Ubaitaba Urgente

UBAITABA SEDIA ENCONTRO DE DIRIGENTES DE EDUCAÇÃO DO LITORAL SUL

Ubaitaba sedia encontro de dirigentes de Educação do Litoral Sul
Ubaitaba sedia encontro de dirigentes de Educação do Litoral Sul .

As discussões de temas como gestão de qualidade e financeira dos recursos do Fundeb e luta para participação no movimento nacional pela reelaboração curricular assegurando a voz dos educadores das redes municipal, estadual e privada integram a pauta principal do encontro de secretários e dirigentes municipais de Educação do Território Litoral Sul em Ubaitaba nesta sexta-feira, dia 15, no auditório da Escola Estadual Octacílio Manoel Gomes, a partir das 8 horas.

O evento tinha foi adiado de 25 de maio por causa da paralisação dos caminhoneiros.  O evento de Ubaitaba contará com a participação de 26 municípios do Território Litoral Sul. Já confirmaram presença secretários e dirigentes de Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau-Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Una e Uruçuca.

A secretária municipal de Educação de Ubaitaba, professora Roberta Carneiro, coordenadora do Território Litoral Sul da Undime Bahia disse que a expectativa é a de que o encontro fortaleça a luta por mais recursos para a educação pública. Segundo explicou a cada dia os municípios enfrentam mais dificuldades no setor, principalmente pelo subfinanciamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O presidente da Undime Bahia, professor Willliams Panfile Santos Brandão, Dirigente Municipal de Elísio Medrado distribuiu convite a todos os municípios participante e estará presente ao encontro de Ubaitaba.  

MULHER É PRESA NA RODOVIÁRIA DE FEIRA DE SANTANA COM 10 QUILOS DE EXPLOSIVOS

Mulher contou que o material seria entregue para um homem em Paulo Afonso|| Foto Divulgação
Mulher contou que o material seria entregue para um homem em Paulo Afonso.

Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte, em Feira de Santana, prenderam em flagrante Conceição de Jesus Cardoso com 10 quilos de explosivos e cordel prontos para a detonação. A suspeita, capturada na madrugada desta quinta-feira (14), estava na rodoviária da cidade e contou que levaria o material para comparsas em Paulo Afonso.

Explosivos seriam usados para ataques a bancos||Foto Ed Santos/Acorda Cidade
Explosivos seriam usados para ataques a bancos||Foto Ed Santos/Acorda Cidade

A polícia informou que foram apreendidos cerca de 10 quilos de explosivos divididos em sete cargas montadas em emulsões com cordéis.Toda carga passará por avaliação do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope). De acordo com o comandante da Cipe Litoral Norte, tenente-coronel Ricardo Matos, Conceição admitiu que iria para o interior e entregaria os explosivos a comparsas. “Ela assumiu que o grupo está envolvido com roubos contra instituições financeiras”, detalhou o oficial.

JOVEM DE UBATÃ É MORTO EM ASSALTO APÓS RETORNAR DE CULTO EM SÃO PAULO

O ubatense Luciano Júnior, de 17 anos, foi morto na noite da última terça-feira (12) em um assalto ocorrido em Osasco, São Paulo. Segundo informações de familiares, Luciano retornava de um culto na igreja evangélica onde congregava quando ao chegar em sua residência foi abordado por um criminoso. O ubatense teria reagido ao assalto e acabou sendo baleado pelo bandido, vindo a óbito logo em seguida.

A Polícia foi acionada, mas não conseguiu localizar o criminoso. Nas redes sociais há grande comoção pelo passamento de Luciano. O velório do ubatense, que tem familiares no Bairro Glória, ocorrerá na tarde desta quarta-feira (13). A Polícia Civil investiga o caso.  As informações do Ubatã Notícias

MORADORA DE UBAITABA É PRESA COM MEIO QUILO DE CRACK E MEIO QUILO DE COCAÍNA

Rosinália Oliveira I Foto: WhatsApp/ Ubaitaba Urgente
Rosinália Oliveira I Foto: WhatsApp/ Ubaitaba Urgente

Guarnições do PETO da 60ª CIPM/Gandu, da 61ª CIPM/Ubaitaba e da CIPE CACAUEIRA prenderam na última terça-feira (12), uma moradora de Ubaitaba identificada como Rosinália Oliveira dos Santos.

Segundo informações da PM, as guarnições realizavam ações para identificar e reprimir ações criminosas e tráfico de drogas na área da ‘Festa da Banana’, quando ao realizar uma abordagem a Rosinália que transitava num ônibus que fazia a linha Salvador-Gandu, encontrou, na mochila da suspeita, 500 gramas de cocaína, 500 gramas de crack, R$ 200,00 reais em espécie e 01 celular.

A suspeita informou, em depoimento, que a droga seria distribuída na região de Gandu para abastecer a ‘Festa da Banana’, realizada no município de Teolândia. Rosinália foi apresentada na delegacia de Wenceslau Guimarães, onde permanece à disposição das autoridades. Com informações do blog Ocorrência Policial

RUI ENTREGAS OBRAS NA BAHIA E DIZ TRABALHAR COM CORAÇÃO

Fotos: Manu Dias/GOVBA
Fotos: Manu Dias/GOVBA

Com uma intensa agenda na capital e interior, o governador Rui Costa viaja nesta quinta-feira (14) para o município de Senhor do Bonfim, onde dá ordem de serviço para a construção de mais uma policlínica regional. Na sexta-feira (14), Rui inaugura a sétima policlínica, desta vez em Santo Antonio de Jesus. A oitava será em Valença, no próximo dia 29. Ao todo, vão ser 18 policlínicas entregues ou em construção até dezembro.

Na correria do governador, estão previstas a inauguração do novo Hospital Couto Maia, da nova Sala de Coro do Teatro Castro Alves (TCA), a reforma do Centro de Cultura de Vitória da Conquista, a barragem do Rio Colônia, em Itapé, além da Via Metropolitana, que beneficia Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas, Camaçari e municípios vizinhos.

“Eu estou governador do Estado e, nessa condição, procuro trabalhar com o coração. Nesse cargo, é preciso responsabilidade com cada centavo público. Se hoje a Bahia é exemplo nacional com investimentos e contas em dias, é fruto de um trabalho muito sério de toda uma equipe e apoio dos poderes públicos constituídos”, afirmou Rui, destacando que “com humildade, nada resiste ao trabalho”.

ITACARÉ: CAMINHÃO CARREGADO DE BLOCOS TOMBA E MATA UMA PESSOA NA BA-654

Foto: Reprodução/ Itacaré Informa
Foto: Reprodução/ Itacaré Informa

Uma carreta carregada de blocos de construção que saiu de Camamu e seguia sentido Taboquinhas virou na BA-654, e deixou uma vítima fatal e outra pessoa ferida na região do Capitão, na zona rural de Itacaré. Segundo informações do Itacaré Urgente, chovia muito na hora do acidente.

A vítima, ainda não identificada, ficou presa entre as ferragens do veículo ainda com vida, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo dos bombeiros de Ilhéus chegou a ser acionado, mas infelizmente não chegou a tempo. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal de Ilhéus.

CONQUISTA: DOIS JOVENS SÃO ASSASSINADOS E OUTROS DOIS BALEADOS EM FRENTE A COLÉGIO

Teônio Santos, 17 anos, e Flávio Silva Santos, 14 anos.
Teônio Santos, 17 anos, e Flávio Silva Santos, 14 anos.

Quatro pessoas foram baleadas em frente ao Colégio Ridalva Correa de Melo, no Bairro Ibirapuera, em Vitória da Conquista, no final da manhã desta quarta-feira (13). As primeiras informações são de que homens chegaram atirando e atingiram os estudantes da escola municipal. Duas pessoas morreram.

Mãe chora sobre o corpo do filho assassinado friamente.
Mãe chora sobre o corpo do filho assassinado friamente.

A Polícia Militar e o Samu 192 foram acionados, quando se constatou que duas pessoas baleados já estavam mortas. O Samu encaminhou os baleados para o Hospital de Base. O estado de um dos socorridos é considerado grave. Dois dos atingidos nos disparos feitos pelos criminosos foram identificados como Teônio Santos de Jesus e Alisson da Silva Santos. Teônio estudava na Ridalva Correa de Melo.

VALENÇA: PEDREIRO É PRESO ACUSADO DE ESTUPRAR E MATAR A PRÓPRIA MÃE

Homem é acusado de estuprar a própria mãe|| Foto Divulgação
Homem é acusado de estuprar a própria mãe|| Foto Divulgação

Policiais da Delegacia Territorial (DT) de Valença prenderam em flagrante, na manhã desta terça-feira (12), o pedreiro Reginaldo da Boa Morte Santos, de 60 anos, acusado de estuprar e assassinar a mãe de 75 anos, na madrugada de terça-feira (12). De acordo com o delegado José Raimundo Néri Pinto, coordenador da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil (Coorpin / Valença), o autor alegou que cometeu o crime estar alcoolizado. “Ele estuprou e assassinou por asfixia a própria mãe, que iria fazer 76 anos, nesta quarta-feira, na casa onde morava com ela.

Durante o interrogatório Reginaldo alegou que a bebida o fez cometer o crime”, explicou o coordenador regional. Reginaldo tentou ocultar o crime providenciando a limpeza do local onde tudo aconteceu e o sepultamento da vítima, o que foi impedido pela ação rápida da equipe da Delegacia Territorial de Valença. “A vítima chegou a entrar em luta corporal com o agressor para tentar se defender. Ele foi autuado por estupro seguido de morte e segue preso à disposição da Justiça”, afirma o delegado.

CRIANÇA DE UM ANO MORRE ATINGIDA POR GALHO DE ÁRVORE NO SUL DA BAHIA

Um menino de um ano morreu ao ser atingido pelo galho de uma árvore, no fim da manhã de segunda-feira (11), na Fazenda Pensilvânia, zona rural de Belmonte, no sul da Bahia. Ezequiel dos Santos Varjão chegou a ser socorrido pelo Samu, mas não resistiu aos ferimentos. A mãe da criança, Gisela Varjão, contou à polícia que colocou filho deitado em uma rede, amarrada em dois pés de cacau e protegido por um mosquiteiro e saiu para colher abóbora.

Ela informou que, ao voltar ao local, após alguns minutos, viu que um galho de gameleira havia atingido a rede onde Ezequiel estava dormindo. Gisele declarou que estava ventando e chovia no momento. Segundo o delegado Wendel Ferreira, a mãe do menino deve prestar depoimento ainda nesta terça-feira (12). “O galho caiu e atingiu a cabeça da criança. Tudo indica que foi um acidente”, disse o delegado ao site RADAR 64. O corpo de Ezequiel foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Porto Seguro.

SEGUNDA TURMA DO STF VAI JULGAR AÇÃO PENAL DE GLEISI NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA

Gleisi Hoffmann (PR) I Foto: Reprodução
Gleisi Hoffmann (PR) I Foto: Reprodução

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar na próxima terça-feira (19) uma ação penal da Operação Lava Jato que mira a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), e o marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, investigados pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A discussão do caso marcará o segundo julgamento de uma ação penal da Lava Jato na Segunda Turma do STF – colegiado composto por Celso de Mello, Edson Fachin, revisor e relator da Lava Jato na Turma, respectivamente, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. Em setembro de 2016, a Segunda Turma do STF decidiu receber por unanimidade a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Gleisi, o marido e o empresário Ernesto Kugler Rodrigues. Eles são acusados de solicitar e receber R$ 1 milhão oriundos de um esquema de corrupção instalado na diretoria de abastecimento da Petrobras que teria favorecido a campanha de Gleisi ao Senado, em 2010.

Procurado pela reportagem, o gabinete de Gleisi Hoffmann não havia se manifestado até a publicação deste texto. A ação penal de Gleisi e Paulo Bernardo foi liberada para julgamento pelo ministro Celso de Mello na quinta-feira passada (7). No mês passado, a Segunda Turma do STF condenou por unanimidade o deputado federal Nelson Meurer (PP-PR) a 13 anos, nove meses e dez dias de prisão em regime inicial fechado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro cometidos em esquema de desvios na Petrobras. Meurer se tornou o primeiro parlamentar condenado pela Corte no âmbito da Operação Lava Jato. O caso chegou ao Supremo em março de 2015. Meurer poderá recorrer da condenação em liberdade. Os ministros da Segunda Turma também decidiram que caberáà Câmara analisar se o parlamentar deve ou não perder o cargo. O deputado terá de pagar uma multa de cerca de R$ 265 mil, em valores que ainda precisam ser corrigidos pela inflação.

SEGURANÇA TENTA IMPEDIR CRIANÇA DE FAZER REFEIÇÃO NO SHOPPING DA BAHIA

Um segurança do Shopping da Bahia tentou impedir uma criança de fazer uma refeição paga por um cliente na praça de alimentação do primeiro piso na tarde de segunda-feira (11). O próprio cliente postou nas redes sociais um vídeo com toda a cena. O segurança chega a empurrar o prato quando a operadora do caixa do restaurante tenta entregá-lo ao menino, que é identificado como vendedor ambulante de doces. Exaltado, ele chega a puxar a criança pelo braço. “Meu trabalho é não deixar ele comer aqui”, esbraveja o homem.

O cliente insiste em levar o garoto para comer em sua mesa, e o segurança pede reforço de mais dois colegas. A situação só é contornada quando outro funcionário – aparentemente superior aos outros três já envolvidos – chega e permite que o menino se sente à mesa. Mas com uma condição: “Assim que terminar você vai sair daqui”, afirma. O bahia.ba fez contato com a administração do Shopping da Bahia, mas até o momento desta publicação não teve retorno sobre a postura do segurança no episódio.

DONOS DE POUSADAS APOSTAM EM BONS NEGÓCIOS NO ARRAIÁ DAS CANOAS

É forte a expectativa dos donos de pousadas e dos meios de hospedagem e de parte do comércio de Ubaitaba com a realização do Arraiá das Canoas. O evento vai trazer atrações nacionais, regionais e locais para animar o São João de 22 a 24 deste mês na Avenida Beira-Rio.  As diárias nas pousadas variam de R$ 30,00 (standard) a R$ 90 (casal). Os interessados deverão fechar presencialmente a reserva dos leitos. Na maioria dos casos, as pousadas oferecem apenas café da manhã, mas os empresários garantem conforto, segurança e comodidade àqueles que vêm à Ubaitaba para brincar o forró, se divertir a valer e assistir os shows artísticos.

Na sexta-feira, 22, estão programadas apresentações de Ivanildo Conceição, Zefa di Zeca, Marcos e Pablo e Cupim de Ferro.  No sábado, 23, Tia Zefa, Binho Alves, Silvânia e Paulinha, Norberto Curvelo e Boteco das Amigas. No domingo, 24, Chama na Catraca, Marly Brasil, A Vingadora e Larissa Gomes.  O Arraiá das Canoas é promovido pela Prefeitura de Ubaitaba, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia – Bahiatursa.

GOVERNADOR MUDA PRAZO PARA ANÚNCIO DE CHAPA MAJORITÁRIA: ‘SEGUNDA OU TERÇA’

Rui Costa (PT) I Foto: Divulgação
Rui Costa (PT) I Foto: Divulgação

Após prometer divulgas a chapa majoritária na primeira semana de junho, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), mudou novamente o prazo. Em entrevista à imprensa, nesta terça-feira (12), o chefe do Executivo estadual disse que até terça anuncia. “Vou conversar com Leão [vice-governador] assim que ele chegar [da China]”, disse, durante assinatura de convênio com Instituto Avon para implantação de serviço de Mamografia em várias regiões do estado.

Rui ainda disse que entende as pressões com naturalidade para composição da chapa. “Quem não faz pressão para aquilo quer, não cria ambiente favorável. A vida real não é um cemitério. A mim cabe ouvir todo mundo e, com serenidade, tomar decisão. Neste aspecto a questão da composição vai levar mais em conta cenário estadual do que nacional”, completou.

LÍDER DA COREIA DO NORTE SE COMPROMETE COM DESNUCLEARIZAÇÃO COMPLETA

Após tensões em 2017, os líderes prometeram "paz duradoura e estável"
Após tensões em 2017, os líderes prometeram “paz duradoura e estável”

Durante encontro de Kim Jong-un e o presidente dos EUA, Donald Trump, a Coreia do Norte se comprometeu a realizar a desnuclearização completa da península coreana. Quatro pontos foram assinados pelos líderes durante a reunião realizada em Singapura nesta terça-feira (12).

Kim se comprometeu a trabalhar pela desnuclearização da Coreia do norte, os dois países afirmaram que irão estabelecer relações de acordo de paz, os dois países irão unir esforços para construir um regime de paz na península coreana e os dois países irão recuperar os restos mortais de prisioneiros de guerra, incluindo a repatriação dos já identificados.

ITABUNA: MULHER É PRESA ACUSADA DE ENVENENAR E MATAR DOIS NAMORADOS

Wane Brenda e as vítimas, Evandro e Edvaldo, mortos por envenenamento | Montagem Pimenta
Wane Brenda e as vítimas, Evandro e Edvaldo, mortos por envenenamento.

Uma mulher foi presa nesta segunda-feira (11), em Itabuna, acusada de matar dois namorados por envenenamento. A polícia cumpriu o mandado de prisão preventiva contra Wane Brenda Gonçalves de Oliveira nesta tarde. As investigações das mortes de Evandro Bomfim de Sousa e Edvaldo Araújo Alves apontaram que ambos foram mortos por envenenamento por “chumbinho” e apontaram Brenda Gonçalves como autora dos crimes. De acordo com a polícia civil, a primeira vítima da “Viúva Negra” foi Edvaldo Araújo Alves. Ele se sentiu mal no final da noite de 16 de abril do ano passado. Pálido, contorcendo-se e suando muito, Edvaldo chegou ao Hospital de Base de Itabuna em um táxi, levado pela namorada com quem vivia há um ano, acompanhada por um sobrinho e um cunhado da vítima. Edvaldo ainda foi reanimado, mas morreu pouco tempo depois no Hospital de Base.

Conforme a polícia, a família da vítima tinha dúvidas sobre a causa da morte, pois a namorada era ciumenta e possessiva. Edvaldo queria o fim do namoro. A família, informa a polícia, não tinha provas de que a morte havia sido provocada por Brenda. Wane Brenda não demorou muito a engatar outro namoro, agora com Evandro Bomfim de Sousa, que viria a ser a segunda vítima da Viúva Negra. Evandro passou mal ao ingerir medicamento dado por Brenda em 12 de novembro do ano passado, sete meses depois da morte de Edvaldo. Evandro passou mal e foi encaminhado para o pronto-atendimento do Hospital Calixto Midlej Filho, também em Itabuna. Chegou vomitando e suando muito, segundo testemunhas. O médico disse que Evandro apresentava sintomas de envenenamento. A vítima passou por lavagem estomacal.

Evandro deixou o Centro de Terapia Intensiva (CTI) quatro dias depois, quando foi transferido para apartamento. Próximo de receber alta médica, ele teve uma parada cardíaca. A equipe médica tentou reanimação e colocou uma sonda gástrica, “por onde saía um material escuro parecido com chumbinho”. Retornou para o CTI e teve morte cerebral confirmada no dia 28 de novembro, tendo parada cardíaca em 3 de dezembro do ano passado. O teste toxicológico confirmou o que se suspeitava. Evandro havia sido vítima de envenenamento por chumbinho.

Depois da comprovação de que Evandro faleceu por envenenamento, informa a polícia, as famílias das duas vítimas se juntaram para investigações, sendo instaurados dois inquéritos policiais para apurar as circunstâncias das mortes de Edvaldo e Evandro. Após exumação do corpo de Edvaldo e coleta de amostra, os exames deram positivo para envenenamento. “Foi detectada a presença de Terbufós…agrotóxico pertencente ao grupo químico dos organofosforados, com ação inibidora irreversível da enzima acetilcolinesterase e está classificado como de nível toxicológico 1 (extremamente tóxico) Anvisa.”. Com os fortes indícios, Wane Brenda foi presa na tarde de hoje, após mandado de prisão expedido pela Vara do Júri da Comarca de Itabuna. Com informações do Pimenta Blog

IPIAÚ: CASAL DE IRMÃOS É ENCONTRADO MORTO DENTRO DE POUSADA NO CENTRO DA CIDADE

Taíze morava em Ipiaú, já o irmão residia em Canavieiras I Fotos: Reprodução/Facebook
Taíze morava em Ipiaú, já o irmão residia em Canavieiras I Fotos: Facebook

O casal encontrado morto nesta terça-feira (12), dentro de uma pousada no centro de Ipiaú era irmãos. A informação foi confirmada à PM por volta das 13h40, quando os familiares chegaram ao local. Os corpos foram encontrados por volta do meio-dia, dentro do quarto de uma pousada localizada entre a Praça do Cinquentenário e Rua Tomé de Souza. Conforme apurou o site Giro em Ipiaú no local, o casal chegou na pousada por volta das 13h de segunda-feira (11). A morte só foi percebida por um funcionário, que estranhou o fato deles não terem saído do quarto. Após ver o casal morto, a dona da pousada acionou a PM. Segundo informou um policial militar à nossa reportagem, dentro do quarto foram encontrados medicamentos controlados e duas seringas.

Medicamentos e duas seringas foram encontradas no quarto.
Medicamentos e duas seringas foram encontradas no quarto.

Os corpos não possuem marcas de agressão. Segundo os familiares, o homem foi identificado como Charles Alves de Figueiredo, de 42 anos, e a mulher como Taíze Alves de Figueiredo, de 36 anos. Charles era professor e morava em Canavieiras. Ele chegou ontem (11) na cidade de Ipiaú para visitar a família. “Aparentemente, tudo leva a crer em suicídio, mas isso só a perícia para confirmar”, disse o PM. O Departamento de Polícia Técnica de Jequié foi acionado para realizar a perícia no local e remover os corpos para o IML. Pessoas ligadas à família informaram que os irmãos sofriam de depressão.

UBAITABA: “CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS”

Zé Bolacha e Bêda na festa de Santo Antonio.
Zé Bolacha e Bêda na festa de Santo Antonio.

O ex-candidato a vereador de Ubaitaba, Zé Bolacha (PC do B), está cada dia mais próximo de uma aliança com o grupo vermelho, liderado pelo ex-prefeito Bêda (MDB). Para se ter uma idéia de como anda a relação entre Zé e Bêda, os deputados apoiados pelo ex candidato a vereador, são os mesmos apoiados pelo grupo do ex-prefeito, Leur Lomanto Jr (DEM) e Raimundinho JR (PDT).

Zé Bolacha presente na visita de Leur Lomanto em Ubaitaba.
Zé Bolacha presente na visita de Leur Lomanto em Ubaitaba.

Recentemente Zé Bolacha posou para foto ao lado de Bêda durante os festejos de Santo Antônio. Os comentários que rolam nos bastidores da política ubaitabense dão conta de que, falta muito pouco para que Zé Bolacha volte a balançar a bandeira do grupo vermelho. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

UBAITABA: DEPUTADO EDUARDO SALLES PARTICIPA NESTA TERÇA-FEIRA (12), DOS FESTEJOS DE SANTO ANTÔNIO

Na foto: Bêda, Edurdo Salles e Paulo Bidú.
Na foto: Bêda, Edurdo Salles e Paulo Bidú.

O deputado estadual Eduardo Salles (PP), estará nesta terça-feira (12), participando da festa de Santo Antonio, padroeiro de Ubaitaba. Eduardo será recepcionado às 18hs na residência do empresário e ex-candidato a prefeito Paulo Bidú (PP).

O ex-prefeito Bêda (MDB), a ex-primeira dama do município Soraya Almeida, além de amigos e lideranças estarão presentes na recepção. Eduardo pretende participar da missa e em seguida participar dos festejos em homenagem ao padroeiro que irá acontecer logo após a missa na Praça Santo Antonio. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

PREFEITURA ENTREGA CERTIFICADOS A 25 CABELEIREIROS EM UBAITABA

Um total de 25 pessoas recebeu hoje o certificado de conclusão da segunda etapa do curso de cabeleireiro oferecido pela Prefeitura de Ubaitaba, por meio da Secretaria da Assistência Social e Promoção e Trabalho (SEAST). O curso foi ministrado pelo cabeleireiro profissional e instrutor Cosme dos Santos, que atua há anos no mercado de beleza local.

A secretária Elied Soares destaca que o curso se encaixa no projeto da administração da prefeita Suka Carneiro de orientar e capacitar as pessoas para o mercado de trabalho.  “A proposta é preparar as pessoas para atuar profissionalmente, elevando a autoestima e permitindo que sustentem suas famílias com a dignidade do trabalho”, pontuou, ao lado da prefeita que participou da solenidade no Salão de Beleza de Cosme.

As alunas que receberam certificados se inscreveram ano passado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Armandão e Ruinha e no Distrito de Faisqueira. “Trabalhamos com o instrutor para que o curso fosse bem feito, diante das exigências da clientela. A ideia era de que tão logo concluíssem as aulas, houvesse a inserção no mercado de trabalho com segurança.  Aqui temos jovens das três localidades. Certamente, a partir de agora vão melhorar as suas condições de vida”, disse Elied.

A formanda Jaiana Nascimento Pereira, residente na Travessa do Céu, na Ruinha, estava radiante com a entrega do certificado. “Quero muito agradecer a prefeita Suka, a secretária Elied, as profissionais do CRAS e a Cosme pela atenção que tiveram para que a gente se preparasse para o mercado de trabalho”, disse. Já Laisa também se disse feliz com o certificado que é reconhecimento  e oportunidade. “Tenho que agradecer muito”, afirmou.

PREFEITURA DE ITACARÉ INICIA REFORMA DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR

Prefeitura de Itacaré inicia reforma da Fundação Hospitalar
Prefeitura de Itacaré inicia reforma da Fundação Hospitalar.

A Prefeitura de Itacaré já está realizando, com recursos próprios, a recuperação da Fundação Hospitalar, com o objetivo de garantir um atendimento ainda melhor aos itacareenses e turistas. Em breve a unidade, mantida com recursos do SUS, da Prefeitura de Itacaré e com o apoio da comunidade, vai estar completamente recuperada.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Ricardo Lins, nessa primeira etapa já está sendo feita a recuperação do telhado, com a mudança do madeiramento e das telhas danificadas. Em seguida serão verificadas as infiltrações nas lajes e paredes, recuperando todo o reboco e revestimentos e posteriormente a pintura. Ele explicou que as fortes chuvas acabaram atrasando o início dos serviços e agravaram ainda mais a situação, mas agora com a melhora do tempo, os serviços seguem sem interrupção.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, reafirmou que a saúde é uma das prioridades da atual administração e que para isso vem sendo feitos investimentos tanto no atendimento médico, melhoria das unidades, como também em campanhas de prevenção. Os postos de saúde, tanto da sede quanto da zona rural, seguem com atendimento nas mais diversas especialidades. A Prefeitura de Itacaré também já está trabalhando para melhorar cada vez mais o atendimento e ampliar cada vez mais os serviços na área de saúde.