Ubaitaba Urgente

Uruçuca: Prefeita Fernanda Silva demite cerca de 100 funcionários da prefeitura

10527264_600494663429281_755481372459293161_n

Na semana passada cerca de 100 funcionários foram demitidos da prefeitura de Uruçuca. Por causa dessa situação, o clima é de insatisfação com o governo municipal. A prefeita Fernanda Silva (PT) teria alegado que as demissões ocorreram devido à queda nas arrecadações do município. Resta saber que com a demissão em massa não causará prejuízos a nenhum setor da administração municipal. (Políticos do Sul da Bahia).

Após reforma, PMDB pode ocupar um terço dos ministérios

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.6K5FFLsqEZ

Apesar de setores do partido serem abertamente contra o governo federal, o PMDB, além de continuar na base de Dilma Rousseff (PT), deve insistir para continuar com seis ministérios – mesmo que haja um corte no número de pastas. De acordo com a coluna Radar Online, da revista Veja, o grupo que ainda orbita em torno do vice-presidente Michel Temer crê que é inevitável que o partido perca ao menos duas pastas. Porém, o grupo de Eduardo Cunha não abre mão dos seis ministérios atuais – apesar do próprio Cunha ter apresentado uma PEC para reduzir o número de ministérios para 20. Com isso, o PMDB seria, além de responsável pela articulação política, dono de um terço da Esplanada – isso, é claro, se a redução for mesmo para algo entre 24 e 29 ministérios. (Agência Brasil).

Renan diz que impeachment de Dilma seria ‘botar fogo no Brasil’

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.D1davwuy54

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta segunda-feira (10) que “as pessoas perguntam sobre impedimento, sobre apreciação de contas dos governos anteriores e desse governo, e eu digo que isso não é prioritário. Porque, na medida que o Congresso tornar isso prioritário, nós estaremos pondo fogo no Brasil. E não é isso que a sociedade quer de nós”. Renan fez a declaração após reunião em sua residência oficial, na qual recebeu diversos ministros do governo federal. Segundo a Agência Brasil, a reunião serviu para que Renan definisse com os ministros da área econômica e outros uma agenda para a retomada do crescimento econômico e outras reformas que sejam necessárias para o país após a crise. Na opinião dele, essa agenda deve ser ampla a ponto de reunir as forças políticas em torno dela. “Eu acho que agenda tem que tratar de tudo, da reforma do estado, da coalizão, da sustentação congressual. Eu acho que esse modelo político, essa coalizão, ela já se esgotou no tempo. É preciso dar fundamento ao ajuste, à agenda da retomada do crescimento, sinalizar claramente com relação ao futuro do Brasil e construir uma convergência com relação a esse futuro”, disse o presidente do Senado. (Agência Brasil).

Eunápolis: Após conseguir custeio para transplante, bebê de um ano morre

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.htFU4v2KMw

O bebê Pedro Gomes de Oliveira, de um ano, que esperava por um transplante de intestino, morreu neste domingo (9), devido a complicações de uma infecção generalizada. A morte aconteceu 21 dias após a Justiça determinar que a União se responsabilizasse por pagar o tratamento do bebê, que seria realizado nos Estados Unidos. Natural do município de Eunápolis, na região baiana da Costa do Descobrimento, o garoto estava internado desde julho de 2014 no Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte. O advogado da família, José Antônio Guimarães Fraga, informou ao site G1 que a confirmação do pagamento da cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi recebida recentemente. Pedro seria operado no hospital Jackson Memorial, em Miami. “Os passaportes também já haviam sido expedidos. Estávamos aguardando apenas a obtenção do visto, a contratação do transporte aéreo e alguns outros trâmites pequenos. Faltava pouco”, lamentou Fraga. A família lançou até mesmo uma campanha na tentativa de salvar a criança. A “Salve o Pedrinho – Um pequeno gesto e um grande milagre” arrecadou mais de R$ 880 mil até o final de julho. Para realização do transplante, seriam necessários R$ 1 milhão. (Bahia Noticias).

Servidores Técnico-Administrativos da UESC fazem paralisação

Uesc enfrenta nova paralisação, agora dos técnicos (Foto Robson Duarte)
Uesc enfrenta nova paralisação, agora dos técnicos (Foto Robson Duarte)

Após a greve dos professores, os alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) foram surpreendidos com a decisão dos servidores técnicos-administrativos de paralisar as atividades por uma semana. A manifestação começou hoje (10) e somente será encerrada na sexta (14). A paralisação atinge também outras universidades estaduais. A decisão havia sido tomada na semana passada. Os servidores querem o retorno do adicional de insalubridade mais concurso público para contratação de funcionários e promoção funcional. A pauta é única para as quatro universidades estaduais. (Pimenta).

Itajuípe: Motorista de caminhão morre em acidente na BR-101

Capturar (1)
Motorista morreu preso nas ferragens.

Um caminhão-baú Mercedes Benz 1718 saiu da pista e chocou-se contra uma árvore, na BR-101, próximo ao trevo de acesso a Itajuípe, no sul da Bahia, hoje à noite (9). O motorista do veículo teve várias fraturas e morreu antes que o socorro chegasse. A carga do caminhão-baú deslizou, prensando o corpo do motorista contra a árvore. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada.

Caminhão-baú-acidente-BR-101-Itajuípe-www.pimenta.blog_.br_-580x343
Caminhão-baú chocou-se contra árvore na BR-101, em Itajuípe.

Equipe chegou ao local para encaminhar o corpo para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna. As informações são de que o motorista havia saído de Itabuna em direção a Feira de Santana. O veículo tem placa KXW-3678, licença de Feira de Santana-BA. (Pimenta).

Itamaraju: Motociclista é interceptado e morto a tiros na BR 101

jijid1-600x330

O crime aconteceu no início da manhã desta segunda-feira, 10 de agosto, na rodovia BR 101, no trecho entre os bairros Várzea Alegre e Corujão, no município de Itamaraju. Segundo informações repassadas para a Polícia, Jolione Alves de Jesus, 29 anos, seguia de moto para o trabalho quando foi interceptado por dois homens armados em outra motocicleta. Com os veículos em movimento, o homem do banco de trás sacou uma arma e atirou várias vezes na direção de Jolione. Depois de ter sido baleado, a vítima perdeu o controle da direção e caiu as margens da rodovia. Ainda segundo informações, o assassino realizou outros disparos após a queda do motociclista, que morreu no local. A Polícia Militar foi acionada e as primeiras informações eram que o caso se tratava de um acidente de trânsito, no local, os militares descobriram que, na verdade, Jolione foi executado. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal da cidade para exames de necropsia, um inquérito foi instaurado para investigar o crime. (Sul Bahia News).

Cravolândia: Corpo de jovem só é removido 12 horas após assassinato

Corpo2CravolandiaBlogMarcosFrahm

O corpo de Edilson Oliveira de Jesus, 22, morto a tiros por volta das 23hs deste domingo (09/08), em Cravolândia, foi removido por volta das 11h desta segunda-feira (10/8), quando uma equipe do Departamento de Polícia Técnica de Jequié, enfim, chegou ao município para fazer o levantamento cadavérico. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Jequié, a uma distância de 95 km de Cravolândia. Edilson foi assassinado por criminosos em uma moto preta, que se aproximaram da vítima quando caminhava no Loteamento Umberto Argolo e fizeram os disparos. O caso será investigado pela Polícia Civil. (Rede Brasil de Noticias).

Eunápolis: Pescador encontrado morto em canoa foi assassinado

Capturar

A Polícia Técnica confirmou, neste fim de semana, que o pescador encontrado morto em uma canoa na zona rural de Eunápolis foi assassinado. A princípio, suspeitava-se de morte natural. Segundo um médico legista, Sinval Vieira de Oliveira, 61 anos, foi atingido por disparo de arma de fogo, cujo calibre é desconhecido, já que o projétil não foi encontrado. Para a perícia, no local da perfuração havia zona de esfumaçamento, o que indica que o tiro foi disparado a curta distância. O corpo foi localizado na tarde de sexta-feira (07), no Rio Buranhém, a 22 quilômetros do centro da cidade. Mas a remoção do cadáver – feita pelos Bombeiros, só foi possível no fim da manhã de sábado (08), pois a região é de difícil acesso. A Polícia Civil de Eunápolis vai abrir um inquérito para apurar o crime. (Radar64)

Política: Presidente afirma que não vai tolerar ‘vale-tudo’ contra qualquer governo

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.So-iinEb3p

A presidente Dilma Rousseff (PT) disse nesta segunda-feira (10) que vai repudiar de forma sistemática o que chamou de vale-tudo contra qualquer governo – federal, estadual e municipal. “Quem acaba atingido pela política do ‘quanto pior, melhor’ é a população”, disse. Durante cerimônia de entrega de moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida, em São Luís (MA), Dilma admitiu que o governo enfrenta um momento de dificuldade, mas garantiu que o período é passageiro e que os programas sociais não serão interrompidos. “Períodos de dificuldade geralmente causam incerteza e apreensão nas pessoas. Não fiquem inseguros, nem apreensivos. Esta é uma situação temporária. Ela vai passar e vai passar rápido. Mesmo durante essa travessia, não abandonaremos os programas sociais”, destacou. Em seu discurso, a presidente cobrou ainda que a população pense primeiramente na nação como um todo e só depois em seus partidos e projetos pessoais. “O Brasil precisa de estabilidade para fazer essa travessia”, disse. “Quando há uma dificuldade, não adianta um ficar brigando com o outro porque não resolve a situação”, completou. Ao final da cerimônia, Dilma confirmou o lançamento da terceira etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida, no dia 10 de setembro, quando deve ser anunciada a contratação de 3 milhões de novas moradias. Além disso, a presidente ainda postou um texto no Facebook, se dizendo determinada a superar a crise no país. (Bahia Noticias).

Bahia: Sandro Régis defende equilíbrio na cadeia produtiva do cacau

cacau

A política de importação das amêndoas de cacau, sob o regime aduaneiro Drawback (importação de insumos para reexportação com isenção de impostos), vem gerando descontentamento e mobilizações no setor produtivo do cacau. Os agricultores reclamam de enormes prejuízos com deságio de até R$ 50,00 no preço pago pela arroba do produto e afirmam que os setores da indústria e comércio do cacau estão utilizando a prática para se beneficiar, reduzindo o preço interno do produto. O líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Sandro Régis (DEM), originário de família tradicionalmente produtora de cacau, vem mantendo contato com os setores envolvidos e colocando-se à disposição para intermediar as discussões que passam, inclusive, pela revisão da atual política de importação. Sandro Régis lembrou que a região cacaueira da Bahia se recupera do drama econômico-social e danos causados pela praga da Vassoura de Bruxa e que a produção vem aumentando significativamente. ” Agora é o momento de encontrar soluções que beneficiem toda a cadeia produtiva e estabeleça uma relação justa e equilibrada entre produtores e compradores”, disse o deputado. (Samuelita Santana).

Prado: espingarda dispara e mata caçador na fazenda da família Carletto

001 (1)

Um homem morreu na madrugada de domingo (9) enquanto caçava em uma mata fechada na Fazenda Santa Maria, assentamento Corte Grande, no município de Prado, no Sul da Bahia. Claudemir da Conceição, de 30 anos, natural de Itamaraju, saiu acompanhado do amigo Santo Alves de Souza para caçar por volta das 22h de sábado (8), quando horas depois teria acontecido o acidente. Segundo informações do Teixeira News, a fazenda pertence à família do deputado federal Ronaldo Carletto (PP). Após o ocorrido, o amigo voltou, ainda de madrugada, para comunicar que Claudemir teria sido atingido pela própria arma em um disparo acidental. Na manhã de domingo, policiais civis do município de Prado e um funcionário do Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju conseguiram chegar ao local onde estava o corpo e encaminhá-lo para levantamento cadavérico e necropsia.  Ainda segundo o site local, a partir desta segunda-feira (10), a delegada Rosângela Santos, titular da Polícia Civil no município do Prado, vai ouvir Santo Alves de Souza para tentar esclarecer com detalhes a morte de Claudemir. (Teixeira News).

Festa de Paredão termina com dois mortos e três feridos em Simões Filho

001

Uma noite de terror marcou negativamente o dia dos pais em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), neste domingo (9). De acordo com informações da Central de Polícia (Centel), durante uma “festa de paredão” realizada no Loteamento Cristo Rey, cinco pessoas foram baleadas e duas morreram.  Segundo testemunhas, um carro preto chegou ao local e homens efetuaram os disparos contra o grupo de cerca de 20 pessoas, que estavam na Rua da Mangabeira, em um local conhecido como Largo do Silviano.  Uma das vítimas fatais foi Ueberson Batista Macedo, de 27 anos, e a outra que ainda não teve a identidade revelada era conhecida como “Kim”. Já Laura Gomes Santa Isabel, 20 anos e Richard de Soares de Jesus, 18, e outra mulher não identificada foram baleados. Os corpos das vítimas fatais foram encaminhadas para o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLNR), de Salvador. O caso está sendo investigado pela 22ª Delegacia (Simões Filho). Os autores do crime ainda não foram identificados. (Bocão News).

Ubaitaba: Prefeitura vai concluir até setembro obra esgotamento sanitário do Zitão

DSC_0133

A Prefeitura de Ubaitaba, através da Secretaria Municipal de Viação e Obras esta concluindo a obra de esgotamento sanitário de todo Bairro Zitão. Segundo o Prefeito Paulo Bidú (PP), a obra está sendo tocada com recursos próprios do município e pode ficar pronta até o final de setembro deste ano. Após conclusão do esgotamento sanitário, a prefeitura pretende começar o calçamento do bairro. “É uma obra difícil, estamos buscando recursos para realizar o sonho daqueles moradores, uma parte deste recuso encontra-se bloqueado na Caixa Econômica Federal. Caso não saia, vamos tocar a obra de calçamento com recursos próprios também”, disse Paulo. (Ubaitaba Urgente).

Assista: ‘Crucificada’ em Parada LGBT de SP, travesti é esfaqueada por ‘não ser de Deus’

Foto: Victor Moriyama/G1
Foto: Victor Moriyama/G1

A transexual “crucificada” durante a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, em 2015, diz – em vídeo – ter sido esfaqueada na noite desde sábado (8), por um desconhecido nas proximidades da sua casa. Machucada, Viviany Beleboni postou um desabafo no seu Facebook, relatando o caso, e mostra as marcas da agressão, aos prantos. “Se é isso que vocês inimigos queriam, vocês conseguiram, olhem meu braço, meu nariz, é a verdade, eu fui quase esfaqueada. Passando aqui perto, um cara me reconheceu e estava com uma faca, e falou que eu não sou de Deus e que sou um demônio e que eu iria pagar por isso”, desabafou.

Veja o vídeo:

Brasil: Plenário pode votar redução da maioridade penal nesta quarta

IMAGEM_NOTICIA_5

O segundo turno das propostas de emenda à Constituição (PEC) da maioridade penal e da reforma política, com a discussão sobre financiamento de campanha, são os principais temas do Plenário da Câmara dos Deputados a partir desta terça-feira (4). De acordo com a Agência Câmara Notícias, os deputados também poderão votar o projeto de lei de correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pela poupança; e os destaques à PEC que vincula o salário de categorias da União, dos estados e dos municípios a 90,25% do subsídio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Embora as propostas de emenda à Constituição possam ser votadas em sessões extraordinárias, a pauta da sessão ordinária está trancada por um projeto do Poder Executivo sobre combate ao terrorismo (PL 2016/15). Aprovada em primeiro turno no início de julho, com 323 votos favoráveis e 155 contrários, a PEC 171/93 reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos – como estupro e latrocínio – e também para homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. Esse texto é mais brando que o rejeitado um dia antes por não ter atingido número suficiente de votos. A matéria, uma emenda apresentada pelos deputados Rogério Rosso (PSD-DF) e Andre Moura (PSC-SE), excluiu da proposta inicialmente rejeitada os crimes de tráfico de drogas, tortura, terrorismo, lesão corporal grave e roubo qualificado. Pela emenda aprovada, os jovens de 16 e 17 anos deverão cumprir a pena em estabelecimento separado dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e dos maiores de 18 anos. A aprovação provocou polêmica em primeiro turno devido à votação de um texto que continha partes do anteriormente rejeitado. (Bahia Noticias).

Ubaitaba: CDL promove café da manhã em homenagem ao “Dia dos Pais”

IMG_5556

O CDL de Ubaitaba e Aurelino Leal promoveu neste domingo, dia 09 de Agosto, um delicioso café da manhã em homenagem ao Dia dos Pais. O evento foi organizado pelo presidente da entidade, Jailton Araújo, e contou com a participação de vários empresários das duas cidades. Segundo Jailton, o evento foi aberto também para outros convidados. “Estamos juntos comemorando uma data muito importante pra mim, que também sou pai, e pra todos os pais de Ubaitaba e Aurelino Leal”, disse Jailton Araújo, que aproveitou o momento para desejar Feliz dia dos Pais a todos os presentes. (Ubaitaba Urgente).

Aurelino Leal: Secretário de Saúde participa de congresso em Brasília

IMG_5502

A Prefeitura de Aurelino Leal, representada pelo Secretário de Saúde, Waldson Souza, participou do 31º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em Brasília. O tema principal do encontro foi o pacto federativo e a governança política necessária para a autonomia da gestão municipal no cuidar da saúde da população brasileira. O evento aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e recebeu, até sábado, dia 8, 4,5 mil participantes O encontro, que começou na noite da última quinta-feira (06/08), teve 1,5 mil secretários inscritos e foi aberto pelo titular da pasta no Distrito Federal e anfitrião, Fábio Gondim.

IMG_5497

A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o ministro da Ssúde, que destacou em seu discurso a necessidade de os secretários municipais trabalharem de forma articulada com os prefeitos e demais legisladores de suas cidades. “Ser gestor é ir para a berlinda, é estar em exposição. É nos municípios que as coisas se concretizam e por isso precisamos trabalhar junto aos prefeitos”, disse Arthur Chioro.Durante fala aos secretários de Saúde, o ministro também ressaltou outras iniciativas que beneficiaram diretamente a população de pequenas cidades, como o programa “Mais Médicos”, que completou dois anos. Neste período, 18,2 mil médicos atuaram em 4.058 municípios e atenderam a 63 milhões de pessoas.

IMG_5504

No mesmo evento, foi anunciado o novo presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde eleito na quinta-feira (6), Mauro Guimarães Junqueira, titular da secretaria no município de São Lourenço, em Minas Gerais. Deixa o comando da instituição o secretário municipal de Baurú, em São Paulo, Fernando Monti. Segundo o Secretário Waldson Souza, este é um momento importante para o município de Aurelino Leal, haja vista o conhecimento que esta obtendo para a melhoria dos serviços de saúde oferecidos a população. (Ubaitaba Urgente).

Maraú: Distrito Integrado de Segurança Pública será inaugurado em breve

disep_marau

O governador Rui Costa e o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, deverão participar em breve da inauguração do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) que está em fase de conclusão no município de Maraú. Com investimento superior a R$ 3 milhões, o equipamento está entre os 34 que serão inaugurados no estado. “O distrito é uma forma de fazer a integração física e efetiva do trabalho das polícias Civil e Militar que, primeiro, oferece mais conforto para a população que recorre aos serviços e, segundo, proporciona melhores condições de trabalho para nossos profissionais de segurança”, afirma a prefeita Gracinha Viana (PP). A estrutura está sendo dividida em dois módulos e inclui área administrativa, atendimento ao público, salas de investigação, cartório, audiências, alojamentos para policiais e custódia de presos em flagrante. A Prefeita Gracinha Viana agradece o apoio e empenho do Governador Rui Costa na doação deste presente tão importante para o município. (Ubaitaba Urgente).

Eunápolis: Dupla sofre acidente de moto enquanto fugia da polícia

dupla_sofre_acidente

Dois jovens sofreram um acidente de moto enquanto fugiam da polícia na zona urbana de Eunápolis. O caso foi registrado no começo da noite deste sábado (08), na Avenida ACM, às margens da BR-101. Ao avançar o sinal vermelho nas proximidades do DNIT, a moto bateu no fundo de um carro e depois em uma árvore. A perseguição durou mais de um quilômetro. Com os jovens não foram encontradas arma ou droga.

adolecentes_eunapolis

Os policiais suspeitam que eles tenham dispensado o material no trajeto da fuga. Patrike Welson Alves Araújo, 18 anos já tinha passagem por suspeita de tráfico de drogas. Já o adolescente de 14 anos não tem passagens na polícia. Os dois foram atendidos no Hospital Regional e depois encaminhados para prestar depoimento na delegacia. (Radar 64).