Ubaitaba Urgente

Médico que foi preso por racismo em Itabuna é solto após pagar fiança de R$ 14 MIL

Médico acusado de racismo é solto depois de pagamento de fiança
Foto: Reprodução/ TV Santa Cruz

O médico preso na quarta-feira (21), em Itabuna, acusado de racismo contra uma auditora que presta serviço à Secretaria de Saúde da Bahia, responderá ao processo em liberdade. O obstetra Luiz Carlso Leite foi solto na tarde desta sexta-feira (23), após o pagamento de mais de RS 14 mil de fiança. Ele estava detido no Conjunto Penal de Itabuna.

O suposto crime ocorreu durante uma auditoria na Maternidade Otaciana Pinto (antiga Maternidade da Mãe Pobre),  no Loteamento Nossa Senhora das Graças, em Itabuna. Em depoimento, a mulher negra afirmou que o obstetra comentou que ela era bonita por ter o “sangue branco”. A advogada do médico nega as acusações.

Além do pagamento de 10 salários mínimos, a justiça de Itabuna proibiu Luiz Leite de se aproximar da auditora, mas não viu a necessidade do uso de tornozeleira eletrônica. O médico também não poderá sair da cidade sem autorização prévia da justiça. Ele foi soltou logo depois de passar por audiência de custódia. (Com informações do Pimenta)

Motorista por aplicativo que desapareceu em Ilhéus é encontrado morto em São José da Vitória

Motorista por aplicativo que estava desaparecido desde o dia 12 é encontrado morto na Bahia
Lucas morava em Conquista.

O motorista por aplicativo Lucas Brito da Silva, de 27 anos, foi achado morto na sexta-feira (23), em São José da Vitória, no Sul da Bahia. Ele estava desaparecido desde 12 de fevereiro.  Morador de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, Lucas estava trabalhando em Ilhéus, para onde foi acompanhado de um amigo, quando foi visto pela última vez.

No local, ele tinha um grupo de mensagens com outros amigos motoristas, onde compartilhavam as corridas que estavam fazendo como uma medida de segurança. Desde o dia 12, ele parou de se comunicar, preocupando a todos.  O desaparecimento do rapaz foi registrado em Ilhéus e estava sendo investigado.

Ontem, o corpo foi localizado em outro município, mas não há detalhes sobre como Lucas foi parar lá. O caso segue sob investigação da Polícia Civil. O corpo foi identificado por meio do exame de arcada dentária no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna. Não há informações sobre o sepultamento. (Com informações do CORREIO)

Corpo de Bombeiros resgata jacaré em piscina de residência em Jequié

Corpo de Bombeiros resgata jacaré em piscina de residência em Jequié
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Na tarde de quinta-feira (22), uma situação inusitada surpreendeu os moradores do bairro Jequiezinho, em Jequié. Um jacaré foi encontrado dentro da piscina de uma residência, levando à intervenção da Equipe de Busca e Salvamento do 8°BBM. O réptil foi prontamente capturado pela equipe especializada, que agiu com segurança para evitar incidentes.

Após o resgate, o animal foi entregue ao INEMA – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos para os procedimentos adequados. O caso viralizou nas redes sociais. Fotos e vídeos do jacaré na piscina circularam amplamente, destacando a raridade e a surpresa do ocorrido.

Prefeito de cidade paulista é preso por usar veículo oficial para curtir Carnaval de Porto Seguro

Prefeito de cidade paulista é preso por usar veículo oficial para curtir Carnaval de Porto Seguro
Lê Braga é investigado por uso de carros oficiais.

O prefeito do município paulista de São José do Barreiro, Alexandre de Siqueira Braga (PSD), conhecido como Lê Braga, foi preso em flagrante pela Polícia Federal, na noite do último domingo (18), quando voltava do carnaval de Porto Seguro.

USO DE CARRO DA SAÚDE

Segundo a Polícia Federal, Lê Braga viajou para Porto Seguro na quarta-feira (14). Ele fez o trajeto de quase 300 km, de São José do Barreiro (SP) até o Aeroporto de Congonhas, em uma van da Secretaria Municipal de Saúde, que é abastecida com verba federal.

Foto mostra o prefeito com o abadá do Carnaporto.

Uma foto publicada em rede social mostra o prefeito com um grupo de pessoas com o abadá do Carnaporto. Ele passou três dias na cidade. No retorno, ao desembarcar em Congonhas, o prefeito, a esposa e mais um casal entraram em um carro oficial da prefeitura.

O político foi abordado pelos policiais na Rodovia Presidente Dutra, quando voltava para São José do Barreiro, e conduzido à delegacia da Polícia Federal. O prefeito permanece preso à espera da audiência de custódia.

A PF acusa Lê Braga de crime de peculato, por desviar verba pública para fins pessoais. O advogado do prefeito informou que, “no momento oportuno, tudo será esclarecido”. A Prefeitura de São José do Barreiro não se manifestou sobre o caso. (Com informações Radar News)

Ivete Sangalo é diagnosticada com pneumonia e precisa ser internada

Ivete Sangalo é diagnosticada com pneumonia e precisa ser internada
Foto: Reprodução/Instagram

A cantora Ivete Sangalo pegou os fãs e admiradores de surpresa na noite desta quinta (22), ao publicar uma foto em um leito de hospital em suas redes sociais. Segundo ela, a rotina intensa do carnaval trouxe uma “tosse chata” e repetitiva como consequência, o que a fez procurar um hospital, precisando assim ficar internada após o diagnóstico de pneumonia.

“Antes de qualquer preocupação, já quero dizer que estou bem! Essa semana terminada a maratona carnavalesca, assim como grande parte das pessoas, peguei uma virose. Na terça feira não me sentia confortável com uma tosse chata e muito repetitiva. Hj, a partir de aconselhamento médico vim ao hospital e então veio a internação. Diagnóstico: Peneumonia. Estou assistida e já me sentindo melhor”, disse Ivete através do Instagram.

A cantora ainda agradeceu o apoio dos fãs e amigos que fizeram o Carnaval com ela e informou que por conta da recuperação, não poderá se apresentar no Navio da Xuxa, evento em alto mar, comandado pela “rainha dos baixinhos”, que tem início hoje e vai até o dia 26. “Mandarei notícias tá bem, certa de que serão sempre as melhores graças”, concluiu. (Com informações do BN)

Em apenas 24 horas, Minas Gerais registra 10 mortes por dengue no estado

Em apenas 24 horas, Minas Gerais registra 10 mortes por dengue no estado
Foto: Reprodução

De acordo com o Painel de Monitoramento de Casos de Arboviroses, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, em apenas 24h, houve a confirmação de mais 10 mortes causadas pela dengue. Com isso, o número de óbitos pela doença já chega a 36.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde esse já é considerado o pior ano epidêmico de dengue do estado. O estado já passou por outras quatro epidemias da doença, nos anos de 2010, 2013, 2016, 2019.

Além dos 36 óbitos confirmados, há outros 155 mortes em investigação. O número de casos confirmados chegou a mais de 93 mil e outros 260 mil casos estão sendo investigados. (Metro 1)

CREMEB abre concurso público para níveis médio, técnico e superior

CREMEB abre concurso público para níveis médio, técnico e superior
Foto: Reprodução

O Conselho Regional de Medicina da Bahia (CREMEB) abriu inscrições para um novo Concurso Público, que tem como objetivo preencher 12 vagas, além de formar cadastro reserva, com candidatos de nível médio, técnico e superior.

Os profissionais deverão atuar em jornada de 20 a 40 horas semanais de trabalho, com remuneração mensal no valor variando entre R$ 3.165,39 e R$ 7.238,64. Os interessados podem se inscrever exclusivamente pela internet, até o dia sete de março, no site da Access. A inscrição será validada mediante pagamento de taxa (R$ 65,00 a R$ 95,00).

Uma prova objetiva será realizada no dia 21 de abril. Para o cargo de Médico Fiscal também haverá prova discursiva, aplicada no mesmo dia da objetiva. O prazo de validade do Concurso Público será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

CONFIRA OS CARGOS:

Médico Fiscal Feira de Santana (1); Médico Fiscal Itabuna (1); Técnico de Atividade de Suporte Salvador (9); Técnico de Atividade de Suporte Guanambi (1); Médico Fiscal Salvador; Médico Fiscal Barreiras; Médico Fiscal Brumado; Médico Fiscal Eunápolis; Médico Fiscal Guanambi; Médico Fiscal Irecê; Médico Fiscal Juazeiro; Médico Fiscal Paulo Afonso; Médico Fiscal Vitória da Conquista; Técnico de Atividade de Suporte Barreiras; Técnico de Atividade de Suporte Brumado; Técnico de Atividade de Suporte Eunápolis; Técnico de Atividade de Suporte Feira de Santana; Técnico de Atividade de Suporte Irecê; Técnico de Atividade de Suporte Itabuna; Técnico de Atividade de Suporte Juazeiro; Técnico de Atividade de Suporte Paulo Afonso; Técnico de Atividade de Suporte Vitória da Conquista.

Itabuna: Médico é preso suspeito de racismo contra auditora

Médico é preso suspeito de racismo contra auditora
O médico obstetra foi preso por suspeita de racismo.

Um médico obstetra foi preso por suspeita de racismo na quarta-feira (21),  em Itabuna, no sul do estado. A denúncia foi feita por uma auditora que prestava serviço para a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). As informações são do G1.

Na denúncia, a auditora, que é uma mulher negra, disse que o obstetra Luís Leite falou que ela era bonita por ter ‘sangue branco’. O caso aconteceu durante uma auditoria na Maternidade Otaciana Pinto, onde o médico estava de plantão.

“A vítima diz que trata-se de uma frase racista, ela estava no hospital quando foi abordada por esse médico, elogiando a cor da pele e afirmando que se ela tem uma pele bonita é porque ela tem sangue de branco”, disse a delegada Lisdeili Nobre, que investiga o caso.

Ainda segundo a delegada, a auditora citou na denúncia outra frase que o obstetra teria dito na mesma situação. “Você já viu alguém com pele preta ser bonita assim? Então, afirmo que se você é bonita é porque você tem sangue branco”, detalhou Lisdeili Nobre.

Após a prisão, o obstetra foi encaminhado para o Conjunto Penal de Itabuna. De acordo Linda Andrade, advogada de defesa do médico, Luís Leite apenas “avistou a moça” e “fez um elogio para o colega de trabalho dele”.

“Ele comentou que a moça era bonita, tinha a pele bonita. Ele, em momento algum, dirigiu a palavra para a moça ou dirigiu esse elogio para a suposta vítima”, relatou. A advogada informou que vai ingressar com um pedido judicial para que o obstetra responda pelo crime em liberdade. Na quinta-feira (22), ele passará por audiência de custódia.

Procurada, a Sesab informou que a profissional foi orientada a prestar queixa e que recebeu toda a orientação necessária. O caso é acompanhado também pela Justiça.

Acidente com ônibus da Novo Horizonte entre Itapetinga e Potiraguá deixa vários mortos

Acidente com ônibus da Novo Horizonte entre Itapetinga e Potiraguá deixa vários mortos
Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente

Pelo menos cinco pessoas morreram em um acidente na madrugada desta quinta-feira (22) em um trecho da BA-270 entre Itapetinga e Potiraguá, no Médio Sudoeste baiano. Segundo o Políticos do Sul da Bahia, as vítimas estavam em um ônibus da Viação Novo Horizonte que tombou perto da ponte do rio Pardo, indo parar às margens do local.

Acidente com ônibus da Novo Horizonte entre Itapetinga e Potiraguá deixa vários mortos
Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente

O veículo levava 46 passageiros. As circunstâncias do acidente também não foram informadas. Equipes de resgate, incluindo Samu e ambulâncias de Potiraguá e Itapetinga, foram acionadas para prestar socorro às vítimas que têm sido levadas para hospitais da região. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) também presta apoio no resgate.

Ibirataia: Criminosos invadem residência e executam jovem de 31 anos

Criminosos invadem residência e executam jovem de 31 anos
“Chiquita” foi morto no distrito de Algodão.

Um homem identificado como Felipe Alves, 31 anos, conhecido como “Chiquita”, foi fatalmente baleado no distrito de Algodão, no município de Ibirataia. O crime praticado por volta das 22h de terça-feira, 20, ocorreu em uma residência no bairro Maurina Alves Pereira, conhecido como “Morro do Macaco”.

Segundo informações do Bahia em Dia, os criminosos invadiram a residência e dispararam contra a vítima, que morreu no local. A motivação e autoria do crime serão investigados pela Polícia Civi. Felipe deixa uma filha e esposa grávida.

Jovem morre após sofrer choque elétrico durante conserto de cerca

Jovem morre após sofrer choque elétrico durante conserto de cerca
Foto: Redes Sociais

Um jovem, de 24 anos, morreu após sofrer uma descarga elétrica em Ibipeba, na região de Irecê, na última segunda-feira (19). Segundo a Polícia Civil, a vítima, identificada como Kelvy Gonçalves dos Santos, ajudava um amigo a consertar uma cerca quando foi atingido.

O fato ocorreu no povoado de Aleixo, na zona rural do município. Kelvy Gonçalves dos Santos, que morava em São Paulo, passava férias na Bahia, informou o G1. A suspeita, acrescentou a polícia, é que a vítima recebeu a descarga porque o arame farpado usado para consertar a cerca tocou em um fio energizado, ligado a um poço artesiano.

Ao tentar ajudar Kelvy, o amigo também levou um choque. A vítima ainda foi socorrida pelo Samu ao hospital da cidade, mas não resistiu.

Ilhéus: Irmãos de 10 e 19 anos são mortos a tiros dentro de casa

Irmãos de 10 e 19 anos são mortos a tiros dentro de casa
João Victor e Joelson Divino foram mortos a tiros.

Dois irmãos foram mortos a tiros depois que tiveram a casa invadida por homens armados na madrugada desta terça-feira (20), na cidade de Ilhéus. Segundo a Polícia Civil, as vítimas foram identificadas como sendo João Victor Santos Moreira, 10 e Joelson Divino Moreira Júnior, 19.

Informações preliminares apontam que os autores do crime chegaram no imóvel em que os irmãos moravam, no bairro Iguape, em um carro. Após cometerem o crime, fugiram. O caso é investigado na delegacia de Ilhéus.

Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime. Os corpos dos irmãos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) do município. (Com informações do G1)

Casos de Covid sobem nas primeiras semanas do ano no Brasil

Casos de Covid sobem nas primeiras semanas do ano no Brasil
Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil

O Brasil registrou196.460 novos casos de Covid do dia 1° de janeiro até o dia 10 de fevereiro, de acordo com dados do painel Covid-19 do Ministério da Saúde. Em relação à média móvel, as seis primeiras semanas do ano apresentaram uma taxa de cerca de 33,5 mil casos por semana. No mesmo período de 2023, essa taxa era de 21 mil.

Em comparação ao último ano, o país registrou um aumento de 154% na média móvel de casos de coronavírus. Já o número de mortes nas primeiras seis semanas do ano, foi maior no ano passado, chegando a 3.751 óbitos de 1° de janeiro a 11 de fevereiro. Em 2024, até o último dia 10, foram registradas 1.127 mortes por Covid.

De acordo com o Ministério da Saúde, de 23 de dezembro de 2023 até 17 de fevereiro de 2024, o número de testes rápidos para detecção da Covid passou de 37.917 para 75.098. Também há possibilidade dos novos casos subirem nas próximas semanas, devido as infecções decorrentes de aglomerações no Carnaval ainda não contabilizadas. (A Tarde)

Senado aprova o fim da “saidinha” de presos em feriados

Senado aprova o fim da "saidinha" de presos em feriados
– Foto: Tiago Caldas / Ag. A TARDE

O Senado Federal aprovou, na noite desta terça-feira, 20, o Projeto de Lei nº 2.253 de 2022, que visa acabar com a saída temporária de internos do sistema prisional em feriados. A chamada “saidinha” tem sido apontada por autoridades da Segurança Pública em todo um país como um problema para o combate à violência.

O projeto foi aprovado com 62 votos favoráveis e dois contrários, dos senadores Cid Gomes (PSB-CE) e Rogério Carvalho (PT-SE). O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Senado, foi o único parlamentar presente no plenário que escolheu pela abstenção.

Os demais senadores baianos, Angelo Coronel (PSD-BA) e Otto Alencar (PSD-BA), votaram pela aprovação do projeto, junto a outros 60 colegas de Casa. Além da extinção da saída temporária, o projeto de lei prevê também novas regras sobre monitoração eletrônica de presos e realização de exame criminológico para progressão de regime.

Com a ausência do presidente da Casa, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a sessão do plenário foi comandada pelo senador Weverton Rocha (PDT-MA). Como sofreu alterações durante sua passagem pelo Senado, o projeto de lei agora deve retornar para a Câmara dos Deputados, onde passará por uma nova apreciação. Caso seja aprovado, o texto normativo irá para a sanção presidencial. (A Tarde)

VÍDEO: Cantora de forró e marido morrem após carro ser atingido por enxurrada

Cantora de forró e marido morrem após carro ser atingido por enxurrada
O casal morreu afogado – Foto: Reprodução

A cantora de forró Marcinha Sousa foi encontrada morta na noite de segunda-feira (19) junto com o marido, identificado como “Ivan da Van”. O casal morreu afogado ao tentar atravessar um rio na cidade de Jardim, no interior do Ceará. Os dois estavam desaparecidos desde domingo (18).

A suspeita é de que o carro do casal foi arrastado pela força das águas. O Corpo de Bombeiros encontrou o veículo dentro da água, a cerca de 100 metros de distância de uma ponte que fica no distrito de Bom Sucesso, na zona rural do município. Marcinha Sousa era uma artista bastante conhecida nas redes sociais, onde acumulava mais de 500 mil seguidores. Ela é irmã do cantor Fernando Pisadinha. (Com informações do Bnews)

PMs salvam vida de criança engasgada em Salvador

PMs salvam vida de criança engasgada em Salvador
Foto: Divulgação / PM-BA

Um bebê engasgado foi salvo por policiais militares do Batalhão de Polícia de Pronto Emprego Operacional (Bpeo) na noite de segunda-feira (19), em Salvador. Os militares, durante rondas na Avenida Contorno, nas imediações da Gamboa, foram acionados por transeuntes pois estavam com um bebê de 54 dias de vida engasgado com leite materno.

Rapidamente os pms iniciaram a manobra de Heimlich, realizada para desobstruir as vias aéreas superiores e conseguiram fazer com que o neném voltasse a respirar, emocionando a todos os presentes no local. O recém-nascido posteriormente foi encaminhado ao HGE onde foi verificada a sua plena saúde. (Com informações do Bahia Notícias)

Ibirapitanga: Mais uma liderança abandona o prefeito “Junilson de Boró” para se juntar à oposição

Mais uma liderança abandona o prefeito "Junilson de Boró" para se junta à oposição
Antônio de Edson – Foto: Reprodução

O governo de Junilson de Boró (PSD), em Ibirapitanga enfrenta mais um revés, com a saída de Antônio de Edson (presidente do Sindicato Rural, ex-assessor da secretaria de agricultura) do seu grupo político. Ele expressou insatisfação com a atual administração devido à discordância sobre a condução do município.

Antônio de Edson se juntou à oposição, seguindo a tendência de outras lideranças que deixaram o governo recentemente. Essas mudanças indicam uma reconfiguração política em Ibirapitanga, com a oposição ganhando força e o governo enfrentando crescente pressão e isolamento.

Mais conhecido como Antônio Almeida, ele acumula décadas de experiência e dedicação à zona rural do município. Ao longo de sua carreira, desempenhou papéis importantes, incluindo o cargo de ex-secretário de agricultura e atualmente ocupa o cargo de presidente do Sindicato Rural e do partido União do Brasil.

Ao manifestar seu apoio à oposição, Antônio de Edson se junta a uma série de personalidades locais, como Chê de Camamuzinho, pré-candidato a vereador, e Xalita, ex-vereador e ex-diretor de esportes. Essa decisão coletiva dessas figuras influentes agravou a crise política enfrentada pelo atual gestão, sinalizando uma reconfiguração política em Ibirapitanga, onde a oposição está ganhando terreno.

Ubaitaba: Entre os projetos de Luciano do Posto, está a construção de um “Abatedouro Frigorífico Municipal”

Entre os inúmeros projetos do empresário e pré-candidato a prefeito, Luciano do Posto (PSD), para Ubaitaba, está um Abatedouro frigorífico Municipal para atender não só o município de Ubaitaba, mas como outras cidades da região. “Precisamos ter visão, expandir mais a coisa, gerar emprego e renda para o nosso povo. Precisamos fazer Ubaitaba crescer”, disse Luciano.

O projeto de Luciano do Posto poderá mudar o perfil socioeconômico do município com o setor industrial, sendo um ponto de produção de carne e matéria prima, colocando Ubaitaba em um patamar econômico bem maior. Sem falar na geração de emprego e renda, principalmente na execução da obra.

“Não iremos construir nada meia boca, vamos construir algo de qualidade, com todos os equipamentos necessários, para que o Abatedouro Municipal de Ubaitaba se torne um equipamento de qualidade”, finalizou Luciano do Posto. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ubaitaba: Município volta a ter quatro pré-candidatos a prefeito; saiba mais

Ubaitaba: Município volta a ter quatro pré-candidatos a prefeito; saiba mais
Chico Farias – Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

O músico Chico Farias (PMB), voltou a disponibilizar seu nome na disputa pelo comando do município. Chico tinha desistido por conta de um tratamento que sua filha iria fazer fora do estado, mas segundo o próprio Chico, esse tratamento só será feito em 2025.

Ele estará voltando para Ubaitaba com sua família no próximo mês, onde pretende se dedicar bastante a sua pré-candidatura a prefeito. Chico Farias é evangélico, agricultor, cantor e compositor.

Filho do ex-vereador Mandinho, Chico Farias pretende realizar uma pré-campanha justa e com projetos voltados para os menos favorecidos. Com o retorno de Chico Farias, Ubaitaba voltou a ter quatro pré-candidatos (Gracinha (Avante), Bêda (MDB) e Luciano do Posto PSD). (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)