Um elemento conhecido como Nilton Fonhem ou Gago, foi morto a tiros, na noite desta terça-feira (15), na cidade de Ituberá, no baixo sul do estado. Segundo informações, o homem era natural de Ilhéus, e cumpria pena por tráfico de drogas, no Presídio Ariston Cardoso, sendo beneficiado por meio de indulto, porém nunca mais voltou. O indivíduo foi alvejado várias vezes por tiros de espingarda calibre 12. O corpo deu entrada do DPT (Departamento de Polícia Técnica de Valença) para necrópsia. No palco do crime, a polícia se deparou com a lei do silêncio.(Rede Brasil de Noticias).
Bahia: Funcionários dos Correios decretam greve por tempo indeterminado
Os funcionários dos Correios decretaram greve por tempo indeterminado, após assembleia realizada na noite desta terça-feira (15), em Salvador. A greve vale para toda a Bahia.De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do Estado da Bahia (Sincotelba), a categoria reivindica aumento salarial de 12,94% acima da inflação, R$ 40 de tíquete alimentação e contratação de mão de obra. A assembleia começou por volta das 19h, na Praça da Inglaterra, bairro do Comércio.(Bocão News).
Assista: Ciganos são mortos a tiros dentro de oficina mecânica em Gandu
Dois ciganos identificados por Bui e Tan foram mortos no início da tarde de hoje, 15, no local conhecido como Grampel as margens da BR101, na cidade de Gandu. De acordo com a Central de Polícia, homens a bordo de um veículo strada e uma moto, efetuaram os disparos, matando primeiro Tan, e em seguida Bui. No momento do crime, os dois estavam aguardando o veiculo que estava em manutenção na oficina. Até o momento, a motivação do duplo homicídio é desconhecida. A polícia realiza diligências na tentativa de prender os assassinos. Informação extraoficial dão conta que o crime pode estar relacionado à briga antiga entre a família das vítimas e outro grupo de ciganos. Os corpos foram para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna.
Assista na Web TV Ubaitaba Urgente:
Itapebi: Professores reclamam de salários atrasados e travam BR-101

Com faixas, cartazes e reclamação por conta de salários atrasados, os professores de Itapebi fizeram mobilização nas ruas do município e interditaram a BR-101 nos dois sentidos com pneus e galhos de árvores queimados, na manhã desta terça-feira (15). De acordo com uma das líderes do movimento, o motivo do protesto é o recorrente atraso no pagamento dos salários, o descumprimento dos 200 dias letivos e o descaso da prefeitura com a educação pública.

Uma fonte ligada à secretaria de educação informou que só no mês de agosto entraram R$ 700 mil em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), mas o dinheiro “desapareceu”. Na manhã de ontem, segunda-feira-(14) alguns destes professores e sindicalistas já haviam realizado um protesto pacífico no mesmo local, mas não chegaram a fechar a pista.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e negociou a liberação da rodovia. Segundo a PRF os manifestantes conseguiram marcar uma audiência com o Ministério Público Federal (MPF), onde vão denunciar os descasos que com a educação do município. (Itapebi Acontece).
Itagi: Com queda na arrecadação, prefeito reduz o próprio salário
O prefeito do município de Itagi, Railton Ramos, reduziu em 10% o próprio salário e o da vice-prefeita, os cargos comissionados tiveram uma redução de 20% a 100%. A decisão entrou em vigor desde o dia 1º de agosto. Segundo o gestor, a crise financeira atual pela qual passa o país, somada com a redução da receita da cidade, exigiu que uma medida emergencial fosse adotada. “Nada mais justo do que nós mesmos darmos o exemplo e nossa contribuição para alcançarmos esse objetivo”. Railton enfatizou que a medida é voluntária, já que seus vencimentos são determinados por lei aprovada na Câmara de Vereadores. A redução de salários e outras despesas deve resultar na economia de aproximadamente R$ 130 mil, o que representa pouco mais de 12% da folha de pagamento mensal da Prefeitura. De acordo com Railton, a medida estabelece ainda restrições para outros setores. “Haverá redução em 20% a 100% das gratificações e horas extras. E, apesar de não estar estabelecido em decreto, vamos conter despesas com combustível, diárias, locação de veículos entre outros gastos das secretarias que podem ser revistos”, explicou. Como justificativa para a decisão, o prefeito disse que a crise e a redução do Imposto Sobre Serviços (ISS), foram os principais motivos. “Nós temos duas crises. Uma vivenciada pelo país e outra que é em relação à queda do ISS no município. Nós tínhamos uma receita muito boa, referente às obras da ferrovia. Que atualmente está parada”, destaca.
DIFICULDADES
Questionado sobre as dificuldades enfrentadas pelo município, Railton disse que todas as áreas foram afetadas. “A primeira parcela do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), depositada na conta das prefeituras baianas neste dia 10 de setembro, registra queda de 32,7% em comparação com o mesmo período de 2014. E foi um período que houve aumento do salário mínimo, aumento do preço do combustível, energia, inflação, então, fica difícil imaginar que quando deveríamos ter um incremento, houve um declínio e as contas não fecharam”, disse.
Bahia: Polícia apreende caminhão com 15 toneladas de cocaína
Uma carreta foi detida no fim da manhã desta terça- feira (15) em Tiquara, interior de Campo Formoso com 15 toneladas de cocaína, que estavam escondidos em meio a sacas de adubos. Quatro homens que estavam no interior do veículo fugiram, ficando apenas o motorista. A carga seria entregue na cidade de Juazeiro para abastecer a zona do trafico na região. Policiais das companhias especializadas em roubos de caminhões estão em incursão à procura dos fugitivos. Um helicóptero da PM foi deslocado para a região do sertão, para auxiliar a captura dos elementos. (Fabio Roberto)
Itabuna: Acusado de assassinato, “Bolota” é absolvido
O acusado de assassinato Sidmar Soares Santos, o “Bolota”, acaba de ser absolvido após julgamento no Fórum Ruy Barbosa, em Itabuna. Ele era apontado como autor do crime ocorrido dia 4 de março de 2009, no bairro São Caetano, onde a vítima foi Jackson Lima dos Santos. Uma megaoperação – envolvendo 50 policiais e 10 viaturas – foi montada desde segunda-feira (14), quando “Bolota” chegou ao Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus. Ele cumpre pena num presídio de segurança máxima em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Envolvido em homicídios, assaltos e tráfico, é tido como de alta periculosidade. Uma das condenações, a 18 anos de prisão, foi pelo assassinato do comerciante Juvenal Nonato de Oliveira, ocorrido em 17 de maio de 2009. A vítima foi morta por engano quando voltava de uma montaria e passava pelas imediações do bairro Zizo. “Bolota” retornará para o presídio de Campo Grande. Enquanto isso, o Ministério Público já anunciou que vai recorrer da sentença. (Diário Bahia)
Homem tem crise de ciúmes e mata mulher e amiga com facão

Um homem de 34 anos foi preso após matar a mulher e a amiga dela em uma crise de ciúmes neste último domingo (13), em São Paulo. Fabiana de Olivera, 32 anos, e Patrícia Aparecida de Oliveira, 27 anos, foram mortas com golpes de facão e faca. O suspeito, José Domingos de Alcântara Jesus, 34 anos, foi preso em flagrante. Ao ser ouvido pela polícia, ele relatou que matou a mulher porque a viu beijando um homem dentro do banheiro do bar que o casal esteve, junto com Patrícia, no sábado (12). “Ele esperou chegarem em casa e, bêbado, matou a amiga com um facão.
Isso foi por volta de 5h. A Fabiana tinha ido na casa ao lado e ele foi atrás dela”, relatou Freitas, escrivão da Polícia Civil, em entrevista ao jornal Extra. “Eles estavam casados há alguns meses só. Quando os vizinhos ouviram a briga, chamaram a polícia, mas já tinha ferido a mulher com uma faca”. “Ainda levaram a Fabiana para o Pronto Socorro, mas ela chegou morta”, concluiu. José Domingos tentou fugir, mas foi alcançado pela polícia e preso em flagrante. Ainda de acordo com a publicação, ele será transferido ainda nesta semana para a Penitenciária de Capela do Alto.
Professor é achado morto com mãos e pés amarrados em prédio de Amaralina
Um homem foi encontrado morto na noite desta segunda-feira (14) em um edifício no bairro de Amaralina, segundo informações da Central de Polícia. O corpo da vítima foi encontrado já em estado de gigantismo, com pés e mãos amarrados. Uma faca foi localizada próxima ao corpo pela 40ª Companhia Independente de Polícia Militar (Nordeste de Amaralina). A vítima foi identificada como Deodarkson Aparecido Rego Pereira, 46 anos, professor de escola estadual. A polícia foi chamada ao edifício Mar Azul, na rua Visconde de Itaborahy, por um morador que estranhou o cheiro que estava vindo de um dos apartamentos, por volta das 19h. Ao chegar lá, policiais da 40ª CIPM encontraram o corpo no chão. “Aparentemente se trata de um homicídio, porque ele estava com a mãos amarradas, os pés também”, diz o soldado Maciel. “A perícia será feita e vai determinar como foi essa morte”, acrescenta. “Pelo mau cheiro, acredita-se que menos de três dias não tem como (ele estar morto)”, diz o soldado. Segundo o policial, aparentemente não há câmeras de segurança no edifício. Segundo o PM, não é possível afirmar se há sinais de arrombamento na casa – o vizinho que chamou a polícia sinalizou que a porta estava entreaberta – nem se algo foi roubado. O professor, que era natural de Guanambi, morava sozinho, segundo relatos de vizinhos. O caso está sendo investigado como homicídio e foi encaminhado ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Maraú: Homem morre após capotar caminhão próximo a Fazenda Santa Mônica

Um acidente fatal na noite da última sexta-feira (11/09), na BR 030, próximo a Fazenda Santa Monica, município de Maraú, matou no local Antônio Serafim de Santana Filho, ele era conhecido como “Tonhe”. Segundo informações do Blog Barra Grande News, “Tonhe”, retornava da fazenda para sua residência no bairro da Passagem em Itacaré, quando perdeu o controle do caminhão e capotou na estrada. Populares que passavam no momento tentaram socorrer a vítima, mas perceberam que ele já estava morto.

Itacaré: População cobra punição para os culpados da morte de guia turístico
A população de Itacaré tem cobrado através dos meios de comunicação da região, que os órgãos competentes e responsáveis elucide logo e prendam os responsáveis pela morte do jovem Luiz Fernando de Souza Silva, 23 anos. Fernando foi assassinado a pauladas por três elementos no último final de semana no Bairro Novo em Itacaré. Os motivos do crime ainda estão sendo apurados, mas as informações que circulam na cidade é que a compra de uma volta de prata, que pertencia a um dos envolvidos, na mão de um amigo, foi o motivo encontrado para o crime. Fernando era guia turístico e muito querido em Itacaré. Nas redes sociais vários amigos e colegas prestaram suas últimas homenagens e cobraram das autoridades solução no caso. Com informações do Itacaré Urgente.
Ubaitaba/Aurelino Leal: III Marcha para Jesus mais uma vez bate recorde de público
A III Marcha para Jesus mais uma vez superou as expectativas dos organizadores. O evento aconteceu no último sábado (12/09), saindo da Praça Ramiro Teixeira em Aurelino Leal, com destino a Praça Cultural em Ubaitaba. A III Marcha para Jesus, alcançou um grande público de adolescentes, crianças, adultos e idosos, todos marcharam juntos para o Senhor Jesus. A marcha foi puxada por dois trios elétricos e animada pelas bandas, Igor Bidú & Banda, SDG, NGP, Santo Groove e Neto Paz.
A pregação ficou por conta do Pastor Evanilton Quirino, Presidente da Ordem de Pastores de Ubaitaba. Pastores de Ubaitaba e Aurelino Leal também participaram da marcha que saiu de Aurelino Leal às 17hs, marchando pelas avenidas principais do município, atravessando a ponte da BR 101 e passando pelas avenidas Ilhéus, Presidente Vargas e encerrando na Praça Cultural de Ubaitaba com o show de Neto Paz. Apesar de terem sobrados mais de 700 camisas e a cantina da Marcha não ter tido lucro nenhum, a equipe organizadora, na pessoa de Jackson Cristiano agradece a toda a população, patrocinadores e prefeituras por todo o apoio, pois sem vocês não seria possível cobrir todos os custos, de um dos maiores eventos evangélicos do interior da Bahia.
Vale ressaltar com grande êxito e satisfação que foram salvas 16 almas para o reino, deixando a equipe despreocupada e feliz, independente de crise financeira. As camisas que restaram serão doadas para Centros de Recuperação para Dependente Químicos da região e comunidade. Segue abaixo fotos do evento e prestação de contas de tudo que foi adquirido e gasto durante toda a organização do evento. Lembrando que, temos em mãos todas as notas fiscais da prestação de contas.

Ubaitaba: Canoeiro perde contro de carro e bate em muro de residência
Um veículo modelo Fiat Strada desgovernado chocou-se contra o muro da residência do Agricultor William Rebouças. O acidente aconteceu na manhã desta segunda feira (14/09), ao lado do Fórum de Ubaitaba. O motorista do veículo foi identificado como sendo o canoeiro Mário Vieira. Segundo Mário, que estava em visível estado de embriaguez, ele perdeu o controle do carro ao entrar na curva. Mário Vieira sofreu ferimentos leves e foi levado para o Hospital de Ubaitaba. A polícia Militar esteve no local e fez a ocorrência.
Ônibus da empresa Cidade Sol tomba na BA-093 e passageiros ficam feridos
Na manhã desta segunda-feira (14), um ônibus da viação Cidade Sol tombou na rodovia BA-093 e deixou alguns passageiros feridos. De acordo com a concessionária Bahia Norte, que administra a rodovia, o acidente aconteceu no km 41, sentido Pojuca. Ainda de acordo com a empresa, unidades de resgate e guincho foram encaminhados ao local para prestar atendimento às vítimas. Cerca de 30 pessoas estavam no ônibus e ao menos 10 sofreram ferimentos. Algumas vítimas foram encaminhadas para o Hospital Geral de Camaçari e Hospital Geral da Mata de São João.Os motoristas que precisarem passar pela via devem redobrar a atenção, pois o trânsito segue com meia pista. Ainda não há informações sobre o motivo do acidente.
Maré alta em Prado destrói barracas e provoca estragos
Quem foi aproveitar as praias do município de Prado, sul da Bahia, cerca de 800 quilômetros da capital baiana, teve um grande susto neste domingo (13). A maré alta acabou invadindo e destruindo barracas na Orla da cidade. De acordo com informações da prefeitura, as altas marés estão sendo frequentes há alguns dias e tem provocado estragos. Moradores e comerciantes estão preocupados com o avanço das marés e também da força dos ventos que chegou a derrubar coqueiros. Uma pousda foi parcialmente invadida. Não houve vítimas. (Bocão).
Política: PF pede ao Supremo que Lula seja ouvido na Lava Jato
A Polícia Federal encaminhou ao Supremo Tribunal Federal um relatório pedindo que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja ouvido nas investigações da Operação Lava Jato. O documento, assinado pelo delegado Josélio Azevedo de Sousa, ressalta que o cenário faz com seja necessário que Lula apresente sua versão sobre os fatos investigados “que atingem o núcleo político partidário do seu governo”.
“Atenta ao aspecto político dos acontecimentos, a presente investigação não pode se furtar de trazer à luz de apuração dos fatos a pessoa do então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva que, na condição de mandatário máximo do País, pode ter sido beneficiado pelo esquema em curso na Petrobras, obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para o seu governo, com a manutenção de uma base de apoio partidário sustentada à custa de negócios ilícitos na referida estatal”, diz trecho do relatório.
No documento, são mencionados depoimentos de dois delatores da Lava Jato, o doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. O delegado diz que ambos fazem menções ao ex-presidente Lula. “Os delatores presumem que o ex-presidente tivesse conhecimento do esquema, mas não dispõem de elementos concretos para a participação dele”, diz o texto.
Por Talita Fernandes e Beatriz Bulla – Brasília
Justiça determina que Chimbinha se afaste de Joelma com base na Lei Maria da Penha
O ex-marido da cantora Joelma, o guitarrista Chimbinha, por decisão da Justiça, não poderá mais se aproximar da ex-mulher. A decisão foi proferida nesta sexta-feira (11) com base na Lei Maria da Penha, que prevê medidas de proteção para mulheres em situação de risco. As medidas protetivas já estão em vigor. Segundo o advogado de Joelma, Chimbinha não pode se aproximar dela em situação alguma, “incluindo shows e gravações, e deve manter distância de 100 metros”. Ao G1, o advogado ainda afirmou que a agenda da artista vai ser cumprida com o novo guitarrista. A defesa de Chimbinha diz que ele ainda não foi notificado da decisão, e que o decreto judicial não muda a situação dos dois, já que ele não tem forçado um relacionamento com a ex-mulher. A medida protetiva é feita unilateralmente. O que ocorre é que esta decisão não tem conteúdo, pois eles não estão morando juntos, nem tocando juntos. Não há ofensa. Entendemos que a Joelma tenta revidar o fato do Chimbinha ter feito uma ocorrência primeiro, que recaiu sobre uma amiga dela”, disse Hermínio Faria Neto ao site.
Em média, 14 operadoras de plano de saúde são fechadas por ano

Por ano, uma média de 14 operadoras de plano de saúde são fechadas, no país, devido a problemas financeiros e de gestão, segundo levantamento de dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão responsável pela regulação do setor. Sem conseguir manter a administração das operadoras, as empresas são obrigadas a repassar seus clientes para outras, nos casos chamados de alienações, processos em que a ANS determina a transferência dos usuários de uma operadora para outra devido a má situação financeira da primeira. Isso ocorre porque, sem receber o pagamento combinado, hospitais, clínicas, médicos e outros profissionais de saúde encerram seus contratos e, por consequência, os usuários não conseguem realizar seus atendimentos. Em 15 anos, a ANS já assumiu o monitoramento presencial de 774 processos de direção fiscal de operadoras, 208 deles tendo como resultado a alienação. Em 2013, foram 20 transferências, que caíram para oito, em 2014. Até o momento, 2015 contabiliza seis.
Nova Redenção: Bandidos arrombam delegacia e acabam presos
A delegacia de Polícia Civil da cidade de Nova Redenção, no centro do sul da Bahia, foi arrombada na madrugada deste domingo (13). Segundo a polícia, os marginais roubaram o computador. Após o crime, a polícia recebeu a informação que os suspeitos tinha fugido para a cidade de Seabra. Depois de várias buscas foram localizados dois acusados, Edilson Alves dos Santos e Erenilton Silva dos Santos, que foram presos. (Bocão).
Poções: Jovem morre após colisão entre carro e motocicleta
Uma colisão entre uma moto e um carro, na noite de sábado (12), resultou na morte de um jovem em Poções, no Sudoeste do Estado. O condutor da moto, Bruno Siqueira, morreu no local do acidente, conforme informações do site Portal Poções. Já o carona da motocicleta sofreu lesões graves e foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e lavado uma unidade de saúde da cidade.O acidente aconteceu num cruzamento da Avenida Peixoto com a Rua Tiradentes, no Centro do Município. O motorista do carro fugiu do local sem prestar socorro às vítimas. Bruno era bastante conhecido em Poções e atuava como professor de Ballet. O corpo da vítima fatal foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista. (Portal Poções).





















