Ubaitaba Urgente

Ubaitaba: Reunião faz Avaliação Operacional da Área Integrada de Segurança Pública (AISP) 39

Coronel Vanderval Ramos — Crédito: Ubatã Notícias
Coronel Vanderval Ramos — Crédito: Ubatã Notícias

Reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 20, no Auditório do Colégio Estadual Octacílio Manoel Gomes, em Ubaitaba, fez uma Avaliação Operacional da Área Integrada de Segurança Publica (AISP) 39, que compreende as Companhias de Ilhéus, Canavieiras, Itacaré e Ubaitaba.

O encontro reuniu o Comandante da CPR-Sul, Coronel Vanderval Ramos, o Comandante da 61ª CIPM, Major Hosannáh Rocha, Comandantes de outras companhias, oficiais da PM, praças, o delegado Adelino Loyola; Bêda e Rodrigo Andrade, prefeitos de Ubaitaba e Aurelino Leal; o Juiz George Silva, a promotora Susila Ribeiro e representantes dos municípios de Ubatã, Gongogi e Ibirapitanga.

Juiz titular de Ubaitaba — Crédito: Ubatã Notícias
Juiz titular de Ubaitaba — Crédito: Ubatã Notícias

Durante a explanação, o Coronel Vanderval Ramos apresentou as estatísticas referentes aos 1º bimestres de 2023 e 2024. Foi observado que houve a redução de 10% na incidência de crimes violentos letais e intencionais na AISP 39. O Coronel ressaltou que a redução é fruto do trabalho de inteligência da PM, ao empenho da tropa e a parceria com o Judiciário, Ministério Público, comunidade e também da imprensa.

O Coronel ainda lembrou da complexidade que o combate ao crime na atualidade, na medida em que o crime ganhou nova dinâmica e também ganhou maior envergadura no interior. Diversos presentes utilizaram a palavra livre, parabenizaram o trabalho da Polícia Militar e fizeram algumas sugestões, como implantação da Ronda Maria da Penha e da Ronda Rural e aumento do efetivo policial. (Com informações do Ubatã Notícias)

Câmara dos Deputados aprova projeto que proíbe ‘saidinha’ de presos em feriados

Câmara dos Deputados aprova projeto que proíbe ‘saidinha’ de presos em feriados
Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (20) o projeto de lei que acaba com as “saidinhas” de presos em feriados. O texto segue para sanção presidencial.

O relator da proposta é o deputado Guilherme Derrite (PL-SP). Ele se licenciou do cargo de Secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, no governo Tarcísio de Freitas, apenas para atuar na aprovação da pauta. Após a votação do projeto, ele retornará ao cargo como secretário.

Atualmente, a saída temporária permite que os detentos do regime semiaberto realizem: visitas à família; cursos profissionalizantes, de ensino médio e de ensino superior; e atividades de retorno do convívio social.

O projeto foi alterado durante sua aprovação no Senado, em fevereiro, que manteve uma exceção para a saída temporária, no caso dos detentos de baixa periculosidade que forem realizar cursos estudantis ou profissionalizantes. A alteração foi mantida pela Câmara na votação desta quarta-feira. Leia matéria completa no G1

MP encaminha à Justiça pedido de retirada de estátua de Daniel Alves em Juazeiro

MP encaminha à Justiça pedido de retirada de estátua de Daniel Alves em Juazeiro
Foto: Portal Preto no Branco

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) encaminhou uma manifestação à Justiça com o pedido de retirada da estátua que homenageia Daniel Alves, em Juazeiro, no norte do estado, onde o ex-jogador, condenado por estupro em fevereiro, nasceu. Nesta quarta-feira (20), a Justiça de Barcelona aceitou o pedido de liberdade provisória de Daniel Alves. Minutos depois, a mãe dele, Maria Lúcia Alves, usou as redes sociais para comemorar a decisão.

Em nota, o MP-BA informou que o Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAODH) do órgão recebeu a manifestação feita pela jovem Manuella Tyler Medrado, militante por direitos humanos e residente do município, e encaminhou para a Promotoria de Justiça da comarca de Juazeiro para análise e adoção das medidas cabíveis.

Desde a condenação do jogador, moradores do município usaram as redes sociais para cobrar a Prefeitura de Juazeiro a retirada da obra. No entanto, a gestão municipal informou que não vai tomar decisão até que todos os recursos do caso sejam julgados. (Com informações do G1)

Polícia Civil deflagra em toda a Bahia nova fase da Operação Unum Corpus

Foto: Divulgação

Policiais de unidades das 26 Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) já cumpriram 90 mandados de prisão pela 12ª fase da Operação Unum Corpus, deflagrada pelo Departamento de Polícia do Interior (Depin). As medidas cautelares são cumpridas nos mais de 400 municípios baianos, nesta quinta-feira (21).

Entre os quase 90 mandados de prisão cumpridos, 42 referem-se a autores de crimes contra a vida. Envolvidos com o tráfico de drogas, acusados de estupro, violência doméstica e familiar e crimes contra o patrimônio estão entre os presos já alcançados nesta primeira Unum Corpus deste ano. As ações seguem ao longo do dia em todo interior baiano.

REGIÃO DE JEQUIÉ

Na área de atuação da 9ª Coordenadoria Regional, nove pessoas foram detidas: Jequié (02); Maracás (03); Manoel Vitorino (01); Jitaúna (0)1 e Jaguaquara (02).

Avião de pequeno porte faz pouso de emergência em aeroporto desativado em Vitória da Conquista

Avião de pequeno porte faz pouso de emergência em aeroporto desativado em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/Polícia Militar

Um avião de pequeno porte fez um pouso de emergência no Aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo, em Vitória da Conquista, cidade do sudoeste da Bahia, por causa de uma pane elétrica durante o voo. Segundo a Polícia Militar, os ocupantes da aeronave não ficaram feridas.

O caso aconteceu na terça-feira (19), no terminal aéreo que está desativado desde 2019, quando foi inaugurado o Aeroporto Glauber Rocha. A aeronave saiu da cidade de Feira de Santana, com destino a Vitória da Conquista – cerca de 400 km distante.

De acordo com a Polícia Militar, após o pouso de emergência, as pessoas que estavam no avião deixaram o local em uma caminhonete sob restrição judiciária. O veículo teve acesso ao aeroporto através da entrada do Batalhão do Corpo de Bombeiros, que fica perto do terminal e estava com o portão aberto.

Diante das suspeitas por causa da restrição do veículo, equipes da 77ª e 78ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM), Rondas Especiais (Rondesp) e Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste fizeram rondas na região em busca dos ocupantes da caminhonete.

Cerca de duas horas após o pouso, os ocupantes da caminhonete retornaram ao aeroporto. Conforme informou a PM, o grupo explicou que deixou o local para almoçar e transportar as pessoas que estavam na aeronave, pois elas tinham outros compromissos.

Por causa da restrição judiciária, os ocupantes da caminhonete foram levados para a delegacia, onde prestaram depoimento. Não há detalhes do eles disseram à polícia, nem se eles foram presos ou liberados. (Com informações do G1)

Mais um Policial Militar é assassinado em Salvador

Foto: Reprodução

O policial militar identificado como Wagner Nunes, foi vítima de disparos de arma de fogo, na Praça da Revolução, em Periperi, Salvador, na noite desta terça-feira (18).

Segundo informações da PM, ao site Alô Juca, o oficial estava jogando bola com amigos. Quando ele saía do campo em direção a moto, foi surpreendido por dois suspeitos em uma motocicleta. Viaturas da Rondesp chegaram ao local e prestaram socorro ao hospital do Subúrbio, mas não o militar resistiu.

De acordo com o site, fontes apontam a hipótese de uma possível tentativa de assalto, mas a possibilidade de ter sido uma execução não foi descartada. Equipes estão nas ruas para buscar mais informações.

Os suspeitos levaram a pistola que estava na cintura do soldado. O Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) também foi acionado. (Com informações do Bahia Notícias)

Justiça da Espanha decide dar liberdade provisória para Daniel Alves sob fiança milionária

Foto: Reprodução/Instagram/danialves

A Justiça de Barcelona decidiu na manhã desta quarta-feira (20) que Daniel Alves terá liberdade provisória. De acordo com informações publicadas pelo G1, o jurí aceitou liberar o ex-jogador, condenado por estupro, sob fiança de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,4 milhões).

Daniel Alves foi condenado em fevereiro a quatro anos e meio pelo crime de agressão sexual. O baiano foi acusado de estuprar uma mulher em uma boate em Barcelona no ano de 2022. Após a decisão, a defesa do ex-atleta recorreu da sentença e pediu para que ele aguardasse a decisão em liberdade.

“O tribunal delibera, por maioria e com voto individual: ‘Acordar a prisão provisória de Daniel Alves, que pode ser evitada mediante o pagamento de uma fiança de 1.000.000 euros e, se o pagamento for verificado, e acordada a sua libertação provisória, o retirada de ambos os passaportes, espanhol e brasileiro, a proibição de sair do território nacional, e a obrigação de comparecer semanalmente a este Tribunal Provincial, bem como quantas vezes for convocada pela Autoridade Judiciária”, disse a sentença.

Uruçuca: Zona Rural é abandonada pelo prefeito Moacyr Leite Júnior

Moacyr Leite Júnior.

O prefeito Moacyr Leite Júnior vem sendo criticado nos quatro cantos de Uruçuca por ter abandonado a zona rural do município. Estudantes e agricultores estão tendo dificuldades de locomoção por conta da péssima situação das estradas vicinais.

“A zona rural está abandonada! Aqui tudo é maquiado para tapear o povo. O que o governo de Moacyr Leite sabe fazer é propaganda mentirosa. Nossas estradas estão intransitáveis, e quando chove a coisa piora. Esse governo tem é muita propaganda mentirosa”, disse um agricultor que não quis se identificar.

Um vídeo que foi enviado para nossa redação mostra a real situação do local. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Liu Andrade busca aprimoramentos na saúde de Aurelino Leal durante visita à SESAB

Liu Andrade esteve na Sesab representando Raimundinho da JR.
Liu Andrade esteve na Sesab representando Raimundinho da JR.

Na tarde desta terça-feira, dia 19 de março, a ex-prefeita de Aurelino Leal, Liu Andrade (PSD), esteve na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), representando o deputado Raimundinho da JR, com o intuito de assegurar melhorias para o Hospital Geral de Aurelino Leal.

Durante a visita, Liu Andrade solicitou à Sesab a disponibilização de equipamentos hospitalares essenciais para o referido hospital, incluindo leitos, aparelhos de raio-x e outros instrumentos indispensáveis para a prestação de serviços de saúde de qualidade à população.

Graças às emendas do deputado Raimundinho da JR, que começaram a surtir efeito, as licitações para a aquisição dos equipamentos necessários foram iniciadas e serão liberadas.

Com a conclusão das licitações e a chegada dos equipamentos, o governador autorizou a disponibilização dos recursos tão aguardados. Dentre os equipamentos liberados para o Hospital Geral de Aureliano Leal, nessa primeira etapa destacam-se os leitos hospitalares e outros instrumentos essenciais que contribuirão significativamente para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde no município.

Além das melhorias na infraestrutura hospitalar, Liu Andrade solicitou à Sesab a disponibilização do odontomóvel e a realização de exames de vista, visando promover uma minifeira de saúde no mês das mães. Ela expressou sua determinação em garantir que este presente seja entregue ao município durante esse período especial.

Acompanhando Liu Andrade na visita à Sesab estavam representantes da equipe de saúde estadual, demonstrando o compromisso conjunto em promover melhorias significativas na saúde de Aurelino Leal e garantir o bem-estar da comunidade.

Itacaré: Prefeitura Municipal divulga atrações do “Água Fria Fest”

A festa já é uma grande tradição no município
A festa já é uma grande tradição no município.

O Água Fria Fest já tem data e grade de atrações montada, a Prefeitura de Itacaré divulgou que a festa do Distrito acontecerá nos dias 23 e 24 de março (sábado e domingo), com as atrações Symone Morena, Sinho Ferrary, Danny Matos, Lucca Makezi, Pagode Beleza Pura e O Gerente.

ECONOMIA E TRADIÇÃO

Uma festa do povo, uma valorização da população local, importante culturalmente, mas também economicamente; ambulantes, pousadas, supermercados e profissionais da estética são alguns dos segmentos que lucram com a vinda de pessoas para os festejos do Água Fria Fest, além disso, este é mais um momento de lazer e entretenimento para todos que curtem a festa.

EVENTO DE PORTE REGIONAL

A festa já é uma grande tradição no município, aguardada pelos moradores de Itacaré, Taboquinhas e toda zona rural, mas também por pessoas das várias cidades vizinhas como Aurelino Leal, Ubaitaba, Uruçuca, entre outras, que vêm pra Água Fria, em Itacaré, curtir e se divertir. Nosso encontro desse final de semana está confirmado.

Aurelino Leal: Liu Andrade solicita retomada das obras do mercadão municipal durante visita a CAR em Salvador

Wilson Paulista, Liu Andrade e Jeandro Rodrigues.

Nesta terça-feira, dia 19 de março, a ex-prefeita de Aurelino Leal, Liu Andrade (PSD), acompanhada por Wilson Paulista, fez uma visita à Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), onde foram recebidos pelo superintendente Jeandro Rodrigues. Durante o encontro, Liu Andrade solicitou ao superintendente que olhasse com carinho para a retomada das obras do Mercadão Municipal de Aurelino Leal, um projeto iniciado durante sua gestão, mas que atualmente se encontra parado.

Com o propósito de impulsionar o desenvolvimento econômico da região e fomentar oportunidades de emprego, a ex-prefeita enfatizou a importância da conclusão deste projeto, estimando a criação de mais de 40 empregos diretos no município. Em resposta, Jeandro Rodrigues afirmou que, dentro de dois meses, as obras retornarão a todo vapor.

Essa promessa trouxe um novo ânimo para a comunidade de Aurelino Leal, que aguarda ansiosamente pela finalização do Mercadão Municipal. Esse compromisso renovado ressalta a importância do diálogo construtivo entre os líderes locais e as autoridades responsáveis para alcançar soluções eficazes para as necessidades da comunidade. Com a retomada das obras em vista, há uma expectativa positiva de que o Mercadão Municipal se torne em breve uma realidade tangível, trazendo consigo não apenas oportunidades econômicas, mas também um impulso significativo para o desenvolvimento e o bem-estar de Aurelino Leal.

Casal e bebê são baleados e morrem após ataque de bandidos no Rio

Os três foram baleados dentro do carro
Os três foram baleados dentro do carro.

Um homem, uma mulher e um bebê de aproximadamente 1 ano morreram após serem vítimas de um ataque a tiros por bandidos. Os três foram baleados dentro do carro em que estavam, na noite deste domingo (17/3), em Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O casal morreu no momento do ataque, enquanto o menino, com uma bala alojada na cabeça e um ferimento na perna, acabou levado por moradores ao Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho (Getulinho) para passar por uma cirurgia, mas não resistiu. A informação foi divulgada pelo G1 e confirmada pelo Metrópoles.

O homem, a mulher e o bebê estavam no Voyage branco

O trio estava em um carro alugado, um Voyage branco, com placa de São Paulo, quando foi surpreendido pelos criminosos em outro veículo. O ataque ocorreu em frente a um ponto de ônibus, no bairro Baldeado. A mulher estava no banco de trás e teria tentado proteger a criança.

O bebê foi identificado como Miguel Felipe dos Santos Rodrigues. A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG), da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), investiga as circunstâncias do ataque. (Com informações do Metrópoles)

Avião de pequeno porte cai no interior do Acre e deixa 1 morto e 3 feridos

Avião de pequeno porte cai no interior do Acre e deixa 1 morto e 3 feridos
Avião caiu com 7 pessoas a bordo.

Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta segunda-feira (18) com 7 pessoas a bordo no município de Manoel Urbano, no interior do Acre. Segundo informações do governo do Estado, 1 homem morreu no acidente e outras 6 pessoas ficaram feridas, sendo três em estado gravíssimo.

A aeronave tinha como destino a cidade de Santa Rosa do Purus, município isolado do estado quando o acidente aconteceu. A vítima fatal foi identificada como Sidney Estuardo Hoyle Vega. Na aeronave, estavam três mulheres, o piloto e outros dois homens.

A identificação das vítimas segundo a prefeitura de Manoel Urbano: Amélia Cristina, 28 anos; Suani Camelo, 30 anos; e Roner Mendes, 59 anos. As outras vítimas são Mateus Jeferson Fonte, 26 anos; Bruno Fernando dos Santos, 36 anos e Delisiane Salomão Calisto, 15 anos. Eles permanecem estáveis.

O avião no modelo caiu logo depois da decolagem a 1 km da cabeceira da pista de Manoel Urbano, em uma área de difícil acesso. As informações foram confirmadas pelo Copom (Centro de Operações Policiais Militares).Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro, da Força Aérea Brasileira (FAB), o avião acidentado estava com o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) cancelado, já que a licença havia vencido em junho de 2019, conforme divulgou a CNN.

Bahia chega a 17 mortes por dengue em 2024

A Bahia atingiu a marca de 17 mortes por dengue em 2024
A Bahia atingiu a marca de 17 mortes por dengue em 2024.

A Bahia atingiu a marca de 17 mortes por dengue em 2024, nesta segunda-feira (18). A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Este último óbito foi registrado na cidade de Campo Formoso, no norte baiano. As outras mortes aconteceram nas cidades de Jacaraci (4), Piripá (3), Vitória da Conquista (3), Barra do Choça (1), Feira de Santana (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Santo Antônio de Jesus (1), Santo Estêvão (1) e Campo Formoso (1).

Além das mortes por dengue, o estado obteve também dois óbitos por chikungunya, que aconteceram nas cidades de Teixeira de Freitas e Ipiaú. Até o momento não foi confirmada nenhuma morte por Zika.

Até o último sábado (16), foram notificados 5.186 casos prováveis de chikungunya no estado. Já os casos prováveis de Zika são 654. Atualmente, a Bahia tem 272 municípios em estado de epidemia. O número representa 65% das cidades, entre elas a capital baiana.

Outras 34 cidades estão em risco e 7 em estado de alerta. Ao todo, 62.478 casos prováveis da doença foram notificados até esta segunda-feira. Houve um aumento de 440,7% no número de casos, em comparação ao ano passado.

Ubaitaba: Morre o popular “Fredão da Fazenda Fortaleza”

Fredão era muito conhecido na região.

Mais uma triste notícia na cidade de Ubaitaba na manhã desta segunda-feira (18). Morreu na noite deste domingo (17), Luiz Frederico Ferraz Silva (Fredão da Fazenda Fortaleza). Segundo informações de familiares, Fredão foi encontrado pelo filho, caído na escada de sua residência com um corte na cabeça.

Fredão era agricultor e morava ao lado da antiga delegacia de polícia de Ubaitaba, próximo a Praça Santo Antônio. A suspeita é que Fredão tenha sofrido um infarto, e na queda acabou sofrendo um corte na cabeça. Fredão chegou a ser socorrido pelo filho e levado para o hospital São Vicente de Paulo, mas infelizmente já estava sem sinais vitais.

Por conta do corte na cabeça, o médico plantonista achou por bem encaminhar o corpo de Fredão para o DPT da cidade de Ilhéus, para que seja feito a necropsia. Fredão era carismático e muito conhecido em Ubaitaba e região. Ele era filho do saudoso fazendeiro Adauto Silva.

Atualização: O corpo de Fredão está sendo velado na Câmara Municipal de Vereadores de Ubaitaba. O sepultamento acontece nesta terça-feira (19), as 08h. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Aurelino Leal: Homem com transtorno mental é atropelado e morto na ponte da BR-101

Homem com transtorno mental é atropelado e morto na ponte da BR-101
Tchô tinha 54 anos de idade.

Um homem foi atropelado e morto na manhã deste domingo (17). O acidente aconteceu na ponte que liga Ubaitaba ao município de Aurelino Leal. A vítima tinha transtorno mental e morava em Aurelino Leal. Ele foi identificado como sendo José Roberto Ribeiro (Tchô), muito conhecido na cidade.

O motorista atropelador não prestou socorro a vítima. Segundo informações da PM, Tchô estava andando na ponte, quando foi atropelado por um caminhão. O SAMU esteve no local, prestou atendimento à vítima, mas ele não resistiu e foi a óbito. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Porto Seguro: Caminhão desgovernado desce ladeira de ré e mata criança de 4 anos

 Caminhão está em péssimo estado de conservação.
Caminhão está em péssimo estado de conservação.

Uma criança de 4 anos morreu depois de ser atingida por um caminhão desgovernado, na manhã deste sábado (16), no distrito de Trancoso, litoral Sul de Porto Seguro. O acidente aconteceu por volta das 9h, na Ladeira do Mirante do Rio Verde. A vítima, Catharina Guilherme da Silva, morreu quando recebia atendimento na UPA do distrito.

Segundo testemunhas, um pai estava subindo a ladeira de chão batido com duas crianças na bicicleta quando um caminhão carregado não conseguiu vencer a subida e acabou descendo de ré. O homem conseguiu puxar uma das crianças, mas não teve tempo de evitar que a outra fosse atropelada pelo veículo.

A bicicleta onde estava a vítima ficou retorcida debaixo do eixo dianteiro do caminhão.A criança foi socorrida por populares, em estado grave, para a UPA de Trancoso, mas morreu antes de ser transferida para o Hospital Luís Eduardo Magalhães. O pai e a outra criança não sofreram ferimentos.

Conforme informações, a família é moradora de Trancoso. O motorista do caminhão não foi encontrado no local do atropelamento. O veículo, que está em péssimo estado de conservação, ficou atravessado às margens na ladeira. (Com informações do Radar News)

SP: Técnica de enfermagem teve pescoço quebrado com ‘mata-leão’; ex é suspeito do crime

Técnica de enfermagem teve pescoço quebrado com 'mata-leão'; ex é suspeito do crime
Elda foi espancada até a morte.

A técnica de enfermagem Elda Mariel Aquino Fortes, 29 anos, foi espancada até a morte neste sábado (16) na cidade de Lorena, São Paulo. O crime aconteceu na casa onde ela morava com os dois filhos. O ex-namorado é o principal suspeito. Segundo o boletim de ocorrência, Elda teve o pescoço quebrado possivelmente por um golpe ‘mata-leão’, além de várias lesões no rosto e sinais de asfixia.

Elda havia registrado um boletim de ocorrência contra o ex-namorado por violência doméstica em janeiro deste ano. A Polícia Civil de São Paulo informou que trata o caso como feminicídio e que o ex-namorado é o principal suspeito, segundo o g1 São Paulo. A maternidade da Santa Casa de Lorena, onde Elda trabalhava, publicou uma homenagem à funcionária nas redes sociais. A técnica de enfermagem foi descrita como “dedicada e comprometida” com o bem-estar dos pacientes.

“Elda deixa um legado de amor, cuidado e profissionalismo em sua trajetória na Maternidade SUS, da Santa Casa de Lorena, desde fevereiro de 2022. Sua presença será profundamente sentida por todos que tiveram o privilégio de conhecê-la e compartilhar momentos ao seu lado”, diz o post publicado pela Santa Casa. Ela deixa dois filhos, um menino de 14 anos e uma menina de 3.

Presidente Russo “Vladimir Putin” se reelege com votação recorde em comparecimentos

Presidente Russo Vladimir Putin se reelege com votação recorde em comparecimentos e promete fortalecer o exército
Esse será o quinto mandato de Putin.

O presidente Vladimir Vladimirovitch Putin foi reeleito, neste domingo (17), com eleição recorde em comparecimentos na Rússia. Segundo dados do instituto estatal FOM, Putin teve 87% dos votos e o comparecimento foi de 74,2%, conforme a Comissão Eleitoral Central.

No discurso da vitória, Putin afirmou que sua vitória era um sinal “de que somos todos irmãos em armas”, e prometeu “completar os objetivos da operação militar especial, tornando o Exército mais forte”, agradecendo aos soldados na Guerra da Ucrânia. Segundo informações da Folha de São Paulo, o gestor do país por mais de duas décadas declarou ainda que não aspira colocar o mundo “à beira da Terceira Guerra Mundial e que “o resultado da eleição vai permitir a consolidação da sociedade”, afirmou o presidente.

Com 86% de aprovação em sondagens, Putin era o favorito à disputa, ainda que tenha sido acusado de fraudes e abuso do poder político para garantir o resultado positivo. Atrás dele, três deputados disputaram a corrida eleitoral, o comunista Nikolai Kharitonov, com 4,7%, o liberal Vladislav Davankov, com 3,6% e o ultranacionalista Leonid Sluski, com 2,5%.O comparecimento recorde foi cerca de 7% maior que o de 2018, onde 67,7% foram as urnas. A divisão da votação principal em três dias facilitou os números, com os cidadãos sendo amplamente incentivados a votar.

Itabuna: Corpo carbonizado encontrado em porta-malas de carro pode ser de motorista de app desaparecido

O corpo carbonizado pode ser de Roberto Carlos.
O corpo carbonizado pode ser de Roberto Carlos.

Um corpo do sexo do masculino foi encontrado, na noite deste sábado (16), em um matagal, próximo aos condomínios habitacionais Pedro Fontes I e II, no bairro São Roque, em Itabuna. O corpo carbonizado pode ser de um motorista de transporte por aplicativo.

O homem de 22 anos está desaparecido desde a madrugada de hoje. De acordo com familiares, o corpo carbonizado, que estava no porta-malas de um HB-20 Hyundai,de placa Mercosul RCV9F83, pode ser de Roberto Carlos, morador do bairro São Pedro. As suspeitas são de que o homem tenha sido seqüestrado durante uma corrida e morto queimado.

A polícia adiantou que informações repassadas até o momento indicam que o corpo é de Roberto Carlos, mas que são necessários investigações e exames para confirmação. O que pode colaborar para identificação é uma prótese da perna esquerda da vítima, que foi encontrada no local. Roberto Carlos também dirigia um HB-20.

A polícia não descarta nenhuma hipótese para o crime. O corpo carbonizado foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna (DPT). (Com informações do Pimenta)