Ubaitaba Urgente

Salvador: BOPE mata seis durante operação em Valéria e Fazenda Coutos

RTEmagicC_Valeria9.jpg
PM ocupa Valéria e Fazenda Coutos durante operação; nove são detido.

A polícia matou seis pessoas e prendeu 13 durante uma operação nos bairros de Valéria e Fazenda Coutos, na manhã desta sexta-feira (7). Cerca de 300 policiais civis e militares participaram da ação, que começou por volta das 3h para o cumprimento de nove mandados de prisão e dez de busca e apreensão. Seis armas foram apreendidas, além de drogas diversas e balanças de precisão. A ocupação dos dois bairros ainda não tem data para encerramento. De acordo com a assessoria da Polícia Civil, todos os seis homens que morreram durante a operação desta sexta-feira têm envolvimento com o tráfico de drogas. Três vítimas foram identificadas como Marcos Santos de Jesus, 24, José Márcio Cardoso de Jesus, 19, e Hugo Leonardo Farias dos Santos – a idade dele não foi divulgada. O sexto homem morto ainda não foi identificado.

2e2eaa6cd8

Segundo a assessoria, todos os baleados foram socorridos para o Hospital do Subúrbio. O objetivo da operação é prender traficantes envolvidos com homicídios nos dois bairros. A área será ocupada nos próximos dias pela PM, informou José Alves de Bezerra, diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). “A ocupação será mantida hoje e durante todo o fim de semana. O motivo da operação seria as últimas mortes ocorridas na região – entre elas a chacina que envolveu as mortes do sargento Osvaldo Costa Filho, 49 anos, e do filho dele, Railander da Silva Conceição, 24 anos, além dos episódios das morte do comerciante Edgar da Lima Filho e a morte de dois adolescente de 17 e 13 anos, no dia 23 de julho.

97b15c9afdEntre as 13 pessoas detidas para averiguação estão duas mulheres e um adolescente de 16 anos, que foi apreendido em casa, enquanto dormia. A mãe do jovem entrou em desespero e precisou ser amparada pelos amigos.

087fd469af
A mãe do jovem entrou em desespero e precisou ser amparada pelos amigos.

“A polícia vai permanecer na área durante estes próximos dias para realizar a manutenção da ordem, e não há previsão de quando vai sair”, revelou o major Pereira. No local estão equipes da Rondesp, Bope, 19ª CIPM, 31ª CIPM (Valéria). (Fotos: Mauro Akin Nassor/ CORREIO).

Jornal austríaco publica fotos de atleta que ficou tetraplégica após acidente em treino

RTEmagicC_salto78.jpg

A atleta do salto com vara, Kira Grünberg, 21 anos, teve imagens divulgadas pelo jornal austríaco “Kronen Zeitung”. Kira ficou tetraplégica após sofrer um grave acidente no final de julho durante os seus treinamentos.

As imagens foram feitas no Hospital Universitário de Innsbruck, na Áustria, onde a atleta está internada. Kira passou por uma cirurgia logo após o acidente, que quebrou a coluna cervical dela, para que suas funções vitais fossem mantidas.

Kira era a principal atleta do salto com vara da Áustria. Ela era campeã e recordista nacional da modalidade, com a marca de 4,45m, alcançados no fim do ano passado. Segundo informações do “Kronen Zeitung” a atleta não está falando. Ainda de acordo com a publicação, Kira Grünberg teve as unhas pintadas e o cabelo lavado e trançado para ser fotografada.(Kronen Zeitung).

Ceará: Radialista é morto enquanto apresentava programa ao vivo

IMAGEM_NOTICIA_5 (1)
Foto: Reprodução / Correio

O radialista Gleydson Carvalho foi assassinado nesta quinta-feira (6) na cidade de Camocim, no Ceará, enquanto apresentava um programa da emissora. Segundo a Polícia Militar, dois homens chegaram ao local alegando que fariam um anúncio e renderam a recepcionista. Logo depois, eles invadiram o estúdio, efetuaram os disparos e fugiram. No momento do crime, a transmissão estava com programação musical. O operador de áudio Ricardo Farias presenciou a cena e disse que tudo aconteceu “muito rápido”. “O cara abriu a porta e deu três tiros nele, mas na hora não escutei porque ele mandou eu baixar e ficar calado”, contou ao G1. Ele afirmou que o assassino não levou lada do local. . “Fiquei desesperado, sem ânimo, porque vi o corpo no chão ensaguentado. Pedimos ajuda aos vizinhos para chamar a polícia”, relembrou. Gleydson chegou a ser socorrido e levado para o hospital, mas não resistiu. O delegado Hebert Ponte Silva, da delegacia regional de Camocim, informou que o crime tem cara características de execução. “Não tenho dúvida que foi uma execução, tanto é verdade que eles anunciaram o assalto ou tampouco levaram o dinheiro que viram dentro da bolsa”, afirmou. (G1).

Itabuna: Ex-fúncionario da OI é preso por fazer “gato de internet”

elvis da internet - parque são josé - belfod roxo 010

Uma operação da Polícia Civil desarticulou na manhã desta sexta-feira (7) uma Central de distribuição clandestina de internet em Itabuna. Segundo a delegada Lisdeile Nobre, titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos da cidade, a operadora Oi certificou que em Itabuna tinha centrais clandestinas de distribuição de internet e começou um serviço de investigação pela própria Oi através de seus técnicos, em seguida, comunicou a Policia Civil de Salvador onde procederam a investigação através do setor de Investigação de Inteligência do Departamento de Crimes contra o Patrimônio. Um individuo identificado como Rone, ex funcionário da Oi, foi preso acusado de comprar as linhas de internet e fazer a distribuição do sinal, inclusive, em sua casa havia uma antena de distribuição de internet via rádio, o que é proibido, pois não tem autorização da Anatel e do Ministério das Comunicações. Na casa do acusado a polícia apreendeu vários materiais como, contas de telefone em nomes de laranjas, fios de uso exclusivo da Oi, roteadores e amplificadores.A delegada informou ainda que, após a desarticulação, pessoas que tem o sinal da internet clandestina ficará sem sinal. Os bairros Pedro Jerônimo, Vila Anália e adjacentes foram os principais afetados. Segundo a delegada a investigação continuará em outros pontos da cidade. Rone foi preso autuado em flagrante e delito e seu processo será encaminhado a Policia Federal de Ilhéus.(Rede Brasil de Noticias).

Itambé: Motorista morre após carreta tombar na BA 263

Capturar

Uma carreta Scania, de cor vermelha, placas AJM-0276, de Londrina/PR, sofreu um grave acidente na tarde dessa quinta (06), na rodovia BA 263, entre Itambé a Vitória da Conquista, próximo a localidade conhecida como Barro Vermelho, pertencente ao município de Itambé. O condutor morreu no local, prensado dentro do veículo. Segundo informações, o motorista da carreta pode ter perdido o controle após efetuar uma curva, como peso do veículo ela acabou tombando nas margens da rodovia. A carreta se encontrava carregada de blocos de alumínio prensado, direcionado a reciclagem. A carga ficou espalhada nas proximidades. O corpo do Motorista foi resgatado na noite dessa quinta, e deverá ser conduzido para Vitória da Conquista nesta sexta feira (7), onde deverá ser necropsiado. O corpo ainda não foi identificado, mas supõe-se que o mesmo seja morador da cidade de Londrina/PR. (Itapetinga Agora).

Com pneus ‘carecas’, ônibus escolar de Alcobaça capota em ladeira

001

Um acidente envolvendo um ônibus que realiza transporte escolar no município de Alcobaça, no Sul da Bahia, na manhã de quinta-feira (6), teria sido causado pelo estado precário dos pneus do veículo. Segundo o site Fiscalizar Extremo Sul, o coletivo transitava por uma estrada entre o distrito de São José e o povoado de Novo Destino, quando, por causa dos pneus ‘carecas’, desceu desgovernado em uma ladeira e capotou.

002

No momento do acidente, seis estudantes estavam no interior do ônibus. Apenas uma adolescente de 15 anos sofreu escoriações. O Bocão News tentou nesta manhã (7) contato com a Secretaria de Educação da cidade, mas as ligações não foram atendidas.(Bocão News).

Itagibá: Acidente mata quatro pessoas da mesma família; vítimas viajam para enterro de parente

japumerim

Um grave acidente tirou a vida de quatro pessoas de uma mesma família no KM 517 da BR 116 no município de Itatim. Segundo populares, ss vítimas saíram do distrito do Japumerim, município de Itagibá. Mãe e três filhos viajavam para o sepultamento de outro integrante da família, na localidade do Boquirão, zona rural do município de Santa Terezinha.

luto1

De acordo com informações do blog Criativa Online, as vítimas; Maria Cardoso Macena, 77, Marineide Cardoso Macena, 36, Reginaldo Cardoso Macena, 26, e Railton Cardoso de Almeida, 22, estavam num Gol branco NZZ5095, colidiu numa carreta cegonha de placa FQN 8778, de São Bernado do Campo-SP.

criativa

Conforme relatos de uma vizinha das vítimas, a família saiu do Japumerim por volta das 05h da manhã dessa sexta-feira (07). O acidente aconteceu às 09h. Os corpos foram levados para o IML de Itaberaba. As vítimas fatais moravam na Rua Mestre Tota, bairro Fernando Neves, no distrito do Japumerim. Ainda não há informações sobre o horário e local do sepultamento. Em instantes mais informações dessa tragédia ocorrida com uma família itagibense. (Giro em Ipiaú)

Assista: Médico sofre atropelamento criminoso; carro é incendiado em frente à delegacia

IMAGEM_NOTICIA_5

Um médico foi alvo de um atropelamento supostamente criminoso nesta quinta-feira (6) em Ituaçu, no sudoeste do estado. De acordo com relato do próprio Franklin Cavalcanti Braga, ele estacionava a moto em frente ao consultório onde trabalha, quanto foi atropelado por uma caminhonete Hilux. O médico, que é presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ituaçu, acusa parentes do prefeito Albercio da Costa Brito Filho (PSB), de querer matá-lo. No vídeo feito pelo médico, ele relata os ferimentos que sofreu, como uma perfuração de 15 centimetros, além de uma trauma no olho, provocados pelo impacto do atropelamento. Segundo o Blog do Anderson, depois do incidente, o médico foi levado para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. Já na madrugada desta sexta-feira (7), a caminhonete usada no atropelamento foi incendiada em frente à delegacia. Um vídeo mostra também o ataque à Hilux. Ainda sem provas da autoria do crime, o caso é investigado pela polícia.(Blog do Anderson).

Assita vídeo: 

Cerca de 300 presos são beneficiados com saída temporária de Dia dos Pais

Foto: Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo

Internos de unidades prisionais da Bahia serão beneficiados com a saída temporária em comemoração ao Dia dos Pais, segundo informou a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), obtidas nesta sexta-feira (7) pelo G1. Até esta sexta, a Seap contabilizou que 334 presos passarão o feriado em casa e têm autorização para ficar fora do presídio por sete dias. Estes cumprem pena nas unidades de Salvador, Lauro de Freitas, Eunápolis, Feira de Santana e Simões Filho. A secretaria informou que mais presos devem ser soltos nas unidade de Paulo Afonso, Juazeiro, Valença e Itabuna, mas ainda não há um levantamento.

Ubaitaba: Veículo locado a Câmara está quebrado há quase dois meses

pre

Os vereadores de oposição na Câmara de Ubaitaba, Catarino (PSDB), Suka (PR), Zé Carlos (PC do B) e Ismaile de Nego de Artur (PTC), estão na bronca com o vereador Marcelo da Padaria (PSC). Segundo informações, um veículo modelo Gol, locado a Câmara, pertence ao referido vereador e está quebrado há quase dois meses. O grupo já tentou falar com o vereador, mais até o momento nenhuma providência foi adotada. Estamos impossibilitados de resolver problemas da população por falta de um carro locado a está casa, que é pago pela própria população. O veículo locado a câmara fica a cada dia com um vereador diferente. O carro serve para que os vereadores resolvam problemas da população, e faça serviços da própria câmara de vereadores. (Ubaitaba Urgente).

Prefeitos de Itamaraju e Igaporã são punidos por gastança em festejos juninos

001

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quinta-feira (6), multou em R$ 7 mil o prefeito de Itamaraju, Manoel Pedro Rodrigues Soares, e em R$ 6 mil a prefeita de Igaporã, Rosana Cotrim de Carvalho, pelas despesas irrazoáveis promovidas com a realização dos festejos juninos no exercício de 2014. Em Itamaraju, os gastos com os festejos alcançaram o montante de R$ 1.686.973,04, representando 26% da despesa orçamentária do período, no total de R$ 6.478.622,36. A relatoria destacou que o gestor não esclareceu os questionamentos envolvendo insuficiência de dotação orçamentária para realização das despesas e não apresentou documentos que comprovassem a exclusividade da representação artística das atrações Forró Cara de Pau, Karrascos do Forró e Forrozão Sela de Couro.No município de Igaporã, também não foram comprovadas a exclusividade da representação artística de algumas das atrações contratadas por intermédio da empresa Produtora Brilho Ltda., e as despesas totais realizadas, de R$ 401.163,00, revelaram-se conflitantes com os princípios constitucionais da razoabilidade e da economicidade, considerando que os valores despendidos nos exercícios de 2011 a 2013 foram significativamente inferiores aos de 2014 ou nem mesmo existiram, com acréscimo de ter sido verificado que o município encontrava-se no período em situação de emergência em razão da seca. Cabe recurso da decisão.

Ipiaú: Dois jovens são mortos após roubar moto e atirar na polícia

20150806182021

Dois jovens morreram em confronto com a PM na noite desta quinta-feira (06), no bairro Santa Rita. Os dois indivíduos ainda não tiveram os nomes revelados. Segundo a PM, a dupla tinha tentado roubar a moto modelo Bros de um morador do referido bairro. Durante o assalto, o proprietário do veículo teria sido levado para um matagal, onde foi amarrado e agredido pelos criminosos que fugiram em seguida com a moto. Como o veículo possui um sistema anti-furto, após percorrer alguns quilômetros, parou de funcionar e acionou o alarme. A dupla fugiu a pé, mas foi localizada pela Guarnição Delta do PETO, com o apoio da Guarnição Alfa do 1º Pelotão. A casa onde eles estavam escondidos foi cercada pelos militares.

20150806182019

A dupla teria fugido através do quintal da residência. Ainda de acordo com a PM, um dos suspeitos teria atirado contra a guarnição, levando os policiais a revidarem. “Ouvi cerca de sete tiros”, contou um morador à reportagem do Giro. Os dois jovens foram baleados. Eles ainda chegaram a ser socorridos pela polícia até o Hospital Geral de Ipiaú, mas não resistiram e morreram à caminho do HGI. O dono da moto foi encaminhado até a unidade hospitalar para receber atendimentos médicos. Ele apresentava ferimentos na cabeça e várias escoriações pelo corpo, causadas pelas agressões. Em entrevista ao Giro, a vítima disse que a todo momento era ameaçada de morte por um dos assaltantes. -Ele encostava a arma na minha cabeça e dizia que ia atirar. Me deram uma coronhada no rosto. Fui amarrado e recebi muitos chutes na barriga- contou o homem de 38 anos. Ainda segundo o motociclista, ele reconheceu no hospital os assaltantes. Dois revólveres calibre 32 foram apreendidos e apresentados na delegacia local. Até o fechamento desta matéria a polícia ainda não tinha identificado os jovens mortos no confronto. (Giro em Ipiaú).

Assista: Panelaços contra PT acontecem em bairros de classe média de Salvador

dilma-pronunciamento-1140x641

Aquilo que já era esperado aconteceu: durante a exibição do horário partidário do PT, em diversos bairros de classe média de Salvador, puderam se ouvir de longe o panelaço. Em vídeos enviados ao whatsapp do Bocão News, foram registrados o movimento anti petista nos bairros da Pituba, Costa Azul, Graça, Imbuí, Brotas e condomínios de luxo da Paralela como o Aphaville.

DILMA – No programa, além de mostrar dados comparativos do avanço do Brasil nos últimos anos, a presidente Dilma Rousseff (PT) afirma que o País voltará a crescer. “Estamos em um ano de travessia. E esta travessia vai levar o Brasil a um lugar melhor. Estamos atualizando as bases da economia e vamos voltar a crescer com todo nosso potencial. […] Quem pensa que nos falta energia e ideias para vencer os problemas está enganado. Sei suportar pressões e até injustiças. Eu tenho o ouvido e o coração neste novo Brasil, que não se acomoda”, diz a presidente no programa.

IRONIA  – Como uma jogada de marketing e uma provocação, no fim, o horário eleitoral mencionou a onda dos panelaços. “Nos últimos tempos, começaram a dar uma nova utilidade às panelas. A gente não tem nada contra isso. Só queremos lembrar que somos o partido que mais encheu a panela dos brasileiros. Se tem gente que se encheu de nós, paciência. Estamos dispostos a ouvir, corrigir, melhorar. Mas, com as panelas, vamos continuar fazendo o que a gente mais sabe: enchê-las de comida e de esperança. Esse é o panelaço que gostamos de fazer pelo Brasil”, narra o ator José Abreu na parte final.

Assista o horário eleitoral:

Itanagra: Mulher e filho de comerciante sofrem sequestro-relâmpago

Foto: Leandro Alves / Bahia na Mídia
Foto: Leandro Alves / Bahia na Mídia

Familiares de um comerciante de Itanagra, no agreste baiano, sofreram um sequestro-relâmpago na manhã desta quinta-feira (6). De acordo com informações da Companhia Interativa Comunitária de Alagoinhas (Cicom), os criminosos foram até a casa do empresário onde renderam o comerciante, além de familiares e funcionários. A mulher e o filho do empresário foram tomados como reféns. Os criminosos ainda levaram uma caminhonete e um carro de passeio da família. Ainda segundo a polícia, as vítimas só foram libertadas a sete quilômetros da cidade, em uma estrada conhecida como Pau do Arco. Até o momento, os acusados não foram localizados. De acordo com o G1, policiais de Araçás, Itanagra, Alagoinhas e Catu continuam na perseguição dos bandidos.

Faleceu em Jequié o jornalista e radialista Lula Fáscio

Luiz-fáscio
Luiz Antônio Silva Santos, “Lula Fáscio”

Faleceu por volta das 14h40 desta quinta-feira (6/8), no Hospital Geral Prado Valadares-HGPV, para onde foi levado por familiares, hora antes após agravamento de problema de saúde, ocorrido ainda em sua residência, o bacharel em Direito, jornalista, radialista e poeta Luiz Antonio Silva Santos, conhecido popularmente por Lula Fáscio. Ele convivia com enfermidade cardíaca nos últimos anos e, optou pela reclusão em casa, evitando inclusive, a visita de amigos. Lula Fáscio atuou por muito tempo na Rádio Cidade Sol Ltda, onde atuou em programa jornalístico e apresentou programa musical; foi assessor de imprensa da prefeitura de Jequié nas gestões dos ex-prefeitos Landulfo Caribé e Roberto Britto, assessor de imprensa na Câmara de Vereadores e chefe de gabinete da Prefeitura na gestão do ex-prefeito Reinaldo Pinheiro. Teve atuação também nas diretoria da Associação Jequieense de Imprensa e na regional do Sindicato dos Jornalista Profissionais do Estado da Bahia-Sinjorba. Foi idealizador e coordenou por vários anos a Feira de Animais, no Parque de Exposições e diretor de comunicação do Jequié Tênis Clube-JTC local que frequentava habitualmente em atividades esportivas e sociais. Atendendo pedidos feitos por Lula Fáscio, seu corpo está sendo velado no salão do Jequié Tênis Clube, trajando camisa do seu time do coração, o Flamengo. O sepultamento será as 16h de sexta, 7, no Cemitério São João Batista. Companheiro, sempre jovial, detentor de espírito de solidariedade ao próximo transmitindo sempre muita alegria, o falecimento de Lula Fáscio, consterna todas as pessoas que conviveram com ele e nós do Jequié Repórter, com profundo sentimento de pesar enviamos votos de pesar a sua companheira Gildete, filhos e demais familiares. (Jequié Reporter).

‘Bozo’ revela que apresentava programa infantil sob efeito de cocaína e fala de vício em crack

IMAGEM_NOTICIA_5 (2)

O ator Marcos Pajé, que vivia o palhaço “Bozo” nos anos 80, revelou que apresentava o programa infantil do SBT sob efeito de cocaína. Em entrevista ao portal R7, ele contou que fazia parte de uma “panelinha” na emissora, para comprar e consumir a droga. “Toda semana a gente contribuía com uma quantia em dinheiro para que uma pessoa trouxesse cocaína e uísque. Depois que todo o pessoal da produção e seguranças iam embora, nos trancávamos numa salinha específica e lá ficávamos até altas horas. Quando extrapolava um pouco, me deixavam na “geladeira”, lembrou o ator, que em 1986 foi demitido, após decidir deixar de usar cocaína e não mais contribuir com a tal “panelinha”. Pajé contou ainda que ao se afastar daquela droga, seguiu consumindo maconha e álcool e posteriormente, após a separação, passou a usar crack. “Conheci umas pessoas do bairro onde eu morava que vieram me oferecer. Eles diziam que dava um barato muito bom. Como a cocaína e a bebida já não fazia mais efeito em mim, experimentei. O crack realmente é a droga do pânico. Ela te dá uma sensação de que as coisas que você imagina realmente vão acontecer, você fica com medo, era um horror. E nessa, fui perdendo amigos, a família…”, contou o artista, que chegou a ficar 15 kg abaixo do peso normal, por consumir crack. Ele revelou ainda que se internou em uma clínica de reabilitação em São Paulo, por conta própria, mas que foi mal tratado no local. “Me prenderam num quarto por oito dias. Eu só comia e tomava remédio para dormir. Não aguentava mais aquilo, foi quando fugi”, lembrou. A redenção, segundo Marcos Pajé, veio após se converter à igreja evangélica. “Pedi a Deus que não me deixasse ter vontade de usar drogas. Prometi a ele que ajudaria as pessoas que estava na mesma condição que a minha. A gente só consegue salvar um viciado se passou por aquilo também”, contou o artista que hoje se sustenta compondo e cantando nos CDs dos palhaços Patati e Patatá.

Esportes: Ex-jogador do Vitória sofre ameaças de morte de torcedores

Gabriel Paulista

Ex-Vitória, o zagueiro do Arsenal Gabriel Paulista tem recebido ameaças de morte de torcedores do próprio time londrino após causar a contusão do meia Jack Wilshere. A lesão ocorreu durante uma dividida em um treino no último sábado, e vai deixar o jogador afastado por cerca de seis a oito semanas dos gramados. Em sua conta oficial no Twitter, Gabriel Paulista recebeu comentários ameaçadores de torcedores do Arsenal. “Obrigado por arruinar a carreira do Wilshere e meu sonho do título. Juro por Deus que, se eu te vir, te mato”, escreveu um usuário. Outros comentários pediam que o clube inglês demitisse o ex-jogador do Vitória. Wilshere tem um longo histórico de lesões e, na temporada passada, chegou a ficar afastado por cinco meses. O jogador não precisará passar por cirurgia, mas não vai poder atuar nos primeiros jogos da Premier League. O treinador do Arsenal, Arsene Wenger, comentou o lance: “Não há o mínimo de dados para além do problema ósseo. Não há dano em além disso. Foi uma colisão de treinamento completamente acidental”. (iBahia)

Gretchen abandona igreja, aposentadoria e volta aos palcos em show retrô

002

Depois de anunciar aposentadoria, ter se declarado evangélica e até especulado a abertura de um templo religioso, a jurássica figura da sensualidade brasileira está de volta às atividades. Maria Odete Brito de Miranda, 56 anos, que atende por Gretchen, ainda mostra disposição para rebolar ao som dos hits Conga La Conga e Freak Le Boom Boom. Quem quiser assistir a performance pode ir a João Pessoa, na Paraíba, no próximo sábado, 29 de agosto, onde ela promete reunir sucessos eletrônicos do seu apogeu nos anos 80, 90 e 2000. Em seu perfil no Instagram, ela mostrou que está com a agenda cheia e anunciou outros dois compromissos da mesma natureza, em Aracaju e outro no Rio de Janeiro.(Bocão News).

PDT anuncia saída da base governista e PTB se declara independente

IMAGEM_NOTICIA_5 (1)
Foto: Divulgação

Dois partidos da base governista anunciaram nesta quarta-feira (5) distanciamento da base e se declararam independentes em relação às votações da Câmara. Líder do PDT, o deputado André Figueiredo (CE) disse que seu partido não irá mais participar das reuniões dos líderes da base governista e terá, a partir de agora, uma postura de independência em relação ao governo. O líder do PDT afirmou que a gota d’agua para a decisão são as acusações feitas ao partido pela liderança do governo, que tem acusado o PDT de ”traidor”. “Somos tachados de traidores pela liderança do governo. Isso tem sido feito de forma recorrente”, disse, segundo a Agência Brasil. Durante a votação das medidas provisórias do ajuste fiscal, o PDT se posicionou contra a orientação do Palácio do Planalto. “Não admitiremos mais sermos chamados de infiéis ou traidores. Nunca traímos a bandeira defendida por Leonel de Moura Brizola, nosso líder maior”, acrescentou Figueiredo. O líder informou que comunicou a posição da bancada ao ministro do Trabalho, o pedetista Manoel Dias, e também ao presidente da legenda, Carlos Lupi. Segundo Figueiredo, os próximos passos da legenda serão decididos pela direção nacional. Líder do PTB, o deputado Jovair Arantes (GO) anunciou no plenário da Câmara que a bancada se reuniu nesta quarta e decidiu assumir posição de independência em relação às votações de interesse do governo. “A bancada declara independência com relação às votações na Casa e reserva o direito de votar como quiser”, anunciou. O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), informou que, no caso do PTB, tudo foi feito com diálogo. Quanto ao PDT , ele só tomou conhecimento após o discurso do líder do partido no plenário da Câmara.

Dilma supera série histórica e chega a 71% de reprovação, diz Datafolha

Foto: Lula Marques/ Agência PT
Foto: Lula Marques/ Agência PT

A presidente Dilma Rousseff (PT) alcançou 71% de reprovação do eleitorado e superou as piores taxas registradas em uma pesquisa da Datafolha, que antes eram de Fernando Collor (1990-92) às vésperas do processo de impeachment. O levantamento foi realizado entre terça (4) e quarta-feira (5) e mostrou uma piora de 10% da avaliação da gestora – no estudo anterior, 65% dos entrevistados avaliavam o governo federal como ruim ou péssimo. Já o número de pessoas que consideram a gestão de Dilma como boa ou ótima caiu de 10% para 8%. Segundo a Folha de S. Paulo, 66% dos ouvidos disseram que o Congresso deveria abrir um procedimento de afastamento da presidente e 38% acredita que ela será retirada do cargo. A maior reprovação foi registrada no Centro-Oeste (77%) e a menor no Nordeste (66%). Os valores são os piores desde que a Datafolha começou a fazer o levantamento. Os piores números, antes, eram de Collor, que em 1992 alcançou 68% de reprovação e apenas 9% de aprovação. No governo de José Sarney, entre 1985 e 1990, a avaliação também ao patamar de 68% de ruim ou péssimo. Porém, como na época a pesquisa só era realizada em dez capitais, não é possível fazer a comparação.