Ubaitaba Urgente

Prefeito de Cruz das Almas renuncia ao cargo por motivos de saúde

IMAGEM_NOTICIA_5 (1)
Foto: Reprodução/ Prefeitura de Cruz das Almas

O prefeito Raimundo Jean Cavalcanti Silva (PMDB), administrador de Cruz das Almas, no Recôncavo, pela terceira vez, renunciou ao cargo no fim da tarde desta quarta-feira (9) alegando questões de saúde. Segundo ele, uma estafa é responsável pela indicação médica de afastamento da função e de todas as outras atividades exercidas até aqui. O vice Ednaldo Ribeiro assume em seu lugar. A Câmara Municipal ainda será notificada da decisão e a carta renúncia deve ser homologada durante a sessão prevista para 19h30. O prefeito reuniu a equipe de governo, além dos políticos aliados para anunciar a decisão e emitiu nota pública que já foi divulgada no site da prefeitura:

Minhas amigas e meus amigos, Por mais de 38 anos da minha vida tenho me dedicado a Cruz das Almas, cidade pela qual tenho um amor inquestionável. Estou agora na minha terceira gestão, sempre buscando fazer o melhor para o meu povo, apesar do momento de dificuldade que vivemos em todo País. Ao longo de quase três anos de governo tenho cumprido meus compromissos com a comunidade; ainda em pouco tempo conseguimos transformar a saúde, acabar com as desumanas filas de marcação, reativar nosso Hospital Municipal, obras importantes para o desenvolvimento do Município. Avançamos em todos os setores da gestão. Nesse período é evidente que precisamos continuar avançando. Uma cidade possui demandas inesgotáveis, sempre que avançamos, uma nova necessidade surge e jamais tive medo desse desafio. Serei transparente em dizer-lhes que nos últimos meses tenho passado por avaliações médicas e fui diagnosticado com uma estafa, não só mental como física. Por recomendação médica todas minhas atividades devem ser suspensas por um período, ainda não determinado, inclusive como prefeito. Portanto, é com uma enorme dor no coração que informo publicamente que estou renunciando ao meu cargo de Prefeito Municipal de Cruz das Almas. Para mim não é um momento fácil. Como toda cidade tem conhecimento, sou movido pelo trabalho, apaixonado pela Medicina e Administração Pública. Entretanto, sinto-me tranquilo em passar essa tarefa para meu vice-prefeito, Ednaldo Ribeiro, que tenho certeza, fará um excelente trabalho por já participar ativamente da gestão desde seu início. Ednaldo tem sido meu braço direito e terá meu total apoio. Agradeço imensamente a Cruz das Almas pela confiança que sempre teve na minha capacidade e vontade de gerir essa cidade. Saber que posso contar com cada cidadão, me fortalece a assumir mais esse desafio, ainda que pessoal. Obrigado, de coração. Até breve. (Atualizada às 18h28)

Investigado na Lava Jato, Leão diz que ‘está doido que operação já termine’

IMAGEM_NOTICIA_5
Foto: Manu Dias/GOVBA

Citado na Operação Lava Jato como um dos parlamentares que recebeu dinheiro desviado da Petrobras, o vice-governador da Bahia, João Leão (PP), disse que “está doido que já termine isso” – em referência às investigações. “Eu estou doido que já termine isso e que investigue tudo. Estou consciente que não tenho nada, absolutamente nada a ver isso, não tenho receio de nenhuma investigação. minha consciência está límpida”, garantiu o pepista. Ainda de acordo com Leão, ele não tem ficado “na toca” e nem fugido da imprensa. “Eu fugindo? Não fujo de outras coisas, quando mais da imprensa”, minimizou. Segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), o vice-governador é investigado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Apesar de jurar que “não tem nada a ver” com os desvios, o braço direito do doleiro Alberto Youssef, Rafael Ângulo, afirmou em acordo de delação premiada firmado na Operação Lava Jato que cada “delivery” de propina a políticos ligados ao Partido Progressista (PP) chegou a até R$ 200 mil – inclusive no apartamento funcional que Leão dividia em Brasília com o ex-deputado federal e agora conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Mário Negromonte.

Ibirapitanga: Audiência Pública discutirá elaboração da Lei Orçamentária Anual

Audiência Pública será na Câmara Municipal (Foto: Ubatã Notícias)
Audiência Pública será na Câmara Municipal (Foto: Ubatã Notícias)

A Prefeitura de Ibirapitanga realizará, na próxima terça-feira (15), a partir das 9h:30min, na Câmara Municipal, uma Audiência Pública para discussão e elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016. O evento é aberto às instituições e também à comunidade, que poderá participar ativamente das discussões voltadas para a elaboração do Orçamento. A mediação dos debates será realizada pelo Departamento de Contabilidade da Prefeitura de Ibirapitanga. A Audiência cumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). (Ubatã Notícias)

Empresário não aceita fim de relação e mata ex-namorada com tiro na cabeça

001

Uma jovem de 24 anos foi morta pelo ex-namorado quando estava saindo do trabalho nesta terça-feira (8), em Franca, interior de São Paulo. Rosane Berteli de Souza foi surpreendida pelo empresário Breno Helton da Costa Rezende, de 32 anos, no estacionamento da agência bancária que trabalhava no centro da cidade. De acordo com a polícia, a jovem levou um tiro na cabeça e morreu no local. Depois de matar a moça, o ex-namorado saiu do estacionamento e ligou para a família avisando sobre o que tinha acontecido. Após comunicar à família da vítima, Breno tentou se matar com um tiro na boca. O empresário foi encontrado por policiais e levado para hospital. No momento, ele está em estado grave. Colegas de trabalho da bancária confirmaram que o ex-namorado de Rosane era muito ciumento e que o casal não teria ficado nem um ano junto. O ex-namorado não aceitava o fim do relacionamento e, por isso, teria cometido o crime.

Assista: Policiais fazem festa com pagode e cerveja em delegacia de SP

20150908113716_23192988

As delegacias da Polícia Civil de São Paulo estão virando assunto menos pelo trabalho que estão executando do que pelas festas que estão realizando. Depois do vídeo que mostrou uma comemoração com um anão gogo-boy no Denarc, apareceu agora nas redes sociais um vídeo de um pagode regado a cerveja na quinta secional de polícia da zona leste de São Paulo. Os casos estão sendo investigados. Renato Lombardi comenta.

Assista vídeo:

Uruçuca: Cipe Cacaueira e Civil apreendem uma tonelada de drogas durante operação conjunta

20150909085012

A Cipe Cacaueira realizou no início da tarde desta quarta feira (09/09), na cidade de Uruçuca, uma das maiores apreensões de drogas do ano. Aproximadamente uma tonelada de drogas, de diferentes tipos, foram apreendidos durante uma operação realizada pela Cipe Cacaueira em conjunto com a polícia Civil na cidade de Uruçuca.

preso
Dois homens foram presos.

A diligência, segundo informações, está em andamento. O entorpecentes estavam divididos em tabletes ensacados para o uso e comercio. A policia ainda apreendeu uma submetralhadora. 03 pessoas já foram presas.

www.ubaitabaurgente.com (6)

Itacaré: Dupla presa com drogas, arma, dinheiro e munições

Capturar

Dois homens, sendo que um deles identificado pelo vulgo de Psirico (camisa azul) foram presos em flagrante nesta quarta-feira, 09, na cidade de Itacaré. Com eles os prepostos da Cipe Cacaueira encontraram um revólver calibre 38, munição, drogas e uma quantia em dinheiro. Os elementos são acusados de assaltos e arrombamentos a estabelecimentos comerciais da região e tinha também como alvo os turistas. A polícia investiga no banco de dados do Infoseg se os elementos tem envolvimento em outros crimes. Apresentados na delegacia, os meliantes ficaram presos à disposição da Justiça. (Fábio Roberto)

Maraú: Prefeitura inaugura Casa da Arte e Biblioteca Pública Municipal

IMG_6553

A prefeitura de Maraú inaugurou na manhã do último domingo (06/08), a Biblioteca Pública Municipal Quincas Nery e a Casa da Arte de Maraú. O prédio fica localizado na Travessa Beira Mar, Centro de Maraú. A Biblioteca Pública conta com salas de pesquisa, literatura, laboratório de informática, literatura infantil e ainda salas de leitura e reunião. Já a Casa da Arte conta com salas de esporte e laser, cultura e eventos. Na Casa da Arte, os artistas da terra vão poder expor suas artes para exposição e apreciação de todos. “É importante para Maraú desenvolver o talento, o dom de cada artista. Existem muitas crianças, muitos jovens com esses dons que precisam ser desenvolvidos, e através da Casa da Arte, iremos descobrir esses artistas”, disse a prefeita Gracinha Viana. A inauguração contou com a exposição de produtos de artesanato criados pelo artesão André Alfredo e de outros artistas da terra. Além da prefeita Gracinha, participaram das inaugurações, Secretários Municipais, funcionários públicos, população e os vereadores Gustavo Magalhães (PP), Manasses (PTC) e Regis (PRB). Leia mais no Portal da Prefeitura de Maraú.

Bahia: Rui anuncia concurso para soldado em 2016 e fala sobre seleção para professor

Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O governo do Estado da Bahia lançará, em 2016, um concurso para policial militar – na patente de soldado. A informação foi confirmada pelo governador Rui Costa, na tarde desta terça-feira (8), durante o “Face to Face” – uma espécie de coletiva de imprensa, mas na rede social. O governador, no entanto, não cravou uma data. Ainda de acordo com Costa, o concurso para professor estadual não será por área específica. “Necessitarão ter formação na área. Uma coisa é selecionar professores para um período provisório, outra coisa é selecionar professores para ficar durante muito tempo lecionando. Neste caso, devemos ter professores especialistas nas diversas áreas de ensino”, escreveu.

Sete pessoas morreram nas estradas estaduais durante o feriado, diz PM

Foto: Lay Amorim/ Brumado Notícias
Foto: Lay Amorim/ Brumado Notícias

A Polícia Militar divulgou nesta terça-feira (8) o balanço da Operação Independência da Polícia Militar, realizada entre sexta (4) e terça-feira (8), pelo feriado da Independência do Brasil. De acordo com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), responsável pela fiscalização nas rodovias estaduais, foram registrados sete mortes em 42 acidentes. Outras 14 vítimas tiveram ferimentos graves. A polícia ainda autuou 1.012 veículos, reteve 34 e recolheu 18 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 22 Certidões de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLVs). Sete pessoas foram encaminhadas a delegacias por porte ilegal de arma de fogo, embriaguez ao volante, portuma adolescente foi apreendida por ato infracional análogo a tráfico de drogas. Um mandado de prisão em aberto foi crumprido durante abordagem na BA-290, entre Teixeira de Freitas e Alcobaça. (Brumado Notícias).

Ubaitaba: Bêda visita Praça da Feira e promete melhorias no local

e4e1310b7c2980c8b272581e3e879f19

Em recente visita a Praça da Feira de Ubaitaba, o prefeito Bêda (PMDB), conversou com feirantes, ouviu reclamações e prometeu soluções para os vários problemas no local.

54be590efd2e0bba5f0ab5d05c3c9360 (1)

Bêda garantiu a continuação da obra de recuperação e reforma do telhado do mercado de farinha, que foi iniciada pelo vice-prefeito Paulo Bidú (PP). Bêda prometeu padronizar as barracas de carne e cobrir o local onde é comercializado o fato.

d66ead306b2b3ee8024add171e2db529 (1)

Ubatã: Homem é preso após ameaçar amigo por dívida de R$ 15 reais

20150908081315-e1441725971579

Uma guarnição do 4º Pelotão da Polícia Militar de Ubatã conduziu, na noite da última sexta-feira (05), um homem identificado como Tiago Amaral dos Santos, de 35 anos. Segundo informações da Polícia, Tiago teria emprestado R$ 15,00 a um amigo, quando foi cobrar a dívida ouviu que o valor não seria pago. Tiago teria então ameaçado a vítima com uma faca. A Polícia Militar foi acionada e conduziu o suspeito à Delegacia Territorial de Ubatã. A Polícia Civil investiga o caso. *Informações do Ubatã Notícias.

Padrinho acusado de matar criança em Salvador é solto

RTEmagicC_8ff5970124.jpg

Rafael Pinheiro de Jesus, 29 anos, acusado pela morte do menino Marcos Vinícius Carvalho, 2, encontrado morto em um areal de Itapuã, foi liberado da prisão no final da tarde desta terça-feira (8). Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Rafael deixou o Complexo da Mata Escura por volta das 17h. Ele foi liberado por ordem da Justiça, que revogou a prisão de Rafael. Um alvará de soltura em favor de Rafael foi expedido nesta terça pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A Justiça considera um parecer do Ministério Público que fala da “a ausência dos laudos periciais necessários ao esclarecimento da morte do menor impedem a correta tipificação e consequente distribuição entre as promotorias de justiça de áreas diversas”. “A prisão do indiciado deve ser relaxada por excesso de prazo, uma vez que não foi oferecida denúncia no prazo da lei, bem como, por faltar os pressupostos que são necessários para a prisão”, diz a decisão. “Com a devolução dos autos a Delegacia de origem por parte do Ministério Público, fica claro que não existem elementos para a Denúncia (deflagração da Ação Penal), e, em sendo assim, também não existem elementos para a prisão preventiva”, diz ainda a decisão do Plantão Judiciário. A polícia tinha prazo de 30 dias para concluir o inquérito. Rafael foi preso há vinte dias. Leia mais no Correio 24 hs.

Aurelino Leal: Centenas de pessoas acompanharam o desfile cívico da Independência

DESFILE 02

Centenas de pessoas foi a Praça Ramiro Teixeira, centro de Aurelino Leal, assistir ao desfile cívico do Dia da Independência do Brasil na manhã desta segunda-feira (07/09). O desfile superou as expectativas da população. Todas as escolas do município participaram do evento. Este ano o desfile teve como tema: Aurelino Leal Celebra 54 Anos de História, uma homenagem às personalidades que contribuíram com elementos culturais para o desenvolvimento da cidadania em Aurelino Leal.

DESFILE 01

O evento contou com a participação de fanfarras de várias cidades, mas o destaque maior ficou para a fanfarra aurelinense “Águia Imperial”, que fez questão de realizar uma grande apresentação.

DESFILE 03

Ao final do desfile cívico da Independência, a prefeita Liu Andrade (PP), agradeceu a participação de todos que vieram as ruas para prestigiar o evento e em especial a equipe da Secretaria Municipal de Educação, representada pela Secretária Janaina Tereza.

Ubaitaba: Homem morto no Zitão foi identificado

IMG_6592-1

A polícia Civil já conseguiu identificar o homem que foi encontrado morto na manhã do último domingo (06/09), em um matagal no Bairro Zitão, município de Ubaitaba. O homem foi identificado como sendo, Reinaldo Oliveira Valadares, 32 anos, natural de Ubatã. No dia em que o corpo foi descoberto, a polícia Militar foi ao local e tentou conseguir algumas informações, mas infelizmente, a lei do silêncio prevaleceu no local. Segundo informações, Reinaldo era jogador e atuava como goleiro em um time de futebol no povoado de Caguinhos. Familiares da vítima estiveram na manhã desta terça feira (08/09), na delegacia de Ubaitaba em busca de informações. O corpo foi encaminhado para o DPT da cidade de Ilhéus. A polícia Civil está investigando o crime. (Ubaitaba Urgente).

Bahia: Nilo celebra o 7 de Setembro no Campo Grande

setembro

Ao lado do governador Rui Costa e de autoridades civis e militares, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo, participou na manhã desta segunda-feira do desfile de 7 de Setembro no Campo Grande. Milhares de pessoas acompanharam o evento que celebra os 193 anos da independência do Brasil. Crianças, Jovens, idosos e moradores ocuparam as ruas do Campo Grande para prestigiar o desfile de mais de 3.500 militares da Marinha, do Exército, Força Aérea e da Polícia Militar. Também participaram do evento estudantes de escolas estaduais, municipais e particulares de Salvador com apresentação das fanfarras escolares. O percurso do desfile foi do bairro do Campo Grande até a Praça Castro Alves, passando pela Avenida Sete de Setembro. Para Marcelo Nilo a independência deve ser muito comemorada porque é o momento em que se reafirma a civilidade e soberania do povo brasileiro “É a data da liberdade. Apesar de reconhecer que a verdadeira data da Bahia é o 2 de julho, todos nós brasileiros, em especial os baianos temos que nos orgulhar e não deixar de prestigiar porque é uma data muito importante, a independência do Brasil”. Conclui Nilo.

Ilhéus: Prefeito Jabes Ribeiro é vaiado durante desfile de 7 de setembro

001 (3)

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), foi vaiado na manhã de segunda-feira (7), durante o desfile em comemoração ao Dia da Independência. Segundo informações obtidas pelo site Políticos do Sul da Bahia, a situação deixou o alcaide chateado com a sua equipe, que não o posicionou próximo ao palanque dos apoiadores do governo. No evento cívico, entre uma apresentação e outra, toda vez que o nome do prefeito era citado, o povo, insatisfeito com a gestão, o vaiava, o que deixou Jabes com cara de poucos amigos.

Uruçuca: Prefeitura vai gastar R$ 150 mil com seleção de futebol

001 (2)

Em tempo de crise, a Prefeitura de Uruçuca, no Sul do estado, demitiu vários funcionários contratados alegando a queda da arrecadação e adequação da folha de pagamento do município à Lei de Responsabilidade Fiscal, que limita o gasto das prefeituras em até 54% da receita. Mas, contrariando a situação atual, a prefeita Fernanda Silva (PT) sancionou uma lei que autoriza a prefeitura firmar convênio com a Liga Uruçuquense de Futebol Amador (Lufa), para transferência de recursos financeiros no valor de R$ 150 mil, conforme informa o site Políticos do Sul da Bahia. A lei entrou em vigor no dia 3 de setembro, e o convênio será até o mês de dezembro. Segundo a justificativa, o objetivo é manter a seleção de futebol do município no Intermunicipal deste ano. Pelo tempo do convênio o valor mensal será de R$ 37,5 mil.

Assista: Presos pulam muro e fogem de cadeia de Itaberaba; Veja vídeo

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.chyS2fIjBI

Detentos da cadeia de Itaberaba, no Piemonte do Paraguaçu, fugiram da carceragem nesta segunda-feira (7). Imagens de uma câmara de segurança registraram o momento em que seis detentos pulam o muro da cadeia. Os foragidos foram identificados como Albert dos Santos Gomes, André Ribeiro de Jesus, Carlos Antônio da Silva Correia, Alessandro Santos Cireno, Adilson Santos de Almeida e Adenilton Santos da Cruz, informou o Itaberaba Notícias.

Fugitivo de São Felipe é preso na San Martin

001 (1)

Policiais Militares da Operação Gêmeos, prenderam na madrugada desta segunda-feira (8), durante incursão nas proximidades da localidade conhecida como Alto do Peru, na avenida San Martin, um dos homens mais procurados no município de São Felipe, distante 178 km de Salvador. De acordo com informações da polícia, Fabrício dos Santos Silva, 21 anos, vulgo “Fubento”, estava escondido em uma casa utilizada para a pratica do tráfico de drogas. Ainda segundo informações da polícia, Fabrício foi preso em Outubro de 2014, acusado de tráfico de drogas e homicídios. Ele é foragido da Delegacia de São Felipe. No aparelho celular, os policiais encontraram uma foto com homens armados com revólveres.  Os policiais conduziram Fabrício para o Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), onde já estava sendo procurado pelos investigadores da Polícia Civil.