Ubaitaba Urgente

Salvador: Jovem que matou professor por R$ 150,00 é linchado por populares

Fabiano matou professor por R$ 150,00 (Foto PC-BA).
Fabiano matou professor por R$ 150,00 (Foto PC-BA).

O responsável pela morte do professor Deodakson Aparecido Rego Pereira, de 45 anos, Nadson de Jesus Pepe, 19, foi apresentado à imprensa, na manhã desta quinta-feira (17), no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ele foi salvo por investigadores que, ao chegarem, na Travessa Santo André, em São Gonçalo do Retiro, para prendê-lo, encontraram o criminoso sendo linchado por moradores da região. O delegado Marcelo Sansão, coordenador da 1ª Delegacia de Homicídios (DH/Atlântico), disse que um adolescente de 16 anos também participou da ação. Ele foi apreendido na casa de um tio, no bairro de Marechal Rondon, e encaminhado à Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI). O crime foi motivado por um desentendimento entre as partes no pagamento de um programa, que seria de R$ 150. Segundo o delegado, além de roubar dinheiro da vítima, os criminosos levaram objetos pessoais do professor. Um celular, um monitor de TV e computador, roupas, perfumes e certa quantia em dinheiro foram subtraídos da residência de Deodakson. Exceto o monitor, que foi vendido para terceiros, todos os pertences foram recuperados. No depoimento, Nadson disse que, no dia do crime, sábado (12), estava com o adolescente na praia da Barra, quando foi convidado, por ele, para ir à casa do professor. O garoto já tinha se relacionado com a vítima antes. No apartamento, localizado na Rua Visconde Itaborahy, em Amaralina, eles consumiram bebida alcoólica e o adolescente manteve relações sexuais com Deodakson, conforme o depoimento. Segundo os criminosos, o professor teria se negado a pagar os R$ 150 e foi esganado pelos criminosos, que amarraram as mãos e os pés da vítima para evitar que ela saísse de casa em busca de ajuda. Depois do crime, os dois ainda permaneceram por duas horas no apartamento. Nadson foi autuado por latrocínio e corrupção de menores.

LINCHAMENTO

Ao tomar conhecimento do envolvimento de Nadson na morte do professor, moradores da Travessa Santo André, onde foi preso por equipes da 1ª DH/Atlântico e do Grupo de Apreensão e Captura (GRAC), do DHPP, tentaram linchar o criminoso. Nadson foi agredido com pauladas, pedradas, chutes e murros pelos populares. Ele disse à polícia que já identificou alguns autores do linchamento. Depois de apresentado, em coletiva conduzida pelo delegado Marcelo Sansão, Nadson foi encaminhado ao Núcleo de Prisão em Flagrante (NPF), no Complexo Penitenciário da Mata Escura. Ele já tem passagem por tráfico de drogas e associação ao tráfico. O corpo de Deodakson foi encontrado, na noite de segunda-feira (14), com os pés e mãos amarrados e com sinais de esganadura, dentro do apartamento. (Pimenta).

Itajuípe: Professores e funcionários de apoio da educação cruzam os braços

001 (2)

Funcionários da educação do município de Itajuípe, localizado no sul baiano, se mobilizam desde a manhã desta quinta-feira (17), para cobrar salários atrasados e reivindicar melhores condições de trabalho para a categoria, que decidiu deflagrar greve por tempo indeterminado.Porteiros, zeladores, secretários de escola, além dos professores, acompanham a sessão na Câmara Municipal e cobram a regularização da situação dos trabalhadores da educação em Itajuípe.(Bocão).

Se crimes em campanha de Dilma forem comprovados, seu mandato perde legitimidade, diz Aécio

AAepkX1

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, afirmou, nesta quinta-feira, 17, que se forem comprovados crimes na campanha da presidente Dilma Rousseff, seu mandato perde a legitimidade. “Isso não é para ela, é para qualquer eleito”, afirmou ao chegar ao Senado para participar do seminário “Caminhos para o Brasil”, com palestras de economistas tucanos ou ligados ao partido.

Para o parlamentar, é preciso “tranquilidade e serenidade” para aguardar os julgamentos. “Fomos acusados de pessimistas no passado. Agora mudam o termo e essas pessoas são chamadas de golpistas”, disse. “Golpe é usar dinheiro do crime para obter votos. Não faço julgamentos, mas precisamos que nossas instituições estejam blindadas”, continuou. Segundo ele, o melhor agora é aguardar os julgamentos sobre a presidente.

Aécio afirmou que, ao ler os jornais hoje, percebeu que Dilma falou sobre golpes contra seu governo mesmo quando não foi incitada a isso. “Hoje vimos uma presidente da República obcecada com o próprio fim do seu governo”, pontuou.

O senador enfatizou que o seminário promovido no Congresso hoje com renomados economistas busca jogar luz sobre o “cenário tenebroso” ao qual jogaram o Brasil o PT e seus governos. “Cabe aos que foram eleitos, apontar saídas em momentos como este, mas vamos tentar dar nossa contribuição para que o País possa superar essa gravíssima crise.” Serão palestrantes os economistas e ex-presidentes do Banco Central, Armínio Fraga e Gustavo Franco. Aécio disse ainda que o preço da crise vem sendo pago pelos que menos têm.

STF permite que o Google veicule cenas de nudez de Xuxa

© Fornecido por Notícias ao Minuto
© Fornecido por Notícias ao Minuto

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a decisão que libera o Google de continuar exibindo os resultados de buscas imagens, vídeos e textos de Xuxa Meneghel. A apresentadora havia entrado com uma ação para impedir a divulgação de suas imagens de nudez. No início de sua carreira, a apresentadora contracenou com um menor de idade em contexto sexual e, posteriormente, posou para uma revista masculina.

Segundo o jornal Extra, em 2010, a apresentadora tentou impedir que o Google não apresentasse qualquer resultado para pesquisas que associasse seu nome a práticas criminosas, como a pedofília. A liminar foi concedida. Em julgamento de recurso do Google, o Tribunal de Justiça do estado manteve a decisão, mas apenas para as imagens apresentadas especificamente no pedido da defesa da apresentadora. A multa para descumprimento da regra foi estipulada em R$ 20 mil.

Ainda de acordo com a publicação, o Google recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que cassou a liminar por completo. “Os provedores de pesquisa não podem ser obrigados a eliminar do seu sistema os resultados derivados da busca de determinado termo ou expressão”, dizia o acordo. Segundo o STJ, “não se pode, sob o pretexto de dificultar a propagação de conteúdo ilícito ou ofensivo na web, reprimir o direito da coletividade à informação”.

“Os provedores de pesquisa não são responsáveis pelo conteúdo disponível na rede. Se a página detém conteúdo ofensivo, cabe a parte buscar a retirada desse conteúdo do site. Não justifica a transferência da responsabilidade ao provedor de pesquisa”, disse a ministra Nancy Andrighi, relatora do processo no STJ. Nesta terça-feira (15), a Segunda Turma concordou com a tese e manteve o mesmo entendimento.

“Eu só roubei a lotérica, o PT roubou o pais inteiro”, diz ladrão preso em Ipiaú

IMG-20150917-WA0061 (2)

O homem preso em flagrante após assaltar, na tarde desta quinta-feira (17), a lotérica Pina, na Rua Castro Alves, centro de Ipiaú, usou um argumento inusitado para se defender do crime (ver a matéria). Ao ser apresentado na delegacia pela polícia militar, ele teria dito. “Es só roubei a lotérica, o PT roubou o país inteiro”. Valnei de Jesus Gomes, de 30 anos, morador da cidade de Castro Alves, foi preso ao tentar fugir da polícia militar que frustrou o roubo ao estabelecimento comercial. Na fuga ele invadiu uma lanchonete na Rua Dois de Julho. A PM cercou o local e o prendeu. Com ele foram apreendidos um revólver calibre 32 e uma faca. O montante roubado pelo rapaz, R$ 5.177,75 (cinco mil, cento e setenta e sete reais e setenta e cinco centavos) foi recuperado. Valnei está custodiado no Complexo Policial de Ipiaú. (Giro em Ipiaú)

Extintor de incêndio não será mais obrigatório

AAepYRM

O uso do extintor de incêndio em veículos leves não será mais obrigatório a partir do dia 1 de outubro, conforme foi anunciado hoje (17) pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). De acordo com o órgão, o equipamento será mandatório apenas em veículos utilizados comercialmente para transporte de passageiros, veículos pesados e também àqueles destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos.

Obsoleto

De acordo com a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, dos 2 milhões de veículos cobertos por seguros em casos de sinistro, apenas 800 deles tiveram como causa um incêndio. Além disso, deste total, apenas 24 segurados informaram ter utilizado o extintor, o que equivale a 3%.

Pesquisas feitas pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) indicaram que os veículos produzidos atualmente já dispõem de tecnologias que reduzem o risco de incêndio em acidentes, como o corte automático de combustível em colisões, localização do tanque de combustível para fora da cabine e também o uso de materiais menos inflamáveis.

“Testes de colisão realizados na Europa identificaram que tanto o extintor, como o suporte no qual o equipamento é fixado podem provar fraturas nos passageiros e nos condutores”, explicou Alberto Angerami, presidente do Contran e diretor do Denatran.

Lei em outros países

Em vigor no Brasil desde 1970, a obrigatoriedade do extintor de incêndio é mais comum em países da América do Sul, como Argentina, Chile e Uruguai. Entretanto, nos EUA e na maioria dos países da Europa o uso do equipamento é facultativo, já que as autoridades locais consideram que a falta de treinamento e o despreparo para o manuseio geram mais risco às pessoas do que o próprio incêndio.

Nos casos obrigatórios

De acordo com o Ministério das Cidades, os veículos que mantiveram a obrigatoriedade deverão ser equipados com um extintor do tipo ABC, o único permitido atualmente por ser capaz de combater fogo em todos os combustíveis sólidos, líquidos, gasosos e elétricos.  Transitar sem o extintor, ou com o equipamento fora do prazo de validade, que é de cinco anos, é uma infração passível de multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.

Por ajuste, governo quer suspender concursos públicos; veja medidas anunciadas

Suspensao_concursos_publicos_federais

O governo federal anunciou nesta segunda-feira (14) a intenção de suspender os concursos públicos para cargos federais no próximo ano, como parte das novas medidas do pacote de ajuste fiscal. A suspensão abrange concursos no Executivo, Legislativo e Judiciário.

Nove medidas foram anunciadas pelos ministros do Planejamento, Nelson Barbosa, e da Fazenda, Joaquim Levy, em entrevista à imprensa na tarde de hoje, em Brasília. No total, estão previstos cortes de R$ 26 bilhões no Orçamento de 2016.

Para ser implementada, a suspensão dos concursos precisa ser inserida no projeto de lei que fixa o Orçamento de 2016, atualmente em discussão no Congresso. A medida vai gerar uma economia de R$ 1,5 bilhão, segundo Barbosa.

O pacote também prevê redução de gastos com o programa Minha Casa, Minha Vida e o uso das emendas parlamentares ao Orçamento para cobrir custos antes bancados pelo governo federal no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e na Saúde. O governo também pretende adiar, de janeiro para agosto de 2016, o reajuste dos servidores federais.

“Não sei se a gente deve usar o tom shakespeariano de cortar a própria carne, mas certamente são reduções importantes”, disse Levy.

O ajuste anunciado prevê ainda a redução de gasto com custeio administrativo, medida que envolve a redução do número de ministérios, ainda não anunciada pelo governo, e o estabelecimento de limites para o gasto com servidores e cargos de confiança. O governo também quer renegociar contratos e vender imóveis.

Barbosa anunciou ainda que o governo vai enviar ao Congresso um projeto de lei para delimitar a metodologia de cálculo e a fiscalização do teto de remuneração dos servidores.

Veja o impacto de cada medida no corte de gastos do governo em 2016:

  1. Adiamento do reajuste dos servidores: R$ 7 bilhões
  2. Suspensão dos concursos públicos: R$ 1,5 bilhão
  3. Eliminação do abono de permanência: R$ 1,2 bilhão
  4. Projeto sobre o teto de remuneração dos servidores: R$ 800 milhões
  5. Redução nos gastos administrativos e com cargos: R$ 2 bilhões
  6. Corte no Minha Casa, Minha Vida: R$ 4,8 bilhões
  7. Corte no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) via emendas parlamentares: R$ 3,8 bilhões
  8. Corte na Saúde, via emendas: R$ 3,8 bilhões
  9. Corte no programa de subvenção de preços agrícolas: R$ 1,1 bilhão

Para que os cortes não afetem os programas federais, o governo propôs fontes alternativas de receita. No caso do PAC e do Orçamento da Saúde, a ideia é que as emendas parlamentares sejam redirecionadas para essas áreas. Dessa forma, recursos antes previstos para outros setores atenderiam os programas prioritários para o governo. Barbosa afirmou que o governo federal vai cumprir o gasto mínimo com Saúde exigido pela Constituição Federal.

Para o Minha Casa, Minha Vida, a proposta é que o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) entre com recursos para os imóveis da faixa 1 do programa, hoje custeados totalmente com recursos da União. Para isso, segundo Barbosa, é necessário a edição de uma Medida Provisória e a alteração do projeto de lei do Orçamento 2016.

Após o anúncio das medidas de cortes, Levy anunciou ainda medidas de redução de gasto tributário, realocação de fontes de receitas e novos impostos, como a CPMF.

As medidas foram anunciadas após reunião da presidente Dilma Rousseff (PT) com 14 ministros na manhã desta segunda-feira (14).

Foi o terceiro dia seguido de reuniões entre integrantes do alto escalão. No domingo (13), a presidente participou de reunião com os ministros da Fazenda, do Planejamento e da Casa Civil. O encontro foi complementar a outros ocorridos no sábado (12).

Além da redução de despesas, as conversas do fim de semana abordaram medidas de impacto mais simbólico, o que inclui redução de ministérios e de cargos comissionados. Houve divergência em relação a alguns pontos, como ajuste orçamentário de programas sociais –até mesmo para os de menor visibilidade.

Os cortes são o primeiro passo do governo na tentativa de atingir a meta de 0,7% do PIB em superavit primário (resultado fiscal excluindo os juros para pagamento da dívida) para 2016. A União sabe, no entanto, que não basta apenas economizar. O Orçamento enviado ao Congresso aponta deficit de R$ 30,5 bilhões para o ano que vem.

Dilma e equipe já vinham estudando formas de reduzir gastos, porém a pressão cresceu depois da retirada do selo de bom pagador pela agência Standard & Poor’s, na quarta (9). Ainda está sendo avaliada a possibilidade de aumento de impostos, medida considerada inevitável na Fazenda e aceita somente por parte do empresariado.

Ubaitaba: Grupo invade estabelecimentos comerciais e destroem maquina caça níquel

IMG_6979

Um grupo armado abordo de um veículo palio branco de placas OZD-7372, licença de Feira de Santana, esteve em Ubaitaba para destruir maquinas caça níqueis espalhadas em bares da cidade. Os homens que se passavam por funcionários da Banca Paratodos Jogo do Bicho, estiveram no Mix Restaurante, localizado no Terminal Rodoviário de Ubaitaba, tendo como proprietário o Senhor Severino e destruíram uma máquina caça níquel. Além de destruir a maquina de jogo ameaçaram o proprietário do estabelecimento, em seguida o grupo seguiu para a Avenida Vasco Neto, quando foram abordados pela Polícia Militar. Os três homens foram conduzidos presos para a delegacia de Ubaitaba e identificados como sendo, Bruno Duarte Santana, Jonathan Moreira Assis e Claudemir Lacerda Bessa. Todos residentes em Feira de Santana. A polícia também descobriu que Bruno Lacerda é Soldado da Polícia Militar, lotado na cidade de Simões Filho e Claudemir Bessa é filho de um Sargento da polícia Militar. Já Jonathan Moreira, responde por homicídio contra Natanael Pereira Brito, vulgo “Dan”. O trio foi ouvido pelo delegado Miguel Cicerelli e vão responder em liberdade por crime de ameaças. Com o policial Militar Bruno Lacerda, a PM de Ubaitaba encontrou 01 pistola.40 registrada para uso particular com 02 carregadores contendo 31 munições. Segundo o delegado, o intuito dos homens era intimidar comerciantes a não utilizar maquinais caça níqueis de concorrentes da Banca Paratodos.

Ubaitaba: Enquanto o DETRAN desaba, grupos ligados ao governo brigam por benefícios próprios

IMG_7012 (1)

“Lideranças políticas de Ubaitaba ligadas ao governo do Estado estão brigando para assumir um emprego no DETRAN do município. Absurdo! O DETRAN de Ubaitaba está caindo aos pedaços e essas lideranças brigam para assumir o lugar de seu Valdemar”, disse um motorista da cidade. O PT em Ubaitaba tem criado muitas situações na cidade, brigado por benefícios próprios, todos lutando pela mesma causa: uma vaga de emprego no estado. A delegacia está abandonada, o hospital sem médico, ginásio de esportes destruído e esse grupo lutando por interesses próprios. Como diz o ditado popular: Farinha pouco meu pirão primeiro. E, chegando à época de eleição as coisas só pioram, cada um abraça um deputado e saí pela cidade pedindo votos com promessas mentirosas. Todos querendo se beneficiar, ao invés de lutarem pela cidade. Pobre povo de Ubaitaba. (Ubaitaba Urgente).

MPT aciona prefeitos de Ilhéus e Itabuna por trabalho infantil em lixões

Foto: Reprodução / MPT-BA
Foto: Reprodução / MPT-BA

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia vai ajuizar ações contra os municípios de Itabuna e Ilhéus, na região sul do estado, por conta de registros de trabalho infantil em lixões das duas cidades. Os prefeitos de Ilhéus, Jabes Sousa Ribeiro, e de Itabuna, Claudevane Moreira Leite, também são réus e caso sejam condenados podem pagar indenização por danos morais coletivos de R$800 mil. Nas ações do MPT também foi feito o pedido de liminar para que os dois municípios impeçam imediatamente crianças e adolescentes de trabalhar na coleta de resíduos nos lixões. As ações são movidas pelas procuradoras do trabalho Ana Raquel Sampaio Pacífico, em Itabuna, e Sofia Vilela de Moraes e Silva que está à frente do caso em Ilhéus. Antes de encaminhar as ações, as duas procuradoras realizaram inspeções nos locais destinados pelos dois municípios para descarte do lixo urbano e encontraram “grave quadro de trabalho infantil degradante”. Após denúncias, o MPT instaurou Inquérito Civil para investigar a situação dos lixões, especialmente quanto à existência de trabalho infanto-juvenil. Segundo texto da Convenção 182, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho em lixões é “considerado uma das piores formas de trabalho infantil”.

Maraú: Gazo foi preso pela PM armado com escopeta em Saquaira

bcccea59cce8d3d561824dc573f47659

O Cabo Luiz e o Soldado Ceará, prenderam no povoado de Saquaira, município de Maraú, Ismael Lima Souza, vulgo Gazo. O elemento já tem passagens na polícia e foi preso em flagrante armado com uma espingarda calibre 12, com 12 cartuchos intactos. O elemento foi levado para a delegacia da Vila de Barra Grande onde foi autuado em flagrante pelo delegado Lane Andrade. (Ubaitaba Urgente).

105195b013a47a4023c7a1e6ffee5141

Eunápolis: Suspeito de matar tio de 62 anos a pauladas é preso

001 (1)

Um homem suspeito de ter matado o tio com várias pauladas na cabeça está preso na delegacia de Eunápolis. De acordo com a família de José Carlos Santos Santana, 42 anos, o suspeiro é dependente químico e apresenta distúrbios mentais.De acordo com a polícia e o site Radar 64, Raimundo de Souza Santos, 62 anos, foi agredido na madrugada da última quinta-feira (10), dentro da casa onde morava com o sobrinho, no bairro Santa Lúcia. O idoso morreu três dias depois no Hospital Regional. Ainda de acordo com o Radar 64, o delegado Cícero Feitosa informou que aguarda o resultado de dois exames para concluir o inquérito policial. Um lado da necropsia do corpo pode revelar mais detalhes sobre como ocorreu a morte. Um exame de sanidade mental também pode apontar se o acusado apresenta algum distúrbio. (Radar 64).

Prefeito de Licínio de Almeida é denunciado por irregularidades em contratos

001

O prefeito do município de Licínio de Almeida, Alan Lacerda Leite, será denunciado ao Ministério Público devido a irregularidades apuradas na execução dos contratos firmados com a empresa ALCAS para a prestação de serviços de transporte a secretarias municipais. O Tribunal de Contas dos Municípios considerou, nesta quarta-feira (16), parcialmente procedente a denúncia. O custo total dos contratos chegou a R$ 742.081,84, nos exercícios de 2011 e 2012. O relator do processo, conselheiro Paolo Marconi, imputou multa de R$ 30 mil e determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual para a adoção das medidas cabíveis. A relatoria identificou que os serviços de transporte licitados deveriam ter sido prestados por meio de 12 carros e três caminhões, porém o prefeito, em sua defesa, só mencionou seis dos 15 veículos que deveriam ter sido disponibilizados à prefeitura pela empresa contratada. Além disso, três dos seis veículos mencionados apresentam como ano de fabricação 1973, 1978 e 1984, algo fora dos padrões normais de aceitabilidade e incompatível com o princípio da eficiência, principalmente se considerado que, ao todo, foram gastos R$ 742.081,84 com os dois contratos. A decisão, porém, cabe recurso.

Morre o ‘Gaúcho da Copa’, torcedor símbolo da Seleção Brasileira

AAemDWe (1)

O torcedor mais famoso da Seleção Brasileira morreu nesta quarta-feira, dia 16 de setembro. Aos 60 anos, o carismático ‘Gaúcho da Copa’, como era conhecido Clóvis Acosta Fernandes, não resistiu após lutar durante nove anos contra um câncer. Morreu nesta madrugada no Hospital Santa Casa, em Porto Alegre.

Torcedor fanático da Seleção Brasileira e do Grêmio, o corretor de imóveis Clóvis acompanhou a Seleção de perto em diversas competições. Percorreu ao todo 66 países, sempre levando a bandeira nacional e a do Rio Grande do Sul. Não era cena rara ver as câmeras flagrando o gaúcho entre milhares de torcedores no estádio, ao melhor estilo ‘geraldino’.

Durante a Copa América, Clóvis concedeu uma entrevista exclusiva para a Goal, onde ressaltou a origem de sua paixão pela Seleção. Começou a seguir a Seleção em 1990, e não parou durante 25 anos. “Tento juntar um troquinho para viajar todo ano. Se não consigo, fico devendo”, confessou.(MSN).

Moradores de São Paulo dizem ter sentido reflexos de tremor

sao-paulo

Moradores de São José dos Campos, no interior de São Paulo, relataram um tremor de terra na noite desta quarta-feira (16/09). Foram pelo menos nove ocorrências, segundo o Corpo de Bombeiros da cidade.

O abalo durou cerca de quatro minutos e foi sentido por pessoas que moravam nos andares mais altos de prédios da cidade

Forte terremoto atinge o Chile e alerta de tsunami é declarado

terremoto-chile-mapa

Um forte terremoto ocorreu na noite desta quarta-feira (16) ao norte de Santiago, perto de Coquimbo, no Chile. Segundo o jornal ‘El Mercurio’, a magnitude preliminar do tremor é 8.3. Um alerta de tsunami foi emitido pelas autoridades para toda a região costeira. O tremor inicial foi às 19h54 (hora local, mesma de Brasília) e houve pelo menos duas réplicas. A polícia chilena alertou a população a manter a calma diante de novas possíveis réplicas.

As autoridades locais determinaram a evacuação das áreas litorâneas, enquanto imagens de televisão mostravam sirenes de alerta ativadas. Não houve relato imediato sobre feridos, danos à infraestrutura ou interrupções em serviços básicos, segundo o Escritório Nacional de Emergência do Chile. No entanto, por volta das 21h20, o “El Mercurio” informava que o prefeito da cidade de Illapel afirmou que uma pessoa havia morrido e havia vários feridos.

Os Bombeiros de São Paulo informaram que o tremor foi sentido até na capital paulista — muitas pessoas ligaram para o número de emergência reportando o tremor. Diversas províncias argentinas também foram afetadas. “Estamos em uma fase de coletar informação, as pessoas estão assustadas, mas esperamos que as coisas voltem à normalidade”, disse o ministro do Desenvolvimento Social, Marcos Barraza, a jornalistas.

O transporte público funcionava normalmente em Santiago, informaram veículos de imprensa locais, que também informaram sobre cortes de energia elétrica em algumas regiões da capital. Testemunhas da agência  Reuters disseram que o movimento foi sentido inclusive na capital da Argentina.

De acordo com o Centro Nacional de Sismologia da Universidad de Chile, o sismo foi sentido às 19h54, com epicentro localizado 36 quilômetros ao oeste da cidade de Canela e a 11 quilômetros de profundidade. O epicentro do tremor fica no mar, a 243 km de Santiago e a pouco mais de 10 km da costa.

Suspeito de estuprar menino de 9 anos pode estar com HIV, diz polícia

dsc0736

O homem suspeito de ter estuprado um menino de 9 anos após um culto religioso em Cujubim (RO), no Vale do Jamari, pode estar com HIV. Preso na terça-feira (15) pela Polícia Civil de Ariquemes (RO), o homem de 52 anos declarou em depoimento que suspeita estar com o vírus causador da Aids. De acordo com o delegado Rodrigo Camargo, tal informação se tornou preocupante, visto que o mesmo estuprou a criança sem preservativo.

Em entrevista, o delegado afirmou estar perplexo com a situação, pois é grande a possibilidade do suspeito estar com o HIV. “É um crime assim que choca qualquer pessoa, até a gente que está há bastante tempo na delegacia da mulher. E ele não usou preservativo em nenhum momento enquanto abusava do menino, causando lesões graves na região do ânus da criança”, relata.

De acordo com a Polícia Civil, mesmo preso na Casa de Detenção de Ariquemes, o suspeito deve passar por exames para confirmar se é soropositivo. O garoto também deve fazer exames específicos.

Ainda pelo que foi repassado aos policiais, o homem também violentou sexualmente a ex-enteada, que também é menor de idade e este seria um dos motivos para que a ex-mulher se separasse dele. Mesmo flagrando o marido violentando a criança, a esposa preferiu não registrar boletim de ocorrência.

Caso
Conforme investigações da Polícia Civil, o abuso contra a criança teria acontecido no dia 5 de setembro após um culto religioso. O crime só foi descoberto porque a criança apresentou dificuldades para andar. “Como havia uma infecção avançada no ânus do menino, a mãe o levou até o hospital. Na ocasião, o menino alegou ter machucado o bumbum após cair de bicicleta, porém o médico constatou sinais de abuso sexual”, afirma.

O delegado de polícia explica que o suspeito, que era amigo da família, atraiu a criança para a casa dele oferecendo doces. “Chegando na residência já começou a abusar. O suspeito confessou nos mínimos detalhes tudo que fez, inclusive que em alguns momentos o menino pedia para ele parar com o ato sexual, por causa da dor. Tudo foi feito sem preservativo”, aponta.

Após dez dias do estupro, Rodrigo Camargo diz que a criança ainda tem dificuldades para andar. Além de estar recebendo os cuidados médicos, o menino deve passar por acompanhamento psicológico. (G1).

 

Brumado: Bandidos pedem resgate por moto roubada e polícia frustra negociação

001 (1)

Após roubar uma motocicleta há 12 dias, bandidos pediram um resgate a vítima nesta terça-feira (16) e tiveram sua negociação frustrada. Segundo o site Brumado Notícias, os criminosos exigiram que a vítima não acionasse a polícia e que entregasse o valor combinado nos fundos do canteiro da Fiol, na mesma cidade. Ainda de acordo com o site, a vítima compareceu ao local com dois policiais e surpreendeu os bandidos. A motocicleta foi recuperada, mas os criminosos conseguiram fugir ao avistar a polícia. A polícia procura pelos envolvidos no crime.

Salvador: Corpos carbonizados são encontrados em carro na Ilha Amarela

001

Populares encontraram na manhã desta quarta-feira (16), dois corpos carbonizados dentro de um veículo, também incendiado, na localidade de Ilha Amarela, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. O carro estava em uma estrada de terra do campo de aviação. De acordo com informações da 18ª Companhia Independente da Polícia Militar (18ª CIPM), responsável pela área, os corpos estavam na mala do veículo. O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) está no local para iniciar as investigações sobre o caso. (Bocão).

Brasil: Ex-prefeito e ex-deputado por MS é assassinado a tiros em Ponta Porã

IMG_6986

O ex-prefeito e ex-deputado estadual Oscar Goldoni (PDT) foi assassinado no início da tarde desta terça-feira (15), na rua Vicente de Azambuja, bairro São Domingos, em Ponta Porã, a 326 quilômetros de Campo Grande. Ao G1, o delegado Claudineis Galinari ressaltou que a vítima foi executada a tiros, no momento em que chegava ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do município.

IMG_6985 IMG_6989

O caso será investigado pela 1ª Delegacia de Polícia do município. O deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) disse que foi uma perda muito grande a morte de Goldoni pela representatividade política dele.”Ele foi deputado estadual, federal e prefeito de Ponta Porã e se preparava para disputar a prefeitura novamente. Ele tem uma história na política de Mato Grosso do Sul e no PDT, seu único partido”, afirmou a liderança do partido. (G1).