Ubaitaba Urgente

ELEIÇÕES 2024: 94% da população de Jequié aprova gestão do prefeito Zé Cocá, diz BN/Séculus

Zé Cocá é o favorito na disputa eleitoral à prefeitura do município em 2024
Zé Cocá é o favorito na disputa eleitoral à prefeitura do município em 2024

O prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), é o favorito na disputa eleitoral à prefeitura do município em 2024, conforme indicou a pesquisa realizada pelo Instituto Séculus, em parceria com o Bahia Notícias. A pesquisa indica que o atual gestor aparece com vantagem na corrida do próximo ano, quando deve disputar a reeleição.

No cenário espontâneo Zé Cocá aparece na liderança com 84,35%. 
No cenário espontâneo Zé Cocá aparece na liderança com 84,35%. 

No cenário espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, ele aparece na liderança com 84,35%.  Ainda no dado, mostra que 5,15% talvez não votem nele, 4,69% ainda esperam os demais candidatos, 1,78% não votaria de jeito nenhum e 4,03% não opinaram. O levantamento apontou, ainda, que em relação à administração, o prefeito tem 94% de aprovação.

O levantamento apontou que a administração do prefeito tem 94% de aprovação.
O levantamento apontou que a administração do prefeito tem 94% de aprovação.

Apenas 2,26% desaprovaram e 3,84% não opinaram. O Séculos entrevistou 1.067 pessoas entre os dias 23 e 27 de setembro de 2023. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2,53 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Fisioterapeuta é achada morta com pés e mãos amarrados após carro capotar

O corpo foi identificado através das digitais como sendo de Larissa Araújo.
O corpo foi identificado através das digitais como sendo de Larissa Araújo.

Uma fisioterapeuta de 25 anos foi achada morta com pés e mãos amarrados depois que o carro com o corpo dela capotou na BR-060, em Rio Verde, Goiás. O corpo foi arremessado na via depois do acidente na manhã da segunda-feira (2). Segundo a Rede Anhaguera, o corpo foi identificado através das digitais como sendo de Larissa Araújo.  A Polícia Rodoviária Federal (PRF) diz que o carro, um Ford Ka, sofreu o acidente capotando.

Vidros do carro se quebraram e o corpo da jovem, que estava enrolado em lençóis, acabou sendo projetado para fora.  O carro que capotou era da fisioterapeuta e dentro do veículo foram encontrados um botijão de gás e uma televisão. Depois que o carro capotou, o motorista fugiu, mas ele foi localizado e preso no início da tarde de ontem.

O corpo foi arremessado na via depois do acidente
O corpo foi arremessado na via depois do acidente.

Ele contou à polícia que foi pago pelo ex-companheiro da fisioterapeuta para sumir com o corpo da jovem. O motorista é do Rio Grande do Norte, estava em liberdade havia pouco tempo após cumprir pena por roubo e morava havia um mês em Rio Verde.

“Ele [o motorista] fala que não encostou nela e que o outro suspeito [o ex da vítima] teria matado e ele foi contratado apenas para desovar o corpo. Ele não falou para onde iria levar o corpo, mas pelo caminho ali [seria] algum lugar de mata e longe de Rio Verde”, disse o tenente Euler Filho.

O ex da fisioterapeuta, que não teve nome divulgado, foi levado para a delegacia para prestar depoimento. Não há detalhes sobre se ele ficou preso.  A causa da morte de Larissa será definida pela autópsia, mas há sinais de que ela sofreu enforcamento.

Após romper com Bolsonaro, organizador de motociatas convida Lula para passeio de moto

O ex-bolsonarista é idealizador das motociatas com o ex-presidente
O ex-bolsonarista é idealizador das motociatas com o ex-presidente

Organizador das motociatas “Acelera para Cristo”, em favor de Jair Bolsonaro (PL),o empresário Jackson Vilar rompeu com o ex-presidente e agora quer organizar um passeio de moto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice Geraldo Alckmin (PS).

De acordo com informações do jornal O Globo, o ex-bolsonarista é idealizador de motociatas que reuniram milhares de pilotos em 2021 e 2022, em São Paulo. Após a guinada política, Jackson Vilar contou ao jornal que enviou um e-mail à Presidência da República para convidar Lula e Alckmin para uma nova motociata que planeja realizar em 2024.

À publicação, Vilar alegou que o evento não tem vínculo partidário e disse que deixou de apoiar o ex-presidente por conta das “mentiras dele”. “A verdade está aparecendo. Bolsonaro nunca foi cristão. Enganou a todos, principalmente os evangélicos. Mas agora es o acordando”, afirmou o empresário.

Ubaitaba: Prefeito Bêda comemora vitória dos cinco Conselheiros Tutelares do grupo: “O Pai Tá On”

Sirleide, Rose, Elane, Adelino Loyola, Joan, Serginho, Jackson e Daiane
Sirleide, Rose, Elane, Adelino Loyola, Joan, Serginho, Jackson e Daiane

Informações que chegam a redação do UBAITABA URGENTE é que o prefeito Bêda (MDB), está vibrando com o resultado da eleição para escolha dos cinco Conselheiros Tutelares em Ubaitaba. Para Bêda o resultado deste domingo (1º), foi uma comprovação de força e organização do grupo vermelho, pois todos os eleitos e até a primeira suplente fazem parte do grupo de situação. Os eleitos foram: Joan Guedes (1.218), Jackson José (1.130), Elane Santana (1.041), Rose Bidú (1.001), e Sirleide Silva (890). Já Ane de Faisqueira, obteve 785 votos e ficou com primeira suplente.

CANDIDATOS LIGADOS A OPOSIÇÃO:

Os candidatos ligados ao grupo de oposição não conseguiram se eleger, como foram os casos de Patrícia Carvalho, que obteve 769 votos, ficando na segunda suplência, e Moisés de Faisqueira, que obteve 611 votos ficando como 5º suplente.

DEMAIS CANDIDATOS:

  • China de Piraúna- 686
  • Elen da Comunidade – 643
  • Moisés-611
  • Tizia Almeida – 493
  • Vinny Leite – 387

SEM SALÁRIOS: Com salários atrasados, funcionários da Santa Casa de Ilhéus ameaçam greve

Manifestação em frente ao Hospital São José, em Ilhéus | Imagem TITV
Manifestação em frente ao Hospital São José, em Ilhéus | Imagem TITV

Funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus protestaram, nesta segunda-feira (2), em frente ao Hospital São José, para denunciar atrasos salariais. Ao Pimenta Blog, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Estabelecimentos de Saúde de Itabuna e Região (Sintese), Raimundo Santana, afirmou que empregados da instituição filantrópica não receberam os vencimentos de agosto e, no caso de alguns, também de julho.

– É uma situação extremamente complexa que vivem os trabalhadores daquela instituição, com cerca de dois, três salários atrasados. Eles [gestores da Santa Casa] alegam problemas com o repasse do município [Prefeitura de Ilhéus], mas eles têm que se resolver com o município, porque os trabalhadores em saúde não podem arcar com as consequências desses atrasos – declarou.

O Sintese, demais sindicatos e trabalhadores continuaram mobilizados, assegura Raimundo. Segundo ele, como o atraso salarial tornou-se problema recorrente na Santa Casa, profissionais precisam enviar uma mensagem forte à instituição. “A gente pode deflagrar uma greve, por tempo indeterminado, para estabelecer uma condição de respeito com os trabalhadores, porque já criou-se uma situação onde esses trabalhadores não conseguem mais planejar sua vida financeira”. A Santa Casa ainda não se manifestou sobre o ato público deste segunda-feira.

Anvisa suspende a venda de Sidra Cereser com pequenos fragmentos de vidro na bebida

A medida foi tomada na última sexta-feira (29)
A medida foi tomada na última sexta-feira (29).

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) comunicou o recolhimento de 2,2 milhões de garrafas de Sidra Cereser sabor maçã, além da suspensão da venda e distribuição da bebida. A medida foi tomada na última sexta-feira (29) porque há possibilidade da presença de pequenos fragmentos de vidro na bebida, que podem provocar cortes na boca ou em partes do intestino se ingeridos.

De acordo com a Anvisa, a empresa CRS Brands Indústria de Comércio – dona da marca, iniciou o recolhimento voluntário das garrafas no último dia 25 de setembro e comunicou a agência reguladora. “Aproximadamente 0,2% dos lotes afetados podem ter sido impactados por alteração dos vasilhames durante o processo de envase, o que levou à transferência de pequenos fragmentos de vidro para o interior das garrafas”, informou a Anvisa.  No total, serão recolhidos 28 lotes, fabricados em 22/07/2023 e de 16/08/2023 a 02/09/2023. As garrafas são de vidro verde, com 660 ml.

VEJA QUAIS SÃO OS LOTES: 

Dois morrem após colisão de carreta com veículo em trecho da BR-101 na Bahia

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Duas pessoas morreram e uma terceira sofreu ferimentos graves em uma colisão entre um carro e uma carreta em um trecho da BR-101 de Itapebi, na Costa do Descobrimento. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas que foram a óbito estavam no veículo menor e foram identificadas como Antônio Costa da Silva, de 57 anos, e Leidiane Costa dos Santos, de 41.

No impacto, o fundo do carro ficou destruído. Pedaços do banco e da mala, além de roupas ficaram espalhados na pista. Os corpos das vítimas foram liberados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região neste domingo (1°). A batida ocorreu no último sábado (30). O motorista da carreta não ficou ferido.

Acidente deixa 3 mortos e 11 feridos em capotamento no Agreste baiano

Foto: Rerpodução / Redes Sociais
Foto: Rerpodução / Redes Sociais

Três pessoas morreram e 11 ficaram feridas em um capotamento na tarde deste domingo (1°) entre Aramari e Alagoinhas, no Agreste baiano. O grupo estava em uma caminhonete e voltava de uma caminhada com destino a Aramari pela BA-504.

Segundo o Alta Pressão On-line, informações preliminares apontam que algumas das vítimas teriam sido lançadas contra um cajueiro, às margens da rodovia. Uma das vítimas que foi a óbito foi identificada como Janderson Felipe, de 25 anos. Os outros dois mortos não tiveram as identidades informadas.

As demais vítimas foram levadas, em estado grave, pelo Samu ao Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas. Um dos feridos recebeu alta ainda neste domingo. Em relação aos outros dez feridos, não há informações sobre o estado de saúde deles. As causas do acidente ainda devem ser apuradas.

TRAGÉDIA: Entregador de gás morre carbonizado em acidente na BA-001, em Serra Grande

Luanderson Lima, tinha 25 anos e morreu no local do acidente.
Luanderson Lima, tinha 25 anos e morreu no local do acidente.

Uma colisão envolvendo duas motos em Serra Grande, município de Uruçuca matou no local um entregador de gás, que tinha acabado de voltar de uma entrega na mesma localidade. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra as duas motos pegando fogo após a colisão que aconteceu na noite deste sábado (30). O acidente aconteceu na BA-001, próximo a VIMAC Matérias Para Construção.

A vítima fatal deste terrível acidente foi identificada como sendo Luanderson Lima, que tinha 25 anos. O outro motoqueiro foi socorrido em estado grave para o hospital. O estado de saúde dele não foi informado. O entregador de Gás, Luanderson era muito querido em Serra Grande. O corpo foi encaminhado para o DPT da cidade de Ilhéus. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Aurelino Leal: Prefeito Rodrigo Andrade Recebe atletas da canoagem em seu gabinete

Atletas da canoagem foram recebidos pelo prefeito de Aurelino Leal
Atletas da canoagem foram recebidos pelo prefeito de Aurelino Leal.

O prefeito Rodrigo Andrade teve a honra de receber em seu gabinete os talentosos atletas da ACC, Associação Cacaueira de Canoagem, que brilharam na competição nacional na última semana. Nesse encontro, o prefeito não poupou elogios e felicitações a esses incríveis representantes do nosso amado município de Aurelino Leal.

Ele destacou as notáveis conquistas dos atletas, enaltecendo as medalhas que trouxeram para nossa comunidade. São verdadeiros lutadores, indivíduos que honram e representam com excelência o nome de Aurelino Leal em cada competição.

Rodrigo Andrade também reforçou a importância da parceria entre a prefeitura e os atletas, enfatizando que está à disposição para apoiar sempre que necessário. É uma prova do compromisso da gestão em promover o esporte e o orgulho que sentimos por esses atletas que elevam nossa cidade através de suas conquistas. (Redação: Abimael Rirches/ASCOM)

Raimundinho da JR critica Via Bahia após autuação do Procon por má conservação da BR-324

Dep. Estadual Raimundinho da JR critica Via Bahia.
Dep. Estadual Raimundinho da JR critica Via Bahia.

O deputado estadual Raimundinho da JR (PL) expressou duras críticas à concessionária Via Bahia, responsável pela BR-324, após o Procon autuar a empresa devido à má conservação da malha viária. A ação foi desencadeada pela identificação de buracos no trecho entre Salvador e Feira de Santana, gerando preocupações de segurança e desconforto para os usuários.

“É inaceitável que os cidadãos que utilizam essa rodovia, que é uma das principais do estado, sejam expostos a condições tão precárias de tráfego. A Via Bahia tem a responsabilidade de garantir a segurança e o conforto dos usuários, e a autuação do Procon-BA mostra que eles não estão cumprindo essa obrigação de maneira adequada”.

Na última terça-feira (26), o Procon emitiu uma autuação contra a concessionária devido à situação precária de parte da BR-324, que conecta a capital baiana a importantes cidades do interior, incluindo Feira de Santana. A constatação de buracos e problemas na pavimentação levantou preocupações quanto à segurança dos motoristas e ao impacto na mobilidade da região. (Com informações do BN)

Bahia deve ter redução obrigatória de 25 vereadores a partir de 2025

Cidades que vão ter redução no número de vereadores.
Cidades que vão ter redução no número de vereadores.

A partir de 2025, a Bahia deve ter 25 vereadores a menos, no mínimo. Isso vai ocorrer devido aos resultados do Censo 2022 que impactam diretamente no número de parlamentares de todas as cidades baianas. Municípios com até 15 mil pessoas, por exemplo, não podem ter mais do que nove vereadores, segundo o estabelecido na Constituição Federal. Quem perdeu população, portanto, corre o risco de ser impactado.

No total, 229 cidades baianas tiveram diminuição de habitantes, mas em apenas 30 lugares isso vai provocar uma redução obrigatória no número de vereadores – confira a lista completa nos gráficos. As maiores cidades impactadas são Simões Filho e Candeias, localizadas na Região Metropolitana de Salvador (RMS), que devem passar, respectivamente, de 19 e 17 parlamentares para 17 e 15.

Outras 14 cidades baianas poderão ter aumento no número de vereadores, mas isso não é obrigatório. Ao contrário da redução, o aumento só ocorre caso as respectivas câmaras de vereadores aprovem esse crescimento no número de parlamentares. Caso nenhuma cidade baiana resolva aumentar, a redução no número de vereadores na Bahia pode chegar a 60. Atualmente, a Bahia tem 4.630 vereadores.

O levantamento foi realizado pelo CORREIO com dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do número de vereadores de cada cidade baiana disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Leia materia completa no CORREIO 

Cidades que vão ter redução no número de vereadores.
Cidades que vão ter redução no número de vereadores.

Agricultor morre eletrocutado ao tentar desligar aparelho após curto-circuito

Ele tentou desconectar os aparelhos das tomadas.
Ele tentou desconectar os aparelhos das tomadas.

Um agricultor morreu eletrocutado na última segunda-feira (25), no povoado de Santa Maria Eterna, no município de Belmonte. Raimundo Oliveira Santos, de 54 anos, ficou assustado com um curto-circuito em um transformador da rede elétrica que abastece a comunidade. Com receio de que algum eletrodoméstico fosse danificado, ele tentou desconectar os aparelhos das tomadas.

No entanto, ao tocar em um dos fios, sofreu uma descarga elétrica e caiu no chão. Raimundo chegou a ser levado ainda vivo para um posto de saúde em Santa Maria Eterna e em seguida para o hospital de Itapebi, mas acabou não resistindo. Raimundo era dono de um lote na comunidade de agricultores de Santa Maria Eterna. (Com informações do Radar News)

Acidente entre carro de passeio e caminhonete deixa três mortos na Bahia

Dois veículos, um deles uma caminhonete, bateram de frente
Dois veículos, um deles uma caminhonete, bateram de frente.

Três pessoas, incluindo uma criança, morreram em um acidente na madrugada desta sexta-feira (29) na BR-020, em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia.  Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 5h20, na altura do KM 189. Dois veículos, um deles uma caminhonete, bateram de frente, em circunstâncias que ainda são apuradas pela PRF.

A violência da batida foi tanta que o motor do veículo menor se soltou e foi parar a 5 km do veículo. A placa do carro é de São Paulo e as três pessoas que iam no veículo estariam em Luís Eduardo Magalhães de férias, segundo informação da TV Bahia. Um homem de 47 anos anos e uma criança de 6 anos que estavam no carro morreram. O terceiro passageiro sobreviveu.

O terceiro morto foi o motorista da caminhonete. Outras quatro pessoas iam no veículo e ficaram feridas.  Os sobreviventes foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Luís Eduardo Magalhães. Um caso mais grave foi socorrido para o Hospital do Oeste, em Barreiras.

Maraú: Turista de 34 anos morre afogado na praia de Taipu de Fora

Gustavo Miguel era produtor rural em Janaúba, em MG.

Um turista de 34 anos morreu após se afogar na Praia de Taipu de Fora, na Península de Maraú. O caso aconteceu nesta quinta-feira (28). A vítima foi identificada como sendo o Produtor Rural Gustavo Miguel Cunha da Silva, da cidade de Janaúba, em Minas Gerais. Ele estava hospedado com a família em uma pousada de Taipu de Fora.

Banhistas tentam reanimar Gustavo II Foto: Barra Grande 24hs
Banhistas tentam reanimar Gustavo II Foto: Barra Grande 24hs

Gustavo Miguel foi retirado do mar por populares, mas acabou não resistindo e morreu no local. Segundo informações obtidas pelo site UBAITABA URGENTE, Gustavo era muito querido na região onde morava. O corpo de Gustavo Miguel Cunha da Silva, será velado em sua cidade natal, que Montes Claros (MG). (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Menino de 09 anos desaparece e é resgatado de buraco em Jaguaquara

Foto: Blog Marcos Frahm/Reprodução
Foto: Blog Marcos Frahm/Reprodução

Uma equipe do 8º Grupamento de Bombeiros Militares / unidade de Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, resgatou, na tarde desta quinta-feira (28), um menino de 09 anos que teria saído de casa às 07h e não teria sido mais visto pelos pais.

O menino, morador do bairro Casca, foi encontrado no final da tarde em um buraco na mesma região onde ele reside e a equipe do GBM foi acionada para o resgate do garoto, que foi levado para sua casa pelos familiares, sem ferimentos. Os bombeiros chegaram a fazer buscas em uma barragem do bairro.

O caso mobilizou também integrantes do Conselho Tutelar e polícia. As imagens do resgate circularam nas redes sociais com moradores do bairro comemorando o final do caso. (Com informações do Blog Marcos Frahm)

Prefeito de Aiquara é multado por empregar esposa e irmã em cargos de confiança

Delmar Ribeiro foi obrigado a exonerar familiares || Foto Reprodução
Delmar Ribeiro foi obrigado a exonerar familiares || Foto Reprodução

Os conselheiros da 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) multaram em R$ 1,5 mil o prefeito de Aiquara, Delmar Ribeiro (PP), em razão da nomeação da sua esposa, Elivania Pinheiro Vieira, e da sua irmã, Mariluzia Ribeiro Santos, para os cargos de secretária de Assistência Social e assessora de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, respectivamente. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (27) e manteve a ordem de exoneração das nomeadas.

De acordo com a denúncia, apresentada pela vereadora Mirian Batista Sanches, a esposa do prefeito não tem qualificação técnica para o desempenho da função, o que implicaria na ocorrência de nepotismo, uma vez que a nomeação teria se dado por “apadrinhamento político”, conforme entendimento firmado na Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF).

No caso da irmã do prefeito, a vereadora questionou a legalidade da nomeação e sustentou que a “Prefeitura Municipal está sendo utilizada por uma família, transformando o Poder Público em um ‘feudo familiar’, frustrando os ideais da moralidade administrativa”.

PRECEDENTE

Mirian observou, ainda, que as nomeações de Elivania Pinheiro Vieira e Mariluzia Ribeiro Santos para cargos semelhantes já foram objeto de decisão do TCM, que reconheceu a ilegalidade das nomeações no exercício de 2020. E, mesmo assim, em clara afronta à determinação do Tribunal, após ser reeleito, o prefeito promoveu nova nomeação tanto da mulher como da irmã, acusa a parlamentar. (Com informações do Pimenta Blog)

Criança de dois anos morre atacada por cão pitbull em Teixeira de Freitas

Pyettro Alves da Silva. Crédito: Reprodução
Pyettro Alves da Silva. Crédito: Reprodução

Um menino de dois anos morreu depois de ser atacada por um cão da raça pitbull em Teixeira de Freitas, no Sul da Bahia. Segundo a Polícia Civil, o caso aconteceu na tarde da quarta-feira (27).

Pyettro Alves da Silva foi atacado dentro de casa, Residencial Ramalho. Ele chegou a ser socorrido para uma unidade de saúde do município, mas morreu por conta da gravidade dos ferimentos.

O animal estava com a família havia apenas dois dias, tendo sido adotado pelo pai do garoto na segunda-feira. No momento do ataque, o animal estava preso a uma corrente, mas o garoto se aproximou porque estava brincando com uma bolinha na área.  O caso foi registrado na Delegacia de Teixeira de Freitas. (Com informações do Correio 24hs)

FOGO AMIGO: Policiais mortos no bairro do IAPI em Salvador, trocaram tiros entre si

Os policiais mortos trocaram tiros entre si.
Os policiais mortos trocaram tiros entre si.

A Polícia Militar confirmou na manhã desta quinta-feira (28) que os dois policiais baleados na noite de quarta-feira (27) no bairro do IAPI, em Salvador, não resistiram aos ferimentos e morreram. Até o final da noite de quarta, a informação era de que um dos agentes havia sido socorrido com vida para uma unidade de saúde da capital baiana. As vítimas foram identificadas como Anderson Santana e Marcelo Santana. Os dois foram atingidos durante uma troca de tiros entre si dentro de um bar.

Um dos PMs estava em serviço, mas sem farda, por pertencer ao núcleo de inteligência; o outro de folga e em um bar. O agente que estava trabalhando abordou um suspeito de um assalto a um motorista por aplicativo dentro do estabelecimento comercial onde o colega de corporação estava. A suspeita era de que o homem estava em fuga.

Dentro do bar, o agente de folga ao perceber a chegada do PM em serviço acreditou que a abordagem se tratava de um assalto. Houve um troca de tiros entre os PMs e o suspeito. Os três foram atingidos e só uma perícia pode concluir de quais armas partiram os projéteis de arma de fogo que matou cada uma das vítimas. (Com informações do BNews)

REI DO FAKE NEWS: Acionado na justiça por espalhar mentiras, autônomo é acusado de espalhar notícias mentirosas sobre Itacaré

Ernando Peixoto espalha fake news sobre piscina natural em Itacaré
Ernando Peixoto espalha fake news sobre piscina natural em Itacaré.

Réu em vários processos na justiça por espalhar desinformações contra autoridades e personalidades na Bahia, principalmente no período da pandemia, o autônomo Ernando Peixoto decidiu aumentar a coleção de fake news. Desta vez, o homem gravou e publicou vídeos nas redes sociais com inverdades sobre a piscina natural da Praia da Ribeira, um dos pontos  mais frequentados em Itacaré.

Ernando Peixoto, conforme a Assessoria de Comunicação do Município de Itacaré, esteve na piscina no dia de manutenção e limpeza e divulgou, incorretamente, que o esgoto de pousadas e hotéis estava sendo despejado, sem tratamento, no local. Para tentar transmitir credibilidade, filmou um minadouro de água como se fosse esgoto vazando.

Questionada pelo PIMENTA se a piscina da Praia da Ribeira é indicada para o banho de moradores e turistas, a Assessoria de Comunicação do município assegurou que não há contaminação da água e reforçou que o que houve foi o esvaziamento para limpeza do atrativo. A manutenção ocorre periodicamente.

É ACOSTUMADO A ESPALHAR FAKE NEWS

Não é a primeira vez que Ernando Peixoto usa as redes sociais para divulgar desinformações. Ele já foi acionado na justiça por espalhar fake news contra o ex-governador e hoje ministro da Casa Civil, Rui Costa, o ex-secretário estadual de Saúde Fábio Vilas-Boas e os senadores baianos Angelo Coronel e Otto Alencar. Ele acusou, sem provas, essas pessoas de articularem um esquema para entregar, sem licitação, o Hospital Espanhol ao Instituto Nacional de Tecnologia da Saúde (INTS).

Conhecido pela presença frequente nas manifestações, em Salvador, em apoio ao então presidente da República, Jair Bolsonaro, Ernando também espalhou mentiras de que Rui Costa estaria lhe perseguindo e cometido terrorismo contra comerciantes por ter exigido a adoção das medidas restritivas e protetivas de enfrentamento à pandemia do coronavírus.

Nas redes sociais, Ernando Peixoto fez inúmeras postagens e compartilhamentos contendo fotos e mensagens de apoio Bolsonaro, várias críticas ao então governador Rui Costa (PT) e postagens contra as medidas de combate ao coronavírus. O homem responde a diversos processos na justiça, como mostra o site do Poder Judiciário. (Matéria reproduzida do Pimenta Blog)