Ubaitaba Urgente

Itabuna: Jovem que estava desaparecido é encontrado morto com mãos e pés amarrados

Marcos desapareceu na sexta-feira, dia 08.

Na última segunda-feira (11), funcionários da Prefeitura de Itabuna encontraram o corpo de um homem quando faziam a limpeza de um canal próximo ao campo de futebol do bairro Pedro Jerônimo. A vítima foi identificada como sendo Marcos Aloysio Peixoto Santos.

Marquinhos, como era conhecido, estava desaparecido desde a sexta-feira (8). O pai da vítima fez o reconhecimento do corpo, que estava com mãos e pés amarrados e com uma sacola na cabeça. Uma tatuagem ajudou na identificação. O Departamento de Polícia Técnica recolheu o corpo para perícia.

A causa da morte ainda não foi divulgada. A vítima tinha sido vista pela última vez na noite de sexta-feira (8), em um bar e, depois, na casa de uma amiga. Ele teria saído da residência para comprar cervejas e não voltou. A Polícia Civil investiga motivação e autoria do crime. (Com informações do Verdinho Itabuna)

Inmet emite alerta de chuva intensa para 122 cidades baianas

Inmet emite alerta de chuva intensa para 122 cidades baianas
Crédito: Marina Silva/CORREIO

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de chuva intensa para 122 cidades baianas. Segundo a meteorologista do órgão, Cláudia Valéria Silva, as chuvas já começaram na região Sul do estado, e segue para o leste nos próximos dias. Em Salvador, a previsão é de tempo chuvoso a partir da próxima quinta-feira (14).

Ainda de acordo com a meteorologista, a frente fria é resultado de uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), uma zona de baixa pressão formada por nuvens na Linha do Equador e associada a áreas de tempo instável nas regiões Norte e Nordeste.
“Ela é semi-estacionária, ou seja, ela permanece em torno da Linha do Equador durante o ano. Devido às temperaturas mais elevadas, está sempre associada a muitas nuvens. Nessa época do ano, ela tem um deslocamento para o Sul, atingindo o Nordeste brasileiro e favorecendo as chuvas”, explicou.

Os munícipios com alerta de chuva intensa são: Abaré; Alcobaça; Anagé; Arataca; Barra do Choça; Belmonte; Belo Campo; Caatiba; Camacan; Canavieiras; Cândido Sales; Caraíbas; Caravelas; Casa Nova; Condeúba; Cordeiros; Curaçá; Encruzilhada; Eunápolis; Firmino Alves; Guajeru; Guaratinga; Ibicuí; Ibirapuã; Itabela; Itagimirim; Itaju do Colônia; Itamaraju; Itambé; Itanhém; Itapebi; Itapetinga; Itarantim; Itororó; Jacaraci; Jandaíra; Jucuruçu; Jussari; Lajedão; Licínio de Almeida; Macarani; Maetinga; Maiquinique; Mascote; Medeiros Neto; Mortugaba; Mucuri; Nova Canaã; Nova Viçosa; Pau Brasil; Piripá; Planalto; Porto Seguro; Potiraguá; Prado; Presidente Jânio Quadros; Ribeirão do Largo; Santa Cruz Cabrália; Santa Cruz da Vitória; Santa Luzia; São José da Vitória; Sebastião Laranjeiras; Teixeira de Freitas; Tremedal; Una; Urandi; Vereda e Vitória da Conquista

A previsão é de que chova entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A orientação é que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas.

Também é recomendado que veículos não sejam estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. A recomendação também é de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de emergência é possível acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Ibirapitanga: Vereador “Everaldo dos Gatos” assume presidência da câmara após afastamento da vereadora Marlene Sena

Everaldo dos Gatos assumiu presidência da câmara.

O vereador Everaldo dos Gatos, eleito pelo DEM, assumiu a presidência da Casa Legislativa de Ibirapitanga após o afastamento da vereadora Marlene Sena Santos (PSD), por decisão do juiz Carlos Eduardo da Silva Camillo, da Comarca de Ubatã. (relembre aqui). O afastamento se deu após indícios de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito por parte da ex-presidente.

A ação cautelar do Ministério Público estadual (MP-BA) apontou que existem indícios de que Marlene Sena praticou enriquecimento ilícito e causou prejuízo ao erário. As acusações incluem a concorrência dolosa para a fragmentação de objeto contratual, resultando em sobrepreço e superfaturamento em contratos da Câmara Municipal de Ibirapitanga.

O documento que embasou o afastamento, estabelece a necessidade de proteção ao bem jurídico da probidade administrativa e determinou uma multa diária de R$ 50.000,00 em caso de descumprimento. A intimação pessoal da vereadora afastada e da Mesa Diretora da Câmara Municipal foi determinada para ciência e aderência ao cumprimento da decisão. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Coveiro de Aurelino Leal sofre acidente na cabeceira da ponte em Ubaitaba

Coveiro de Aurelino Leal sofre acidente na cabeceira da ponte em Ubaitaba
Bolo foi socorrido pelo SAMU.

Um coveiro da Prefeitura de Aurelino Leal, conhecido como Bolo, sofreu um grave acidente na noite do último domingo (10), na BR-101, em Ubaitaba. O acidente aconteceu na cabeceira da ponte, que liga Ubaitaba ao município de Aurelino Leal. Bolo estava de moto, quando foi atropelado por um carro de passeio de dados não revelados. Ele foi socorrido para o hospital, e passa bem.

HISTÓRICO DE ACIDENTES:

Muitos acidentes acontecem nesse mesmo local, um desvio que já existe há muito tempo, e que liga o Bairro Maria Olímpia a BR-101. Nesse mesmo local, várias pessoas já perderam a vida. O casso mais recente aconteceu no mês passado, e acabou matando a socorrista do SAMU de Ubaitaba, Poliana Souza (relembre aqui).

Ela estava na garupa de uma cinquentinha com o namorado, quando ambos cruzaram o desvio e foram atropelados por uma caminhonte. Poli morreu no local. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Com suspeita de dengue, deputado Raimundinho da JR é afastado das atividades por cinco dias

Com suspeita de dengue, deputado Raimundinho da JR é afastado das atividades por cinco dias
Raimundinho da JR – Foto: Reprodução

O deputado estadual Raimundinho da Jr (PL) deu entrada, no último sábado (9), no Hospital Aliança, por suspeita de dengue. Em nota, a assessoria do deputado informou que ele seguirá afastado das atividades da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pelo período de cinco dias.

A equipe também pontuou que a equipe médica aconselhou que Raimundinho siga em repouso e tratamento em casa, a fim de recuperar sua saúde de forma satisfatória. Raimundinho da Jr tem 62 anos e exerce o primeiro mandato de deputado estadual. Ele é pré-candidato a prefeito de Dias D’ávila nas eleições deste ano. (Com informações do BN)

Brasil tem quase mil mortes por dengue em investigação

Brasil tem quase mil mortes por dengue em investigação
Foto: Reprodução

Autoridades sanitárias confirmaram 363 mortes por dengue no Brasil em 2024. Há ainda 763 óbitos em investigação e que podem ter sido causados pela doença, totalizando 1.126 mortes confirmadas ou suspeitas até o momento. Os dados – divulgados hoje (11), em Brasília -são do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde.

Até a última sexta-feira (8), quando os dados foram atualizados, o país contabilizava 1.342.086 casos de dengue e um coeficiente de incidência da doença de 660,9 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Entre os casos prováveis, 55,5% são de mulheres e 44,5% de homens. A faixa etária dos 30 aos 39 anos segue respondendo pelo maior número de ocorrências de dengue no país, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos.

Minas Gerais lidera em número absoluto de casos prováveis (464.223) entre os estados. Em seguida, estão São Paulo (238.993), Paraná (128.247) e o Distrito Federal (122.348). Quando se considera o coeficiente de incidência, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar, com 4.343 casos por 100 mil habitantes, seguido por Minas Gerais (2.260), Espírito Santo (1.270) e Paraná (1.120).

EMERGÊNCIA

A explosão de casos de dengue fez com que pelo menos oito unidades da federação decretassem emergência em saúde pública: Acre, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. A medida facilita acesso a recursos federais e agiliza processos voltados ao combate da doença. (Com informações do BN)

Jovem é morta a tiros pelo ex em Juazeiro

Jovem é morta a tiros pelo ex em Juazeiro
Jovem é morta a tiros pelo ex em Juazeiro.

Uma mulher foi morta a tiros, dentro da própria casa, na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia. O crime aconteceu na manhã desta segunda-feira (11).

A vítima foi identificada como Quemoly Luize de Sena Araújo, 25 anos. De acordo com a Polícia Civil, a Delegacia de Homicídios de Juazeiro autuou em flagrante o ex-companheiro de Quemoly, um homem de 34 anos, pelo crime ocorrido no bairro Vila Tiradentes.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado, por meio das guias de perícia e de remoção, para o trabalho no local do crime e no corpo da vítima. (Com informações do CORREIO)

Itacaré: Junior Andrade pede exoneração da Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos

Junior Andrade pediu exoneração para se dedicar a sua pré-campanha.
Junior pediu exoneração para se dedicar a sua pré-campanha.

No último sábado (09), o pré-candidato a prefeito de Itacaré, Junior Andrade, pediu exoneração da Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos. Junior formalizou sua exoneração através de uma carta, que foi direcionada ao Prefeito Antônio de Anízio (PT).

LEIA CARTA NA INTEGRA:

Eu, Jose Aloisio Andrade Nascimento Junior, venho através desta formalizar meu Pedido de Exoneração do Cargo que ocupo como Secretário Municipal de Planejamento e Projetos. “Tudo tem um tempo determinado por Deus” e meu tempo como Secretário Municipal terminou. Continuarei dando o meu melhor pela Cidade e sendo o servidor público que aprendi a ser, por isso estarei sempre ao lado da população Itacareense. Agradeço imensamente pela parceria e confiança depositada em mim para gerir essa pasta recém criada mas com grande importância no desenvolvimento da nossa cidade. Acredito que ajudamos a Gestão a avançar muitos no últimos 4 anos. Na frente dessa pasta pude presenciar ações de grande importância como o Programa Lixão Nunca Mais, todos os investimentos e apoios aos negócios locais através da Sala do Empreendedor, no Apoio a elaboração do PPA, LDO, LOA e várias outras legislações, no tratamento de convênios, Requalificação da Praça da Mangueira, Reforma dos Passeios do Centro, Aquisição de Maquinas para apoio a Zona Rural, entre vários outros Projetos em andamento e convênios firmados que tenho certeza que fará Itacaré continuar avançando. Por fim, quero expressar minha sincera gratidão por todo apoio, aprendizado e incentivo que a mim foi dado. Oro pra que Deus sempre o direcione na sua jornada e nas tomadas das melhores decisões.

Atenciosamente,

Jose Aloisio Andrade Nascimento Junior

Jovem morre engasgada com pedaço de carne em Vitória da Conquista

Jovem morre engasgada com pedaço de carne em Vitória da Conquista
Elizabeth morreu engasgada.

A morte da jovem Elizabeth chocou o Conjunto da Vitória, em Vitória da Conquista, nesta segunda-feira (11). A moça engasgou enquanto comia carne. Ela chegou a ser socorrida e encaminhada ao hospital, mas não resistiu e foi a óbito.

O corpo foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal), onde será submetido à autópsia. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento. (Com informações do Blog do Sena)

Ubatã: Secretária de Saúde reforça importância da vacinação contra a dengue

 "Secretária de Saúde" reforça importância da vacinação contra a dengue
Bárbara Santiago – Foto: Reprodução/Ubatã Notícias

A Secretária Municipal de Saúde de Ubatã, a enfermeira Bárbara Santiago, reforçou, em contato com o Ubatã Notícias,  a importância da vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.  O município iniciou a vacinação no último dia 27 de fevereiro nas unidades de saúde da família Luís Eduardo Magalhães, Relíquia e Andrônico Silva.

Para receber a dose, o menor de idade deve estar acompanhado de um responsável e apresentar, cartão SUS, CPF e caderneta de vacina. “Os agentes de endemias têm feito um grande trabalho vistoriando imóveis e orientando a população.

As equipes de saúde passaram por um curso de capacitação sobre manejo clínico da dengue e discussão para aplicação de protocolos, mas é importante que o público alvo seja vacinado, imunizado.

Então, pedimos aos pais e responsáveis que levem crianças e adolescentes de 10 a 14 anos para se vacinar”, ressaltou Bárbara. Em tempo, a SESAB já confirmou a morte de 12 pessoas vítimas da dengue na Bahia. (Com informações do Ubatã Notícias)

Ubaitaba: Ex-vereador “Bobi” vai apoiar o vereador Jhon Jhon

Ex-vereador "Bobi" vai apoiar o vereador Jhon Jhon
Bobi vai apoiar o vereador Jhon Jhon.

O ex-vereador Bobi já decidiu seu apoio nas eleições municipais deste ano em Ubaitaba. Bobi, que goza de grande popularidade na cidade vai apoiar o vereador Jhon Jhon, que está no seu primeiro mandato e vai tentar sua reeleição.

Além do apoio de Bobi e várias outras lideranças ubaitanbenses, Jhon Jhon vai contar também com o apoio de seu pai, o ex-vereador Joelho da Ruinha, e de seu irmão, Joan, que foi eleito conselheiro Tutelar, com uma votação nunca vista na cidade. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Filha do vice-prefeito de Brumado morre aos 33 anos em hospital de Ilhéus; saiba detalhes

Suzi era casada e deixa um filho.
Suzi era casada e deixa um filho.

A engenheira Suzi Leite Pereira, de 33 anos, morreu neste domingo (10) no interior da Bahia. Suzi era filha do vice-prefeito de Brumado, Édio da Silva Pereira – Continha (PcdoB). As informações são do Achei Sudoeste. Suzi estava morando na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia.

Após sentir um mal estar, a engenheira foi até uma unidade de saúde e logo depois veio a óbito.  A família ainda não informou detalhes sobre velório e sepultamento. Suzi era formada em Engenheira de Alimentos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Ela era casada e deixa um filho.

Homem é assassinado a tiros no Bairro Curral Novo em Jequié

Wendson Neves Pinheiro teve o corpo encaminhado ao IML.
Wendson Neves Pinheiro teve o corpo encaminhado ao IML.

Um homem foi morto a tiros no início da madrugada deste domingo (10) em uma via pública na localidade de residencial Segredo, empreendimento do Minha Casa, Minha Vida, no bairro Curral Novo, em Jequié. De acordo com informações do Blog do Marcos Frahm, a Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência e quando chegou ao local a vítima já estava sem sinais vitais, sendo identificada como Wendson Neves Pinheiro, que teve o corpo encaminhado ao Instituto Médico Legal por uma equipe do Departamento de Polícia Técnica. A motivação e autoria do crime serão investigadas pela Delegacia Territorial de Jequié.

Idoso de 70 anos morre durante encontro de motociclistas no extremo sul da Bahia

Pompeu retornava do Prado Moto Rock quando colidiu com outra motocicleta.
Pompeu retornava do Prado Moto Rock quando colidiu com outra motocicleta.

Idoso de 70 anos, que participava de um encontro de motociclistas, morreu neste domingo (10) após se envolver em um acidente na BR-418, próximo a Juerana, Caravelas, no extremo sul da Bahia. De acordo com informações da TV Santa Cruz, a vítima, Pompeu Soares Sobrinho, retornava do Prado Moto Rock quando colidiu com outra motocicleta.

O evento, que ocorreu entre terça-feira (5) e este domingo (10), reuniu motociclistas de diversas partes do Brasil na cidade de Prado, situada a aproximadamente 50 km do local do acidente Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motociclista da outra moto envolvida no acidente foi identificado como Sérgio Lucas Júnior, sofrendo apenas lesões leves.

Pompeu Soares, conhecido por compartilhar suas aventuras motociclísticas nas redes sociais, teve seu corpo encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas.

Colisão de carros em Ibicaraí deixa um morto e cinco feridos

O homem era aposentado e morava na cidade de Itapé
O homem era aposentado e morava na cidade de Itapé.

Um idoso de 60 anos morreu e cinco pessoas ficaram feridas após dois carros baterem de frente na BR-415, no trecho da cidade de Ibicaraí, no sul do estado, na sexta-feira (8). De acordo com informações apuradas pela equipe de produção da TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, o idoso que morreu era motorista de um dos veículos e foi identificado como Gilberto Correia Cardoso.

O homem era aposentado e morava na cidade de Itapé, localizada a cerca de 25 km do local do acidente. Em imagens que circulam nas redes sociais é possível ver os veículos destruídos após a colisão frontal.

As cinco pessoas que ficaram feridas estavam no outro carro e foram encaminhadas para o Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus. Não há informações sobre o estado de saúde delas. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar perícia e remoção do corpo.

Policial Militar que agrediu mulher em Travessão foi afastado das funções e poderá perder até a farda

Domingas levou um tapa no rosto e desferiu uma garrafada no PM.
Domingas levou um tapa no rosto e desferiu uma garrafada no PM.

O Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Paulo Coutinho, determinou a abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o 1º Sargento PM Denilson Barbosa Santos, lotado na 33ª CIPM/Valença. A portaria autorizando a abertura do PAD foi publicada na última segunda-feira, 04, e visa apurar o episódio envolvendo o policial e uma dona de casa num bar de Travessão, distrito de Camamu, no dia 28 de fevereiro (relembre aqui). A informação é do site Ubatã Notícias.

O caso ganhou repercussão nacional após o policial agredir a mulher e levar uma garrafada na cabeça. Conforme o texto presente na portaria de abertura do PAD, fica determinado ainda que policial fique em expediente administrativo diário, afastado do exercício de suas funções e o proíbe, temporariamente, de usar uniforme e armas pelo prazo de trinta dias, prorrogáveis por igual período. Caso comprovada irregularidades na conduta do policial,podem ser aplicadas penalidades como advertência, suspensão e até demissão.

Idosa de 60 anos é baleada e morta em ponto de ônibus de Salvador

Ana Rita foi baleada no bairro do Caminho de Areia.

Uma mulher de 60 anos foi morta após ser baleada enquanto esperava um ônibus na Rua Manuel Barros de Azevedo, no bairro do Caminho de Areia. O crime, segundo informações da Polícia Civil, aconteceu na noite de quinta-feira (7).

A vítima foi identificada como Ana Rita Bispo dos Santos. De acordo com a Polícia Militar, ela chegou a dar entrada em um hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Guias periciais e de remoção foram expedidas.

Diligências estão sendo realizadas para identificar o autor, também como esclarecer a motivação do crime. (Com informações do Correio 24hs)

Ibirapitanga: Justiça afasta presidente da Câmara por suspeita de improbidade administrativa

Justiça afasta presidente da Câmara de Ibirapitanga por suspeita de improbidade administrativa
Marlene Sena Santos – Foto: Reprodução

Do Bahia Notícias

A presidente da Câmara de Vereadores de Ibirapitanga, a vereadora Marlene Sena Santos, teve o afastamento decretado pelo juiz Carlos Eduardo da Silva Camillo, da Comarca de Ubatã, após indícios de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito.

A decisão, em concordância com uma ação cautelar do Ministerio Público estadual (MP-BA), aponta que existem indícios de que Marlene Sena praticou enriquecimento ilícito e causou prejuízo ao erário. As acusações envolvem a concorrência dolosa para a fragmentação de objeto contratual, resultando em sobrepreço e superfaturamento em contratos da Câmara Municipal de Ibirapitanga.

O documento obtido pelo site Políticos do Sul da Bahia, aponta que a decisão sugere a necessidade de proteção ao bem jurídico da probidade administrativa e estabelece uma multa diária de R$ 50.000,00 em caso de descumprimento. A intimação pessoal da vereadora afastada e da Mesa Diretora da Câmara Municipal foi determinada para ciência e aderência ao cumprimento da decisão.

Até o momento, o processo conta com mais de mil folhas e também cita o vereador Hebert de Dore. O Ministério Público suspeita que a empresa ALJAVA, prestadora de serviços para a Câmara de Vereadores, seja de fachada, com sócios ligados ao vereador Hebert (PSD). Outras empresas também estão sob suspeita de fraude, segundo o órgão ministerial.

Acidente envolvendo carreta e ônibus deixa um morto e vários feridos na BA-026

Na manhã desta sexta-feira, 08 de março, um acidente na BA-026, no trecho entre Maracás e Planaltino, na região sudoeste da Bahia, envolvendo uma carreta e um ônibus, deixou um morto e vários feridos. Os veículos colidiram de frente.

O motorista do ônibus ficou preso às ferragens e não resistiu aos ferimentos. Os feridos foram prontamente socorridos e encaminhados para o Hospital Municipal de Planaltino, onde receberam os cuidados médicos necessários. Ainda não foi divulgada a quantidade de feridos e nem o estado de saúde das vítimas.

As circunstâncias exatas do ocorrido ainda estão sendo apuradas. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária estiveram no local prestando assistência às vítimas e realizando os procedimentos necessários para garantir a segurança no trânsito. Apesar do impacto do acidente, o tráfego na região está fluindo normalmente. (Com informações do Giro Ipiaú)

Mais três mortes por dengue são confirmadas e número de óbitos sobe para 12 na Bahia

Mais três mortes por dengue são confirmadas e número de óbitos sobe para 12 na Bahia
Foto: National Institute of Allergy and Infectious Diseases/ Unsplash

Mais três mortes por dengue foram confirmadas na Bahia nesta sexta-feira (8). De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (SESAB), dois pacientes moravam em Jacaraci e um em Vitória da Conquista, cidades que ficam na região sudoeste. Ainda conforme o órgão, 122 municípios do estado estão em epidemia.

A SESAB não detalhou o perfil dos pacientes que morreram. No entanto, a Secretaria Municipal de Vitória da Conquista informou que o terceiro caso do município foi um idoso de 78 anos, morador do bairro Alto do Candeias.

O idoso deu entrada no Hospital Geral de Vitória da Conquista com quadro suspeito de acidente vascular hemorrágico. Ele ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e morreu no dia 23 de fevereiro. O sudoeste concentra o maior número de mortes no estado, com casos em Jacaraci e Barra do Choça, por exemplo.

De acordo com a SESAB, além dos 122 municípios baianos em estado de epidemia da dengue, outros 51 estão em risco e 34 em alerta. Foram contabilizados quase 30 mil casos prováveis até o dia 2 de março deste ano, o que corresponde a um aumento de 209,3 % em comparação ao mesmo período do ano anterior. (Com informações do G1/Bahia)