Ubaitaba Urgente

Ubaitaba: Bêda realiza reunião com vereadores, pré-candidatos e lideranças; veja fotos

Bêda realiza reunião com vereadores, pré-candidatos e lideranças
Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

O prefeito Bêda (MDB), realizou na tarde desta quarta-feira (28), uma reunião com a participação dos vereadores da base, além dos pré-candidatos a vereador. O objetivo da reunião organizar partidos políticos e falar sobre a sucessão municipal 2024.

Bêda realiza reunião com vereadores, pré-candidatos e lideranças
Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

Estiveram presentes o médico Hugo Henrique, os ex-prefeitos Alexandre Almeida, e Paulo Bidu (PP), além do ex-vereador e ex-candidato a vice-prefeito, Bal do Armandão.

A reunião foi bastante produtiva e mostrou a união do grupo vermelho. O prefeito Bêda estava bastante empolgado, e demonstrou muita vontade de disputar seu 5º mandato como prefeito de Ubaitaba. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Aurelino Leal: “Daniel Júnior” é eleito membro e imortal da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Conde

Na última sexta-feira (23/02) em Assembleia Geral Ordinária da ALASFCON – Academia de Letras e Artes de São Francisco do Conde realizada na Sala de Reuniões do Restaurante Empório Zazá, fora eleito de forma unânime como membro efetivo e imortal da egrégia instituição o professor pedagogo Daniel Gomes de Souza Júnior. Ele ocupará a cadeira de número 19 tendo como patrono o Senhor Osmar Ramos, um proeminente político local que marcou sua trajetória exercendo sete mandatos como vereador, dois como prefeito e por um mandato de deputado estadual.

Natural de Aurelino Leal, município da região Sul da Bahia, Daniel vem construindo sua trajetória com humildade e aprendizados, sendo o segundo aurelinense a ocupar uma cadeira em academia. O primeiro foi Peilton Sena que é imortal na Academia Santista de Letras e da Academia de Letras e Artes de Praia Grande/SP.

Desde 2017 em São Francisco do Conde, cidade baiana localizada no recôncavo e região metropolitana de Salvador, Daniel tem tido uma curva ascendente no cenário artístico literário, recentemente lançou o livro infantil juvenil “SE O MUNDO FOSSE GOVERNADO POR PÉTALA”, no primeiro semestre de 2023 lançou o livreto de cordel “AS PERIPÉCIAS DE JOÃO DA HORA”, também em 2023 foi laureado com a Medalha Gonçalves Dias, honraria outorgada pela FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos de Letras e Artes, recebeu também uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Vereadores de Aurelino por indicação da Presidente da casa, a vereadora Rosana Fontes, justificando sua relevante contribuição cultural para o município.

“Ascendo a categoria de imortal da ALASFCON tendo o entendimento de que a minha responsabilidade aumenta e serei um contribuinte junto aos meus confrades e confreiras tornando cada vez mais altaneira essa tão respeitada instituição.”

Ubatã: Suspeito de tráfico morre em confronto com policiais militares

Suspeito de tráfico morre em confronto com policiais militares em Ubatã
Bruno Amparo morreu em confronto com a Polícia Militar.

Um homem identificado como Bruno Amparo Matos morreu em confronto contra guarnições do PETO 61ª CIPM e Cipe Cacaueira na madrugada desta quarta-feira, 28, no bairro Júlio Aderne, em Ubatã. Bruno era suspeito de tráfico de drogas e considerado perigoso pelas autoridades policiais.

Conforme informações do Ubatã Notícias, as guarnições foram apurar uma denúncia de tráfico de drogas quando foram recebidas a tiros. Houve revide e Bruno acabou sendo alvejado. Ele foi socorrido ao Hospital César Monteiro Pirajá, onde foi constatado o óbito. A PM divulgará nas próximas horas o balanço da operação. (Com informações do Ubatã Notícias)

Polícia Federal faz operação contra fraudes para obter CNH na Bahia

Polícia Federal faz operação contra fraudes para obter CNH na Bahia
Foto: Reprodução

Uma operação contra uma organização criminosa especializada em fraudes para obter a carteira de habilitação foi deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (27). A Operação Stop Driver acontece na Bahia, Goiás e Distrito Federal. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe, Coribe, Santana, Canarana, Bom Jesus da Lapa, Brasília e Goiânia.

São 21 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão. Segundo a PF, foram apreendidos diversos bens de interesse para a linha investigativa e esclarecimentos dos fatos, afastamento de servidores públicos do cargo e bloqueio de bens.

Os presos foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal de Barreiras. Os suspeitos são investigados por organização criminosa, falsidade ideológica, corrupção ativa, corrupção passiva, prevaricação e lavagem de capitais. Juntos podem somar uma pena máxima superior a 40 anos de prisão, além de perda de todo o patrimônio adquirido com o crime.

Itabuna: Município inicia na quinta-feira a vacinação contra a dengue

Município de Itabuna inicia na quinta-feira a vacinação contra a dengue
Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde de Itabuna inicia, na quinta-feira (29), a vacinação contra a dengue. Como há limitação na quantidade de imunizante enviado pelo Ministério da Saúde, nesta fase, estão sendo convocadas crianças de 10 e 11 anos para receber a primeira dose da vacina (Qdenga).

A vacinação ocorrerá na sede da UNEX/Itabuna, na Praça José Bastos, das 8h30min às 13h, para mil pessoas. Serão distribuídas senhas. Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, serão imunizados os públicos mais vulneráveis ao desenvolvimento de sintomas graves da doença.

Para receber a primeira dose da vacina, os pais ou responsáveis devem apresentar documento de identificação das crianças (RG, CPF e Cartão de Vacina). No primeiro momento, o município de Itabuna recebeu 4.830 doses. Desse total, 1.000 doses serão aplicadas na quinta-feira. As demais doses serão usadas durante a vacinação nas escolas.

DUAS VACINAS

A coordenadora da Rede Frio, enfermeira Camila Brito, destaca que o esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses, que devem ser aplicadas em um intervalo de três meses. “Em relação a quem teve diagnóstico recente de dengue, a recomendação é que aguarde seis meses para iniciar o esquema vacinal contra a doença”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que desde 2023 o Índice de Infestação Predial em Itabuna tem sido de queda constante, passando de 8.4% para 1.5%. “Entretanto, é importante que a população adote os cuidados preventivos para evitar focos do mosquito transmissor da doença. A comunidade pode colaborar evitando acúmulo de água em recipientes abertos; usar telas, repelentes e aderir à vacinação”, reforçou o município. (Com informações do Pimenta blog)

Jovem é encontrada morta dentro de casa em Salvador; marido é suspeito

Jovem é encontrada morta dentro de casa em Salvador; marido é suspeito
Ruana Karina foi morta na frente dos dois filhos.

Uma jovem de 24 anos foi morta a tiros, na madrugada desta terça-feira (27), dentro da casa onde morava, no bairro Sete de Abril, em Salvador. Segundo a Polícia Civil, o suspeito é o marido da vítima. Ele fugiu após o crime. O caso aconteceu na Rua Floriano Dutra.

Segundo informações da Polícia Civil, a vítima foi identificada como Ruana Karina dos Santos Silva. De acordo com vizinhos, Ruana Karina foi morta na frente dos dois filhos do casal, de 3 e 5 anos.

Essa informação não foi confirmada pela Polícia Civil. Vizinhos também dizem ter ouvido diversas brigas entre os dois, além de choro das crianças. A motivação do crime é investigada pela 2ª Delegacia de Homicídios. (Com informações do G1)

Ilhéus: Criminosos fazem buraco na parede e arrombam cofre de lotérica no bairro Nelson Costa

Criminosos fazem buraco na parede e arrombam cofre de lotérica no bairro Nelson Costa
O crime é investigado pela Polícia Civil.

Uma casa lotérica foi arrombada na madrugada desta segunda-feira (26), na Av. Lotus, no bairro Nelson Costa, em Ilhéus. Através de imagens é possível ver que um buraco foi aberto em uma das paredes do estabelecimento. Conforme apuração da TV Santa Cruz, mais de R$ 70 mil foram furtados.

Segundo a Polícia Militar, os funcionários só perceberam o furto pela manhã, quando chegaram ao local e perceberam um buraco na parede, que foi usado pelos criminosos como forma de acesso ao estabelecimento. Os cofres foram arrombados, com o dinheiro furtado, e todo o sistema de câmeras do local foi destruído.

De acordo com a polícia, o arrombamento ocorreu pelos fundos do estabelecimento. Até o momento desta reportagem ninguém havia sido preso. O crime é investigado pela Polícia Civil.

PF investiga desvios milionários em recursos para saúde; saiba onde

PF investiga desvios milionários em recursos para saúde; saiba onde
Ao todo, o prejuízo previsto é superior aos R$ 70 milhões.

A Polícia Federal (PF) iniciou na manhã desta terça-feira (27) mais uma operação. Trata-se da “Operação Salus” que investiga a possibiliade da realização de desvios de recursos públicos federais destinados à saúde de um município brasileiro. Essa ação cumpre 14 mandados de busca e apreensão por desvios financeiros no setor.

Essa situação ocorreu no município de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A suspeita, que resultou na operação da PF, é de que pagamentos realizados pela prefeitura de Maricá possuiam altos valores para à Organização Social de Saúde (OSS). Ao todo, o prejuízo previsto é superior aos R$ 70 milhões.

OPERAÇÃO

Em toda essa operação estarão envolvidos 60 policiais federais. Todos os 14 mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça carioca por meio da 2ª Vara Federal de Niterói. Os alvos estão em Maricá, Niterói e Rio de Janeiro.

Além da busca e apreensão, a justiça também impôs uma medida cautelar para suspender o exercício das funções públicas de servidores municipais. No caso, os servidores atingidos pela decisão eram responsáveis pela execução, gestão e fiscalização das verbas públicas destinadas à saúde municipal. (Com informações do Bnews)

Vereador “Pastor Melk” tem casa e carro atingidos por tiros em Madre de Deus

Vereador "Pastor Melk" tem casa e carro atingidos por tiros em Madre de Deus
Pastor Melk (Solidariedade)

O vereador Pastor Melk (Solidariedade), de Madre de Deus, município da Região Metropolitana de Salvador, teve a casa e um carro atingidos por disparos de arma de fogo na segunda-feira (26). De acordo com informações do site Alô Juca, o ataque foi feito por traficantes que passaram de carro.

Ainda segundo fontes ouvidas pelo site, os bandidos utilizaram um carro roubado durante o ataque. O veículo foi abandonado e recuperado pela 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). A polícia recolheu 19 cápsulas dos calibres 9mm e 380.

Não houve feridos durante o ataque. Ainda segundo o site, existem informações de que o crime foi a mando do traficante Luan Santana, liderança do tráfico de drogas no município. A Delegacia de Madre de Deus vai investigar o caso.

Atualizado ás 09hs: A Assessoria de Comunicação do vereador divulgou uma nota em suas redes sociais dizendo que as notícias divulgadas pelo site Alô Juca são falsas; veja

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Pastor Melk (@pastor.melk)

Advogado é executado com 11 tiros em frente à OAB do RJ

Advogado é executado com 11 tiros em frente à OAB do RJ
Advogado é executado com 11 tiros em frente à OAB do RJ .

O advogado Rodrigo Marinho Crespo, de 42 anos, foi morto a tiros no final da tarde desta segunda-feira (26/2), em frente à sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro, no Centro. Onze cápsulas de balas foram recolhidas pela perícia.

Rodrigo Marinho era sócio do escritório Marinho e Lima Advogados, que fica na mesma região e foi fundado em 2015. A banca é especializada em Direito Civil Empresarial, com ênfase em Contratos e Direito Processual Civil.

Os criminosos estavam encapuzados e, como nada foi levado da vítima, a principal hipótese é que o crime tenha sido uma execução. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios da Polícia Civil.

Ubaitaba: Prefeitura recupera trecho da estrada do Orico que foi recentemente destruído pela chuva

Prefeitura recupera trecho da estrada do Orico que foi recentemente destruído pela chuva
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ubaitaba

Os moradores de Piraúna e Oricó já podem ficar tranquilos. A estrada que Liga Ubaitaba a essas localidades já está liberada para uso. Em tempo recorde a Prefeitura consertou a via. A estrada cedeu após fortes chuvas gerando uma cratera gigantesca e deixando a estrada interditada.

Prefeitura recupera trecho da estrada do Orico que foi recentemente destruído pela chuva
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ubaitaba

Prontamente o prefeito Bêda (MDB) e equipe da secretaria de Infraestrutura se dirigiu ao local e autorizou os reparos! A obra começou no último sábado (24) e hoje (26), a via já voltou a funcionar. Até amanhã (27), deve estar tudo concluído. (Com informações da ASCOM/Ubaitaba)

Prefeitura recupera trecho da estrada do Orico que foi recentemente destruído pela chuva
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ubaitaba

Coaraci: Adolescente desaparece após sair da residência da namorada

Adolescente desaparece após sair da residência da namorada
O jovem desapareceu após ter sido abordado pela PM na BA-651.

Um adolescente desapareceu após deixar a residência da namorada na sexta-feira (23), no município de Coaraci, no sul da Bahia. Até o momento, não há nenhuma informação sobre o paradeiro dele. De acordo com a Polícia Civil, Flávio estava de motocicleta indo em direção a sua residência, na cidade de Itapitanga, quando não foi mais visto.

Segundo testemunhas, o jovem desapareceu após ter sido abordado por policiais na BA-651. Por meio de nota, a Polícia Militar informou ao site g1 que não há registro do fato. Ainda segundo a unidade, “quaisquer informações objetivas que venham a esclarecer a denúncia são imprescindíveis”.

Porto Seguro: Tornado provoca grandes estragos em Arraial D’Ajuda

Tornado provoca grandes estragos em Arraial D’Ajuda
Foto: Radar News

Um tornado atingiu na madrugada desta segunda-feira (26) o distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro. As fortes rajadas de vento duraram poucos minutos, mas causaram grande destruição por onde passaram e assustaram os moradores.

Vídeos mostram o momento em que o funil de vento avança pelo distrito e os estragos causados depois da passagem do fenômeno. Entre os locais mais atingidos estão a Ladeira do Guanabara e o bairro Santiago. (Com informações do Radar News)

Ubaitaba: Gracinha realiza reunião com grupo de apoiadores no Comitê do Avante

Gracinha realiza reunião com grupo de apoiadores no Comitê do Avante
Foto: Divulgação

A pré-candidata a prefeita de Ubaitaba, Gracinha Viana (AVANTE), esteve nesta última sexta-feira (23), reunida com um grupo de lideranças no Comitê do AVANTE, no centro da cidade. De acordo com informações da coordenação de campanha da pré-candidata, Gracinha pretende fazer reuniões em grupos em diversos bairros e distritos do município, para depois, realizar uma reunião maior com todos os seus apoiadores.

Gracinha realiza reunião com grupo de apoiadores no Comitê do Avante
Foto: Divulgação

Nos próximos dias Gracinha também pretende se sentar com grupos de pré-candidatos a vereador e empresários. Estiveram presentes nesta reunião, os empresários Beto da Padaria, Antônio do Casa Nova, Hudson das Farmácias Santa Marta, além de Eliede Soares, Cássio Magalhães, os ex-vereadores Josildo e Marcelo da Padaria, e os vereadores Suza Ribeiro e Zé Nilton.

Gracinha realiza reunião com grupo de apoiadores no Comitê do Avante
Foto: Divulgação

“Queremos agradecer a participação de todos e dizer que em breve estaremos realizando reuniões em outras localidades. Meu intuito é poder ouvir todos”, disse Gracinha. (Redação: Ubaitaba Urgente)

Oposição protocola pedido de impeachment de Lula na Câmara

Oposição protocola pedido de impeachment de Lula na Câmara
Foto: Andre Borges/EFE

Deputados federais da oposição protocolaram na última quinta-feira (22) pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a assessoria da deputada Carla Zambelli (PL-SP), autora da proposta, o pedido tem 139 assinaturas e mais quatro nomes serão acrescentados na próxima segunda-feira (26).

O pedido foi apresentado após declaração em que Lula comparou as ações militares de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto contra judeus na 2ª Guerra Mundial.

Os parlamentares argumentam que o presidente infringiu artigo da Constituição Federal que prevê como crime de responsabilidade “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”, conforme o Artigo 5° da Constituição Federal.

Nesta semana, ministros, deputados e senadores da base governista defenderam a declaração de Lula. Segundo eles, o presidente buscou chamar a atenção para as mortes de civis palestinos na Faixa de Gaza, e não ofender ou criticar o povo judeu. A abertura do processo depende de decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Projeto prevê prisão em flagrante de agressor de mulher logo após registro da ocorrência

Projeto prevê prisão em flagrante de agressor de mulher logo após registro da ocorrência
Foto ilustrativa: Adobe Stock

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados prevê a possibilidade de prisão em flagrante de quem praticar violência doméstica logo após o registro da ocorrência policial, desde que haja elementos que indiquem a autoria.

Neste caso, serão considerados prova: laudos e prontuários médicos fornecidos por hospitais e postos de saúde, gravações de vídeo e captações de áudio que identifiquem o agressor e a vítima. De autoria da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), o texto altera o Código de Processo Penal e a Lei Maria da Penha.

“Trata-se de medida que impede a fuga e inibe a prática de novos crimes pelo infrator, além de auxiliar a colheita de elementos de informação que comprovem os fatos em juízo e embasem a condenação”, justifica a parlamentar.

“Nos casos de violência doméstica e familiar, a falta de prisão imediata dos agressores, além de servir como estímulo ao cometimento de novos delitos, representa, em muitos casos, uma sentença de morte para as vítimas”, acrescenta Laura Carneiro.

A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Com informações da Agência Câmara de Notícias.)

Governo Federal vai enviar vacinas contra dengue para mais 29 municípios

Governo vai enviar vacinas contra dengue para mais 29 municípios
Foto: Divulgação / Takeda

O Ministério da Saúde informou que vai enviar doses de vacinas contra dengue para mais 29 municípios nos próximos dias. O novo lote vai completar a lista de 521 municípios selecionados para receber as doses até a primeira quinzena de março. Até o momento, 492 cidades já receberam os imunizantes.

A vacinação contra a dengue começou neste mês e é destinada à aplicação em crianças de 10 e 11 anos. Até o fim deste ano, a vacinação com a Qdenga, nome comercial do imunizante, será ampliada para adolescentes de 12,13 e 14 anos que moram nos 521 municípios.

Os municípios foram escolhidos para receber os primeiros lotes das vacinas por estarem localizados em áreas de com alta incidência da dengue tipo 2 (Sorotipo 2), que provoca infecção mais grave da doença. Segundo o Ministério da Saúde, foram compradas 5,2 milhões de vacinas neste ano. Em 2025, serão mais 9 milhões.

Pelo menos seis estados já declararam situação de emergência devido aos casos registrados de dengue na população. Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e o Distrito Federal estão na lista. (Com informações do Bahia.ba)

Mulher que foi morta a tiros após pular de veículo em movimento em Salvador já foi identificada

Mulher que foi morta a tiros após pular de veículo em movimento em Salvador já foi identificada
Crédito: Reprodução/TV Bahia

O Departamento de Polícia Técnica já tem identificação da mulher assassinada a tiros na região de Cajazeiras,  de sábado (24). Trata-se de Aline dos Santos Souza, de 24 anos. Na manhã deste domingo (25), corpo ainda permanecia no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLRN) para liberação da família.

Aline foi encontrada na Avenida 29 de Março, por volta das 12h. Segundo a polícia, ela foi perseguida por dois homens, baleada e morreu no local. Testemunhas disseram aos policiais que a Aline estava em um carro e pulou do veículo que ainda estava em movimento. Ela caiu e tentou correr, mas foi alcançada por dois criminosos.

O caso é apurado pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). A reportagem procurou a Polícia Civil, para obter mais detalhes, mas até o momento não há resposta. (Com informações do Correio 24hs)

Jequié: Morre a Influenciadora digital “Dai Cruz” que lutava contra Epidermólise bolhosa

Morre a Influenciadora digital "Dai Cruz" que lutava contra Epidermólise bolhosa
Foto: Reprodução/Instagram

A influenciadora digital Daiane da Cruz, 31 anos, de Jequié, morreu neste sábado (24), cujo corpo foi velado na Pax Nacional, na Avenida Lions Club, próximo ao aeroporto de Jequié.

Dai Cruz, apesar de enfrentar bravamente uma enfermidade, Epidermólise Bolhosa, encantava a população com a sua autoestima, se destacava criando conteúdos nas redes sociais sobre a sua rotina e a sua página no Instagram já contabilizava 230 mil seguidores.

No Story do Instagram, a família comunicou sobre o falecimento precoce de Daiane, que era uma figura bastante querida na Cidade Sol. O sepultamento foi realizado sob clima de comoção, as 16h. (Com informações do Blog Marcos Frahm)

Siga o Ubaitaba Urgente nas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Instagram, YouTube e Facebook

Cerca de 3 mil famílias ficam isoladas após rompimento de barragem em Angical

Cerca de 3 mil famílias ficam isoladas após rompimento de barragem em Angical
Foto: Reprodução

Cerca de três mil famílias que habitam a zona rural de Angical, município do oeste baiano, ficaram isoladas com o rompimento da barragem de Ouriçangas na sexta-feira (23), que resultou na destruição de uma das pontes que liga a comunidade.

De acordo com a Prefeitura de Angical, pouco mais de sete máquinas emprestadas pelo Governo estão trabalhando para reverter a situação. Uma das alternativas pensadas pelo município foi a abertura de uma nova estrada para tentar conectar as comunidades isoladas, no entanto, o novo caminho acabaria ampliando o acesso diário às áreas de zona rural em cerca de 15 a 20km.

O temor com o rompimento da barragem é algo antigo para os moradores da região que já foram prejudicados em outros anos pela mesma situação. Há registros em 2004, 2005, 2021 e 2022. Em 2023, o secretário de Infraestrutura da região, Edson Silva de Matos, informou que foi feito um reforço na ponte, porém, o peso acumulado das águas fez com que o caminho cedesse.

O prefeito afirma que aguarda uma vistoria técnica do governo do estado para que uma resolução definitiva do problema seja tomada. (Com informações do BN)

Siga o Ubaitaba Urgente nas redes sociais e acompanhe todas as novidades! InstagramYouTube e Facebook