Ubaitaba Urgente

Jesus está voltando: Dilma envia ao Congresso projeto para criar identidade única do cidadão

a69a4hwqejcvmw7s0ak44169t

O governo encaminhou hoje (28) ao Congresso Nacional projeto de lei que cria o Registro Civil Nacional, documento de identificação com chip que vai unificar informações de vários cadastros do cidadão. Ao assinar o projeto, em cerimônia no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff disse que o projeto vai permitir o ajuste de processos para que o “cidadão, na esfera individual,” seja tratado “como único que é”. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, quando criado, vai permitir que a coleta de dados biométricos de todos os brasileiros seja compartilhada para a criação de um número único de registro, reduzindo a burocracia e aumentando a agilidade no acesso a serviços. A intenção é unificar cadastros e documentos dos cidadãos, como identidade, CPF, título de eleitor e carteira de habilitação, além de registros de nascimento, casamento e óbito. O TSE justifica a iniciativa em razão da experiência adquirida no Programa de Recadastramento Biométrico do Eleitor e pelo fato de a Justiça Eleitoral administrar o maior cadastro de cidadãos da América Latina, com mais de 142 milhões de eleitores, sendo que 24,5 milhões já estão cadastrados biometricamente. Fonte: Agência Brasil.

Ubaitaba: Morre jovem atropelado na BR 101. “Ralf Borracheiro continua em coma”

DSC_0241
Clóvis (Moa), não resistiu e faleceu no início da noite.

Faleceu no início da noite desta quinta feira (28/05), no Hospital de Base em Itabuna, Clóvis Santos Menezes, que era conhecido como “Moa do Bairro Telebahia”. Clóvis foi atropelado na noite de ontem ao tentar atravessar a BR 101, entre os bairros Conceição e Gutenberg de Araújo. A vítima foi atropelada pelo Borracheiro Antônio Sérgio de Jesus, conhecido como Ralf Borracheiro. Ralf pilotava uma moto Honda CB 300 de placa JST- 1654. Ambos foram conduzidos em estão grave para o HBLEM em Itabuna. Ralf Boracheiro sofreu profunda pancada na cabeça e continua em coma. O motoqueiro não usava capacete, e logo após atropelar o Clóvis, ele perdeu o controle da moto e caiu na pista. (Ubaitaba Urgente).

Ubaitaba: Ex-presidiário invade Secretaria de Desenvolvimento Social e deixa todos em pânico

FullSizeRender

Um ex-presidiário até o momento não identificado invadiu na tarde desta quinta feira (28/05) a Secretaria de Desenvolvimento Social de Ubaitaba e arrombou uma das portas com um chute. Todos no local ficaram assustados e saíram correndo para o lado de fora. O homem invadiu a sala da Secretária Marly Santana e fechou a porta. O homem estava bastante nervoso. Uma grande multidão se aglomerou em frente ao recinto preocupados com a secretária Marly Santana, que ficou dentro de uma das salas com o ex-presidiário. A polícia Militar foi mobilizada, esteve no local e conduziu o elemento para a DP de Ubaitaba. Daqui a pouco mais informações. (Ubaitaba Urgente).

Morre o alemão que morava em apartamento que explodiu

alemao-explosao-ap

O alemão Markus Muller morreu na madrugada desta quinta-feira (28), no Hospital Pedro II, em Santa Cruz, de acordo com o G1. Ele morava no apartamento que explodiu em São Conrado, na última segunda-feira (18). Markus teve mais da metade do corpo queimado e estava internado no Centro de Tratamento de Queimados da unidade. Os médicos tentaram reanimá-lo, mas não tiveram sucesso.

O diretor do Instituto de Criminalística Carlos Éboli, Sérgio William, informou, na quarta (27), que a causa da explosão foi um acidente em uma instalação de gás da cozinha. “Se comprova pelo aspecto da fita que não houve uma fixação até o final. Isso foi impedido tecnicamente pelo alongamento que existe entre a instalação e a parede para poder o rabicho ficar perfeitamente fixado e atarrachado”, afirmou William.

20150528082456578264e

“O que a gente conseguiu verificar, porque o setor de criminalística esteve no local, que em outras paredes e nesta que não existia mais, tinha azulejo sobre azulejo. Nesta confecção você consegue diminuir o espaçamento para atarrachar. A peça engana, porque ela cobre a conexão entre a parede e o rabicho”, relatou o diretor do ICCE, ainda de acordo com o G1.

William afirmou também que a peça é nova. “Pelo aspecto [do rabicho] e pelo selo é uma peça nova”, contou o diretor. A investigação do acidente está sendo realizada para 15º DP (Gávea).

Nome de José Maria Marin é retirado da sede da CBF no Rio de Janeiro

BBkkX1s

A sede da CBF, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, não tem mais o nome de José Maria Marin. Na manhã desta quinta-feira, a fachada do prédio, inaugurado no ano passado, já não tinha mais o letreiro com o nome do ex-presidente da entidade, um dos sete executivos ligados à Fifa preso pela polícia suíça, em Zurique, na quarta.

A CBF não se manifestou oficialmente sobre a retirada do nome de Marin do luxuoso prédio, construído ao custo de R$ 100 milhões – R$ 70 milhões na compra do imóvel e R$ 30 milhões em obras. Na quarta, o secretário-geral da CBF, Walter Feldman disse que qualquer mudança dependeria do presidente Marco Polo del Nero.

“Todo e qualquer decisão precisa ser discutida com o presidente (Del Nero). A gente está acompanhando (os pedidos para mudança de nome da sede) e compreende o movimento. Temos todo um acontecimento e precisamos acompanhar os desdobramentos para as novas medidas a serem tomadas”, disse ele, em referência ao dirigente na Suíça. Também na quarta, o ex-jogador e comentarista da ESPN Alex publicou carta aberta a Del Nero, pedindo a retirada do Nome de Marin do prédio.

“Presidente Marco Polo, venho aqui te fazer um pedido como um ex-jogador de futebol de futebol e um apaixonado pelo esporte. Recentemente participei de uma audiência pública em Brasília. Lá esteve representando a CBF o senhor Walter Feldman (secretário geral). O representante da CBF pediu um voto de confiança ao povo brasileiro. Já que assumiram a direção da entidade recentemente. E usou a seguinte frase: ‘VOCÊS SE ASSUSTARÃO COM A VELOCIDADE DAS MUDANÇAS NO FUTEBOL BRASILEIRO’. Em cima da frase do senhor Feldman vem meu pedido. Façam as mudanças necessárias e comecem pelo simples. O prédio da linda sede da CBF no Rio de Janeiro se chamar JOSÉ MARIA MARIN é piada de péssimo gosto. Façam homenagem a quem fez algo pelo nosso futebol por favor. Prédio Mané Garrincha, sede Nilton Santos, complexo Aldair, conjunto Rivaldo (nomes aleatórios). Estudem um nome e substitua o nome do prédio. O pedido de um voto de confiança e a velocidade prometida em audiência pública se faz presente senhor FELDMAN”

Marin e outros seis cartolas da entidade máxima do futebol foram presos na madrugada de quarta-feira (horário de Brasília), em operação comandada pelo FBI que envolve crimes como extorsão, fraude e conspiração para lavagem de dinheiro. Marin assumiu a CBF em 2012 em substituição a Ricardo Teixeira, que renunciou após escândalos públicos, e deixou o cargo no último mês de abril. Ele ocupa atualmente a vice-presidência na região Sudeste.

Ubaitaba: TCM rejeita pela quarta vez contas do ex-prefeito Alexandre Almeida

DSCF4727

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) rejeitou, nesta quarta-feira (27), as contas da Prefeitura de Ubaitaba referentes ao exercício financeiro de 2012, sob a responsabilidade do ex-prefeito Alexandre Negri de Almeida (PMDB). O relatório do TCM solicitou formulação de representação ao Ministério Público contra o ex-gestor pelas graves irregularidades encontradas, e determinou o ressarcimento aos cofres públicos a quantia de R$ 163.754,60 com recursos pessoais e ainda impultou multa de R$ 35 mil pelas contidas no relatório e de R$ 28.800,00 por não ter publicado os relatórios fiscais. O parecer apontou, ainda, a ocorrência de casos de processos licitatórios não encaminhados ao TCM para averiguação no valor de R$ 17.289.063,42; e de processos de dispensa no montante de R$ 31.863,06, além de abertura de crédito adicional suplementar sem prévia autorização da Câmara. A gestão ainda não investiu o mínimo exigido nas áreas de saúde, educação e no pagamento dos profissionais do magistério com recursos do Fundeb. Em tempo, Alexandre teve as contas rejeitadas pela quarta vez pelo TCM. Fonte: Ubatã Notícias.

Ubatã: Polícia prende suspeito de abusar sexualmente de duas crianças

ssss-e1432765610863

Operação conjunta das Polícias Civil e Militar prendeu, por volta das 17h desta quarta-feira (27), Wiliam Ribeiro da Paz, de 32 anos, suspeito de abusar sexualmente de duas crianças de 05 e 09 anos, que seriam enteadas do suspeito. Segundo informações da Polícia, Wiliam foi preso numa Fazenda conhecida como 180, zona rural do município de Ubatã, após denúncia do Conselho Tutelar de Camamu, cidade natal das crianças. As vítimas teriam confirmado, em depoimento, que foram abusados por Wiliam. A Polícia Civil ainda realiza oitiva dos envolvidos e não deu maiores detalhes sobre o caso. O delegado Adelino Loyola, da Delegacia Territorial de Ubatã, investiga o crime. Fonte: Ubatã Notícias.

Câmara aprova fim da reeleição para presidente, governador e prefeito

1432781094_364769_1432781227_noticia_normal-e1432803922364
Texto foi aprovado na noite desta quinta-feira (Foto: Agência Brasil)

Em votação na noite desta quarta-feira (27), a Câmara Federal aprovou, por 452 votos a favor e 19 contra, o fim da reeleição para mandatos executivos – presidente da República, governadores e prefeitos. Houve ainda uma abstenção. A votação faz parte do pacote de reforma política em discussão no Legislativo, a PEC 182/2007. O texto aprovado é de autoria de Rodrigo Maia (DEM-RJ), e prevê transição. O fim da reeleição não se aplicará aos governadores eleitos em 2014 e aos prefeitos eleitos em 2012, nem a quem os suceder ou substituir nos seis meses anteriores à eleição seguinte. Dilma Rousseff, reeleita em 2014, já não poderia se candidatar ao cargo em 2018. Todos os partidos votaram em maioria a favor da emenda que acaba com a reeleição. O partido com maior número de votos contra o fim da reeleição foi o Democratas, com cinco votos ‘não’ de um total de 20 parlamentares. PT e PMDB, principal aliado na bancada governista, tiveram três votos contra a emenda cada um. Outros três votos contra vieram de deputados do PTB. O texto ainda será votada em 2º turno na Câmara e depois segue para o Senado. (Uol)

Ubaitaba: Acidente com moto deixa dois feridos na 101

DSC_0242
Moa ficou caído na pista com as duas pernas quebradas.
DSC_0250
Ralf sofreu profunda pancada na cabeça.

Um acidente com moto na noite desta quarta feira (27/05), deixou dois feridos na BR 101, município de Ubaitaba. As vítimas foram identificadas como sendo Antônio Sérgio de Jesus, conhecido como Ralf Borracheiro e Clóvis Santos Menezes, conhecido como  “Moa do Bairro Telebahia”. Segundo informações. Ralf Borracheiro pilotava uma moto Honda CB 300 com sentido Ubaitaba/Aurelino Leal, quando atropelou Moa. Ambos foram socorridos em estado grave para o Hospital de Base em Itabuna. Veja fotos clicando no link abaixo. 

Itororó: Idoso de 83 anos morre após ser picado por abelhas

idoso_itororo

Um idoso de 83 anos morreu no início da tarde desta quarta-feira, 27, após ser picado por abelhas, numa fazenda no município de Itororó, sul da Bahia. Aristarco Alves Aguiar estava trabalhando na fazenda de sua propriedade quando foi atacado pelas abelhas. Além do idoso, um neto dele e um trabalhador da fazenda também ficaram feridos, mas sem gravidades. Aristarco chegou a ser socorrido até o Hospital e Maternidade de Itororó, onde já chegou sem vida. Ele era muito conhecido em Itororó e em Bandeira do Colônia onde residia com sua família. O sepultamento do idoso deve acontecer na manhã desta quinta-feira. *Informações do blog Itororó Já.

Bahia: Noivo é morto a tiros ao entregar convites de casamento

img-20150527-wa0000_3

Um homem de 27 anos foi morto a tiros no distrito de Mercês, na zona rural de São Gonçalo dos Campos, cidade localizada a cerca de 115 quilômetros de Salvador. De acordo com a polícia, o crime ocorreu na noite de terça-feira (26), quando a vítima seguia em um veículo para entregar convites do próprio casamento, que seria realizado neste sábado (30).De acordo com informações da polícia, a noiva e uma outra mulher estavam no carro com o rapaz, no momento do crime, mas não foram baleadas. Ainda segundo a polícia, elas ainda não contaram detalhes do caso, pois estão em estado de choque. A polícia ainda não tem pistas das motivações do crime. “Ele é de Feira de Santana e ela de São Gonçalo dos Campos. Não sei se eles já moravam juntos, o que sei é que eles têm familiares na localidade onde ocorreu o crime, e foram na região para entregar convites do casamento deles. Nada foi levado. Dois homens mataram ele e foram embora”, relatou o investigador Welington Bastos. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana (DPT) e liberado na manhã desta quarta-feira. O enterro foi realizado nesta tarde no Cemitério São João Batista, em Feira de Santana. *Informações do G1.

Itabuna: Greve de fome em presídio traz “Bope e Choque” para o município.

guarita-rebelião-presídio-de-itabuna-foto-pimenta-www.pimenta.blog_.br_

Tropas do Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope) e do Choque estão em Itabuna desde as primeiras horas de hoje (27). O efetivo ficará na cidade para evitar distúrbios com a greve de fome no Presídio. A greve de fome foi encerrada por volta das 13h30min, após revista no pavilhão dos grevistas, o um, onde estavam 450 detentos, sendo que 20 deles foram retirados do pavilhão, de acordo com o comando do presídio. Eram os líderes grevistas. A greve foi iniciada na última segunda (25). Os manifestantes cobravam a transferência, para a unidade em Ferradas, de criminosos itabunenses que estão em presídios na capital baiana. Armas e celulares foram apreendidos durante a revista.Fonte: Pimenta

Presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues declara apoio às investigações na Fifa

Foto: Rafael Ribeiro / CBF
Foto: Rafael Ribeiro / CBF

O presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF) Ednaldo Rodrigues declarou apoio às investigações da justiça norte-americana que culminaram na prisão dos membros do comitê executivo da Fifa nesta quarta-feira (27). O mandatário do esporte baiano afirmou apoiar a justiça. “O mundo do futebol está estarrecido com o fato. Eu, como dirigente, posso dizer que não poderia estar em tão boas mãos como o FBI que possa fazer a investigação, e que os culpados sejam punidos”, afirmou ao Bahia Notícias. Questionado sobre um possível desgaste na imagem da CBF, o mandatário afirmou que o fato não é bom para nenhuma das entidades futebolísticas. “O desgaste é grande. Tanto para a Fifa, como para as confederações e para quem administra o futebol. Esse fato negativo tem uma repercussão grande e não é bom para o futebol”. A respeito da candidatura do Brasil à Copa de 2014 ser investigada, Ednaldo reiterou o apoio para a justiça dos Estados Unidos. “Acho que tudo que envolve a situação deve ser investigada. Procuramos fazer um trabalho sério e que cada um responda por seus atos”, tangenciou.

Mãe de Dilma Rousseff é internada com sintomas de isquemia

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

A mãe da presidente Dilma Rousseff, Dilma Jane, 91 anos, foi internada no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, após ter passado mal nesta terça-feira (26). Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência informou que ela apresentou sintomas de um ataque isquêmico transitório, que afeta o funcionamento do cérebro por falta de irrigação de sangue, o que pode levar a um derrame. Os exames de Dilma Jane não apresentaram sinais de infecção e a previsão é de que ela receba alta ainda nesta quinta (27). A presidente está em viagem oficial no México desde a segunda (25) e já foi informada sobre o estado de saúde da mãe.

Ministro do Esporte diz que não há evidências da Copa de 2014 em investigação da Fifa

George Hilton

O ministro do Esporte, George Hilton, afirmou nesta quarta-feira que não existem evidências de irregularidades com relação à Copa do Mundo de 2014 no Brasil nas investigações de corrupção na Fifa realizadas por autoridades norte-americanas e suíças, que resultaram na prisão do ex-presidente da CBF José Maria Marin.

“Não há evidência nenhuma com relação ao evento nosso na Copa do Mundo, nós estamos super tranquilos. O governo apoia que haja sim investigação, porque nós queremos, sobretudo, que haja clareza e se chegue a soluções a partir dessa investigação”, disse o ministro a repórteres no Rio de Janeiro, ao ser questionado sobre a investigação.

De acordo com o ministro, o governo vai “acompanhar” as investigações, mas por enquanto está descartada uma investigação própria das autoridades nacionais sobre as denúncias de corrupção, que, no caso do Brasil, envolvem, por exemplo, contrato de patrocínio da seleção brasileira com uma empresa norte-americana e a negociação dos direitos comerciais da competição de clubes Copa do Brasil, de acordo com o Departamento de Justiça dos EUA.

“O governo brasileiro vai acompanhar as investigações. Nós defendemos que elas possam esclarecer definitivamente os fatos que foram apresentados e que seja a verdade estabelecida e os eventuais culpados sejam punidos na forma da lei”, acrescentou.

Sete dos dirigentes mais poderosos do mundo do futebol, incluindo Marin, podem ser extraditados para os Estados Unidos para enfrentarem acusações de corrupção após serem presos nesta quarta na Suíça. Além das prisões realizadas a pedido dos EUA, autoridades anunciaram uma investigação criminal sobre a escolha das sedes das duas próximas Copas do Mundo.

Marin, que presidiu a CBF de 2012 a abril deste ano e foi o presidente do comitê organizador local da Copa do Mundo de 2014, está entre sete dirigentes da federação internacional presos em Zurique. Atualmente, ele ocupa um cargo no comitê organizador dos torneios olímpicos de futebol da Fifa. Em entrevista coletiva em Nova York sobre a investigação de irregularidades na Fifa, autoridades norte-americanas disseram que o Mundial de 2014 não fazia parte da investigação.

Teixeira recebeu parte de contrato milionário da CBF com a Nike, diz documento do FBI

Ricardo Teixeira enquanto era presidente da CBF
Ricardo Teixeira enquanto era presidente da CBF

O dirigente da CBF responsável pela assinatura de contrato de patrocínio com a Nike recebeu metade do valor que cabia à empresa Traffic, como suborno e propina. É o que mostra o relatório do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, publicado nesta quarta-feira, sobre os negócios ilegais de J. Hawilla, dono da empresa que intermediou o acordo entre a entidade brasileira e a gigante norte-americana.

O responsável da CBF não tem seu nome citado no documento e é referido apenas como Co-Conspirator (co-conspirador) número 13. No início dos anos 2000, contudo, a “CPI do Futebol”, que investigou possíveis irregularidades no acordo, teve acesso ao contrato, e Ricardo Teixeira aparece como signatário representando a entidade brasileira. Na época, ele era o presidente da confederação.

Segundo o contrato, e confirmado pela justiça norte-americana, a CBF fechou, em 1996, contrato com a Nike para receber US$ 160 milhões (cerca de R$ 285 milhões) em dez anos. Parte desse valor foi repassado pela confederação à Traffic, que era terceira parte no contrato, mas 50% disso acabou sendo pago, segundo as investigações, “como propina e suborno” a Teixeira, o co-conspirador 13.

No contrato, a Nike não se compromete com o pagamento de qualquer valor à Traffic, cabendo esse repasse exclusivamente a CBF. Segundo relatório final da “CPI do Futebol”, porém, “concretizado o negócio com a NIKE, a Traffic passou a receber 5% dos US$ 16 milhões de dólares anuais recebidos pela CBF = US$ 800 mil dólares por ano durante dez anos, total: US$ 8 milhões de dólares”. Logo, teria cabido a Teixeira, quatro milhões de dólares.

A Traffic aparece como terceira parte no contrato de patrocínio entre CBF e Nike graças a um acordo firmado pela confederação que garantiu à empresa de Hawilla “em caráter de exclusividade, os seguintes direitos: utilização para fins publicitários e promocionais da marca CBF e da imagem da seleção brasileira de futebol, como um todo, resguardando os direitos individuais de seus integrantes e restrições constantes dos contratos firmados entre CBF/UMBRO e CBF-Coca-Cola, os quais declaram conhecer e se obrigam a respeitar”.

A Umbro, citada acima, era a fornecedora de material esportivo da seleção brasileira antes da Nike. Pela rescisão de contrato, a empresa recebeu 10 milhões de dólares da nova patrocinadora, pago em três parcelas, como forma de indenização. O contrato entre CBF-Umbro não previa esse pagamento.

Marin recebeu propinas de R$ 2 mi por ano pela Copa do Brasil

jose-maria-marim

José Maria Marin recebeu propinas de R$ 2 milhões por ano de parceiros comerciais para a realização da Copa do Brasil enquanto foi presidente da CBF. Na manhã desta quarta-feira, ele foi um dos presos na Fifa pela polícia suíça e à pedido do FBI, a Agência Federal de Investigação dos Estados Unidos.

Segundo a investigação americana, a CBF cobrou propinas de parceiros para que tivessem o direito de transmissão dos eventos. O valor, porém, subiu quando Marin assumiu a presidência, em 2012. Marco Polo Del Nero, presidente atual da CBF, saiu em defesa de Marin, alegando que todos os contratos eram da época de Ricardo Teixeira.

Outra constatação é de que a Nike pagou uma propina de US$ 40 milhões (cerca de R$ 127 milhões) em uma conta na Suíça para fechar um contrato com a CBF para patrocinar a seleção brasileira. A informação faz parte da investigação conduzida nos Estados Unidos e que acabou com a prisão de José Maria Marin, ex-presidente da CBF.

Segundo o levantamento, o acordo avaliado em US$ 140 milhões (R$ 445 milhões) rendeu em pagamentos paralelos e depositados no paraíso fiscal alpino. As suas duas empresas que teriam recebido o dinheiro seriam a Traffic Sports International Inc. e a Traffic Sports USA Inc. -, que estão sediadas na Flórida (EUA). Ambas são citadas pela Justiça americana. Os suíços já indicaram que contas foram bloqueadas.

Marco Polo del Nero, presidente da CBF, se recusou a comentar o contrato da Nike. “Isso é algo antigo”, disse. O cartola participa de uma reunião de emergência em Zurique com dirigentes sul-americanos e deixou claro que a responsabilidade pelos contratos é de Ricardo Teixeira. ” Eu não sabia de nada”, declarou. Com informações do Estadão Conteúdo.

Estados Unidos garantem: ‘Não vamos parar por aqui. Queremos limpar o futebol mundial’

promotor-nova-york
Promotor federal de Nova York garante que investigações não vão parar: ‘Queremos limpar o futebol’

Após a operação surpresa que terminou com a prisão de José Maria Marin, ex-presidente da CBF, e outros executivos da Fifa na Suíça, a Justiça dos Estados Unidos garantiu que esse é apenas o início de uma investigação maior, que visa acabar com a corrupção no esporte mais popular do mundo. Em coletiva em Nova York, representantes do Departamento de Justiça norte-americano e do FBI garantiram: o objetivo é “limpar de vez o futebol”.

“Esses esquemas não são novos, acontecem há mais de 20 anos e estamos aprendendo como funcionam. Quero deixar uma coisa clara: esse é o começo do nosso trabalho, e não vamos parar por aqui. Trabalharemos muito duro parar chegar ao fundo desse tipo de corrupção e limpar o futebol mundial”, bradou Kelly Currie, promotor federal de Nova York.

“Ninguém jamais sairá impune. Prometo que em algum momento vamos esclarecer tudo o que acontece. Muitas pessoas se envolvem nesse tipo de prática pensando que vão se dar bem, mas não será assim. Estamos atrás de desmembrar os esquemas e não iremos descansar até o momento que o mundo entenda que esses esquemas não serão tolerados e serão castigados com todo o rigor da lei”, acrescentou James Comey, diretor do FBI.

Além das investigações criminais, a Fifa e diversos dirigentes também entrarão na lupa da Receita Federal dos Estados Unidos, que já está atrás de propriedades compradas na jurisdição norte-americana. “Essa é a Copa do Mundo da corrupção, e hoje a Fifa levou o cartão vermelho. Continuaremos trabalhando com todos os nossos melhores investigadores ao redor do mundo para limpar tudo e fazer com que joguem com as regras do jogo”, disparou Richard Weber, investigador da Receita.

Segundo Loretta Lynch, secretária de Justiça dos Estados Unidos, a esperança é que essa seja a última vez que a Fifa e seus dirigentes e ex-cartolas apareçam envolvidos em casos de corrupção envolvendo futebol. “A Fifa já vem tendo problemas durante anos. Espero que, depois dessa investigação, seja a última vez que a gente ouça alguma coisa sobre corrupção na entidade e problemas na eleição do próximo presidente”, ressaltou. “Estamos cientes que a Fifa já fez coisas incríveis pelo futebol, mas, nesses casos de propinas, não foi assim. Nesses casos, a Fifa não jogou a favor do esporte, e sim em benefício próprio de alguns indivíduos”, observou Richard Weber.

Romário festeja prisão de Marín: ‘É o início de um grande futuro para o futebol’

Romario-prisao-de-marim

Após o escândalo que terminou na prisão de José Maria Marín e mais seis executivos da Fifa na Suíça, nesta quarta-feira, o senador Romário comemorou a detenção do opositor e desafeto declarado. Em audiência pública no Senado, ele parabenizou o FBI e pediu que o atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, deixe o cargo.

“Muitos corruptos e ladrões foram presos na Suíça, inclusive um dos maiores: José Maria Marin. Quero parabenizar o FBI. Essa prisão é o início de um grande futuro para o futebol”, discursou. “Espero que a investigação que repercuta definitivamente limpar o futebol desses corruptos, como Marco Polo Del Nero. A situação do futebol brasileiro é culpa dessas pessoas, que não estão nem um pouco interessadas em ajudar. Só pensam no dinheiro”, completou.

Del Nero, porém, não foi citado em nenhuma investigação até agora. Ele se pronunciou sobre o caso, defendendo José Maria Marín, seu aliado, e colocando a culpa nos contratos suspeitos da Copa do Mundo de 2014, que estão sendo investigados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, em Ricardo Teixeira, ex-mandatário da CBF. “São contratos firmados antes da administração do Marín, não tem nada firmado após. Eu conheço esses contratos”, disse Del Nero.

Entenda o caso

A dois dias da eleição para a presidência, um terremoto sacode a Fifa. Na madrugada desta quarta-feira, horário brasileiro, uma operação especial das autoridades suíças, sob liderança do FBI, prendeu sete executivos importantes da entidade sob a acusação de corrupção, entre eles José Maria Marin, ex-presidente da CBF. O grupo dos detidos será extraditado para os Estados Unidos a fim de uma maior investigação sobre o assunto na federação mais importante do futebol mundial.

Segundo nota oficial do Departamento de Justiça norte-americano, 14 réus são acusados de extorsão, fraude e conspiração para lavagem de dinheiro, entre outros delitos, em um “esquema de 24 anos para enriquecer através da corrupção no futebol”. Sete deles foram presos na Suíça. Além de Marin, Jeffrey Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Eugenio Figueredo e Rafael Esquivel. Um mandado de busca também será executado na sede da Concacaf, em Miami, nos EUA.

O brasileiro J.Hawilla, dono da Traffic, conhecida empresa de marketing esportivo, é um dos réus que se declararam culpados, assim como duas empresas de seu grupo, a Traffic Sports International Inc. and Traffic Sports USA Inc. Em dezembro de 2014, segundo a justiça dos EUA, ele concordou em pagar mais de 151 milhões de dólares, sendo que US$ 25 mi foram pagos na ocasião. As acusações são de extorsão, fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e obstrução de justiça.

Além de Hawilla, também se declararam culpados o norte-americano Charles Blazer, ex-secretário-geral da Concacaf e ex-representante dos EUA no Comitê Executivo da Fifa; Daryan e Daryll Warner, filhos do ex-presidente da Fifa Jack Warner.

Ubaitaba: “Se a eleição fosse hoje eu não aceitaria o apoio de Bêda”, diz Zé Carlos

Vereador José Carlos Lona

Durante entrevista ao radialista Jackson Cristiano, no Programa Realidade Atual da Ubaitaba FM, o vereador e pré-candidato a prefeito de Ubaitaba, José Carlos Lona, o popular Zé Carlos, disse que se a eleição fosse hoje não aceitaria o apoio do atual prefeito Bêda (PMDB) na disputa pelo comando do município. Zé Carlo disse que o motivo seria o grande desgaste político adquirido por Bêda nesse terceiro mandato. “Bêda não para na cidade e só vive viajando. Quando não está nas fazendas está em Salvador ou Brasília, ele não para mais na cidade. Em Ubaitaba falta tudo, o povo reclama de muitas coisas e com razão, a equipe do prefeito tem deixado a desejar, os bairros estão abandonados, cheio de buracos, as ruas estão abandonadas”, disse o vereador. Perguntado que nota daria ao governo de Bêda de 0 a 10, Zé Carlos disse que daria 04. (Ubaitaba Urgente).