Ubaitaba Urgente

ÔNIBUS DE SALVADOR TÊM COMBUSTÍVEL PARA ATÉ 4 DIAS, DIZ DIRETOR DO INTEGRA

Foto: Gilberto Júnior/BNews
Foto: Gilberto Júnior/BNews

Por enquanto, Salvador não corre risco de diminuir a frota de ônibus urbanos por conta da falta de combustível. A greve dos caminhoneiros contra o preço do diesel está afetando o abastecimento de combustíveis em várias regiões do país. No Rio de Janeiro, São Paulo e Recife os coletivos estão circulando com frota reduzida.

De acordo com o diretor de relações institucionais do Integra, Jorge Castro, os ônibus da capital baiana possuem reserva de combustível suficiente até pelo menos o próximo domingo (27). “Tivemos dois dias de paralisação dos ônibus nessa semana. Consequentemente os coletivos não gastaram combustível. Temos uma reserva de que pode durar de três a quatro dias”, explicou.

No entanto, caso a greve dos caminhoneiros perdure, a frota de ônibus poderá ser reduzida. “A partir de segunda-feira, vamos fazer uma revisão para ver o quanto resta. Se tivermos pouco, também teremos que reduzir a quantidade de coletivos”, completou.

PRODUTORES DE BARREIRAS E LUÍS EDUARDO ADEREM AO MOVIMENTO E BOTAM TRATORES NA ESTRADA

Foto: Leitor/ Informe Baiano
Foto: Leitor/ Informe Baiano

Os Produtores rurais que atuam nas cidades baianas de Barreiras e Luis Eduardo Magalhães adeririam a greve dos caminhoneiros e realizam nesta quinta-feira (24) um grande ato nas BR`s 242 e 020. A informação é do site Informe Baiano.

De acordo com a publicação, os trabalhadores utilizam tratores e caminhões em apenas uma faixa das pistas. O protesto que ocorre de forma pacífica. Veículos pequenos e ônibus estão circulando normalmente. Em nota, a Associação Comercial e Empresarial de Luis Eduardo Magalhães disse que apoia a manifestação devido a “alta taxa de impostos” no país.

HÁ 330 PONTOS DE RODOVIAS INTERDITADOS EM 23 ESTADOS, DIZ ASSOCIAÇÃO DE CAMINHONEIROS

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) divulgou na manhã desta quinta-feira (24) um balanço da paralisação, movimento realizado em todo o Brasil. De acordo com o Estadão, a entidade divulgou que são 330 pontos de rodovias interditadas pelo movimento de paralisação dos caminhoneiros em 23 Estados.

Apenas Amazonas, Acre, Amapá e Rio Grande do Sul não têm estradas interrompidas nesta quinta. Os estados com mais trechos interrompidos são os de grandes produtores agrícolas. São eles: Paraná (45 pontos), Minas Gerais (42 pontos), Santa Catarina (37), Mato Grosso do Sul (31), Goiás (25) e Mato Grosso (23).

SOBE PARA 18 O NÚMERO DE MORTES PROVOCADAS POR H1N1 NA BAHIA

A H1N1 já matou 18 pessoas na Bahia este ano I Foto: Reprodução
A H1N1 já matou 18 pessoas na Bahia este ano I Foto: Reprodução

O número de casos confirmados da gripe H1N1 subiu de 114 para 153, segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) divulgadas nesta quarta-feira (23). No último boletim, do dia 15 de maio, foram contabilizadas 15 mortes e agora são 18 óbitos por conta da doença. A Sesab informou ainda que até o dia 19 de maio foram notificados 966 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 76 óbitos.

Desse total de casos, 193 foram confirmados para Influenza, sendo 153 pelo subtipo H1N1. No mesmo período de 2017, a Sesab informa que foram notificados 241 casos de SRAG, com 20 óbitos. Dentre eles, 20 casos de Influenza, sendo dois casos de H1N1. Foram confirmados casos de H1N1 em 39 municípios baianos e os óbitos ocorreram em oito deles.

Salvador (11), Camaçari (1), Irará (1), Lauro de Freitas (1), Retirolândia (1), Saúde (1), Serrinha (1) e Vitória da Conquista (1). A faixa etária de maior ocorrência ficou entre os menores de cinco anos (57 casos e sete óbitos) e maiores de 60 anos (24 casos e cinco óbitos), sendo que 66,6% dos óbitos ocorreram no grupo dos menores de cinco anos. (G1)

CAMINHONEIROS IGNORAM PEDIDO DE TRÉGUA E MANTÊM GREVE

Foto: Reprodução
Caminhoneiros não atendem pedido de trégua do presidente Temer I Foto: Reprodução

Representantes dos caminhoneiros deixaram a reunião de hoje (23), com ministros da Casa Civil, Transportes e Secretaria de Governo, afirmando que o governo não apresentou propostas que levem ao fim da paralisação da categoria, que já dura três dias. De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Bueno, um novo encontro ficou agendado para amanhã (24).

Em evento ocorrido na tarde de hoje, também no Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer disse que pediu uma “trégua” de até três dias na paralisação. “Pedi que na reunião se solicitasse uma espécie de trégua para que em dois, três dias no máximo, pudéssemos encontrar uma solução satisfatória para os caminhoneiros e para o povo brasileiro”, disse.

Temer frisou que o governo tem trabalhado desde o início da semana para encontrar uma solução para os caminhoneiros. “Desde domingo estamos trabalhando nesse tema para dar tranquilidade, não só ao brasileiro, que não quer ver paralisado o abastecimento, mas também tentando encontrar uma solução que facilite a vida especialmente dos caminhoneiros”.

A expectativa é que o governo apresente respostas às reivindicações dos caminhoneiros. “Não houve nenhuma proposta efetiva que possamos levar para a categoria. A proposta deles foi pedir um prazo para nós para que eles se posicionem amanhã às 14h”, disse o presidente da CNTA. Segundo ele, a categoria não vai desmobilizar a paralisação antes de ter um compromisso real de soluções para as demandas apresentadas.

AVISO PRÉVIO

Diumar Bueno disse que as entidades representantes dos caminhoneiros alertaram o governo sobre a possibilidade de paralisação, mas não tiveram respostas. “O governo foi previamente avisado e não tomou nenhuma providência, não chamou ninguém da categoria para conversar e tentar estabelecer alguma coisa para que o movimento não acontecesse”.

As principais reivindicações dos caminhoneiros são a redução de impostos sobre o preço do óleo diesel, como PIS/Cofins e ICMS e o fim da cobrança de pedágios dos caminhões que trafegam vazios nas rodovias federais que estão concedidas à iniciativa privada.

A paralisação, que completa três dias hoje, já provoca desabastecimento de mercadorias e combustíveis, além de problemas de trânsito e congestionamentos. Também há relatos de reflexos na aviação civil. Da Agência Brasil.

AURELINO LEAL: ABASTEÇA NO POSTO LÍDER E CONCORRA AO SORTEIO DE DUAS MOTOS

Abasteça no Posto Líder em Aurelino Leal e concorra ao sorteio de duas motos.
Abasteça no Posto Líder em Aurelino Leal e concorra ao sorteio de duas motos.

Agora Aurelino Leal tem Posto Líder! Qualidade imbatível no combustível e no atendimento que você merece. É economia na hora de pagar. A cada abastecimento você ganha na hora um chaveiro, uma flanela, além de um cupom para concorrer a duas motos (uma Honda Biz e uma Bros). O Posto Líder  chegou para fazer a diferença. O Posto Líder fica localizado na rua Aloísio Souza, na entrada da cidade.

PREFEITURA DE UBAITABA DESTACA FUNCIONÁRIOS PARA CURSO NO INCRA

Prefeitura de Ubaitaba destaca funcionários para curso no Incra
Prefeitura de Ubaitaba destaca funcionários para curso no Incra.

A Prefeitura de Ubaitaba destacou dois representantes para participar do treinamento na Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) visando a implantação da Sala da Cidadania. Estão participando do curso o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, Wilson Lima, e o coordenador José de Almeida.

A Prefeitura assinou termo de cooperação para implantar a Sala da Cidadania que é um programa do Incra que facilita a vida do homem do campo, inclusive com a emissão do Documento de Aptidão ao Pronaf (DAP).  A partir do treinamento do pessoal, os pescadores, produtores rurais, agricultores e agricultoras familiares e trabalhadores rurais contarão em Ubaitaba com os serviços prestados pelo Incra.

Também terão a emissão do ITR, cadastro rural (Cefir), certidões de agricultor, assentados de reforma agrária e de trabalhadores rurais em geral, além de regularização de dívidas rurais. Pelo projeto, a partir de junho a Sala da Cidadania estará em pleno funcionamento facilitando o recebimento de Declaração e Cadastro de imóveis rurais (CCIR) e outros serviços. Com o serviço a Prefeitura de Ubaitaba atenderá aos agricultores na própria cidade, reduzindo os gastos de deslocamentos a capital ou mesmo a outras cidades como Ilhéus e Itabuna.

LIMPEZA PÚBLICA ALERTA MORADORES PARA QUE UBAITABA FIQUE LIMPA

Limpeza Pública alerta moradores para que Ubaitaba fique limpa
Limpeza Pública alerta moradores para que Ubaitaba fique limpa.

A maioria dos moradores do centro e dos bairros de Ubaitaba tem cooperado com a ação da Prefeitura, por meio do Setor de Limpeza Pública da Secretaria de Obras, para remover lixões e em seu lugar implantar áreas verdes.  A experiência bem-sucedida já foi realizada nos bairros Armandão, Maria Olímpia, Telebahia e Bela Vista. O coordenador da Limpeza Pública, Mateus Guedes, afirma que é preciso mais cooperação para que a cidade fique limpa e bonita.

“É preciso mais adesão”, afirma. De segunda a sábado, a coleta domiciliar de lixo é feita às 18 horas. Portanto, as pessoas devem colocar sacos de lixo na porta de casa em local longe de animais como cães, gatos, aves, etc. Se possível, afixar em portões, grades, etc. Sempre uma hora antes da passagem do carro, ou seja, às 17 horas. Já entulhos são recolhidos sempre de segunda a quarta-feira em qualquer horário. A ideia é que a cidade fique limpa e bonita também nos finais de semana.

HOMEM E MULHER SÃO ENCONTRADOS MORTOS ENTERRADOS EM COVA RASA NA BAHIA

Homem e mulher são encontrados mortos enterrados em cova rasa na BA (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Homem e mulher são encontrados mortos enterrados em cova rasa na BA .

Um homem e uma mulher foram encontrados mortos e enterrados em uma cova rasa na zona rural do município de Coração de Maria, a cerca de 114 km de Salvador. De acordo com a polícia, ainda não há informações de como as vítimas, ainda sem identificação, foram mortas, já que não foi possível identificar marcas de tiros ou ferimentos provocados por arma branca.

O delegado Sérgio Araújo Vasconcelos, titular da delegacia do município, informou que os corpos foram achados na terça-feira (23), em uma propriedade rural e a investigação sobre o ocorrido já está em andamento. Os corpos foram descobertos, segundo a polícia, após o dono da propriedade desconfiar da situação, ao olhar para o local onde os corpos estavam enterrados, e chamar a polícia.

O corpo do homem foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana, a 100 km da capital. Já o corpo da mulher foi encaminhado para o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IML), em Salvador. Perícias serão realizadas para identificar as causas da morte do casal.

A polícia informou que não recebeu, nos últimos dias, informações sobre desaparecidos na cidade e acredita que as vítimas possam ser de outra região e que tenham sido “desovadas” no local. O delegado informou que tomou conhecimento de um casal desaparecido em Amélia Rodrigues, a 87 km da capital e perto de Coração de Maria, e investiga se os corpos encontrados são das vítimas.

CHEGA AO FIM GREVE DOS RODOVIÁRIOS EM SALVADOR E REGIÃO METROPOLITANA

A categoria aprovou a proposta ofertada no final da tarde de quarta (23).
A categoria aprovou a proposta ofertada no final da tarde de quarta (23).

A greve dos rodoviários de Salvador e Região Metropolitana chegou ao fim na madrugada desta quinta-feira (24).  De acordo com o Sindicato dos Rodoviários da Bahia, a categoria aprovou a proposta ofertada no final da tarde de quarta (23) e os coletivos começaram a sair das garagens por volta das 5h.

Na reunião entre o Sindicato dos Rodoviários, empresários e a prefeitura foi oferecido reajuste de 2,7% tanto no salário como nos benefícios, como tíquete-refeição dos trabalhadores. Além disso, os rodoviários conseguiram que as empresas financiem a renovação da Carteira de Habilitação e parcelem o valor em até 10 vezes. (BNews)

ITACARÉ: EX-SEGURANÇA DA CAIXA MATA EX-MULHER E DEPOIS COMETE SUICÍDIO

Tiago matou Celene e depois se enforcou I Foto: Itacaré Urgente
Tiago matou Celene e depois se enforcou I Foto: Itacaré Urgente

Tiago de Jesus Nascimento, 32, matou com uma facada no tórax sua ex-companheira Celene Oliveira de Souza e depois cometeu suicídio. O crime aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (23/5), no interior de uma residência, localizada no Centro da cidade de Itacaré, distante 53km do município de Ubaitaba. Segundo informações policiais, Tiago foi encontrado na cozinha enforcado por um fio elétrico, tipo cabo de monitor.

E ao lado de Celene, foi encontrada uma faca tipo peixeira suja de sangue. Segundo o blog Rede Brasil de Notícias, Celene trabalhava em uma loja de materiais para construção e Thiago era ex-vigilante da Agência da Caixa Econômica de Itacaré. Ambos eram muito conhecidos na cidade. A polícia trabalha com a hipótese de crime passional, já que eles estavam em processo de separação. Os corpos foram encaminhados ao DPT/Ilhéus.

AURELINO LEAL: MANIFESTANTES FECHAM A BR-101, EM FRENTE AO POSTO DE COMBUSTÍVEIS BRASIL 500

Manifestantes fecham BR-101 em Aurelino Leal I Foto: Jackson Cristiano
Manifestantes fecham BR-101 em Aurelino Leal I Foto: Jackson Cristiano

Manifestantes fecharam na tarde desta quarta-feira (23/5), a BR-101, em frente à entrada da cidade de Aurelino Leal. Apenas caminhões estão sendo retidos no protesto. O manifesto em Aurelino Leal segue os moldes de outros realizados em diversas rodovias baianas e no Brasil.

Apenas caminhões estão sendo retidos no protesto I Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente
Apenas caminhões estão sendo retidos no protesto I Foto: Jackson Cristiano

O objetivo dos manifestantes é forçar o governo a intervir na nova política de reajuste de preços de combustíveis, adotado pela Petrobrás desde julho do ano passado. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

EUNÁPOLIS: EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS APÓS TER CASA INVADIDA POR DUPLA ARMADA

Empresário foi morto em Eunápolis, no sul da Bahia (Foto: Tássio Loureiro/ Site Via 41)
Empresário foi morto em Eunápolis, no sul da Bahia (Foto: Tássio Loureiro/Via 41)

Um empresário de 55 anos foi morto a tiros, na noite de segunda-feira (21), durante um assalto à casa dele, em Eunápolis, no sul da Bahia. De acordo com informações da polícia, Mamédio Soares da Silva estava em casa com a esposa, quando dois homens armados invadiram o imóvel por volta das 19h30.

Ainda segundo a polícia, a dupla manteve Mamédio e a esposa como reféns durante 1h30, enquanto vasculhavam a casa, localizada na Rua Gutemberg Amazonas, bairro da Sapucaeira, em busca de dinheiro e objetos de valor.

Quando os criminosos iam saindo da casa, atiraram no empresário, que morreu no local. Não há informações sobre se os criminosos levaram alguma quantia ou objeto da casa. Mamédio era dono de uma oficina mecânica no bairro Gusmão. O corpo dele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Eunápolis.

SERRINHA: EX-POLICIAL MILITAR É MORTO A TIROS DENTRO DE RODOVIÁRIA

Ex-PM foi expulso por envolvimento com o crime.
Ex-PM foi expulso da corporação por envolvimento com o crime.

O ex-policial Militar ‘Beto Espécie’, como era conhecido, foi assassinado a tiros na cidade de Serrinha, distante 360 quilômetros de Ubaitaba. O crime ocorreu na manhã desta terça (22/5), por volta das 12h, dentro da rodoviária, ao lado Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP). De acordo com site Notícias de Santa Luz, a vítima trabalhava como taxista e foi surpreendida por dois homens em uma motocicleta.

‘Beto Espécie’ foi atingido por cerca de quatro disparos. Ele foi socorrido para uma unidade médica, mas não resistiu morreu. O ex-policial Militar foi expulso da corporação por conta de seu envolvimento com tráfico de drogas, estelionato e roubo de cargas. A autoria e motivação do crime são investigadas pela Polícia Civil.

ITABUNA: CAMINHONEIROS FAZEM FORRÓ DURANTE PROTESTO NA BR-101; ASSISTA

Conforme a PRF-BA, os manifestantes bloqueiam a passagem de caminhões.
Conforme a PRF-BA, os manifestantes bloqueiam a passagem de caminhões.

O segundo dia de protestos de caminhoneiros, que ocorre nesta terça-feira (22) em todo país, registra bloqueios em trechos da BR-101 em cidades do Baixo Sul e Sul da Bahia. Em um trecho da BR-101, em Itabuna, na altura do km 507, um grupo chegou a fazer um som com forró para animar os manifestantes. O protesto ocorre contra os aumentos sucessivos de combustível, em particular do diesel, usado nos caminhões. A previsão é que os bloqueios ocorram até as 17h. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA) em Itabuna, os outros pontos com bloqueio ocorrem em Wenceslau Guimarães [km 360], Teolândia [km 349] e Presidente Tancredo Neves [km 328], todos na BR-101.

Mais cedo, o Bahia Notícias informou de manifestações no trecho da BR-242 em Luís Eduardo Magalhães, no extremo oeste; e em um ponto da BR-101, em Alagoinhas. Manifestantes também fazem ato em um trecho da BR-116 Norte em Feira de Santana.  Conforme a PRF-BA, os manifestantes bloqueiam a passagem de caminhões. Apenas os com cargas vivas e produtos perecíveis têm passagem liberada.  Carros pequenos, ambulâncias e outros veículo também são liberados.

UBAITABA: ESTUDANTE É ASSALTADO DENTRO DE CASA NO BAIRRO CONCEIÇÃO

Estudante foi assaltado dentro de casa na Rua Edson Martins.
Estudante foi assaltado dentro de casa na Rua Edson Martins.

No último sábado (19/5), um estudante foi assaltado por um elemento armado com revolver dentro de casa. O assalto aconteceu na Rua Edson Martins, bairro Conceição, em Ubaitaba. No assalto o meliante levou o Smartphone da vítima.

O jovem estava sentado na escada de sua casa com o portão trancado. O assaltante passou e viu ele [vítima] mexendo no celular. O assalto foi praticado pela grade do portão. (Redação: Ubaitaba Urgente)

AMURC LAMENTA MORTE DE EX-PREFEITO DE ITACARÉ

Rafael Mota faleceu aos 93 anos
Rafael Mota faleceu aos 93 anos.

O ex-prefeito de Itacaré Rafael Mota Barros, faleceu no último final de semana, no Hospital de Ilhéus, aos 93 anos. A presidência da Associação de Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc) lamentou a morte do ex-prefeito em nota, nesta segunda (21). O corpo do prefeito foi enterrado neste final de semana.

O gestor governou Itacaré na década 70, pela Arena, após mandato como vereador. “Neste momento de grande tristeza, rogamos a Deus por paz e conforto aos familiares, amigos e toda a população de Taboquinhas – Itacaré”, manifestou-se o presidente da Amurc, Tonho de Anízio, que é prefeito do município sul-baiano. (Blog Pimenta)

DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO LITORAL SUL REÚNEM-SE EM UBAITABA

O evento é coordenado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)
O evento é coordenado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Secretários e dirigentes municipais de Educação do Território Litoral Sul vão se reunir em Ubaitaba na próxima sexta-feira, dia 25, 8 horas, no auditório da CDL. Na pauta do encontro estarão sendo debatidos temas como gestão de qualidade, gestão financeira dos recursos do Fundeb e luta para participação no movimento nacional pela reelaboração curricular assegurando a voz dos educadores das redes municipal, estadual e privada.

O evento é coordenado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e contará com a participação de 26 municípios do Território. Já confirmaram presença secretários e dirigentes de Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau-Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Una e Uruçuca.

A expectativa da secretária de Educação de Ubaitaba, professora Roberta Carneiro, é de que a discussão dos dirigentes educacionais do Território Litoral Sul fortaleça a luta por mais recursos para a educação pública. Segundo explicou, os municípios enfrentam dificuldades, principalmente pelo subfinanciamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

“Há casos de municípios de pequeno e médio porte que mensalmente necessitam suplementar com recursos próprios a folha de pagamento em até 40%. Então, o que pretendemos enquanto Undime é que o Governo federal reveja esse quadro”, ponderou Roberta. O presidente da Undime Bahia, professor Willliams Panfile Santos Brandão, Dirigente Municipal de Elísio Medrado distribuiu convite aos municípios participantes.

PRÉ-CANDIDATURA DE LULA À PRESIDÊNCIA SERÁ LANÇADA NO DIA 27 DE MAIO

Pré-candidatura de Lula à Presidência será lançada no dia 27 de maio.
Pré-candidatura de Lula à Presidência será lançada no dia 27 de maio.

Preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai lançar em 27 de maio sua pré-candidatura à Presidência em todo o Brasil. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (21) pelo deputado federal Wadih Damous (PT), que visitou o petista na manhã desta segunda na condição de seu advogado. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o parlamentar afirmou  à militância do acampamento Lula Livre, nos arredores da PF, que o ex-presidente pediu para enfatizar que, no dia 27, o lançamento ocorrerá em cada cidade brasileira onde o PT está organizado. “Pouco importa se em cada ato tenha 10 pessoas, tenha 5 pessoas, tenha 500 pessoas.

O importante é o somatório em todo o Brasil de cada um desses atos, para deixar claro que o presidente Lula é o nosso candidato”, disse Damous. Sobre o estado do ex-presidente na cadeia, o deputado contou que Lula está bem-humorado, ainda que indignado. “Está bem abrigado, está bem agasalhado, tem praticado exercícios, está bem-humorado. Agora, é claro que ele está indignado com essa perseguição que se abate sobre ele.” Segundo Damous, Lula voltou a dizer que não quer receber um indulto, mas sim o reconhecimento de sua inocência.