Um elemento armado com uma faca invadiu várias residências na Rua Ataíde Quirino, no bairro da Conceição, em Ubaitaba causando terror no local. Em uma das residências, o elemento rendeu uma dona de casa e ameaçou várias pessoas dentro de casa com uma faca. Por diversas vezes o bandido trocou de roupa para não ser identificado pelas vestes. “Parece que ele estava fugindo de alguém, não era da polícia”, disse uma das vítimas. Na casa onde ele fez uma família refém, o marginal fugiu levando 03 aparelhos celulares, perfumes e 20 reais em dinheiro. A Polícia Civil já foi comunicada do fato e está investigando. (Ubaitaba Urgente).
Bahia: Jovens são flagrados em cima do capô de viatura da Polícia Militar
Dois jovens foram flagrados na noite desta segunda-feira, 25, em cima do capô de uma viatura no município de Tabocas do Brejo Velho, oeste da Bahia. De acordo com o blog Sigi Vilares, como medida disciplinar, os jovens gravaram um vídeo pedindo desculpas a toda a Polícia Militar da Bahia pela falta de respeito com a instituição.
Esportes: José Maria Marin e executivos da Fifa são presos na Suíça
Uma operação especial da polícia suíça, encabeçada pelo FBI, prendeu na madrugada desta quarta-feira, 27, o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, e outros seis executivos da Fifa. Ao todo, 14 pessoas são acusados de extorsão, fraude, lavagem de dinheiro e outros crimes. Eles serão extraditados para os Estados Unidos para serem investigados. De acordo com informações publicadas pelo jornal NY Times, mais de uma dúzia de policiais suíços à paisana chegaram sem aviso prévio ao Baur au Lac Hotel, onde os executivos estavam hospedados para participarem do congresso anual da organização, marcado para os dias 28 e 29 de maio. Os suspeitos foram detidos em uma ação pacífica e não apresentaram resistência. Além de Marin, foram presos na Suíça Jeffrey Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Eugenio Figueredo e Rafael Esquivel.
Política: Câmara rejeita propostas para mudança de sistema eleitoral e financiamento de campanha

Em uma noite de votação de trechos da proposta de reforma política, a Câmara dos Deputados decidiu que tudo iria ficar como está. Nesta terça-feira (26), os parlamentares mantiveram o atual sistema de votação proporcional para deputados e vereadores e rejeitaram incluir na Constituição Federal a permissão para empresas financiarem partidos políticos e campanhas políticas. As duas votações são consideradas como derrotas para o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o seu partido. Elas trabalhavam pela aprovação do “distritão” e defendiam a constitucionalização das doações privadas. Todas as propostas de modificação do modelo de votação foram votadas e rejeitadas no plenário. A principal delas era a do “distritão”, que estabelecia que os deputados e vereadores mais votados seriam os eleitos, sem considerar os votos no partido ou na coligação. Foram 267 votos contra esse trecho da reforma política e 210 a favor. Pelo modelo atual, os votos em todos os candidatos de uma legenda são somados e a Justiça calcula o quociente eleitoral, que determina o número de cadeiras a que cada partido tem direito. Com isso, um político com uma pequena quantidade de votos pode ser eleito graças aos votos para seus colegas de partido. Em seguida, a Câmara também barrou a emenda que incluía na Constituição a doação de empresas a partidos políticos e campanhas eleitorais. O objetivo da proposta era evitar que o Supremo Tribunal Federal proíba o financiamento de empresas. Ela teve 264 votos a favor e 207 contra. No entanto, por se tratar de uma proposta que altera a Constituição, eram necessários 307 votos. “A Casa quer continuar como está. Está rejeitando mudanças. Acho que não vai passar nada. Não vai passar fim da reeleição, não vai passar coincidência eleitoral”, constatou Eduardo Cunha após as votações. “Vai cair a máscara daqueles que dizem que querem reforma política e não votam”.
Una: Ex-vereador morre no Hospital Regional de Ilhéus

Morreu na manhã desta terça feira (26/05), no Hospital Regional de Ilhéus, o ex-vereador do município de Una, Zival Bispo dos Santos, que era conhecido como Valdentine. Valdentine iniciou sua carreira política no ano de 1983, quando se elegeu vereador pela primeira vez. A última eleição que disputou concorreu ao cargo de vice-prefeito no ano de 2000. Valdentine era um político bastante carismático. Segundo o Blog Una na Mídia, Atualmente, o político desenvolvia atividade comercial na cidade de Canavieiras, onde também passou a morar com a família.Valdentine estava internado no Hospital Regional de Ilhéus, a mais de 15 dias, devido a um problema na próstata. Na manhã de hoje o quadro do politico se agravou e ele acabou sofrendo uma embolia pulmonar, vindo a falecer. (Ubaitaba Urgente).
Sargento da PM é preso por avisar traficantes sobre operações no Rio de Janeiro
Um sargento da Polícia Militar do Rio de Janeiro foi preso na noite desta segunda-feira (12) por avisar traficantes sobre ações policiais. Segundo o site Extra, Robson Zamezi entrava em contato com criminosos de uma comunidade de Cabo Frio através de mensagens SMS. A polícia chegou ao sargento depois da prisão um suspeito de praticar tráfico de drogas. Enquanto o homem estava detido, ele recebeu uma mensagem no celular de um número que os policiais reconheceram como sendo de Zamezi. O suspeito então admitiu que costumava pagar PM’s em troca de informações sobre operações. Os policiais responderam a mensagem fingindo ser o suspeito e chegaram ao sargento. Ainda de acordo com o Extra, ele teve a pistola e o celular apreendidos e foi encaminhado para a delegacia de Cabo Frio. Fonte: Bahia Noticias.
Camaçari: Homens têm olhos arrancados e são executados com 12 tiros
Um crime bárbaro está sendo investigado pela polícia de Camaçari. Na madrugada desta terça (26), três homens foram brutalmente assassinados na estrada da Cetrel, localidade da Biribeira, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador.
De acordo com a polícia, as vítimas foram torturadas, amarradas, tiveram os olhos arrancados e levaram 12 tiros na cabeça. As identidades ainda não foram reveladas e nem as motivações do crime. O levantamento cadavérico foi feito na manhã de hoje e os corpos já foram removidos do local.Fonte: Bocão News.
Rui autoriza convocação de todos os aprovados no concurso da Polícia Civil de 2012
A edição desta terça-feira do programa Digaí, Governador! antecipa uma boa notícia para os aprovados no concurso da Polícia Civil de 2012. São mais de 900 candidatos classificados que aguardavam a autorização anunciada pelo governador Rui Costa para reforçar a segurança pública do Estado. Delegados, agentes e escrivães “farão treinamento ainda esse ano e, portanto, vão ingressar na polícia para ajudar no trabalho de investigação”, comentou o governador ao fazer referência à autorização dada aos secretários da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e da Administração, Edelvino Góes, para dar continuidade ao processo.
Ubaitaba: Isaquias Queiroz ganha ouro na Copa do Mundo de Canoagem
O canoísta ubaitabense Isaquias Queiroz conquistou neste domingo (24), uma medalha de ouro na etapa de Duisburg, na Alemanha, da Copa do Mundo de Canoagem. Em mais uma emocionante disputa diante do rival Sebastian Brendel, anfitrião da competição, desta vez ele levou a melhor e sagrou-se campeão na categoria C1 500m. O resultado mostrou mais uma vez que Isaquias é forte candidato a medalha nos Jogos Olímpicos do Rio, no ano que vem. Vale lembrar, no entanto, que a prova de 500 metros do C1 não está no programa olímpico e é tida muito mais como forma de treino para os 1000 metros do C1. No último sábado, Isaquias já havia faturado a prata na prova de 1000 metros do C1, quando ficou atrás justamente de Brendel. Esta rivalidade, aliás, tem se intensificado a cada competição. O alemão foi quem “herdou” a medalha de ouro do brasileiro no Mundial do ano passado, em Moscou, quando o atleta acabou virando sua canoa a dois metros para o fim da prova que liderava. Neste domingo, no entanto, Isaquias deu o troco. Se no sábado começou melhor e acabou cedendo a primeira colocação, desta vez manteve o embalo desde o início da prova e não perdeu a liderança. Ele já havia feito o melhor tempo das eliminatórias e voltou a mostrar superioridade nesta categoria, deixando a prata com Brendel. *Informações do Jornal Tribuna da Região.
Política: Resultado de votação da reforma política é imprevisível, diz Cunha

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse nesta segunda-feira (25) que o resultado da votação da reforma política, que será iniciada nesta terça (26) no plenário da Casa é imprevisível. Até porque, segundo ele, é uma decisão pessoal de cada deputado e não da bancada a qual pertença. “Essa votação não tem previsibilidade. A decisão de cada um deixa de ser partidária, passa a ser de caráter pessoal”, explicou. Cunha informou que a votação da reforma será por proposta de emenda (PEC) e os temas que forem aprovados passarão a fazer parte do texto da Constituição. De acordo com o presidente da Câmara, a votação poderá ser feita por meio de uma emenda aglutinativa de temas constantes de PECs em apreciação na Casa. Perguntado se acredita que a reforma política será aprovada, Cunha preferiu fazer uma análise dos aspectos políticos da reforma. “Se nenhum dos modelos alcançar o número [de votos], significa que a opção do Parlamento foi manter o modelo que tá aí, que é uma forma de votar também. Quando você não passa qualquer modelo, significa que a opção da maioria é permanecer como está. Significa que estão satisfeitos como está, mas vai acabar a hipocrisia de chegar aqui pregando a reforma política. Amanhã aqueles que pregam a reforma política vão ter a oportunidade de votar”, alfinetou, de acordo com a Agência Brasil. O presidente da Câmara, que é defensor do modelo chamado de distritão, disse que ele é melhor que o sistema proporcional. “O distritão tem uma grande vantagem, os eleitores entendem. Os mais votados são eleitos. Hoje, os eleitores votam em um candidato e elegem um partido. A eleição já é personalizada, mas o resultado da eleição passa a ser partidária”, defendeu.
Ubaitaba: Prefeitura decreta luto de três dias em virtude do falecimento de Claudionor Dentista

O prefeito de Ubaitaba, Asclepíades de Almeida Queiroz (PMDB), decretou luto oficial por três dias em virtude do falecimento do do Protético, Claudionor de Souza Lima, ocorrido na madrugada desta segunda feira (25). O corpo de “Claudionor Dentista”, como era chamado em Ubaitaba, foi sepultado no final da tarde desta segunda feira (25/05), no Cemitério Campo Santo em Itabuna.
MORRE ROBÉRIO DA POUSADA GAL
Também faleceu na madrugada desta segunda feira (25/05), o borracheiro Robério Rodrigues de Sousa, que era conhecido como Robério da Pousada Gal. Robério tinha 47 anos e fazia hemodiálise. O borracheiro morreu a caminho de Itabuna após passar mal dentro de casa. O corpo de Robério foi sepultado em Ubaitaba. (Ubaitaba Urgente).
Feira de Santana: Nona morte da rebelião no Conjunto Penal é confirmada

A nona vítima da rebelião ocorrida no Conjunto Penal de Feira de Santana no último domingo (24) foi confirmada na tarde desta segunda-feira (25). O detento Deoclécio Aureliano Santos havia sido transferido ainda na tarde de ontem ao Hospital Geral Clériston Andrade. Segundo o Correio, o médico José Carlos Pitangueira informou que a vítima foi levada ferida ao hospital, em estado grave, e chegou a ser entubada. Por volta das 13h desta segunda-feira, ele foi levado à sala de cirurgia, mas não resistiu ao procedimento e morreu por volta das 14h45. Até o momento, foram identificadas mais quatro vítimas fatais do levante. Segundo o superintendente de Gestão Prisional da Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap), coronel Paulo César, os mortos são: Jailson Lázaro Souza Ramos, Alisson Rodrigo Oliveira Bastos, Haroldo de Souza Brito e José Sila da Silva Ribeiro. No Hospital Geral Clériston Andrade, ainda há quatro feridos.
Assista vídeo feito pelo Boca de Zero Nove:
Aurelino Leal: Pedreiro foi assassinado a pedradas e pauladas no bairro São Cosme
Um homem conhecido como Edson Pedreiro foi assassinado a pedradas e pauladas na madrugada do último domingo (25/05), no bairro São Cosme periferia da cidade. O crime aconteceu debaixo da cabeceira da ponte que liga as cidades de Aurelino Leal e Ubaitaba. De acordo com informações, Edson morreu quando se dirigia para sua residência em uma embosca armada pelos dois assassinos que queriam roubar a vitima. Eles ainda conseguiram roubar R$ 15 reais do rapaz. O crime revoltou a população do bairro, já que o pedreiro era uma pessoa tranquila e não mexia com ninguém. Ele chegou a ser socorrido e levado par o hospital mas já chegou sem os sinais vitais. Fonte: Aurelino Leal Alerta.
Brasil: Bolsistas do ProUni recebiam benefício após morte, aponta CGU

Mesmo depois da morte, ao menos 47 estudantes do Programa Universidade para Todos (Prouni) continuaram recebendo as bolsas pagas pelo governo federal. É o que aponta uma auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) publicada em março e divulgada nesta segunda-feira (25). A avaliação do CGU considerou os dados de um milhão de bolsistas entre 2006 e 2012. Os auditores ainda encontraram 3.800 estudantes beneficiados apesar de não se enquadrarem nos critérios de renda do Prouni. Outros 12.052 recebiam a bolsa de estudos sem ter estudado em escola pública ou em escola particular como bolsista. Procurado pelo G1, o Ministério da Educação (MEC) não encaminhou resposta.
Itororó: Idoso critica prefeito e é agredido por guarda municipal
No último domingo no distrito de Itati, que pertence a Itororó, o guarda municipal agrediu um ex-funcionário publico aposentado de 68 anos. O idoso foi agredido por fazer criticas ao prefeito Marco Brito (PMDB). Segundo o aposentado, o governo vem levando o distrito para o atraso e não esta arcando com os compromissos: “ Grande disgrama é o seu prefeito, deveria pagar o que me deve.” O aposentado refere-se ao FGTS, já que ao ser afastado do trabalho como os outros aposentados por decreto, tem direitos trabalhistas e até o atual momento não foi feito nenhum acerto. O guarda municipal conhecido popularmente como (Negão). Fonte Políticos do Sul da Bahia.
Política: Cunha ignora comissão da Câmara e decide levar reforma política direto para plenário

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidiu nesta segunda-feira (25), em uma reunião com líderes partidários em sua casa, levar a proposta da reforma política direto ao plenário, sem passar pela comissão especial criada para debater o tema. A previsão era de que o colegiado deliberasse sobre o relatório final, de autoria do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), nesta segunda-feira, o que não ocorreu. Após os dois peemedebistas entrarem em rota de colisão, o parecer foi descartado. Os deputados devem analisar a partir de amanhã um relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que presidia o colegiado. Nesta terça-feira (26), Eduardo Cunha deve colocar em votação um relatório considerado “enxuto” no plenário, com a análise da mudança no sistema eleitoral. Fonte: Metro 1.
PM-BA quer diminuir o número de alcoólicos e dependentes químicos na corporação

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) quer, nos próximos três anos, diminuir o número de alcoólicos e dependentes químicos na corporação. Esta é uma das metas do planejamento estratégico do órgão. De acordo com o documento, a PM tem também um novo lema: “A PM e a comunidade na corrente do bem”. A instituição pretende também aumentar o número de creches e escolas voltadas para filhos de militares. No combate à letalidade, a PM deve aumentar a fiscalização eficiente e participativa com a comunidade, no controle absoluto das atividades, tanto internar quanto externas, aumentado a interação PM e Comunidade, além de ampliar o número de postos fixos e das viaturas e motocicletas. Como forma de fortalecer a corregedoria, o grupamento quer reduzir níveis de ocorrência com origem na violência policial, fortalecer o laço entre PM e Comunidade e retomar a intensificar policiamento ostensivo à pé em duplas, com apoio motorizado.
Bahia: Dupla ateia fogo em viatura da polícia em Sítio do Quinto

Dois homens não identificados a bordo de uma motocicleta atearam foto em uma viatura da Polícia Militar, com o uso de gasolina, na madrugada desta segunda-feira (25), no município de Sítio do Quinto, na região do Semiárido Nordeste II. As informações são do Portal Bahia News. De acordo com os soldados que estavam de plantão, a dupla chegou em uma motocicleta e após despejarem gasolina no veículo, atearam fogo e fugiram.

Cunha defende obra bilionária na Câmara e diz não ter nada de shopping
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), saiu em defesa da construção do prédio anexo na Casa que vem sendo chamado de “shopping”. Pelo Twitter, Cunha afirmou que “não existe essa história de shopping na Câmara”. “Essa colocação é pura maldade dos adversários”, escreveu o peemedebista. Com a parceria com o setor privado, segundo o presidente, a Câmara “construiria o que precisa construir sem gastar dinheiro público”. “Não tem nada de shopping”, escreveu.
Na semana passada, o plenário da Câmara aprovou um “artigo jabuti” (artigo alheio ao objeto da matéria analisada) na Medida Provisória 668, que permite a realização de parcerias público-privadas (PPP) pelo Legislativo e irá permitir a construção do novo prédio no valor de R$ 1 bilhão. A obra ganhou a alcunha de “shopping” por prever a instalação de lojas e escritórios de empresas privadas no mesmo ambiente do Legislativo.
A construção de um novo anexo foi promessa de campanha do presidente da Câmara, eleito para a função no dia 1º de fevereiro. “A minha promessa de campanha foi de fazer o anexo 5 e isso faremos de qualquer forma, com ou sem a concessão”, escreveu Cunha no Twitter. O peemedebista culpa “os que têm ressentimento” do processo de eleição da Câmara por tentarem “desqualificar a possibilidade de fazer obra sem dinheiro público”. O PT, o PSDB, o PPS e o PCdoB orientaram as bancadas a votar contra a autorização para a licitação privada do novo anexo da Câmara. O governo, no entanto, orientou parlamentares da base a aprovarem a mudança. Cunha articulou com a liderança do governo na Câmara a aprovação da proposta.
Na rede social neste domingo, 24, Cunha afirmou que a Câmara tem “necessidade” de realizar obras no Anexo 4 e também necessidade de “abrir áreas para os trabalhos legislativos” em razão da falta de plenários para o trabalho das comissões. O objetivo, segundo o presidente da Câmara, é reformar o prédio do anexo 4, construir uma nova ala para transferir gabinetes do prédio do anexo 3 e criar áreas comuns. Com informações do Estadão Conteúdo.














