Alex Nascimento e Silvana Silva foram presos em Ubaitaba.
Na madrugada desta quinta-feira (07/06), por volta das 03h 30min, policiais militares da CIPE CACAUEIRA, deram voz de prisão a Alex Nascimento Santos e Silvana Silva Nascimento. O casal veio da cidade de Porto Seguro, num veículo tipo táxi, com destino à cidade de Ibirapitanga e foram interceptados, na BR-101, na altura da sede da 61ª CIPM/Ubaitaba.
Ao revistarem o veículo foi encontrado no porta-malas acondicionados numa mochila: 5 tabletes de “maconha” de aproximadamente 4,600 kg, 1 tablete de cocaína de aproximadamente 1,40 kg e uma pedra bruta de aproximadamente 500g, como também a quantia em dinheiro de R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais). O delegado titular de Ubaitaba, Drº Adelino Loyola, autuou em flagrante os conduzidos por tráfico de drogas e associação ao tráfico. Os flagranteados seguem custodiados na DT de Ubatã. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Fabiano foi preso por ter abusado sexualmente sua enteada de 8 anos.
Na tarde desta quinta-feira (7/6), numa operação coordenada pelo delegado substituto de Ibirapitanga, Drº Adelino Loyola, foi preso em flagrante, Fabiano Oliveira dos Santos, 37 anos, morador da região do Revés, zona rural de Ibirapitanga. Fabiano foi preso por ter abusado sexualmente sua enteada S.S.O, de apenas 8 anos de idade.
Fabiano Oliveira dos Santos foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável e segue custodiado na DT de Ubatã. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Policiais civis em Buerarema prenderam, nesta quinta-feira (7), Bruno Almeida Santana, que estava escondido em casa de parentes. Bruno é fugitivo da Delegacia de Polícia de Aurelino Leal (relembre aqui).
Segundo o Pimenta blog, após ser recapturado, o criminoso foi conduzido para o Complexo Policial de Itabuna, de onde foi levado para a Delegacia de Aurelino Leal. Ele fugiu em 6 de maio deste ano, quando, junto com Rodrigo Bispo dos Santos, rendeu o carcereiro e ganharam a porta da rua. A dupla responde por assalto e tráfico de drogas.
Vereador Welton e Bebel I Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente
Várias lideranças continuam aderindo a pré-campanha do empresário Raimundinho da JR (PDT). Raimundinho JR é pré candidato a deputado estadual. Em Ubaitaba, Raimundinho já conta com o apoio de várias lideranças do grupo vermelho, liderado pelo ex-prefeito Bêda (MDB). Além dessas lideranças, Raimundinho da JR conta também com o apoio do ex-prefeito Alexandre Almeida e dos vereadores Marcos Líger (MDB), Welton (MDB), Binho Bonifácio (PRB), e do presidente da Câmara de Vereadores, Ismaile Mota (PC do B).
Lideranças que apoiam Raimundinho da JR I Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente
Além do apoio dos vereadores, Raimundinho conta ainda com o apoio dos ex-candidatos a vereador, Estranho do Campo (PRB), que obteve 296 votos, Moacyr (PDT), que obteve 119 votos, Zé Bolacha (PC do B), que obteve 259 votos, além do apoio do ex-vereador Catarino Atanásio (PSDB), considerado como um dos vereadores mais votados da história política de Ubaitaba, e também considerado como um dos melhores Secretários de Obras que o município já teve. Na manhã desta quarta-feira (6/6), Raimundinho ganhou mais um reforço para seu time, o ex-candidato a vereador Bebel de Faisqueira (PRB), declarou apoio ao empresário. Bebel obteve 283 votos nas últimas eleições municipais. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Gerente viajava em direção a Ibirapitanga num Peugeot, de cor preto.
Cerca de 04 homens fortemente armados interceptaram, nesta quarta-feira (06), por volta das 7h, na altura do Posto Santo Antônio, na BR-101, à cerca de 35km de Itabuna, o gerente e mais dois funcionários do Banco do Brasil de Ibirapitanga. Segundo informações da 61ª CIPM/Ubaitaba, os servidores da agência bancária, que fazem o trajeto diariamente para o trabalho, viajavam em direção a Ibirapitanga num Peugeot, de cor preta, quando foram interceptados por homens armados que estavam num Onix, de cor esverdeada.
Os bandidos fizeram o trio de refém, seguiram em direção à Agência Bancária e amarraram um colete com suposto material explosivo no gerente, que seria acionado por celular, obrigando-o a entrar na agência e retirar uma quantia ainda não informada. Após receber os valores, os bandidos ainda levaram o gerente da agência e o libertaram horas depois na BR-101, nas imediações do distrito de Itamarati. O veículo Peugeot que pertence a um dos funcionários do BB foi encontrado abandonado em um barranco as margens da BR-101, no município de Ubaitaba.
Os servidores do Banco do Brasil, que não foram feridos durante o sequestro, foram ouvidos na Delegacia Territorial de Ibirapitanga. Policiais da 61ª CIPM/Ubaitaba, CIPE Cacaueira e Rondesp realizam diligências para tentar prender os bandidos. As informações são do Ubatã Notícias
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, e o assessor parlamentar do deputado estadual Rosemberg Pinto, Rubenildo Almeida, se reuniram na manhã desta terça-feira com o superintendente de Infraestrutura de Transporte da Bahia, Saulo Pontes, em Salvador, para solicitar a realização da operação tapa-buracos e roçagem da BA-654 que liga Itacaré a Taboquinhas. No encontro Antônio de Anízio explicou que a rodovia é um importante vetor de desenvolvimento no município, mas que tem sofrido desgaste nos últimos meses e agora precisa desses serviços com urgência.
De acordo com o prefeito, a pavimentação asfáltica desse trecho da BA-654 já foi considerada um grande passo para o desenvolvimento de Itacaré e Taboquinhas, mas é preciso assegurar a constante manutenção da estrada como forma de garantir muito mais segurança para os motoristas e passageiros. Ele explicou que além de facilitar o acesso, possibilitar o incremento do turismo e desenvolver o distrito, a nova estrada também é responsável pelo escoamento da produção da agricultura familiar, daí a necessidade de realizar a operação tapa-buracos e a roçagem em toda a extensão da Itacaré-Taboquinhas.
Antônio de Anízio também aproveitou a oportunidade para reafirmar a solicitação dos itacareenses e o compromisso do governador Rui Costa de pavimentar o trecho que liga Taboquinhas à BR 101. Segundo o prefeito, a pavimentação desse trecho representa não somente um sonho de todos os itacareenses, mas também a garantir do pleno desenvolvimento comercial e turístico de todo o município. Com o asfaltamento, a nova estrada vai ligar a BR-101 à BA-001 num trecho completamente pavimentado, possibilitando o escoamento da produção e o fortalecimento do turismo não somente de Itacaré, mas também dos distritos, vilas e povoados do município.
O ex-jogador Pelé confirmou nesta terça-feira ter tido contato com o senegalês Lamine Diack, suspeito de receber propina para eleger o Rio de Janeiro como sede olímpica dos Jogos de 2016. Mas o brasileiro afirmou desconhecer qualquer troca de favores entre o africano e os dirigentes brasileiros. Ele prestou depoimento ao juiz Marcelo Bretas, uma vez que é testemunha de defesa de Carlos Arthur Nuzman no caso.
Pelé, hoje aos 77 anos, foi embaixador da campanha brasileira e realizou diversas viagens para fazer propaganda do país. Ele descreveu Lamine como um “apaixonado pelo Brasil”. A capital fluminense venceu a disputa em 2009. – Lembro que era do Senegal, apaixonado pelo Brasil, pelo futebol, pelo Pelé. Tive oportunidade de conhecer – disse Pelé, que foi questionado especificamente sobre a suposta propina. – Pode ter sido em particular, comigo não – afirmou.
A investigação da Polícia Federal, que teve início em parceria com o Ministério Público da França no ano passado, apontou indícios de que Nuzman, ex-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), teria atuado como ponte para unir o empresário brasileiro Arthur Soares e dirigentes com poder de voto na eleição sobre a sede olímpica. Os trabalhos concluíram que foram pagos US$ 2 milhões em propina para o senegalês Lamine Diack, ex-membro do Comitê Olímpico Internacional (COI).
“Os depoimentos hoje prestados foram bastante firmes no sentido de atestar a dedicação, a correção e o empenho de Carlos Arthur Nuzman em tornar realidade o que seria um sonho. Cada vez mais a acusação se enfraquece com a contundência da prova francamente favorável à defesa”, informou a defesa de Nuzman, composta pelos advogados Nelio Machado e João Francisco Neto. (Lance)
Quatro garis foram atropelados e um deles, uma mulher, morreu em um acidente envolvendo uma caçamba coletora de lixo, na manhã desta terça-feira (5), na cidade de Itanhém, extremo sul da Bahia.
Cerca de dez garis estavam sentados na calçada, quando o caminhão desceu de ré. Seis conseguiram correr e quatro foram atingidos. A gari Neuzeni Araújo de Sousa, de 45 anos, ficou com o corpo todo debaixo dos pneus traseiros e morreu. Os três garis feridos ficaram presos às ferragens e foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O resgate contou com ajuda da população e de uma retroescavadeira.
As vítimas foram levadas para o Hospital Maria Moreira Lisboa. O estado de saúde dos garis não foi revelado. No momento do acidente, o trio trabalhava fazendo a coleta junto à caçamba. Conforme a polícia, o veículo passava no cruzamento das ruas Rodoviária e Emiliano Fernandes, no Centro de Itanhém.
O motorista tentou parar a caçamba, mas o sistema de frenagem não funcionou. Por se tratar de um local elevado, o veículo desceu de ré atropelou os trabalhadores. A caçamba só parou quando atingiu uma árvore. O corpo da gari foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). A polícia não soube informar se o motorista também ficou ferido. Fonte: G1
Eduardo Salles (PP) I Foto: Ascom/ Deputado Eduardo Salles
O deputado estadual Eduardo Salles (PP), solicitou recentemente da Secretaria Estadual de Infraestrutura telefonia móvel e internet de qualidade para os distritos de Ibiaçu e Piabanha, em Maraú. “Minha solicitação foi para permitir que os moradores e comerciantes destas localidades possam utilizar celular e tenham acesso à internet por meio do 3G”, disse Eduardo Salles.
O projeto do órgão estadual é oferecer ou melhorar a qualidade do serviço às localidades rurais baianas que possuem mais de 2.000 habitantes. “Vou trabalhar com o deputado federal Ronaldo Carletto, a prefeita Gracinha, vereadores e nosso grupo político para levar mais essa conquista à população de Maraú. (Ascom/Maraú)
Mesmo com as dificuldades, foram entregues 45 próteses a 28 pessoas.
Um total de 104 pessoas receberão próteses dentárias da Prefeitura de Ubaitaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, provenientes do Projeto Brasil Sorridente do Ministério da Saúde. As 197 próteses totais ou parciais e pontes superior, inferior ou dupla, serão entregues com a participação de odontólogos.
As pessoas e os profissionais de Odontologia, com o suporte técnico da Secretaria de Saúde, estarão reunidos a partir das 8 horas desta quarta-feira, dia 6, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). De acordo com a assessora técnica da Saúde, Ana Cristina de Souza Meira, foi necessária a solução de pendências e o saneamento do cadastro de beneficiários, com o apoio das unidades de saúde e dos agentes comunitários de saúde.
Mesmo com as dificuldades, foram entregues 45 próteses a 28 pessoas no ano passado como parte projeto do Ministério da Saúde, depois de uma dispensa de licitação. Neste ano, o programa Brasil Sorridente vai contemplar um maior número de beneficiários.
Prefeitura Municipal de Ubaitaba I Foto: Jackson Cristiano
A população de Ubaitaba e dos distritos de Faisqueira e Piraúna começarão a debater e apresentar sugestões ao projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A partir desta segunda-feira, dia 4, terá início o ciclo de audiências públicas abertas à participação dos cidadãos. Às 19h desta segunda-feira (04), na Escola Municipal Asclepíades Almeida, em Faisqueira, os técnicos do Setor de Contabilidade da Prefeitura e os vereadores se reúnem com os moradores do Distrito de Faisqueira.
Amanhã, às 20 horas, na Câmara de Vereadores de Ubaitaba, acontecerá a audiência pública ampliada para debater a LDO e o Relatório de Gestão Fiscal do 1º Quadrimestre de 2018. Na quarta-feira, dia 6, o ciclo de audiências públicas se encerra no Distrito de Piraúna. A partir das 19 horas, no Colégio Ana Maria Duarte Lona, será a vez dos moradores do distrito apresentarem suas sugestões e contribuições ao projeto de LDO, em tramitação na Câmara de Vereadores de Ubaitaba.
Os moradores de Itapé, no Sul da Bahia, ficarão sem os festejos juninos este ano. Em nota, a prefeitura informou que “a queda de 30% na arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), consequência dos nove dias de paralisação dos caminhoneiros e as incertezas do quadro econômico para os próximos meses”, prejudicaram a comemoração.
De acordo com o site IPolítica, débitos deixados por gestões passadas impediram o município de receber patrocínio da Bahiatursa. Não é a primeira vez que a prefeitura do município cancela a festa de São João alegando crise financeira. Em 2016, o motivo também foi a redução do FPM.
Depois da cirurgia, que acabou por volta das 21h30, ele chegou a ser internado na UTI.
Um jovem de 18 anos morreu na manhã desta segunda-feira (4) após ser mordido por um tubarão na Praia de Piedade, em Pernambuco. De acordo com informações do G1, José Ernesto Ferreira da Silva deu entrada em um hospital perto de 18h, mas não resistiu aos ferimentos e morreu cerca de dez horas depois. “Ele chegou inconsciente, com um ferimento extremamente extenso, gravíssimo. Depois da cirurgia, que acabou por volta das 21h30, ele chegou a ser internado na UTI.
Ele perdeu muito sangue, que foi reposto, mas ele teve um choque hipovolêmico [perda acentuada de sangue que afeta o bombeamento de sangue pelo coração] e não resistiu”, relatou o diretor geral do Hospital da Restauração, Miguel Arcanjo. Ainda de acordo com o G1, José Ernesto foi alertado pelos bombeiros sobre o rico de tomar banho no local do incidente.
No domingo (3), houve mais de 20 intervenções para pedir que os banhistas saíssem do mar. Um levantamento do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) aponta que 12 dos 65 ataques de tubarão registrados na costa de Pernambuco desde 1992 aconteceram no ponto onde José Ernesto foi atacado.
Deputado estadual Sandro Regis (DEM) I Foto: Reprodução
A Bahia tem, atualmente, 11 mil pacientes que sofrem com problemas renais e mais da metade, cerca de seis mil, depende da hemodiálise para sobreviver. Para a realização deste procedimento, as clínicas consomem 400 litros de água potável por sessão. Preocupado com a continuidade dos atendimentos a estes pacientes, o deputado estadual Sandro Régis (DEM) encaminhou uma Indicação à Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa), solicitando a isenção na cobrança das tarifas de esgoto às entidades prestadoras de serviços de hemodiálise.
“Só considerando que os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Embasa, Emasa e SAAE, todos regulados pela Agersa, são remunerados sob forma de tarifas e que a tarifa de esgoto é fixada em percentagem sobre a tarifa de água é que vejo o quanto é gasto pelas clínicas de hemodiálise, cuja matéria-prima primordial para a Terapia Renal Substitutiva é a água.
Os custos de água potável e de tratamento dessa água correspondem a 9% do faturamento que as clínicas recebem do SUS e são obrigadas a gastarem”, explicou o parlamentar. No estado, existem cerca de 35 centros de hemodiálise, sendo que dois deles desistiram de prestar tal serviço e pediram descredenciamento do SUS em dezembro de 2016, deixando 270 pacientes sem hemodiálise.
Destes 35 pontos especializados, 25 estão sob gestão dos municípios. Em Salvador, oito centros estão disponíveis e tratando aproximadamente 1300 pacientes, que é a capacidade máxima das vagas. Para o deputado, a isenção da tarifa permitirá que os custos sejam reduzidos e mais pacientes sejam atendidos, permitindo o salvamento de mais vidas. Além de proporcionar atendimento aos enfermos e estimular novos convênios e parcerias.
A morte de um bebê de 4 meses chocou os moradores da Baixa do Silva, no bairro de Cosme de Farias, em Salvador, na manhã desta segunda-feira (4). Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a mãe da criança, uma adolescente de 16 anos, é responsável pelo afogamento do próprio filho na caixa d’água de casa.
As circunstâncias que motivaram a ocorrência ainda são desconhecidas. A jovem foi apreendida por guarnições da 58ª Companhia Independente da Polícia Militar. Equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foram enviadas ao local. Com informações do repórter Marcelo Castro, da Record TV Itapoan.
Motorista morreu no local I Foto: Reprodução/Jitaúna em Dia
Um motorista morreu e a esposa ficou gravemente ferida após um grave acidente na BR-330 leste, na tarde desse domingo (03). Fernando Santos Silva morava em Jequié e viajava com a esposa Edna Oliveira Silva, e ao passar no km 737 da BR 330, trecho conhecido como curva do sal, nas imediações do povoado da bica, perdeu o controle da direção do veículo, saiu da pista e colidiu com uma árvore. Edna Oliveira Silva foi socorrida com ferimentos e levada para o Hospital Prado Valadares, em Jequié. As causas do acidente não foram informadas. Com informações do Jitaúna em Dia
Antônio Muniz era muito conhecido em Itabuna I Foto: Reprodução
Mais um crime bárbaro foi registrado na madrugada desta segunda-feira (04), em Itabuna. Um homem muito conhecido no meio político foi asfixiado até a morte, ao que tudo indica, por alguém que ele havia dado carona, após uma festa. Antônio Muniz, articulador político e ex-assessor parlamentar do ex-vereador Roberto de Souza, foi encontrado morto, caído no chão, próximo ao carro dele, na entrada do Condomínio Jardim América, no bairro Nova Califórnia, onde morava.
No pescoço, as marcas da violência. A suspeita da perícia técnica é de que o assassino estava sentado no banco traseiro do veículo de Muniz, que tinha participado, na noite de domingo (03), de uma festa de forró no bairro São Caetano. O motivo do assassinato ainda é desconhecido. O corpo do articulista político foi encaminhado para o Instituto Médico Legal. Com essa morte, Itabuna contabiliza o terceiro homicídio do mês de junho e o 58º de 2018. Com informações do blog Verdinho.
Buguelo e Thársys foram mortos a tiros em Itabuna I Foto: Reprodução
Dois homicídios foram registrados na cidade de Itabuna no final de semana. O primeiro crime aconteceu na madrugada deste sábado (2/6), quando Carlos Antônio Pereira de Jesus, 29, vulgo “Buguelo”, foi morto a tiros e golpes de faca na Rua João Ribeiro de Moraes, bairro Pedro Jerônimo.
Segundo o blog Verdinho, Buguelo morava no Loteamento Gegeu Rocha, no bairro Fonseca. O segundo homicídio aconteceu na tarde deste domingo (3/6), na zona rural do município. Thársys Pietro Alves dos Santos, 29, foi morto com 10 tiros na estrada do acesso a Vila de Mutuns. Os dois crimes serão investigados pela polícia Civil. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Rubro-negro amplia crise e se complica na Série A do Brasileirão I Foto : Ivan Storti/SFC
Em crise e precisando pontuar para se afastar da parte de baixo da tabela, o Vitória foi até a Vila Belmiro para surpreender o Santos, que também vive momento conturbado na temporada. Pressionado, o rubro-negro sofreu uma verdadeira humilhação e acabou goleado fora de casa, ampliando ainda mais o momento ruim na Série A.
Com chuva de gols no primeiro tempo, o time paulista goleou por 5 a 2, em duelo válido pela nona rodada do Brasileirão. Rodrygo fez três, enquanto Renato e Gabigol completaram a goleada paulista. Neilton e Ramon diminuiram o vexame fora de casa. O resultado deixou o Vitória na zona de rebaixamento, com oito pontos, na 17ª posição. Na rodada seguinte, o Leão recebe a Chapecoense, na quinta-feira (6), no Barradão, às 19h30. (Matheus Simoni/Metro 1)
Após reunião realizada na noite de hoje (3), após a derrota do Bahia para o Grêmio por 2 a 0, a diretoria do tricolor baiano decidiu pela demissão do técnico Guto Ferreira do clube. A decisão foi anunciada após os membros da cúpula deixarem a Fonte Nova, palco do jogo. Com o time na zona de rebaixamento, o Bahia não desempenhou um bom futebol fora de casa, fator determinante para a torcida cobrar a demissão do treinador.
Esta é a segunda passagem de Guto Ferreira no tricolor. Ele havia sido contratado em dezembro, logo após o término da Série A do ano passado e a saída de Paulo César Carpegiani. No currículo, Guto conta com um título estadual (2018) e a conquista do Nordestão (2017, além de garantir o acesso em 2016. Na atual temporada, o treinador acumula 33 partidas pelo tricolor, com 18 vitórias, seis empates e nove derrotas.