Ubaitaba Urgente

TRAGÉDIA DE SANTA MARIA: PROFESSOR PERDE 31 ALUNOS NO INCÊNDIO

Tragédia causou 231 mortes em Santa Maria (Foto Deivid Dutra/Ag. Brasil).
Tragédia causou 231 mortes em Santa Maria (Foto Deivid Dutra/Ag. Brasil).

O professor Silvio Henrique Vidal Dorneles, do curso de agronomia da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), diz que o momento agora é tentar dar apoio às famílias e às vítimas que ainda estão hospitalizadas. Ele também se prepara para a volta às aulas no próximo dia 1º de fevereiro. 31 alunos do curso que Dorneles dá aula morreram no incêndio que atingiu a boate Kiss neste final de semana. “Vai ser muito difícil. Somente em uma das minhas turmas oito alunos faleceram. Estamos em provas finais. Será muito difícil retornar. Nós professores e todos os demais servidores estamos muito abalados com tudo essa tragédia”, contou. Dorneles conta que soube do incêndio por volta de 3h de domingo, por um cunhado que é enfermeiro do Hospital de Caridade, em Santa Maria. “Ele me ligou quando chegaram as primeiras vítimas. Começamos naquele momento as buscas e sabíamos que lá estavam muitos alunos nossos da agronomia, zootecnia, engenharia de alimentos”, relembra.

Leia mais no site da Band News FM

ILHÉUS: JOVEM PRESO PELA PM JÁ MATOU DEZ PESSOAS

Matheus Lima, já praticou cerca de dez homicídios no sul da Bahia.
Matheus Lima, já praticou cerca de dez homicídios no sul da Bahia.

Matheus de Lima Dantas, 21 anos, foi preso acusado de homicídios em Ilhéus. O mandado foi expedido pelo Juiz Gustavo Henrique Almeida Lira, da Vara do júri e Execuções Penais. Informações obtidas junto aos arquivos da Secretária da segurança Pública da Bahia dão conta de que, Matheus Lima, já praticou cerca de dez homicídios no sul da Bahia.

Fonte: Ednei Bonfim

ILHÉUS: MINISTRO DIZ QUE FIOL SERÁ CONCLUÍDA EM 2015

Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.
Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.

Em visita a Ilhéus, onde se reuniu com o prefeito Jabes Ribeiro (PP) e com o presidente da Associação Comercial, Nilton Cruz, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, afirmou haver todas as condições para que a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) seja concluída em 2015. Segundo o ministro, as maiores dificuldades para a execução do projeto já foram superadas. “Já vencemos grandes obstáculos, como as desapropriações, questões ambientais, e concluímos o projeto executivo”, ressaltou Passos. Ele afirma que “tudo isso permite acreditar que as obras vão andar em um ritmo mais acelerado”. Durante a visita, o ministro falou também sobre o projeto de duplicação da rodovia BR-415 no trecho Ilhéus – Itabuna.  Ele declarou que o governo trabalha para iniciar as obras “o mais rápido possível”.

Fonte: Pimenta

TRAGÉDIA DE SANTA MARIA: 75 PACIENTES AINDA CORREM RISCO DE MORTE

Alexandre Padilha,Ministro da Saúde.
Alexandre Padilha,Ministro da Saúde.

Pelo menos 75 pacientes vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, permanecem em estado crítico, com risco de morte, segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Somente na cidade onde ocorreu a tragédia com 231 mortos, existem 83 pacientes internados, 33 deles em estado grave. De acordo com Padilha, os casos gravíssimos incluem pacientes que precisam de diálise permanente, medicação para manter a pressão sanguínea e ventilação mecânica. Dois deles têm a situação tão crítica que não puderam ser transferidos para Porto Alegre, porque não suportariam a viagem. “Depois da data do incêndio, mesmo pessoas que inicialmente não tiveram nenhum sintoma, começaram a aparecer com sinais de tosse, falta de ar e começaram a evoluir para o que nós chamamos de uma pneumonite química”, explicou o ministro.

Fonte: Bahia Noticias

ITABUNA: PARTE DO FUNCIONALISMO CRUZA OS BRAÇOS NESTA TERÇA

O atual gestor acusa ainda o antecessor de não deixar recursos previstos para quitar o débito.
O atual gestor acusa ainda o antecessor de não deixar recursos previstos para quitar o débito.

Os servidores da prefeitura de Itabuna, no sul baiano, cruzarão os braços a partir desta terça-feira (29). A greve tentará pressionar a administração municipal a pagar o salário de dezembro último. De acordo com o site Pimenta na Muqueca, o prefeito Claudevane Leite (PRB), que está em Brasília, informou que a dívida com a folha deixada pelo ex-prefeito Capitão Azevedo (DEM) ultrapassa R$ 11 milhões. O atual gestor acusa ainda o antecessor de não deixar recursos previstos para quitar o débito com o funcionalismo. A decisão de paralisação foi tomada na última sexta (25), em assembleia realizada pelo Sindicato dos Servidores e Funcionários Municipais (Sindserv) no auditório dos Comerciários. Os trabalhadores recusaram a proposta de pagamento parcelado do salário até o mês de abril. A greve não atingirá o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), já que os funcionários acataram proposta apresentada pela direção da unidade médica.

Fonte: Bahia Noticias

IPIAÚ: HOMEM MORRE ATROPELADO POR CAMINHÃO ENQUANTO DORMIA

Gilvan trabalhava como “Chapa”, descarregando caminhões.
Gilvan trabalhava como “Chapa”, descarregando caminhões.

Um homem conhecido apenas por “Gilvan” morreu atropelado por um caminhão carregado de gás de cozinha, placa NTP-1836, licença de Dário Meira. O acidente aconteceu quando o motorista estacionava o veículo na área do Posto Cardoso. A polícia foi acionada às 21h deste sábado (26), mas acredita que o atropelamento tenha acontecido mais cedo. O corpo foi encontrado por um colega de Gilvan. Ele informou à reportagem do Giro, que a vítima morava na rua e costumava dormir naquela localidade. O condutor do caminhão não foi encontrado. Segundo informações de populares, Gilvan trabalhava como “Chapa”(carregava e descarregava caminhões). Ainda segundo os seus companheiros, ele era viciado em bebidas alcoólicas. A polícia militar isolou o local e aguardava a chegada do  DPT(Departamento de Polícia Técnica) de Jequié, para que o corpo fosse liberado para os familiares.

Fonte: Giro em Ipiaú

IPIAÚ: ADOLESCENTE DE 15 ANOS MORRE AFOGADO NO RIO ÁGUA BRANCA

Segundo um amigo, ele não sabia nadar.
Segundo um amigo, ele não sabia nadar.

O adolescente de 15 anos, Mateus de Jesus Santos, morador da Rua da Banca, morreu afogado no início da tarde deste domingo, 27, no Rio Água Branca, em um local conhecido como “Pula-Pula”, atrás do Centro de Abastecimento José Motta Fernandes. Segundo informações colhidas no local pela reportagem do Giro, o garoto estava na companhia de alguns amigos e um irmão, quando mergulhou e desapareceu. O local do banho tem cerca de 3 metros de profundidade. Segundo um amigo, ele não sabia nadar. Dezenas de pessoas ajudaram na procura do adolescente, que foi encontrado por volta das 13h, próximo ao local onde ele havia mergulhado.

Ver fotos

Fonte: Giro em Ipiaú

MARAÚ: “COM ATITUDE SÁBIA” PREFEITA GRACINHA VIANA CANCELA CARNAVAL DESTE ANO EM SAQUAÍRA. (LEIA ENTREVISTA)

Gracinha Viana (PP). Foto: Ubatã Noticias
O repórter Jackson Cristiano entrevista Gracinha Viana (PP). Foto: Ubatã Noticias

Diante do descaso encontrado no município, a prefeita Gracinha Viana (PP), decidiu na última sexta feira (25), cancelar o carnaval de Maraú, que seria realizado na praia de Saquaíra. Leia entrevista completa feita pelo repórter Jackson Cristiano.

J. Cristiano – O que a senhora achou da repercussão positiva da festa de São Sebastião 2013?

Gracinha Viana – A repercussão da festa me deixou feliz, apesar da turbulência que venho enfrentando nesse mês de janeiro em Maraú, conseguimos atender as expectativas do povo e realizar uma das maiores Festas de São Sebastião que o município já viu. A festa foi bonita, descente e muito bem sucedida.

J. Cristiano – Diante da crise e da irresponsabilidade de vários ex-gestores, muitos prefeitos que pegaram municípios sucateados, resolveram cancelar festas de posse e carnavais, um exemplo aqui bem perto foi o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro que cancelou o Carnaval. A Senhora também decidiu cancelar o carnaval de Saquaíra?

Gracinha Viana – Cancelei o carnaval em virtude de muitos problemas e pouco dinheiro para se resolver. Eu não posso gastar com festa de carnaval enquanto as Secretarias de Saúde, Social, Educação e Obras estão todas sucateadas. Pra se ter uma idéia da situação do município, não tem nenhuma ambulância rodando, todas foram encontradas quebradas, abandonadas em oficinas mecânicas e algumas até sucateadas. Os veículos da prefeitura estão também quebrados, nenhum funciona, vamos ter que reformar todos os carros. Acredito até que fizeram isso de propósito para tentar atrapalhar meu governo. Temos ainda que reformar escolas e consertar o que sobrou do transporte escolar. Computadores e móveis das secretarias e da prefeitura foram destruídos. Então diante de todo esse descaso, eu decidir cancelar o carnaval deste ano em Saquaíra e me preparar para realizar um grande carnaval em 2014. Quero dizer ainda, que eu não sou a única prefeita a cancelar as festas do primeiro ano de governo, estive recentemente na eleição da UPB, onde vários prefeitos estiveram reunidos e as queixas e decisões eram as mesmas.

J. Cristiano – O que a senhora tem a dizer para os comerciantes, que pretendiam faturar bem comercializando suas mercadorias no carnaval de Saquaíra?

Quero dizer para esses comerciantes que tenham um pouco de paciência, que estamos apenas começando nosso governo e que dias melhores virão para todos do nosso município. A questão do carnaval é uma faca de dois gumes, que tanto pode ser bom como  pode ser ruim. Porque se acontecer acidentes e vários outros problemas, como iríamos resolver. As ambulâncias do município estão todas quebradas, os carros da prefeitura também. Tenham paciência que tudo será resolvido e no próximo ano iremos realizar um grande carnaval pra todos vocês.

J. Cristiano – Prefeita muito obrigada pela entrevista, algo mais a acrescentar?

Gracinha Viana – Quero dizer ao povo de Maraú mais uma vez que tenham paciência, pois esse nosso primeiro ano é ano de arrumação, pegamos o município totalmente desorganizado, com medicamentos vencidos, postos de saúde fechados, veículos parados. Com a ajuda de Deus e de vocês, iremos reconstruir tudo novamente. Recentemente descobrimos mais um desvio, estavam desviando leite da Secretaria de Ação Social, pra você ter uma idéia a secretária recebia 900 litros de leite por semana e assinava na planilha 1500 litros, 600 litros eram desviados. Então eram muitos desmandos no governo anterior, eu peço a vocês paciência, que nós iremos organizar nosso município, com fé em Deus.

Redação: Ubaitaba Urgente

TRÊS PESSOAS FORAM MORTAS EM MENOS DE 24HS NO MUNICÍPIO DE TEIXEIRA DE FREITAS

João Carlos Melgaço de Souza, o “Cheiro” de 26 anos.
João Carlos Melgaço de Souza, o “Cheiro” de 26 anos.

Os sinais da violência continuam assustando a cidade de Teixeira de Freitas, em apenas nove horas desta sexta-feira 25 de fevereiro, a Polícia Civil registrou três homicídios. O primeiro ocorreu por volta do meio-dia no Santa Rita, dois homens armados montados em uma moto efetuaram diversos disparos contra João Carlos Melgaço de Souza, o “Cheiro” de 26 anos, que morreu ainda no local. O segundo homicídio vitimou o ex-sargento Edivaldo Ferraz de Moreira, 49 anos, o “Sargento Ferraz”, que foi expulso da PM por em outubro do ano passado. A vítima foi executado com cinco tiros, por voltas das 16 horas na Rua Diagonal Norte, no Vila Caraípe. Já por volta das 21 horas, Rogério de Jesus Brito, de 25 anos, que estava no Bar Viola Country, também no Vila Caraípe, foi surpreendido por cerca de oito homens que estavam em quatro motocicletas. Rogério foi encurralado pelo grupo e alvejado por cinco tiros disparado por um dos motoqueiros. Com assassinato de Rogério, já chega a 10 o número de homicídios registrados apenas no mês de janeiro, o que aumenta em quase 50% o número de homicídios com relação ao mesmo período do ano passado, que teve sete homicídios.

MACARANI: MÃE DE DOIS FILHOS É MORTA E COLOCADA DENTRO DE SACO DE LIXO

mulher em saco2
Verônica foi morta a facadas

O corpo de uma mulher com marcas de facadas e pauladas foi encontrado, por volta das 7hs deste sábado (26), em Macarani. O corpo foi encontrado dentro de um saco preto pelos próprios moradores, no meio da rua. A vítima, que tem dois filhos, foi identificada como sendo, Verônica Santos Sá, que tinha 20 anos de idade. A vítima, segundo informações, tinha envolvimento com o tráfico de drogas. Verônica foi morta a facadas. Veja mais fotos no site Macarani Urgente.

BRASIL: INCÊNDIO EM BOATE DEIXA PELO MENOS 245 MORTES NO RIO GRANDE DO SUL

O local possui apenas uma porta de saída e houve tumulto na tentativa de fuga.
O local possui apenas uma porta de saída e houve tumulto na tentativa de fuga.

Um incêndio ocorrido em uma danceteria na madrugada deste domingo (27), em Santa Maria, estado do Rio Grande do Sul, deixou pelo menos 245 mortos, segundo estimativa da Polícia Civil. O fogo na boate Kiss teria começado na espuma de isolamento acústico, no teto. As chamas se espalharam rapidamente e todo o ambiente encoberto por uma fumaça preta. O integrante de uma das bandas que se apresentou nesta noite teria acendido um fogo de artifício que teria iniciado o incêndio, de acordo com informações do Zero Hora. O local possui apenas uma porta de saída e houve tumulto na tentativa de fuga. Para auxiliar na evacuação do local, bombeiros e populares abriram um buraco na parede externa para possibilitar que mais pessoas conseguissem sair. Pelo menos 200 pessoas ficaram feridas no acidente. Pelo Twitter, o governador Tarso Genro afirmou que visitará a cidade, que fica no interior do estado, até o final da manhã. “Estamos tomando as medidas cabíveis e possíveis. Estarei em Santa Maria no final da manhã”, prometeu.

Fonte: Bahia Noticias

EXCLUSIVO! ESTÃO TRANSFORMANDO IGREJAS EM MERCADOS DA FÉ

Uma matéria que envergonha os crentes fiéis a Deus.
Uma matéria que envergonha os crentes fiéis a Deus.

A matéria da Veja SP mostra a realidade lamentável de boa parte do meio evangélico em nosso país. Grupos e líderes que imaginam o pastorado como uma profissão e a igreja como um meio fácil de enriquecer ou de crescer profissionalmente.

Pretensos “lideres evangélicos” que se sentem tranqüilos no papel de manipulador do povo sem conhecimento e do manipulado pela “esperta” mídia.  

Mostra e escancara a mentira e o engano de cursos de formação ministerial superficiais, sem conteúdo relevante e desqualificados na função de capacitar líderes, onde gente sincera misturada com oportunistas e “lobos” aprendem como manipular o povo e como “comercializar” a fé.

Uma matéria que envergonha os crentes fiéis a Deus e afronta a realidade dos que militam diariamente em prol da propagação e pregação do Evangelho e de pastores que nem de longe “recebem” o valor pago aos profissionais da fé formados e mencionados na matéria, mas que trabalham incansavelmente como instrumentos de Deus para a salvação de almas, fiéis a sua vocacão e chamado, orientados e guiados pelo Espírito Santo. Servos que batalham em prol do Reino de Deus nos rincões desse país tendo apenas suas necessidades básicas e da família atendidas (quando muito).

É pertinente ressaltar que nem todas as igrejas são mercantilistas e só servem para enriquecer seus donos. Merecem destaques com Igrejas honradas, dignas e realmente de Deus, as seguintes denominações (caso vc, amigo leitor, saiba de mais Igrejas neste contexto, peço-lhe relacionar abaixo (no espaço para comentários):  Cristã do Brasil, Restaurando A Aliança, Adventista, Assembleia de Deus, Presbiteriana, Batista, Quadrangular, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias…

Fonte: Val Cabral

Vídeo: Veja os melhores momentos da Festa de São Sebastião de Maraú 2013

Um vídeo feito pela equipe do site Itacaré Notícias, mostra os melhores momentos da “Festa de São Sebastião 2013”, realizada pela prefeitura de Maraú, com o apoio da Câmara Municipal de vereadores. No vídeo da pra perceber o grande número de pessoas presentes no local, no último dia do evento. Uma grande multidão tomou conta do centro de Maraú. Pra se ter uma idéia da repercussão do evento, o município recebeu um grande numero de turistas que vieram de várias partes da Bahia e até do Brasil. Foram três dias de muita alegria com as bandas, Trio da Huanna, Edú e Maraial, Muleque Doido, Top Love, Red Lion, Moreno no Caprixo, Mara Baiana, Sinho Ferrary, Um Skema e Carlota Joaquina. A repercussão positiva do evento vem sendo motivo de vários comentários nas redes sociais. Em seu discurso, a prefeita Gracinha Viana agradece a participação da população Marauense, turistas e o empenho de sua equipe de trabalho que se dedicou o máximo para realizar uma festa tão bem organizada.

Redação: Ubaitaba Urgente

MARAÚ: PF ERRADICA PLANTAÇÃO DE MACONHA PRÓXIMO À CACHOEIRA DO TREMEMBÉ

Policiais federais da delegacia de Ilhéus erradicam plantação de maconha em Maraú.
Policiais federais da delegacia de Ilhéus erradicam plantação de maconha em Maraú.

A Polícia Federal erradicou, hoje, uma plantação com cinco mil pés de maconha próximo à Cachoeira do Tremembé, no município de Maraú. A erva foi erradicada por agentes da delegacia da PF em Ilhéus. De acordo com eles, a quantidade de erva erradicada seria suficiente para produzir uma tonelada e meia de maconha. Os policiais também descobriram, no meio da plantação, uma ossada humana enterrada em cova rasa e ainda em estado de decomposição. Suspeita-se que a ossada seja de um traficante conhecido como Washington. De acordo com as investigações da polícia, ele era o responsável pelo cultivo de maconha.

Fonte: Pimenta

ITABUNA: PREFEITO VANE REDUZ O PRÓPRIO SALÁRIO, DE SECRETÁRIOS E VICE

vane
Vane reduziu o próprio salário de R$ 30 para R$ 19 mil

O prefeito de Itabuna, Vane do Renascer (PRB), realizou junto a Procuradoria Jurídica do Município uma manobra jurídica para reduzir os salários do prefeito, vice e secretários. Em 2012, os vereadores aprovaram o reajuste do salário do prefeito, que passou de R$ 19 mil, para R$ 30 mil. Já os secretários e vice-prefeito fiaram com salários de R$ 15 mil. Mas com a decisão de Vane, o seu salário ficou como era em 2012, R$ 19 mil, já o vice e os secretários ficaram com salário de R$ 13 mil. Vane tinha marcada uma reunião nesta sexta-feira com os vereadores, o objetivo era informar essa redução salarial, mas ele não conseguiu pousar em Ilhéus, e a reunião foi cancelada.

Fonte: Políticos do sul da Bahia

ÍNDIO É PRESO POR TRAFICAR EM ALDEIA DE CABRÁLIA, DIZ POLÍCIA

Autuado em flagrante por tráfico de drogas, o indígena ficará custodiado na carceragem da delegacia
Autuado em flagrante por tráfico de drogas, o indígena ficará custodiado na carceragem da delegacia.

O índio Pataxó Edicleudes Maia dos Santos, 20 anos, foi preso nesta quinta-feira (14), com 12 pedras de crack e uma pequena quantidade de maconha, no bairro de Carajás, Povoado Indígena de Coroa Vermelha, no município de Santa Cruz Cabrália. Investigadores da Delegacia Territorial de Santa Cruz Cabrália, no extremo sul, flagraram o índio vendendo as drogas na Rua Maturembá, naquela localidade.De acordo com o delegado Sinézio Vieira, titular da DT/Cabrália, Edicleudes vinha traficando na aldeia há três meses. Cada pedra de crack era vendida a R$5 e as “trouxinhas” de maconha por R$10. Autuado em flagrante por tráfico de drogas, o indígena ficará custodiado na carceragem da delegacia à disposição da Justiça.

Fonte: Radar64

ILHÉUS: JABES ABANDONA REUNIÃO E É VAIADO POR SERVIDORES

Jabes-Ribeiro
Jabes: vaiado pelos servidores.

Uma coisa é certa nesse começo do governo Jabes Ribeiro em Ilhéus: o pleno desgaste. Na tarde dessa sexta-feira (25), durante reunião com servidores municipais da Educação, o prefeito, com a desculpa de que teria que viajar, abandonou a audiência e deixou o “pepino” nas mãos do vice, Cacá Colchões. Mas a estratégia esperta do gestor municipal reverberou em seus tímpanos. No momento em que saia na surdina do Paranaguá, ele foi agraciado com uma estrondosa e humilhante vaia por parte das centenas de servidores concentrados em frente a sede da prefeitura.

Fonte: Blog Agravo

ILHÉUS: POLICIA TIRA TRÊS TRAFICANTES DE CIRCULAÇÃO

presos_peto70

Foram presos em flagrante pela guarnição do Pelotão Especial da 70º CIPM (PETO 7O), Jobson Rodrigues da Costa, 18 anos, residente em Aritaguá, Alefe Lima Menezes, 18 anos, do Malhado, com entrada anterior na DP por porte de arma de fogo, e Tiago Gonçalves de Vasconcelos, 24 anos, morador da Barra, com entrada anterior por vias de fato. Eles foram indiciados por tráfico de drogas e associação para o crime. Foram apreendidos 35 pedras de crack e duas trouxinhas de maconha, já embaladas e prontas para a comercialização, a quantia de 249 reais em espécie, fracionada em diversas cédulas e um celular LG preto que estava com um chip da Claro.

Fonte: Correio do Estado da Bahia

ITABUNA: UM BÁRBARO ASSASSINATO AINDA SEM JULGAMENTO

marques-225x300
Rayluciene estava grávida de quatro meses

Como a impunidade costuma se valer do esquecimento, vale lembrar que nesta sexta-feira, 25, fez quatro anos de um assassinato cruel, que chocou Itabuna. A vítima foi a professora Rayluciene Castro Nery, 37 anos, que estava grávida de quatro meses e morreu depois de levar um tiro no rosto. Segundo as investigações, o mandante do homicídio foi seu próprio marido, Everaldo Marques, 31.

A justiça decidiu que o acusado irá a júri popular, mas, de acordo com a família da vítima, o processo está parado. Marques, que passou a viver em Ipiaú após o ocorrido, nega ter sido o autor intelecutal do crime.

Fonte: Pimenta

ITABUNA: VEREADOR REVERTE SALÁRIO EM DOAÇÕES

O político realizou pessoalmente as entregas dos produtos.
O político realizou pessoalmente as entregas dos produtos. (Foto: Vermelhinho)

O vereador Ronaldão (DEM), de Itabuna, visitou quatro instituições beneficentes nesta sexta-feira, 25, para cumprir o que ele diz ter sido promessa de campanha: reverter o primeiro salário em doações. A bordo de uma caminhonete carregada de caixas de alimentos e material de limpeza e higiene, o político realizou pessoalmente as entregas no Abrigo São Francisco de Assis, Albergue Bezerra de Menezes, Lar Baldoíno Azevedo e S.O.S. Canto da Criança. Além das entidades, Ronaldão afirma ter contemplado cerca de 100 famílias carentes em bairros da cidade.

Texto: Pimenta