Ubaitaba Urgente

Adolescente sai ileso após moto ficar destruída em batida com caminhão

sai_ileso_de_batida

Um adolescente de 16 anos saiu ileso após a moto que conduzia ficar completamente destruída em uma batida frontal com um caminhão carregado de aves. O acidente ocorreu na noite de segunda-feira (13), no centro do município de Varzedo, a cerca de 200 quilômetros de Salvador. “Praticamente um milagre”, relatou o delegado Luiz Castro Freaza, em entrevista ao G1 nesta terça-feira (14). Segundo o titular da unidade policial, o caminhão descia uma ladeira quando ocorreu a batida. “O veículo estava sendo conduzido por um homem de 50 anos. Ele estava descendo a ladeira, que dá acesso à empresa, quando colidiu frontalmente. A moto ficou ficou toda estraçalhada. Tivemos que pegar os pedaços para trazer até a delegacia”, relatou Freaza. Conforme o delegado, “pelos vestígios”, parece que a vítima chegou a ser arremessada para debaixo do caminhão. “Não tem como não ser um milagre. Nessas situações, a vítima seria estraçalhada em pedaços. Ele [adolescente] sobreviveu”, comemorou. Após o acidente, a vítima foi atendida no hospital da cidade e liberado. O condutor do caminhão foi ouvido pela polícia. “Ele foi qualificado, interrogado e irá responder por acidente de trânsito com vítima não fatal. Ele não ficou ferido”, disse o delegado. Informações do G1.

Itabuna: Médico Antônio Mangabeira, é candidato a prefeito em 2016

mang

Nesta terça-feira (14), o blog Políticos do Sul da Bahia, manteve contato com o presidente estadual do PDT, Félix Junior, e ele confirmou que o medico Antônio Mangabeira, se filiou ao partido e deverá ser candidato a prefeito de Itabuna em 2016: “Ele entregou sua ficha de filiação e o partido vai formalizar a sua filiação junto a Justiça Eleitoral”, declarou Felix. Questionando se o PDT de Itabuna entraria no governo do prefeito Claudevane Leite (PRB), através da professora Acácia Pinho, Felix foi contundente: “o nosso amigo Mangabeira deverá ser candidato a prefeito e contará com total apoio do partido. Ele é um homem sério e de valor”, finalizou. (Políticos do Sul da Bahia)

CGU esperou eleição para denunciar suborno, diz delator

© Foto: Divulgação CGU: o órgão justificou que demorou para abrir o processo contra a empresa porque apenas em novembro teria sido possível reunir materiais suficientes
© Foto: Divulgação CGU: o órgão justificou que demorou para abrir o processo contra a empresa porque apenas em novembro teria sido possível reunir materiais suficientes

A CGU (Controladoria-Geral da União) recebeu entre agosto e outubro a denúncia de que a SBM Offshore teria pago propina para fechar contratos com a Petrobras, mas esperou até novembro, quando as eleições já haviam acabado, para abrir um processo contra a companhia holandesa. A informação foi publicada nesta terça-feira (14) em umareportagem do jornal Folha de S.Paulo.

Para o ex-diretor da SBM e delator do esquema, Jonathan David Taylor, com a demora, a CGU procurou evitar o impacto negativo das acusações na campanha do PT e de Dilma Rousseff. Já o órgão brasileiro justificou à publicação que demorou para abrir o processo contra a empresa porque apenas em novembro teria sido possível reunir materiais suficientes para efetivar a denúncia.

A companhia holandesa confessou ter pago US$ 139 bilhões de propinas à Petrobras. A empresa tenta atualmente fechar um acordo de leniência com a Controladoria para colaborar com as investigações em troca de se livrar das punições e continuar realizando negócios no país.

Chantagem

A SBM disse ao jornal que Taylor tentou chantagear a empresa pedindo 3,5 milhões de euros para silenciar sobre as denúncias, às quais teve acesso em 2012 após participar de uma investigação interna. Segundo chefe jurídico da companhia, o ex-diretor teria deixado a empresa após divergências com o responsável pela auditoria. Em resposta à reportagem, a CGU afirmou que, no Brasil, Taylor também perguntou sobre uma possível recompensa financeira em troca dos dados, o que foi negado pelo órgão.

Brasil já registra 220 casos de dengue por hora

AAaYSqC

O mais recente levantamento do Ministério da Saúde mostra que o Brasil registrou, até 28 de março, 460,5 mil casos de dengue (220 notificações por hora), mais da metade em São Paulo (257.809, ou 55%). O Estado ainda responde por três de cada quatro mortes ocorridas no País (99 de 132). A secretaria estadual afirma que trabalha com números menores, de casos confirmados, enquanto a Prefeitura prometeu reforçar ações.

Pelo ministério, São Paulo também registra o maior número de ocorrências da doença no recorte regional, considerando os 304.251 casos do Sudeste. E lidera rankings por cidades (mais informações nesta página). Considerando o valor de referência da Organização Mundial da Saúde (OMS) para epidemia, que é de 300 casos por 100 mil habitantes, o Estado já superou esse indicador: está em 585,5 casos por 100 mil.

No Brasil, no mesmo período de 2014, foram registrados 135,3 mil casos (aumento de 240,1% em 2015). No Estado de São Paulo, o registro era de 35.141 (633,6% de acréscimo em 2015). Entre os municípios com mais de 1 milhão de habitantes, Campinas (SP) é a que tem mais casos e maior incidência. A capital paulista aparece em quarto.

O prefeito Fernando Haddad (PT) comentou os casos de dengue no Estado e prometeu reforçar as ações de combate ao mosquito. “Se os dados do Ministério se confirmarem, nós estamos falando de uma epidemia no Estado de São Paulo. A capital continua em uma situação melhor, mas não confortável, porque os casos são muito mais numerosos do que no ano passado. (Vamos) colocar a Vigilância (Sanitária) em alerta total, porque é o pior mês do ano”, disse, referindo-se ao mês de abril.

A Secretaria Municipal da Saúde informou que uma tenda de atendimento para dengue, igual a que já existe na Brasilândia, começará a funcionar hoje na Freguesia do Ó (zona norte). Outras quatro começarão a funcionar até a próxima semana em Lapa e Rio Pequeno (oeste), Vila Manchester (sul) e Itaquera (leste).

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) também abordou o assunto. “O secretário (de Saúde) David Uip está em permanente contato com a Prefeitura. Nós oferecemos, além do que a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) já tem, mais 500 agentes para o combate, 50 veículos, toda a equipe, além do Instituto Adolfo Lutz e 30 médicos.”

O Ministério da Saúde informou que fez um repasse adicional de R$ 150 milhões para todos os Estados e municípios para a adoção de medidas de “vigilância, prevenção e controle da dengue”. Sobre São Paulo, o órgão informou que repassou mais de 28,6 mil litros de inseticida, além de kits de diagnóstico e manuais de manejo clínico.

Diferenças

Nesta segunda-feira, 13, também foram divulgados novos dados da Secretaria de Estado da Saúde. Eles apontam que foram registrados, até o fim de março, 158.300 casos autóctones confirmados. O número até 10 de abril sobe para 159.328. Os indicadores diferem dos divulgados pelo ministério, pois levam em consideração os casos confirmados, e não as notificações.

Nos dados do Estado, Campinas também aparece como a cidade com o maior número de casos confirmados: 20.380. A capital vem em terceiro: 9.809. O dado é mais próximo do que foi divulgado na semana passada pela Prefeitura, que apresentou um registro de 8.063 casos nas 12 primeiras semanas e constatou epidemia no Pari (centro).

A Secretaria de Estado ainda negou que exista uma epidemia generalizada. “Dos 645 municípios paulistas, 410 não apresentaram quadro de epidemia”, informou, em nota. A pasta disse ainda que dois terços dos casos foram registrados em 30 municípios. Com informações do Estadão Conteúdo.

Como a ciência explica mulher grávida de quadrigêmeos aos 65 anos

AAaYTOU
© Fornecido por BBC Nessa foto, Raunigk está com 55 anos segurando sua filha mais nova; dez anos depois, ela espera quadrigêmeos.

Annegret Raunigk está com 65 anos e prestes a dar à luz quatro bebês. A professora primária alemã está na 21ª semana de gravidez e diz estar se sentindo bastante ‘saudável’. Se a gravidez seguir conforme o esperado, Raunigk será considerada a mulher mais velha a dar à luz quadrigémeos – ela não será, porém, a mulher mais velha a dar à luz, já que esse “recorde” pertence a Maria del Carmen Bousada Lara, que teve gêmeos na Espanha em 2006 aos 66 anos. Alguns ainda dizem que o recorde de ‘mãe mais velha do mundo’ é de Omkari Panwar – acredita-se que ela tinha 70 anos quando deu à luz gêmeos na Índia em 2008. Mas como essas gravidezes “de 3ª idade” são possíveis? Entenda os fatores que explicam esses casos:

Óvulos doados

Mulheres que já estão na menopausa não conseguirão mais ficar grávidas sem ajuda médica. Elas precisarão usar óvulos de uma doadora – ou os próprios óvulos dela congelados – para poderem engravidar. Para mulheres, a fertilidade diminui com a idade, em um ritmo relativamente rápido a partir dos 35 anos – isso varia um pouco de mulher para mulher. Mas tudo depende dos óvulos.

Mulheres já nascem com todos os óvulos que elas terão na vida e, depois do período da puberdade, elas começam a perder um a um, na menstruação. Quando elas chegam aos 40 anos, a quantidade de óvulos de boa qualidade é cada vez menor.

Hormônios

Antes de receber um óvulo fertilizado de uma doadora, os médicos precisarão confirmar se o útero da mulher está pronto para a tarefa. As mulheres, nesse caso, podem ser submetidas a uma terapia de estrogênio, para engrossar o revestimento do útero e preparar o ambiente para o embrião. Uma vez que o óvulo fertilizado é colocado no útero, a mulher precisará tomar mais hormônios para sustentar a gravidez – diferente de mulheres mais jovens, que têm os ovários em pleno funcionamento, as mais velhas não conseguem produzir todos os hormônios de que vão precisar. A especialista em fertilização do Centro de Fertilização da Mulher de Birmingham, Sue Avery, explica que “o processo é o mesmo utilizado para uma mulher mais jovem que, por alguma razão, precisou retirar os ovários.”

Acompanhamento de perto

Segundo ela, “futuras mamães” que são mais velhas vão precisar de um acompanhamento especial e cuidadoso, porque elas correm mais riscos de ter complicações relacionadas à gravidez, como por exemplo pressão alta ou diabetes gestacional.

No entanto, quando o óvulo vem de uma doadora jovem, isso pode mudar algumas coisas. “Apesar de a grávida ser mais velha, o fato de os óvulos virem de uma mulher jovem faz com que a gravidez seja como a de uma mulher mais jovem, porque tudo tem a ver com hormônios”, explica a especialista.

Um estudo nos Estados Unidos feito com 101 grávidas mais velhas descobriu que o risco de complicações na gravidez para mulheres acima de 50 anos que engravidaram por doação de óvulos era parecido com o risco de mulheres mais novas que engravidaram dessa maneira. Acima de tudo, isso está ligado ao estado físico da mãe, e não apenas com a idade dela. Na verdade, o maior fator de risco no caso da gravidez de Raunigks é o número de bebês que ela está carregando, segundo Avery.

Gravidez múltipla – gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos ou mais – são sempre consideradas de maior risco por médicos. Esse tipo de gestação aumenta a possibilidade de parto prematuro, os bebês tem mais chances de nascerem com peso abaixo do normal, e há mais riscos de complicações para a mãe, incluindo pressão alta e pré-eclâmpsia.

Cesária

Grávida de quatro bebês, é muito pouco provável que Raunigk, aos 65 anos, consiga ter parto normal e, provavelmente, ela dará à luz com uma cesariana. A alemã já é mãe de outras 13 crianças – a mais nova nasceu dez anos atrás. O médico dela, Kai Hertwig, disse à TV alemã RTL que gestações de quadrigêmeos costumam ser mais tensas, mas garantiu que tudo está indo muito bem para a paciente.

Após o nascimento

Nos primeiros meses, como é o caso com a maioria das mães, Raunigk terá de enfrentar o desafio de conviver com muito cansaço, poucas horas de sono e muitos “cochilos”. Por causa da sua idade, ela não poderá amamentar os quatro novos bebês que vêm por aí. Depois, será preciso planejar o futuro deles. “Se ela tem quatro filhos aos 65 anos, ela logo vai precisar correr atrás de quatro crianças. Boa sorte para ela!”, deseja Sue Avery. “Mesmo se você está extremamente saudável e em forma, você não tem a mesma energia aos 45 que tinha aos 25. Não vamos nem falar aos 65.”

Aécio vai conversar com movimentos anti-Dilma, diz presidente do PSDB em Minas

AAaUJRY

São Paulo – O presidente do PSDB de Minas, deputado Marcus Pestana, disse nesta segunda-feira, 13, que o presidente nacional do partido, senador Aécio Neves, vai convidar nos próximos dias os movimentos que lideram as manifestações contra o governo Dilma Rousseff para uma conversa. “É para entender. ‘Vem pra Rua, qual sua visão do Brasil? Movimento Brasil Livre, o que você quer da gente? Como está vendo o futuro do Brasil?'”, explica o deputado.

Segundo o deputado mineiro, pela característica difusa dos movimentos, Aécio tentará uma aproximação cautelosa. Pestana lembrou que alguns dos movimentos não querem a participação de partidos e de políticos. “Como você vai tomar café na casa de alguém que não te convidou?”, questiona o deputado. “O passo que temos que dar agora, as oposições, é um diálogo com esses movimentos para clarear isso. Nos querem lá?”, disse.

Pestana disse que foi ao protesto deste domingo, 12, em Belo Horizonte, mas defendeu a opção do presidente nacional do PSDB, que mais uma vez convocou os manifestantes mas não foi às ruas. “O Aécio não estava porque a situação dele é muito singular. Ele é o estuário e é, possivelmente, o herdeiro desta situação. Ele não quer que pareça oportunismo”, defendeu Pestana, um dos políticos mineiros mais próximos de Aécio. “Cada bobagem que a Dilma faz cai no colo dele por gravidade”, completou o tucano.

O deputado mineiro negou que Aécio tenha deixado de ir às manifestações por medo de ser vaiado. “A reflexão política dele é que sua presença pode dar argumento aos nossos adversários de que há um terceiro turno”, disse Pestana, antes de listar os perigos da participação do tucano nos protestos. “Imagina se o Aécio vai num movimento difuso e o cara pede um selfie com a camisa pedindo a volta dos militares. Aí o PT faz uma festa. Tudo é mais complexo do que parece”, afirmou Pestana, que disse que Aécio considerou participar dos protestos, mas desistiu.

Bolsonaro é condenado a pagar R$ 150 mil por declarações contra homossexuais

AAaZIfY

A Justiça do Rio de Janeiro condenou o deputado federal Jair Bolsonaro (PP/RJ) a pagar uma indenização de R$ 150 mil por declarações contra os homossexuais feitas no programa CQC, da TV Bandeirantes, exibido em março de 2011. Bolsonaro disse, durante o programa, que nunca passou pela sua cabeça ter um filho gay porque seus filhos tiveram uma “boa educação”, com um pai presente. “Então, não corro esse risco”.

Em outro momento, no qual respondeu a perguntas de espectadores, Bolsonaro disse que não participaria de um desfile gay porque não promoveria “maus costumes” e porque acredita em Deus e na preservação da família.

A juíza Luciana Santos Teixeira, da 6ª Vara Cível do Fórum de Madureira, condenou o parlamentar, com base em uma ação civil pública ajuizada pelos grupos Diversidade Niterói, Cabo Free de Conscientização Homossexual e Combate à Homofobia e Arco-Íris de Conscientização. O dinheiro será destinado ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, do Ministério da Justiça.

Segundo a magistrada, o deputado não pode deliberadamente “agredir e humilhar”, ignorando os princípios da igualdade e isonomia. A juíza considera que Bolsonaro infringiu o Artigo 187 do Código Civil, ao abusar de seu direito de liberdade de expressão para cometer um ilícito civil.

A Justiça informou ainda que Bolsonaro alegou ter imunidade parlamentar, mas a defesa não foi aceita porque o deputado falou como “cidadão” e não como “parlamentar”. Ainda cabe recurso à decisão. A Agência Brasil entrou em contato com o gabinete do deputado em Brasília, que informou que ele deve se pronunciar ainda hoje. Editor Maria Claudia

Governo tenta alterar projeto de terceirização

AAaYf7T

O texto-base do projeto de lei que regulamenta a terceirização em empresas públicas e privadas já foi aprovado, mas o governo ainda negocia com a Câmara alterações que devem ser votadas na tarde desta terça-feira, 14. O presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), determinou que emendas sejam apresentadas até as 14h, duas horas antes do horário previsto para o início da sessão.

Antes disso, o peemedebista deve reunir-se com o vice-presidente da República, Michel Temer, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, e o relator do texto, Arthur Maia (SD-BA). O presidente da Câmara, que na semana passada negociou termos do projeto com Levy, disse esperar mudanças pontuais na questão previdenciária. “Terá alteração. Faremos acordo. Ainda não sabemos qual, mas haverá”, afirmou.

O impasse envolve o recolhimento do INSS das terceirizadas, o que é apontado por Rachid como uma ameaça à arrecadação fiscal. No final de semana, o secretário propôs que as empresas que não são especializadas em fornecer mão de obra terceirizada passasse a recolher como INSS uma fatia de 5,5% da receita. É o caso, por exemplo, de transportadores de valores, que lucram mais pela logística em carros-fortes do que com a oferta de seguranças. Essa categoria recolhe hoje até 20% da folha de pagamento.

O vice-presidente Michel Temer se reúne amanhã com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para negociar modificações pontuiais no texto base que regulamenta a terceirização de entes privados e públicos. Os destaques serão votados amanhã. Também participam da reunião o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, o secretário do Tesouro, Jorge Rachid, e o relator Arthur Maia (SD-BA).
Já no caso das empresas em que a maior parte do faturamento é com oferta de mão de obra – como as de limpeza e manutenção predial -, o recolhimento previdenciário atinge 11% da receita.

O relator contesta o argumento de perda de receita. “Uma empresa que fatura R$ 1 milhão e recolhe INSS sobre a folha porque não faz cessão de mão de obra paga hoje R$ 40 mil. Caso mude para a tributação sobre a receita, a empresa vai recolher R$ 55 mil de INSS”, exemplificou Maia. O resultado do acordo entre Executivo e Legislativo será apresentado apenas momentos antes da votação na forma de destaque de emenda. Até ontem, havia 24 destaques de bancadas de partidos e oito individuais de deputados.

Embate. O PT se reuniu na noite desta segunda-feira para discutir as alterações a sugerir. Contrário a alguns pontos do projeto, o partido deve propor a restrição da terceirização para proteger as atividades-fim das empresas. O partido votou contra o texto base aprovado na Câmara.

Assim como na semana passada, quando houve confronto com a polícia em Brasília, centrais sindicais prometem organizar atos para marcar posição contra o projeto. Sindicalistas se juntarão a movimentos populares em pelo menos sete capitais, onde também promoverão paralisações em todas as categorias filiadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT), CTB, NCST, Intersindical e Conlutas.

Manaus: Pai encontra filha morta, nua e amarrada dentro de casa

001

Uma adolescente de 17 anos foi achada morta no último sábado (11) pelo pai em Manaus, capital do Amazonas. De acordo com matéria publicada no site Extra, Amanda Cristina Bezerra estava nua, com as mãos e pés amarradas para trás com uma corda. O corpo foi achado pelo pai da jovem, que passava para visitá-la. O pai contou que estranhou quando chegou na casa e chamou Amanda várias vezes, sem sucesso. Ele contou ao Extra que a jovem morava sozinha e namorava uma mulher, de quem era colega em uma loja no Centro da cidade. Testemunhas contaram à família que viram um homem deixando a casa por volta das 5h30 de sábado. A adolescente também foi vista conversando com uma mulher, que foi convidada a ir para sua casa na véspera do crime. A Polícia Civil determinou que Amanda foi morta por asfixia durante a madrugada. A autoria do crime ainda é ignorada. Exames serão feitos para determinar se a jovem sofreu abuso sexual.

Ilhéus: Garoto de 4 anos morre afogado em casa de eventos durante uma festa de crianças

Capturar (1)

Gabriel Siquara Costa morreu afogado na piscina da Júbilo, casa de festa da zona sul de Ilhéus, no último sábado (13), informa o Blog Agravo. Ele tinha 4 anos. Conforme o blog, Gabriel foi acompanhado por uma tia para uma festa de aniversário. O evento acontecia no salão de festas e os convidados não deveriam ter acesso à piscina. Familiares de Gabriel contaram que não havia nenhum salva-vidas ou segurança para vigiar o acesso à piscina, apesar de o evento ser voltado para crianças. O policial militar Eduardo Vinícius Costa, pai de Gabriel, criticou a falta de segurança num local com piscina durante uma festa infantil. A Polícia Civil investiga o caso.

Operação prende 18 criminosos responsáveis por homicídios e tráfico em Camaçari

Foto: Jorge Cordeiro/SSP-BA
Foto: Jorge Cordeiro/SSP-BA

Dezoito criminosos responsáveis por mais de 30 homicídios e tráfico de drogas na Região Metropolitana de Salvador (RMS) foram presos durante operação conjunta da Polícia Civil e Militar em Camaçari, na manhã desta segunda-feira (13). De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), 10 dos detidos na operação “Camaçari em Paz” realizaram homicídios na região, o que inclui o caso do jovem Yuri Mendes dos Santos, 13 anos, que morreu em fevereiro após ser atingido por uma bala perdida na Praça dos Canudos, no bairro Nova Vitória. Bruno de Oliveira Santos e Jadson Barbosa Veras de Souza, que estavam entre os membros das quadrilhas desarticuladas, confessaram a autoria dos disparos, mas afirmaram que o alvo seriam integrantes de quadrilhas rivais. Foram apreendidas 10 armas, sendo sete de calibre 38, uma pistola ponto 40, uma 380 e uma 12. O material foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e os dados serão remetidos ao Sistema de Identificação Balística (Ibis). “Este equipamento é que irá determinar em quantos homicídios foi utilizado o armamento”, explicou a delegada Fernanda Porfírio, diretora do Departamento de Polícia Metropolitana. O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Henrique Melo, informou que o policiamento ostensivo na área prossegue para “evitar briga por pontos de vendas de drogas que ficaram sem lideranças”.

Itabuna: Abastecimento de água está prejudicado em alguns bairros

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.5kHWxlACic

Bairros de Itabuna, sul do estado, sofrem com a falta de água. Localidades como Pontalzinho, Novo Horizonte, Santo Antônio, Jorge Amado, Nova Itabuna, Santa Clara e Jaçanã estão com o abastecimento de água prejudicado. Segundo a Embasa, o problema é devido à forte estiagem na bacia do rio Cachoeira, que reduziu a vazão do rio na captação de Ferradas. A empresa baiana de saneamento informou que tem adotado medidas técnicas para minimizar o impacto no abastecimento, e solicita à população que faça economia de água. Para informações e orientações, a Embasa disponibiliza o telefone 0800.073.1195, que pode servir também para o pedido de carros pipa para atendimento às situações emergenciais. Com informações do Bahia Noticias.

“Sou contra a redução da maioridade penal”, posiciona-se Dilma em carta aberta

Presidenta-Dilma-Rousseff-durante-cerimonia-de-Sancao-do-Codigo-de-Processo-Civil-foto-Roberto-Stuckert-Filho-PR_-2-550x310

A presidente Dilma Rousseff se posicionou abertamente contra a redução da maioridade penal. A decisão foi divulgada em uma carta aberta divulgada no Facebook, nesta segunda-feira (13). Na mensagem, intitulada “Sou contra a redução da maioridade penal”, Dilma disse ainda que, se a proposta virar lei, significará “grande retrocesso” para o país.

“Reduzir a maioridade penal não vai resolver o problema da delinquência juvenil. Isso não significa dizer que eu seja favorável à impunidade. Menores que tenham cometido algum tipo de delito precisam se submeter a medidas socioeducativas, que nos casos mais graves já impõem privação da liberdade. Para isso, o País tem uma legislação avançada: o Estatuto da Criança e do Adolescente, que sempre pode ser aperfeiçoado”, escreveu a presidente.

Rousseff acredita que o mais correto seria punir que alicia menores para o crime. “Acredito que é chegada a hora de ampliarmos o debate para alterar a legislação. É preciso endurecer a lei, mas para punir com mais rigor os adultos que aliciam menores para o crime organizado”, continuou.

A presente afirmou que orientou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a dar início a uma ampla discussão com representantes das entidades e organizações da sociedade brasileira para aprimoramento do Estatuto da Criança e do Adolescente.

“É uma grande oportunidade para ouvirmos em audiências públicas as vozes do nosso País durante a realização deste debate. Mas, insisto, não podemos permitir a redução da maioridade penal. Lugar de meninos e meninas é na escola. Chega de impunidade para aqueles que aliciam crianças e adolescentes para o crime”, encerrou.

Ubaitaba: Lançamento do Bloco Jabaculê 2015 reuniu quase 3 mil pessoas no Beira Rio

CYMERA_20150413_150759
Foram mais de 2.500 pagantes.

A empresa “Jabaculê Produções” agradece a todos que contribuíram com o show de lançamento do “Bloco Jabaculê 2015”, o público, as bandas e todos que trabalharam para fazer essa festa que foi linda! Foram mais de 2.500 pagantes. As bandas Tayrone Cigano, Vingadora e a Panela deram um grande show na Avenida Beira Rio, transformando o evento em um mega evento. E que venha o Bloco Jabaculê 2015. Será no dia 24 de junho com a banda “Pagodart”.

Itapitanga: Ex-prefeito é condenado por mal uso de verbas do Fundef

Ney Apolinário da Silva | Foto: Reprodução
Ney Apolinário da Silva | Foto: Reprodução

O ex-prefeito de Itapitanga, Ney Apolinário da Silva, foi condenado pela Justiça Federal por improbidade administrativa. A juíza federal Maízia Seal Carvalho Pamponet da 1ª Vara a Subseção Judiciária de Itabuna, no sul do estado, acatou a ação civil proposta pelo Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA), por mal uso de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O ex-prefeito teve seus direitos políticos por três anos e foi condenado a pagar multa civil correspondente a cinco vezes a sua remuneração à época dos fatos, com as devidas correções e juros. Segundo a denúncia, foram aplicadas indevidamente verbas sem respeito ao mínimo de 60% das receitas do Fundef na remuneração dos professores em desrespeito a Lei nº 9.429/96 e uso de parte dos recursos em finalidades não compatíveis com a mesma lei. A magistrada considerou que o acusado aplicou apenas 35,5% dos recursos na remuneração dos professores do ensino fundamental e aperfeiçoamento de professores leigos. Entretanto, a juíza não acatou o pedido de indenização por danos morais coletivos tendo em vista que, pelas circunstâncias do caso, não vislumbrou ocorrência de um abalo moral aos munícipes, ou mesmo de um descrédito grave da máquina administrativa a ponto de caracterizar um dano indenizável. Com informações do Bahia Noticias.

Padre morre em acidente com trator no sudoeste da Bahia

Foto: Reprodução / Giro em Ipiaú
Foto: Reprodução / Giro em Ipiaú

Um acidente matou um padre na manhã desta segunda-feira (13) em uma fazenda no município de Dário Meira, no sudoeste do estado. Padre Pedro, como era conhecido, 65 anos, também era Coronel da Reserva do Exército Brasileiro, com participação em três missões de paz, em Moçambique, Angola e Haiti. De acordo com o Giro em Ipiaú, o padre dirigia um trator na Fazenda Rodeio, de propriedade dele, quando o veículo tombou em uma ladeira e caiu por cima do religioso. Um trabalhador que teria testemunhado o acidente contou que o padre ficou preso debaixo do trator e morreu minutos depois. O acidente ocorreu por volta das 10h da manhã quando o padre puxava com o veículo um poste de madeira. O Departamento de Polícia Técnica de Jequié já foi acionado para fazer o levantamento cadavérico. Ainda não foi informado o local do velório e do sepultamento.

Conquista: Fim de semana registra morte em BR e arrastão em restaurante

Foto: Reprodução / Blog do Anderson
Foto: Reprodução / Blog do Anderson

Uma vítima fatal em um acidente na BR-116 e um arrastão em um restaurante na Avenida Olívia Flores foram registrados neste fim de semana em Vitória da Conquista, sudoeste do estado. Segundo o Blog do Anderson, o acidente que provocou a morte de João Batista Ribeiro dos Santos ocorreu neste domingo (12). A vítima, de 49 anos, dirigia um Fox e teria batido no fundo de uma carreta no km 262 da rodovia, que liga Conquista a Anajé. O homem era proprietário de uma oficina de radiadores em Conquista. Outro fato registrado na cidade foi um arrastão de em um restaurante na Avenida Olívia Flores. Um grupo de pessoas foi surpreendido por bandidos no final da noite de domingo (12). Na ação, foram levados pertences de funcionários e clientes, além de R$ 3 mil do caixa do estabelecimento. Poucos instantes desse fato, um homem sofreu tentativa de homicídio enquanto dirigia na Zona Oeste.

Esportes: Federação Paulista corta patrocínio a árbitros após polêmicas

177985_ext_arquivo

Após a reunião que definiu os horários e locais das semifinais do Campeonato Paulista, nesta segunda-feira, a Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou que rompeu com a Crefisa o acordo de patrocínio à comissão de arbitragem para as fases decisivas da competição. A informação é do UOL Esporte.

Antes das quartas de final, ficou acertado que a empresa, que é parceira do Palmeiras, iria arcar com as despesas dos árbitros. O acerto foi divulgado por meio das redes sociais da Federação. A notícia gerou polêmica pelo fato de o Verdão estar vivo na disputa pelo título.

Por conta disso e também devido aos erros cometidos pela arbitragem nas quartas de final, a entidade, em reunião com os representantes de Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, os quatro classificados para as semifinais, decidiu por encerrar o contrato com a Crefisa.

Chamada de voz no WhatsApp obriga operadoras a repensarem seu futuro

Jan Koum, fundador do WhatsApp. FOTO: David Ramos/Getty Images
Jan Koum, fundador do WhatsApp. FOTO: David Ramos/Getty Images

As operadoras de telefonia móvel estão determinadas a assumir em 2015 a postura que já vinham ensaiando nos últimos anos, aliando-se a aplicativos de mensagens e voz. A aproximação com os antigos “inimigos” é hoje a principal estratégia de empresas como TIM e Oi para reerguer suas receitas, afetadas por clientes que fazem cada vez menos ligações pelo celular e sequer lembram do SMS no seu dia a dia.

O doutorando Flavio Thihara é um deles. Seja em casa, na rua ou na universidade, o pesquisador de tecnologia nuclear só se comunica por meio do WhatsApp, Skype e Viber. “O app que eu uso varia de acordo com quem vou falar, mas SMS eu não uso mais. O telefone normal eu uso só para falar com meus pais, e mesmo assim com a minha mãe eu troco mensagem e áudio pelo WhatsApp todo dia.”

Thihara diz que já usa muito as ligações por meio do WhatsApp, principalmente para falar com amigos no exterior. “Com ele, eu consigo saber quando a pessoa está online, é mais conveniente. Mas só uso quando estou em algum lugar com Wi-Fi, porque se não o sinal fica ruim.”

O estudante Marcos Freire, de 18 anos, segue na mesma linha, mas é mais radical. “Cara, eu odeio falar no celular. Falo só o necessário, o muito necessário mesmo”, diz. Para ele, que usa o WhatsApp para se comunicar com colegas do trabalho e da faculdade, o texto é preferível pela comodidade de responder quando quiser. “Até com meus pais, eles só usam WhatsApp, tanto para texto quanto voz.”

Segundo estudo feito pelo Ibope a pedido da Qualcomm, 26% dos brasileiros possuem smartphone; destes, 89% dizem se comunicar por meio de apps de mensagens (uma alta de 164% em relação a 2013). Dentre as principais atividades com o celular, menções a chamadas telefônicas caíram 64%.

O surgimento de apps como WhatsApp, Viber, Facebook Messenger e Skype, além do japonês Line e do chinês WeChat, afetou diretamente o uso de SMS. Algo semelhante deve acontecer com voz como resultado da popularização de recursos de voz por IP, recurso que permite fazer chamadas a outros usuários pela internet, e que passou a ser oferecido pelo WhatsApp a usuários Android desde o início deste mês.

À primeira vista, o fato não deveria ser uma preocupação, já que outros aplicativos já ofereciam essa possibilidade antes, mas a história muda quando se leva em conta que o WhatsApp é um dos aplicativos mais populares entre os brasileiros na atualidade.

Virada

A empresa de consultoria e análise Ovum prevê que o ano será de virada no setor, com o avanço da participação da receita de dados ultrapassando a de voz e SMS em nível global. No Brasil, no entanto, voz ainda é dona da maior parte do bolo. Dentre os ganhos gerados pelo celular no último trimestre de 2014, os dados responderam por 38,6% do total na Vivo (ante 32,4% do período no ano anterior). Na Oi, representaram 33,9% (contra 26,6%) e, na TIM, 30,9% (contra 23,2%).

A “virada” eventualmente chegará também ao Brasil. Certamente não em 2015, mas, segundo as próprias operadoras, não deve demorar.

Para Roberto Guenzburger, diretor de produtos de mobilidade na Oi, os dados mostrarão na receita a importância que ganharam nas empresas antes do que se imagina. “Veja as vendas de smartphones, aparelhos que levam o usuário inevitavelmente a comprar um pacote de dados. Para esse ano, as perspectivas de venda de celulares 2G são próximas de zero. Em três anos, não veremos mais nenhum.”

Segundo dados da IDC, em 2014 foram vendidos 70 milhões de celulares no Brasil. Destes, 78% eram smartphones (3G e 4G). A empresa prevê ainda que a participação de aparelhos 4G saltará de 15% para até 35% em 2015.

Diante do novo contexto, nos últimos anos, as operadoras tiveram que se ajustar, reorganizar a estrutura da própria empresa, rever foco do investimento e até mesmo redefinir que é rival ou aliado.

Guenzburger lembra que na Oi havia uma unidade de trabalho separada para cuidar de internet móvel. “Quando você segrega uma área, é porque é um assunto pequeno. Hoje colocamos todos juntos, não faria sentido ser diferente”, diz. O executivo afirma que o investimento em serviços móveis da Oi neste ano foi ajustado e está inteiramente voltado para dados, focados principalmente em 3G, 4G e criação de pontos de Wi-Fi.

Segundo Roger Solé, diretor de Marketing da TIM Brasil, a empresa está se adequando à nova realidade, começando pelo foco nos investimentos. Em fevereiro, a TIM anunciou seu planejamento trienal até 2017, que prevê investimentos da ordem de R$ 14 bilhões em mobilidade (o anterior era de R$ 11 bilhões). “A mudança foi necessária. Agora precisamos investir mais em dados. É uma questão de estratégia e vai tomar essa decisão quem quiser se sobressair nesse mercado agora”, diz.

App gratuito

Solé diz que a empresa aprendeu nesse meio tempo a enxergar as possibilidades trazidas pelo meio online, no qual “é possível fazer muito mais coisas” e que “são muito mais interessantes” que as tradicionais. “Nós temos o produto que todos querem, que é a conexão móvel. Em vez de ficar chorando que os apps estão substituindo nossos produtos, estamos criando novas oportunidades.”

A estratégia adotada não só pela TIM, mas pela Oi e outras diversas operadoras no mundo é a de “zero rating”. O conceito se refere à prática de oferecer planos que garantam ao usuário o uso de algum aplicativo sem que nada seja descontado do seu pacote de dados.

A TIM tem uma parceria com o WhatsApp (que só não cobre chamadas feitas por VoIP) e com o app de música Deezer. “São produtos que têm milhões de usuários. Vamos continuar com isso no futuro. Queremos tornar nossa operadora em uma grande plataforma de serviços digitais”, diz Solé.

Já a Oi selou parcerias com Facebook, Twitter, Opera e outros apps. Para Eduardo Tude, da consultoria Teleco, esses acordos evidenciam a relação de simbiose que deve conduzir o setor. “As operadoras sabem que o futuro delas é receita de dados. Quando ela investe em 3G e 4G, passa a depender também desses apps, porque são eles que vão atrair o usuário a comprar pacote de dados”, diz. “Hoje não há mais conflito entre operadoras e aplicativos, porque um precisa do outro.”

Uruçuca: Homem de 56 anos morre queimado na zona rural

54525119

São duas versões para o caso de Neemias Bispo de Almeida, 56 anos. A primeira: ele teria sido vítima de assalto numa fazenda em Uruçuca, no último sábado (11). Os ladrões invadiram o local, roubaram tudo e tocaram fogo em Neemias, que teve 99% do corpo queimado. Outra versão dá conta que o homem, depressivo, tentou tirar a própria vida, jogando gasolina e incendiando o corpo. Somente a perícia técnica vai desvendar o mistério. Neemias foi internado no setor de queimados do Hospital de Base e seria ouvido quando tivesse condições de falar. Mas não houve tempo. Ele morreu neste domingo (12). Com informações do RBN.