Depois de anos, os carros abandonados na rua da delegacia de Camamu, no Baixo sul do estado, enfim, foram retirados. O caso foi denunciado pelo Bahia Notícias nesta terça-feira (11). Com os automóveis parados, o local era apontado como foco de contaminação de mosquitos Aedes Aegpty, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Na Rua Pirajá da Silva, ainda funcionam dois colégios públicos, e a poucos metros da via, há um prédio da prefeitura. Nesta quinta-feira (13), os carros foram removidos, como informou o secretário de governo e ex-prefeito da cidade, José Raimundo Assunção, irmão da prefeita Emiliana Assunção. Segundo ele, os veículos sem uso vão ficar em um aterro sanitário da prefeitura. “Nós vamos levar esses carros para um local sem moradia para evitar a proliferação do mosquito da dengue”, disse o secretário ao BN.
Ex-presidiário morto em confronto, matou vaqueiro em Itiruçu
O indivíduo morto em confronto com a Polícia Militar de Jaguaquara, já foi identificado George Vieira dos Santos, ex-presidiário, foragido da polícia de Itiruçu, apontado como latrocida. George, segundo a polícia, teria deflagrado um tiro de espingarda contra o vaqueiro Domingos Souza Santos, 45 anos, no último dia 2, numa estrada vicinal de Itiruçu. Ele teria cometido o crime na companhia de outros três indivíduos: Marlon Mota Araújo, 20, de Itiruçu, Anailton Souza Santos, o Testa, de 24 anos, também oriundo de Itiruçu e Alan Souza dos Santos, 18, conhecido vulgarmente como ”Muganga”, natural da cidade de Itaquara, no Vale do Jiquiriçá, que foram presos pela PM de Itiruçu no último final de semana, confessando a participação no latrocínio. O quarteto criminoso teria interceptado o vaqueiro que seguia de moto, subtraindo da vítima a quantia de R$ 102,00 reais, além de um aparelho celular. George era também acusado de tráfico de drogas e estava foragido desde o dia crime, sendo encontrado hoje em Jaguaquara, quando confrontou com policiais, portando uma pistola, de acordo com a PM, havendo revide e o ex-presidiário tombando. Ele chegou a ser socorrido ao Hospital Municipal, mas não resistiu aos ferimentos à bala. (Blog Marcos Frahm)
Ubaitaba: Serralheiro foi morto com tiro no peito
O homem foi encontrado morto na manhã desta quinta feira (13/08), em um beco que liga a BR 101 ao bairro Conceição, município de Ubaitaba. Segundo informações, o homem era serralheiro e já trabalhou em várias serralherias do município. A Polícia Civil já esteve no local e realizou o levantamento cadavérico. Segundo populares, o homem foi visto passando nas imediações da fabrica de caixões ontem à noite, por volta das 21hs, já baleado e sangrando muito. A polícia identificou uma perfuração no peito da vítima. “Provavelmente um tiro de espingarda no peito tirou a vida dele”, disse um agente. Daqui a pouco maiores informações….(Ubaitaba Urgente).
Itabuna: Infarto mata “Vicente Junior” da Churrascaria do Vicente
Vicente Júnior, da Churrascaria do Vicente, faleceu na manhã desta quarta-feira (12/08), vítima de infarto fulminante na cidade de Ilhéus. Vicente Júnior tinha 35 anos, era irmão de Vil Castro que foi candidato a vereador de Itabuna. De acordo com informações, o pai de Vicente Junior também morreu de infarto há alguns anos. (Verdinho).
Aberto credenciamento para visita da presidente Dilma a Salvador e Juazeiro

A presidente Dilma Rousseff, acompanhada do governador Rui Costa, visita nesta sexta-feira (14) os municípios de Juazeiro e Salvador. O credenciamento de imprensa deve ser feito até as 10h desta quinta (13). Será necessário o preenchimento do FORMULÁRIO PARA VIAGEM, no Portal do Planalto – Imprensa – Área de Imprensa – Credenciamento – Avisos de Credenciamento. No momento do preenchimento do formulário (não utilizar caracteres especiais), deverá ser enviada uma foto 3×4 digitalizada (recente) com fundo branco para documento, no formato JPG, de tamanho até 100kb, através da opção “Enviar foto 3×4 digitalizada” disponível no formulário. Depois de enviar o formulário corretamente preenchido, o profissional deverá imprimir e encaminhar para o e-mail descrito abaixo, com os documentos relacionados. A solicitação de credenciamento deverá ser enviada pelo e-mail institucional do veículo de imprensa de origem, contendo no corpo do e-mail os dados dos profissionais tais como: nome, cargo, registro profissional, RG e CPF para o e-mail:[email protected] uma cópia em formato pdf, em anexo, dos seguintes documentos: formulário de pré-cadastramento, Carteira de Identidade, Registro Profissional (DRT ou MTB), Contrato de Trabalho. As solicitações incompletas e fora do prazo não serão atendidas. Será obedecido o seguinte critério por empresa: Televisão: 1 repórter, 1 repórter cinematográfico e 1 auxiliar; Rádio: 1 repórter; Jornal/Revista: 1 repórter e 1 repórter fotográfico; Agência de Notícias: 1 repórter, 1 repórter cinematográficos e 1 repórter fotográfico; Portal de Notícias: 1 repórter, 1 repórter cinematográfico e 1 repórter fotográfico. O local de entrega das credenciais deve ser acompanhado no site do Palácio do Planalto.
Agenda
Em Juazeiro, às 11h, Dilma e Rui entregam 1.480 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida. Já em Salvador, a presidente e o governador participam de encontro com empresário baianos, às 13h30, no Cimatec, em Piatã. No mesmo local, às 15h, Dilma apresenta o Programa Dialoga Brasil.
Prédio em que Lula tem tríplex de quase R$ 2 milhões tem relação com doleiro da Lava Jato

O Ministério Público Federal suspeita que a verba utilizada pela construtora OAS durante a finalização das obras de um prédio no Guarujá onde o ex-presidente Lula tem apartamento pode ter sido proveniente dos desvios investigados pela Operação Lava Jato. De acordo com o jornal O Globo, o grupo empresarial Planner recebeu R$ 3,7 milhões da GFD entre 2009 e 2013, empresa usada para lavar dinheiro do doleiro Alberto Youssef, e repassou à OAS R$ 3,2 milhões em 2010. O repasse da GFD para a Planner aparece entre os primeiros documentos analisados pela Polícia Federal depois da quebra de sigilo fiscal das empresas de Youssef. Já a negociação financeira entre a OAS e a Planner consta do processo que investiga irregularidades na Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop) que tramita na 5ª Vara Criminal de São Paulo, segundo documentos obtidos pelo GLOBO em cartório de registro de imóveis do Guarujá. Carlos Arnaldo Borges de Souza, sócio da Planner, afirmou que o dinheiro da GFD refere-se à “compra e venda de ações” e disse que o repasse de R$ 3,2 milhões para a OAS foi resultado da compra de debêntures emitidas pela construtora, que deu o imóvel em hipoteca. A empreiteira OAS afirmou na terça-feira (12) que a Planner foi usada apenas para a emissão de debêntures (títulos da empresa). Lula é dono de um tríplex avaliado entre R$ 1,5 milhão e R$ 1,8 milhão no Edifício Solaris e João Vaccari Neto, preso na Operação Lava Jato, é dono de um apartamento avaliado em R$ 750 mil no mesmo prédio. (Bahia Noticias).
Bahia: Vereador é retirado à força do palanque de Rui Costa
O vereador Vado Malassombrado (DEM) foi expulso a força do palanque do governador Rui Costa (PT) durante evento de entrega de novas casas para as famílias desabrigadas após incêndio que destruiu parte da Baixa do Petróleo, em Alagados, na última semana. No palanque, estavam Rui e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, dentre outros políticos. Segundo os presentes, o vereador foi obrigado a deixar o espaço por seguranças do governo após tentar tomar, também a força, o microfone. De acordo com o vereador, ele queria pedir aumento do valor do aluguel social. A assessoria do governo informou que, dentre os nove vereadores presente no local, apenas Edvaldo Brito (PTB) foi escalado para falar pelo grupo. (Bahia do Povo)
Ex-vereador de Varzedo sofre sequestro e é encontrado só de cueca após 8 horas
O ex-vereador da cidade de Varzedo, Edison Manoel de Souza, conhecido como ‘Edinho de Ló’, foi sequestrado na noite desta terça-feira (11), em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo. De acordo com informações do site Voz da Bahia, a vítima saiu da Faculdade de Ciências Empresariais (Facemp) em um Ford Focus, cor prata, por volta das 22h30, quando ao trafegar pela localidade conhecida como ‘Ladeira do Moinho’, na BA-026, foi interceptado por outro veículo. Após a abordagem, Edison e uma acompanhante foram sequestrados por três homens que os levaram até um matagal na cidade de Teodoro Sampaio, a 96 Km de Salvador. Os bandidos tomaram todos os pertences de valor das vítimas, incluindo o carro do ex-vereador. Deixados no matagal, as vítimas pediram ajuda a moradores da região e conseguiram entrar em contato com os familiares em Varzedo. Não foi registrado nenhum tipo de agressão física, no entanto, os sequestradores levaram toda a roupa do ex-vereador, deixando-o só de cueca. O caso foi registrado na delegacia local e está sendo investigado pela polícia. (Voz da Bahia).
Maraú: Campanha de vacinação contra poliomielite começa neste sábado
Começa neste sábado (15) e vai até 31 de agosto a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. A meta da Sesab é vacinar crianças com idade entre seis meses e cinco anos. As vacinas que fazem parte do calendário nacional da criança estarão disponíveis nos postos do município de Maraú. Esta será a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 26º ano sem casos da doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990. De acordo com o Ministério da Saúde, até que aconteça a certificação mundial de erradicação desse agente infeccioso, todas as ações devem ser mantidas. Segundo a Secretária de Saúde de Maraú, Juliana Lemos, a vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Em Maraú, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é de vacinar mais de 2 mil crianças. Em tempo, pelo menos 32 pessoas serão destacadas para os trabalhos da campanha. Leia mais no Portal da Prefeitura de Maraú.
Ilhéus: jovem sobrevive após ter faca cravada na cabeça
Uma jovem recebeu uma facada na cabeça em uma tentativa de homicídio em Ilhéus, no Sul da Bahia, na segunda-feira (10). A mulher de 23 anos foi encaminhada para o Hospital de Base de Itabuna, onde o objeto foi retirado sem a necessidade de cirurgia. Em relato à unidade médica, a jovem contou que foi esfaqueada durante uma briga. A agressora estaria com ciúmes do ex-namorado da vítima. De acordo com as informações obtidas pelo G1 Bahia, nenhuma área nobre do cérebro da vítima foi atingida pelo objeto. A previsão é que a jovem recebesse alta ontem, após passar por tomografia computadorizada no crânio. “Está bem e sem problemas”, garantiu Paulo Bicalho, diretor do Hospital de Base. De acordo com o delegado André Aragão, da 7ª Coordenaria de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna), a suspeita do crime foi presa na tarde de terça-feira. Ela vai responder por tentativa de homicídio e, segundo o delegado, deve ser encaminhada para o Conjunto Penal de Itabuna. (G1).
Luís Eduardo Magalhães: Idosa de 79 anos é espancada e fica com rosto deformado
Um crime chocou a população da cidade de Luís Eduardo Magalhães, cerca de 950 quilômetros da capital baiana. Uma idosa de 79 anos foi espancada dentro da própria casa, no bairro Jardim Paraíso, nesta terça-feira (11) e ficou com o rosto completamente deformado. De acordo com informações da polícia, o suspeito da agressão não tem parentesco com a vítima e teria pedido um copo d’água ao passar pela frente da residência. Em seguida, invadiu a casa e desferiu os golpes contra a idosa. A idosa foi socorrida por vizinhos e levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, onde está em observação. Com a melhora no quadro de saúde, será realizado o exame de corpo delito. A polícia acredita que o agressor estava sob efeito de drogas, já que nada da casa foi levado, e realiza buscas na região para capturá-lo. As filmagens das câmeras de segurança do local já foram solicitadas para ajudar na identificação do agressor. (Bocão).
Após suposta ameaça de Negromonte Júnior, Argôlo cogita fazer delação premiada

Preso desde abril na Operação Lava Jato, o ex-deputado federal Luiz Argôlo cogita fazer uma delação premiada com a Justiça. A decisão foi tomada pelo ex-parlamentar baiano devido a uma suposta ameaça contra sua família. Segundo a Folha de S. Paulo, a defesa já teve uma conversa inicial com o Ministério Público Federal, que demonstrou interesse em ouvi-lo. Em depoimento realizado na última semana, o publicitário Aricarlos Nascimento, que trabalhou em campanhas de Argôlo, afirmou que recebeu uma ameaça do deputado federal Mário Negromonte Júnior (PP). “Ele me disse que, se o Luiz ficasse pianinho, quietinho e não entregasse ninguém, assim que ele saísse de Curitiba seria ajudado para ter um retorno breve à vida política. Mas, se ele não fizesse, já sabia qual era o destino de delator”, contou Nascimento. De acordo com o advogado do ex-deputado, Sidney Rocha Peixoto, a informação deixou seu cliente “muito abalado”. Ele levou a sério [a ameaça]. Ficou muito mexido, porque tem dois filhos pequenos, uma esposa”, disse Peixoto. O defensor ainda afirmou que Argôlo está relutante a admitir crimes, mas pode apontar participantes do esquema em uma eventual delação. Negromonte Jr. não se pronunciou sobre o assunto.
Assista: Escola abandonada convive com mato e lixo acumulado
Uma escola abandonada e com mato por toda parte. Esse é o retrato de um colégio localizado no povoado de Outeiro, município de Una, no Litoral Sul do estado. A escola foi construída no final de 2012 para ensino profissionalizante com verba do governo do estado, mas não até hoje não funciona. Um vídeo feito pelo site Una News mostra as dependências do colégio. A própria locomoção dentro do espaço é dificultada pelo volume de mato. Além disso, portas estão escancaradas e danificadas, o lixo se acumula e a fiação fica exposta. O espaço também é vítima do ataque de vândalos. (Bahia Noticias).
Com cronograma definido, CPI do Futebol ouvirá até Dunga, Pelé e Zico
A CPI do Futebol teve nova reunião no Senado, em Brasília (DF), nesta terça-feira. Desta vez, os parlamentares organizaram uma previsão de cronograma, que inclui as fases nas quais serão divididas as investigações e os nomes de algumas pessoas que serão ouvidas no processo. Na primeira etapa, para “avaliar o cenário” da modalidade no país, serão chamados desde jornalistas especializados até personalidades como Pelé, Zico e o treinador da seleção brasileira, Dunga, além do presidente da CBF, Marco Polo del Nero, e Ricardo Teixeira, que ocupou o cargo até 2012.
Na movimentada reunião desta terça, a CPI liderada por Romário (PSB-RJ) ainda definiu o nome de seu vice-presidente: senador Paulo Bauer (PSDB-SC).
Para a primeira fase, de análise, uma audiência já foi marcada para a próxima terça-feira (18 de agosto). Nela, serão ouvidos alguns jornalistas, segundo o Senado, conhecidos por investigarem os bastidores do futebol brasileiro: Juca Kfouri, Sérgio Rangel, Jamil Chade e José Cruz.
Na audiência seguinte, conforme o relator Romero Jucá (PMDB-RR) já havia antecipado, serão recebidos para depor alguns presidentes de federações estaduais. Até agora, os mandatários já convidados foram dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Distrito Federal, Amazonas e Acre. Mas, como a ideia inicial do presidente Romário era poder ouvir representantes de todas as 27 federações existentes no país, é possível que mais dirigentes ainda sejam convocados.
Os próximos, então, serão os cartolas de alguns grandes clubes brasileiros, chamados para falar a respeito da situação de suas gestões e a relação delas com a legislação do país. Já foram selecionados os presidentes de Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, São Paulo, Sport e Vasco, mas, assim como na audiência anterior, a lista ainda pode aumentar até a data dos depoimentos.
Fechando a “análise de cenário” do futebol brasileiro, uma gama diversa de personagens da modalidade será ouvida, desde representantes trabalhistas dos atletas, treinadores e árbitros até importantes ex-jogadores e treinadores.
Para o relator Romero Jucá, é importante definir a situação geral do futebol nacional para que, então, possam ser feitas mudanças estruturais e irregularidades sejam eliminadas.
“Essa CPI, não será só em cima da CBF, a ideia é contribuir para a melhoria do futebol. Queremos ter, primeiro, uma visão geral, ouvir da base, das federações, passando pelos clubes, para que possamos construir uma lógica do funcionamento de todo o sistema. Se formos discutir só a gestão da CBF, não teremos informações do quadro geral que deságua nela”, disse o senador, que foi endossado por Romário.
Apesar de ter aprovado requerimento do ex-atacante para ir à Suíça ouvir o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, preso em Zurique após deflagração de esquema de corrupção na Fifa, a CPI do Futebol ainda não incluiu tal viagem em seu cronograma, assim como incursão aos Estados Unidos para colher depoimento do dono da empresa de marketing esportivo Traffic, J. Hawilla.
Após essa fase inicial, a comissão partirá para as investigações mais aprofundadas e, então, ouvirá o atual presidente da CBF, Marco Polo del Nero, e o ex-mandatário Ricardo Teixeira, que, após assumir o cargo máximo da entidade em 1989, deixou-o em 2012, além de ter liderado o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL), órgão que também está na mira das investigações, por três anos.
Bahia: Sargento da PM é executado dentro do carro na BR-324
Um sargento da Polícia Militar foi executado na manhã desta terça-feira (11), na BR-324, em Salvador. Wellington Guimarães Cavalcante estava a bordo da caminhonete L200, quando foi alvejado por bandidos a bordo de Hilux, cor prata, em frente à distribuidora da Itaipava, próximo ao Makro.
De acordo com testemunhas, o policial chegou a ser socorrido para o Hospital do Subúrbio, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Segundo a polícia, os pertences do veículo do sargento foram saqueados por populares da região. (Bocão News).
Ubaitaba: Paulo Bidú vai se reunir com diretores do HSVP
O Prefeito Paulo Bidú (PP), vai se reunir nesta segunda feira (11/08) a tarde com representantes do Hospital São Vicente de Paulo para tratar de assuntos referentes ao referido hospital. A Secretária Municipal de Saúde. Yolanda Carneiro, também participará da reunião. A reunião com o prefeito de Ubaitaba vai acontecer logo após uma reunião entre funcionários e diretores do hospital que foi marcada para as 17hs. (Ubaitaba Urgente).
Ubaitaba: Prefeitura continua recuperando telhado do “Mercado de Farinha”
A prefeitura Municipal continua recuperando o telhado do Mercado de Farinha na Praça da Feira de Ubaitaba. O telhado estava danificado, e quando chovia alagava tudo. Os comerciantes já vinham há muito tempo cobrando da referida prefeitura uma solução. Após o vice-prefeito Paulo Bidú (PP), assumir interinamente o comando do município, ele resolveu atender a solicitação dos comerciantes e resolver o problema.
Segundo Paulo Bidú, o serviço realizado no telhado do Mercado de Farinha está parado, porém, ainda não terminou. A Prefeitura pretende recuperar algumas telhas que estão furadas e realizar outros reparos no local. (Ubaitaba Urgente).
Maraú: Prefeitura fecha parceria com Universidade de Uberaba – UNIUBE

A prefeitura de Maraú, através da Secretaria Municipal de Educação, esta trazendo para o município, o Projeto, Graduando Moradores e Servidores de Maraú. Segundo a prefeita Gracinha Viana (PP), o projeto é uma parceria da Prefeitura de Maraú com a UNIUBE. A UNIUBE é uma Universidade, sem fins lucrativos com 65 anos de existência. O objetivo do projeto é proporcionar aos moradores e servidores a oportunidade de graduar-se, de modo a melhorar seu desempenho profissional e proporcionar novas perspectivas de crescimento profissional. Os cursos ofertados em Maraú são:
- Letras – Português/Inglês – 03 anos
- Matemática – 03 anos
- História – 03 anos
- Administração – 04 anos e Pedagogia.
Todos os cursos são autorizados e reconhecidos pelo MEC.
Amiga e três irmãos morrem após choque de peixe elétrico

Quatro adolescentes, sendo três irmãos e uma amiga, morreram no fim da tarde de domingo (9/8) após se afogarem no Rio Machado em Presidente Médici (RO), distante cerca de 370 quilômetros de Porto Velho. Conforme Marlene Franca dos Santos, tia dos irmãos, eles estariam no rio comemorando um aniversário, quando teriam sofrido uma descarga elétrica de peixe. O fato ainda será investigado. De acordo com o boletim de ocorrência, uma testemunha contou que os adolescentes estavam em um local onde daria pé e podiam ser vistos. De repente começaram a gritar por socorro e se afogaram. Com um bote, um homem que estava no local iniciou as buscas e encontrou duas delas, uma menina de 16 anos e outra de 15. As vítimas receberam atendimento ainda às margens do rio para serem reanimadas. Sem êxito, foram encaminhadas ao Hospital Municipal, mas já estavam mortas. O Corpo de Bombeiros de Ji-Paraná chegou ao local por volta das 18h e começou as buscas pelos dois irmãos que ainda estavam na água, uma menina de 14 anos e um menino de 11. Ao anoitecer, os trabalhos foram interrompidos e retomados apenas no início da manhã desta segunda-feira (10), quando encontraram a menina por volta das 6h. (G1)
Juíza itabunense e o neto sofrem acidente em Salvador
O filho e a mãe da delegada Andréa Oliveira, titular da 1ª delegacia territorial da 7ª Coorpin de Ilhéus, foram vítimas de um grave acidente na tarde da última quinta-feira (06), próximo ao Ferry-boat, em Salvador. A juíza Tânia Maria Oliveira, o neto Leonardo Lino, de 20 anos, e uma secretária da família, Valdelice Maria dos Santos, viajavam, de carro, quando o jovem, ao volante, tentou desviar de um cachorro que atravessava a pista. Ele conseguiu evitar o atropelamento do animal, mas acabou perdendo o controle da direção e o veículo rodou na pista, capotando várias vezes, antes de bater numa árvore. A juíza Tânia Maria sofreu um corte na testa, a secretária teve escoriações nos braços, já Leonardo foi o mais atingido, sofreu fraturas em várias partes do corpo e encontra-se na UTI do Hospital São Rafael, na capital baiana. (Fábio Roberto Notícias)


















