Ubaitaba Urgente

Cunha e aliados decidem excluir PT de comando das CPIs

BBloHYg

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), reuniu aliados de partidos da oposição e legendas da base governista na noite de segunda-feira, 3, para definir que o PT ficará de fora do comando de todas as quatro CPIs que serão instaladas nesta e na próxima semana.

A CPI do BNDES será presidida pelo PMDB e relatada pelo PR. A dos fundos de pensão ficará sob comando do DEM e será relatada pelo PMDB. O PSDB comandará a CPI dos crimes cibernéticos e o PSD ficará com a de maus-tratos a animais. As relatorias destas duas últimas ainda não foram definidas.

A divisão foi anunciada pelo líder do DEM na Casa, Mendonça Filho (PE) após reunião de líderes da oposição na manhã desta terça-feira, 4. Participaram líderes de DEM, PSDB e PPS. Em tese, o comando das CPIs fica a cargo dos partidos que integram os maiores blocos da Câmara. A votação acaba sendo simbólica e a escolha, é política.

“Esta é uma decisão da maioria da Casa. Se o PT pleitear a presidência, é legítimo. Mas ele vai ter que construir maioria, o que me parece improvável neste momento”, afirmou o deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), líder da Minoria na Câmara.

Ciente do acordo feito na noite anterior, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), reuniu-se com Cunha na manhã desta terça-feira. “Primeiro que não tem essa de excluir ninguém. Era só o que faltava, a segunda maior bancada ficar fora da CPI. Baixa o tom. Isso não é aconselhável aqui dentro. Quem decide é a base. Nem presidente nem oposição decidem quem vai ser presidente ou relator. Esse discurso não é real. É um desejo vão da oposição. A oposição não é porta-voz nem do PR, nem do PT, nem de nenhum partido da base”, disse Guimarães.

Palestras colocariam Lula no radar da Lava Jato, diz jornal

BBloawy

Depois da prisão preventiva do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o próximo a entrar no radar da  Operação Lava Jato pode ser o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A informação é do jornal Valor Econômico.

De acordo com uma pessoa ligada à Jusitiça Federal de Curitiba, o ex-presidente ainda não está sendo investigado, mas algumas suspeitas o colocaram no radar da força-tarefa.  “Ele [Lula] recebeu valores daquelas empresas investigadas. No exercício do mandato dele não há nenhum indício de que tenha recebido. Mas depois que ele saiu do cargo, recebeu aqueles valores referentes a palestras pelo Instituto [Lula], que têm de ser pensados”, disse ao jornal.

Por “empresas investigadas” entende-se que são as empreiteiras investigadas na Lava Jato, cujos diretores estão envolvidos com o processo criminal por corrupção e lavagem de dinheiro desviado de contratos com a Petrobras.

A priori, Lula recebeu remunerações por suas palestras. Informações do laudo pericial da Polícia Federal dizem que o ex-presidente teria recebido 1,5 milhão de reais da Camargo Corrêa, em três pagamentos. Sabe-se também que a Odebrecht contratou discurso de Lula em eventos da empresa. Nenhum dos delatores,  contudo, disse que os pagamentos recebidos por Lula foram propina.

Procurado pelo jornal, o Instituto Lula justifica a legalidade das palestras ao afirmar que foram eventos públicos e que os pagamentos estão registrados e declarados à Receita Federal.

“Esse boato anônimo não corresponde nem à verdade nem à declaração dada pelo procurador Carlos Fernando Lima [que atua na Lava-Jato] em entrevista ao jornal O Globo, no dia 26 de junho, onde ele diz: ‘sabemos que o ex-presidente faz palestras efetivamente'”, afirmam em nota.

A Camargo Corrêa disse que a contribuição ao Instituto Lula foi registrada equivocadamente em 2012 como ‘bônus eleitoral’ na contabilidade analisada pela Polícia Federal, mas tratava-se de “apoio institucional” e contratação de palestras.

Uruçuca: Homem foi encontrado morto em matagal; polícia acredita em acidente com moto

IMG-20150804-WA0085

Um funcionário da Escola Estadual Carneiro Ribeiro no município de Uruçuca, foi encontrado morto na tarde desta terça feira (04/08) em um matagal as margens de uma estrada vicinal nas proximidades da Fabrica da Inaceres e do IF Baiano. Ao lado do corpo, a polícia encontrou a moto da vítima com capacete e a chave na iguinição. O homem foi identificado como sendo Jair.

IMG_5358
Moto foi encontrada ao lado do corpo da vítima.

Ele foi encontrado sem camisa e com as calças abaixo dos joelhos. O homem apresentava marcas de pancadas na cabeça. Jair não tinha envolvimento com o mundo da criminalidade. A polícia não acredita que o homem tenha sido vitima de homicídio. Segundo um policial Civil, Jair foi vítima de acidente com moto. “Provavelmente ele tenha perdido o controle de sua moto ao trafegar em alta velocidade pelo local”, disse um policial. O corpo de Jair foi encontrado por populares que passaram no local. Veja todas as fotos clicando no link abaixo.

Ubaitaba: Após denúncia de Dilson do Taxi, Paulo Bidú manda limpar colégio na Ruinha

 

IMG_7760
Foto: Ubaitaba Urgente.

O prefeito interino Paulo Bidú (PP), procurou a redação do site UBAITABA URGENTE, informando que após ter sido informado da situação de abandono do Colégio Joaquim Cardoso, localizado na Ruinha, autorizou imediatamente em caráter de urgência que a Secretaria de Obras, e a Gerencia de Meio Ambiente resolvessem o mais rápido o problema do referido Colégio. A denúncia foi feita ao site pelo funcionário público municipal e ex candidato a vereador de Ubaitaba, Dilson do Taxi. Dilson procurou a redação do UBAITABA URGENTE, para denunciar o abandono do Colégio Joaquim Cardoso, por parte da prefeitura municipal. Segundo Dilson, o mato já estava tomando conta do local, colocando em risco a vida de estudantes e funcionários. Ele contou ainda, que tinha levado ofício na prefeitura solicitando a limpeza do colégio e até o momento nenhuma providencia teria sido adotada.

Carro de prefeito do interior é incendiado na porta de casa

003

O prefeito do município de Pindobaçu, Marlos André (PT), cerca de 415 quilômetros da capital baiana, teve um grande susto ao retornar para casa de uma viagem que tinha feito para Salvador na manhã desta terça-feira (4). Ao chegar na porta da sua residência, o gestor se deparou com o seu carro completamente incendiado. O crime aconteceu durante a madrugada. “A caminhonete estava na porta de minha casa. O vigia me falou que percebeu uma moto parando e, em seguida, ouviu um estouro. Assim que ele foi verificar o que estava acontecendo, ele [vigilante] já se deparou com o carro em chamas.

002

A pessoa que fez isso já tinha fugido com a moto”, relatou ao G1 Bahia. O prefeito acredita que seja por motivo político. “Associo que seja motivo político, por eu ser prefeito. Não tenho nenhuma suspeita”, afirmou. Segundo Felipe Neri, coordenador geral da 19ª Coordenadoria de Polícia do Interior de Senhor do Bonfim, ainda não há suspeitas de quem tenha cometido o crime. Ainda de acordo com a polícia, testemunhas já foram ouvidas, mas ainda não houve a identificação dos suspeitos. (G1).

Itabela: Acusado de estuprar jovem de 12 anos é morto a tiros

pppp-e1438691337328

A Polícia Militar de Itabela matou, na noite desta segunda-feira (03), o suspeito de ter estuprado uma menina de 12 anos. Segundo a polícia, William Rosa de Queiroz, 22 anos, reagiu à prisão na zona rural do município e acabou baleado. De acordo com a polícia, ele portava uma espingarda calibre 36 e ainda chegou a ser socorrido, mas morreu quando estava sendo levado para o Hospital Frei Ricardo. Conforme familiares da adolescente, o estupro ocorreu na noite do último sábado em um assentamento de trabalhadores rurais. Na queixa prestada na delegacia local, eles disseram que o acusado estava armado e, após simular um assalto, teria levado a jovem para um matagal, onde praticou o estupro. Ela foi encontrada uma hora e meia depois. Desde então, William – que morava no mesmo assentamento, estava foragido. William já havia cumprido pena no presídio de Eunápolis e tinha sido solto este ano. A moto que ele usava quando foi morto também foi apreendida. (Radar 64)

Ipiaú: Munícipio registra o segundo homicídio em menos de 24 horas

morto 12

Mais um homicídio entra na estatística dos crimes ocorridos este ano no município ipiauense. Após o assassinato de um jovem de 21 anos, na noite de ontem(03) no bairro Euclides Neto, mais um rapaz é vítima da violência urbana. De acordo com a polícia, um jovem identificado pelo prenome de Cristiano foi assassinado por volta das 13hs desta terça-feira (04) na Rua Aurora, bairro Popular. O jovem de 20 anos estava caminhando em direção a casa de um tio quando foi abordado pelos criminosos. O assassino estava na garupa de uma motocicleta. Segundo populares, foram disparados cerca de cinco tiros. Ainda não foi informado se a vítima possuía passagens pela polícia. O caso é investigado. O jovem morava na zona rural do município e ‘tomava conta’ da casa do tio na referida Rua. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar a perícia no local e encaminhar o corpo para o IML, em Jequié. (Giro em Ipiaú).

Ipiaú: Jovem de 21 anos é morto a tiros; assassino foge em bicicleta

20150702063900 (1)

Um jovem de 21 anos, identificado como Luis Carlos Pereira dos Santos, apelidado de “Lulu”, morreu após ser atingido por tiros disparados por um rapaz numa bicicleta (foto). O crime aconteceu por volta das 20h20 desta segunda-feira (03), no bairro Euclides Neto. De acordo com populares, o homem caminhava na Avenida São José quando foi abordado pelo criminoso. “O rapaz estava numa bicicleta, desceu, sacou a arma e deu uns cinco a seis tiros na direção dele”, contou uma testemunha.

morto
Homem foi morto enquanto caminhava na rua.(Foto:Giro em Ipiaú)

Após atingir o alvo, o autor dos tiros fugiu. Luis Carlos foi preso recentemente com cerca de 25 gramas de maconha. Ele já teria sido vítima de agressões físicas cometidas por cerca de oito rapazes em fevereiro do ano passado na praça dos Cometas. A polícia investiga o caso. O Departamento de Polícia Técnica foi acionado para realizar a perícia e encaminhar o corpo para o IML, em Jequié. (Giro em Ipiaú)

Assista:Presidiário fuma maconha e faz chacota no presídio

fumando_maconha

Um vídeo que circula nas redes sociais, mostra detentos do presídio Ariston Cardoso, município de Ilhéus, fumando maconha e debochando da situação. Um dos presos é o anão Alan Kardec, preso em maio com 20 pedras de crack e três trouxinhas de maconha. Alan ficou conhecido por dá um olé nos policiais, durante sua prisão no bairro do Pontal. No vídeo feito com um celular, Alan manda o recado “Logo, logo, estarei na rua ai de novo”. Áudio de outro preso faz chacota com a situação, fazendo rimas e ouvindo música, demonstrando que o uso de droga é comum no Ariston Cardoso. (Agravo).

Ubaitaba: Prefeitura abandona entulho a dois meses no Armandão

IMG_5308

Um morador do bairro Armandão enviou para redação do UBAITABA URGENTE, a foto de um entulho na Rua Drº Manoel Ramos, bairro Armandão, município de Ubaitaba. Segundo o morador que não quis ter o nome divulgado, já fazem dois meses que a máquina da prefeitura esteve no local, pegou parte do entulho e deixou o restante. “Eles disseram que iriam voltar para pegar o restante e até hoje nós estamos esperando”, conta um morador.

Ubaitaba: Funcionário público denuncia abandono do Colégio Joaquim Cardoso

IMG_5305
Mato alto ao redor do colégio.

O funcionário público municipal e ex candidato a vereador de Ubaitaba, Dilson do Taxi, procurou a redação do UBAITABA URGENTE, para denunciar o abandono do Colégio Joaquim Cardoso, por parte da prefeitura municipal. Segundo Dilson, o mato já toma conta do local, colocando em risco a vida de estudantes e funcionários.

IMG_5304

Ele conta que já levou ofício na prefeitura solicitando a limpeza do colégio e até o momento nenhuma providencia foi adotada. Há quinze dias atrás eu levei um oficio e entreguei na prefeitura solicitando a limpeza do local e nada foi feito até o momento, conta Dilsom do Taxi. (Ubaitaba Urgente).

Comunicado da Prefeitura de Ubaitaba!

PROJOVEM_adolescente

A Prefeitura Municipal de Ubaitaba, através da  Secretaria de Desenvolvimento Social e o Serviço de Convivência ( antigo PROJOVEM ). Convidam todos os jovens a partir de 12 anos, para comparecerem no CRAS de seu bairro ou na secretaria para se inscreverem nas oficinas oferecidas pelo Serviço: ARTES. DANÇA. ESPORTES. MMA E MÚSICA. (Ubaitaba Urgente)

Ubaitaba: Jovem foi morto a tiros na Avenida Beira Rio

IMG_5336

Um jovem desconhecido foi morto a tiros na manhã desta terça feira (04/08), em Ubaitaba. O crime aconteceu na Avenida Orlando Magalhães (Beira Rio), próximo ao Carranca. O jovem é desconhecido e parece não ser residente em Ubaitaba. O corpo permanece no local. A PM está no local aguardando a remoção do corpo para o DPT da cidade de Ilhéus. Como sempre, ninguém viu nada, e não sabe de nada. O crime aconteceu por volta de 05hs da manhã. O jovem está bem vestido e aparentemente não teve nada roubado pelos assassinos. Ao lado do corpo a policia encontrou uma cédula de R$ 2 reais e uma carteira de cigarros da marca Broadway. Daqui a pouco maiores informações. Veja todas as fotos clicando no link abaixo.

Bebê de um ano fica com cabeça presa em uma panela de ferro

002

Um bebê de um ano e meio ficou com a cabeça presa a uma panela de ferro quando brincava dentro de casa na cidade de Buriti dos Lopes, Litoral do Piauí, no útimo sábado (1). O menino foi levado por uma ambulância até o Corpo de Bombeiros de Parnaíba para retirar o objeto. De acordo com o major Rivelino de Moura, o bebê estava bastante agitado e dificultou o trabalho dos bombeiros, que tentaram retirar o objeto de várias maneiras e resolveram encaminhar a criança até o Hospital Regional Dirceu Arcoverde.

001

“Lá a equipe médica aplicou um sedativo para que ele dormisse e assim os bombeiros conseguissem fazer a retirada da panela. Tivemos que utilizar um alicate de arrombamento para retirar o utensílio”, explicou o major.Somente após fazer um corte na lateral do objeto, os bombeiros conseguiram retirá-lo da cabeça do bebê. Apesar do susto, a criança não teve nenhum ferimento.(Itambé Agora)

Jaguaquara: Idoso é assassinado com golpes de machado

PoliciaPlanalto

Um homem de 69 anos foi assassinado com golpes de machado, na noite de sábado (1/8), em Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá. A Polícia Militar teria sido acionada por volta das 19h50, para socorrer o ancião que, segundo denúncia, estaria sendo espancado na localidade de Largo da Caatinga, próximo ao povoado do Alto da Serra, distante mais de 20 km da sede do município. Segundo informações do Tenente/PM João de Deus ao Blog Marcos Frahm, chegando ao local, a guarnição encontrou o idoso Otávio Ferreira agonizando, despido, apresentando perfurações a golpes de machado no crânio e em várias partes do corpo, sendo socorrido pelos policiais ao Hospital Municipal de Jaguaquara – HMJ, dando entrada na unidade hospitalar sem sinais vitais. Ainda de acordo com a polícia, o ato cruel foi praticado ao lado da casa da vítima, e próximo ao corpo foi encontrado o machado utilizado para a prática do crime, além de um candeeiro usado pela vítima. Não se sabe se trata-se de um latrocínio, ou quais foram as circunstâncias do bárbaro crime, que chocou moradores da localidade onde Otavio residia. A Delegacia Territorial de Jaguaquara terá a incumbência de investigar o caso. (Blog Marcos Frahm)

Atenção, pilotar cinquentinha agora só emplacada e com CNH

foto185-624x468

As motocicletas de 50 cilindradas, conhecidas como cinquentinhas, serão fiscalizadas pelo Estado, a partir de agora. Uma lei sancionada pela Presidente Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial, exige que essas motos sigam as regras do Código de Trânsito Brasileiro. Clique aqui para ler. Agora, ao adquirir uma motocicleta do tipo cinquentinha, será necessário apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pagar R$ 128 pela taxa de emplacamento e R$ 295 do seguro DPVAT. Como a nova lei não é retroativa, os donos das cinquentinhas que foram compradas até a última quinta-feira (30) devem apresentar apenas a CNH e a nota fiscal da moto, se forem parados em uma blitz. Isto é válido até que uma nova resolução, que determine os novos prazos para sua regulamentação, seja publicada.

Bahia: Motorista de carreta é preso na BR-116 desacordado e embriagado

001

Um motorista de que carreta foi preso nesse domingo (2) após ser flagrado desacordado e embriagado dentro da carreta na BR-116, na altura da cidade de Jequié, no sudoeste baiano. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor de 49 anos não tinha a menor condição de dirigir o veículo. Feito o teste do bafômetro, constatou-se que o mesmo apresentava 1.19 mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões. A atitude irresponsável do motorista constitui crime previsto na legislação de trânsito e por isso foi conduzido pela equipe PRF à delegacia de polícia judiciária local. (Bocão News).

Gandu: Motociclista morre após colidir com carro na curva de Germano na BR 101

11824012_10203525444616196_934919156_n

Na manhã deste domingo (02/08), por volta das 10h30min, aconteceu um grave acidente na BR 101, nas imediações da curva de Germano, perímetro urbano do município de Presidente Tancredo Neves/BA, envolvendo uma motocicleta modelo Tornado XR 350cc, na cor azul, placa policial DLV 1490, licença de Gandu/BA, e um veículo modelo Gol, na cor vermelho, placa policial JRW 6895, licença de Salvador/BA.

11831565_10203525445416216_2094982985_o

Segundo informações o condutor o veículo Gol que não teve o nome revelado, e pertence a uns dos sócios da empresa “Doutor – Alinhamento e Balanceamento” estava atravessando a BR quando foi atingido pela motocicleta que estava sendo pilotada pelo jovem Thiago Brito Rosa, morador da cidade de Gandu. Com o impacto da batida Thiago a motocicleta e o Gol firam parcialmente destruído e Thiago gravemente ferido, sendo socorrido pela equipe do SAMU 192 para o Hospital Regional em Santo Antonio de Jesus, porém infelizmente não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. (Amarelinho 10).

Política: José Dirceu é preso em nova fase da Operação Lava Jato

zedirceu

O ex-ministro José Dirceu foi preso na manhã desta segunda-feira (3), em Brasilia, em decorrência da 17ª fase da Operação Lava Jato, por conta do seu suposto envolvimento com recebimento de propinas disfarçadas na forma de consultorias, por meio de sua empresa JD assessoria. Ainda não se sabe se o mandado contra Dirceu é de prisão preventiva ou temporária. Por determinação do juiz Sergio Moro, a Polícia Federal incluiu a JD Assessoria e Consultoria em um grupo de 31 empresas ”suspeitas de promoverem operações de lavagem de dinheiro” em contratos das obras da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco – construção iniciada em 2007, que deveria custar R$ 4 bilhões e consumiu mais de R$ 23 bilhões da Petrobrás. De acordo com o Estadão, o documento é o primeiro de uma série de perícias técnicas da Polícia Federal que apontam um percentual de desvios na Petrobrás de até 20% do valor de contratos. O percentual é superior aos 3% apontados até aqui nas investigações da Operação Lava Jato, que incluía apenas da propina dos agentes públicos e políticos. (Bahia Noticias).