Ubaitaba Urgente

IPIAÚ: POPULAÇÃO VAI ÀS RUAS PROTESTAR CONTRA OS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS

Faixas contra o presidente Temer foram estendidas durante o protesto (Foto: Giro Ipiaú)
Faixas contra Michel Temer foram estendidas durante o protesto I Foto: Giro Ipiaú

Populares saíram às ruas de Ipiaú no início da noite dessa segunda-feira (28), em um protesto contra o aumento dos preços de combustíveis. O movimento ocorre após mobilização nacional dos caminhoneiros iniciada na semana passada. Centenas de pessoas manifestaram a sua indignação com a nova política de reajuste de preço adotada pela Petrobras desde julho do ano passado.

Com faixas contra o atual governo, os manifestantes gritavam Fora Temer e demonstravam apoio aos caminhoneiros. Segundo o site Giro em Ipiaú, a caminhada saiu do bairro Aparecida e percorreu as duas principais avenidas de Ipiaú até a praça Rui Barbosa. No final, os organizadores do evento subiram ao coreto da praça e fizeram uma corrente de oração em favor do país.

RODOVIÁRIOS DE ITABUNA ENTRAM EM GREVE NESTA TERÇA-FEIRA (29)

A greve atingirá também o transporte intermunicipal
A greve atingirá também o transporte intermunicipal.

Rodoviários do sistema de ônibus urbano de Itabuna decidiram entrar em greve a partir da meia noite desta terça-feira (29). A categoria reivindica reajuste salarial de 8% e de 10% no valor do ticket alimentação, mas os empresários propõem 2,5%, segundo informações publicadas pelo blog local IPolítica.

Trabalhadores das empresas Águia Branca e Rota, que atuam no transporte intermunicipal, aderiram ao movimento. Segundo informações, os veículos das empresas que prestam o serviço à população foram abastecidos nesta segunda-feira (28). Pela legislação, 30% dos ônibus devem continuar em circulação.

GASOLINA SOBE EM 25 ESTADOS E DF, DIZ ANP; PREÇO AVANÇA 3,5% NA MÉDIA

Apenas em Roraima houve recuo. I I Foto: Reprodução
Apenas em Roraima houve recuo. I I Foto: Reprodução

O valor médio da gasolina vendido nos postos brasileiros subiu em 25 Estados e no Distrito Federal na semana passada, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), compilados pelo AE-Taxas. Apenas em Roraima houve recuo. Apesar de a pesquisa da ANP apurar preços registrados pelos postos, independente do desabastecimento generalizado de combustíveis na semana passada por conta da paralisação de caminhoneiros no País, o levantamento captou os reajustes feitos nos estabelecimentos em função da corrida às bombas na semana passada.

Na média nacional, houve alta nos preços médios entre as semanas de 3,52%, de R$ 4,284 para R$ 4,435. Em São Paulo, maior consumidor do País e com mais postos pesquisados, o litro da gasolina subiu 3,45% na semana passada, de R$ 4,056 para R$ 4,196, em média. No Rio de Janeiro, o combustível saiu de R$ 4,765 para R$ 4,839, em média, avanço de 1,55%. Em Minas Gerais houve alta no preço médio da gasolina de 3,91%, de R$ 4,524 para R$ 4,701 o litro. (Bahia Notícias)

MINISTRO AFIRMA QUE NEGOCIAÇÕES COM CAMINHONEIROS SE ESGOTARAM

Ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha I I Foto: Reprodução
Ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha I I Foto: Reprodução

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou na manhã desta segunda (28) que as negociações do governo com os caminhoneiros se esgotaram. Ele ressaltou que 728 pontos de obstrução foram desbloqueados, mas que as estradas ainda mantêm 557 concentrações da categoria.  “O presidente anotou as providências que tínhamos estabelecido, no nosso entendimento, o movimento dos caminhoneiros, as negociações que o governo tinha de fazer encerraram-se. Nós fizemos nossa parte e agora esperamos que a outra parte cumpra com a sua e já começou a fazê-lo”, disse o ministro na manhã de hoje após reunião do gabinete de monitoramento da crise.

RUI GARANTE A UPB APOIO PARA COMBUSTÍVEL CHEGAR AO INTERIOR DA BAHIA

Rui Costa (PT) I I Foto: Divulgação
Rui Costa (PT) I I Foto: Divulgação

O governador Rui Costa declarou que “todas as medidas serão tomadas para fazer com que os combustíveis cheguem aos municípios para abastecer as ambulâncias e ônibus escolares, para transportar oxigênio e medicamentos, dentre outros produtos fundamentais à vida humana e animal”. A declaração foi dada após encontro com o prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, no final da tarde desta segunda-feira (28). No encontro, Rui ouviu as principais demandas dos municípios baianos diante dos transtornos causados pela greve nacional dos caminhoneiros, que nesta segunda-feira chegou ao oitavo dia. Segundo o governador, “a UPB vai ajudar a fazer esse mapeamento da situação nos municípios para manter as atividades essenciais”.

Nesta terça-feira (29), Eures Ribeiro irá acompanhar todas as ações para reduzir os transtornos causados pela greve de dentro da sala de situação montada no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). “A situação não está fácil e tem município até com a coleta de lixo comprometida, mas iremos para essa sala de situação com todos os contatos que a UPB fez com os prefeitos e cada demanda feita, para que consigamos escolta para o abastecimento de nossas cidades”, detalhou Eures. Também participaram da reunião o tesoureiro da UPB e prefeito de Santana, Marco Cardoso o secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão e a titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Cibele Carvalho. (Bahia Notícias)

UBATÃ: MANIFESTANTES INTERDITAM TRECHO DA BR-330

BR-330 foi bloqueada na altura no Bairro Londrina (Foto: Ubatã Notícias)
BR-330 foi bloqueada na altura no Bairro Londrina I Foto: Ubatã Notícias

Populares interditaram, por volta das 14h desta segunda-feira (30), a BR-330, na altura do Bairro Londrina, em Ubatã. Os manifestantes utilizaram pneus e peças de madeira para interditar a rodovia, que é a única via de acesso para quem chega a Ubatã via Sudoeste. Em alguns minutos uma fila já foi formada. Uma guarnição da Polícia Militar está no local, acompanhando a movimentação.

Os manifestantes gritavam palavras de ordem, como ‘Fora Temer’ e bradavam palavras de apoio aos caminhoneiros e à redução do preço dos combustíveis. A paralisação em Ubatã ocorre no oitavo dia da paralisação dos caminhoneiros, que apesar de um princípio de acordo com o governo Temer, ainda interdita diversas rodovias em todo o país. (Ubatã Notícias)

ITABUNA: SEM PRODUTOS QUÍMICOS, EMASA SUSPENDERÁ ABASTECIMENTO DE ÁGUA A PARTIR DE TERÇA

Estação de tratamento da Emasa|| Foto Divulgação
Estação de tratamento da Emasa|| Foto Divulgação

O presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Jader Guedes, informou que, se não receber a carga de produtos químicos retida no município de Cruz das Almas, o abastecimento de água em Itabuna será interrompido, em toda a cidade, a partir de terça-feira (29). Os produtos deveriam ter chegado à cidade na terça-feira (22), o que não ocorreu por causa da greve dos caminhonheiros, segundo o presidente.

De acordo com Jader Guedes, o estoque de produtos químicos está comprometido e a água tratada só está garantida até, no máximo, terça. Ele disse que a Emasa já adotou procedimento para a redução da produção de água nas ETAs principal e Nova Ferradas. A Emasa também divulgou nota informando que, “a depender do desenrolar da greve, será obrigada a interromper o abastecimento à população, estocando água apenas para os hospitais, postos médicos, creches, colégios, bombeiros e abrigos”.

A Emasa informou ainda que, além da falta de produtos químicos, desde o último dia 23, vem sofrendo com interrupções constantes no fornecimento de energia elétrica nas estações de captação de água de Rio do Braço e Mutuns. A empresa pediu para que a população economize água potável, usando-a com racionalidade.

AULAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS FORAM SUSPENSAS EM ITABUNA

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em nota, a Secretária de Educação da cidade de Itabuna, Anorina Smith Lima, informou que estão suspensas as aulas nas escolas municipais urbanas e do campo nesta segunda-feira (28) e terça-feira (29), em razão da continuidade da greve dos caminhoneiros, a qual inviabiliza o transporte regular da população, falta de garantia de combustível para veículos, fornecedores não assegurando entrega de produtos da merenda escolar por conta de bloqueios.

A secretaria informa, ainda, que vai acompanhar a situação do movimento grevista e até as 17 horas desta terça-feira (29), e será divulgado um posicionamento em relação ao retorno das aulas e atividades. (RBN)

SEM COMBUSTÍVEL, AULAS SÃO SUSPENSAS EM IPIAÚ, IBIRATAIA, ITAGIBÁ E JITAÚNA

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Por conta da falta de combustíveis em decorrência da greve dos caminhoneiros, prefeituras de várias cidades da região estão suspendendo as aulas nesta segunda-feira (28). A suspensão pode ser prorrogada, caso a situação não seja regularizada até esta segunda. Segundo apurou nossa reportagem, os municípios de Ipiaú, Ibirataia, Itagibá e Jitaúna já suspenderam as aulas na rede municipal, mas a alunos da rede estadual, que dependem do transporte escolar, também deverão ser afetados.

OUTROS SETORES PÚBLICOS TAMBÉM AFETADOS

Além da rede escolar, a falta de combustíveis também afeta outras áreas dos setores públicos. A prefeitura de Ibirataia informou, através de nota, que “estará suspendendo alguns serviços temporariamente, priorizando apenas os serviços essenciais como as ambulâncias da Secretaria de Saúde e Hemodiálise, além de garantir o atendimento emergencial à população.” A mesma situação também ocorre nas demais prefeituras. (Giro Ipiaú)

TEMER ANUNCIA REDUÇÃO DE R$ 0,46 NO PREÇO DO ÓLEO DIESEL POR 60 DIAS

Presidente Michel Temer I Foto: Reprodução
Presidente Michel Temer I Foto: Reprodução

O presidente Michel Temer anunciou na noite deste domingo (27) uma série de medidas para tentar debelar a greve de caminhoneiros que chegou ao sétimo dia. Entre as iniciativas, o governo editou uma Medida Provisória para estabelecer o valor de frete mínimo e ainda baixou em R$ 0,46 por litro de diesel pôr sessenta dias,  com a redução da CIDE e do PIS/ COFINS somadas prometeu isenção em pedágios de todo país de caminhão vazio, tabela com preço mínimo de fretes, 30% dos fretes da COMAB, refém desde a última quinta-feira (24) quando anunciou um acordo inexistente, o governo foi obrigado a recuar para tentar desobstruir rodovias em todo o país. “Vamos pagar essa diferença de custo sem nenhum prejuízo para a Petrobras”, afirmou Temer em pronunciamento. “Compreendemos as dificuldades naturais dos caminhoneiros, mas são incríveis os depoimentos que temos recebido referente à falta de medicamentos e insumos básicos na área medicamentosa”, completou o presidente. (Bahia Notícias)

MARAÚ: PREFEITURA SUSPENDE AULAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DEVIDO A FALTA DE COMBUSTÍVEL

ABASTECIMENTO DE CARNE DE AVES E SUÍNOS PODE LEVAR ATÉ 2 MESES PARA VOLTAR AO NORMAL

O abastecimento de carne de aves e suínos pode demorar até dois meses para se normalizar depois que for encerrada a greve dos caminhoneiros. A estimativa foi divulgada neste domingo pela entidade que representa o setor, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Segundo a associação, até agora 64 milhões de aves adultas e pintinhos já morreram. “A associação lamenta anunciar que a mortandade animal já é uma realidade devido à falta de condições minimamente aceitáveis de espaço e quantidade de ração”, disse em nota.

O número de animais que não estão recebendo alimentação suficiente por falta de ração é de 1 bilhão de aves e 20 milhões de suínos. Com isso, há risco de canibalização entre os animais. Em várias cidades, já há relatos de dificuldades de abastecimento. A previsão é que uma grande quantidade de animais seja sacrificada, em cumprimento às recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal e das normas sanitárias vigentes no Brasil.

FRIGORÍFICOS PARADOS

A greve levou à suspensão das atividades em 167 unidades de produção de carne suína e de aves. O número representa mais de 234 mil trabalhadores com suas atividades interrompidas. Além do mercado interno, há impacto ainda nas exportações de carne. Até agora, ainda de acordo com a ABPA, 100 mil toneladas de carne de aves e de suínos deixaram de ser exportadas. A entidade estima que o impacto seja de US$ 350 milhões. (G1)

ILHÉUS: UESC SUSPENDE ATIVIDADES DA SEGUNDA (28)

Uesc não funcionará nesta segunda (28) por causa da greve dos caminhoneiros
Uesc não funcionará nesta segunda (28) por causa da greve dos caminhoneiros.

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) suspendeu as aulas e atividades administrativas para esta segunda-feira (28) devido à paralisação dos caminhoneiros e das transportadoras. Estão mantidas apenas as atividades “que se façam inadiáveis” de acordo com o comunicado, dentre elas “as provas didáticas e demais atividades das bancas instaladas do concurso para professor (Edital 15/2018), conforme cronogramas apresentados pelas Bancas Examinadoras”.

A reitoria justifica a decisão “pelas dificuldades de mobilidade e a escassez de insumos, resultantes do cenário nacional de protestos e crise”. A reitoria deverá voltar a se pronunciar nesta segunda, caso haja necessidade de manter a suspensão das atividades. (Pimenta blog)

AULAS EM TODAS AS ESCOLAS ESTADUAIS DA BAHIA SÃO MANTIDAS NESTA SEGUNDA-FEIRA (28)

Aulas em todas as escolas estaduais da Bahia são mantidas
Aulas em todas as escolas estaduais da Bahia são mantidas.

Os estudantes das escolas estaduais em Salvador e em outras cidades da Bahia terão que comparecer às unidades de ensino nesta segunda-feira (28). Apesar da redução da frota de ônibus na capital e em diversos municípios por causa da falta de combustível, causada pela greve dos caminhoneiros, o governador Rui Costa garantiu que as aulas serão mantidas normalmente.

Durante coletiva neste domingo (27), o petista garantiu que os reservatórios de ônibus receberam combustível, o que assegura a circulação do transporte público para atender aos estudantes. Rui ainda se colocou à disposição das prefeituras que ainda tenham dificuldade com a falta de combustível para manter os serviços em funcionamento. “Se algum prefeito não teve abastecimento, que procure o Estado para que a gente possa providenciar o abastecimento”, pontuou.

PETROLEIROS ANUNCIAM GREVE DE 72 HORAS A PARTIR DA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA

Além disso, pede a saída do presidente da Petrobras, Pedro Parente
Além disso, pede a saída do presidente da Petrobras, Pedro Parente.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos filiados decidiram neste sábado (26) entrar em greve nacional de 72 horas a partir de 0h da próxima quarta-feira (30). A categoria cobra diminuição dos preços do gás de cozinha e dos combustíveis. Além disso, pede a saída do presidente da Petrobras, Pedro Parente, que, “com o aval do governo Michel Temer, mergulhou o país numa crise sem precedente”, de acordo com nota divulgada pela FUP.

Para este domingo (27) os trabalhadores planejam realizar atrasos e cortes de rendição nas quatro refinarias e fábricas de fertilizantes que estão em processo de venda, inclusive na Refinaria Landulpho Alves (RLAM) e na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA), localizadas em território baiano. “A atual política de reajuste dos derivados de petróleo, que fez os preços dos combustíveis dispararem, é reflexo direto do maior desmonte da história da Petrobrás”, criticou a FUP no comunicado deste sábado (26).

VITÓRIA DA CONQUISTA DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA POR GREVE DOS CAMINHONEIROS

Prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão | Foto: Divulgação
Prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão | Foto: Blog da Resenha Geral

A prefeitura de Vitória da Conquista decretou estado de emergência por meio de uma edição extra do Diário Oficial do Município publicada neste sábado (26). A medida foi tomada em razão da greve dos caminhoneiros, que provoca uma crise de abastecimento em todo país. O decreto permite à gestão municipal apreender bens privados e fazer gastos sem licitação. “No caso de iminente perigo público, poderá ser requisitada propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano”, relata.

O texto estabelece ainda a criação de um Comitê de Gerenciamento de Crise liderado pelo prefeito da cidade, Herzem Gusmão. “O Comitê deverá propor e adotar todas as medidas preventivas ou reparadoras, administrativas e judiciais, visando a manutenção dos serviços públicos essenciais à população da cidade de Vitória da Conquista”. O texto considera serviços públicos essenciais a saúde, educação, transporte público, coleta de lixo, serviço funerário e defesa civil. (Bahia Notícias)

ISAQUIAS QUEIROZ É PRATA EM ETAPA DA COPA DO MUNDO DE CANOAGEM

Isaquias Queiroz dos Santos I Foto: Reprodução
Isaquias Queiroz dos Santos I Foto: Reprodução

Isaquias Queiroz conquistou a prata na final da categoria C1 500m, pela segunda etapa da Copa do Mundo de canoagem em Duisburg, na Alemanha, neste domingo (27). O baiano fez o tempo de 1m47s449, atrás apenas do tcheco Martin Fuksa, que garantiu o ouro com o temo de 1m46s888. Segundo o GloboEsporte.com, o medalhista olímpico já havia sido superado por Fuksa no sábado, na disputa da categoria C1 1000m.

FALTA ÁGUA MINERAL EM UBAITABA

Até água mineral já está faltando na cidade de Ubaitaba com a greve dos caminhoneiros em todo o país. De acordo com um comerciante da cidade, há três dias que faltou caminhão para entregar. “Meu estoque foi todo vendido”, disse o empresário. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

CAMINHÕES COM COMBUSTÍVEIS COMEÇAM A CHEGAR PARA ABASTECER POSTOS DE SALVADOR

Foto: Reprodução/Edição bahia.ba
Foto: Reprodução/Edição Bahia.ba

Alguns postos de gasolina da capital baiana devem ser reabastecidos na noite deste sábado (26). Por volta das 16h45, caminhões carregados de combustíveis deixaram a Refinaria Landulpho Alves, em São Francisco do Conde, com destino à capital baiana. Os veículos foram escoltados pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar da Bahia.

EXÉRCITO SÓ VAI ATUAR NAS ESTRADAS BAIANAS COM SOLICITAÇÃO DE RUI COSTA

Exército só vai atuar após autorização de Rui Costa (PT).
Exército só vai atuar após autorização de Rui Costa (PT).

Na Bahia, o Exército só vai atuar para desobstruir rodovias interditadas pelos caminhoneiros se o governador do Estado, Rui Costa (PT), solicitar. Segundo o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, 64% das rodovias baianas já foram liberadas. Neste sábado (26/5), as unidades militares do Exército na Bahia e em Sergipe foram acionadas para cumprir o decreto presidencial de liberar as estradas que estão interditadas pelos caminhoneiros que estão em protesto há seis dias. A assessoria de comunicação do Governo do Estado da Bahia informou ao Jornal Correio da Bahia que não está previsto a solicitação de apoio do exército para atuar no estado.