários vídeos com algumas das maiores confusões que já foram vistas neste ano — pois é, estamos falando apenas de 2015. Veja agora mesmo as pancadarias, correrias e outras confusões que estão agitando as lojas e aquecendo o sangue dos americanos.
Maior telescópio do mundo começa a tomar forma na China
Dentro de um ano, o telescópio do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, não vai mais ter a maior antena individual do mundo. Esse título deve pertencer em breve ao FAST (Telescópio de Abertura Esférica), uma construção gigantesca que começa a tomar forma no Condado de Piangtang, na China. Uma fotografia tirada na última quinta-feira (26) mostra que a obra está bastante avançada: atualmente, os trabalhadores envolvidos estão montando os 4,4 mil painéis triangulares reflexivos na gigantesca base metálica do telescópio. O local de construção foi escolhido por sua forma natural que facilita o desenvolvimento do projeto.A expectativa é que o FAST esteja pronto até setembro de 2016, quando deve se tornar não somente o maior, mas também o mais sensível telescópio de rádio da Terra. A expectativa é que ele seja três vezes mais sensível que o Observatório de Arecibo, o que deve ajudar muito no estudo de fenômenos astronômicos. FONTE(S) GIZMODO/ATTILA NAGY
Fofocas: Show de Joelma é cancelado após declarações homofóbicas da cantora
Joelma Calypso não se apresentou no Baile dos Artistas, em Recife. Segundo a coluna “Retratos da Vida”, do jornal “Extra”, desta quinta-feira (26), a cantora foi desconvidada por conta de suas declarações homofóbicas dadas há dois anos, lembradas em redes sociais. A artista chegou a ser anunciada como convidada do evento, no último dia 19. O baile é uma tradição pré-carnavalesca e tem em sua maioria o público homossexual. Porém, a assessoria da artista afirmou que houve foi incompatibilidade das agendas. Por outro lado, Ximbinha, novo nome artístico do guitarrista, já tem seu primeiro show oficial agendado ao lado de Thábata Mendes, sua nova parceira nos palcos. A banda agora batizada de XCalypso vai se apresentar no dia 3 de janeiro na festa de aniversário de Ananindeua, no Pará, segundo a coluna. Foi naquela cidade em que Joelma prestou depoimento contra o ex-marido. Por ora, a nova formação da Calypso já tem aproximadamente 20 shows marcados até março do ano que vem. Para cada apresentação, Ximbinha pede de cachê R$ 120 mil, valor superior ao cobrado pela ex-mulher. A procura por shows de Joelma, a partir de janeiro em carreira solo e com o nome artístico de Joelma Calypso, tem sido intensa, porém não foram assinados os contratos.
‘Artista pronta’, elogiou Ximbinha sobre Thábata Mendes
Ao apresentar a nova vocalista da banda XCalypso, o instrumentista não poupou elogios para a cantora. “Eu sempre acreditei no trabalho da Thábata. É uma artista pronta. Uma artista que vem com bagagem muito grande”, elogiou Ximbinha. Os dois já estão cantando juntos, em participações especiais durante shows de outros artistas. Em uma dessas ocasiões, Ximbinha e Thábata se apresentaram em festival do Pará, ao lado de Bruno & Marrone.
Polícia Federal prende ex-advogado de Cerveró em aeroporto do Rio
A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (27), no aeroporto do Galeão, no Rio, o advogado Edson Ribeiro, ao desembarcar de um avião da TAM vindo de Miami. A aeronave decolou às 22h dos Estados Unidos. Ele era defensor do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró e teve a prisão determinada na quarta-feira (25) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro do STF Teori Zavascki já havia autorizado a inclusão do nome do advogado na lista da Interpol, a polícia internacional. Ele é investigado na operação que prendeu também o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), o banqueiro André Esteves, dono do Banco BTG Factual, e o chefe de gabinete do senador, Diogo Ferreira. De acordo com pedido de prisão da Procuradoria-Geral da República (PGR), encaminhado ao STF, Edson Ribeiro participou das negociações em que o senador Delcídio do Amaral tentou impedir que Cerveró firmasse um acordo de colaboração com o Ministério Público Federal, no âmbito da Operação Lava Jato. Em um dos encontros – gravado pelo filho de Nestor Cerveró, Bernardo Cerveró, em um hotel em Brasília – o senador prometeu pagar R$ 50 mil mensais à família do ex-diretor para não ocorrer a delação premiada.
Tragédia: Acidente na rodovia Ilhéus/Itacaré deixa dois mortos no local
Um acidente na noite desta quinta feira (26/11), envolvendo um veículo Hilux SW4, placa policial JQX 5050, deixou duas pessoas mortas, entre elas o servidor do município de Ilhéus, Abelardo Matos. Segundo informações, Abelardo e uma mulher ainda não identificada vieram a óbito no local do acidente, ficando presos nas ferragens. Uma terceira pessoa identificada como Hilquias Pereira, que também estava no veículo, foi socorrido pelo Samu para o Hospital Regional, e não há informações sobre seu estado de saúde. A vítima Abelardo Matos trabalhava na Secretaria de Assistência Social, e era bastante conhecido no município, ex- candidato a vereador e fazia parte do grupo do prefeito Jabes Ribeiro. Veja fotos do acidente clicando no link leia mais.
Refis 2015: Prazo para interessados em aderir ao programa segue até 15 de dezembro
A prefeitura municipal de Maraú comunica a todos que o REFIS Maraú/2015 foi aprovado. Com isso os devedores de impostos ao município poderão pagar suas dívidas com 100% de desconto na multa, juros e correção, se pagos à vista até o dia 15 de dezembro de 2015. Se parcelados em até seis vezes com 60% de desconto e se parcelados em até 12 meses com 30% de desconto. (ASCON/Maraú).
Uruçuca: Prefeita Fernanda Silva é apedrejada dentro do estádio de Itamaraju
A prefeita de Uruçuca, no sul do estado, Fernanda Silva (PT) passou por apuros ontem, 22, na cidade de Itamaraju, durante a partida entre as seleções de Itamaraju e Uruçuca pelas semifinais do Campeonato Intermunicipal de Futebol 2015. Conforme informações apuradas pela equipe do FRN, a mandatária uruçuquense foi alvo de pedradas e hostilizada o tempo inteiro pelos torcedores do time local, que aparentemente estavam furiosos pelo resultado negativo do jogo. O clima ficou tenso na saída do estádio, quando mais uma vez, os arruaceiros tentaram agredir a comissão técnica, jogadores e torcedores, que foram escoltados pela polícia militar até a saída da cidade. No perfil do Facebook, Fernanda se manifestou relatando o episódio.
Anônimo acerta quadra da Mega Sena e doa os R$ 719,92 para criança fazer transplante
Um gesto de amor ao próximo foi feito por um anônimo que ganhou premiação na loteria, em Belo Horizonte (MG). O apostador, que não foi identificado, doou o bilhete da Mega-Sena premiado com a quadra para Mateus, um menino de seis anos que espera um transplante de intestino. As informações são do portal Bol. O garoto sofre de displasia neuronal no intestino, e os custos com o transplante chegam a cerca de R$ 4 milhões. Outra dificuldade, é que o transplante só pode ser feito nos Estados Unidos. Diante deste problema de saúde, Matheus não pode se alimentar por via oral. Ele utiliza uma sonda que é ligada permanente a ele.O anônimo entregou o prêmio de uma forma diferente. O bilhete com o valor de R$ 719,92, junto com uma carta endereçada à família de Matheus, foram colocados na porta da TV Bandeirantes, em Belo Horizonte. Ele ainda indicou na carta que a doação deveria ser entregue pelo jornalista da emissora, Rodrigo Genta. Um site foi criado para receber doações e entender um pouco mais sobre a campanha. (A Tarde)
Prefeita exonera Secretário de Educação de Jequié
O secretário de educação de Jequié, João Magno Chaves (PT), foi exonerado do cargo pela prefeita Tânia Jequié, Britto, através de decreto publicado no Diário Oficial do município, datado de 24 de novembro em curso. João Magno estava no cargo desde 11 de outubro de 2013, após suceder a professora universitária Rita Bittencourt Barreto. O ex-secretário foi afastado do cargo 24 horas depois da publicação de ajuizamento na Justiça, de ação civil pelo Ministério Público Estadual, proposto o afastamento cautelar da prefeita e secretária para início de investigação de denúncias de irregularidades na pasta, em relação ao não cumprimento das atividades do ano letivo, com prejuízos do alunado. Ainda não foi anunciado o nome do sucessor ou sucessora de João Magno. A princípio, a informação é que será mantida a indicação do PT municipal para o cargo. (Jequié Reporter).





















