Ubaitaba Urgente

MUTUÍPE: MULHER É BALEADA NA CABEÇA APÓS DISCUSSÃO COM O MARIDO

Mulher é baleada na cabeça após discussão com o marido em Mutuípe
Mulher é baleada na cabeça após discussão com o marido em Mutuípe.

Rosicleide de Jesus Sousa, uma professora de 40 anos, da cidade de Mutuípe, a cerca de 245 km de Salvador, foi baleada na cabeça, após uma discussão com o companheiro, identificado pelo prenome Marcelo. O caso aconteceu no último sábado (19) e a professora está internada em estado grave na UTI do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.  O principal suspeito do crime é o marido da vítima. O casal tem dois filhos, uma menina e um menino. A delegada Corina Lopes de Oliveira investiga o caso

Segundo o G1, parentes da vítima contaram à polícia que Rosicleide e Marcelo estavam em processo de separação. A vítima foi até casa onde o casal morava, na localidade de Baixa Alegre, zona rural de Mutuípe, para pegar alguns pertences dela. Marcelo, que estava do lado de fora do imóvel, não gostou da situação, fez ameaças à professora e uma discussão entre dois foi iniciada. Rosicleide então entrou em casa, e Marcelo começou a atirar em um matagal próximo à residência. Quando a vítima foi até a janela, para ver o que estava acontecendo, o suspeito atirou na direção dela, atingindo-a na cabeça. Ele fugiu após o crime.

A delegada Corina Lopes de Oliveira informou que todas as medidas cabíveis para encontrar e prender Marcelo estão sendo tomadas. Quem tiver informações do paradeiro dele, pode entrar em contato com a delegacia da cidade, através do telefone (75) 3635-2181.

VICE-PREFEITO DO RIO, FERNANDO MAC DOWELL MORRE AOS 72 ANOS

O vice-prefeito do Rio de Janeiro Fernando Mac Dowell morreu às 23h55 deste domingo (20), aos 72 anos. Dowell tinha sofrido um infarto no miocárdio no dia 13 e estava desde então internado no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca. Mac Dowell acumulava o cargo com o de secretário municipal de Transportes até janeiro deste ano ano, quando o prefeito Marcelo Crivella nomeou Rubens Teixeira para a pasta. Fernando Mac Dowell é especialista na área de transportes. Participou da concepção da Ponte Rio-Niterói, da Linha Vermelha e do metrô do Rio.

Em nota, o hospital informa que Mac Dowell faleceu devido a complicações decorrentes de um enfarte agudo do miocárdio. Na semana passada, o prefeito Marcelo Crivella disse que acompanhava a evolução do quadro de saúde de seu vice e pediu “ao povo do Rio de Janeiro que se una a ele em orações.” Pai de quatro filhos, Mac Dowell, de 71 anos, cursou engenharia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Era professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Estado. Ele participou do segundo governo de Leonel Brizola, de 1991 a 1994.

Antes, trabalhou no Geipot, empresa de transportes criada em 1965 pelo regime militar. Exerceu, no começo da década de 80, a função de diretor do metrô carioca, quando a Linha 1 começava a funcionar, durante o governo Chagas Freitas. O convite para compor a chapa de Marcelo Crivella à prefeitura do Rio veio da deputada federal Clarissa Garotinho (PR-RJ). Mac Dowell foi conselheiro da deputada enquanto ela presidia a Comissão de Viação e Transportes da Câmara, de março de 2015 a abril de 2016. Informações do Jornal do Brasil

MARAÚ PARTICIPA DE ATO CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Foto: Ascom/Maraú
Foto: Ascom/Maraú

Alunos, pais, professores e representantes dos mais diversos segmentos da comunidade marauense, participaram na manhã da última quinta-feira (17) da caminhada contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento foi realizado pela Prefeitura de Maraú, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com o apoio do Conselho Tutelar.

O evento contou ainda com a participação do CRAS e Polícia Militar. O objetivo da caminhada foi mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger as crianças e adolescentes, além de reafirmar a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil. (Ascom/Maraú)

UBAITABA: MUNICÍPIO GANHA AMBULÂNCIA NOVA NESTA SEGUNDA-FEIRA (21)

Paulo Bidú, Eduardo Salles e Bebeu I Foto: Luiz Pedro
Paulo Bidú, Eduardo Salles e Bebel I Foto: Luiz Pedro

O Governador Rui Costa (PT), entrega nesta segunda-feira (21), uma ambulância nova ao município de Ubaitaba. O equipamento é fruto de emenda parlamentar do deputado estadual Eduardo Salles (PP) e será entregue à prefeita Suka (PSB), durante evento no Hospital Prado Valadares na cidade de Jequié. Segundo Eduardo Salles, o veículo foi um pedido do ex-prefeito Bêda (PMDB), do ex-vice-prefeito, Paulo Bidu (PP). “Nosso mandato vai seguir o trabalho para melhorar a vida da população de Ubaitaba”, disse Salles.

O ex-vice-prefeito, Paulo Bidu, também está no evento, onde Rui Costa realiza uma série de entregas para outros 27 municípios. Entre elas, 16 ambulâncias, o novo Hospital Geral Prado Valadares, 11 veículos para a Polícia Militar e 19 equipamentos de saúde para 13 municípios, sendo 12 kits odontológicos, 4 aparelhos de raio x, carro de emergência, eletrocardiógrafo e kit sala estabilização. O evento teve inicio às 9h da manhã. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

ITACARÉ: COMUNIDADE DE TABOQUINHAS PARTICIPA DE ATO CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL

Comunidade de Taboquinhas participa de ato contra a exploração sexual
Comunidade de Taboquinhas participa de ato contra a exploração sexual.

Estudantes, pais, professores e representantes dos mais diversos segmentos da comunidade do distrito de Taboquinhas, em Itacaré, participaram na manhã da última quinta-feira (17) do ato público contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento foi realizado pela Prefeitura de Itacaré, através das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Educação, com o apoio do Conselho Tutelar, e teve como objetivo mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger as crianças e adolescentes, além de reafirmar a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.

O evento começou por volta das 9 horas da manhã com uma concentração em frente à Igreja de Bom Jesus, seguindo em caminhada pelas ruas do distrito. Durante o ato público foram realizadas palestras sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, monólogos sobres a história do Caso Aracele e também casos de abusos sexuais, além da abordagem de psicólogos sobre as consequências dos abusos e apresentações culturais feitas pelos estudantes. Em Itacaré as atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes serão realizadas nesta segunda-feira 21).

EMPRESÁRIO MATOU CASAL EM ILHÉUS PARA NÃO PAGAR EMPRÉSTIMO, DIZ DELEGADA

Magno Rodrigues em dois momentos diferentes
Magno Rodrigues em dois momentos diferentes.

A Polícia Civil está cada vez mais convencida de que o empresário Magno Rodrigues está envolvido no duplo assassinato do casal de colombianos Andres Aluan Rey e Diana Paola Zuluaga (relembre aqui), enterrado numa cova rasa em Aritaguá, em Ilhéus, às margens da BA-001, trecho Ilhéus-Itacaré, na noite de sexta-feira (18). A moto do casal foi encontrada escondida no Lava Jato Lavacar Gold, na Avenida Ubaitaba, no Malhado, segundo a delegada Andrea Oliveira. De acordo com a polícia, o estabelecimento comercial, localizado nas proximidades da Central de Abastecimento do Malhado, zona norte de Ilhéus, pertence ao empresário Magno Rodrigues.

A moto CG vermelha, placa OKR 1186, que as vítimas usaram para encontrar o suspeito do crime, foi levada para a sede da 7ª Coordenadoria da Polícia Civil. Além da moto escondida no imóvel que seria de Magno Rodrigues, policiais militares encontraram o carro do empresário no local onde homens enterravam os corpos das vítimas e que fugiram. Trata-se do veículo MMC/ASX, Mitsubishi, placa OZM-5151, que será periciado, assim como a moto. Segundo a coordenadora do Núcleo de Homicídios de Ilhéus, delegada Andrea Oliveira, o duplo homicídio está relacionado a uma dívida contraída pelo empresário com o casal de colombianos, que estava em Ilhéus há seis meses.

Magno Rodrigues exibindo lancha de passeio
Magno Rodrigues exibindo lancha de passeio.

Ela disse que o empresário tinha feito um empréstimo de R$ 50 mil com ciganos, e estava com dificuldades para pagar. Por isso, fez outro empréstimo, desta vez com Andres Rey e Diana Paola. A policial não informou o valor da segunda negociação. A delegada já pediu a prisão de Magno Rodrigues e tenta identificar outros dois homens que teriam o ajudado no crime. Em uma das fotos postadas em sua conta na rede social, o comerciante aparece fazendo aula de tiros, com uma arma em punho e uma imagem de Bolsonaro no primeiro plano.

A legenda é a seguinte: “Selfie do nosso futuro presidente # somos todos patriota # Bolsonaro 2018”. A imagem foi postada no ano passado. Magno Rodrigues tem outras postagens como um simpatizante do presidenciável. Além disso, publica imagens em frente a lanchas, no interior de hotel de luxo; ao lado de jet-ski, ao lado de candidatos na campanha municipal de 2016, e também em pescaria em alto mar, com peixes que teria fisgado.  Nessa última, com a legenda: “vontade de muitos, privilégio para poucos!!!# pescaéumaarte e #Emboaembarcaçãoamigosfazparte”. (Blog Pimenta)

BEBETO ARTICULA AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR SITUAÇÃO DO PORTO E AEROPORTO DE ILHÉUS

Bebeto articula audiência para discutir situação do porto e aeroporto de Ilhéus.
Bebeto articula audiência para discutir situação do porto e aeroporto de Ilhéus.

A situação em que se encontram o porto internacional de Ilhéus e o aeroporto Jorge Amado foi tema de conversa mantida entre o deputado federal Bebeto Galvão (PSB) e o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Silveira, durante audiência pública da Comissão do Turismo da Câmara Federal, na última quinta, dia 17. Na oportunidade, a pedido do parlamentar, o ministro se comprometeu a agendar audiências para dar encaminhamentos aos problemas.

“Na oportunidade, cobrei uma rápida solução para a ausência de dragagem do Porto de Ilhéus, a concessão do aeroporto, a definição sobre os instrumentos para o terminal operar com frequência de voos à noite e com aeronaves de maior porte”, afirmou Bebeto.

De acordo com o deputado, além de representar perdas para a região, a falta de uso mais frequente do aeroporto ameaça o emprego de dezenas de funcionários terceirizados e de empresas aéreas. “Desde o fim do ano passado, a Azul, por exemplo, reduz voos para a cidade, criando um cenário que pode contaminar as demais operadoras, o que vem preocupando também o trade turístico não só de Ilhéus, mas de toda a região”, finalizou.

DIA D DE COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL LEVA PESSOAS ÀS RUAS DE UBAITABA

Dia D de Combate à Exploração sexual leva pessoas às ruas de Ubaitaba
Dia D de Combate à Exploração sexual leva pessoas às ruas de Ubaitaba.

Ubaitaba participou hoje do Dia D da Campanha Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Pela manhã alunos do ensino fundamental da rede municipal, representantes do Conselho Tutelar, Polícia Civil e Polícia Militar e da Secretaria da Assistência e Promoção e Trabalho, CAPS participaram de caminhada pelas ruas centrais. O Dia D fechou a programação com a passeata prestigiada pela prefeita de Ubaitaba, Suka Carneiro, a secretaria de Assistência Social, Elied Soares, e demais autoridades.

O delegado da Polícia Civil, Adelino Loyola, disse que a passeata foi importante por destacar a união de órgãos públicos que atuam em uma rede de proteção à criança e ao adolescente.  “Com o apoio do CREAS, fazemos o acompanhamento dos casos, inclusive das ocorrências no caso de estupros de vulneráveis. “A partir do relatório psicológico os crimes são punidos de forma efetiva”, explicou. A coordenadora do CREAS, Tailane Santana, que afirmou que o combate à exploração sexual de crianças em Ubaitaba é feito todo o ano.

Mas, nesta semana, foram desenvolvidas ações nas escolas municipais para alertar estudantes. Também foi realizada panfletagem na BR-101 para orientar os caminhoneiros e usuários da rodovia com apoio da PRF. A passeata também lembrou o Dia Nacional Antimanicomial. Usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e profissionais de saúde foram às ruas portando cartazes e faixas com frases que defendiam tratamento humanitário e contra o preconceito.

UBAITABA: PALESTRAS ORIENTAM GESTANTES E MÃES PARA UMA VIDA SAUDÁVEL

Palestras orientam gestantes e mães para uma vida saudável
Palestras orientam gestantes e mães para uma vida saudável.

O ciclo de palestras para gestantes e mães sobre cuidados com a gravidez e no pós-parto, alimentação saudável e atividades físicas será encerrado na quarta-feira, dia 23, a partir das 8 horas, na Unidade de Saúde da Família (USF) Doutor Nerildo Moreira, na Ruinha de Santo Antônio. Os temas foram abordados por psicólogas, fisioterapeutas e nutricionistas da Secretaria de Saúde de Ubaitaba sobre a saúde da mulher.

A mobilização de mulheres para as palestras teve início na segunda-feira passada, tendo sido realizada nas USF dos Distritos de Piraúna e Faisqueira, e dos bairros Maria Olímpia e Armandão durante toda a semana. O objetivo é informar sobre os cuidados com a saúde das mães e dos bebês, chamar a atenção para uma vida saudável e tirar dúvidas sobre a atenção que merece a saúde das crianças.

CASAL DE COLOMBIANOS É ENCONTRADO MORTO NA RODOVIA ILHÉUS-ITACARÉ

O casal emprestava dinheiro a juros.
O casal emprestava dinheiro a juros.

Um casal foi executado e enterrado no cemitério de Aritaguá, em Ilhéus, às margens da BA-001, Rodovia Ilhéus-Itacaré, na noite da última sexta-feira (18). Policiais militares chegaram ao local, após denúncias anônimas, e encontraram criminosos enterrando as vítimas em uma cova rasa. Os criminosos conseguiram fugir pelo mato, mas deixaram um carro para trás. Na mesma noite, compareceu ao plantão policial Juan Manuel informando que, também na sexta-feira (18), o casal Andres Aluan Rey e Diana Paola Zuluaga, amigos seus, de nacionalidade colombiana, saíram de sua residência em uma moto Honda CG, vermelha, placa OKR-1186, com destino a um lava jato no Malhado, em Ilhéus.

Segundo Juan Manuel, o casal iria encontrar uma pessoa de prenome Magno, de quem receberia um pagamento, mas até aquele momento não se tinha nenhuma notícia sobre o paradeiro do casal. E, afirmou, os telefones de ambos estariam fora de área. A Polícia Civil foi acionada juntamente com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), realizando a perícia no local, no veículo e, após o levantamento cadavérico, identificaram o casal de colombianos como sendo as vítimas. Ao puxar a documentação do veículo MMC/ASX, marca Mitsubishi, placa OZM-5151, que foi abandonado no local do crime, a polícia chegou ao endereço na rua do Cano, bairro do Malhado.

Quem reside no local é o pai do homem citado pela amigo do casal, como Magno. No local foi recolhida uma conta de água com o nome do suspeito, Magno Rodrigues. Principal suspeito, Magno Rodrigues é comerciante, proprietário de uma distribuidora de bebida na zona norte de Ilhéus. A delegada  Andrea Oliveira, que comanda as investigações, informou que as equipes de policiais já estão nas ruas buscando os homicidas e que o casal de colombianos emprestava dinheiro a juros. A delegada não quis dar mais detalhes para não atrapalhar as investigações em curso. (O Agravo)

URUÇUCA: MARIDO É SUSPEITO DE MATAR MULHER A FACADAS

Pinto matou a esposa em uma fazenda na zona rural do município
Pinto matou a esposa em uma fazenda na zona rural do município.

Mais um crime bárbaro deixou a população de Uruçuca chocada. Roberto de Farias Pinto, apelidado de Pinto, assassinou a esposa a facadas em uma fazenda na zona rural do município. O homicídio ocorreu na madrugada de sexta para sábado, 20. De acordo com informações de populares, a mulher vinha sofrendo constantes ameaças do marido, mas insistia na relação.

Até o momento, as circunstâncias do fato ainda são desconhecidas. O principal suspeito continua foragido.  Policiais militares e civis procederam com a diligência durante toda a madrugada, mas o homem conseguiu escapar. (Fábio Roberto)

CAMINHONEIROS BLOQUEIAM RODOVIAS BAIANAS EM PROTESTO CONTRA ALTA DO DIESEL

Caminhoneiros bloqueiam rodovias baianas em protesto contra alta do diesel
Caminhoneiros bloqueiam rodovias baianas em protesto contra alta do diesel.

Um grupo de caminhoneiros bloqueia rodovias baianas desde a madrugada desta segunda-feira (21) em protesto contra alta do óleo diesel. Na BR-324, há bloqueios desde o km 531, em Feira de Santana. De acordo com a Via Bahia, o congestionamento chega a três quilômetros. As mobilizações bloqueiam parcialmente o tráfego entres os quilômetros 530 e 531 da BR-324, no sentido Feira de Santana, imediações de Amélia Rodrigues.

Os carros trafegam em baixa velocidade somente pela faixa da esquerda. Na BR-116, em Vitória da Conquista, no Sudoeste, a ação bloqueou completamente o trânsito no quilômetro 814 e provocou um longo congestionamento nos dois sentidos. As pistas já foram liberadas. O fluxo de veículos também já foi liberado em Itatim, no Centro Norte. Após a meia-noite os profissionais também fecharam o quilômetro 521 em protesto.

AVIÃO COM DJ ALOK PERDE CONTROLE EM DECOLAGEM E SAI DA PISTA EM MINAS GERAIS

Avião com DJ Alok perde controle em decolagem e sai da pista em Minas Gerais
Avião com DJ Alok perde controle em decolagem e sai da pista em Minas Gerais.

O avião em que viajava o DJ Alok e sua produção não conseguiu decolar e saiu da pista do Aeroporto de Serrinha, em Juiz de Fora, Zona da Mata de Minas Gerais, no fim da tarde deste domingo (20). Não há registro de feridos. A aeronave passou direto na saída três da pista, caindo numa ribanceira. O terminal está fechado para pousos e decolagens. Nas redes sociais, o artista se manifestou sobre o episódio.

“Só tenho que agradecer a Deus”, postou e completou:”Nascemos de novo. 20 de maio, meu segundo nascimento”. Ainda na postagem feita por ele, é possível ver integrantes da equipe dele abalados e chorando por causa do susto. Segundo o G1, uma funcionária do aeroporto que não quis se identificar, informou que a aeronave derrapou durante a decolagem, por volta das 16h30. Havia 8 ou 9 pessoas a bordo, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

O avião é um Cessna modelo 560X, prefixo PR-AAA, com capacidade para 9 passageiros. Ele pertence ao DJ e está em situação regular. Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver a aeronave fora da pista e uma nuvem de fumaça. Vale lembrar que na última semana, Alok veio a público para informar que o bebê esperado por Romana, sua namorada, não resistiu e faleceu.

Muritiba: Produtos para fabricação de espadas são apreendidos na zona rural

apreensão de materiais explosivos

Guarnições do PETO ALFA e BRAVO da 27ªCIPM/Cruz das Almas apreenderam uma grande quantidade de material usado na confecção de fogos de artifício denominado espadas, na localidade do Carro Quebrado, zona rural de Muritiba, por volta das 14h10 desta sexta-feira (18/05).

A apreensão se deu após os policiais receberem denuncia anônima dando conta que, na localidade acima citada, havia alguns indivíduos fabricando e armazenando ilegalmente produtos explosivos (pólvora) e artefatos juninos (espadas) em um galpão clandestino.

De imediato as guarnições foram deslocaram junto com a equipe da SFPC (Seção de Fiscalização e Produtos Controlados) da 6ª Região Militar, em operações na Região do Recôncavo, até local indicado. Ao notar a aproximação das Guarnições, os elementos, que participavam do fabrico de fogos, conseguiram fugir pelos fundos da propriedade em direção a uma área de mato, e abandonaram todos os materiais ilícitos.

Foram apreendidos: 343 kg de pólvora, 09 kg de limalha, 1,3kg de enxofre, 78 espadas cheias, 18 espadas vazias, 03 pilões, 05 mãos de pilão, 34 sacadores, 19 macetes, 15 furadores, 01 cessado de pólvora. A proprietária do local identificada como Rosângela foi conduzida a delegacia, juntamente com todos os materiais apreendidos. Informações: Cruz das Almas News

Campanha de dois anos do governo Temer foi paga com recursos desviados da Saúde

Parte da campanha institucional que marca os dois anos do governo de Michel Temer (MDB) foi paga com verbas publicitárias de outros setores. O desvio maior partiu do Ministério da Saúde, segundo informações da coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo.

Só essa pasta deslocou R$ 22 milhões, antes destinados a campanhas de utilidade pública, como vacinação, febre amarela e doações de órgão, para a campanha comemorativa do governo, que começa neste domingo (20).

Com alguns eventos já realizados, no meio da semana, o governo desistiu do slogan “O Brasil voltou, 20 anos em 2” diante da má repercussão. O bordão foi criticado porque, se tirada a vírgula, ele passa a ideia de que o país retrocedeu, mensagem oposta à que o governo quer transmitir. Informações: bahianoticias

Dólar sobe pelo sexto dia consecutivo, cotado a R$ 3,75

alta do dólar

A cotação do dólar comercial caminha hoje (18) para fechar o sexto dia em alta, sem atuação mais forte do Banco Central (BC). A moeda americana atingiu a faixa R$ 3,77, na maior cotação da manhã. Por volta das 12h10, o dólar estava cotado a R$ 3,75, com alta de 1,31%.

Enquanto o dólar sobe, o Ibovespa (índice da bolsa de valores B3) segue em queda. Às 12h15, o índice caia 1,35%, com 82.494 pontos. Na quinta-feira (17), o Ibovespa fechou em queda de 3,37%, com 83.622 pontos, e o dólar subiu pelo quinto dia útil consecutivo. A alta da moeda foi de 0,61%, cotada a R$ 3,701, o maior valor em 26 meses.

A alta do dólar ocorre depois de o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidir manter os juros básicos da economia brasileira em 6,5% ao ano, na última quarta-feira (16), numa tentativa de lidar com o aumento da volatilidade internacional de capitais.

A desvalorização do real também pode ter influenciado a decisão do BC de manter a taxa Selic no mesmo patamar, uma vez que dólar mais caro pode significar aumento da inflação no médio prazo, devido ao encarecimento de produtos e serviços importados em moeda estrangeira.

A alta do dólar ocorre mesmo com ajustes na atuação do Banco Central no mercado de câmbio nos últimos dias. O órgão alterou leilões de contratos de swaps cambiais, equivalentes à venda de dólares no mercado futuro, passando a renovar contratos que tinham vencimento em junho. Com isso, o BC iniciou a oferta diária de rolagem integral de 4.225 contratos. Além disso, passou a fazer a oferta adicional de 5 mil novos contratos ao longo do mês e não apenas ao final, como estava previsto. A ideia, com isso, é manter aplicações em dólar no país, evitando a fuga da moeda que impacta na desvalorização do real. O dólar fechou hoje a R$ 3,73 uma leve queda.

ITAJUÍPE: JOVEM É EXECUTADO A TIROS DENTRO DE CASA

Tavinho foi morto a tiros dentro de casa na cidade de Itajuípe
“Tavinho” foi morto a tiros dentro de casa na cidade de Itajuípe.

Um jovem de prenome Otávio, vulgo “Tavinho”, foi morto a tiros na noite desta sexta-feira (18/5), na cidade de Itajuípe, que fica distante 45 km de Ubaitaba. Segundo informações, o crime aconteceu no interior da residência da vítima, localizada no bairro Galo Morto.

De acordo com o blog Verdinho, o jovem tinha envolvimento com o mundo da criminalidade e fazia parte da facção raio “A”.  A polícia Civil vai investigar o crime. Até o momento ninguém foi preso. (Redação: Ubaitaba Urgente)

ZÉ DIRCEU SE ENTREGA À PF PARA CUMPRIR PENA DE 30 ANOS

José Dirceu se entrega à Polícia Federal para cumprir pena de 30 anos e 9 meses
José Dirceu se entrega à Polícia Federal para cumprir pena de 30 anos e 9 meses.

O ex-ministro José Dirceu se entregou à Justiça, na tarde desta sexta-feira, 18. Por volta das 14h, o petista estava no Instituto Médico-Legal (IML), em Brasília, para exames de praxe. De lá, Dirceu deverá ser levado para o penitenciária da Papuda. O petista vai começar a cumprir a pena de 30 anos, nove meses e dez dias por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e pertinência à organização criminosa por envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras, alvo da Operação Lava Jato. A denúncia acusou Dirceu de receber parte das propinas da empreiteira Engevix à Diretoria de Serviços da Petrobras entre 2005 e 2014. O ex-ministro teria levado R$ 10,2 milhões. Dirceu tinha até as 17h para se apresentar à Polícia Federal. A ordem foi dada pela juíza Gabriela Hardt, substituta do juiz Sérgio Moro, na 13ª Vara Federal, em Curitiba.

No início da tarde da quinta-feira (17) o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou um recurso decisivo do petista e abriu caminho para Dirceu ser preso. Após a decisão da Corte de apelação da Lava Jato, a juíza mandou prender o ex-ministro. Gabriela Hardt ordenou também a transferência de José Dirceu para o Complexo Médico-Penal, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, onde estão outros presos da Lava Jato, entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Zé Dirceu, fundador do PT, foi o ministro mais poderoso do primeiro governo Lula, mas acabou condenado no processo do mensalão – 7 anos e onze meses de reclusão por lavagem de dinheiro. (Bahia Notícias)

ÁGUIA DE HAIA: JUSTIÇA BLOQUEIA R$ 12 MILHÕES DE ANGELA SOUSA, UBALDINO E MAIS 10

Justiça bloqueia R$ 12 milhões de Angela Sousa, Ubaldino e mais 10
Justiça bloqueia R$ 12 milhões de Angela Sousa, Ubaldino e mais 10.

A Justiça Federal ordenou o bloqueio de R$ 12,3 milhões dos deputados estaduais Carlos Ubaldino e Angela Sousa, ambos do PSD, e outras 10 pessoas, todas rés no âmbito da Operação Àguia de Haia, que investiga desvio de recursos federais para a Educação em municípios baianos.

A indisponibilidade dos bens, decretada nos meses de janeiro e abril deste ano, foi feita no âmbito das apurações de irregularidades nas verbas para a área na cidade de Buerarema, interior do estado. A Corte atendeu pedido feito pelo Ministério Público Federal (MPF) em Ilhéus/Itabuna, que investiga junto com a Polícia Federal o esquema criminoso com atuação em prefeituras baianas.

Segundo as ações de improbidade e penal, ajuizadas em dezembro e março últimos pelo procurador da República Tiago Modesto Rabelo, o então prefeito de Buerarema firmou contrato de R$ 2,2 milhões com a empresa Ktech Key Technology Gestão e Com de Software Ltda para a prestação dos serviços referidos, com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

ITABUNA: ADOLESCENTE GRÁVIDA DIZ QUE LEVOU DOIS TAPAS NO ROSTO DE UM MÉDICO APÓS GRITAR DE DOR

Caso foi registrado no Hospital e Maternidade Ester Gomes (Foto: Reprodução)
Caso foi registrado no Hospital e Maternidade Ester Gomes (Foto: Reprodução)

Uma adolescente de 16 anos denuncia que foi agredida com dois tapas no rosto por um médico, durante um atendimento na Maternidade Ester Gomes, no município de Itabuna. Segundo informou o G1, o caso teria ocorrido na noite de quinta-feira (17), por volta das 22h30. O boletim de ocorrência foi feito no complexo policial da cidade, ainda na noite de quinta-feira, e a denúncia foi formalizada na Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) na manhã desta sexta-feira (18). De acordo com a família, a jovem, que já está no 9º mês de gestação, foi à unidade médica sentido dores e com sangue na urina. No hospital, ela teria sido submetida a um procedimento chamado de toque gestacional, que avalia se a grávida está entrando em trabalho de parto. Ao site Plantão Itabuna, a adolescente contou: “Estava com muitas dores, a vagina sangrando, ele ao saber que estou com 37 semanas de gravidez, foi logo perguntado o que eu estava fazendo aqui.

Ele pediu para mim abrir as pernas, eu disse que não podia por conta das dores, então ele enfiou o dedo sem me avisar, eu gritei, então ele fez com mais força, eu gritei mais forte, aí ele me deu dois tapas na cara e me chamou de atriz”. O diretor do hospital contou ao G1 que soube da denúncia e que demitiu o médico. “Eu fiquei sabendo. Fui providenciar ver a enfermeira da noite. Encontrei e perguntei. Ela disse que não estava presente, mas tem duas auxiliares que estavam no momento. Infelizmente é uma coisa esdruxula, ridícula que aconteceu. A maternidade não aceita esse tipo de coisa de nenhum médico e as providências já foram tomadas. Eu comuniquei com a direção, os provedores da maternidade, que pediram que fizessem uma demissão. Está sendo feita a demissão. Segunda-feira ele não trabalha mais na instituição e ele vai se defender”, afirmou Veldo Cordeiro. O caso será investigado pela Deam. O médico não foi localizado para comentar a acusação.