Ubaitaba Urgente

Polícia Civil prende três acusados de chacina de ciganos em Jequié

Polícia Civil prende três acusados de chacina de ciganos em Jequié
Foto: Ascom/Polícia Civil

Mais de 50 policiais civis participam da Operação Hera, deflagrada pelo Departamento de Polícia do Interior (Depin), por meio da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié), na manhã desta terça-feira (5), em três municípios do interior da Bahia e na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Três acusados tiveram os mandados de prisão cumpridos nas primeiras horas da operação.

Durante as ações realizadas, com o apoio da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) e do Departamento de Inteligência Policial (DIP), também são cumpridos mandados de busca e apreensão contra envolvidos na chacina de seis ciganos, no município de Jequié, em outubro de 2023, quando uma mulher grávida e uma criança de cinco anos também foram vítimas de disparos de arma de fogo.

Também participam das ações equipes das Coordenações de Apoio Técnico a Investigação (Cati/Sede-Depin, Norte, Central e Sudoeste). A Operação Hera também tem o apoio da Polícia Militar. (Com informações do Acorda Cidade)

Idoso da Bahia diz que não bebe água há 50 anos: “só bebo coca-cola”

Idoso internado avisa hospital que não bebe água, só refrigerante
Idoso internado avisa hospital que não bebe água, só refrigerante.

O aposentado, Roberto Pedreira, de 70 anos, viralizou nas redes depois de deixar um aviso aos funcionários do hospital em que estava internado dizendo que não bebia água, apenas Coca-Cola. O recado inusitado foi postado pelo seu afilhado nas redes sociais e rendeu milhões de visualizações.

O baiano, que estava internado com Covid-19 em um hospital particular na Bahia, conta que não toma água há pelo menos 50 anos, nem mesmo para medicações. “Eu não bebo água há 50 anos. Eu não gosto de água, só Coca-Cola Zero. Todos os médicos que eu vou me recomendam água, mas eu bati de frente com o meu cardiologista e o meu endocrinologista. Até meus remédios, eu tomo com coca. Nada com água, nem uma gota”, disse Roberto ao g1.

João Victor Paixão, o afilhado de 27 anos, diz que a teimosia do padrinho vem de longa data. “Parece mentira, quem vê de fora não acredita. Só que desde que eu me entendo por gente, ele só bebe refrigerante, até com sorvete”, conta João Victor.

Após a publicação, ele recebeu muitos comentários especulando sobre a saúde de Roberto por tantos anos sem beber água. Apesar de internado, ele estava apenas sendo acompanhado por causa da Covid-19, e a família diz que ele não tem problemas graves.

“Ele só prefere beber refrigerante, mas ele se cuida. Vai em todos os médicos, toma todas as medicações. Só essa questão da bebida que não muda mesmo”, completa João Victor. Mesmo depois da repercussão da publicação, o aposentado afirma que não vai deixar de beber refrigerante no lugar de água. “Aqui em casa, eu tenho um estoque de refrigerante na varanda. Água eu não bebo de jeito nenhum”, diz.

O g1 procurou a administração do Hospital São Rafael, onde o aposentado estava internado e disseram que não tiveram uma comunicação formal sobre Roberto não beber água e que “provavelmente, o paciente fez isso de brincadeira”. Leia matéria completa no G1

Jovem de 22 anos é assassinada a tiros em Dário Meira; vítima sofreu ameaça de morte

Jovem de 22 anos é assassinada a tiros em Dário Meira; vítima sofreu ameaça de morte
Índeli estava sendo ameaçada de morte

Uma jovem de 22 anos foi morta no início da noite deste domingo, 3, no bairro Nova Jerusalém, na cidade de Dário Meira. A vítima, índeli Silva de Jesus, foi brutalmente assassinada a tiros em uma das ruas da localidade. O crime foi praticado por dois indivíduos numa motocicleta.

Moradores da área, em relatos ao GIRO, informaram que a jovem tinha sido ameaçada de morte por traficantes. Diante das ameaças, ela havia deixado Dário Meira, buscando segurança em outro lugar. No entanto, retornou à cidade nesta semana.

Até o momento, as razões por trás do homicídio ainda não estão esclarecidas. A Polícia Civil assumirá o caso, com o objetivo de desvendar a motivação por trás do ato e identificar os responsáveis pela morte da jovem.

O Departamento de Polícia Técnica foi acionado para realizar a remoção do corpo da vítima, dando início aos procedimentos padrão em casos de homicídio. (Com informações do Giro Ipiaú)

Natal decreta situação de emergência por aumento no número de casos de dengue

Natal decreta situação de emergência por aumento no número de casos de dengue
Foto: Reprodução/Viva Natal

A Prefeitura de Natal, no Rio Grande do Norte, declarou situação de emergência devido à epidemia de dengue na cidade, neste sábado (2). O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município.De acordo com o texto, o monitoramento de casos de arboviroses, como a dengue, teve um “aumento exponencial por semanas consecutivas”, com concentração de casos suspeitos em diferentes regiões da cidade.

A capital potiguar registrou 692 ocorrências de arboviroses entre janeiro e fevereiro, dos quais 655 são casos prováveis de dengue, e o restante, de chikungunya e zika, segundo a Prefeitura. O decreto tem prazo de 90 dias e pode ser prorrogado, caso haja necessidade.

O município recebeu 18,8 mil doses de vacina contra a dengue para serem aplicadas em crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos. Mas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a procura da população tem sido muito baixa. Apenas 4.800 doses foram aplicadas. A informação foi divulgada pelo portal g1.

Outros estados como Acre, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina, além do Distrito Federal, também decretaram situação de emergência.

Pai e filho morrem em acidente de avião no Oeste da Bahia; vítimas moravam em Ilhéus

Lucas, Mateus e Jackson morreram no acidente de avião em Barreiras
Lucas, Mateus e Jackson morreram no acidente de avião em Barreiras

Identificados os três ocupantes de um avião de pequeno porte que caiu, neste sábado (2), em Barreiras, no oeste da Bahia. O acidente matou Jackson Bomfim e o filho dele, o engenheiro eletricista Matheus Bransford Bonfim, de 27 anos. Pai e filho eram moradores de Ilhéus.

Além deles, morreu Lucas Corisco, piloto da aeronave. O avião de pequeno porte caiu numa área de vegetação fechada do aeródromo da Associação Barreirense de Aerodesportiva (ABA), meia hora após a decolagem.

De acordo com as primeiras informações, a aeronave decolou por volta das 10h20min e caiu a cerca de um quilômetro de distância. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionada, mas os três homens já estavam mortos.

Local onde avião caiu em Barreiras.

Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), de Recife, foi enviada ao local onde o avião caiu. Os corpos estavam numa área de difícil acesso e foram resgatados por homens do 17° Batalhão de Bombeiros Militares (BBM).

A Força Aérea Brasileira (FAB) emitiu nota afirmando que “a conclusão da investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”.

Os corpos de Matheus Bransford Bonfim e Jackson Bomfim serão transportados para Ilhéus. Não há informações sobre o local do velório e horário do sepultamento dos corpos. Nas redes sociais, além de eletricista, Matheus informa que é piloto comercial de avião. (Com informações do Pimenta)

BBB 24: Davi atende o último Big Fone e está no Paredão de hoje (03)

Davi atende Big Fone e está no Paredão
Davi atendeu o Big Fone e está no Paredão

Davi atendeu o Big Fone e está no Paredão desta semana. Os participantes estavam recebendo ligações perdidas há alguns dias e quem atendesse ao Big Fone neste domingo (3), estaria automaticamente no Paredão. O baiano terá direito a um contragolpe e mandará alguém ao Paredão após a indicação do líder e a votação da casa.

Podem ser indicados pelo líder Lucas: Isabelle, Davi, Alane ou Michel. Pitel tem direito a dois votos, pois arrematou o Poder Curinga na sexta. Os emparedados participarão da prova Bate e Volta para tentar se livrar da berlinda, exceto a indicação do líder.

Acidente com ambulância deixa dois pacientes feridos no Sudoeste da Bahia

Acidente com ambulância deixa dois pacientes feridos no Sudoeste da Bahia
Foto: Reprodução / Achei Sudoeste

Dois pacientes idosos ficaram feridos após um acidente entre a ambulância em que estavam e uma caminhonete. A colisão ocorreu neste sábado (2) em um trecho da BA-262 de Anagé, no Sudoeste baiano.

Segundo o Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, a ambulância, que transportava os dois idosos, teria invadido a contramão em uma curva, o que acabou provocando uma batida com uma caminhonete.

No impacto, os dois pacientes idosos sofreram ferimentos e foram conduzidos para o Hospital Municipal de Anagé. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), tanto o motorista da ambulância como o condutor da caminhonete não sofreram ferimentos.

Motociclista morre atropelado na Zona Sul de Ilhéus

Motociclista morre atropelado na zona sul de Ilhéus.
Motociclista morre atropelado na zona sul de Ilhéus.

Noite violenta de sábado (2), tira a vida de um idoso, no trecho duplicado da zona sul de Ilhéus. O acidente aconteceu bem em frente a placa que leva a foto da dentista Ranitla Scaramussa Bonella, 23 anos, morta após ser atropelada em junho de 2022.

Conforme informações obtidas pelo site Fábio Roberto Notícias, a vítima estava pilotando uma moto, modelo Cinquentinha, quando o motorista de um carro, modelo Fiat Strada, cor branca, atropelou o motociclista, que no impacto, caiu na rodovia morrendo no local.

O condutor do carro fugiu sem prestar socorro à vítima. Imagens de câmera de vídeomonitoramento da região irão ajudar a polícia civil identificar o autor do crime de trânsito. A equipe de perícia do Departamento de Polícia Técnica da 7ª Coorpin esteve no local realizando levantamento cadavérico e removeu o corpo para necropsia.

Turista brasileira é estuprada por sete homens na Índia; 3 suspeitos são presos

Turista brasileira é estuprada por sete homens na Índia
Foto: Reprodução

Uma turista de dupla nacionalidade brasileira e espanhola foi vítima de um estupro coletivo praticado por 07 homens, na última sexta-feira (1º), na Índia. A informação é do jornal Times of India. O episódio ocorreu em Dumka, no estado de Jharkand, no nordeste do país.

O setor consular não fornece detalhes sobre a agressão em respeito à privacidade das vítimas, mas informa que tanto a brasileira quanto seu marido receberam atendimento médico, denunciaram o crime às autoridades e identificaram suspeitos.

Três deles foram detidos. Segundo o Times of Índia, o abuso teria ocorrido quando a brasileira e seu marido estavam andando de bicicleta.

URGENTE: Sobe para oito o número de mortes por dengue na Bahia

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O número de mortos pela dengue na Bahia subiu para oito. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde (SESAB), na manhã desta sexta-feira (1º). De acordo com informações da pasta, o novo óbito foi registrado no município de Barra do Choça.

A vítima era uma farmacêutica de 29 anos e estava grávida de quatro meses. Gabriela Gomes Santo era moradora de Barra do Choça, no sudoeste da Bahia. A região é a que mais concentra mortes pela doença.

A onda de epidemia da doença que assola o estado já acomete 64 cidades, dentre elas estão inclusas: Feira de Santana e Vitória da Conquista. Ambas registraram uma morte devido a doença, na última quinta-feira (29). Outros quatro municípios também tiveram óbitos pela enfermidade, são eles, Jacaraci [sendo duas], Piripá, Ibiassucê e Irecê. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Gás de cozinha aumenta e consumidor deve pagar até R$ 6 a mais em preço do botijão

Gás de cozinha aumenta e consumidor deve pagar até R$ 6 a mais em preço do botijão
A previsão é de que o botijão fique de R$ 5 a R$ 6 mais caro.

O preço do gás de cozinha terá um novo aumento a partir desta sexta-feira (1º). A previsão é de que o botijão fique de R$ 5 a R$ 6 mais caro para o consumidor. Segundo o Sindicato dos Revendedores de Gás do Estado (SINREVGÁS), o aumento se deu por conta do reajuste de 8% da Acelen no GLP (gás de cozinha) para às distribuidoras da Bahia.

O SINREVGÁS informou que o reajuste entra em vigor a partir desta sexta, mas que os revendedores do produto na Bahia vão alterar o preço a partir deste sábado (2). O sindicato indicou que o preço médio em Salvador e Região Metropolitana poderá ultrapassar a casa dos R$140,00, valor médio registrado no estado após o reajuste anunciado no início do ano.

Já a Acelen confirmou o aumento na Refinaria de Mataripe de 8% do GLP para as distribuidoras e comunicou que os preços dos produtos seguem critérios de mercado que analisam variáveis como custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais; a cotação do dólar e o frete, que podem variar para cima ou para baixo. (Com informações do BN)

Ubaitaba: Funcionária da Prefeitura Municipal morre no Hospital Costa do Cacau

Funcionária da Prefeitura Municipal de Ubaitaba morre no Hospital Costa do Cacau
Foto: Reprodução/Instagram

Infelizmente acordamos hoje com mais uma notícia triste na cidade de Ubaitaba! Faleceu durante a madrugada, a jovem Polyana Sampaio. Ela era funcionária da Prefeitura Municipal de Ubaitaba. Polyana estava internada há mais de 15 dias no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus.

Segundo informações, houve uma suspeita de picada de aranha, mas até o momento de sua morte o diagnóstico ainda era impreciso. Não sabemos ainda ao certo o que realmente provocou a morte da jovem. Polyana era filha do Agricultor Nilton Sales e muito querida na cidade de Ubaitaba. A notícia de sua morte deixou a cidade em luto. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ubaitaba: Presidente da Câmara desiste de disputar reeleição para apoiar “Rafik Magalhães”

Presidente da Câmara desiste de disputar reeleição para apoiar Rafik Magalhães
Karina (esposa de Caíque), Rafik, Caíque e a filhinha do casal.

O presidente da Câmara de Vereadores de Ubaitaba, Caíque Japonês (MDB), desistiu de sua reeleição para apoiar o Estudante de Direito, Rafik Magalhães. Rafik Magalhães, é estudante de direito, e tem 27 anos. Ele é filho do empresário Geraldinho da Nature Polpa de Frutas e Lourdes Nadja.

Segundo informações, Caíque desistiu da disputa, para se dedicar mais ao seu comercio, e principalmente a família. Caíque é empresário e trabalha no ramo de distribuição de bebidas na região. Tudo indica que Rafik Magalhães irá disputar a eleição de vereador pelo MDB. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Camamu: Mulher agredida por policial militar em Travessão aparece em vídeo com hematomas no rosto

Mulher agredida por policial militar em Travessão aparece em vídeo com hematomas no rosto
Domingas levou um tapa no rosto e desferiu uma garrafada no PM.

A mulher envolvida numa confusão com um policial militar dentro de um bar no distrito de Travessão, município de Camamu, gravou um vídeo na tarde desta quinta-feira, 29, afirmando que já está em casa e que está “bem”. Chama a atenção no vídeo vários hematomas no rosto da mulher identificada até o momento pelo prenome de Domingas. “Eu agradeço a todos que se preocuparam comigo, mas graças a Deus estou bem, estou em casa”, disse a mulher em vídeo enviado ao site Ubatã Notícias.

Um vídeo que viralizou nas redes sociais, mostra a mulher questionando o policial por ele estar aparentemente consumindo bebida alcoólica. O militar, com uma arma em punho, se aproxima da mulher e a atinge com um tapa no rosto. A mulher revida e arremessa uma garrafa de bebida, que acaba ferindo a cabeça do policial. Na sequência, o militar sai do bar, atira para cima e aparentemente chama um colega de serviço. Segundo informaram alguns moradores do distrito, a mulher foi detida pelos policiais militares. O caso aconteceu na noite de quarta-feira (28).

O comando-geral da Polícia Militar já determinou a abertura de um procedimento apuratório pela Corregedoria da instituição, após tomar conhecimento da conduta do policial da 33ª Companhia Independente (CIPM).

A corporação lamentou o ocorrido e reiterou que “abomina qualquer tipo de excesso cometido por integrantes da corporação no exercício das suas atividades, ressaltando que esse tipo de comportamento, contrário aos ditames legais e disciplinares, diverge dos ensinamentos e doutrina institucionais”.

Sequestro que começou em Camamu termina com acidente de carro em Aurelino Leal; suspeito é preso

Foto: Ubaitaba Urgente

Um sequestro que teve início no município de Camamu terminou com um acidente de carro na BR-101, em Aurelino Leal. Tudo começou quando um agricultor de 40 anos deu carona a dois desconhecidos ao sair do ramal de uma fazenda entre Camamu e o distrito de Travessão.

O agricultor estava com um veículo Fiat Strada com cabine dupla. Antes de chegar em Travessão, a dupla anunciou um assalto, amarrou a vítima e assumiu o volante do carro. Ao invés de pararem em Travessão a dupla seguiu direto pela BR-101.

Foto: Ubaitaba Urgente

Após passar da entrada de Aurelino Leal, sentido Uruçuca, a vítima se armou com um facão e entrou em luta corporal com um dos sequestradores. Durante a luta, o outro criminoso que estava dirigindo o carro, perdeu o controle e capotou o veículo.

Após o acidente, um dos criminosos conseguiu fugir, o outro que estava rendido, foi amarrado e entregue a Polícia Militar (PM), enquanto o proprietário do carro foi levado ferido para o Hospital de Aurelino Leal. (Redação: Ubaitaba Urgente)

Uso de aparelho celular em sala de aula pode ser proibido na Bahia

Uso de aparelho celular em sala de aula pode ser proibido na Bahia
Foto: Monkey Business / stock.adobe.com

Um projeto de lei na AL-BA propõe a proibição do uso de celulares e dispositivos tecnológicos em salas de aula na Bahia, permitindo exceções apenas com autorização do professor para fins pedagógicos ou por necessidades específicas de saúde.

O descumprimento acarretaria advertência e restrição do uso, podendo o aluno ser encaminhado à equipe gestora da escola. O deputado Roberto Carlos argumenta que essa medida se baseia em alertas da UNESCO sobre os impactos negativos do uso excessivo de celulares na aprendizagem e no bem-estar dos alunos.

Além disso, o MP-BA recomendou à cidade de Pilão Arcado a proibição do uso de celulares em todas as escolas, públicas e privadas, devido ao prejuízo ao aprendizado e à atenção dos alunos durante as aulas. O não cumprimento dessa recomendação pode acarretar responsabilização nas esferas cível, criminal e administrativa. (Com informações do Bahia Notícias)

Itacaré: Município é destaque na 34º edição da Bolsa de Turismo de Lisboa

Equipe de turismo de Itacaré está em Lisboa.

A BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa – é uma das mais reconhecidas feiras de turismo da Europa. Uma vitrine internacional para promoção turística, e Itacaré está presente na edição 2024, através da Secretaria de Turismo Municipal, com o secretário de Turismo representando a gestão e o município; também representando Itacaré estão a empresária e Presidente do Comtur Cida Aguilar, Liane Reis, do Sindicato Patronal de Hospedagem e Alimentação, e Patrícia Veras também da Secretaria Municipal de Turismo.

Itacaré está contemplada dentro do Stand do Estado da Bahia, sendo a única cidade baiana presente em Lisboa. O município de Itacaré foi recepcionado pelo secretário de Turismo do Estado da Bahia, Maurício Bacelar, acompanhado do Presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Ontem, 28 de fevereiro, a comitiva itacareense teve encontro com o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, que declarou conhecer Itacaré e que, com toda certeza, muito em breve, irá retornar ao Destino Completo. Além do Presidente Português, os itacareenses dialogaram com o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carrero. Tanto o embaixador como o presidente receberam kits com presentes de Itacaré.

A agenda do dia ainda contou com reunião com a TVI Portuguesa e a Produtora da novela Cacau, sucesso em Portugal e que foi gravada também em Itacaré. Falando em novela, hoje, 29 de fevereiro, haverá o encontro BAHIA, UM DESTINO CENÁRIO DE NOVELA, encontro exclusivo para promoção do Destino Bahia dentro desta temática.

O secretário Marcos Japu relatou que Itacaré está gigante na Europa, potência turística, que foi ainda mais impulsionada com o sucesso da novela. Ele também salientou que conta com a participação de todo o empresariado e trade turístico de Itacaré, promovendo, juntamente com a gestão municipal, a cidade para o mundo.

Ubaitaba: Prefeitura intensifica ações no combate à dengue; sábado (02), terá o dia D

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ubaitaba
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ubaitaba

A Prefeitura de Ubaitaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma varredura para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O bloqueio contra o inseto está sendo organizado em todo o município.

Ações de controle foram intensificadas em Ubaitaba e os Agentes de Endemias (ACS), estão diariamente nas ruas de todos os bairros e distritos com um trabalho minucioso em busca de focos ou possíveis focos para o mosquito. Assim, realizando a limpeza adequada.

Mas, devemos reforçar que o combate à dengue é um trabalho em conjunto, comunidade e Prefeitura. Pois, é necessário que cada um faça a sua parte para o total controle.

Pensando nisso, a Prefeitura de Ubaitaba em parceria com a Secretaria de Saúde e os ACS, realizarão no próximo sábado, 02, o dia D de Combate a Dengue em todo o município.

A dengue é uma realidade e a preocupação com relação à saúde pública é evidente. As recomendações são no sentido de não deixar água parada em lugar algum, lavar e esfregar bem os pratos de plantas, bebedouros de animais e recipientes (bandejas) atrás das geladeiras. Manter as caixas d’agua vedadas e as calhas e ralos sempre limpos, são outras recomendações pertinentes. (Ascom/Ubaitaba)

Deputado estadual do PL é preso pela Polícia Federal

Deputado estadual do PL é preso pela Polícia Federal
Foto: Tati Beling I Assembleia Legislativa do ES

O deputado estadual do Espírito Santo, Capitão Assumção (PL), foi preso pela Polícia Federal (PF) na noite desta quarta-feira, 28, no município capixaba de Vila Velha. A assessoria de imprensa do PL divulgou a informação. No entanto, a Polícia Federal não informou o motivo da prisão. Segundo o senador Magno Malta (PL-ES), Capitão Assumção estava na igreja no momento em que foi preso. (Com informações do A Tarde)

VÍDEO: Policial Militar leva garrafada na cabeça após agredir mulher com tapa no rosto em Travessão

Um policial Militar levou uma garrafada na cabeça, após agredir uma mulher com um tapa no rosto, dentro de um bar no distrito de Travessão, município de Camamu. O caso aconteceu na noite desta quarta-feira (28), e repercutiu muito rápido nas redes sociais.

No vídeo é possível observar que uma mulher questiona o policial por ele estar fardado e supostamente consumindo bebida alcoólica. O PM com uma arma em punho, se aproxima da mulher e a atinge com um tapa. A mulher revida e arremessa uma garrafa, que acaba ferindo a cabeça do policial.

Logo em seguida, o policial sai de dentro do bar e atira para o alto. Segundo informações, a mulher foi presa. Em nota a SSP/BA disse que vai apurar o caso com rigor. O policial poderá ser punido. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)