Ubaitaba Urgente

UBAITABA: PETO PRENDE DOIS TRAFICANTES NO BAIRRO ARMANDÃO

(Kito)

Redação Ubaitaba Urgente

O PETO – Pelotão de Emprego Tático Operacional prendeu na ultima quarta feira (22), no bairro Zitão em Ubaitaba, os traficantes Washington dos Santos, vulgo “Kito” ou “Cicatriz” e um menor que estava sem identificação alguma que se denominou TIAGO. A polícia chegou aos elementos através de denuncias anônimos de populares. Os policiais descobriram que a dupla veio da cidade de Itacaré para se esconder em Ubaitaba.

(Tiago)

Com eles os policias encontraram, 08 (oito) buchas de maconha, 43 (quarenta e três) pedras de crack, R$ 30,00 (trinta reais) em espécie, vários cartões de crédito, 01 (um) notebook de marca Positivo, 02 (dois) celulares, um de marca LG e outro Nokia. Os elementos e todo o material foram apresentados na Delegacia de Ubaitaba.

DROGAS

PORTO SEGURO: AVIÃO FAZ POUSO FORÇADO APÓS FALHA EM TREM DE POUSO

Foto: Na Mídia News
Foto: Na Mídia News

Um avião fez um pouso forçado, na tarde desta quinta-feira (23), no aeroporto de Porto Seguro, no sul baiano. A aeronave, que faz serviço como táxi aéreo, apresentou problema no trem de pouso dianteiro. Sem o equipamento, o avião foi obrigado a fazer um “pouso de barriga”. Só o comandante do avião estava na aeronave no momento e ele não sofreu ferimentos. O monomotor saiu da cidade de Prado. Com o problema detectado, o avião precisou sobrevoar uma hora e meia a região para eliminar o combustível e não causar um possível incêndio durante o pouso. O Corpo de Bombeiros foi chamado e espalhou espuma na pista também para evitar formação de chamas. Fonte: Bahia Noticias.

GONGOGI: CAMPEONATO MUNICIPAL INICIA NESTE DOMINGO

Campeonato reunirá oito equipes de Gongogi e região
Campeonato reunirá oito equipes de Gongogi e região

A Prefeitura de Gongogi, com o apoio da Liga Gongogiense de Futebol, realiza, a partir deste domingo (26), o Campeonato Municipal de Futebol. O evento, que será realizado no Estádio da cidade e terá a reconhecimento da Federação Baiana de Futebol, terá a participação de oito clubes, que serão distribuídos em dois grupos. O Campeonato deve movimentar as tardes de domingo e reunirá também escretes de outros municípios da região, a exemplo de Ubatã. O Campeonato deve ser finalizado no dia 30 de julho e deve levar uma multidão ao Estádio Municipal aos domingos.Fonte: Ubatã Noticias.

UBAITABA: JOVEM MORRE APÓS SUPOSTA OVERDOSE NA RUINHA

Jovem é de família evangélica (Foto: Ubatã Notícias)
Jovem é de família evangélica (Foto: Ubatã Notícias)

Um homem identificado como Robson Ribeiro dos Santos, de 29 anos, morreu após dar entrada no Hospital Municipal de Ubaitaba, por volta das 23h:45min desta quarta-feira (22). Robson passou mal e foi conduzido às pressas por familiares à unidade hospitalar, mas acabou falecendo ao dar entrada no Hospital. Populares informaram ao Ubatã Notícias que o jovem morreu após sofrer uma  suposta overdose, ocasionada por uso de entorpecentes. A versão, no entanto, não foi confirmada pelo Hospital de Ubaitaba, que até o momento não emitiu uma certidão com as razões que teriam causado a morte de Robson. A família do jovem é formada por evangélicos.Fonte: Ubatã Noticias.

BAHIA: GEDDEL DEVE SER ELEITO NOVO PRESIDENTE DO PMDB ESTADUAL NESTA SEXTA

050811_geddel_zeEduardo_gilbertoJr (5)
A convenção que o PMDB baiano fará na manhã desta sexta-feira (24) no Centro Cultural da Câmara de Vereadores deverá aclamar o vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima, como novo presidente do partido. De acordo com o atual dirigente, o deputado federal Lúcio Vieira Lima, as eleições internas têm apenas uma chapa com o irmão na liderança. Entretanto, o evento não servirá apenas para isto, Segundo Lúcio, também haverá encontro de lideranças, debates, orientações aos representantes do partido nos territórios do estado e também a eleição da nova Executiva estadual do partido e os delegados que participarão da convenção peemedebista ainda este ano. Por fim, o partido também reafirmará seu caráter de apoio à presidência Dilma Rousseff no plano federal, mas de oposição a Jaques Wagner no estadual. Fonte: Bocão News.

P. SEGURO: PROFESSORES PEDEM RAPIDEZ NO JULGAMENTO DA MORTE DE DOIS COLEGAS

Protesto da APLB no TJ-BA, em frente a Sede do CAB, em Salvador.
Protesto da APLB no TJ-BA, em frente a Sede do CAB, em Salvador.

A Associação dos Professores Licenciados da Bahia (APLB) de Porto Seguro, no extremo sul do estado, fez uma manifestação na manhã desta quinta-feira (23) em frente à sede do Tribunal de Justiça (TJ-BA), no Centro Administrativo (CAB), em Salvador. Segundo o sindicato, cerca de 150 pessoas foram ao local por volta das 9h. Elas pedem pressa no julgamento do caso do assassinato de dois professores de Porto Seguro, em 2009. Segundo Euvadelis Pereira, presidente da Delegacia Sindical da Costa do Descobrimento, os suspeitos do crime têm entrado com recursos, e por isso ainda não foram julgados. Os manifestantes disseram que vão continuar em frente ao TJ até que sejam recebidos para tratar do assunto, informou Euvadelis. Participam do protesto diversos representantes da APLB do extremo sul e norte da Bahia, além de trabalhadores em educação de Salvador. De acordo com o presidente da Delegacia Sindical, às 15h desta quinta-feira (23) eles devem seguir para a Praça da Piedade para continuar a manifestação e onde têm um encontro marcado com o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz.Fonte: Radar 64. 

UBAITABA: BÊDA QUER IMPLANTAR INCUBADORA PUBLICA NO MUNICÍPIO

Bêda, Cintya Nobre e Lino Arnulfo Vieira Cintra.
Bêda, Cintya Nobre e Lino Arnulfo Vieira Cintra.

Redação Ubaitaba Urgente

A possibilidade da implantação do projeto “Incubadora Pública”, no município de Ubaitaba  foi discutida   na tarde de ontem( quarta-feira ,22) durante uma reunião entre o prefeito Bêda Almeida, o coordenador do projeto, Lino Arnulfo Vieira Cintra, e a  coordenadora de integração comunitária da UESC, Cintya Nobre.O projeto poderá ser desenvolvido em parceria com a  Universidade Estadual de Santa Cruz. O projeto objetiva diminuir a exclusão social na cidade,por meio do estimulo a iniciativas de trabalho e renda. A proposta da incubadora publica é capacitar grupos interessados em formar empreendimentos solidários, proporcionando tanto conhecimento para a organização e gestão de negócios, quanto apoio em tecnologias e instrumentos que permitam a sustentabilidade e agreguem valor aos produtos e serviços, a exemplo do microcrédito e das redes de produção, consumo e distribuição dentro da cidade.

BAHIA: CATADOR DE LIXO MORRE APÓS BEBER LÍQUIDO EM GARRAFA DE REFRIGERANTE

Antônio morreu após ingerir bebida não-identificada (Foto: Bahia Acontece)
Antônio morreu após ingerir bebida não-identificada (Foto: Bahia Acontece)

Um homem morreu e outro passou mal após os dois tomarem um líquido que estava dentro de uma garrafa de refrigerante no lixão da cidade de Jacobina, a 330 km de Salvador. A situação aconteceu na noite desta quarta-feira (22). De acordo com Fábio Santos, Coordenador Regional da 16ª Coorpin (Jacobina), Antônio Carlos de Jesus, de 38 anos, e Olímpio Carlos dos Santos são irmãos e estavam juntos no lixão, onde costumavam catar objetos. Os dois encontraram a garrafa de refrigerante e decidiram dividir o seu conteúdo. Pouco tempo após os dois ingerirem o líquido ainda não identificado, Antônio começou a se sentir mal. A irmã dele, Luzia Rosa de Jesus, estava no local e solicitou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em seguida, Olímpio também começou a passar mal. Os dois chegaram a ser socorridos pela equipe de socorro, mas Antônio morreu a caminho do Hospital Municipal de Jacobina, onde Olímpio está internado em estado grave. “Foi deslocada uma equipe para o lixão, a fim de fazer a coleta do material ingerido”, explica o delegado, “A garrafa foi encontrada e será encaminhada para perícia, para descobrirmos o que foi ingerido”. A irmã dos dois também já foi ouvida pela polícia, que acredita na hipótese de intoxicação. Fonte: Correio.

MARAÚ: DURVAL LELYS QUER CONTRIBUIR COM PROGRESSO DO MUNICÍPIO

IMG_7360
Luíza, Durval Lelys e a prefeita Gracinha Viana

Redação Ubaitaba Urgente

O cantor Durval Lelys e a Banda Asa de Águia poderão realizar um show em Barra Grande. Essa possibilidade foi sinalizada à prefeita Gracinha Viana pelo famoso artista durante recente encontro na gravadora Duma, em Salvador. A iniciativa do encontro partiu do próprio Durval Lelys,dono de uma bela casa na paradisíaca praia de Taipus de Fora e fã incondicional da Península de Maraú. Durante a conversa a prefeita e o artista falaram do desenvolvimento do turismo no município, assim como de problemas que atingem a península e necessidade de soluções urgentes para os mesmos. Durval Lelys se colocou à disposição da prefeita para auxiliar no que for possível e revelou que está compondo uma musica em homenagem a Maraú. Também disse do seu projeto de realizar  um show do Asa na localidade. Se tudo der certo, a Trivela vai invadir a praia de Barra Grande e navegar num mar de gente bonita. O Radialista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Maraú, Jackson Cristiano, gravou uma entrevista com o cantor. Para ouvir é só clicar no “play” logo abaixo.

[audio:https://ubaitabaurgente.com.br/wp-content/uploads/2013/05/durval_lelys_ubaitaba_urgente.mp3]

Vídeo: Imagens de bandido assaltando loja de Informática em Ubaitaba

Redação Ubaitaba Urgente

Através de um policial, a equipe do site Ubaitaba Urgente teve acesso às imagens do elemento que é suspeito de praticar vários assaltos no comércio de Ubaitaba. Na imagem cedida por um policial o desconhecido aparece praticando um assalto contra um estabelecimento comercial da cidade que não quer ter o nome divulgado. O assaltante é moreno, trajava calça e camisa preta com o desenho de uma águia nas costas, ele usava ainda um óculos espelhado e um boné amarelo. No vídeo, ele entra em uma loja em plena luz do dia, vai ao caixa, saca uma arma de fogo anuncia o assalto e foge levando o dinheiro em uma sacola plástica branca.

ILHÉUS: JOVEM FOI ASSASSINADO POR TRAFICANTES DURANTE TIROTEIO NO PONTAL

Deivid Mota  tinha 19 anos de idade.
Deivid Mota tinha 19 anos de idade.

Deivid Mota Santos,19 anos de idade, foi assassinado por traficantes de drogas do bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus. Tudo começou após um tiroteio entre gangues rivais, fato ocorrido no  local conhecido por Ponta da Pedra, no Pontal, a beira da coroa do rio. A vitima, após ser assassinada, foi jogada dentro do rio que corta aquela região. Vale ressaltar, que Deivid Mota, tinha ligações com o tráfico de drogas. Segundo informações de populares, durante o tiroteio, foram mais de 100 tiros. O levantamento cadavérico foi efetuado pelo delegado Luis Adriano Coelho. Fonte: Correio do Estado Bahia.

ITAMARAJU: TRABALHADOR RURAL COMETE SUICÍDIO NO INTERIOR DO MUNICÍPIO

João apresentava quadro depressivo e era hipertenso.
João apresentava quadro depressivo e era hipertenso.

O trabalhador rural João Santos Souza, 62 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (22), por volta das 5h, na Fazenda São João, localizada nas imediações do Povoado de Coração Central, no interior do município de Itamaraju. João tirou a própria vida ao enforcar-se com uma corda, em uma árvore, aos fundos de sua própria residência. Segundo informações de sua esposa, João apresentava ultimamente um quadro depressivo e era hipertenso. Na manha desta quarta-feira (22) ao acordar e ver o cenário do suicídio a mesma informou o fato à central da Polícia Civil de Itamaraju. O policial civil José Trindade juntamente e o servidor público Anderson Barbosa, estiveram no local e realizaram o levantamento cadavérico removendo o corpo para o Instituto Médico Legal de Itamaraju (IML) para exames de necropsia. Fonte: Teixeira News.

AURELINO LEAL: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZARÁ II CONFERENCIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

logo-conferenciaA Comissão Organizadora da II Conferencia Municipal da Educação para a formação e mobilização à CONAE/2014 convida a todos para participar, debater e contribuir para a construção da Política Nacional da Educação.

As Conferências Municipais, Intermunicipais e Estaduais são etapas preparatórias que norteiam para a II CONAE/2014, que será um espaço democrático de construção de ideias, valores e posições diversificadas sobre os aspectos culturais, políticos e econômicos para a contribuição e organização para o novo PNE (Plano Nacional de Educação). A segunda edição da CONAE será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília, e terá como tema central, conforme prevê o Documento-Referência, O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Nos dias 28 e 29 de maio, Aurelino Leal dará mais um passo rumo a Conferência Nacional de Educação. A partir das 8h da manhã, na Escola Normal 2 de Julho. Estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e da sociedade civil se reunirão para debater os eixos do Documento-Referência da CONAE 2014. A programação desta etapa Municipal contará ainda com apresentações culturais, uma palestra com a Promotora de Justiça Drª Maianna Ferreira e da Professora Gilvânia da UESC além da participação popular. Veja aqui todas as informações da programação

BRASIL: PF INVESTIGA OS BOATOS DO BOLSA FAMÍLIA

policia-federal-operacao-voucher

Os boatos de que o governo federal iria cancelar o Programa Bolsa Família fizeram com que milhares de pessoas lotassem as agências da Caixa Econômica Federal em Itabuna e Ilhéus no fim de semana. A informação falsa chegou ao sul da Bahia no sábado. Centenas de pessoas se deslocaram dos bairros e da zona rural para sacar o benefício, o que provocou enormes filas e tumulto. A notícia falsa circulou em 12 estados, entre os quais a Bahia. Além de Itabuna e Ilhéus, no estado, a corrida para sacar o dinheiro do Programa Bolsa Família aconteceu em Jequié, Porto Seguro, Salvador, Juazeiro, Lauro de Freitas e Candeias. A Polícia Federal está investigando de onde partiram os boatos. No domingo, o Secretário de Assistência Social de Itabuna, José Carlos Trindade, pediu que os beneficiários ficassem tranquilos, pois não houve qualquer tipo de mudança no programa. A Caixa Econômica Federal emitiu nota pedindo que a população ajude desmentir o boato. Já a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, fez um apelo para que a população siga o calendário do governo para saque do benefício e não procure as agências antes da data. Fonte A Região.

UBAITABA: APENAS TRÊS VEREADORES VOTARAM CONTRA ALEXANDRE

Catarino, Suka e Smaile. Foto: Jackson Cristiano
Catarino, Suka e Ismaile. Foto: Jackson Cristiano

Redação Ubaitaba Urgente

Apenas três dos onze vereadores, votaram contra as contas do ex-prefeito Alexandre Almeida e a favor do parecer do TCM que opinou pela rejeição das contas do ex-prefeito. A seção ocorreu na noite desta terça feira (21), na câmara municipal de Ubaitaba. Os vereadores Catarino Atanásio (PSDB), Sueli Carneiro (PR) e Ismaile de Nego de Artur (PTC), votaram a favor do parecer do TCM.  Um dos vereadores chegou a dizer em plenário que já mais votaria pela a aprovação de uma conta cheia de irregularidades. Dessa forma eu estaria contra o povo.

BAHIA: VIGILANTE E MAIS DOIS SÃO PRESOS POR PARTICIPAÇÃO EM ASSALTO A CARRO-FORTE

traficantespresos1604
Wesley, 22, Esdras, 38, Fábio, 32, e André Dória de 24, foram presos no dia 15.

Três integrantes da quadrilha que assaltou um carro-forte, nas imediações do hipermercado Extra, na avenida Paralela, foram presos. Adailton de Araújo Silva, conhecido como Daí, de 35 anos, apontado como líder do grupo, o motorista João Augusto Leal do Vale, 29, e o vigilante Evilásio Freitas foram localizados por investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR).  O vigilante, segundo a polícia, facilitou a ação dos assaltantes ao carro-forte da empresa onde trabalhava. Outros quatro suspeitos estão presos desde o último dia 15. A quadrilha é responsável também por assaltos aos supermercados Todo Dia em São Caetano e Castelo Branco. O assalto ocorreu no dia 5 de abril, quando homens assaltantes armados com fuzis e submetralhadoras subtraíram 15 malotes com R$ 14 mil, armas e coletes antibalísticos dos vigilantes ocupantes do veículo. O grupo parecia conhecer a rotina do carro-forte da Preserve e escolheu um local isolado no estacionamento de baixo para fazer o assalto. Sem cobrir os rostos, eles exigiram o dinheiro – que estava todo em moedas. Logo depois, os bandidos fugiram pelos fundos do Extra em direção à orla em três carros. Cinco seguranças do carro-forte foram rendidos durante um assalto e alguns poucos funcionários do Extra que estavam no estacionamento também foram impedidos de subir para o mercado enquanto o crime não terminava.Fonte: Correio.

UBAITABA: PRESIDENTE AFIRMA QUE NÃO RECEBEU PEDIDO DE LICENÇA MÉDICA DE BÊDA

alcantara_porqueres

Redação Ubaitaba Urgente

Ao contrário do que alguns meios de comunicação estão divulgando, o prefeito Bêda (PMDB), ainda não enviou a câmara de vereadores, seu pedido de licença médica, já que o mesmo pretende se afastar por 60 dias para cuidar da Saúde. Bêda está em seu terceiro mandato e alega problemas de saúde. No lugar de Bêda assume o vice Paulo Bidú (PP). Em contato com o Presidente da câmara, Alcântara Porqueres, ele confirmou a informação e disse que não sabe quando o prefeito pretende mandar para a câmara seu pedido de licença médica para ser analisado.

Alexandre tem contas aprovadas

Por 8 x 3 (votos), os vereadores aprovaram na seção desta terça feira (21), as contas do ex-prefeito Alexandre Almeida do PMDB.

URUÇUCA: POLÍCIA PRENDE ASSALTANTE E RECUPERA DINHEIRO

foto 2
Foto: Ubaitaba Urgente

Redação Ubaitaba Urgente

Pablo Carvalho Moura, residente no bairro de Fátima em Itabuna, foi preso pela Polícia Militar, após praticar assalto contra a Farmácia do Povo em Uruçuca por volta das 11hs da manhã da última segunda feira (20). No assalto o elemento conseguiu roubar 1.400 reais em espécie. Segundo a polícia, Pablo estava com um comparsa de moto que conseguiu fugir. Pablo Carvalho Moura foi autuado em flagrante pela Delegada Andréa Tambone Menezes.

foto 3
Foto: Ubaitaba Urgente

UBAITABA: IFBA E PRONATEC REALIZA A I AULA INAUGURAL NO CENTRO DE CONVENÇÕES

ifba-aula-inaugural2-615x461

Aconteceu na ultima segunda feira (20), no Centro de Cultura de Ubaitaba, a primeira aula inaugural do Instituto Técnico Federal – IFBA e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego do Governo Federal (PRONATEC). Na oportunidade foram apresentados os professores que ministrarão as aulas no Pronatec IFBA em Ubaitaba, que funcionará próximo à Praça Santo Antônio. O campus que funciona em Ubaitaba é vinculado ao de Porto Seguro. O Pronatec visa qualificar os profissionais para atender os  turistas que virão ao Brasil na Copa do Mundo e Olimpíadas.Fonte: Ubaitaba.com.