Uma criança de um ano e oito meses morreu afagada em um tanque de criação de peixes no Assentamento Dois de Julho, na zona rural de Eunápolis, na manhã desta quinta-feira (15). Lyan Carvalho Matos estava aos cuidados da mãe, que realizava as tarefas de casa, por volta das 11h.
Conforme apurou a reportagem do Radar News, ela se distraiu por alguns instantes e não percebeu quando o menino se afastou. Ao notar a ausência do filho, a mãe saiu da residência e avistou a criança na água. Ela entrou no tanque e retirou o menino, que foi levado pela família ao Hospital Regional, mas já chegou sem vida. (Com informações do Radar News)
Mesmo com uma população cinco vezes menor do que a capacidade da Arena Fonte Nova, a cidade de Piripá tem o maior coeficiente de incidência de pessoas com dengue da Bahia. O município de 9.152 habitantes é localizado no centro-sul do estado e fica a 120 quilômetros de Vitória da Conquista. Moradores da cidade relatam preocupação com a explosão de casos e com os focos de água parada.
Uma morte pela doença já foi registrada na cidade. Os dois filhos da comerciante Marcilene Ribeiro foram hospitalizados no mês passado por conta da dengue. No ano passado, dois dos três filhos já tinham sofrido com a chikungunya, que também é transmitida pelo mosquito aedes aegypti. “Dessa vez, os meninos de 5 e 11 anos precisaram ficar um dia internados tomando medicação. Ficaram com muita dor no corpo, febre e falta de apetite”, relata.
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), Piripá possui um coeficiente de incidência de dengue de 7.954,5 a cada 100 mil habitantes. O número é mais do que o dobro do que a taxa de Jacaraci (3.304,2), que aparece em segundo lugar. Ao menos 38 cidades da Bahia estão com surto da doença. “É comum que a gente tenha surtos de dengue na cidade, mas nunca vi nada tão grave como agora”, completa Marcilene
Ribeiro. Moradores revelam que pacientes estão sendo transferidos para outras cidades, uma vez que o Hospital Municipal Maria Pereira Barbosa não está dando conta de atender todos os doentes. A reportagem tentou entrar em contato com a prefeitura de Piripá, mas não obteve retorno. A secretária de Saúde da cidade também foi contatada, mas não respondeu aos questionamentos.
Integrantes do Corpo de Bombeiros foram mobilizados e devem reforçar o combate à doença nesta semana. Carros fumacê também estão sendo utilizados em Piripá. A estratégia consiste na pulverização de inseticida para eliminar a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região. Mesmo assim, moradores se preocupam com o avanço da dengue. Plínio nasceu na cidade e revela quais estratégias têm usado para evitar ser picado pelo mosquito.
“A situação está muito delicada. Estamos usando repelente 24 horas por dia e mesmo assim temos medo”, conta. Sua esposa, Cristiane, fala do medo da proliferação do mosquito. “Aqui perto de casa vemos muitas construções que acumulam água parada. Estamos passando pelo período de chuva”, diz.
A cidade enfrentou algumas das ondas de calor que afetaram diversas regiões de país no ano passado. As altas temperaturas favorecem a proliferação do mosquito vetor da dengue. No dia 7 deste mês, a prefeitura realizou um ‘mutirão de educação’, em que equipes de saúde passaram nas residências com o objetivo de identificar possíveis focos de dengue. (Com informações do CORREIO)
O músico Clóvis Figueiredo Leite, Kocó, faleceu na tarde desta segunda-feira (19), em um hospital de Salvador, aos 72 anos. Fundador da Banda Lordão, ele fez história à frente do grupo por mais de 50 anos. Nascido no Rio de Janeiro e radicado na Bahia desde a década de 1960, Kocó chegou em Itabuna em 1972.
Ele deixa a esposa, Sônia Leite, e o filho Marcus Vinícius. O casal também teve o filho Clóvis Leite Júnior, que faleceu em 2009. Já homenageado com o título de cidadão itabunense e com a Comenda Firmino Alves, Kocó recebeu, em setembro de 2023, a Comenda 2 de Julho, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia.
Na época, ele disse que a homenagem havia aumentado sua vontade de viver. Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento. (Com informações do Pimenta blog)
O Ministério da Saúde informou que 94 pessoas morreram em decorrência da dengue no país. O avanço da doença fez a Prefeitura de Belo Horizonte decretar situação de emergência. Há 381 mortes em investigação, informou o ministério. Os dados da pasta são referentes até ontem à tarde e fazem parte do Painel de Monitoramento das Arboviroses.
Foram registrados 555.583 mil casos entre suspeitos e confirmados da doença no país. Desses, mais de 226 mil já foram confirmados. Minas Gerais é o estado com maior incidência de casos prováveis da doença, 192.258. Em seguida estão São Paulo, o Distrito Federal e o Paraná, com 90 mil, 67 mil e 58 mil, respectivamente.
Reportagem do UOL mostrou que o aumento na busca por repelentes nas farmácias do DF deixou o produto mais caro ou em falta. A venda de repelentes subiu 60% neste ano em comparação com o mesmo período de 2023. (Com informações do Bahia Notícias)
Um homem identificado pelo prenome de Marcelo foi transferido para o Hospital de Base, em Itabuna, após cair de um cavalo na região rural do Vapor, em Ubatã. O homem, que inicialmente foi socorrido por populares ao Hospital César Monteiro Pirajá, apresentava sangramento na região das costelas e havia suspeita de fratura em uma das pernas. Uma ambulância realizou a transferência para Itabuna. A vítima estava consciente. (Com informações do Ubatã Notícias)
As inscrições para o Concurso Público da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) começaram nesta segunda-feira (19), em toda a Bahia. Foram disponibilizadas 160 vagas de nível superior e técnico para a Agência. Deste número, são 40 para Técnico em Fiscalização Agropecuária e 120 para Fiscal Estadual Agropecuário (FEA). Desses, 40 são destinados para Engenheiros Agrônomos e outros 80 para Médicos Veterinários.
As inscrições podem ser feitas pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a partir até as 16h do próximo dia 04 de Abril de 2024. Já as provas estão previstas para acontecer em 02 de Junho deste ano, em Salvador, das 13h às 19h.
A taxa de inscrição para o cargo de FEA é de R$ 140,00. Para o cargo de Técnico em Fiscalização Agropecuária o valor da taxa de inscrição é de R$ 90,00 (noventa reais). O prazo de validade do Concurso é de um ano, a partir da data da publicação da Homologação do Resultado Final do Concurso no Diário Oficial do Estado da Bahia, podendo ser prorrogado por mais um a critério da Secretaria da Administração (Saeb) e do Diretor Geral da Agência.
A seleção ocorrerá em três etapas de caráter eliminatório e classificatório: Provas Objetivas, Prova Discursiva e Provas de Títulos.
Para os cargos de FEA, a área de atuação é em Defesa Sanitária e Inspeção Animal, e Defesa Sanitária Vegetal, com carga horária de 40 horas semanais. A remuneração de ingresso para o cargo de FEA é constituída pelo vencimento básico no valor de R$ 3.029,30 (três mil e vinte e nove reais e trinta centavos), acrescido de Gratificação pela Atividade de Fiscalização e Defesa Agropecuária, no percentual de 115% (cento e quinze por cento) para a classe inicial, incidente sobre o vencimento básico, equivalente ao valor de R$ 3.483,70 (três mil, quatrocentos e oitenta e três reais e setenta centavos), perfazendo o total de R$ 6.513,00 (seis mil, quinhentos e treze reais).
Para Técnico em Fiscalização Agropecuária a remuneração é constituída pelo vencimento básico no valor de R$ 1.320,00 (mil, trezentos e vinte reais), acrescido de Gratificação pela Atividade de Fiscalização e Defesa Agropecuária no percentual de 85% (oitenta e cinco por cento) para a classe inicial, incidente sobre o vencimento básico, equivalente a R$ 1.122,00 (mil, cento e vinte e dois reais), perfazendo o total de R$ 2.442,00 (dois mil, quatrocentos e quarenta e dois reais). (Com informações do Bahia Notícias)
As chuvas que caíram em Paulo Afonso, na divisa da Bahia com Sergipe e Alagoas, causaram diversos alagamentos. Nesta segunda-feira (19), uma força tarefa com agentes da prefeitura e do Corpo de Bombeiros atua para evacuar locais e minimizar os danos causados pelas precipitações que ocorreram entre a noite do sábado (17) e madrugada do domingo (18). Imagens enviadas pela G7 Ambiental mostram o volume da água em trechos do município. A zona rural foi a mais atingida.
Em uma imagem, moradores tentam sair de um local com a água na altura do tórax. Um carro também chegou a ser arrastado em um riacho. Devido às chuvas, a barragem do povoado da Várzea atingiu a capacidade máxima. No povoado, foram 115 mm de chuva. Os outros locais com maior volume de chuvas foram Juá: 72 mm; Centro/UniRios: 60 mm; Matinha: 52 mm; BTN 2: 45 mm; e Baixa do Boi: 35 mm. Até o final da manhã desta segunda-feira (19) ainda não havia informações de desabrigados ou desalojados.
“Bá da Bainha” anuncia pré-candidatura a vereador.
O empresário Robélio Andrade Pinheiro dos Santos – o “Bá da Bainha” como é conhecido, lançou pré-candidatura ao cargo de vereador no município de Ibirapitanga. De origem humilde, Bá nasceu na zona rural de Ibirapitanga e cresceu no distrito de Camamuzinho onde construiu uma vida pautada no trabalho e na dedicação a família e também as causas sociais de sua comunidade, principalmente incentivando a inserção dos jovens no mercado de trabalho.
Filho de “Dona Si” ele é casado, pai de dois filhos e na última semana lançou seu nome como pré-candidato ao cargo de vereador. Ainda sem partido definido, ele declarou: “coloco meu nome a disposição do povo do Camamuzinho e do Município de Ibirapitanga e lutarei por melhorias na saúde, educação, cultura e esporte, além de geração de renda e mais qualidade de vida para minha população.”
Quando questionado sobre seu posicionamento em relação à gestão, “Bá” completou dizendo que “respeita o processo democrático e que por compatibilidade de ideias está alinhado ao grupo de oposição e que acredita na renovação e que se eleito, será voz ativa na Câmara fiscalizando as contas públicas e criando projetos de interesses da comunidade,” finalizou. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, afirmou nesta segunda-feira (19/2) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é “persona non grata” no país até que faça retratações. A declaração do diplomata repercutiu, mais uma vez, a fala do presidente da República no domingo (18/2), quando o mandatário comparou o desastre humanitário em Gaza ao Holocausto.
“Não perdoaremos nem esqueceremos. Em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao presidente Lula que ele é ‘persona non grata’ em Israel até que ele peça desculpas e se retrate de suas palavras”, afirmou o diplomata em publicação no X — antigo Twitter.
A fala do presidente Lula abriu uma crise diplomática entre os dois países. Além do posicionamento público, o governo de Israel mudou o protocolo para encontros com diplomatas e representantes de nações estrangeiras. A reunião com o embaixador do Brasil em Israel foi marcada no museu do Holocausto, em Jerusalém. Normalmente, o encontro aconteceria no Ministério das Relações Exteriores. Leia matéria completa no Metrópoles
O empresário Abilio Diniz morreu aos 87 anos. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e foi vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. O velório será realizado nesta segunda-feira (19), no Salão Nobre do Estádio do Morumbi, do São Paulo, seu clube do coração, das 11h às 15h.
Com a trajetória marcada pelo empreendedorismo, Abilio Diniz transformou a doceria da família, fundada em 1949 por seu pai, Valentim Diniz, em um dos maiores negócios do Brasil: o Grupo Pão de Açúcar. Abilio assumiu o comando do grupo na década de 1990 e deixou o “GPA” em 2013.
Além da trajetória no Pão de Açúcar, teve outras atuações de destaque como empreendedor e foi acionista do Carrefour Brasil.
Uma socorrista do SAMU de Ubaitaba, identificada como sendo Poliana Souza (Poli), foi atropelada e morta por uma caminhonete S10 de placa AIJ0C44, dirigida por uma morador da cidade de Ubaitaba, identificado no local como sendo Ferpuda.
O acidente aconteceu em cima da ponte da BR-101, entre os municípios de Ubaitaba e Aurelino Leal. Poli estava na garupa de uma motocicleta pilotada pelo seu namorado, quando foram atingidos. O motorista atropelador foi retirado do local pela Polícia Militar, pois foi ameaçado de linchamento.
Caminhonete ficou com a frente destruida.
O namorado de Poliana que estava pilotando a motocicleta, ficou gravemente ferido e foi socorrido pelo SAMU para o Hospital de Base em Itabuna. Ele sofreu pancadas e escoriações. Polyana era filha dos ex-vereadores, Nilton da Kombi e Creuza.
Polyana Souza deixa duas filhas. Uma equipe da PRF – Polícia Rodoviária Federal, esteve no local do acidente para realizar a ocorrência. A PRF deve divulgar um laudo em até 05 dias com detalhes sobre o acidente. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Em um site aqui da região, a Secretária de Saúde chegou a dizer que a falta de insumos e medicamentos não traduz a veracidade, uma vez que tanto o hospital municipal quanto as unidades de saúde fornecem regularmente medicamento a toda a população.
No finalzinho da nota, diz que a saúde de Ibirapitanga é referência em toda a região, e que recentemente o município foi muito bem avaliada pela Previne Brasil, alcançando a nota de 9,89, conforme pode ser observado no site do ministério da saúde. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
LEIA NOTA NA INTEGRA:
A prefeitura Municipal de Ibirapitanga, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, vem através desta nota, trazer esclarecimentos sobre as situações de ataques e tentativas de desgaste na gestão pública, sem falar no desrespeito aos servidores públicos, que vem sendo amplamente divulgadas de formas maldosas, maliciosas e perversas em redes sociais e sites. Pelas quais se fazem necessárias as seguintes considerações:
• A falta de água se deu em razão de que o volume de água fornecida pela Empresa Baiana de Águas e saneamento (EMBASA), se mostrou insuficiente para o transporte da água do tanque até as caixas d’agua, o que ocasionou um dano na bomba periférica. O problema foi logo sanado.
• A Falta de insumos e medicamentos não traduz a veracidade, uma vez que tanto o hospital municipal quanto as unidades de saúde, fornecem regularmente medicamentos a toda a população.
Além do mais, nosso município é referência em toda a região no que concerne a área da saúde sendo umas das que mais ofertam serviços e executam o deslocamento de pessoas através do transporte de pacientes que necessitam de atendimento externo.
Ibirapitanga recentemente foi muito bem avaliada pela previne Brasil, alcançando a nota de 9,89, conforme pode ser observado no site do ministério da saúde. Nossa maior prioridade é continuarmos na linha do cuidado aos nossos munícipes garantindo assim, promoção, prevenção e recuperação a saúde.
Policiais do 5º BPM e da Cipe – Cacaueira apreenderam 100 quilos de maconha em Itabuna, no sul do estado. Durante a operação Garra de Arquimedes, os oficiais receberam uma denúncia anônima, que informava que a droga estaria escondida em uma estação de tratamento sanitário, no bairro de São Pedro. Ao chegarem na região, os pms iniciaram as buscas e localizaram 100 quilos de maconha. Todo o material foi recolhido e encaminhado para a delegacia que atende ao município, onde a ocorrência foi registrada. (Com informações do BN)
Uma notícia divulgada pelo site Políticos do Sul da Bahia caiu com uma bomba na região. A notícia detalha o caos vivido pelos moradores com a saúde pública do município de Ibirapitanga (distante 23 km de Ubaitaba). De acordo com a matéria, a cidade de Ibirapitanga, enfrenta um cenário de crise na saúde pública, com o Hospital Municipal Edvaldo Magalhães Nascimento no epicentro das preocupações. A população, já carente de recursos, encontra-se em uma situação alarmante, com relatos de falta de remédios, ausência de água nas instalações hospitalares, estendendo-se para as Unidades de Saúde e até no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS.
FALTA DE MEDICAMENTOS NO HOSPITAL E UNIDADES DE SAÚDE
Os moradores têm expressado crescente preocupação com a falta de medicamentos essenciais no Hospital Municipal e nas Unidades de Saúde. Pacientes que buscam atendimento médico têm se deparado com prateleiras vazias nas farmácias, resultando em uma séria limitação no tratamento oferecido à população.
Segundo relatos, a ausência de remédios não se restringe a medicamentos básicos, atingindo até mesmo itens essenciais, como analgésicos, antibióticos e soro. Uma avó, que gravou um vídeo indignado, relatou ter levado sua neta ao hospital e se deparou com a falta de soro para os pacientes. A situação, além de alarmante, levanta questionamentos sobre a capacidade do sistema de saúde local em fornecer assistência adequada à comunidade.
ESCASSEZ DE ÁGUA NAS INSTALAÇÕES HOSPITALARES:
Outro ponto crítico que agrava a crise é a falta de água nas dependências do Hospital Municipal. A carência desse recurso básico compromete não apenas a higiene das instalações, mas também a prestação de cuidados de saúde adequados aos pacientes.
A ausência de água potável impacta diretamente nos procedimentos médicos, na higienização de equipamentos e na qualidade dos serviços oferecidos. Essa situação levanta questionamentos sobre a infraestrutura do hospital e a capacidade da administração municipal em garantir condições básicas para o funcionamento adequado da unidade de saúde.
Prefeito tem sido alvo de críticas devido à situação caótica na saúde.
O atual prefeito de Ibirapitanga, Junilson de Boró, do PSD, tem sido alvo de críticas pela população devido à situação caótica na saúde. A falta de transparência e a aparente incapacidade de resolver os problemas que assolam o Hospital Municipal colocam em xeque a eficácia da gestão na área da saúde.
A comunidade exige ações imediatas por parte das autoridades municipais para solucionar os problemas enfrentados pelo sistema de saúde local. É crucial que o poder público tome medidas urgentes para garantir o fornecimento adequado de medicamentos, regularização do abastecimento de água e aprimoramento da infraestrutura hospitalar.
Na tarde desta sexta-feira (16), a equipe do site UBAITABA URGENTE tentou um contato com a Secretaria Municipal de Saúde, Alexandra Ferreira (Lelu), mas até o momento não obtivemos nenhuma resposta.
A Polícia Civil investiga a morte de Reinaldo Guilherme Fernandes Dourado, 21 anos, na manhã desta quinta-feira (15), na cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia. O jovem, que pertence a comunidade cigana, estava na porta da casa do tio quando foi atingido pelos disparos.
O crime aconteceu na Rua João Pompílio de Abreu, no bairro Santa Luzia. Guilherme foi baleado por dois suspeitos que estavam em uma moto e passaram atirando. Os suspeitos fugiram logo após o crime. O jovem foi atingido na cabeça e morreu no local do crime.
Câmeras de segurança que ficam na região flagraram o momento do crime e as imagens devem ajudar a identificar os suspeitos. Segundo a TV Bahia, as imagens também mostram Guilherme conversando com um dos suspeitos minutos antes do crime. Outras duas pessoas estariam envolvidas com o crime.
O corpo de Guilherme foi liberado pelo IML no final da tarde desta quinta e será levado para Riacho de Santana, onde o sepultamento será realizado. A Delegacia Territorial de Guanambi apura a autoria e motivação do crime.
PAI ASSASSINADO
A Polícia Civil também investiga a morte do pai de Guilherme em 31 de janeiro deste ano. Gerisvaldo Oliveira Dourado, de 47 anos, foi assassinado após uma briga com outro cigano em Palmas de Monte Alto, também no sudoeste baiano. (Com informações do CORREIO)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuva para a Bahia, devido à passagem de um ciclone subtropical, que deve começar a se formar em alto-mar. Este fenômeno está associado à formação de nuvens de chuva devido aos ventos rodando no sentido horário.
O período deve iniciar neste sábado (17), e se estender até a próxima semana. É previsto que as maiores acumulações ocorrerão nas regiões sudoeste e extremo sul do estado. De acordo com a Marinha do Brasil, o mar deve ficar mais agitado e as rajadas de ventos podem chegar a 80 Km/h.
O instituto divulgou instruções: Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia; em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos; em caso de situação de grande perigo confirmada; procure abrigo, evite permanecer ao ar livre; obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). (Com informações do Metro 1)
A ex-prefeita Liu Andrade (PSD), realizou recentemente a distribuição de kit escolar para crianças e adolescentes do município de Aurelino Leal. “Passamos mais de dois meses pedindo ajuda aos amigos para hoje realizar o sonho de mais de 600 crianças em nossa cidade. Nosso intuito é fazer o bem sem olhar a quem”, disse Liu. Os material foi distribuído em diversos bairros carentes de Aurelino Leal. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Luciano do Posto é pré-candidato a prefeito de Ubaitaba pelo PSD.
Com o apoio do Governo do Estado e do Dep. Paulo Magalhães (PSD), o pré-candidato a prefeito, Luciano Magalhães (PSD), pretende implantar em Ubaitaba novas escolas estruturadas para oferecer ensino em tempo integral.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que institui o programa Escola em Tempo Integral (ETI). Na Bahia, 16,2% das escolas já oferecem ensino integral.
“É através do aprimoramento da qualidade do ensino que erguemos as bases de uma sociedade mais consciente, mais justa e menos desigual”, disse Luciano ao site UBAITABA URGENTE. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Um motorista por aplicativo desapareceu na cidade de Ilhéus. Segundo a família, ele é morador de Vitória da Conquista, e está no município há uma semana com amigos.
De acordo com familiares, Lucas Brito da Silva, de 27 anos, não é visto desde segunda-feira (12), pelos amigos, que também são motoristas por aplicativo. O grupo viajou para Ilhéus para fazer corridas.
Os amigos de Lucas Brito disseram que os destinos das corridas eram compartilhados em um grupo, por meio de um aplicativo, mas o motorista parou de mandar mensagens. O desaparecimento dele foi registrado na delegacia de Ilhéus e é investigado.
Uma atitude no mínimo estranha. A prefeita de São Sebastião do Passé, Nilza da Mata (PSD) ordenou ao secretário de Finanças, Jarbas Lima, que confiscasse os aparelhos celulares de membros da diretoria municipal da APLB antes de uma reunião, na última quarta-feira, 7, com a categoria.
A denúncia é do vereador Soldado Nailson (Republicanos). Só após o ato, a reunião teria sido iniciada. É bom lembrar que no último dia 30 de dezembro, todos os professores, assistentes, administrativos e apoios contratados foram demitidos. A alegação da prefeita foi a “redução de despesas com pessoal”.
“Achei uma falta de respeito com o sindicato e os servidores municipais, que reivindicam direitos constituídos, e são negados pela gestão da prefeita Nilza da Mata, fato que leva a total constrangimento”, disse o vereador Soldado Nailson.
A reportagem do Jornal A Tarde tentou entrar em contato com a APLB local e não obteve sucesso. A reportagem procurou também a prefeitura de São Sebastião do Passé, e ainda aguarda resposta quanto ao questionamento.