Ubaitaba Urgente

Ubaitaba: Homem é executado a tiros no Armandão

Dunga morreu no local.

Um homem identificado até o momento apenas pelos apelidos de “Dunga” e “Thantha” foi morto a tiros na noite deste domingo, 24, no bairro Armandão, em Ubaitaba. Conforme apurou o site Ubatã Notícias, homens numa motocicleta teriam se aproximado da vítima e deflagrado diversos disparos.

O homem morreu ainda no local. “Dunga” tinha, conforme a PM,  passagem pela Polícia e era autor de diversos furtos no município. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e fará a remoção do corpo. Ainda não há informações sobre autoria e motivação. A Polícia Civil de Ubaitaba investigará o crime.

Itabuna: Professor de Basquete é morto a pauladas no bairro Nova Ferradas

Professor de Basquete foi morto em Itabuna.
Professor de Basquete foi morto em Itabuna.

Um homem foi espancado e assassinado, provavelmente, no final da tarde deste domingo (24),  em  um condomínio do Minha Casa, Minha Vida, no bairro Nova Ferradas. De acordo com as primeiras informações, a vítima, identificada como George Felipe Bispo Nascimento, foi executada, a pauladas, a poucos metros da residência onde morava, no Condomínio Jubiabá.

George Felipe Bispo foi morto bem perto de um conjunto de residências habitadas. Ele dava aulas de basquete para crianças carentes dos condomínios Jubiabá e Gabriela. A polícia trabalha com várias hipóteses para o assassinato do homem. Não foi informado se a vítima tinha passagem pela polícia. O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica de Itabuna (DPT). (Com informações do Pimenta)

Daniel Alves paga fiança e poderá deixar prisão nesta segunda-feira

Daniel Alves paga fiança e poderá deixar prisão nesta segunda-feira
Foto: Reprodução/Instagram/danialves

A fiança de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,4 milhões) do jogador Daniel Alves foi paga e ele poderá deixar a prisão nesta segunda-feira (25), segundo informações do jornal espanhol La Vanguardia. Ele está preso desde janeiro de 2023.

“A comitiva de Daniel Alves demorou cinco dias para arrecadar o milhão de euros que o Tribunal de Barcelona lhe impôs como fiança para ser libertado. Depois de um fim de semana de intensos encontros presenciais e telefônicos, a defesa do jogador (…) conseguiu finalmente depositar o dinheiro nesta segunda-feira numa conta do tribunal que o condenou”, afirma o jornal.

O Ministério Público de Barcelona pediu que a liberdade provisória seja revista. O MP afirma que há risco de fuga da Espanha para ele não cumprir a pena. Além do pagamento da fiança, Daniel Alves terá de cumprir outras medidas restritivas, como ficar a pelo menos 1 km da vítima, não tentar se comunicar com ela e ter de se apresentar ao tribunal semanalmente e sempre que sua presença for solicitada.

Prefeita mais jovem do Equador é encontrada morta a tiros

Brigitte Garcia tinha 27 anos.
Brigitte Garcia tinha 27 anos.

A prefeita mais jovem do Equador, Brigitte Garcia, de apenas 27 anos, foi encontrada morta a tiros na manhã deste domingo (24), juntamente com um de seus funcionários, Jairo Loor, diretor de comunicações. Segundo informações da Polícia Nacional, os corpos foram descobertos com ferimentos de bala dentro do carro em que estavam.

O veículo, alugado, foi localizado por meio de rastreamento GPS. Brigitte exercia o cargo de prefeita na cidade de San Vicente, localizada a 373 km da capital Quito, e foi eleita pelo partido Revolução Cidadã, liderado pelo ex-presidente Rafael Correa.  A notícia da morte da prefeita foi lamentada nas redes sociais por Luisa Gonzalez, atual candidata à presidência pelo Revolução Cidadã, que expressou sua consternação pelo ocorrido.

VÍDEO: Chuvas no Espírito Santo deixam 17 mortos e milhares de desabrigados

Caminhão do Corpo de Bombeiros foi arrastado pela água.
Caminhão do Corpo de Bombeiros foi arrastado pela água.

O número de vítimas fatais decorrentes das chuvas no Espírito Santo subiu para 17, conforme confirmado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) neste domingo (24). Dessas, 15 foram registradas em Mimoso do Sul e 2 em Apiacá. As informações são da Agência Brasil.

De acordo com o último boletim extraordinário da Defesa Civil estadual, divulgado às 11h, estima-se que 5.481 pessoas estejam desalojadas, além de 255 desabrigados em decorrência dos efeitos das chuvas. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, decretou situação de emergência em vários municípios afetados pelas fortes chuvas que assolam a região sul do estado desde a noite de sexta-feira (22).

O Decreto nº 501-S, publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado, abrange localidades como Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, entre outros. As equipes da Defesa Civil seguem em ação, e a redução do nível da água tem possibilitado o acesso a áreas anteriormente isoladas. Deslizamentos, alagamentos e enxurradas foram relatados em diversas cidades.

Vídeos gravados por moradores das áreas afetadas e obtidos pela TVE Espírito Santo revelam cenas de ruas inundadas, correntezas levando veículos, animais presos em áreas alagadas e operações de resgate em andamento. Em algumas imagens, é possível observar a água alcançando alturas significativas, colocando moradores em situações de risco.

VÍDEO: Enfermeiro Walter declara apoio a pré-candidatura de Gracinha Viana em Ubaitaba

Walter Enfermeiro e Gracinha Viana II Foto: Jackson Cristiano
Walter Enfermeiro e Gracinha Viana II Foto: Jackson Cristiano

O Enfermeiro Walter declarou apoio a pré-candidata a prefeita de Ubaitaba, Gracinha Viana (AVANTE). Walter era ligado ao grupo vermelho, mas, inconformado com algumas atitudes do atual governo, resolveu romper.

Durante entrevista ao site Ubaitaba Urgente, Walter falou também sobre sua pré-candidatura a vereador em Ubaitaba. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ubaitaba: Em Salvador, Claudio Bidu solicita ao Deputado Paulo Magalhães asfalto do Bairro da Ruinha

Em Salvador, Claudio Bidu solicita ao Deputado Paulo Magalhães asfalto do Bairro da Ruinha
Claudio Bidu e Paulo Magalhães.

Durante viagem para Salvador, o Secretário Municipal de Educação, e vereador licenciado, Claudio Bidu, visitou o escritório do Deputado Federal Paulo Magalhães (PSD). Durante reunião com o nobre deputado, Claudio Bidu aproveitou para solicitar o asfalto do bairro da Ruinha, do início ao final.

Paulo Magalhães disse a Claudio Bidu que a emenda parlamentar para o asfalto da Ruinha já está garantida, e em breve o sonho dos moradores da Ruinha será realizado. Estou retornando para Ubaitaba com a certeza do dever cumprido.

Estou muito feliz pelo presente do Deputado Paulo Magalhães para o povo da Ruinha. Em breve teremos mais ruas asfaltadas em Ubaitaba, disse Claudio, que fez questão de agradescer ao deputado pessoalmente. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

MISTÉRIO: Advogado é encontrado morto em estrada na Bahia

Servidor público encontrado morto
Servidor público encontrado morto.

Um homem foi encontrado morto, na manhã deste sábado (23), em uma rodovia na cidade de Inhambupe, na Bahia. A vítima foi identificada como Thiago Rocha Santana. O corpo foi encontrado com marcas de tiro, às margens da BR-110.

Thiago era advogado e servidor da Prefeitura Municipal de Inhambupe. Em nota, a entidade lamentou o ocorrido. “Foi com muita tristeza que a Prefeitura Municipal de Inhambupe recebeu a notícia do falecimento de Thiago Rocha Santana, advogado e ex-servidor do município. Profissional competente, Thiago cumpriu com excelência a função pública”.

O texto afirma ainda que como cidadão Thiago era uma pessoa querida por todos e que deixará muita saudade. “Manifestamos nossa solidariedade aos familiares e amigos. Que Deus conforte o coração de todos”, conclui. (Com informações do CORREIO)

Ubaitaba: Claudio Bidu se reúne com Bêda para tratar da reforma do Centro de Convenções

Bêda, Adelia Mendes, e Claudio Bidu.
Bêda, Adélia Mendes, e Claudio Bidu.

O Secretário de Educação de Ubaitaba, Claudio Bidu se reuniu com o prefeito Bêda (MDB), para falar do andamento da reforma do Centro de Convenções. A reforma do prédio teve início este ano. Segundo Claudio, a reforma será grande e o local será completamente revitalizado.

“O prédio foi completamente sucateado, e só estava servindo para deposito de equipamentos da prefeitura. Nosso projeto é deixar o local um brinco”, disse Claudio. A reforma vai incluir a recuperação do telhado, iluminação dentro e fora do prédio, serviço de jardinagem, ampliação de algumas salas, além da compra de novas cadeiras e outros materias. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Em Santa Bárbara, homem é morto enquanto dormia em cabine de caminhão

Homem é morto enquanto dormia em cabine de caminhão.

Um homem de 22 anos, identificado como Erik Ferreira da Silva, foi morto a tiros enquanto dormia na cabine de um caminhão na Avenida Jocelino Oliveira Campos, no bairro Torto, no município de Santa Bárbara. Segundo informações do Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, a vítima era dependente químico e não era proprietário do veículo. A delegada Edileuza Suely Cardoso Ramos realizou o levantamento cadavérico.  Até o momento, não há informações sobre quem cometeu o crime e qual foi a motivação.

Dupla é presa em Itapé com mais de 200kg de maconha

Ao vistoriar o carro foram encontrados 218 tabletes de maconha
Ao vistoriar o carro foram encontrados 218 tabletes de maconha.

Policiais militares estavam em serviço de rotina pela BA-415, no entroncamento de Itapé, quando avistaram dois veículos, que transitavam com a velocidade acima da permitida. Eles fizeram o acompanhamento e deram voz de parada. O veículo Renault/Duster 16 E 4X2 de placas PCJ-8H72 estava sendo conduzido por Cristiano Pereira Santos, 41 anos, residente em Ferradas.

Ao vistoriar o carro foram encontrados 218 tabletes de maconha e 3 estojos de munição 9 mm. O segundo veículo, um VW/UP Take MA, PJZ-1A81 estava sendo conduzido por Walis Augusto Bomfim Santos, 27 anos, residente no Maria Pinheiro.

Segundo informações da polícia, a dupla foi presa em flagrante por tráfico de drogas, cujo procedimento foi lavrado no Plantão da Polícia Civil, e se encontra à disposição da Justiça Criminal de Itabuna. (Com informações do RBN)

Quase 90 mil dados de chaves Pix foram vazadas, afirma Banco Central

Quase 90 mil dados de chaves Pix foram vazadas, afirma Banco Central
(Crédito: Shutterstock)

Um total de 87.368 chaves Pix de clientes da Sumup Sociedade de Crédito Direto S.A. (Sumup SCD) tiveram dados vazados, informou nesta sexta-feira (22) o Banco Central (BC). Este foi o sétimo vazamento de dados desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020.

De acordo com a autoridade monetária, o vazamento ocorreu entre 28 de setembro de 2023 e 16 de março de 2024 e abrangeu as seguintes informações: nome do usuário, Cadastro de Pessoa Física (CPF) com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta.

O vazamento ocorreu por causa de falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento, informou o BC, destacando que a exposição ocorreu em dados cadastrais, que não afetam a movimentação de dinheiro. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos. Embora o caso não precisasse ser comunicado por causa do baixo impacto potencial para os clientes, a autarquia decidiu divulgar o incidente em nome do “compromisso com a transparência”.

Todas as pessoas que tiveram informações expostas serão avisadas por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição. O Banco Central ressaltou que estes serão os únicos meios de aviso para a exposição das chaves Pix e pediu que os clientes desconsiderem comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail.

A exposição de dados não significa necessariamente que todas as informações tenham vazado, mas que ficaram visíveis para terceiros durante algum tempo e podem ter sido capturadas. O BC informou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas. A legislação prevê multa, suspensão ou até exclusão do sistema do Pix, dependendo da gravidade do caso.

Pai é preso suspeito de agredir e matar filho com marteladas em Vitória da Conquista

O suspeito foi preso em flagrante.

Um jovem de 21 anos foi preso suspeito de matar o filho, uma criança de 4 anos, na noite de quinta-feira (21), na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Militar, a suspeita é de que a vítima foi morta a marteladas. A Polícia Militar informou que a mãe da criança chegou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade com o menino sem vida. Em depoimento, ela contou que trabalhava quando recebeu a ligação do marido, pai da vítima, que informava que a criança estava passando mal.

Segundo o g1 Bahia, a mulher foi ao imóvel e encontrou o menino com ferimentos no abdômen e cabeça, inclusive com afundamento de crânio. O homem já não estava no local. Mesmo tendo desconfiado que o menino estava morto, a mulher resolveu levá-lo à UPA. Com a informação, os policiais militares procuraram o suspeito e o encontraram na Avenida Filipinas, próximo de onde o casal morava, no bairro Vila Elisa.

O suspeito foi preso em flagrante por tortura qualificada, homicídio e tráfico de drogas. Na casa dele foram apreendidos um martelo, que estava no meio dos brinquedos da vítima, que possivelmente foi usada no crime. Além do martelo, foram encontradas uma substância análoga a maconha e uma balança de precisão. O material e o suspeito foram levados à delegacia de Vitória da Conquista, onde ele está à disposição da Justiça.

OPERAÇÃO UNUM CORPUS: Polícia Civil prende suspeitos e apreende drogas e armas em Aurelino Leal

Foto – Divulgação Policia Civil

Na manhã desta quinta-feira, 21, a Delegacia Territorial de Aurelino Leal deflagrou a 12ª Fase da Operação Unum Corpus da Polícia Civil, conhecida como “DIA D”, cumprindo mandados de busca e apreensão em residências da cidade, autorizados pela Justiça da Comarca de Ubaitaba.

Durante a ação, um dos alvos foi preso em flagrante, encontrando-se em sua residência uma arma de fogo calibre .38 municiada, além de mais munições do mesmo calibre, balança de precisão, diversas buchas de maconha, rádio comunicador, quantia em dinheiro e embalagens plásticas para acondicionamento de drogas.

O Delegado Substituto de Aurelino Leal, Dr. Adelino Loyola, destacou: “Agradeço à toda comunidade de Aurelino Leal por todas as denúncias anônimas feitas à Polícia Civil, assim como à 61ª CIPM/Ubaitaba, que nos auxiliam no combate à criminalidade no município. Estamos juntos!”.

O indivíduo foi autuado em flagrante na Delegacia de Aurelino Leal por tráfico de drogas e posse de arma de fogo e munição. Em outro alvo, foi encontrada uma balança de precisão, embalagens plásticas para acondicionar drogas, maconha e uma quantia em dinheiro proveniente do tráfico. Em um terceiro alvo, foi encontrada cocaína. Os conduzidos foram encaminhados para a Delegacia de Aurelino Leal para os procedimentos de praxe. (Com informações do Interiorano)

Moradores de Ubaitaba e Aurelino Leal amanhecem sem água nas torneiras nesta sexta-feira, 22

Embasa diz que a culpa é da Coelba.

Moradores das cidades de Ubaitaba e Aurelino Leal amanheceram sem água nesta sexta-feira (22). A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou por meio das redes sociais que o abastecimento de água foi interrompido desde a manhã de ontem (21), devido a oscilação de tensão na rede de energia elétrica na área da Estação de Tratamento de Água (ETA).

A Coelba não deu previsão de normalização de energia elétrica. Mas, após normalização, será iniciada a retomada gradativa do abastecimento com expectativa de regularização completa nas 24 horas seguintes. A falta de agua atinge também a zona rural de ambos os municípios. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Bahia tem dez vítimas de estupro por dia

Bahia tem dez vítimas de estupro por dia
Os números são dos Dados Nacionais de Segurança Pública.

O que deveria ser uma viagem por aplicativo de menos de meia hora, rotineira, fez com que uma mulher se tornasse mais uma vítima na estatística de violência sexual na Bahia. No trajeto do bairro de Armação até Sete de Abril, ela foi roubada e estuprada pelo motorista que prestava o serviço. O caso aconteceu na quarta-feira (20).

O crime foi registrado na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam/Brotas). Segundo a Polícia Civil, a vítima já foi ouvida e passou por exames de corpo de delito. Ela será encaminhada para acompanhamento psicológico. Só este ano, 595 pessoas sofreram estupros no estado, o que equivale a 10 por dia. Destas, 512, ou seja, 86%, são mulheres.

Os números são dos Dados Nacionais de Segurança Pública, disponibilizados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com informações das Secretarias de Segurança dos estados. De acordo com Romina Margarita Hamui, mestra em saúde comunitária pelo grupo Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação Técnica em Gênero e Saúde (MUSA), do Instituto de Saúde Coletiva da Ufba, sofrer violência sexual impacta a vítima de modos irreversíveis. Leia matéria completa no CORREIO

O JOGO ACABOU: Ex-jogador Robinho é preso pela Polícia Federal após determinação do STJ

Jogador Robinho é preso pela Polícia Federal após determinação do STJ
Foto: Reprodução/Twitter

O ex-atacante Robson de Souza, Robinho, foi preso na noite desta quinta-feira (21), na cidade de Santos, em São Paulo, pela Polícia Federal, após a Justiça Federal da cidade expedir o mandado de prisão, que foi assinado pelo juiz Mateus Castelo Branco Firmino da Silva. Agora, Robinho passará por uma audiência de custódia, coordenada pelo Ministério Público Federal (MPF), onde serão analisadas as condições de sua prisão.

Ainda nesta quinta-feira, Maria Thereza de Assis Moura, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), enviou um documento para que fosse realizado o ato de prisão. A decisão do próprio STJ determina que o jogador cumpra no Brasil a sentença de nove anos, em regime fechado, por estupro, após ser condenado na Itália por nove anos, por crime sexual coletivo contra uma mulher albanesa em 2023, quando ele ainda atuava pelo Milan.

José Eduardo Rangel de Alckmin, advogado de defesa do ex-atleta, declarou que Robinho está à disposição da justiça. A defesa de Robinho chegou a entrar com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (21), para tentar evitar a prisão imediata do atleta. O pedido foi negado pelo ministro Luiz Fux, que foi sorteado relator do pedido de habeas corpus.

JULGAMENTO NO STJ

Do total de 15 ministros que compuseram a Corte Especial do STJ, nesta quarta, nove votaram a favor da homologação da pena de Robinho e dois discordaram. Votaram a favor da aplicação da pena no Brasil o relator Francisco Falcão e os demais ministros Humberto Martins, Herman Benjamin, Luis Felipe Salomão, Mauro Campbell Marques, Isabel Galloti, Antônio Carlos Ferreira, Ricardo Villas Bôas e Sebastião Reis.

Os ministros Raúl Araújo e Benedito Gonçalves votaram contra. Em seu voto, Raul Araújo disse que “o fato de Robinho ser brasileiro nato impede que ele seja submetido aqui a uma decisão da Justiça italiana”. Segundo ele, esse entendimento não representa impunidade e nem vontade própria, mas aplicação da lei. Já Benedito Gonçalves foi mais sucinto em seu voto, se limitando apenas a pedir vênia (licença) ao relator Francisco Falcão e quem o acompanhou, e decidiu seguir o voto de Raul Araújo.

BA: Empresário acusado de sonegar mais de R$ 11 milhões é preso em Itaberaba

Empresário acusado de sonegar mais de R$ 11 milhões é preso em Itaberaba
O empresário e sua sócia foram denunciados pelo MP.

Um empresário da indústria de tintas foi preso, nesta quinta-feira (21), durante a Operação Espectro em Itaberaba, no centro-norte baiano, sob acusação de sonegar R$ 11 milhões em Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que deveriam ser repassados aos cofres públicos estaduais.

O empresário e sua sócia foram denunciados pelo MP em 2022, acusados de terem deixado de recolher ICMS entre os anos de 2017 e 2021. A dívida total da empresa dele é de R$ 65 milhões. A Justiça determinou o bloqueio dos bens do empresário e das pessoas físicas e jurídicas envolvidas, a fim de garantir a recuperação dos valores sonegados.

Segundo a Força-Tarefa, mesmo depois de denunciado, o empresário continuou com a prática criminosa, iniciada em 2015. Além disso, a investigação detectou indícios de que o empresário vem realizando “manobras para não responder à ação penal”. (Com informações do Bahia Notícias)

Homem é preso após ameaçar prefeito do Sudoeste baiano

Prefeito Silvan Baleeiro / Foto: Reprodução
Prefeito Silvan Baleeiro / Foto: Reprodução

Um homem, de 40 anos, foi preso nesta quarta-feira (20) após ameaçar com uma arma de fogo o prefeito de Condeúba, no Sudoeste baiano, Silvan Baleeiro (MDB). Segundo o Blog do Anderson, parceiro do Bahia Notícias, o acusado, que não teve o nome informado, tentava extorquir o prefeito, alegando que a prefeitura lhe devia um valor de indenização por conta de danos causados no local por obras do município.

Ao blog, o delegado Fabiano de Carvalho, titular de Condeúba, disse que o acusado queria receber um valor alto, acima do valor do suposto prejuízo. O homem teria procurado o prefeito, que sugeriu que ele acionasse a Justiça para mediar o conflito.

Diante da negativa, o acusado foi até a casa do prefeito armado e o ameaçou. O fato foi comunicado à Polícia Militar (PM-BA) que prendeu o homem. Ele segue detido nesta quinta-feira (21) à disposição da Justiça e deve ser encaminhado para o presídio de Brumado, também no Sudoeste.

MC Elloco, da dupla com Shevchenko, morre aos 34 anos

MC Elloco, da dupla com Shevchenko, morre aos 34 anos
Foto: Reprodução/Instagram

O MC Elloco, que fazia dupla com Shevchenko, morreu em Recife, nesta quinta-feira (21). Cleiton Silva, que tinha 34 anos e era conhecido por cantar Brega funk, faleceu na Policlínica Amaury Coutinho, no bairro da Campina do Barreto, na Zona Norte do Recife.

Elloco morreu vítima de um infarto. Ele chegou a ser socorrido, porém não resistiu. Ele deixa uma esposa e um filho. A informação da morte do artista foi confirmada por um de seus produtores.

No Instagram, Shevchenko publicou emojis de choro. Donos do bordão: “Eu tô só calado”, Elloco e Shevchenko formavam uma das duplas mais famosas do brega funk. Com mais de 10 anos de carreira, os mcs emplacaram músicas como: “Olha o carro do ovo”, “Tome empurradão”, “Dally”, “Ninguém fica parado” e “Toma na pepeka”.

O MC Anthony Tralha lamentou o falecimento do colega. “Obrigado por fazer parte do início da minha carreira, você revolucionou o brega funk e o passinho. Vai com Deus, guerreiro”, disse em uma publicação no Instagram.