Morreu na tarde de sábado (9), o ex-vereador de Ubatã, Antônio Costa, popularmente conhecido como Berro. O ubatense sofria de Diabetes, provocada por problemas renais. O falecimento ocorreu em Itabuna, após uma sessão de Hemodiálise. Berro foi vereador com mandato de 2001 a 2004. Em fevereiro do ano passado, O velório acontecerá na sede da Igreja Assembléia de Deus Madureira, próximo ao Churrascão.Fonte: Noticias de Ubatã
BRASIL: JORNALISTA E ASSASSINADO A TIROS EM MINAS GERAIS

Do JVA Online
O repórter do Jornal Vale do Aço e também da Rádio Vanguarda, Rodrigo Neto de Faria, de 38 anos, foi vítima de uma cruel execução, no início da madrugada desta sexta-feira (09), no bairro Canaã. O corpo foi alvejado por três tiros em regiões vitais. O crime aconteceu num local frequentado normalmente por muitas famílias, um ponto de venda de churrasquinhos, na avenida Selim José de Sales, onde o profissional ia com frequência. Quando entrava em seu veículo, à meia-noite e quinze, dois indivíduos em uma moto se colocaram ao lado da porta do Toyota Corolla de sua propriedade, placa KHO-4615, e o garupa fez os disparos. O próprio vendedor de churrascos tentou salvar a vida de Rodrigo, levando-o ao Hospital Municipal de Ipatinga, após ser socorrido por amigos, mas não houve tempo. Uma testemunha chegou a ser também alvo do atirador, mas escapou. Rodrigo Neto recebeu três tiros: o primeiro foi na região da cabeça, entrou pela área frontal esquerda da testa, saindo próximo à orelha direita. O segundo acertou na região torácica, abaixo do mamilo direito. O terceiro, na região escapular esquerda (nas costas, um palmo acima do quadril). As balas eram enjaquetadas, com maior poder de destruição, já que se expandem ao penetrar no alvo.
COARACI: CAÇAMBA FAZ COLETA DE LIXO IRREGULAR
Em Coaraci a coleta de lixo é feita de maneira bastante amadora, colocando em risco a vida dos garis e das pessoas que estão na rua. Na manhã desta sexta-feira uma caçamba foi flagrada fazendo a coleta, e a situação é precária. Foi improvisado com madeira um suporte para aumentar a capacidade de carga, a improvisação foi feita de maneira amadora, não respeitando nenhuma norma de segurança. A prefeita Josefina Castro (PT), tem que explicar se a coleta de lixo da cidade é feita pela prefeitura ou terceirizada. Ela tem que cobrar mais segurança e responsabilidade neste serviço. Fonte: Políticos Do Sul da Bahia.
ITAMBÉ: PRIMOS ASSASSINADOS COM TIROS NA CABEÇA

Do Itapetinga Agora
Dois adolescentes de 17 e 14 anos, foram encontrados mortos às margens do Rio Gameleira no Loteamento Parque Gameleira em Itororó na tarde dessa sexta-feira (08). Segundo a família das vítimas, era costume dos primos Vitor e William tomarem banho naquele Rio. Eles estranharam a demora dos adolescentes em voltar pra casa. Foi quando, através de um recado, a família recebeu a notícia de que os jovens haviam sido encontrados mortos. Segundo a polícia o crime tem características de execução, pois, os dois jovens encontravam-se na mesma posição em decúbito ventral com as mãos protegendo o rosto. A polícia investigará o crime e não descarta nenhuma possibilidade. As roupas das vítimas foram encontradas no local e também serão averiguadas.
UBATÃ: ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA CAFÉ DA MANHÃ PARA HOMENAGEAR MULHERES

Do Ubatã Noticias
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Ubatã realizou, nesta sexta-feira (08), um café da manhã para homenagear as mulheres ubatenses. O evento, realizado no dia Internacional da mulher, contou com a presença da Secretária Mariele Rigaud, dos vereador Vado Alexandrino (PMDB) e Nino Maragon (PDT), do vice prefeito Wesley Faustino (PDT) e da prefeita Siméia Queiroz (PSB). “É uma alegrai muito grande poder proporcionar este momento para as mulheres ubatenses. Um evento simples, mas carregado de carinho e zelo com o nosso maior patrimônio, que é o povo”, disse a prefeita Siméia Queiroz. Já Mariele Rigaud destacou: “Um dos objetivos da Assistência Social é promover momentos de interação e integração com a comunidade”, enfatizou a Secretária. O vice-prefeito Wesley Faustino e os vereadores Vado Alexandrino e Nino Maragon além de comparecerem ao café da manhã, ajudaram a servir. “Estamos aqui para servir sempre”, disse Maragon. Ainda acordo com Mariele Marinho, a pasta da Social realizará outras atividades para assistir, ainda mais, as mulheres do município.
ITABUNA: ABATEDOURO MUNICIPAL É INTERDITADO

O abatedouro municipal de Itabuna, no sul baiano, foi interditado nesta sexta-feira (8) após ação movida pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPE-BA). A promotoria exige que o matadouro cumpra determinações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento como oferecer rampa de acesso adequada aos padrões técnicos; uma área maior para comportar o gado; humanização do abate; isolamento da extensão do abatedouro para impedir a entrada irregular de pessoas e animais; especificação de um local para tratamento de resíduos; dispor de câmara frigorífica para conservação da carne até a sua saída do estabelecimento, além da retirada das casas construídas no local durante o período eleitoral. Segundo o site Políticos do Sul da Bahia, o secretário de Agricultura da cidade, Lanns Almeida, afirmou que o abastecimento do município não será prejudicado. De acordo com o titular da pasta, os frigoríficos de Itapetinga e Jequié têm condições de atender Itabuna e os criadores itabunenses poderão usar os serviços do matadouro de Ilhéus, que tem capacidade para abater 200 animais por dia. Durante o período de reforma e interdição a Vigilância Sanitária instalará barreiras sanitárias em pontos estratégicos da cidade.
UBAITABA: PM REALIZA TREINAMENTOS DE APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO E TÁTICO
Redação Ubaitaba Urgente
Teve inicio no mês de fevereiro de 2013 em Ubaitaba, o Curso de Instruções para Aperfeiçoamento Técnico e Tático dos Policiais Militares da 61ª CIPM. Os policiais passam por instruções de aperfeiçoamento de tiro tático policial, abordagem de veículo, patrulhamento urbano e rural e técnicas de defesa pessoal. Além das instruções semanais, os policiais realizam treinamento físico diário. Apesar do enfoque técnico e prático, inerentes à atividade de patrulhamento tático, o conhecimento teórico não é relegado a segundo plano.
Portanto, é constante a abordagem durante as instruções e reuniões de temas nas áreas de Direitos Humanos, Direito Penal, mediação de conflitos, resolução de problemas e outros. As aulas estão sendo ministradas pelo Aspirante/PM Adenilson, com o apoio do Major Melquiedes. O local utilizado para o treino é conhecido como “Cascalheira” e fica no município de Aurelino Leal.
IBIRAPITANGA: PROFESSORA É VITIMA DE COMENTÁRIOS FALSOS
Redação Ubaitaba Urgente
A professora Carmen Lúcia Ferreira de Ibirapitanga esteve na manhã dessa sexta feira (08), na redação do site Ubaitaba Urgente em busca de direito de resposta. Segundo a professora, estão usando seu nome e fazendo vários comentários mentirosos em uma matéria do site que fala sobre a morte de três homens de Ibirapitanga. Carmen contou que apesar de ser leitora assídua do site Ubaitaba Urgente, não tem costume de fazer comentários mentirosos, sem ética e difamatórios contra ninguém. Lúcia contou ainda, que por conta disso vem recebendo ameaças. “Os comentários com o nome da senhora Carmen Ferreira foram excluídos por nossa redação.”
BAHIA: EX-PREFEITO DE ARAÇÁS É PRESO ACUSADO DE PEDOFILIA

Do Correio
Acusado de abusar sexualmente de uma menina de 12 anos, o ex-prefeito do município de Araçás, localizado a 116 quilômetros de Salvador, foi preso na quinta-feira (7). De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Civil, o acusado, José Santos Correia, foi flagrado pela mãe da vítima há duas semana, deitado e seminu em companhia da adolescente no jardim da casa dele. A mulher entrou em contato com a Polícia Militar, que conduziu o ex-prefeito até a delegacia local. Para a polícia, a mãe da menina afirmou que estranhou a demora da filha em retornar da casa do acusado, que também é comerciante, onde ela teria ido comprar sorvete. O abuso foi confirmado depois que um exame realizado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região revelou que a criança permanecia virgem, mas apresentava ferimentos e vermelhidão na vagina. Como a vítima tem transtornos mentais, o ex-prefeito de Araçás deve responder por estupro de vulnerável. A criança será ouvida na delegacia em companhia de uma psicóloga.
SENADO: 74% DOS BRASILEIROS SÃO FAVORÁVEIS AO AFASTAMENTO DE RENAN, DIZ PESQUISA

Do Bahia Noticias
Quase 80% dos brasileiros ouvidos pelo Instituto Ibope querem o afastamento do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado. O levantamento foi encomendado pela organização não governamental Avaaz. Segundo a pesquisa, que ouviu, por telefone, mil pessoas entre os dias 2 e 3 de março, os senadores deveriam exigir a renúncia do peemedebista do cargo. Além disso, 63% da população que participou do levantamento destacou não concordar com o uso do sistema de voto secreto para a eleição da presidência da Casa. A consulta mostra ainda que 56% dos entrevistados consideram a votação inválida, contra 38% que acreditam na validade do pleito. As entrevistas por telefone apuraram também que 68% dos eleitores provavelmente não votariam em um senador que apoiasse Renan. O político retornou ao comando do Senado cinco anos após renunciar ao cargo para não ser cassado e uma semana após o Ministério Público tê-lo denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF) por peculato (desvio de dinheiro público), falsidade ideológica e uso de notas falsas. Calheiros foi eleito presidente do Senado no último dia 1º de fevereiro com ampla maioria (56 votos), mas antes mesmo da eleição, seu nome já era dado como certo. A ONG Avaaz começou, então, a articular uma manifestação eletrônica em que pedia o impeachment do peemedebista. No dia 23 de fevereiro, representantes do movimento entregaram ao Senado mais de 1,6 milhão de assinaturas recolhidas no País.
AURELINO LEAL: FM RIO DAS CONTAS COMPLETA QUATRO ANOS DE EXISTÊNCIA

Do Jornal Tribuna da Região
Foi comemorado hoje, dia 08 de março, o quarto aniversário da Rádio Rio das Contas FM. A rádio, fundada em 8 de março de 2009, completa mais uma no de existência e serviços prestados às comunidades de Aurelino Leal, Ubaitaba e região. As comemorações foram pertinentes durante toda a semana com a distribuição de brindes para os ouvintes. Como nesta mesma data comemora-se também o dia Internacional da Mulher, o programa jornalístico da rádio, o “Bom Dia Cidades”, contou com a participação de três mulheres atuantes nos municípios de Aurelino e Ubaitaba: a contabilista Reijane Mendes, a governadora-assistente do distrito 4550 do Rotary Clube, Elied Soares e a membro da diretoria da pastoral da criança de Aurelino Leal, Mercedes Mendonça. Juntas elas comentaram, enquanto mulheres, como é a sua atuação societária e quais pontos relevantes dentro deste aspecto. Marcou presença também nos estúdios da radio o casal Marilene e Hilário Cerqueira, ambos são diretores do Rotary Clube de Ubaitaba. Após o programa ocorreu uma celebração em ação de graças, realizada pelo pároco da cidade de Ubaitaba, o padre Albervan Cruz. Locutores e diretores da rádio e os demais convidados participaram de um coquetel. As comemorações irão até o domingo.

IBIRAPITANGA: VEREADOR PARABENIZA MULHERES!

Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana. Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro. Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande. Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida. Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade. “Parabéns mulheres de Ibirapitanga neste dia tão especial, 08 de Março, dia da mulher”.
MARAÚ: PREFEITURA RECUPERA CALÇAMENTOS E ESTRADAS VICINAIS

Redação Ubaitaba Urgente
A prefeitura de Maraú, por meio da Secretaria de Infraestrutura, vem realizando a recuperação do calcamento de diversas ruas da sede e dos distritos. O município foi encontrado com diversas ruas em estado crítico. A prefeita Gracinha Viana (PP) pretende recuperar a infraestrutura do Município bem como as estradas vicinais.

A recuperação teve inicio na Região do “Empata Viagem”, onde varias famílias, grandes e pequenos agricultores estavam desassistidos por vários anos. A estrada do “Empata Viagem” é uma das mais movimentadas e estava intransitável, chegando ao ponto dos motoristas terem que colocar corrente nos veículos para sair de vários atoleiros.

A prefeita Gracinha Viana destacou a importância do Governo do Estado na recuperação das estradas vicinais e pontou que teve a solicitação atendida por meio do DERBA. Outra conquista recente da gestão Gracinha Viana foi à recuperação da BA 030, que liga Ubaitaba a Campinhos, em Maraú. A estrada está sendo toda recuperada pela empresa RODOCON, através do Ministério dos Transportes. A obra foi solicitada por Gracinha ao Ministro Paulo Passos.
BRASIL: GOLEIRO BRUNO É CONDENADO A “22 ANOS DE PRISÃO” PELA MORTE DE ELIZA SAMUDIO

Do Correio
O goleiro Bruno Fernandes de Souza foi condenado à prisão na madrugada desta sexta-feira (8) pelo assassinato e ocultação de cadáver de Eliza Samudio e também pelo sequestro e cárcere privado da ex-amante e do filho Bruninho. A juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues determinou uma soma total de penas de 22 anos e 3 meses – 17 anos e 6 meses destes em regime fechado. Para a leitura da sentença, o advogado solicitou que a juíza determinasse a retirada de cinegrafistas e fotógrafos do fórum, pois Bruno não quer ser filmado ou fotografado. A juíza acatou o pedido e todos os profissionais que já estavam no local foram obrigados a se retirar. A ex-mulher de Bruno, Dayanne Rodrigues do Carmo, foi absolvida – a própria promotoria já havia pedido que ela fosse considerada inocente do sequestro e cárcere privado do filho de Bruno e Eliza, já que Dayanne, então esposa do goleiro, teria sido coagida a ficar com a criança. O julgamento aconteceu no Tribunal do Júri de Contagem, em Minas Gerais. Durante a leitura da sentença, a juíza classificou o caso de uma “trama diabólica” que teve “detalhes sórdidos”. Para a magistrada, ficou claro que “(ele) agiu sempre de forma dissimulada de sua real intenção” e o classificou como “mandante” do crime. “O réu acreditou que sumindo com o corpo a impunidade seria certa”, acrescentou a juíza, destacando uma “total subersão dos valores” do atleta. “A supressão de um corpo humano é a derradeira violência que faz com a matéria”, disse ainda. Bruno foi condenado por todos os crimes de que era acusado em todas as suas qualificadadoras.
EUNÁPOLIS: QUADRILHA É PRESA NA SAÍDA DO PARQUE DA RENOVAÇÃO

Do Radar 64
Uma quadrilha suspeita de assaltos em Eunápolis foi presa no fim da manhã desta quarta-feira (6), na saída do Parque da Renovação. Segundo a Polícia Militar, a denúncia era de que um grupo armado estaria no bairro com um carro roubado. Quando deixavam o local em um Pálio prata, os homens se depararam com uma guarnição do PEOT.Durante a abordagem, os policiais descobriram que o grupo portava dois revólveres municiados, além de 153 gramas de maconha, 50 gramas de crack e 45 gramas de cocaína. O carro, conforme as informações, era locado. Os detidos – Maurício Santos Araújo, Leonardo Santos Pereira, Jorgenaldo Moura Santos e Mateus Rodrigues são maiores de idade e dois deles já tinham passagem pela polícia.
PORTO SEGURO: MULHER FOI ASSASSINADA E JOGADA NO RIO BURANHÉM

Do Radar 64
A polícia de Porto Seguro busca pistas que possam esclarecer o assassinato de uma mulher ainda não identificada. O corpo dela foi encontrado boiando, na manhã desta quinta-feira (7), no Rio Buranhém, a cerca de cinco quilômetros das balsas. O cadáver, que foi removido das águas pelo Corpo de Bombeiros, já estava em decomposição e apresentava diversas perfurações de arma de fogo. Um informação divulgada pelos peritos pode ajudar na identificação do corpo. A mulher possuía uma borboleta na perna esquerda e outra perto do quadril, acompanhada da palavra ‘Masoquista’. O corpo já foi necropsiado e está no Instituto Médico Legal de Porto Seguro.
Vídeo: Ladrão tenta roubar imóvel e é linchado
Populares de uma rua não identificada no bairro de Maria Ortiz, em Vitória, Espírito Santo lincharam um homem acusado de roubo. Ponta-pés, pauladas e muitas chineladas fizeram parte das agressões que foi interrompida por um alguns homens que abraça e cerca o acusado e o protege tentando encaminhar para polícia, mas nenhum policial aparece e quase não é possível conter a revolta dos agressores.Fonte: Bocão News
VIGILANTES VOLTAM AO TRABALHO APÓS TRT CONSIDERAR GREVE COMO ABUSIVA

Do Bahia Noticias
Parados desde o dia 26 de fevereiro, os vigilantes decidiram nesta quinta-feira (7) por retornar aos trabalhos após o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-BA) considerar a paralisação abusiva e exigir a imediata volta das atividades. De acordo com Paulo Brito, diretor do Sindivigilantes, a categoria não concordou com a decisão da Justiça, mas decidiu por voltar retomar os serviços. “Vão retornar a partir das 19h de hoje. Mas achamaos que a decisão da Justiça foi equivocada e injusta. Manda retirar R$ 500 mil da conta do trabalhador para ir para onde? O advogado do sindicato vai entrar com um recurso contra essa multa”, disse Brito ao Correio. A Corte imputou uma multa de R$ 50 mil por cada dia de paralisação aos sindicatos dos trabalhadores e o valor será repassado para a Apae Salvador e o Conselho Tutelar da Criança do Adolescente.
“A PITADA DO DIA”
“O egoísmo pessoal, o comodismo, a falta de generosidade, as pequenas cobardias do quotidiano, tudo isto contribui para essa perniciosa forma de cegueira mental que consiste em estar no mundo e não ver o mundo, ou só ver dele o que, em cada momento, for susceptível de servir os nossos interesses.”
José Saramago
UBAITABA: “GORDO DA TELEBAHIA” FOI PRESO POR ARROMBAR CASAS COMERCIAIS

Redação Ubaitaba Urgente
A onda de arrombamentos vem assustando comerciantes e a população de Ubaitaba, no inicio desta semana o Pelotão Especial da Polícia Militar (PETO), colocou na cadeia o viciado, Miguel Souza da Silva, 33 anos, vulgo “Gordo da Telebahia”, residente no bairro Telebahia. Gordo foi preso na feira livre da cidade, tentando comercializar três litros de Whisky que foram roubados no arrombamento contra o “Bar Dois Leões”, localizado na Av. Valter Passos em Ubaitaba. Gordo, também é acusado de arrombar a Barraca do Paulista, localizada na Praça Dr. Xavier. Os policiais descobriram ainda, que Gordo é suspeito de vários outros arrombamentos que vinham acontecendo em Ubaitaba.








