O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia cancelou cerca de 5 mil títulos de pessoas de Itabuna e Ilhéus que não votaram nas três últimas eleições nem justificaram a ausência. Só em Itabuna foram invalidados 2.464. Nos mais de 40 municípios do sul da Bahia foram cancelados cerca de 10 mil títulos de pessoas que não atenderam a convocação para regularizar o documento no prazo de 60 dias. Na Bahia, 136.137 eleitores tiveram os títulos cancelados. O estado possui 10.185.417 eleitores. Para regularizar o título, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral de sua inscrição. Ele precisa levar um documento de identidade, exceto o novo o passaporte, por não conter dados de filiação. O eleitor deve ainda apresentar o título eleitoral e os comprovantes de justificativa de ausência em cada turno das eleições. Fonte A Região.
Porto Seguro: Comerciante confessa como matou e queimou corpo de massoterapeuta

O homem acusado de matar amassoterapeuta Sara da Silva Fontes, de 44 anos, foi preso nesta sexta-feira (29), em Porto Seguro. O comerciante David Cardoso Santana, 26 anos, detido em sua casa, na Rua das Pitangueiras, bairro Campinho, confessou o crime, segundo informou o delegado Delmar Bittencourt. Conforme o delegado, David declarou no depoimento que matou a massoterapeuta a socos, chutes e pauladas na noite de 7 de maio. 24 horas após o crime, ele enrolou o corpo em um colchão e em roupas velhas e o levou em uma carroça até um local deserto, no Campinho, onde tocou fogo. O cadáver só foi encontrado no dia 11. David falou que tem um pequeno bar e restaurante no Campinho. A massoterapeuta costumava frequentar o local. Na noite do dia 7 de maio, após o fechamento do estabelecimento, os dois foram até a casa de David, que fica nos fundos, onde passaram várias horas bebendo e usando drogas. No fim da noite, os dois começaram a discutir e Sara teria mordido David no braço e no ombro. Ele revidou e matou a mulher.

David deixou o corpo no mesmo lugar e se deslocou em seguida para a casa de sua mãe, em Coroa Vermelha, município de Santa Cruz Cabrália. 24 horas apos o assassinato, ele voltou a Porto Seguro já com um plano para ocultar o corpo. O acusado disse que foi junto com o carroceiro levar o corpo para desova e que comprou a gasolina no caminho. O carroceiro – que ainda não foi localizado, não sabia que se tratava de um corpo. David já estava com mandado de prisão preventiva decretada pela justiça de Porto Seguro. Ele foi autuado em flagrante por homicídio qualificado e vai ser transferido para o presídio de Eunápolis. Sara era natural de Monte Pascoal, distrito de Itabela, mas morava em Búzios, no Rio de Janeiro. Regularmente ela vinha a Porto Seguro, onde pretendia abrir uma clínica de massoterapia. Fonte: Radar 64.
Esportes: Casagrande sofre infarto e é internado em São Paulo; filho afirma que quadro é estável

Comentarista esportivo da Tv Globo, Walter Casagrande Júnior, de 52 anos, sofreu um infarto na manhã desta sexta-feira (29) e está internado da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital TotalCor, em São Paulo. O ex-jogador sentiu fortes dores no peito e foi levado para o hospital. Em entrevista ao canal por assinatura ESPN Brasil, o filho do comentarista, Ugo Casagrande, afirmou que o quadro é estável.
Para Cunha, parlamentares têm medo de mudar sistema político

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, defendeu nesta sexta-feira (29) que os parlamentares da Casa têm medo de mudar o sistema político. Ao reconhecer que a proposta de reforma política, em análise no Congresso, desagradou setores da sociedade, ele afirmou que os parlamentares preferem que fique como está. “Se algumas decisões do Congresso não são as decisões que a sociedade esperava obter, se as decisões podem frustrar alguém, até a mim, pessoalmente, é porque o Congresso decidiu ficar como está”, afirmou, em entrevista à Agência Brasil. Segundo ele, os deputados têm medo de aprovar regras que inviabilizem futuras reeleições. “Na prática, fazer reforma política esbarra na dificuldade de mudar o sistema de eleição daquele que se elegeu por esse sistema”, explicou o presidente da Câmara, que também criticou a “hipocrisia” de deputados que defenderam em campanha o financiamento público ou o voto distrital misto e mudaram de lado, dificultando mudanças na lei. “Ou seja, proclamam um coisa e votam outra”, disse. Para Cunha, ao ser colocada em discussão, pela primeira vez em 20 anos, as decisões da Câmara de Deputados devem ser respeitadas.
Itajuípe: Polícia Federal investiga empréstimos consignados da gestão Marcos Dantas
Na semana passada uma equipe da Polícia Federal esteve em Itajuípe em busca de informações fornecidas por parte dos funcionários da prefeitura, em relação a diversos empréstimos consignados retidos e não repassados pela administração do ex-prefeito Marcos Dantas (PSD). Os descontos somam a quantia superior de R$ 1 milhão, que não foi repassado as instituições bancárias, como Caixa Econômica, Banco do Brasil, BMG, Banco Rural, Good Car, etc. Segundo informações, a atual administração está fazendo acordos e pagando de forma parceladas estes débitos.Fonte: Politicos do Sul da Bahia.
Jovem faz sexo em ônibus e fotos são divulgadas nas redes sociais: “minha vida está um caos”
A vida de uma estudante do Distrito Federal virou de cabeça para baixo depois que fotos dela em um momento íntimo foram divulgadas nas redes sociais. Nas imagens, a jovem aparece praticando atos sexuais dentro de um ônibus com dois homens que usam uniformes de rodoviários. “Minha vida está um caos. Eu não consegui dormir, estou muito mal”, revelou a estudante em entrevista ao R7. “A minha família já está sabendo de tudo e meus pais estão preocupados, sem saber o que fazer”, comentou. As fotos começaram a circular nas redes sociais nesta última terça-feira (26).
Desde então, a jovem ainda não conseguiu ir para a faculdade. Ela pretende abandonar os estudos porque está com medo da reação dos colegas de classe. A situação também é complicada no trabalho. Ela teme ter a imagem profissional afetada pela divulgação das fotos íntimas e deve pedir demissão. “Eu não sei se minha chefe viu, eu não falei nada com ela, mas eu penso em dar um tempo do trabalho do mesmo jeito que vou fazer com a faculdade”, disse. Nas imagens, a estudante aparece seminua com dois rapazes vestidos com a roupa de motorista e cobrador do coletivo. Ela disse que manteve contato com a dupla, mas que não autorizou a divulgação das fotos. “Eu quero que eles sejam punidos, eu denunciei à delegacia e estou esperando uma ligação para saber sobre a investigação. E eu vou processar as redes sociais”, garante a estudante.Ela afirma que o ato sexual ocorreu em um dos coletivos da Viação Pioneira. Ainda segundo a jovem, os funcionários que aparecem com elas foram demitidos após a divulgação das fotos. A empresa, no entanto, nega que a situação ocorreu em um dos ônibus, e não confirma se o motorista e o cobrador foram realmente dispensados.Fonte: Correio 24hs.
Justiça Eleitoral cancela mais de 1 milhão de títulos de eleitores no Brasil
A Justiça Eleitoral divulgou o cancelamento de 1.711.267 títulos de eleitores, por ausência não justificada nas urnas das últimas três eleições. Na aplicação da regra de cancelamento, a Justiça Eleitoral considera que cada turno é uma eleição. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral. Os maiores números de títulos cancelados foram nos maiores colégios eleitorais do País: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul. Em São Paulo, foi de 479.200, em um total de 31.998.432 eleitores.
Em Minas Gerais, entre os 15.248.681 títulos de eleitores, 148.235 foram cancelados. No Rio de Janeiro, foram 185.965 cancelados entre os 12.141.145 eleitores. Na Bahia, 136.137 eleitores tiveram os títulos cancelados no total de 10.185.417 eleitores e no Rio Grande do Sul, o número de cancelamentos foi de 70.651, dos 8.392.033 eleitores. Já no exterior, dos 354.221 títulos de eleitores, 31.930 foram cancelados. Uma das penalidades para quem tem título cancelado é o impedimento de obter passaporte, de carteira de identidade, o recebimento de salário de função ou emprego público, e a entrada em alguns tipos de empréstimos. A ausência do documento também prejudica o acesso a matrícula em instituições de ensino e a nomeação em concurso público
Polícia Federal iniciará investigação de corrupção no futebol brasileiro
O esquema de corrupção na Federação Internacional de Futebol (Fifa) deverá também ser investigado pela Polícia Federal (PF), que abrirá inquérito para apurar se o esquema tem ramificação no Brasil. De acordo com o Ministério da Justiça, as investigações serão centralizadas na Superintendência da PF, no Rio de Janeiro. Foram presas, até o momento, 14 pessoas, entre eles sete dirigentes da Fifa, incluindo o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin.
Todos foram indiciados por extorsão e corrupção pelaProcuradoria de Nova York. As autoridades norte-americanas investigam a participação de dirigentes da Fifa e empresários em uma fraude na escolha dos países-sede das duas próximas copas do Mundo (Rússia, em 2018, e Catar, em 2022). No Brasil, as suspeitas recaem sobre contratos de patrocínio e de transmissão da Copa do Brasil assinados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Brasil pode ter vacina contra a dengue até o final do ano
O Brasil pode ser o primeiro País do mundo a registrar uma vacina de dengue. A informação foi anunciada nessa quinta-feira (28), pelo diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Renato Alencar Porto, na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara. A expectativa é que a vacina esteja disponível até o fim do ano. São seis vacinas contra a dengue pesquisadas no mundo. A mais avançada delas no Brasil, desenvolvida pelo laboratório Sanofi-Pasteur, já passou pelas três fases de pesquisa e foi protocolada na Anvisaem março.
A vacina imuniza contra os quatro tipos de vírus da dengue e foi testada em 40 mil pessoas de 15 países. Reduziu em 60% a dengue sintomática e diminuiu em 95% a doença grave. Mas não para por aí. Outra vacina contra a dengue está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan. Segundo o diretor-substituto do instituto, Marcelo de Franco, já está demonstrada a segurança e a extrema potencialidade da vacina. Se as pesquisas do instituto entrarem na fase três antes do registro da vacina da Sanofi, o processo de finalização será mais ágil. A vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan é em dose única e a da Sanofi-Pasteur prevê três doses com intervalo de seis meses.
Em fase de gestação no STF (Supremo Tribunal Federal), a nova Lei Orgânica da Magistratura (Loman) –norma que estabelece todas as regras para juízes, desembargadores e ministros de tribunais superiores– desenha um Poder Judiciário maior, mais caro e menos sujeito a controles de produtividade e eficiência. O estatuto lista direitos e deveres dos 16,4 mil magistrados encarregados de julgar mais de 100 milhões de processos no país.
Muitos aspectos da Loman atual, de 1979, tornaram-se anacrônicos após a Constituição de 1988 e a criação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). A própria Carta Magna determinou que o STF preparasse uma atualização, o que nunca foi cumprido. Nas últimas décadas, todas as propostas naufragaram.
Durante a presidência de Joaquim Barbosa no STF, o ministro Gilmar Mendes elaborou um projeto para modernizar a Loman. No fim de 2014, o atual presidente, Ricardo Lewandowski, apresentou novo anteprojeto, a base do texto a ser enviado ao Congresso ainda este ano. O texto de Lewandowski e as emendas posteriormente sugeridas pelo ministro Luiz Fux tendem a aumentar o gasto com pessoal, 412,5 mil servidores que, em 2013, consumiram 90% do orçamento da máquina judicial brasileira (R$ 62 bilhões).
REAJUSTES
Uma das mudanças desejadas por Luiz Fux é transferir do Congresso Nacional para o STF o poder de reajustar os salários dos próprios integrantes da corte. Pela fórmula, o STF fixaria um reajuste baseado na inflação dos últimos doze meses, previsão de inflação para o ano seguinte, crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) e um fator que ele chamou de “necessidade de valorização institucional da magistratura”. O novo salário de magistrados começaria a vigorar a cada 1º de janeiro. Com o subjetivo dispositivo da “valorização institucional”, os aumentos salariais na corte tenderiam a ficar maiores que os do salário mínimo.
A fórmula teria forte impacto nas contas públicas, porque o salário de ministro do STF é referência para vencimentos no resto do Judiciário, no Ministério Público, no Congresso e, a partir deste último, nas Assembleias Legislativas de todos os Estados. “A corte decidir o próprio salário já é uma temeridade”, afirma o economista Otto Nogami, professor do Insper. “Mas não tem lógica nenhuma usar o método de reajuste do salário mínimo [variação do PIB], criado a pretexto de reduzir desigualdade, para subir o teto do funcionalismo”, completa. “Atualmente o Judiciário já não tem recurso para investir em modernização porque o gasto com folha é altíssimo”, critica. A situação ficará pior se a folha for ainda mais inflada, conclui.
Mesmo que gatilho de Fux não prospere, o custo de cada juiz deve crescer, considerando as outros propostas em gestação na nova Loman. No anteprojeto de Lewandowski são criados benefícios extras que não existiam nem na Loman de 1979 nem na proposta de Gilmar Mendes, como auxílios para educar filhos de juízes de 0 a 24 anos e para curso de pós-graduação no exterior. (leia ao lado).
CARGOS
Fux também quer um aumento substantivo no número de desembargadores no país. Ele propõe que seja fixada a proporção de um desembargador para quatro juízes de primeira instância. Hoje não há parâmetro obrigatório. Se a ideia vingar, o país precisará criar 834 novas vagas na segunda instância. E, no momento seguinte, contratar milhares de novos funcionários e assessores para auxiliarem os novos desembargadores. Uma das incertezas da nova Loman diz respeito ao futuro papel do CNJ. Criado para realizar controle administrativo e processual do Judiciário, o órgão é combatido por parte da magistratura.
No esboço de Gilmar Mendes, muitos atos administrativos do conselho seriam incorporados na Loman. Na proposta de Lewandowski, o papel do CNJ na fiscalização de magistrados suspeitos de irregularidades passa a ser subsidiário ao das corregedorias dos tribunais. Além disso, o conselho não poderia fiscalizar magistrados da Justiça Eleitoral.
Lewandowski queria ainda estabelecer como prerrogativa do juiz não ser interrogado em processo disciplinar ou criminal a não ser por magistrado de instância igual ou superior, “ainda que integrante ou designado pelo Conselho Nacional de Justiça”. Na prática, isso poderia inviabilizar a atuação do CNJ, já que seis de seus conselheiros não são magistrados.
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) reclamou e Lewandowski recuou. Mudou o texto para possibilitar a atuação de integrantes ou designados pelo CNJ. A Folha tentou ouvir Fux, Lewandowski e Mendes sobre o tema, mas não teve sucesso.
Polícia suíça confirma ameaça de bomba em Congresso da Fifa
Se já não bastasse toda a polêmica com a prisão de membros de seu comitê executivo, a Fifa ainda sofreu uma ameaça de bomba no começo da tarde desta sexta-feira (horário local) em sua sede, em Zurique, no segundo dia do Congresso da entidade.
A polícia da Suíça confirmou as informações que já circulavam pela mídia europeia, explicando que uma ligação telefônica ameaçou a reunião. “Uma ameaça de bomba foi recebida”, confirmou a própria Fifa. “Nós decidimos vasculhar o local. As instalações estavam limpas, e nós podemos começar novamente.” Assim, o encontro continuará, e a expectativa agora é para a eleição presidencial, que opõe o atual mandatário, Joseph Blatter, e o príncipe da Jordânia, Ali bin al-Hussen.
Mais cedo, em discurso no plenário da Fifa, Blatter reconheceu que as escolhas de Rússia e Catar como sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022, respectivamente, deram problemas para a entidade que rege o futebol. “Em 2 de dezembro, aqui em Zurique, quando decidimos as duas sedes em uma sessão, se outros países tivessem saído do envelope, acho que não teríamos este problema hoje. Mas não podemos voltar no tempo, não somos profetas, não podemos dizer o que teria acontecido”, afirmou o dirigente suíço.
Ele ainda pediu “união” em seu discurso inicial diante do escândalo de corrupção que atinge o alto escalão da entidade – sete dirigentes foram presos em Zurique na última quarta-feira, entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin. Além disso, o diretor financeiro da Fifa, Markus Kattner, anunciou que os resultados financeiros da Copa de 2014, no Brasil, fizeram com que as reservas do órgão chegassem a 1,5 bilhão de dólares (R$ 4,74 bilhões).
Médica é agredida em PS após discussão com filha de paciente
A médica Maria Cristina Bueno Porto, de 56 anos, sofreu uma agressão enquanto trabalhava no Pronto Socorro Municipal de Itapevi, na Grande São Paulo.
Por telefone, a médica contou a reportagem do jornal Extra o que ocorreu. “Eu estava atendendo no pronto socorro e no retorno de uma consulta entrou uma paciente, acompanhada da filha. Ela havia sido medicada para dores abdominais. Eu estava assinando a liberação dela quando a filha, no meio da conversa, disse ‘Então, já faz logo a receita dela de medicação da pressão’. Eu expliquei que esse tipo de procedimento era no Posto de Saúde e não na emergência. A mãe entendeu e chegou a concordar comigo. Mas a filha insistiu, dizendo que eu ‘tinha mais que fazer mesmo’, de forma grosseira e bastante hostil. Eu expliquei novamente a ela que o procedimento não poderia ser feito na emergência, mas ela insistia”.
A médica ainda relatou que as agressões começaram de forma verbal. Porém, quando a profissional pediu que a filha aguardasse do lado de fora do consultório, a confusão aumentou. “Ela disse que não iria sair, mas a mãe mandou que ela saísse. Quando ela insistiu que não ia sair [do consultório], eu disse que não daria sequencia ao atendimento e não atenderia mais ninguém. Alguns pacientes, que estavam do lado de fora, reclamaram. Então, eu levantei e pedi novamente para ela sair. Quando ela saiu, a idosa chegou a dizer que a filha sempre causava confusão”, conta.
A reportagem do Extra ainda apurou , as agressões físicas começaram após a saída da idosa. Foi nessa altura que a filha retornou: “quando a paciente abriu a porta para ir embora, a mulher invadiu meu consultório, me chamando novamente de ignorante. Pegou um frasco de chá, que estava em cima da mesa, e jogou com tudo em cima de mim, junto com alguns papéis. Eu levantei me defendendo. Então, ela enfiou a mão no meu rosto produzindo os ferimentos”, lembra a médica.
A polícia foi acionada e tanto a médica quanto a agressora foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia Dr. João Roberto Costa. Segundo o Extra, a Polícia Civil de São Paulo informou que o caso está sendo investigado e que aguarda os laudos dos exames de corpo de delito para encaminhar à justiça. A médica Maria Cristina Bueno Porto, de 56 anos, sofreu uma agressão enquanto trabalhava no Pronto Socorro Municipal de Itapevi, na Grande São Paulo.
Por telefone, a médica contou a reportagem do jornal Extra o que ocorreu. “Eu estava atendendo no pronto socorro e no retorno de uma consulta entrou uma paciente, acompanhada da filha. Ela havia sido medicada para dores abdominais. Eu estava assinando a liberação dela quando a filha, no meio da conversa, disse ‘Então, já faz logo a receita dela de medicação da pressão’. Eu expliquei que esse tipo de procedimento era no Posto de Saúde e não na emergência. A mãe entendeu e chegou a concordar comigo. Mas a filha insistiu, dizendo que eu ‘tinha mais que fazer mesmo’, de forma grosseira e bastante hostil. Eu expliquei novamente a ela que o procedimento não poderia ser feito na emergência, mas ela insistia”.
A médica ainda relatou que as agressões começaram de forma verbal. Porém, quando a profissional pediu que a filha aguardasse do lado de fora do consultório, a confusão aumentou. “Ela disse que não iria sair, mas a mãe mandou que ela saísse. Quando ela insistiu que não ia sair [do consultório], eu disse que não daria sequencia ao atendimento e não atenderia mais ninguém. Alguns pacientes, que estavam do lado de fora, reclamaram. Então, eu levantei e pedi novamente para ela sair. Quando ela saiu, a idosa chegou a dizer que a filha sempre causava confusão”, conta.
A reportagem do Extra ainda apurou , as agressões físicas começaram após a saída da idosa. Foi nessa altura que a filha retornou: “quando a paciente abriu a porta para ir embora, a mulher invadiu meu consultório, me chamando novamente de ignorante. Pegou um frasco de chá, que estava em cima da mesa, e jogou com tudo em cima de mim, junto com alguns papéis. Eu levantei me defendendo. Então, ela enfiou a mão no meu rosto produzindo os ferimentos”, lembra a médica.
A polícia foi acionada e tanto a médica quanto a agressora foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia Dr. João Roberto Costa. Segundo o Extra, a Polícia Civil de São Paulo informou que o caso está sendo investigado e que aguarda os laudos dos exames de corpo de delito para encaminhar à justiça.
Deputados são flagrados assistindo filme pornô durante votação na Câmara
A Câmara dos Deputados está em meio a uma discussão importantíssima, que é a reforma política. Porém, alguns deputados parecem não se dar conta. Eles foram flagrados vendo vídeos pornográficos no celular em meio às discussões sobre as regras eleitorais do país. A informação é do SBT. A cena foi registrada em vídeo pelo canal. Nas imagens, um deputado segura o celular embaixo da mesa, e outros aparecem para ver o conteúdo no aparelho. Segundo o canal, as imagens compartilhadas pelos parlamentares são muito pesadas, e por isso não foram exibidas.
Maraú: Educação cumpre meta e encaminha PME para a aprovação na Câmara
A educação de Maraú apresenta o seu planejamento para a melhoria da educação do Município nos próximos dez anos. O PME foi encaminhado pela Prefeita Gracinha Viana (PP), nesta sexta-feira (29/05), para a análise e aprovação na Câmara de Vereadores. O Plano Municipal de Educação foi uma construção coletiva que envolveu a participação de todos os segmentos da sociedade civil e da comunidade educacional de Maraú. Momento ímpar na educação do município. O Secretário de Educação, professor Claudio Bidu, afirmou que “o PME de Maraú foi elaborado de forma democrática, ouvindo todos os segmentos da comunidade educacional. E que é, um grande passo para a construção de uma escola pública de qualidade para todos os maraueses. (Ubaitaba Urgente).
Médica perde controle de carro e cai de ponte a uma altura de 4m

Uma médica que dirigia pela BA-001, entre as cidades de Nazaré e Valença, perdeu o controle do veículo e caiu de uma ponte de quatro metros de altura, na tarde desta quinta-feira (28). Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a vítima foi levada inconsciente para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. De acordo com a PRE, o acidente ocorreu por volta das 13h, próximo à cidade de Aratuípe, cidade que fica a cerca de 85 quilômetros de Salvador. O G1 entrou em contato com o hospital de Santo Antônio de Jesus, para saber o estado de saúde da vítima, mas não foi atendido. *Informações do G1.
Ubaitaba: Ex presidiário que invadiu secretaria é perigoso, diz delegado
Foi ouvido e liberado pela Polícia Civil de Ubaitaba, o ex- presidiário Nelson Santos Silva, 23 anos, conhecido como “Nelsinho”. O individuo reside no bairro ACM em Aurelino Leal. Nelsinho foi detido pela polícia Militar na tarde desta quinta feira (28/05), após invadir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para tirar satisfações com a Secretária Marly Santana. Segundo consta na DP de Ubaitaba, Nelsinho ficou revoltado quando descobriu que Marly enviou um relatório para a justiça pedindo ao juiz da comarca que não deixasse mais o ex-presidiário cumprir sua pena alternativa prestando serviços na referida secretaria, pois o mesmo estava criando problemas no local. Segundo o delegado Miguel Cicerelli, Nelsinho é muito perigoso, ele já matou um jovem a facadas na Praça da Feira de Ubaitaba, sendo preso em flagrante na época e liberado por ser menor. Ano passado, Nelsinho foi preso portando uma arma de fogo. O delegado disse ainda que o elemento está com problemas mentais. Nelson Santos Silva foi autuado por desacato em Termo Circunstanciado, já que o mesmo empurrou uma funcionaria da Secretaria de Desenvolvimento Social e falou de forma agressiva com a Secretaria. (Ubaitaba Urgente).
Maraú: Prefeitura está reformando e ampliando todas as escolas do município

Todas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Maraú estão passando por um processo de reforma e adequação. A meta é que até final do ano letivo de 2015, todas as escolas se encontrem no padrão mínimo de funcionamento estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação e pelo CME. De acordo com informações obtidas junto a Secretaria de Educação, já foram reformadas e adequadas 45 das 65 escolas em funcionamento no Município.




Para a Prefeita Gracinha Viana (PP), é um compromisso da atual gestão assegurar que todas as escolas do município estejam em condições físicas adequadas para o bom funcionamento. O Secretário de Educação Cláudio Bidú afirmou que “o processo ensino- aprendizagem deve ocorrer em ambientes prazerosos, arejados e com os padrões mínimos de qualidade.” Assegurou ainda, que até o final da atual gestão todas escolas o município estarão reformadas e com ambientes favoráveis a aprendizagem. (Ubaitaba Urgente).
Maiquinique: “Trio do terror” mata rival e esconde corpo

O delegado Irineu Andrade, titular da Delegacia de Polícia Civil de Maiquinique, no sudoeste baiano, anunciou nesta quinta-feira (28) a prisão de três homens envolvidos na morte e ocultação do cadáver de Valdinei Duarte da Silva, assassinado a pauladas e golpes de faca. O crime ocorreu no último sábado (25/05), depois de uma discussão entre eles. Fabrício Monteiro Santos, Adelson Ferreira Souza e Thiago Pereira Silva enterraram o corpo de Valdinei, numa cova rasa, na região da Fazenda Graciosa, zona rural de Maiquinique. Autores confessos do crime, os três ficarão custodiados na carceragem da delegacia local, à disposição da Justiça. Fabrício, Adelson e Thiago vão responder por homicídio e ocultação de cadáver. Fonte: Pimenta.
Câmara rejeita emenda e mantém coligações em eleições proporcionais

A Câmara dos Deputados rejeitou nesta quinta-feira (28) uma emenda que queria acabar com as coligações em eleições proporcionais. Eram necessários ao menos 308 votos para aprovar esse dispositivo, mas houve apenas 206 votos a favor. Se manifestaram contra 236 parlamentares e houve cinco abstenções. Com a decisão, ficam mantidas as regras atuais, pelas quais os partidos políticos podem se coligar nos pleitos para vereador, deputado estadual e federal. O PSDB foi o partido que em Plenário mais defendeu a aprovação da emenda, mas acabou derrotado. O argumento é que as coligações são formadas sem identidade ideológica entre as legendas e de olho apenas na partilha do tempo de televisão. “Era a alternativa que nos restava para salvar algo substancial na reforma política”, avaliou o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG). “Não conseguimos avançar no fundo partidário e vamos continuar com eleições em que o eleitor vota em alguém e elege uma pessoa de outro partido e de outra ideologia. Isso é enganar o eleitor”, disse.
Deputado Roberto Carlos quer multar quem desperdiçar água na Bahia

Para evitar o desperdício de água na Bahia, o deputado Roberto Carlos (PDT) apresentou projeto de lei que proíbe a lavagem de calçadas e carros com água potável fornecida pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). As infrações do projeto de lei estão passíveis de advertência escrita e multa com valores em dinheiro para reincidentes. “A função precípua desse projeto de lei é evitar o desperdício de água, nosso bem mais precioso e cada vez mais escasso no mundo. É sabido por todos que a água é fundamental para o funcionamento da vida, pois ela participa das reações químicas do nosso corpo, dos ciclos biológicos da natureza e é essencial na manutenção dos ecossistemas”, reitera o parlamentar. No documento, fica estabelecido uma advertência por escrito para a primeira infração e uma multa no valor de meio salário-mínimo para reincidência. A multa ainda poderá ser dobrada caso a infração se repita pela terceira vez. Estão isentos os lava a jato, que deverão usar sistemas de diminuição ou reutilização da água. O Poder Executivo, junto à Embasa, deverá definir regulamentação posterior específica para a fiscalização e cobrança das infrações.















