Ubaitaba Urgente

Motorista de Gandu morre e 3 ficam feridos em acidente na 101

11817086_790529774377729_6244832563231033686_n-500x493

Na noite desta quarta feira (5), por volta das 22 horas, aconteceu um grave acidente na BR-101, trecho do entroncamento de Laje-BA, a 235 km da capital baiana. O acidente envolveu uma ambulância Fiorino (placas JSJ–4340) do município de Gandu e uma carreta (placas OLF-945) que transportava combustível, licenciada em Alagoinhas. Conforme informações obtidas pelo Copo de Bombeiros, o condutor da ambulância era morador de Gandu, popularmente conhecido por KAL e veio a óbito no local.

DSC_5819-500x334

Mais três pessoas de dados, até então ignorados, estavam na ambulância, sendo duas mulheres e uma criança de 8 meses, que foram socorridas pelo serviço do Samu 192 e encaminhadas para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Segundo informações de populares, estava chovendo no momento do acidente e, ao que tudo indica, a ambulância colidiu no para-choque da carreta e rodou na pista parando ás margens da BR. (PTN News)

Ubaitaba: Homem morto na Av. Beira Rio era Pastor Evangélico da Mundial em Ubatã

IMG_5325

O homem morto na madrugada desta terça-feira (04) em Ubaitaba, era Pastor da Igreja Mundial do Poder de Deus, em Ubatã. O religioso foi identificado como Juari Ferreira dos Santos, de 36 anos. Segundo informações colhidas pelo Ubatã Notícias, Juari retornava de Ilhéus na noite de segunda-feira (03) e acabou perdendo o ônibus quando chegou a Ubaitaba. Como não havia mais condução, ligou para esposa e informou que passaria a noite numa pousada e no dia seguinte seguiria viagem para Ubatã. O Pr no entanto não deu mais notícia. Segundo informações da 61ª CIPM/Ubaitaba, Juari foi morto por volta das 5h da madrugada de terça-feira com disparos de arma de fogo na cabeça. A vítima não portava documentos e o crime, segundo a Polícia, tem características de execução, isso porque aparentemente nenhum pertence do Pr foi roubado. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus, onde familiares realizaram o reconhecimento. O Pr Juari, que era casado e tinha dois filhos, era natural de Vitória, no Espírito Santo. A Polícia Civil investiga o crime. (Ubatã Notícias).

Ubaitaba: PC faz operação nos bairros Zitão e Armandão; irmãos foram presos com armas e drogas

IMG_5439

Uma operação realizada na manhã desta quarta feira (05/08), pela polícia Civil nos bairros Zitão e Armandão em Ubaitaba, terminou com a prisão de um casal de irmãos que chefiava o trafico de drogas no local, segundo a polícia. A operação contou com nove agentes da polícia Civil e dois delegados. Foram presos os irmãos, Mateus Ponciano dos Santos, de 19 anos, e Sara Oliveira Santos, 30 anos, ambos residentes no bairro Armandão.

IMG_5386

A polícia aprendeu, uma pistola 9 mm municiada, 190 gramas de maconha, 100 gramas de cocaína, 42 pedras de crack e farta munição de vários calibres. Com eles, ainda foram encontrados R$ 4,5 mil em espécie, uma balança de precisão e um caderno de contabilidade. Mateus e Sara foram autuados por tráfico de drogas e porte ilegal de arma e agora se encontram custodiados na carceragem da DT/Ubaitaba, onde permanecem à disposição da Justiça.

IMG_5397

Os investigadores da Delegacia de Ubaitaba, comandados pelo delegado Miguel Cicerelli, titular da delegacia do municipio, estavam há dois meses investigando os irmãos, que chefiavam uma quadrilha de tráfico de drogas que agia naquela região. Os dois foram flagrados na casa onde residiam, no bairro do Armandão. Veja todas as fotos da operação clicando no link abaixo:

Ubaitaba: Daqui a pouco tudo sobre operação da polícia Civil nos bairros Zitão e Armandão

DSC_0066 DSC_0067

Daqui a pouco estaremos disponibilizando informações e fotos da operação realizada na manhã desta quarta feira (05/08), feita pela policia Civil nos bairros Zitão e Armandão em Ubaitaba. A operação contou com nove agentes da policia Civil e dois delegados. Foram presos 01 homem e duas mulheres. com os conduzidos a Civil apreendeu 01 pistola, farta munição de vários calibres, muita droga, celulares, 01 veículo modelo Gol e quase 5 mil reais em especie. (Ubaitaba Urgente).

DSC_0095 DSC_0097 DSC_0101 DSC_0105 DSC_0112 DSC_0127

Falha permite “roubar” conversas no Whatsapp

whatsapp-300x209

Um estudante de 19 anos descobriu uma falha que permite “roubar” conversas do WhatsApp. O marroquino Ahmed Lekssays, que cursa o primeiro ano de engenharia na Universidade Al Akhawayn, afirmou que a brecha existe nos aplicativos baixados em celulares iPhone. Além das mensagens trocadas em privado, o estudante conseguiu extrair todos os contatos salvos no aplicativo. O problema foi descoberto há um mês, durante a realização de um “teste de intrusão”. Segundo o estudante, foi possível acessar conteúdos até mesmo em aparelhos bloqueados. A falha já foi comunicada ao Whatsapp. Essa não é a primeira vez que o estudante descobre brechas e tem acesso a informações secretas de aplicativos. Ele também encontrou uma falha no Twitter, que permitia acessar as contas de quem usava o app no iPhone. Informações do Correio.

Família pede doações para trazer corpo de jovem Itabunense morto na

Thomas Oliveira ao lado do pai, Anderson Brandão, ao viajar para Genebra (Reprodução Facebook).
Thomas Oliveira ao lado do pai, Anderson Brandão, ao viajar para Genebra.

Familiares de Thomas Oliveira, de 20 anos, estão fazendo campanha para arrecadar dinheiro para o translado do corpo do jovem de Genebra, na Suíça, para Itabuna. Thomas viajou para a Europa no final de semana e foi morto no dia em que chegou à Genebra, no domingo (2), em disparo acidental de um amigo. Segundo o site Pimenta, o jovem morava com a mãe há dez anos, na Suíça, e retornou para o Brasil para cursar a faculdade de Arquitetura. A viagem do final de semana tinha retorno já previsto. A trajetória foi interrompida. A estimativa é de que os custos com traslado do corpo do jovem para Itabuna fique em R$ 20 mil. A família disponibilizou uma conta bancária para receber doações. A campanha envolve redes sociais e veículos como sites e emissoras de rádio. A conta bancária disponibilizada para receber doações é a do pai do jovem, Anderson Brandão Moreira. Abaixo, os dados para depósito:

Banco do Brasil
Anderson Brandão Moreira
Agência: 0070-1
Conta Poupança: 41.080-2
Variação: 51

Trio é preso com 120 quilos de maconha

Roni, Michele e Rose foram presos com 120 Kg de maconha (Foto PC-BA).
Roni, Michele e Rose foram presos com 120 Kg de maconha (Foto PC-BA).

Cento e vinte quilos de maconha, avaliados em R$ 144 mil, foram apreendidos durante operação realizada pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), na Estrada das Barreiras, na região do Cabula, em Salvador, ontem (4). Além da droga, um táxi utilizado para realizar a entrega da maconha e duas balanças de precisão foram apreendidos e três traficantes presos. Ronaldo Bonfim Rezende, o “Roni”, de 30 anos, utilizava o táxi do pai, um Fiat Pálio Wekeend, placa OZJ-7969, para fazer o transporte da droga. Rosimeire da Silva Caldeira, a “Rose”, 33, que costumava acompanhar “Roni” nas entregas, e Michele Suzart dos Santos, 23, responsável pela guarda, pesagem e embalagem da maconha para venda. Apresentado à imprensa, na manhã desta quarta-feira (5), pelo delegado do Draco Alexandre Narita, o trio foi flagrado num imóvel utilizado pela quadrilha como depósito, na Rua Gregório Santos, na Estrada das Barreiras, quando se preparava para entregar dez quilos de maconha, pronta para comercialização em vários bairros de Salvador. Ronaldo, Rosimeire e Michele foram autuados em flagrante por tráfico e associação para o tráfico e seguirão para o Núcleo de Prisão em Flagrante (NPF), no Complexo Penitenciário da Mata Escura. Michele já tem passagem por roubo e estava com um mandado de prisão em aberto por envolvimento com o tráfico de drogas. (Pimenta).

Acusado de assassinar ex-esposa com oito tiros se apresenta à Polícia Civil

f367c416851f1eebf14d7b523b1fa66f04082015141823-420x280

Acusado de assassinar a sua ex-esposa, Vanessa Nogueira, com oito tiros, Denis Márcio Ramos Carvalho se apresentou à Polícia Civil, na manhã desta terça-feira (4). O fim do relacionamento motivou o crime no último dia 24 de Julho. Denis Márcio encontra-se à disposição da Justiça na carceragem da Delegacia de Caetité.

De acordo com o site Caetité Notícias, ele vinha ameaçando a jovem de morte há algum tempo.Ele não aceitava o fim do relacionamento e Vanessa, que era mãe de uma filha, já teria registrado queixa na delegacia. (Caetité Notícias).

Mulher é lançada de moto e vai parar em cima de carro durante acidente

Itambeagora 2

Uma mulher foi lançada da moto em que estava e foi parar em cima de um carro após colidir contra o veículo, na noite da última terça-feira (04/08), em Peruíbe, no litoral de São Paulo. O condutor acabou caindo de lado e ambos precisaram receber atendimento médico, mas não correm risco de morrer. O motorista do automóvel também recebeu atendimento e passa bem.

Itambeagora

A colisão ocorreu por volta das 20h, na Avenida Padre Anchieta. Todas as vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) próxima ao local do acidente. Viaturas da Polícia Militar também foram acionadas para prestar apoio no local. As vítimas foram medicadas e liberadas em seguida. ( G1 ).

Motociclista de 24 anos morre em colisão no Anel Rodoviário de Conquista

Captura-de-tela-inteira-05082015-192804-420x281

Mais um acidente foi registrado no Anel Rodoviário de Vitória da Conquista. A tragédia aconteceu por volta das 15 horas desta quarta-feira (5) no trecho próximo ao Distrito Industrial dos Imborés. De acordo com informações de populares, Alef Santos Cruz, de 24 anos, estava numa motocicleta quando se envolveu numa colisão com uma carreta morrendo no local.

corpo-jobem-no-420x280

O motorista não sofreu ferimentos, mas o seu veículo que levava soja acabou virando na rodovia. A Polícia Rodoviária Federal registrou a ocorrência. Após perícia pelo Departamento de Polícia Técnica, o corpo passou por necropsia no Instituto Médico Legal (IML). (Blog do Anderson).

Van tomba em rotatória de Conquista; veja vídeo

COLISyO_rastro101

Um colisão envolvendo duas vans deixou cinco pessoas feridas na zona sul de Vitória da Conquista. O acidente foi registrado no final da tarde da última terça-feira (04), na rotatória que entre as avenidas Ulisses Guimarães e a Rua V, do loteamento Jardim Guanabara, bairro Felícia, principal via de acesso ao Hospital Geral de Vitória da Conquista.

Uma das vans levava integrantes da Igreja Adventista seguia sentido avenida Juracy Magalhães quando colidiu com o segundo veículo e tombou na pista.

Ocupantes realizaram os resgates das vítimas que logo em seguida receberam atendimento de uma equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e não foi preciso encaminhar as vítimas para uma unidade hospitalar. Agentes da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) fizeram o registro da ocorrência. (Rastro 1).

Veja vídeo:

Barbárie: homem que esfaqueou e queimou amante é apresentado no DHPP

001

Elton Santos Costa foi apresentado no Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), na manhã desta quarta (5), após se entregar na noite de terça (4), por ter esfaqueado e queimado viva a jovem Camila Castro de Novais. De acordo com Elton, eles eram amantes e Camila não teria aceitado o fim do relacionamento.

Ontem, na companhia do advogado, Elton contou aos policiais que a vítima o ameaçava por não aceitar o fim do relacionamento. Segundo ele, no último encontro, eles discutiram e ela tentou agredí-lo com uma faca. Ele reagiu, tomou a faca e a golpeou. Em seguida, foi ao carro pegar uma garrafa com álcool e “fez o serviço”.

O crime aconteceu no último domingo (2), em Cajazeiras. Camila foi encontrada na localidade conhecida como Pistão, ainda com vida. Mas, não resistiu e morreu a caminho do hospital.

Autor confesso do assassinato de Camila Castro de Novais, de 20 anos, com quem mantinha uma relação extraconjugal, Elton Santos Costa, 28, teve o mandado de prisão cumprido, na terça-feira (4), no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), pela delegada Jamila Cidade, titular da 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central). Elton vai responder pelo crime de feminicídio, podendo ser condenado a 30 anos de prisão.
002
No depoimento, ele disse que a vítima estava ameaçando revelar à sua companheira a relação extraconjugal que os dois estavam mantendo. Disse que Camila, inclusive, o procurou no dia do crime, marcando um encontro, pois tinha assuntos para resolver. Camila morreu no domingo (2), em Cajazeiras X, depois de ser esfaqueada e queimada viva pelo assassino.

O casal já estava junto no interior de um carro, quando ele decidiu levar a mulher para um matagal, na localidade conhecida como Pistão da Pronáica, naquele bairro. Discutiram e, num determinado momento, Elton desferiu vários golpes de facão na mulher, jogando álcool em seu corpo e ateando fogo.

Camila chegou a ser socorrida por uma testemunha, que a encontrou em chamas, e pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos. Antes de morrer, ela conseguiu se identificar e informar o nome do autor do crime e onde ele morava.
De acordo com a delegada, As roupas usadas por ele no dia do crime e o galão de álcool sujo de sangue já foram encaminhadas à perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O facão que ele usou para golpear Camila ainda não foi encontrado pela polícia.

Elton, depois de passar por exames de corpo de delito, foi encaminhado à Cadeia Pública, no Complexo Penitenciário da Mata Escura.

(Bocão News).

Entidades pressionam governo a não flexibilizar regras dos PSs

Operadoras-de-plano-de-saude

Um batalhão de entidades de defesa do consumidor foi a Brasília nesta semana pressionar o governo a não flexibilizar regras dos planos de saúde familiares e individuais. Há o temor de que o Planalto ceda à pressão das empresas e libere os reajustes do serviço, hoje controlados pela ANS (Agência Nacional de Saúde). O grupo foi recebido anteontem pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro. Entre eles estavam representantes do Procon, do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), do Ministério Público Federal e de defensorias públicas estaduais.

E também da Secretaria Nacional do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça. Chioro disse ao grupo que não haverá liberação do reajuste dos planos familiares e individuais, que cobrem hoje 19% do mercado. E pediu que as entidades formulassem, em dez dias, uma pauta com propostas para a proteção do consumidor na saúde complementar.

A pressão de operadoras de planos individuais para a liberação dos reajustes está sendo feita diretamente no gabinete da presidente Dilma Rousseff. Apesar da garantia de Chioro de que nada muda, não há consenso no governo. E já houve até reunião de cúpula para tratar do tema, com Chioro, Aloizio Mercadante, da Casa Civil, e Joaquim Levy, da Fazenda -que, como Chioro, é contra a liberação dos preços. (Mônica Bergamo)

Santo Antônio de Jesus: Caso raro de gravidez faz mãe dar à luz trigêmeos

Foto: Reprodução / Blog do Valente
Foto: Reprodução / Blog do Valente

Em um tipo de gravidez rara, em que não ocorreu inseminação artificial, uma mulher de Santo Antônio de Jesus, deu à luz trigêmeos. Valdirene Santos, de 33 anos, teve as crianças depois de ter perdido um bebê há seis anos. Ela já tem uma menina de dez anos. Segundo reportagem do A Tarde, o custo alto para criar as crianças já preocupa a dona de casa, que está desempregada. O marido trabalha como vigilante. Em princípio, os três bebês ficarão no mesmo berço. Para a obstetra Kátia Azevedo, que fez o parto de Valdirene, o caso é o segundo ou terceiro nos últimos 15 anos e pode ter sido originado por superovulação ou a hormônios excessivos da mãe ou do companheiro. As crianças foram concebidas em três placentas diferentes e o parto foi realizado na maternidade Climério de Oliveira, em Salvador, no final de julho.

Baiano é morto a tiros em Genebra, na Suíça

Foto: Reprodução / Facebook
Foto: Reprodução / Facebook

Um estudante de arquitetura de 20 anos foi morto em Genebra, na Suíça, vítima de uma arma de fogo. De acordo com o G1, Thomas Oliveira é natural de Itabuna e, segundo a tia, ele estava em uma casa com os amigos quando foi atingido. Ainda de acordo com ela, um amigo de infância do jovem é suspeito de ter atirado no rapaz. A polícia investiga se o disparo foi acidental. O suspeito foi preso. A mãe da vítima não quis dar mais detalhes da situação, mas contou que o filho morou cerca de 18 anos em Genebra com ela, contudo decidiu voltar para o Brasil para estudar Arquitetura. O jovem era o único filho dela. (Bahia Noticias).

Jaguaquara: Quadrilha explode caixa eletrônico

Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm
Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm

Homens armados atacaram um posto do Bradesco em Jaguaquara, no Vale do Jiquiriça, na madrugada desta quarta-feira (5). A ação teria ocorrido por volta das 2h30, no distrito de Stela Dubois, distante dez quilômetros da sede do município. Segundo informações preliminares da Delegacia Territorial, cerca de dez bandidos, fortemente armados, explodiram um caixa do Bradesco. Não houve feridos na ação. O Blog do Marcos Frahm informou que populares contaram ter ouvidos a detonação dos explosivos, além de tiros. A suspeita é que na fuga a quadrilha pode ter tomado a BR-116. Outra hipótese é que os criminosos podem ter usado a BR-420, ou a BA-250, que liga o entroncamento de Jaguaquara a Itiruçu. Até o momento nenhum suspeito foi preso nem foi informado se houve alguma quantia levada.

Ipirá: Prefeito se afasta de cargo para fazer tratamento de saúde

Foto: Jonal da Chapada
Foto: Jonal da Chapada

O prefeito de Ipirá, na Bacia do Jacuípe, Ademildo Almeida (PT), vai se afastar da prefeitura por um período de 90 dias. O motivo é o tratamento de uma neoplasia maligna detectada no estômago. Almeida comunicou o fato nesta terça-feira (4) à Câmara de Vereadores ipiraense, com previsão de retornar ao executivo da cidade em novembro deste ano. No período em que ficará afastado, assumirá como prefeito-tampão, o atual presidente da Câmara, Aníbal Aragão (PRP). Já para a vaga de Aragão, fica temporariamente no comando do legislativo local o vereador Benedito do Leite (PDT). Como primeira suplente, a vereadora Nilzete (PTN) assume na abertura de vaga temporária para mais um legislador.

Governo teme acirramento da crise após prisão de Dirceu

BBllQqC

O governo avalia que a prisão do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu acirra mais os ânimos contra o PT e a presidente Dilma Rousseff e aumenta o clima de beligerância no País num momento crucial, em que ela precisa de apoio para enfrentar a pressão dos que querem o impeachment. Auxiliares de Dilma temem que a investigação atinja o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo sem provas concretas.

O assunto foi tratado em conversas reservadas entre ministros, ontem, antes da reunião de coordenação política. A ordem no Planalto é proteger Dilma do novo escândalo, que tem potencial para dar munição aos protestos marcados para o dia 16, em todo o País, contra o governo e a corrupção.

A prisão de Dirceu na 17.ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Pixuleco, também provocou preocupação na cúpula do PT. Dirigentes da corrente majoritária Construindo um Novo Brasil, de Lula e Dirceu, discutiram os desdobramentos da crise ontem, em Brasília, e hoje haverá reunião da Executiva Nacional. Petistas receberam informações de que integrantes da Polícia Federal e do Ministério Público estariam dizendo aos presos: “Se você entregar o Lula, sairá rapidinho.”

Em nota, o presidente do PT, Rui Falcão, refutou as acusações de que o partido teria realizado operações financeiras ilegais ou participado do esquema de corrupção na Petrobrás, conforme relato no acordo de delação premiada feito pelo lobista Milton Pascowitch. A nota não cita Dirceu. Pascowitch acusou o ex-ministro de comandar o desvio de recursos na estatal e disse ter entregue R$ 10,5 milhões na sede do PT, em São Paulo.

Berlinda

A investigação da PF joga novamente os holofotes sobre o PT, dez anos depois do escândalo do mensalão. Agora, o receio do Planalto e do partido é de que novas delações compliquem mais o cenário político. Dirceu foi homem forte do PT e do governo Lula e ainda tem influência sobre a legenda. “A Polícia Federal e o juiz Sérgio Moro não deixam a gente entrar na agenda positiva”, disse um ministro ao Estado.

Na semana passada, o governo achava que o reinício dos trabalhos do Congresso seria difícil, principalmente por causa do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), que rompeu com Dilma e tem o nome envolvido na Lava Jato. Assessores da presidente acreditavam, porém, que a denúncia contra Cunha – acusado pelo lobista Júlio Camargo de cobrar propina de US$ 5 milhões – poderia desviar o foco da pressão sobre Dilma.

Agora, o diagnóstico é de que tudo vai piorar. Amigos de Dirceu disseram ao Estado que ele esperava a prisão e, por isso, está “tranquilo”. Apesar de magoado com Dilma e com Lula, sob alegação de que não o teriam defendido, o ex-ministro não pretende apontar o dedo para ninguém.

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, disse que o esforço do governo é evitar que os problemas na política contaminem a economia. “A gente dorme e acorda com uma notícia dessas. Do ponto de vista do ambiente de negócios, essa é a preocupação, porque precisamos ter estabilidade. As investigações seguem e o País também segue, com suas empresas e a economia funcionando.”

Irritado com acusações da oposição, que tentaram associar Dirceu a Lula e Dilma, o senador Jorge Viana (PT-AC) partiu para o ataque. “A oposição está num papel muito apequenado e não aguenta nem meia Lava Jato”, reagiu. “Por que se apura a ação de algumas figuras e de alguns partidos e não se apura de outros? É um jogo de cartas marcadas?” / COLABORARAM RAFAEL MORAES MOURA e ISADORA PERON

Em jantar no Alvorada, Dilma ignora Dirceu e pede a aliados que não sejam carneirinhos

Dilma-contas

Nas pouco mais de duas horas que durou o churrasco oferecido aos líderes e presidentes de partidos no Palácio da Alvorada, a presidente Dilma Rousseff não disse uma palavra sobre a prisão do ex-ministro José Dirceu na 17ª fase da operação Lava-jato, mas o assunto dominou as conversas de ministros, deputados e senadores. O clima descrito pelos presentes era de muita preocupação com o desfecho político das investigações e o consenso foi que o alvo final é o ex-presidente Lula. Dilma disse que não tem medo e que ninguém deve temer o que vem pela frente.

Apesar de não citar especificamente a prisão de Dirceu e a imprevisibilidade da operação Lava-jato, a presidente Dilma frisou em seu discurso a necessidade de preservação das instituições. Mais uma vez, disse não temer que as denúncias de corrupção abalem seu mandato.

— Na crise política, as instituições devem ser preservadas. Devemos fazer nossa travessia sem medo. Eu não tenho medo. Eu aguento pressão , eu percebo o que está acontecendo, ouço para mudar e melhorar — discursou a presidente no encerramento do churrasco.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foi um dos primeiros a sair do jantar. Segundo os presentes, nas mesas, o assunto era um só: a prisão de José Dirceu e onde a Operação Lava-jato vai parar. Alguns, entretanto, fizeram piada.

— O consenso nas rodinhas era de que, já que vai prender todo mundo, que prenda logo de uma vez só e acaba com isso. A piada lá era: não é lava-jato, é lava lento e vaza rápido as delações. A operação é lenta, mas os vazamentos vêm a jato. Havia uma preocupação geral de que a operação tem um único objetivo, que é prender o ex-presidente Lula — contou um dos senadores presentes.

Dilma circulou pelas mesas e tentou centrar as conversas na necessidade da base brigar pela manutenção do ajuste fiscal nas votações da chamada pauta bomba na volta do recesso. No discurso disse que nenhum país no mundo sobrevive sem equilíbrio fiscal, que a prioridade é construir a estabilidade fiscal e financeira, sem a indexação de aumentos vinculados a inflação.

— Não podemos indexar a Economia. As condições de ontem não se repetirão hoje. Não teremos outra oportunidade com as commodities. Mas podemos aproveitar a crise para fazer mudanças — argumentou a presidente, na presença do ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

A presidente Dilma também pediu que os aliados enfrentem as pautas difíceis que serão colocadas na volta do recesso, com “altivez”.

— Da estabilidade fiscal eu não arredo o pé. Não quero que votem como carneirinhos mas, como uma base corajosa em nome e para o Brasil — apelou Dilma.

Dilma fez um discurso otimista. Prometeu buscar o diálogo com todas as forças políticas e com o setor produtivo. E para animar a base, fez promessas grandiosas.

— A presidente disse que dentro de dois meses vai entregar os primeiros 39 quilômetros da transposição do Rio São Francisco. E até 2016 vai entregar a obra toda, concluída. Isso é uma notícia maravilhosa para o meu Nordeste. Também anunciou que logo estará fazendo as concessões na área de infraestrutura para dividir a crise com o setor privado — comemorou o líder do PP, senador Benedito de Lira (AL).