Ubaitaba Urgente

Corpo de menina que morreu após ser esquecida em carro é sepultado em Alagoinhas

Corpo de menina que morreu após ser esquecida em carro é sepultado em Alagoinhas
Foto: Edson Nunes / Arquivo Pessoal

O corpo da criança, de quatro anos, que morreu após ser esquecida pelo pai dentro de um carro foi sepultado na tarde desta quinta-feira (4) em Alagoinhas, no Agreste baiano. Sob forte comoção, familiares e amigos se despediram de Izzi Gil de Oliveira.

Segundo a TV Subaé, o médico que foi acionado para a ocorrência disse que a menina apresentava rigidez na mandíbula e tinha sinais que havia morrido entre duas e três horas antes do momento em que a atendeu. Conforme a Polícia Civil, o caso ocorreu no dia em que o pai a levaria para a escola. O homem, no entanto, foi para o trabalho e deixou a criança dentro do carro.

Ainda segundo informações, o pai saiu com a menina por volta de 13h30. Já por volta das 15h, a ausência da criança passou a ser notada na escola, uma vez que a mãe havia ligado para o local para saber como estava a menina, que apresentava sinais gripais.

Ao ser avisada que a filha não estava na escola, a mãe ligou para o marido. O homem saiu correndo para o carro e encontrou a garota desacordada. Ele ainda acionou o Samu para prestar socorro, mas a vítima foi a óbito.

Logo após o ocorrido, o pai da criança se apresentou na delegacia. O homem foi autuado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Após prestar depoimento, ele foi liberado. Um inquérito foi aberto e tem 30 dias para ser concluído.

Bolsonaro embarca para Salvador na manhã desta sexta e será recepcionado por apoiadores em motociata

Bolsonaro embarca para Salvador na manhã desta sexta e será recepcionado por apoiadores em motociata
(Foto: Mauro Pimentel/AFP)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) embarcou na manhã desta sexta-feira (8) com destino a Salvador. O presidente deixou a capital federal por volta das 9h, acompanhado pelo ex-deputado e ex-ministro da Cidadania João Roma (PL).

Com previsão de chegada na capital soteropolitana às 11h, Bolsonaro deve ser recepcionado por apoiadores em uma motociata. Em Salvador, o ex-presidente vai visitar a Igreja Batista Caminho das Árvores, na Pituba, onde será recepcionado pelo bispo Átila Brandão e também terá encontro com pré-candidatos da sigla.

De acordo com o presidente do PL na Bahia, João Roma, Bolsonaro também vai visitar outros pontos na cidade. Neste sábado (9), o ex-presidente participará de ato do PL Mulher no Centro de Convenções de Salvador, às 10 horas.

É aguardada a presença de nomes que se filiarão ao PL para a disputa eleitoral em outubro, a exemplo do Soldado Prisco, do ex-prefeito João Henrique e do ex-vereador Cézar Leite, que devem disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Salvador. Haverá também a filiação do vereador Gabriel Bandarra, o Tenóbio, que milita em Lauro de Freitas. (Com informações do BN)

Aurelino Leal: Rodrigo Andrade reinaugura Estádio de Futebol “O Arinhão” com abertura do Interbairros 2024

Foto: Divulgação/Prefeitura de Aurelino Leal

O Prefeito Rodrigo Andrade (PP), reinaugurou no último domingo (03), o Estádio de Futebol Raimundo Marques “O Arinhão”. O equipamento foi completamente revitalizado, e contou com a instalação de um novo gramado, a implantação completa do sistema de drenagem, a manutenção total do sistema de irrigação, construção de um patamar elevado, pinturas de muros e arquibancadas, recuperação de alambrado e a pavimentação com piso intertravado.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Aurelino Leal

A reinauguração do Estadio foi marcada pela a abertura do InterBairros 2024. O evento contou com a participação ainda do vice-prefeito e Secretário de Administração, Ricardo Carneiro, do Diretor de Esportes, Zaidan Bento, do Secretário de Obras, Gil Borges, além dos vereadores João do Som, Zé Birata, Osvaldo Nery, Binho de Viz e Rosana Fontes, presidente da Câmara.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Aurelino Leal

Durante a cerimônia de reinauguração, o prefeito Rodrigo Andrade, acolheu calorosamente os presentes, enquanto o diretor de esportes expressou sua gratidão pela paciência durante as obras. Com essas melhorias e o clima de empolgação evidente, o InterBairros 2024 promete ser uma competição emocionante e inesquecível para toda a comunidade. (ASCOM/PMAL – Abimael Rirches)

Homem é preso após solicitar empréstimo de R$ 300 mil com identidade falsa

Homem é preso após solicitar empréstimo de R$ 300 mil com identidade falsa
Foto: Divulgação / Polícia Civil

Um homem foi detido em flagrante na terça-feira (5), sob a suspeita de estelionato, após tentar obter um empréstimo consignado no valor de R$ 300 mil utilizando documentos falsos em uma instituição financeira localizada em Feira de Santana.

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito, cuja identidade não foi revelada, apresentou-se como funcionário público e abriu uma conta bancária com o intuito de adquirir o crédito do empréstimo. No entanto, sua atividade suspeita levou a cooperativa de crédito a analisar minuciosamente seus documentos, resultando na descoberta da fraude.

Diante da situação, a empresa notificou as autoridades policiais e bloqueou o cartão de crédito. Ao tentar contestar a transação, o homem dirigiu-se à instituição financeira, onde foi interceptado por agentes da Polícia Civil, que efetuaram sua prisão em flagrante. Durante o interrogatório, o suspeito admitiu o crime e forneceu informações sobre outros envolvidos no esquema.

Segundo investigações da polícia, o detido já teria praticado golpes semelhantes em outras instituições bancárias da região. Atualmente, ele permanece sob custódia aguardando providências judiciais. Os documentos falsificados serão encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para perícia, enquanto o suspeito enfrentará acusações por estelionato, falsificação de documento público e uso de documento falso.

Com redução de 100%, SSP não registra roubo a banco nos primeiros dois meses de 2024

Em 2023, a SSP registrou 10 roubos a bancos na Bahia
Em 2023, a SSP registrou 10 roubos a bancos na Bahia.

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, nenhum roubo a banco foi contabilizado na Bahia. O dado foi apresentado na manhã desta quarta-feira (6), na coletiva de Balanço do Bimestre, realizado pela Secretaria da Segurança Pública, no Centro de Operações e Inteligência (COI).

A redução dous roubos a bancos foi de 100% quando comparado com o mesmo período do ano passado. No primeiro bimestre de 2023, a Polícia registrou três crimes contra instituições financeiras.

Ações contra grupos envolvidos em ataques a bancos foram desenvolvidas no primeiro bimestre de 2024. Em janeiro, um homem apontado como líder de uma organização criminosa foi preso em Lauro de Freitas. Outros flagrantes em 2024 resultaram nas apreensões de armas e materiais explosivos.

REDUÇÃO CONSTANTE

Em 2023, a SSP registrou 10 roubos a bancos na Bahia, menor número apresentado nos últimos nove anos. A diminuição foi de 96,4% quando comparado com 2014 – ano com 279 ocorrências.

“Saímos de 279 ataques a bancos em 2014, para 10 ocorrências no ano passado. Seguiremos atuando com inteligência e integrando as Forças Estaduais e Federais no combate ao crime organizado”, destacou o subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira. (Com informações do BN)

Criança de 4 anos morre após ser esquecida dentro de carro em Alagoinhas

Criança de 4 anos morre após ser esquecida dentro de carro em Alagoinhas
Foto: Reprodução / Redes sociais

Uma menina de apenas quatro anos morreu depois de ter sido esquecida dentro de um carro nesta quarta-feira (6), no município de Alagoinhas, a 110 km de Salvador. Segundo as informações, a criança estava acompanhada do pai, que foi encaminhado à delegacia e autuado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

De acordo com apuração da Polícia Militar, o pai saiu com a menina no início da tarde, por volta de 13h30. Às 15h, começaram a sentir falta da criança porque a mãe ligou para a escola. A morte foi confirmada pelo Samu e em seguida o corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Alagoinhas.

O pai da menina foi liberado após prestar depoimento. A Polícia Civil informou que o homem relatou por meio do número 190 que notou ter esquecido a filha dentro do carro quando a esposa ligou para saber notícias da menina. Na sequência, ele se apresentou espontaneamente à delegacia de Alagoinhas, que investiga o caso. (Com informações do BN)

PODCAST: Luciano do Posto foi o entrevistado desta quarta-feira (06), assista

Jackson Cristiano e Luciano do Posto.

O empresário e pré-candidato a prefeito de Ubaitaba, Luciano do Posto (PSD), foi o entrevistado desta quarta-feira (06), no Podcast Eu Você e a Verdade. Luciano fez pequenas criticas ao atual governo e falou sobre seus projetos para o município. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

ASSISTA:

Ubaitaba: Prefeitura realiza ação com equipes da Saúde e Educação para conscientização de combate a Dengue

A Prefeitura de Ubaitaba por meio da Secretária de Saúde e do Programa Saúde na Escola que é uma parceria entre a Saúde e Educação Municipal e que vem dando grandes resultados.

Juntamente com a equipe dos Agente de endemias do município de realizou nesta terça-feira, 05, no Colégio Municipal de Faisqueira uma atividade educativa com a temática: Ações de combate ao Aedes aegypti mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Essa ação estará sendo realizada em outras escolas do município pactuadas no Programa Saúde na Escola, objetivando conscientizar e mobilizar a comunidade de modo geral a realizar as ações de combate ao Aedes aegypti e assim promover saúde e prevenir o adoecimento por dengue, Zika e Chikungunya.

Acreditando que conscientizar é um dos primeiros passos para uma parceria de sucesso com a comunidade, a Prefeitura está programando diversas ações na cidade para combater a Dengue. (ASCOM/Ubaitaba)

Gracinha Viana tem contas de 2020 aprovadas por 11×0 na Câmara de Maraú

Na foto: Gracinha Viana e Antonio de Anizio.

Na sessão desta quarta-feira (05/03), os 11 vereadores aprovaram as contas da prefeitura de Maraú, relativas ao exercício de 2020, de responsabilidade da ex-prefeita Gracinha Viana (AVANTE). A aprovação das contas de Gracinha Viana foi unanime.

Durante a votação, os vereadores fizeram vários comentários positivos sobre as duas gestões de Gracinha em Maraú. “Uma grande prefeita, deixou sua marca registrada na história política de Maraú, como a melhor prefeita dessa terra”,  disse o vereador Gustavo de Barra Grande.

Com esse resultado, Gracinha segue livre para disputar a prefeitura de Ubaitaba, onde a mesma também possuiu uma história política de bons resultados. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Carreta pega fogo após acidente e motorista morre carbonizado no Entroncamento de Jaguaquara

Carreta pega fogo após acidente e motorista morre carbonizado no Entroncamento de Jaguaquara
Foto: Blog Marcos Frahm

O condutor de uma carreta morreu carbonizado após o veículo que ele conduzia pegar fogo enquanto transitava na altura do KM 617, na divisa entre os municípios de Jaguaquara e Irajuba, no Vale do Jiquiriçá, no Sudoeste baiano.

De acordo com informações do Blog do Marcos Frahm, o acidente ocorreu por volta de 00H30 desta terça-feira (05), cujas causas ainda estão sendo apuradas pelas polícias Técnica e Rodoviária Federal de Jequié, que estiveram no local para o registro da ocorrência com acompanhamento de prepostos da Concessionária Via Bahia.

A polícia supõe que a carreta chegou a colidir com outro veículo antes de tombar e pegar fogo ás margens da estrada. A carreta teria saído de Simões Filho com destino a Ceasa de Jaguaquara, onde seria carregada com verduras. O motorista carbonizado seria Thiago Andrade, mas ainda não há confirmação da identidade da vítima, o que só será possível após realização de exame de DNA.

Policial Militar da reserva contratou pistoleiro de chacina de ciganos em Jequié

Divulgação/Polícia Civil

Um policial militar da reserva foi preso nesta terça-feira (4) suspeito de contratar o executor da chacina que matou uma família de ciganos em Jequié, em outubro do ano passado. O crime tem ligação com outras cinco mortes em Feira de Santana e Rafael Jambeiro. De acordo com as investigações da Polícia Civil, o ex-policial foi contatado pelo mandante do crime, que ainda não foi localizado.

O policial da reserva foi preso em Jequié e será encaminhado para unidade prisional em Salvador. Já o civil alvo de mandado de prisão ficará detido no Conjunto Penal de Jequié. O executor das chacinas também foi alvo de mandado de prisão, mas ele já se encontrava preso desde novembro do ano passado no Conjunto Penal de Feira de Santana.

“O policial da reserva já tem envolvimento em outros crimes em Alagoinhas. Neste inquérito específico, ficou provada a função dele no sentido de agenciar o pistoleiro. Por isso, solicitamos a prisão temporária”, explica o delegado Paulo Roberto Guimarães, diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin).

A polícia ainda tenta localizar ao menos outras duas pessoas envolvidas com os crimes. O mandante foi procurado hoje em Camaçari, mas não foi encontrado. Segundo a polícia, ele também é cigano, assim como as vítimas. Todas as mortes têm relação com uma briga por compra de gados, em 2016.

“Nós conseguimos prender o policial da reserva e seu parceiro, que seriam as pessoas responsáveis por contratar o executor, que já estava preso por outro crime”, diz Heloísa Campos de Brito, delegada-geral da Polícia Civil. (Com informações do Correio 24hs)

Prevenção e combate do câncer colorretal são enfatizados no Março Azul

Prevenção e combate do câncer colorretal são enfatizados no Março Azul
Fonte: Imagem Freepik

O número estimado de novos casos de câncer colorretal para o Brasil, para cada ano do triênio de 2023-2025, é de 45.630, sendo 21.970 a serem diagnosticados em homens e 23.660 em mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, este tipo de tumor ocupa a terceira posição entre os mais frequentes no país. Nas Regiões Nordeste e Norte, é o quarto mais prevalente. Em 2020, a doença matou 20.245 brasileiros. Esses dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam a importância da Campanha Março Azul de prevenção e combate à doença, cuja incidência tem aumentado de forma significativa nos últimos anos.

Segundo o coloproctologista Ramon Mendes, este crescimento deve-se principalmente ao diagnóstico mais precoce, facilitado pelas consultas com coloproctologistas e exames mais frequentes. A Sociedade Brasileira de Coloproctologia recomenda a realização de exame de colonoscopia a partir dos 45 anos em pacientes assintomáticos com objetivo de rastreamento e prevenção da doença. Se o paciente apresentar sintomas antes dessa idade, a realização do exame deve ser antecipada. “Quanto mais cedo o tumor é descoberto e tratado, maiores são as chances de sucesso do tratamento”, destacou o especialista, chefe do serviço de coloproctologia do Hospital Santa Izabel, preceptor da residência em coloproctologia do Hospital Geral Roberto Santos e diretor do núcleo de coloproctologia do Instituto Brasileiro de Cirurgia Robótica (IBCR).

SINTOMAS E FATORES DE RISCO

O câncer colorretal pode ser assintomático, mas diante de qualquer indício, é essencial consultar um coloproctologista ou gastroenterologista. As manifestações mais comuns incluem diarreia ou constipação, presença de sangue nas fezes, sensação de esvaziamento incompleto do intestino, dor abdominal tipo cólica, inchaço abdominal, fadiga, perda de peso inexplicada e presença de massa palpável no abdômen. A pesquisa de sangue oculto nas fezes pode ser o primeiro passo para investigação, mas a colonoscopia e a biópsia são determinantes para o diagnóstico final.

De acordo com a coloproctologista Meyline Lima, os principais fatores de risco envolvem o consumo excessivo de alimentos industrializados e com baixo teor de fibras, ingestão elevada de carne vermelha, gorduras e álcool, tabagismo, sedentarismo, excesso de peso, histórico pessoal ou familiar de câncer, e idade acima de 45 anos. “A mudança de estilo de vida com hábitos mais saudáveis é a melhor forma de prevenir o câncer colorretal”, ressaltou a especialista, que também integra o IBCR.

TRATAMENTO

Inicialmente, o tratamento para o câncer colorretal é cirúrgico, visando remover a parte afetada do intestino e os gânglios linfáticos no abdômen. A cirurgia pode ser convencional, videolaparoscópica ou robótica, sendo esta última preferencial para tumores no reto e em pessoas com sobrepeso ou obesidade. A radioterapia, associada ou não à quimioterapia, pode ser indicada em alguns casos para diminuir o risco de recorrência, dependendo das características do tumor e da saúde geral do paciente. Em situações de metástase, as opções terapêuticas podem proporcionar prolongamento da sobrevida e, em alguns casos, cura, dependendo do cenário clínico.

Corpo de médica desaparecida é encontrado enterrado no quintal de casa

Drª Glaubenia Serpa Costa tinha 53 anos.
Drª Glaubenia Serpa Costa tinha 53 anos.

O corpo da médica Glaubenia Serpa Costa, de 53 anos, foi encontrado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, na segunda-feira (4/3), enterrado no quintal da própria casa, em Rio das Ostras. A médica estava desde julho do ano passado desaparecida. Um funcionário que trabalhava para Glaubenia confessou o crime e indicou à polícia onde havia escondido o corpo.

A motivação do homicídio seria um desentendimento entre a vítima e o suspeito. Ela teria afirmado que mandaria prender o funcionário por ele estar roubando. Na casa do homem, foram encontrados objetos pessoais de Glaubenia, como documentos, cartões, celular e uma bicicleta. A polícia ainda descobriu que o carro da vítima estava no nome do então funcionário. O veículo foi apreendido.

SUSPEITO MOVIMENTOU REDES SOCIAIS DA MÉDICA

O homem ainda movimentou as redes sociais da vítima para evitar que alguém desconfiasse da morte da mulher. A última postagem foi realizada em dezembro, cinco meses depois do crime. Nas publicações, eram compartilhados vídeos e fotos motivacionais sem imagens da profissional.

Apesar de estar desaparecida há cerca de sete meses, a polícia passou a investigar o sumiço apenas em janeiro deste ano, a pedido do Ministério Público. O caso é tratado como feminicídio e ocultação de cadáver. (Com informações do Metrópoles)

Homem morre eletrocutado durante colheita de açaí na zona rural de Una

Homem morre eletrocutado durante colheita de açaí na zona rural de Una
Foto: Montagem/Ubaitaba Urgente

Na manhã desta terça-feira (05), por volta das 11hs, um indivíduo identificado como Atenilson Muniz Batista, (Tiba), 44, morador do Distrito da Colônia, foi atingido por uma descarga elétrica na zona rural de Una.

A fatalidade ocorreu na comunidade do Paraíso, quando o trabalhador rural estava envolvido na colheita de açaí e a vara que utilizava como instrumento entrou em contato com a rede elétrica.

Populares relataram que apesar do acionamento do SAMU, a vítima não resistiu e morreu no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus foi chamado para realizar o levantamento cadavérico e demais procedimentos necessários.

A comunidade de Una está abalada diante dessa tragédia, enquanto as autoridades investigam mais detalhes sobre as circunstâncias que levaram ao acidente fatal. (Com informações do Una News)

Instagram e Facebook apresentam instabilidade nesta terça-feira (05)

Instagram e Facebook apresentam instabilidade nesta terça-feira
Usuários do Instagram e Facebook relatam instabilidade.

Usuários do Instagram e Facebook relatam queda nas platarfomas no meio-dia desta terça-feira (5). A instabilidade estaria apresentando dificuldades para postar e visualizar feeds de perfis específicos na plataforma. Até o momento, a Meta ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

O site Downdetector registrou mais de 19 mil reclamações sobre o Instagram no Brasil, e mais de 27 mil sobre o Facebook. O pico de reclamações ocorreu por volta das 12h30. Além disso, outros países também enfrentam problemas semelhantes. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Facebook acumula mais de 200 mil reclamações, enquanto o Instagram ultrapassa 40 mil queixas.

No Google Trends, ferramenta de monitoramento de pesquisas no buscador, várias consultas relacionadas ao assunto apresentaram picos de interesse. Termos como “Instagram e Facebook fora do ar”, “Facebook Instagram fora do ar”, “Facebook fora do ar hoje”, “Facebook está fora do ar”, “Instagram fora do ar hoje” e “Facebook está fora do ar” registraram um aumento súbito nas últimas horas.

Sesab confirma 9ª morte por dengue no estado; 122 municípios estão em epidemia

Sesab confirma 9ª morte por dengue no estado.
122 municípios estão em epidemia.

A nona morte por dengue foi confirmada na Bahia nesta terça-feira (5). De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a paciente era de Vitória da Conquista, cidade que fica na região sudoeste. Ainda conforme a Sesab, 122 municípios do estado estão em epidemia. Esta é a segunda morte pela doença registrada no município. O sudoeste concentra o maior número de mortes, com casos em Jacaraci e Barra do Choça, por exemplo.

RELEMBRE AS CIDADES QUE REGISTRARAM MORTE POR DENGUE:

  • Jacaraci, no sudoeste da Bahia (2);
    Ibiassucê, no sudoeste da Bahia;
    Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia (2);
    Barra do Choça, no sudoeste da Bahia;
    Piripá, no sudoeste da Bahia;
    Irecê, no norte da Bahia;
    Feira de Santana, a 100 km de Salvador.
Gabriela morreu em Barra do Choça.

Até então, o caso mais recente era o da farmacêutica Gabriela Gomes Santos, em Barra do Choça. Ela estava grávida de quatro meses. Segundo a Secretaria de Saúde de Barra do Choça, a paciente deu entrada no Hospital Municipal José Maria de Magalhães Neto, em estado grave.

Ainda de acordo com a secretaria municipal, Gabriela tinha anemia falciforme, o que agravou o quadro. A morte da farmacêutica foi registrada em 20 de fevereiro, mas a confirmação foi feita em 1º de março. Dias antes de Gabriela, uma criança de 5 anos também morreu em Jacaraci.

De acordo com a Sesab, 122 municípios baianos estão em estado de epidemia da dengue. Outros 51 estão em risco e 34 em alerta. Foram contabilizados quase 30 mil casos prováveis até o dia 2 de março deste ano, o que corresponde a um aumento de 209,3 % em comparação ao mesmo período do ano anterior. (Com informações do G1)

Grávida teve quatro paradas cardíacas em um único dia antes de morrer por dengue

Grávida teve quatro paradas cardíacas em um único dia antes de morrer por dengue
Gabriela tinha anemia falciforme.

A vida de Gabriela Gomes Santos, de 29 anos, foi marcada por superações desde o início. Ela nasceu em Barra do Choça, no centro-sul baiano, 17 anos depois que sua mãe fez uma laqueadura, procedimento de esterilização definitiva. Há anos, ela tratava a anemia falciforme, doença genética que causa escassez de glóbulos vermelhos. Fazia mestrado em Biociências na cidade de Vitória da Conquista e estava grávida de quatro meses.

“Ela estava no auge da vida. Realizada profissionalmente e feliz com a gravidez. Até que a picada inocente desse mosquito foi destruidora”, lamenta Claudia Gomes, tia da vítima. Gabriela era a caçula de quatro irmãos e orgulho da família. Desde sempre se dedicou aos estudos e já planejava fazer doutorado na área de saúde. A gravidez foi um acaso, que estava sendo celebrado por toda a família. Gabriela estava casada há dois anos.

“Por conta da anemia, ela sabia que a gravidez seria arriscada, mas tinha muita fé em Deus que daria tudo certo”, diz a tia. O sexo do primeiro filho seria descoberto neste mês. “Ela sentia que seria menina, mas no último ultrassom a médica não conseguiu ter a certeza”, completa Cláudia. Ciente da gravidade da dengue e do avanço dos casos na cidade, Gabriela se protegia com repelente a cada três horas.

Mesmo assim, a farmacêutica foi uma das oito vítimas fatais da doença na Bahia apenas neste ano. Gabriela chegou a ir à emergência do hospital duas vezes antes de ser internada. “A piora foi muito rápida. Na terceira vez ela foi levada ao hospital desmaiada. Teve quatro paradas cardíacas. Os médicos disseram que só um milagre poderia salvá-la”, conta Erivelton Gomes Santos, um dos irmãos de Gabriela.

Quando souberam da gravidade do caso, amigos e parentes de Gabriela foram até o hospital fazer orações pela melhora da farmacêutica. Ela seria transferida para receber cuidados médicos em Vitória da Conquista, a 30 quilômetros de Barra do Choça, mas os médicos não conseguiram estabilizar seu quadro a tempo. Gabriela morreu no dia 20 de fevereiro e a causa do óbito só foi confirmada na sexta-feira (1º). Esse é mais um luto enfrentado pela família. Em 2022, o pai de Gabriela faleceu vítima de covid-19. A morte do tio aconteceu dias depois. (Com informações do Correio 24hs)

Ato de Bolsonaro foi de cidadão que tentou dar golpe e sabe que pode ser preso, diz Lula

Ato de Bolsonaro foi de cidadão que tentou dar golpe e sabe que pode ser preso, diz Lula
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Lula (PT) afirmou nesta segunda-feira (4) que o ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na avenida Paulista, em São Paulo, foi de “um cidadão” que “sabe que fez burrice” e que “pode ser preso”. “Não sei se vocês repararam que teve um ato no domingo passado [dia 25].

Aquele ato o que que era? Aquele ato é de um cidadão que sabe que fez caca, q ue fez uma burrice, que tentou dar um golpe e que ele vai para Justiça e que ele vai ser julgado e se for julgado ele pode ser preso e está tentando escapar”, afirmou Lula. O petista participa da abertura da 4ª edição da Conferência Nacional de Cultura (CNC), organizada pelo Ministério da Cultura, em Brasília.

O evento, que tem neste ano o tema “Democracia e Direito à Cultura”, pretende debater políticas públicas culturais e definir prioridades para as ações do setor. A última edição da conferência tinha ocorrido em novembro de 2013, no governo Dilma Rousseff (PT).

Mulher de 57 anos é torturada e morta dentro de casa em Teixeira de Freitas

Mulher de 57 anos é torturada e morta em casa no Bairro Santa Rita em Teixeira de Freitas
Foto: Lenio Cidreira/Liberdadenews

Uma mulher foi encontrada morta na manhã desta segunda-feira (04), por volta das 7h50, no quintal de uma casa na Rua Senador Queiroz, no Bairro Santa Rita, em Teixeira de Freitas. Ela foi identificada como Telma de Souza Tergilene, de 57 anos, e apresentava sinais de tortura. A vítima estava com a boca, as mãos e as pernas amarradas, e possivelmente foi morta por estrangulamento.

Segundo informações, moradores do bairro foram informados sobre o crime e, ao chegarem na residência, se depararam com o corpo de Telma. O interior do imóvel estava todo revirado, com objetos espalhados pelos quartos, salas e pela frente da casa. A Polícia Militar (87ª CIPM) foi acionada e isolou o local até a chegada da Polícia Técnica (DPT) e da Polícia Civil.

O delegado plantonista, Manoel Andreetta, e os peritos do DPT, sob a liderança do perito Manoel Garrido, realizaram a perícia de local e constataram que a vítima foi morta por asfixia. Eles autorizaram a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, onde será feito o exame de necropsia. Em seguida, o corpo será liberado para a família fazer o sepultamento.

A polícia suspeita que o crime tenha sido cometido por moradores de rua que costumavam invadir o imóvel. O caso está sendo investigado pelo Núcleo de Homicídios da 8ª Coorpin, sob a coordenação do delegado Moisés Damasceno. (Com informações do Blog Liberdade News)

Casal de Araci morre eletrocutado ao colocar varal na parede

Casal de Araci morre eletrocutado
Casal de Araci morre eletrocutado.

Renovaldo Jesus de Souza, de 31 anos e Betânia Santana de Souza, de 26 anos, morreram vítima de choque elétrico na tarde do último domingo (3), na cidade de Araci. De acordo com o site Calila Notícias, parceiro do Acorda Cidade, eles faziam um serviço doméstico.

Renovaldo estava tentando fixar com um prego e martelo um varal na parede, quando o prego acertou em uma fiação elétrica da casa vizinha. No momento em que ele foi atingido, a esposa tentou puxá-lo e também foi atingida pela descarga elétrica. O fato aconteceu na sede do município na Rua Otávio Barreto de Andrade, bairro Coqueiro. O casal deixa uma filha menor de idade.