Ubaitaba Urgente

Com a saída de Claudio Bidu, Ubaitaba tem nova Secretária de Educação

Gilmara tomou posse hoje no lugar de Claudio Bidu.

Em evento realizado nessa segunda-feira, 08, na quadra do Colégio Osvaldo Cruz, contando com a participação do Prefeito Bêda, da equipe de governo e também de autoridades municipais, tomou posse a nova secretária de Educação, Gilmara Araújo. Claúdio Bidú, que esteve à frente da Secretaria de Educação de Ubaitaba durantes estes 3 anos, já em sua terceira gestão, se desemcompatilizou para concorrer às eleições legislativas do ano de 2024.

E na oportunidade, o ex-secretário agradeceu aos colegas e parceiros da educação Ubaitabense e relembrou das ações realizadas pela secretaria durante a sua gestão. Agradeceu ainda a confiança do prefeito Bêda. Parabenizando toda a equipe gestora com direito a salva de palmas para os gestores e coordenadores.

Bêda esteve presente no evento de posse da nova Secretária.
Bêda esteve presente no evento de posse da nova Secretária.

Gilmara ressaltou a importância e responsabilidade da pasta da Educação, além do desafio que é suceder o ex-secretário e reafirmou seu compromisso em manter a programação da Educação mas melhorar o que precisar, ou implantar coisas novas, também deixando sua marca.

Já em sua oportunidade o Prefeito Bêda, ressaltou o trabalho de cada pessoa da equipe da Educação, agradeceu ao ex-secretário Claúdio, e reforçou a experiência de Mara que já atuava como assessora da Educação, além da experiência já comprovada em outras oportunidades a frente da pasta. Pra finalizar reafirmou o compromisso de continuar trabalhando muito pela Educação de Ubaitaba. (Ascom/Ubaitaba)

CNH têm norma alterada para permitir fotos com itens religiosos no documento

-Foto: Reprodução
-Foto: Reprodução

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, nesta segunda-feira (8), uma nova norma que permite que os motoristas utilizem itens de vestuário que cubram parte do rosto e da cabeça na foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), quando motivados por razões religiosas, de crenças, ou decorrentes de doenças e tratamento médico.

Segundo a Resolução n.º 1.006, os itens de vestuário relacionados à crença ou religião, como véus e hábitos, e relacionados à queda de cabelo devido a doenças e tratamento médico poderão ser utilizados nas fotos usadas para tirar o documento ou renová-lo, porém, a face, a testa e o queixo precisam ficar visíveis. Ainda segue proibido a utilização de óculos, bonés, gorros e chapéus em fotos da CNH.

Em fevereiro, foi enviado um documento pela Advocacia-Geral da União (AGU) ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que explicava a intenção do Governo Federal de modificar as normas sobre trajes religiosos em fotos da CNH.

De acordo com a AGU, o motivo é para respeitar a liberdade religiosa e facilitar o reconhecimento dos cidadãos pelas autoridades de segurança pública, destacando que não é vedado o uso de roupas religiosas em outros casos, como emissão da carteira de identidade e do passaporte. No mesmo mês, o STF iniciou o julgamento da ação.

O processo se originou após o caso de uma freira impedida de tirar a foto para renovação da CNH vestida com o hábito religioso, em Cascavel (PR).

TRAGÉDIA: Criança de 4 anos morre após se afogar em piscina de chácara

- Foto: Redes sociais
– Foto: Redes sociais

Uma menina de quatro anos morreu após se afogar na piscina de uma chácara na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, no domingo, 7. O corpo  dela, identificado como Cecília Valentina Hora da Silva, foi enterrado nesta segunda-feira, 8, no Cemitério Municipal João Paulo II.

Segundo informações do Centro Integrado de Comunicações da cidade, o caso aconteceu por volta das 16h, no bairro Pedro Raimundo. A mãe da menina, que não teve o nome divulgado, disse que foi pegar um refrigerante e, quando voltou, a criança já estava se afogando. Não há detalhes se Cecília caiu ou entrou sozinha na piscina.

A mulher chegou a pular na piscina para resgatar a filha. Ela também pediu ajuda de pessoas que estavam no local para tirar a criança da água. O SAMU foi acionado, mas, segundo a família da vítima, demorou cerca de 40 minutos para chegar no local. Cecília chegou a ser encaminhada para um hospital em Petrolina (PE), cidade vizinha, mas não resistiu. (A Tarde)

Ex-prefeito de Itaberaba pode ter prisão decretada após julgamento

João Almeida pode ser preso a qualquer momento.
João Almeida pode ser preso a qualquer momento.

Em meio ao feriado da Semana Santa, a população de Itaberaba, centro-norte da Bahia, divide as atenções com outro assunto, que tem movimentado o município: o julgamento da ação penal, que vai ser realizado na próxima quarta-feira, 3, responsável por definir se o ex-gestor João Almeida Mascarenhas Filho deve ser condenado a mais de 5 anos de prisão em virtude da prática de crimes de responsabilidade.

Uma manifestação em favor que os embargos infringentes sejam julgados sem interrupção está sendo organizada por alguns moradores. Em caso de uma não definição, o ex-gestor seria beneficiado em virtude da necessidade da conclusão do caso para que se cumpra a sanção de inelegibilidade imposta.

Em fevereiro deste ano, João Almeida Mascarenhas chegou a pedir revisão da pena. O ex-prefeito é acusado pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) de utilizar os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para autopromoção, inserindo uma foto própria nos documentos.

Apesar da ameaça de condenação e com acusações de ilicitudes praticadas durante a então gestão, João Almeida Mascarenhas se coloca como pré-candidato à prefeitura do município nas eleições deste ano. João Almeida Mascarenhas acumula a posição de réu habitual em diversas ações penais e civis públicas. (Com informações do A Tarde)

Bahia chega a 30 mortes por dengue; número de casos já é 788% maior que ano passado

Número de óbitos pela doença no estado subiu para 30.
Número de óbitos pela doença no estado subiu para 30.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) confirmou duas novas mortes por dengue na Bahia nesta segunda-feira (8). Com isso, o número total de óbitos pela doença no estado subiu para 30.

Os novos registros aconteceram nas cidades de Feira de Santana, a cerda de 100 km de Salvador, e Encruzilhada, no sudoeste da Bahia. A Sesab não divulgou informações sobre os pacientes.

De acordo com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), foram registrados 114.809 casos prováveis de dengue na Bahia até o domingo (7). O total é 788% maior que o número registrado no mesmo período do ano passado, em que o estado somava 14.561 notificações. (G1)

TERRA DA GABRIELA: Dois homens foram mortos durante o final de semana em Ilhéus

Lucas e Fabrício foram executados a tiros em Ilhéus
Lucas e Fabrício foram executados a tiros em Ilhéus.

A violência voltou a ceifar vidas em Ilhéus, que registrou duas mortes, em 24h, neste final de semana. Dois criminosos executaram, a tiros, um homem identificado como Lucas Aquino de Sá, de 44 anos, na noite deste domingo (7), na Rua Bela Vista, no Nelson Costa.

Após o homicídio, a 69ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) fez buscas no Nelson Costa e outros bairros da zona sul da cidade, mas, até o momento, não localizou os autores da execução.

Na noite de sábado (6), foi a vez do jovem Fabrício Santos ser morto a tiros, na Conquista. Ele morava no Basílio e foi surpreendido pelo ataque durante visita a amigos no outro bairro. A Polícia Civil investiga os dois crimes. (Com informações do site Fábio Roberto Notícias)

Quatro pessoas foram mortas e duas ficaram feridas durante fim de semana na Costa do Descobrimento

Jovem foi morto a tiros em bairro de Trancoso.
Jovem foi morto a tiros em bairro de Trancoso.

O fim de semana foi marcado pela violência na Costa do Descobrimento, com a ocorrência de quatro assassinatos e dois feridos. A polícia está investigando os casos, no entanto, até a manhã desta segunda-feira (8), ainda não foram divulgadas informações sobre os responsáveis ou os motivos dos crimes.

EM PORTO SEGURO

João Vítor de Jesus, 19 anos, foi encontrado morto na manhã de domingo (7) em um matagal às margens da BR-367, na orla norte. A vítima tinha marcas de tiros e de espancamento e estava enrolada em lençóis e cobertores. Segundo pessoas próximas, o jovem morava em Santa Cruz Cabrália, vendia pulseiras na praia e não tinha envolvimento com a criminalidade.

Alessandro Genésio dos Santos, 31 anos, foi morto a tiros no início da tarde de domingo (7) na Rua das Carambolas, no bairro Sapoti. Segundo levantamento da polícia, ele não residia no local. O celular da vítima foi recolhido pela perícia.

EM TRANCOSO

Kelvin Nunes Rocha, 23 anos, foi morto a tiros no fim da tarde de domingo (7) enquanto transitava em uma moto modelo BMW por uma rua do bairro Mirante do Rio Verde. Paramédicos do Samu já o encontraram morto.

EM GUARATINGA

Nilson Andrade Abreu, 25 anos, foi morto a tiros na noite de sábado (6) em uma rua do bairro Novo Horizonte. A vítima vestia uma bermuda com estampas de Pablo Escobar, o famoso traficante colombiano e líder do Cartel de Medellín.

EM ITABELA

Dois assaltantes foram baleados após roubarem os celulares de três pessoas na madrugada de sábado (6), no centro da cidade. Segundo a polícia, a dupla estava em uma moto e foi interceptada por um carro, de onde um dos ocupantes disparou contra eles.Natiel Santos Garcia, 19 anos, foi socorrido pelo SAMU e levado para o Hospital Regional de Eunápolis. Já o comparsa conseguiu fugir mesmo ferido e ainda não foi identificado. Os aparelhos das vítimas foram recuperados. (Com informações do Radar News)

Homem mata ex-companheira, o atual dela e confessa crime em áudios enviados a familiares

Um homem matou a ex-companheira e o atual dela a facadas em Acopiara, no interior do Ceará, na madrugada deste sábado (6). Logo após o crime, o suspeito enviou áudios a familiares confessando os assassinatos e, em seguida, cometeu suicídio. As informações são do g1.

Os corpos de Antonia Jaluza Pereira, de 39 anos, e o atual namorado dela, Nonato, de 67 anos, foram encontrados com marcas de facadas, em uma residência no Bairro São Francisco. Já o suspeito do crime foi encontrado morto na localidade de Sítio Floresta, zona rural da cidade.

Em áudios, o suspeito contou aos familiares que foi motivado por traição por parte da mulher. Parentes da vítima, no entanto, disseram que ela já estava separada, mas o ex não aceitava o fim do relacionamento. O caso será investigado pela Delegacia Regional de Iguatu.

Filho de Lula, Luis Claudio nega agressões contra ex e diz que irá provar inocência

Filho caçula do presidente Lula.
Filho caçula do presidente Lula.

Luis Claudio Lula da Silva, de 39 anos, filho caçula do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, negou as acusações de agressão contra a sua ex, Natália Shincariol, de 29 anos, e afirmou que irá provar sua inocência.

“Jamais agrediria ela. Desde o término do relacionamento, em janeiro deste ano, sempre fui muito atencioso com ela. Nunca chamei ela destes nomes todos que ela diz. Vou provar minha inocência”, disse em entrevista ao UOL.

“Se eu a tivesse agredido de alguma forma, tivesse machucado, você acha que ela teria mandado um presente para mim no dia do meu aniversário? Ela me mandou uma cesta cheia de comida, com mensagem e tudo. Como uma pessoa que foi agredida, tem esse tipo de reação? Ela disse para amigos próximos que tinha planejado fazer até uma festa surpresa”, contou o filho do presidente.

Luis Cláudio foi acusado de violência pela médica, na terça-feira (2). Natália registrou um boletim de ocorrência contra o filho de Lula na Delegacia da Mulher, em São Paulo. Ele prestou depoimento através de videoconferência e obteve medidas protetivas. Eles mantiveram uma relação estável por cerca de seis anos.

Prazo para regularizar título pela internet termina nesta segunda

Titulo de Eleitor
Créditos pela imagem: Divulgação

Chamados Título Net, somente até esta segunda-feira (8). Depois desse prazo, o eleitor sem as digitais cadastradas precisará ir a um cartório eleitoral até o dia 8 de maio para ser atendido e poder votar nas eleições municipais, marcadas para outubro.

Segundo a Justiça Eleitoral, os eleitores com a biometria em dia podem continuar utilizando os serviços pela internet. É possível ver qual é a situação cadastral no site do TSE.

O dia 8 de maio é o prazo final para regularizar a situação eleitoral, solicitar transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais. Após essa data, esses serviços ficarão indisponíveis, pois a Justiça Eleitoral passará a se dedicar a organização das eleições municipais.

Quem for tirar o título pela primeira vez precisa ir a um cartório eleitoral para coletar a biometria, que é gratuita. Esse cadastro evita que uma pessoa vote no lugar de outra e permite identificar se um eleitor tem mais de um registro eleitoral.

A Justiça Eleitoral alerta que apenas fazer o pedido pela internet não é garantia da emissão do título ou a regularização eleitoral. É necessário anexar os documentos exigidos.

Moraes determina investigação contra Elon Musk e ordena que rede X não desobedeça ordens judiciais

Moraes determina investigação contra Elon Musk e ordena que rede X não desobedeça ordens judiciais
Foto: Divulgação/Redes Sociais

Após ameaças do bilionário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que a conduta do empresário seja investigada em inquérito.

Moraes também ordenou que a rede X não desobedeça nenhuma ordem da Justiça brasileira. Musk atacou neste sábado (6) as decisões de Moraes nas investigações comandadas pelo ministro. O empresário ameaçou ainda reativar os perfis de usuários do X bloqueados pela Justiça. As informações são do g1.

Vale lembrar que Moraes é relator de inquéritos como o das milícias digitais: que investiga ações orquestradas nas redes para disseminar informações falsas e discurso de ódio, com o objetivo de minar as instituições e a democracia. O inquérito acerca do 8 de janeiro também está sob sua competência.

No curso dessas apurações, ao longo dos últimos anos, Moraes determinou que as redes sociais bloqueassem a conta de alguns investigados. De acordo com o ministro, eles usavam as plataformas para o cometimento das práticas irregulares que são investigadas.

Lula gastou quase três vezes mais que Bolsonaro em viagens internacionais com cartão corporativo em 2023

Reprodução/Twitter/Foto: Ricardo Stuckert
Reprodução/Twitter/Foto: Ricardo Stuckert

O cartão corporativo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pagou mais de R$ 8,5 milhões em despesas com viagens internacionais do chefe do executivo em 2023. As cifras incluem gastos de janeiro a dezembro, no primeiro ano do mandato do petista. Comparado ao primeiro ano de governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), houve aumento de quase três vezes (182,56%) em despesas com viagens internacionais no cartão corporativo, em valores corrigidos pela inflação.

Os valores foram obtidos pelo Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, em pedido feito com base na Lei de Acesso à Informação (LAI) enviado à Casa Civil. De acordo com o Planalto, as idas do titular do Planalto ao exterior servem para recuperar a imagem do Brasil e seriam um “investimento”. Contudo, enquanto os gastos de Lula se referem a 21 países visitados, as despesas de Bolsonaro contemplam viagens a apenas 10 nações.

O governo Lula tem apostado na diplomacia para restabelecer vínculos com aliados estratégicos e revigorar a imagem do Brasil no exterior. O número de idas do petista a outras nações superou a quantidade registrada em todo o primeiro ano do governo de Bolsonaro.

As despesas pagas pela Presidência da República, por meio do cartão de pagamentos do governo federal, inclui serviços de apoio de solo, provisão de bordo (fornecimento de alimentação aos passageiros e à tripulação) e telefonia. A soma não inclui despesas de responsabilidade do Ministério das Relações Exteriores, como as referentes à hospedagem.

Jovem morre após ser atingido por tiros em frente a bar no interior da Bahia

Mateus tinha 24 anos. Foto: Lenio Cidreira/Liberdade News
Mateus tinha 24 anos. Foto: Lenio Cidreira/Liberdade News

Um jovem de 24 anos foi morto a tiros em frente a um bar na noite de sexta-feira (5), em Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia. Ao G1, a Polícia Civil informou que a vítima, identificada como Mateus de Jesus Santos, foi atingida no peito e na nuca, caiu no chão e morreu ainda no local do crime.

A polícia não detalhou se o jovem estava no bar ou se apenas caminhava na rua quando foi atingido pelos disparos na Avenida Padre Anchieta, no Bairro Liberdade II, na esquina de uma praça de Teixeira de Freitas. Após os disparos, uma equipe da Polícia Militar foi acionada, esteve no local e confirmou que o jovem havia morrido.

Mateus de Jesus trabalhava como entregador, mas também não foi detalhado se ele estava em atividade profissional quando foi morto. A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. Equipes da Polícia Civil de Teixeira de Freitas e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade estiveram no local.

Hospital de Aurelino Leal recebe 30 leitos novos, aparelho de Raio X, e outros equipamentos doados pelo Deputado Raimundinho da JR

Hospital Geral recebe 30 leitos novos, aparelho de Raio X, e outros equipamentos doados pelo Deputado Raimundinho da JR
Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (05), o Hospital Geral de Aurelino Leal recebeu uma grande quantidade de equipamentos hospitalares doados pelo Governo da Bahia, fruto da luta do Dep. Raimundinho da JR, que atendeu ao pedido de toda a equipe que acreditou em seu projeto. Entre os equipamentos recebidos pelo hospital, estão 30 leitos hospitalares, que vão proporcionar mais conforto aos pacientes, aparelho de Raio X, que vai atender toda a comunidade, e outros equipamentos.

“Estou muito feliz com mais essa conquista para o povo de minha terra. É mais saúde para nossa população, e vem muito mais por ai. Vocês aurelinenses vão se surpreender muito mais com o nosso trabalho. Quero aproveitar e agradecer ao nosso Governador e meu amigo pessoal, Jerônimo Rodrigues por atender nosso pedido”, disse Raimundinho.

Hospital Geral recebe 30 leitos novos, aparelho de Raio X, e outros equipamentos doados pelo Deputado Raimundinho da JR

Raimundinho da JR lembrou ainda que já estão sendo licitados uma ambulância nova e outros equipamentos importantes para cuidar da saúde do povo aurelinense. A ex-prefeita Liu Andrade (PSD), que é apaixonada pelo Hospital Geral de Aurelino Leal ficou muito feliz com as doações de Raimundinho, e aproveitou para agradecer.

“É o filho da terra cumprindo com seu papel. Quero aqui agradecer ao meu irmão e nosso Deputado pela luta e dedicação em agraciar o povo de Aurelino Leal com a doação desses equipamentos, que são importantes para o nosso hospital. Também quero aproveitar e agradecer ao nosso deputado em nome de todos que acreditaram no projeto Raimundinho da JR, e tenho certeza que vem muito mais ainda para o nosso município”, disse Liu Andrade. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Adolescente de 14 anos é atropelado e morre enquanto caminhava com mãe em rodovia na BA

Adolescente de 14 anos é atropelado e morre enquanto caminhava com mãe em rodovia na BA
Vítima foi identificada como Akon Davi — Foto: Redes sociais

Um adolescente de 14 anos morreu após ser atropelado enquanto caminhava com a mãe no acostamento da BA-099, trecho entre Barra do Jacuípe e Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu na tarde de quarta-feira (3).

O motorista que atropelou Akon Davi dos Santos Bonfim não foi encontrado no local.  A mãe do adolescente, a costureira Joanice dos Santos, contou que ela e o filho caçula voltavam da fisioterapia quando o acidente aconteceu. Os dois faziam o trajeto de mãos dadas, em cima de um canteiro.

Segundo ela, em nenhum momento eles andaram na pista. Joanice contou que o socorro não foi imediato.  Ela pediu ajuda a diversos carros que passaram na pista, mas nenhum parou. Akon Davi foi atendido por uma equipe de socorristas da Concessionária Litoral Norte (CLN), mas morreu na própria rodovia.

Ainda de acordo com a PRE, as circunstâncias do acidente serão investigadas pela Polícia Civil. A mãe do menino pede que o motorista envolvido no acidente se apresente à delegacia. “Eu peço que ele tenha sensibilidade, talvez ele tenha filho também.

Eu não sei como a mente dele está depois de atropelar meu filho e nem prestar socorro”, desabafou. O adolescente tocava bateria na Igreja Batista Missionária Vida Bosque, em Arembepe. Nas redes sociais, ele compartilhava solos de bateria e momentos com a banda da igreja, onde tocava durante os cultos. (G1)

Ibirapitanga: Prefeitura inaugura Creche Municipal Professora Cecília Pereira nesta sexta-feira (05)

Prefeitura inaugura Creche Municipal Professora Cecília Pereira nesta sexta-feira
— Crédito: Ubatã Notícias

A Prefeitura de Ibirapitanga inaugura, nesta sexta-feira, 05, às 16h, a Creche Municipal Professora Cecília Pereira, uma homenagem a ex-educadora e ex-secretária de Educação do município, falecida em maio de 2022. Cecília, que teve o trabalho amplamente reconhecido, foi a idealizadora da unidade escolar, que teve investimento – com recursos próprios – de mais de R$ 2,7 milhões e deve atender a mais de 160 crianças.

Prefeitura inaugura Creche Municipal Professora Cecília Pereira nesta sexta-feira
— Crédito: Ubatã Notícias

A cerimônia de entrega deve reunir diversas autoridades, a exemplo do prefeito Junilson de Boró, vereadores e a Secretária de Educação Viviane Aragão. “Construímos um excelente equipamento e também equipamos com o que há de melhor e mais moderno. Uma justa homenagem a nossa saudosa Cecília e uma grande conquista para a nossa população”, ressaltou Junilson. (Com informações do Ubatã Notícias)

Julgamento de ex-policial bolsonarista que matou petista durante aniversário é suspenso

Julgamento de ex-policial bolsonarista que matou petista durante aniversário é suspenso
Foto: Redes Sociais

O julgamento do ex-policial bolsonarista Jorge Guaranho, acusado de homicídio após atirar contra um guarda municipal petista em 2022, foi suspenso após a defesa dele acrescentar novos documentos no processo. A incorporação dos textos impediu que eles fossem analisados nesta quinta-feira (4), por isso a audiência foi adiada para dia 2 de maio.

Os novos documentos foram incorporados durante a tarde desta quarta-feira (3). “São mais de duas mil páginas. Tem laudos, documentos, cinco horas de vídeo, não tivemos tempo hábil nem mesmo para fazer uma análise”, afirmou o advogado de defesa Samir Mattar Assad.

Já o promotor de Justiça, Luiz Marcelo Mafra, afirmou que o adiamento do julgamento “foi uma afronta às normas processuais”, mas não deve impactar negativamente na linha de acusação. “A defesa se portou como a dona da bola, do tipo ‘ou é do meu jeito, ou não tem partida’. Infelizmente fomos surpreendidos com essa postura”, disse.

RELEMBRE O CASO

Em julho de 2022, Guaranho atirou contra o guarda municipal Marcelo Arruda, que comemorava seu aniversário de 50 anos na ocasião. A temática do evento era o PT e a festa estava repleta de imagens remetentes ao partido, assim como fotos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Descontente com o tema, o policial invadiu o evento e assassinou o aniversariante. (Metro 1)

Polícia prende pai acusado de estupro e cárcere privado contra filhas de 9 e 11 anos na Bahia

Foto: Divulgação / Polícia Civil
Foto: Divulgação / Polícia Civil

Um homem foi preso na manhã desta quinta-feira (4) acusado de abusar sexualmente de duas filhas dele, de 9 e 11 anos. O flagrante ocorreu em Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) em ação da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e ao Adolescente (Dercca). Já os crimes ocorreram em Serrolândia, na região do Piemonte da Diamantina.

Segundo a titular da Dercca, a apuração começou quando o suspeito tentou ocultar o crime. O acusado foi até a delegacia de Serrolândia e registou uma ocorrência, acusando um avô das crianças de estupro. Ao tomar conhecimento do fato, a mãe das garotas procurou a mesma delegacia e desmentiu a denúncia, apontando o ex-companheiro como autor dos abusos.

A troca de informações entre as unidades policiais indicou que o investigado estaria em Feira de Santana. “Quando as equipes chegaram no endereço o suspeito já tinha ido embora. O carro alugado por ele naquela cidade foi rastreado pelos policiais, indicando a sua localização no bairro de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas”, informou a delegada.

Segundo a Polícia Civil, as vítimas estavam em cárcere privado e foram resgatadas por equipes do Serviço de Inteligência da Dercca. No imóvel foram flagrados o autor e um casal de amigos do homem, que também será ouvido na unidade especializada. As meninas serão acolhidas e assistidas pela equipe multidisciplinar da Dercca, onde vão permanecer até a chegada da mãe.

Na ação, os agentes apreenderam duas réplicas de revólver calibre 38 e uma pistola, utilizados em jogos de AirSoft, quatro notebooks, celulares e outros dispositivos eletrônicos. Além da Dercca atuaram nas investigações o Departamento de Inteligência Policial (DIP), a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), a delegacia de Serrolândia e a Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Sertão) de Feira de Santana. (G1)

Fugitivos da penitenciária federal de Mossoró são recapturados após 50 dias

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Os dois fugitivos que escaparam da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, foram recapturados, informou nesta quinta-feira (4) a Polícia Federal.  Foram 50 dias de buscas intensas, já que Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, escaparam da prisão em 14 de fevereiro. Eles conseguiram fugir fazendo uma passagem usando um buraco atrás de uma luminária.

Os dois usaram ferramentas de uma obra que acontecia na cadeia para cortar duas cercas de arame.  Hoje, a PF disse que os dois fugitivos estavam no interior de Pará. “Na tarde desta quinta-feira (4), em uma ação conjunta das polícias Federal e Rodoviária Federal, foram presos, em Marabá (PA), os foragidos do Sistema Penitenciário Federal Rogério Mendonça e Deibson Nascimento”, informou a PF em nota oficial.

Os dois presos são do Acre e estavam na unidade no RN desde setembro do ano passado. Eles são membros da facção criminosa Comando Vermelho, segundo a polícia.  Essa foi a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal do país. (CORREIO)

Ibirapitanga: Jé oficializa pré-candidatura para prefeito e conquista grande apoio

Bitcau e Jé Assunção.

Na última terça-feira (02), o empresário Jé Assunção (AVANTE) realizou uma reunião com pré-candidatos a vereadores e lideranças para oficializar sua pré-candidatura para prefeito de Ibirapitanga. Com um grande número de pré-candidatos a vereadores filiados e lideranças da cidade presentes, Jé apresentou importantes nomes da política local como apoiadores, incluindo Val, a atual vice-prefeita que rompeu com a atual gestão, o ex-prefeito Gude e Neguinho da Patrol, assim como Everaldo, o presidente da câmara de vereadores, reforçando a ampla oposição em Ibirapitanga. “Nosso trabalho continua com muito empenho para trazer dias melhores para nossa cidade”, afirmou Jé. Essas adesões e o forte apoio da população em Ibirapitanga colocam Jé como um nome forte na disputa eleitoral.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Jé Assunção (@je_assuncao)