Um idoso faleceu após o carro em que estava atropelar um animal na BA-099, a Estrada do Coco, na manhã desta quinta-feira (20). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), ele ficou preso às ferragens e faleceu no local. Uma idosa que estava no veículo também ficou presa ao carro e foi retirada pelo Corpo de Bombeiros.
O acidente ocorreu por volta das 5h, na rotatória próxima ao Porto de Sauípe, praia do município de Entre Rios, nordeste do estado. Em estado grave, a idosa foi levada para uma unidade médica pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Não informações sobre o estado de saúde e nem para qual hospital ela foi encaminhada. O veículo está no encostamento e o corpo do idoso ainda é retirado pelos bombeiros. (Bahia na Mídia).
O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, se manifestou favorável à regulamentação de serviços como Netflix e Whatsapp nesta quinta-feira (20), durante audiência pública na Câmara dos Deputados. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o ministro defende que a discussão acontece em âmbito nacional e internacional e mencionou o debate que já realizado pela União Europeia sobre o tema. “É uma questão muito difícil, em que existem interesses conflitantes”. Berzoini citou que apesar do Brasil já ter o Marco Civil da Internet, a legislação não trata de serviços “Over the top”, que incluem também serviços como Youtube e Skype. O titular da pasta aponta que é necessário garantir tratamento igual aos serviços de telecomunicações e novos serviços da internet. Berzoini destacou que os novos serviços não geram empregos no país, mas usam de forma maciça a rede brasileira.
Wilian Guimarães, acusado de assassinato do soldado da Polícia Militar Denilson Rodrigues, em frente aos Correios da cidade de São José da Vitória, foi preso na tarde desta quinta-feira (20), após investigação da Polícia Federal em parceria com a Cipe/Mata atlântica.Wilian cometeu o crime em maio deste ano, no qual deferiu tiros na cabeça do PM, que estava fardado. Ele foi preso na cidade de Cachoeira de Itapemirim, Espirito Santo. De acordo com policiais, o preso já foi encaminhado para a Bahia, onde está preso.(Bocão News).
Os deputados da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) fizeram uma visita na manhã desta quinta-feira (20) para fiscalizar o andamento em Ilhéus, no sul baiano. Entre as obras inspecionadas estão o Hospital Luiz Viana Filho, cuja emergência passa por reforma e ampliação; a ponte Ilhéus-Pontal, o aeroporto, e a duplicação da BA-415, que faz a ligação com Itabuna e cuja intervenção, de acordo com o líder da oposição, Sandro Régis (DEM), está “100% parada”. “Estamos vendo que o sul da Bahia está esquecido, assim como todo o interior do estado, enquanto o governador Rui Costa prefere destinar recursos apenas para Salvador com objetivos eleitoreiros. Quem paga o preço de tanta paralisia é a população”, afirmou o vice-líder da bancada, Pablo Barrozo (DEM).
Na tarde desta quinta, o grupo vistoria obras em Itabuna, como a do Centro de Convenções, a do Hospital Luiz Eduardo Magalhães e a da Barragem do Rio Colônia. “Se detectarmos irregularidades, vamos denunciar aos órgãos competentes, como o Ministério Público. Estamos aproveitando para conversar com a população e lideranças locais que seriam beneficiados por essas intervenções paralisadas. É lastimável que esse governo de continuidade não dê a atenção que o interior do estado merece”, completou Barrozo. Coordena as visitas na região o deputado Augusto Castro (PSDB). A intenção da bancada é fiscalizar obras paradas em todo o estado. (Bahia Noticias).
Prefeita Gracinha durante reunião com Presidente da CODEBA.
A prefeita Gracinha Viana (PP), acompanhada do vereador Damião de Campinhos e do Deputado Eduardo Salles, esteveram recentemente na CODEBA – Companhia das Docas do Estado da Bahia. O objetivo da visita da prefeita a CODEBA, foi para falar com o presidente José Rebouças sobre o processo de desapropriação e reintegração de posse de 120 imóveis na comunidade de Campinhos, onde há um porto de responsabilidade do órgão.
Eduardo Sales, Gracinha Viana, José Rebouças e vereador Damião.
Logo no início da reunião, o presidente da CODEBA tranquilizou a prefeita, dizendo que a Companhia não tem interesse em continuar com o processo. Ele nos explicou que essa história começou nos anos 70, quando existia um projeto de ligação entre Brasília e Maraú para escoamento de produção agrícola, disse a prefeita de Maraú. A construção do porto e da BR-030, que ligaria as duas cidades, fazia parte do projeto. Como os planos não vingaram a obra da estrada nunca foi concluído, mas o porto, construído pela Portobras, ficou pronto. Depois disso, a área em volta do porto foi ocupada por famílias. O problema iniciou com a morte de uma senhora da comunidade. Os herdeiros começaram uma disputa pela propriedade e, quando procuraram a escritura, que não existia, acabaram envolvendo a Portobras, que abriu um processo de reintegração de posse da área. Após extinção da empresa, o processo passou à CODEBA.
Gracinha Viana fala das dificuldades no município.
O presidente José Rebouças enviou ofício ao Ministério dos Portos há quatro anos, onde abria mão da área, sob a justificativa de que o local não tem mais condições de abrigar um porto. “Depois da nossa conversa hoje, ele se comprometeu a reenviar esse documento ao atual ministro, Edinho Araújo, solicitando que a área em questão seja devolvida à SPU (Superintendência do Patrimônio da União) para ser doada futuramente ao município. Depois da doação, a prefeitura vai poder regulamentar todas as propriedades de Campinhos. Ficou muito claro para nós que o problema é apenas burocrático e já estamos trabalhando para desatar esse nó. Nestes 120 imóveis de Campinhos que foram cadastrados pela CODEBA, existem escolas, mercadinhos, igrejas e casas de famílias que não podem ficar sem suas propriedades. Vamos fazer tudo o que for possível para que essa situação chata seja resolvida”, disse a prefeita Gracinha Viana. (Ubaitaba Urgente).
Rafael diz ter enterrado corpo, após Marcos engasgar com mingau.
Desaparecido desde a última sexta-feira (14), o garoto Marcos Vinícius de Carvalho dos Santos, 2, foi encontrado morto na tarde desta quarta (19), em Itapuã, em Salvador. O corpo dele foi achado em um areal próximo à Alameda Afrânio Coutinho, atrás do Tchê Caranguejo. A informação foi confirmada pelo delegado Antônio Carlos Magalhães Santos, da 12ª Delegacia (DT/Itapuã). De acordo com o major Carlos Humberto, da 15ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Itapuã), o padrinho Rafael Pinheiro confessou envolvimento no caso após se apresentar na delegacia do bairro acompanhado do advogado. Ainda de acordo com o major, Rafael teria se mostrado arrependido e levou a polícia ao corpo. Rafael disse à polícia que o menino estava se sentindo mal e ele resolveu dar mingau para a criança. Marcos Vinicius então teria se engasgado e acabou morrendo. Desesperado, o padrinho resolveu enterrar o menino no areal. De acordo com o delegado Antônio Carlos Magalhães, ele foi preso em flagrante. A mãe da criança também compareceu à delegacia para ser ouvida novamente pela polícia. O caso será detalhado à imprensa nesta quinta (20). Inicialmente, Rafael informou à polícia que o menino desapareceu na feira do bairro quando os dois faziam compras juntos. A Polícia Civil foi acionada e trabalhava com duas hipóteses – que o menino tivesse desaparecido sozinho e outra de que tivesse sido sequestrado. Marcos Vinícius tinha diabetes e intolerância à lactose e, por isso, necessitava de cuidados diários. O menino também estava com uma cirurgia marcada para o final do mês, para retirar um cisto no pâncreas. “Marcos Vinicius é uma criança que tem problemas de saúde. Ele é uma criança que não tem muita mobilidade e o acesso a saída da feira tem escada. Então ele não teria condições de sair da feira sozinho”, contou a delegada Heloísa Simões, titular do Departamento de Proteção à Pessoa (DPP), responsável pela investigação, ontem. O garoto estava vivendo com o padrinho Rafael Pinheiro no bairro de Itapuã há cerca de quatro meses. A mãe do menino, Fabiana, que mora em Itinga, disse que não podia cuidar do filho porque conseguiu um emprego como garçonete e seus turnos eram sempre à noite ou de madrugada. “Estava desempregada, quando surgiu a oportunidade não deu para abrir mão. O padrinho do meu filho se ofereceu para tomar conta do menino e eu deixei porque ele sempre cuidou do menino com muito cuidado. Quando consegui outro emprego ou mudar de turno, vou pegar meu filho novamente”, contou Fabiana. Ela disse que encontrava com o filho todas as terças, seu dia de folga. A jovem, que não via o filho desde dia 29 de julho, contou que estava em casa quando a mãe do padrinho do menino ligou avisando que Marcos Vinícius havia desaparecido. Informações do Correio da Bahia.
A cidade de Coaraci foi palco de mais um crime na tarde desta quarta feira (19/08). Desta vez, a vítima foi Manoel Valdir Oliveira Santos, que trabalhava como pedreiro e morava na Avenida Itapitanga. A equipe de investigadores da Polícia Civil de Coaraci saiu em diligências e conseguiu prender o menor R.S.S, que confessou a autoria do crime. A arma usada também foi apreendida e agora a Justiça adotará as providências. Os motivos do crime ainda não foram esclarecidos.
Foi preso na tarde desta quarta feira (19/08), em Ituberá, Jorlan Silva Santos de 21 anos. O homem foi preso nas Casas Populares, Loteamento Parque Vila Verde, município de Ituberá. Jorlan estava pilotando uma moto CG, quando foi abordado pela CIPE CACAUEIRA. Com o elemento a polícia encontrou uma pedra de crack do tamanho de um ovo de galinha, e oito pedras pequenas da mesma droga embaladas para o comércio.
Foto: Vermelhinho
A droga estava escondida debaixo do banco da moto. A prisão do elemento foi realizada pela guarnição comandada pelo Sargento Reginaldo, composta pelos soldados PMS Marinho, Vidal e Correia. (Karla Menezes).
A policia militar de Ilhéus, em ação conjunta das Cias. Independentes 68, 69 e 70 , passou o rodo na tarde de ontem (19), no Alto do Coqueiro, no Malhado. Foram presas três pessoas acusadas de vários crimes, e foram identificados como Gil, Beré e Neguinho. Com eles, a polícia encontrou tabletes de maconha, crack, substância aparentando ser cocaína, dinheiro e um revolver calibre 38. (Rede Brasil de Noticias).
A assessoria da Banda Calypso informou que o casamento de Joelma e Chimbinha chegou ao fim, na tarde desta quarta-feira (19). A união de 18 anos deu fruto a dois filhos maravilhosos, projetos e parcerias tanto na vida pessoal quanto profissional como a Banda Calypso, banda que conta com mais de 15 milhões de discos vendidos. A assessoria também ressalta que o respeito, gratidão, amizade, admiração e parceria permanecem recíprocos na dupla e que os compromissos profissionais da Banda Calypso seguem normalmente com agenda por todo o Brasil. (R7)
Equipe de policiais civis, juntamente com a Polícia Militar, efetuou a prisão em flagrante de Rony de Almeida Santos, 20 anos, acusando de ser um dos autores do homicídio ocorrido na tarde de segunda-feira (17), na Aldeia Itapoan, rodovia Ilhéus /Canavieiras, vitimando com disparos de arma de fogo o índio César Celestino dos Santos, apelidado de Galego. Também foi preso, Leandro Amaral Santos, 31 anos, filho da cacique Maria Valdelice Amaral de Jesus, pelo fato do mesmo ser mencionado como um dos partícipes do homicídio. Leandro já responde por roubo ocorrido em outubro do ano passado em Ilhéus. Atualmente estava em condicional. Segundo a polícia Civil, índio Galego foi morto por reivindicar direitos que lhe cabia na condição de índio. (Agravo)
Essa baleia foi encontrada morta ontem (18) no Cassange, uma das praias da Península de Maraú. De acordo com o site Maraú Notícias, a prefeitura já foi notificada para remover o corpo que exala um odor insuportável. Ainda segundo o veículo, o animal é da espécie jubarte. (Blog do Gusmão)
Um português foi preso, em flagrante, durante uma operação realizada conjuntamente pela Polícia Federal (PF) e pela Polícia Militar, por meio da Companhia Independente de Policiamento Especializado Mata Atlântica, em Porto Seguro, Extremo Sul da Bahia, para cumprir mandados de busca e apreensão e coibir o tráfico de drogas na região. Francisco José da Graça Mortágua, de 64 anos, estava com uma submetralhadora 9mm, dois fuzis 5.56 mm, 21 pistolas de calibre restrito (12 .40, seis 9 mm e três .45), cerca de 1 mil cartuchos de vários calibres restritos e sete quilos e meio de cocaína. “O armamento era alugado para ações criminosas executadas nas regiões de Cabrália, Porto Seguro e Eunápolis, além de utilizado na disputa por ponto de tráfico de drogas na cidade”, afirmou o major Anacleto França, comandante da Cipe/Mata Atlântica, acrescentando que a droga, era comercializada na orla de Porto Seguro. “Todo o material estava no bairro do Campinho, escondido no paiol de uma quadrilha, rival de uma outra facção criminosa, localizada às margens do rio Buranhém, na ilha do Macaco”, ressaltou, ao lembrar que Francisco José já foi encaminhado para o presídio de Eunápolis. (Radar 64).
Estudantes de Itajuípe, na noite desta terça feira (18/08), resolveram tomar uma atitude drástica com o descaso da prefeitura em relação à classe estudantil. Após terem conhecimento que não haveria ônibus para o transporte, os estudantes resolveram bloquear a ponte que dá acesso a Coaraci. O presidente da Associação dos Estudantes, Tasso Santana e os estudantes ficaram por cerca de uma hora na área da ponte. A paralisação causou um engarrafamento de cerca de 2 km nos dois sentidos, já que era horário de pico, onde muitos estavam voltando para as suas casas. O presidente da associação salientou que a falta de compromisso do poder público na questão do transporte escolar chegou ao limite. Segundo ele, os acordos feitos com a associação vêm sendo cumpridos, e não restou alternativa, a não ser protestar de forma mais dura para ver se a situação é resolvida. O acesso à ponte só foi liberado com a chegada da secretária de educação do município, professora Virlene, que marcou para essa quarta feira (19), uma reunião com membros da associação para avaliar os questionamentos e encontrar a alternativa mais adequada para o problema. (Ligação Direta)
Na manhã desta terça feira (18), uma mulher de nome Eliane Melo, aproximadamente 30 anos, e seu filho de 3 anos, foram encontrados mortos dentro de sua residência, no município de Miguel Calmon/Ba. De acordo com informações, o pedreiro que estava trabalhando na residência, teria achado estranho quando ele chegou para trabalhar pela manhã e ninguém abriu a porta. Então ele acabou por acionar a polícia. O corpo do filho de Eliane foi encontrado sem sinais vitais em cima de um colchão. Eliane foi encontrada enforcada em um dos quartos. Uma escada foi encontrada encostada na parede, o que tudo indica que ela usou para amarar a corda no teto da casa e cometer o suicídio. Não se sabe ainda de que forma o menino morreu. O esposo de Eliane, conhecido como “Risadinha da Oficina”, estava trabalhando na cidade de Várzea do Poço/Ba. A Polícia Militar fez o isolamento do local até a chegada da Policia Técnica da cidade de Jacobina, para levantamento cadavérico. (Calmon Notícias)
Uma guarnição da Cipe Cacaueira, comandada pelo sargento Reginaldo e composta pelos soldados Marinho e Vidal, prendeu na tarde desta terça feira (18/08), em Ituberá, Fabrício Luz dos Santos, Weverson Santos da Conceição e Elias dos Santos de Jesus. Todos foram presos em flagrante por tráfico de drogas e associação ao tráfico, nas casas populares do bairro Parque Verde, naquele município. Os traficantes foram apresentados na delegacia de Ituberá, e posteriormente serão conduzidos para o presídio de Valença, onde ficarão presos à disposição da Justiça. (Rede Brasil de Noticias).
O espaço vai proporcionar lazer e cultura para as crianças do município.
Mais inovação na cidade de Aurelino Leal. A prefeitura, através da Secretária de Educação, vai inaugurar na próxima sexta feira (21), a Brinquedoteca do município. Este projeto visa à interação, diversão, lazer e aproximação da cultura local, com as crianças de Aurelino Leal. Na Brinquedoteca serão trabalhados o lúdico, sensorial, coordenação motora e o trabalho em equipe envolvendo as crianças. O espaço cultural será denominado de “Brinquedoteca Carlos Alberto Fuezi Junior”, e decorreu de uma indicação do vereador Bruno Moisés para homenagear um jovem da cidade que morreu precocemente em acidente automobilístico. A prefeita Elisângela Ramos de Andrade Garcia vem investindo no setor educacional pois considera essa obra de suma importância para as crianças de Aurelino Leal. (Jornal Tribuna da Região).
Amanda disse que é inocente e nega ter incendiado a casa da ex-sogra
A Polícia Militar conduziu na manhã desta terça feira (18/08), para a delegacia de Ubaitaba, Amanda dos Santos Mendes, 22 anos, residente em Vitória do Espírito Santo. Amanda é suspeita de ter colocado fogo na residência da ex-sogra, Maria Raimunda da Conceição, 52 anos.
O fato aconteceu na manhã de ontem, na Rua Deputado Paulo Magalhães, bairro Alto da Liberdade em Ubaitaba. Todos os moveis que existiam no interior da referida residência foram destruídos pelo fogo. A casa, que é de aluguel, também foi destruída. Maria Raimunda, contou para a reportagem do UBAITABA URGENTE, que antes do incêndio ela ainda foi agredida por Amanda e ameaçada de morte.
Maria Raimunda está desesperada.
“Essa moça era casada com meu filho, eles se separaram recentemente e ele foi embora, ela agora vem me culpar por tudo. Ela chegou ontem pela manhã de Vitória com meus dois netos e veio direto aqui pra casa me agredir com palavras e depois fisicamente”, conta Maria Raimunda da Conceição.
Vídeo gravado por leitor do UBAITABA URGENTE mostra casa pegando fogo:
Dona Maria contou ainda, que após se agredida e ameaçada de morte ela saiu correndo pedindo socorro aos vizinhos, momento em que Amanda colocou fogo na casa e fugiu. Amanda dos Santos Mendes estava acompanhada de três filhos e foi localizada ainda nas proximidades da residência da sogra. Vizinhos ainda tentaram apagar o fogo, para que não atingisse as outras residências.
Uma pessoa morreu em um grave acidente no início da tarde desta segunda-feira (17), por volta das 13h30, no Km 284 da BR-101, próximo a cidade de Sapeaçu no recôncavo baiano. Segundo informações da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Milton José Barbosa, 44 anos, estava conduzindo o veículo modelo caçamba de placa NTG 0385, quando perdeu o controle da direção saiu da pista vindo a cair em uma ribanceira. Ainda de acordo com a PRF, não resistindo aos ferimentos, Milton teve morte instantânea. Uma equipe do SAMU foi acionada, mas chegando ao local o motorista já estava sem sinais vitais. Devido ao ocorrido, o trânsito está lento na localidade. O corpo da vítima será removido para o DPT (Departamento de Polícia Técnica) de Santo Antônio de Jesus. (Voz da Bahia)
Policiais Militares do Serviço de Missões Especiais (SME) prenderam na noite desta segunda-feira (17) na rua São Paulo, bairro São Caetano, em Itabuna, Sidicleia Silva dos Santos (Teinha), irmã do traficante Bolota que cumpre pena em uma penitenciária de segurança máxima no Campo Grande-MS. Teinha é acusada de tráfico de drogas. Com ela a polícia apreendeu armas, munições, 490 pedras de crack e uma grande quantia em dinheiro no valor de R$ 5.326,40. De acordo com informações, a polícia chegou ao local através de denúncia anônima. Teinha foi autuada em flagrante e conduzida ao Complexo Policial de Itabuna. (Rede Brasil de Noticias).