Ubaitaba Urgente

URGENTE: Inmet emite novo alerta para possíveis chuvas fortes no litoral e oeste da Bahia

INMET emite novo alerta para possíveis chuvas fortes no litoral e oeste da Bahia
Foto: Reprodução

O Instituto Meteorológico Nacional (INMET) emitiu um novo alerta para possíveis chuvas fortes no litoral e oeste da Bahia. O alerta abrange 56 municípios de baixa altitude, incluindo Porto Seguro, Barreiras e Itabuna, além das regiões do Vale São-Franciscano, Sul, Centro-Sul e Oeste.

O alerta foi emitido na quinta-feira (28) e se estende para esta sexta (29). A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O alerta desaconselha a abertura de janelas, o uso de aparelhos elétricos e o contato com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. Em caso de ventos fortes a orientação é não se ficar debaixo de árvores, pois existem riscos de queda e descargas elétricas. O alerta desaconselha estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite também usar celulares e outros aparelhos eletrônicos ligados à tomada. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Sobe para 22 o número de mortes provocadas pela Dengue no estado da Bahia

Sobe para 22 o número de mortes provocadas pela Dengue no estado da Bahia
Foto: Reprodução

A Bahia registrou mais uma vítima de Dengue. A Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) confirmou nesta quinta -feira (28), que a doença causada pelo mosquito Aedes aegypti provocou a morte de mais uma pessoa, elevando o número de mortos para 22.

O novo caso foi registrado na cidade de Vitória da Conquista. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) da SESAB, 285 municípios (68% das cidades) estão em estado de epidemia, incluindo a capital Salvador. Doze cidades estão em estado de alerta, e outras 45 estão em risco.

Onze municípios no estado registraram mortes por meio da doença. Os municípios com maior probabilidade de dengue em 2024 são Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

CONFIRA AS CIDADES ONDE OCORRERAM AS MORTES:

  • Jacaraci (4)
  • Piripá (3)
  • Vitória da Conquista (5)
  • Santo Antônio de Jesus (2)
  • Barra do Choça (1)
  • Feira de Santana (1)
  • Ibiassucê (1)
  • Irecê (1)
  • Santo Estevão (1)
  • Campo Formoso (1)
  • Caetité (1)
  • Juazeiro (1)

Três pessoas morrem durante colisão entre caminhonete e caminhão carregado com cerveja na BR-242

Três pessoas morrem durante colisão entre caminhonete e caminhão carregado com cerveja na BR-242
Foto: Reprodução

A BR-242, no trecho de Ibotirama, no oeste da Bahia, foi palco de um grave acidente que resultou na morte de três pessoas. O acidente que envolveu uma caminhonete e um caminhão carregado com cerveja, aconteceu na tarde desta quinta-feira (28).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou ao G1 que as vítimas estavam na caminhonete e faleceram no local. As identidades não foram divulgadas até agora.

O condutor do veículo sobreviveu, mais foi levado para o hospital em estado grave. O caminhão que transportava cerveja desceu para no acostamento. O condutor do caminhão não sofreu ferimentos. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Pai é preso após ameaçar filho com pedaço de madeira em Brumado

Pai é preso após ameaçar filho com pedaço de madeira em Brumado
Foto: Reprodução

Um homem foi detido pelo 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Brumado, na última quarta-feira (26), após ameaçar bater no filho com um pedaço de madeira. Segundo o Achei Sudoeste, o incidente ocorreu na região rural do local.

O menino de 13 anos contou aos policiais que seu pai havia se tornado agressivo na residência, intimidando ele e sua família com um pedaço de madeira. O pai, que também foi interrogado, disse à polícia que a falta de frequência escolar do adolescente e o consumo frequente de bebidas alcoólicas foram as principais causas da ameaça.

Pai e criança foram encaminhados à Delegacia Territorial de Brumado para prestar depoimento. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ibirapitanga: Prefeitura distribui 17 toneladas de peixe e beneficia milhares de famílias

 Foto: Reprodução/Leozinho Silva
Foto: Reprodução/Leozinho Silva

A Prefeitura de Ibirapitanga distribuiu 17 toneladas de peixe, dendê e leite de coco nesta quarta-feira (27). O alimento foi distribuído na sede, nos distritos de Itamarati, Novo Horizonte, Camamuzinho e também na zona rural. A gestão municipal fez a entrega do peixe na residência das famílias, numa ação que envolveu mais de 100 pessoas. A ação foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com as demais pastas.

 Foto: Reprodução/Leozinho Silva
Foto: Reprodução/Leozinho Silva

O prefeito Junilson lembrou que distribuiu o peixe pelo quarto ano consecutivo de sua gestão. “Estamos mantendo a tradição e garantindo o peixe na Semana Santa, numa ação que beneficiou milhares de pessoas”, destacou Junilson, que ainda emendou: “A nossa gratidão a nossa equipe, que trabalhou incansavelmente para garantir o sucesso da distribuição do peixe”, encerrou. (Com informações do Ubatã Notícias)

Técnico de internet morre após cair de escada enquanto trabalhava em poste em Teixeira de Freitas

Douglas teve um Traumatismo Cranioencefálico
Douglas teve um Traumatismo Cranioencefálico.

Um técnico de internet morreu após cair de uma escada enquanto trabalhava em um poste, na terça-feira (26), em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. O corpo da vítima, identificada como Douglas Aguilar, de 27 anos, foi enterrado nesta quarta-feira (27). Não há informações sobre o que provocou a queda do jovem, nem se ele fazia instalação ou manutenção na rede.

Douglas teve um Traumatismo Cranioencefálico (TCE) na parte de trás da cabeça, segundo o Corpo de Bombeiros da região. A TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, entrou em contato com a empresa onde o jovem trabalhava, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. O caso aconteceu na Avenida General Salgado Viana, no bairro Mirante do Rio, ao lado do 18º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM).

Os bombeiros foram acionados e prestaram os primeiros socorros no local. Após ser imobilizado em uma prancha, o jovem foi encaminhado para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), mas não resistiu. Segundo informações do Corpo de Bombeiros da região, a vítima teve um Traumatismo Cranioencefálico (TCE) na parte de trás da cabeça. (Com informações do G1)

Ubaitaba: Município ganhou nova clínica que irá focar na odontologia preventiva

A Santé Oral foi inaugurada em Ubaitaba.
A Santé Oral foi inaugurada em Ubaitaba.

Foi inaugurada na última segunda-feira, dia 25 de março, a clínica odontológica SANTÉ ORAL em Ubaitaba. A dentista ubaitabense Mariana Araújo, com experiência há mais de 10 anos em Porto Seguro e Caravelas resolveu retornar pra casa e trazer pra Ubaitaba a clínica mais equipada e tecnológica da cidade.

O evento foi marcado por um momento de oração com o padre da cidade de Aurelino Leal e com o irmão Gláucio Paraíso da Igreja Batista de Ubaitaba! Logo após foi servido um coquetel! A clínica funcionará de segunda a sexta na Avenida Alfredo Ferreira em Ubaitaba, próxima à CLIMEG!

NOVIDADES

Check-up Preventivo Digital, através da Câmera INTRAORAL SKYCAM, que é de alta precisão e o paciente acompanha RM em tempo real na TV.

Consultório moderno e bem equipado.
Consultório moderno e bem equipado.

“Nossa ideia é cuidar da saúde bucal e também prevenir outras doenças que acabam sendo causadas por uma má saúde bucal, que podem ser evitadas, por isso iremos também cuidar de gestantes, pacientes cardíacos e diabéticos. Trouxemos ainda diversas novidades tecnológicas para um serviço de alta precisão e mais conforto aos pacientes”, disse a Drª Mariana Araújo.

Drª Mariana Araújo é filha do popular Mario Lima.
Drª Mariana Araújo é filha do popular Mario Lima.

O consultório é equipado com Câmera INTRAORAL SKYCAM, cadeira massageadora, raio X digital, entre outros. Serão assistidos pelo mais novo consultório odontológico de Ubaitaba Idosos, adultos e crianças. Atendendo todas as especialidades orais: Ortodontia (aparelho), Endodontia (canal), Implantes, Próteses, cirurgia, Estética. (Reportagem: Aleilton Oliveira)

Ubaitaba: Prefeitura abre nova rua de acesso para o comércio e constrói quiosques ao longo da via

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ubaitaba
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ubaitaba

A Prefeitura Municipal está realizando a construção de quiosques de alvenaria em nova rua que está sendo aberta na Praça 27 de Julho, para facilitar e movimentar o acesso a Avenida Beira Rio. A benfeitoria visa organizar e trazer melhorias para os visitantes e usuários das barracas que até então ficavam montadas na praça, como tambem promover o desenvolvimento do comércio local.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ubaitaba
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ubaitaba

“Essa rua vai ampliar o acesso à praça e a feira ao mesmo tempo, melhorando o fluxo comercial. Ao tempo que criamos também quiosques para beneficiar ambulantes” Destacou o Prefeito Bêda A Gestão Municipal vem idealizando tais mudanças há algum tempo e em uma ousada ação está reorganizando o comércio de ambulantes e visa ainda a construção de mais acessos como esse. (Ascom/Ubaitaba)

Representante comercial de Ubaitaba tem moto tomada de assalto na BR-101, em Ibirapitanga

Moto tomada de assalto em Ibirapitanga.

Um representante comercial da cidade de Ubaitaba teve sua moto tomada de assalto na manhã desta quarta-feira (27), na BR-101, em Ibirapitanga.  De acordo com informações, o assalto aconteceu entre o Posto Tenente e o distrito de Itamarati. A moto tomada de assalto é uma Honda Bros, ano 2009, preta de placa JSL-3220. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Gestão do Prefeito ‘Leo de Neco’ na cidade de Gandu é aprovada por 87%, diz BN/Séculus

O atual prefeito de Gandu, município da região sul do estado, Leo de Neco (PP), atingiu a marca de 87,12% de aprovação na gestão. É o que indica o levantamento contratado pelo Bahia Notícias junto à empresa Séculus Análise e Pesquisa.

Ainda segundo a pesquisa, o dado positivo impulsiona o nome da advogada Daiana Santana, conhecida como “Dai de Leo de Neco”, pré-candidata à sucessão na prefeitura, que aparece como favorita na corrida eleitoral de 2024 na cidade. Ainda com relação à administração pública, Leo de Neco teve sua gestão desaprovada por 8,31%.

Outros 4,58% não opinaram ou não souberam responder. Com relação ao projeto de sucessão política, 54,41% dos entrevistados afirmou que votaria no candidato de Leo de Neco, com certeza; 15,42% afirmaram que depende do candidato escolhido pelo atual prefeito e 22,88% não votariam de jeito nenhum. Outros 7,29% não souberam ou não opinaram. Leia matéria completa no Bahia Notícias

Aurelino Leal: Emenda do deputado Raimundinho da JR viabiliza importantes equipamentos hospitalares para o município

Foto: Divulgação

Na manhã da última segunda-feira, dia 25 de março, Aurelino Leal, deu um passo significativo em direção ao fortalecimento de sua infraestrutura de saúde com a chegada de diversos equipamentos hospitalares. Destacam-se entre eles um aparelho de raio-x móvel, um aparelho de ultrassom e quatro unidades de kits de saúde bucal, além de outros equipamentos essenciais.

Esses equipamentos, fundamentais para o diagnóstico e tratamento médico, foram adquiridos por meio de uma emenda parlamentar do deputado Raimundo Dinho da JR, que tem se dedicado incansavelmente em parceria com o governo estadual para trazer melhorias à saúde local.

Foto: Divulgação

A entrega dos equipamentos contou com a presença de importantes figuras políticas da região, incluindo a ex-prefeita Liu Andrade, a vereadora e presidente da Câmara Rosana Fontes, o vice-prefeito e secretário de planejamento Ricardo Carneiro, além de outros representantes locais. O evento, realizado na capital baiana, representa apenas uma das etapas dos investimentos previstos para Aurelino Leal.

A emenda do deputado Raimundo Dinho da JR totaliza mais de R$ 840 mil, contemplando diversos setores do município e prometendo um impacto positivo na qualidade de vida e bem-estar da população local. Com a chegada desses equipamentos modernos e essenciais, Aurelino Leal reforça seu compromisso com a melhoria da saúde pública, evidenciando uma importante parceria entre o poder legislativo e o executivo em benefício dos seus cidadãos.

VÍDEO: Claudio Bidú deixa a Secretaria de Educação e assume sua cadeira na Câmara de Ubaitaba

Claudio Bidu II Foto: Jackson Cristiano
Claudio Bidu II Foto: Jackson Cristiano

O pré-candidato a reeleição de vereador Claudio Bidu (MDB), vai deixar a Secretaria de Educação de Ubaitaba e assumir sua cadeira na Câmara de Vereadores, já que o mesmo [Claudio Bidu] foi eleito vereador, mas pediu licença para assumir a Secretaria de Educação.

A informação foi divulgada nesta terça-feira (26), pelo próprio Claudio Bidu durante entrevista ao Realidade Atual, apresentado pelo Radialista Jackson Cristiano. Com o retorno de Claudio na Câmara Municipal, o suplente de vereador, Binho Bonifácio perde a cadeira.

Com a saída de Claudio da Educação, quem assume a pasta é a professora Gilmara Araújo, que atualmente exerce a função de Técnica de Projetos e Ações da Secretaria de Educação de Ubaitaba. Nesse cargo Gilmara já atua a quase 20 anos. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Caminhão carregado com 10 toneladas de peixe tomba na BR-101 próximo a Eunápolis

Foto: Reprodução/ Radar News
Foto: Reprodução/ Radar News

Um caminhão frigorífico que seguia para Salvador tombou na BR-101 na tarde de domingo (24), próximo ao município de Eunápolis. De acordo com informações do site Radar News, parceiro do Acorda Cidade, o veículo transportava cerca de dez toneladas de peixes.

O motorista, que não foi identificado, perdeu o controle do veículo em uma curva. Um dos pneus também estourou, o que pode ter causado o acidente.  A PRF esteve no local e impediu que pessoas que trafegavam pela rodovia levassem a carga de peixe. O trânsito ficou paralisado por cerca de três horas para que os produtos fossem transportados em outro veículo.

Itabuna: Município tem cinco homicídios em 14 dias; quatro das vítimas são jovens

Wendel é quinta vítima da violência em Itabuna neste mês
Wendel é quinta vítima da violência em Itabuna neste mês.

Um adolescente foi encontrado morto no Caldeirão do Diabo, localidade do bairro Maria Pinheiro, em Itabuna. Wendel Gabriel Santos Oliveira, de 16 anos, tinha ferimento de disparo de arma de fogo no tórax. Ele é a quarta vítima da violência na cidade num intervalo de 14 dias.

Roberto, Kaullyn, Marcos e George foram assassinados em Itabuna.
Roberto, Kaullyn, Marcos e George foram assassinados em Itabuna.

Morador do Mangabinha, Wendel estava desaparecido desde domingo (24), quando saiu de casa informando que iria visitar a namorada.  Policiais civis e militares encontraram o corpo da vítima na tarde desta segunda-feira (25).

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) recolheu o cadáver para perícia. A Polícia Civil investiga motivação e autoria do crime. Até o momento, ninguém foi preso. (Com informações do Pimenta)

Gestão do Prefeito ‘Zé Cocá’ na cidade de Jequié é aprovada por 94%, diz BN/Séculus

Governo do Prefeito "Zé Cocá" é aprovado por 94% dos moradores de Jequié, diz pesquisa BN/Séculus
“Zé Cocá” é aprovado por 94% dos moradores de Jequié.

Atual prefeito de Jequié, Zenildo Brandão, o Zé Cocá (PP), aparece com 94,88% de aprovação e garante 70,63% das intenções de voto para reeleição. É o que aponta o levantamento contratado pelo Bahia Notícias junto à empresa Séculus Análises e Pesquisas. Ainda com relação à gestão municipal, Zé Cocá foi desaprovado por apenas 2,75% dos eleitores e 2,38% não souberam ou não opinaram.

Entre os munícipes, 47,50% classificaram o mandato do progressista como ótimo; 42% como bom; 8,75% o definiram como regular e 0,38% como ruim; 0,63% responderam péssimo e 0,75% não opinaram. Quando perguntados sobre uma possível candidatura à reeleição de Zé Cocá, 88,38% dos jequieenses afirmaram que votariam no atual gestor, com certeza; 2,38% talvez votariam e 2,25% afirmaram que dependeria dos outros candidatos disponíveis; 5,00% não votariam de jeito nenhum e 2,00% não souberam ou não opinaram.

Em entrevista espontânea sobre a disputa eleitoral, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, o prefeito foi a opção de voto de 70,63% dos entrevistados. A pesquisa ouviu 800 eleitores entre os dias 20 e 22 de março de 2024 e tem margem de erro de 3,46% para mais ou para menos e 95% de intervalo de confiança. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº BA-06371/2024. (Com informações do Bahia Notícias)

VÍDEO: Ao menos sete pessoas estão desaparecidas após ponte desabar nos EUA

Ao menos sete pessoas estão desaparecidas após ponte desabar nos EUA
Foto: Reprodução/REUTERS

Pelo menos sete pessoas estão desaparecidas após caírem de uma ponte que desmoronou depois de ser atingida por um navio cargueiro em Baltimore, nos Estados Unidos, na madrugada desta terça-feira (26).

Informações iniciais davam conta de até 20 desaparecidos, mas segundo os bombeiros, ainda não se sabe o número exato de pessoas que estão na água. Segundo o chefe do corpo de bombeiros local, James Wallace, duas pessoas foram retiradas da água, sendo que uma delas se encontra em estado grave.

As autoridades afirmaram que um número incerto de veículos trafegava pela ponte Francis Scott Key no momento do incidente. Pelo menos um deles seria uma carreta de grande porte.

As condições no local são de baixa visibilidade, e a temperatura em Baltimore nesta madrugada é de cerca de -1ºC, de acordo com a rede americana CNN. A temperatura da água é de cerca de 9ºC — capaz de provocar morte por hipotermia, a depender do tempo de exposição do indivíduo.

CENAS FORTES: Três mulheres são assassinadas a tiros dentro de casa em Feira de Santana

Três mulheres são assassinadas a tiros dentro de casa em Feira de Santana
Vítimas foram mortas dentro de uma casa em Feira de Santana.

Três mulheres foram mortas a tiros depois de chegar em casa na madrugada desta terça-feira (26), no bairro Aviário, em Feira de Santana. Segundo a Polícia Civil, um grupo de homens invadiu a residência e atirou nas jovens. As vítimas foram identificadas como Jaqueline Cruz de Jesus, de 29 anos, Ana Beatriz dos Santos dos Santos, de 19, e Sara Victória Brito Salomão, 15.

A Delegacia de Homicídios (DH) do município investiga o caso para identificar autoria e motivação do triplo homicídio. Dois celulares foram apreendidos no local e encaminhados à perícia. A Polícia Militar informou que foi acionada, mas as mulheres não resistiram aos ferimentos e morreram no local, que foi isolado para a realização de perícia pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). (CORREIO)

Ex-secretária de educação de Cândido Sales é morta em assalto

Ex-secretária de educação de Cândido Sales é morta em assalto
Silene foi morta durante assalto.

A ex-secretária da Educação da cidade de Cândido Sales, Silene de Oliveira Tigre, foi morta durante um assalto em seu sítio, na zona rural da cidade. Segundo informações da Polícia Militar, equipes da 80ª CIPM foram acionadas apara atender a ocorrência de desaparecimento de Silene. Ao chegarem ao local, encontraram o corpo com marcas de violência.

Em nota, a prefeitura de Cândido Sales lamentou a morte da educadora. “Silene desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento e na educação de nossa comunidade”, diz a nota. Silene é mãe do médico Douglas Tigre, famoso por atender jogadores de futebol, como Thiago Silva e Vini Jr. Ele lamentou a perda da mãe e lembrou os últimos momentos dela na fazenda da família.

O enterro de Silene causou comoção na cidade. “Ontem tive um pouco de noção do que minha mãe fez em vida. O legado e o impacto na vida de tantas pessoas”, escreveu Douglas. Dois suspeitos do crime foram presos quando fugiam da polícia, já na cidade de Salinas, em Minas Gerais. Segundo informaçõe da Polícia Rodoviária (PRF), os homens furtaram combustível de um posto de gasolina.

Ao receberem a denúncia do crime, os policiais conseguiram localizar o carro, um Nissan Frontier branco, deram ordem de paradabranca, mas os dois homens fugiram. Iniciou-se uma perseguição, e os dois suspeitos, de 18 e 20 anos, só pararam o veículo, após baterem o carro. Eles fugiram a pé pela vegetação.

Segundo a PRF, um dos homens foi preso, logo em seguida, a cerca de 1km do acidente, na BR-251. O outro homem foi encontrado por policiais e bombeiros militares, em um salão tentando cortar o cabelo, na Avenida Antônio Carlos, em Salinas. Os dois suspeitos foram encaminhados para Polícia Civil em Taiobeiras (MG).

Alexandre de Moraes dá 48h para Bolsonaro explicar por que passou duas noites em embaixada

Alexandre de Moraes dá 48h para Bolsonaro explicar por que passou duas noites em embaixada
Alexandre de Moraes e Bolsonaro – Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu um prazo de 48h para que o ex-presidente Jair Bolsonaro explique por que dormiu duas noites na embaixada da Hungria, em Brasília. Alexandre de Moraes é relator do inquérito que investiga Bolsonaro, políticos e militares por tentativa de golpe de Estado.

O jornal The New York Times publicou que ele passou dois dias na embaixada da Hungria depois de ter o passaporte apreendido pela Polícia Federal, no dia 8 de fevereiro, para que não deixasse o país. Segundo o jornal, o ex-presidente ficou no local entre os dias 12 e 14 daquele mês.

“Temos boas relações internacionais. Até hoje mantenho relação com alguns chefes de Estado pelo mundo, algo bastante saudável. Muitas vezes esses chefes de Estado ligam pra mim para que eu possa prestar informações precisas sobre o que acontece no Brasil”, disse Bolsonaro em um breve discurso.

“Frequento embaixadas também aqui por nosso Brasil, converso com os embaixadores. Não tenho o passaporte, está detido. Senão estaria com Tarcísio, juntamente com o Ronaldo Caiado, nessa viagem que ele fez a Israel, um país irmão e fantástico sob todos os aspectos”, continuou o presidente.

EMBAIXADOR CONVOCADO

O Palácio Itamaraty chamou nesta segunda (25) o embaixador da Hungria no Brasil, Miklós Halmai, para prestar esclarecimentos sobre a hospedagem concedida ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Halmai foi chamado pela secretária de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Maria Luísa Escorel. De acordo com nota divulgada pela pasta, o embaixador húngaro esteve no Ministério nesta tarde, mas preferiu ficar em silêncio.

Epidemia de Dengue em Feira mobiliza governo do estado e Exército

Roberta Silva – Secretária Estadual de Saúde da Bahia.

A Secretaria da Saúde do Estado Bahia (Sesab) e o Exército Brasileiro se mobilizaram para oferecer equipamentos, insumos e medicamentos à Prefeitura de Feira de Santana como apoio para implantação de tendas de hidratação. A mobilização acontece em meio à epidemia de dengue que atinge a cidade. Feira de Santana já contabiliza quase 150 casos graves da doença e um óbito confirmado, com mais de 2.300 casos prováveis da doença, conforme dados da Sesab.

O órgão estadual de saúde também recomendou que o município ampliasse o horário de funcionamento dos postos de saúde, inclusive aos finais de semana e feriados, para assegurar a assistência aos pacientes com suspeita de dengue, além de instalar unidades de referência para acolhimento, notificação, coleta de amostras e referenciamento para unidade hospitalar, quando necessário, no entanto, a gestão do município ainda não respondeu às iniciativas propostas.

O estado tem investido mais de R$ 19 milhões em esforços de combate à dengue em toda a Bahia, incluindo a liberação de veículos de fumacê e a distribuição de kits para agentes de endemias em Feira de Santana. A Sesab reforçou que é crucial que o município se engaje ativamente nas ações propostas, revisando suas estratégias de controle do vetor e aprimorando a infraestrutura de saúde. O combate efetivo à dengue exige uma abordagem integrada e proativa, que contemple desde a prevenção e educação até o cuidado direcionado aos pacientes afetados. (Com informações do A Tarde)