Veículo da prefeitura de Aurelino Leal invade residência e deixa duas pessoas feridas.
Um veículo L200 pertencente à prefeitura Municipal da cidade de Aurelino Leal, e que serve ao gabinete da prefeita, invadiu uma residência na noite deste domingo (13/5), deixando duas pessoas feridas. O carro estava sendo dirigido pelo porteiro da residência da prefeita, identificado apenas como Marcelo. As vítimas foram identificadas como sendo a enfermeira Ilma Maciel dos Santos Gaspar, 57, e Jacqueline Oliveira Santos Gaspar, 32. Ilma sofreu fraturas, pancadas no rosto e foi encaminhada para o Hospital de Base em Itabuna, enquanto Jacqueline sofreu apenas ferimentos leves. O acidente aconteceu no “Ladeirão do Labarca”, no bairro ACM.
Veículo da prefeitura de Aurelino Leal invade residência e deixa duas pessoas feridas.
Segundo a prefeita do município, Liu Andrade (PP), o porteiro de sua residência, em visível estado de embriaguez pegou o carro escondido, sem que ela soubesse e provocou o acidente. A prefeita Liu Andrade disse ainda que já está tomando todas as providências para punir o funcionário que provocou o acidente. Na manhã desta segunda-feira (14/5), o Secretário Municipal de Obras, Celidalvo Gomes estará providenciando o concerto da residência danificada. Enquanto aos feridos, a prefeita conta que logo após o acidente deu todo o suporte para que Ilma Maciel dos Santos Gaspar fosse internada no hospital de Base e recebesse todo o atendimento necessário. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
O município de Maraú esteve presente no IX Encontro Baiano de Gestores Municipais de Assistência Social realizado em Salvador através do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado da Bahia (COEGEMAS). A Secretária de Desenvolvimento Social, Anaildes Porto, representou o município no encontro.
O encontro que teve início no dia 8 de maio encerra nesta quinta-feira, dia 10, e tem como objetivo contribuir para a qualificação do Sistema Único de Assistência Social promovendo um espaço de amplo debate através da troca de informações e experiências. Este ano, o evento aborda o tema ‘Eficiência, eficácia e efetividade do Sistema Único da Assistência Social’. Por: (Ascom Maraú)
Um homem foi encontrado morto na noite desta sexta-feira (11/5), as margens da BR-101, em frente aos Sem Terra no município de Ubaitaba. Segundo informações, a vítima que ainda não foi identificada pode ter sido assassinada a golpes de faca. O corpo foi encaminhado para o DPT da cidade de Ilhéus.
Se for confirmado mesmo o assassinato, Ubaitaba registra dois homicídios em menos de uma semana. Na última terça-feira (8/5), um menor do bairro Armandão foi executado (relembre aqui). (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
PM é morto após pedir que grupo não usasse drogas no terreno dele em Coaraci.
Um sargento da reserva da Polícia Militar, de 59 anos, foi morto a tiros, na tarde desta sexta-feira (11), após pedir que um grupo com cerca de seis homens saísse da propriedade dele, uma pequena roça, na zona rural da cidade de Coaraci. De acordo com informações da Polícia Militar, o grupo usava drogas no local e teria reagido a tiros ao pedido da vítima, identificada como Lúcio Soares dos Santos. O filho do sargento estava com ele, mas não foi baleado.
O sargento chegou a ser socorrido por vizinhos, que tentaram levá-lo para um hospital da região, em um carro, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu dentro do veículo. Após a ação, um adolescente suspeito do crime foi apreendido. Já os comparsas dele conseguiram fugir. O grupo é procurado pela polícia. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna. Não há detalhes sobre o sepultamento do sargento. (G1)
Casal morre em acidente de trânsito em Minas Gerais na véspera do casamento.
Um casal morreu nesta quinta-feira (10) por conta de um acidente de trânsito em Minas Gerais na véspera do casamento. Segundo informações do G1, Luana Regina Alves, de 36 anos, e Rodrigo Nogueira, de 31, estavam em um veículo que bateu de frente com outro veículo em um trecho da MG-184, entre as cidades de Areado e Alterosa.
A Polícia Militar informou que Luana morreu no local do acidente, enquanto Rodrigo chegou a ser encaminhado para um hospital, mas morreu durante o atendimento. O motorista do outro carro envolvido no acidente, Jorge Rocha, de 50 anos, também morreu após ser levado a um hospital. O casamento estava marcado para a manhã desta sexta.
Ubaitaba faz nos CRAS festa antecipada do Dia das Mães.
O dia dedicado às mães transcorre no segundo domingo de maio neste ano dia 14. Mas, a Secretaria da Assistência Social e Promoção e Trabalho (SEAST) decidiu antecipar e fez festas nos CRAS do Armandão, Ruinha e Faisqueira para homenagear as mães, principalmente as que são assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) da Prefeitura de Ubaitaba. A prefeita Suka Carneiro se disse emocionada com as homenagens às mães que considera um ser sublime. “Mãe é ser sublime. Nós, mães, temos o compromisso de gerar, criar, amar, zelar, cuidar, educar, perdoar. Estou feliz em compartilhar com as mães de Faisqueira este momento”, resumiu. O secretário da Administração, vice-prefeito Jailton Araújo, também participou das festividades e homenageou às mães de Ubaitaba que são guerreiras, sustentam seus filhos e promovem a harmonia familiar.
“Então, nada como deixar os parabéns às mães pelo dia a elas dedicado”, falou. A secretária da Assistência Social, Elied Soares, explicou que desde a terça-feira cada dia foi dedicado às mães das comunidades do Armandão, Ruinha e Faisqueira. “Nossas equipes do CRAS fizeram festas bonitas. Aqui temos uma boa quantidade de mães que frequentam o Serviço de Convivência e participam das oficinais”, disse. Elied, que também é mãe, deixou mensagem de incentivo e de amor às mães. “A partir do momento em que a gente gera, assume a responsabilidade de cuidar, orientar, zelar e ser amigas dos filhos. As mães devem sempre ficar perto de seus filhos para que não se desviem o caminho. Que Deus abençoe as mães por tanto amor e carinho na vida dos filhos”, finalizou.
Tudo pronto para Dia D da Vacinação contra a Gripe em Ubaitaba.
No Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) todas as atenções da Secretaria Municipal de Saúde de Ubaitaba estarão voltadas para que a população seja imunizada contra a gripe. A partir das 8 horas da manhã deste sábado, dia 12, as equipes de agentes comunitários de saúde, enfermeiros e técnicos em enfermagem e demais profissionais estarão mobilizadas. A prefeita Suka Carneiro determinou todo empenho ao secretário municipal de Saúde, José Carlos Lona de Almeida, e às equipes para que os objetivos da campanha liderada pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) sejam alcançados. A exemplo da meta nacional, a Secretaria Municipal de Saúde pretende imunizar 90% do público alvo.
No caso de Ubaitaba estão pessoas com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e puérperas (até 45 anos dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas. Há duas semanas que as equipes fizeram varreduras para vacinar contra a gripe pessoas residentes na zona rural e nas comunidades de Oricó, Piraúna, Melos, Caguinhos, Cruzeiro do Sul e Batalha de acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Lindinalva Alves de Oliveira. Segundo ela, a adesão das pessoas à vacina tem sido boa e a procura elevada com o prognóstico de que a meta será alcançada. Em Ubaitaba, a vacinação contra a Influenza (gripe) ocorrerá nos postos dos bairros Maria Olímpia, Ruinha e Armadão, no distrito de Faisqueira e no Centro de Saúde, Rua Walter Passos, centro. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) termina no dia 1° de junho.
Bebeto critica desmonte da indústria naval na Bahia.
Em seus pronunciamentos na Câmara, durante esta semana, o deputado federal Bebeto Galvão (PSB/Ba) tem alertado a sociedade para o desmonte em curso contra a Petrobras, sobretudo quanto à indústria naval instalada na Bahia. De acordo com o parlamentar, um ativo de aproximadamente R$ 3 bilhões, majoritariamente de tecnologia e conhecimento nacionais, está à deriva na cidade de Maragojipe, no recôncavo baiano. “Um investimento, tanto público quanto privado, que deveria dar autossuficiência à produção de equipamentos de ponta, como sondas e navios, para a exploração do petróleo na camada do pré-sal, mas que agora está abandonado, sem utilização, sem gerar um emprego, sem ter o olhar atencioso das autoridades que deveriam zelar por esse ativo importante”, afirmou Bebeto.
Durante o período de operação do estaleiro em Maragojipe, a partir de 2013, cerca de dez mil pessoas estavam empregadas, sendo 70% da mão-de-obra local. O processo de desmonte, iniciado com as ações da operação lava-jato contra empresas sócias do projeto, e prosseguido pelo governo do presidente Michel Temer, gerou uma onda de desemprego na região, afetando milhares de famílias, e levando a indústria naval brasileira a patamares do século passado. Bebeto abordou também outro ponto importante, que foi o anuncio recente da Petrobras de que, se não houver a produção de sondas e navios específicos para a exploração do pré-sal até 2023, a empresa não conseguirá realizar esse tipo de operação. “Isso demonstra o quanto a retomada da indústria naval, sobretudo na Bahia, é importante, pois gera emprego, investimentos em tecnologia de ponta e garante a exploração dessa riqueza que é o pré-sal por uma empresa brasileira”, concluiu o deputado.
Ministério da Saúde quer distribuir mais remédios gratuitos.
O Ministério da Saúde estuda uma nova mudança no programa Farmácia Popular, que envolve a distribuição de remédios sem custo ou de preço reduzido para o cidadão. Uma das propostas é estender a gratuidade para os 42 produtos que fazem parte do programa. Hoje, 26 deles já são distribuídos sem nenhum custo para o consumidor. As alterações, no entanto, são criticadas pelo setor farmacêutico. A estratégia de estender a gratuidade para todo o Farmácia Popular tem como objetivo permitir que os gastos do programa possam ser levados em consideração para o cálculo do mínimo que tem de ser gasto pela União para a área da Saúde. Hoje, como em 16 produtos há copagamento do consumidor, que arca com 10% do preço do produto, essa despesa não pode ser considerada como gasto em saúde. A extensão da gratuidade para outros 16 medicamentos seria ainda uma alternativa para o ministério tentar compensar o crescente gasto com o programa. O raciocínio é: se a despesa é inevitável, que ele possa, pelo menos, ser considerado como gasto em saúde. Ao mesmo tempo, a pasta quer reduzir os custos. Cálculos do setor produtivo indicam que o gasto com o Farmácia Popular cresceu 274% entre 2011 e o ano passado. De acordo com o ministério, dos R$ 2,8 bilhões do Farmácia Popular, apenas R$ 1,2 bilhão é empregado na compra de medicamentos. Aproximadamente R$ 800 milhões são usados para pagar impostos e os R$ 800 milhões restantes, para pagar o setor varejista. No programa, farmácias credenciadas podem vender remédios contidos em uma lista preparada pelo ministério com descontos de 90%. Alguns medicamentos para asma, hipertensão e diabetes são dados de forma gratuita. O valor da diferença ou o preço total, no caso dos remédios gratuitos, é pago pelo Ministério da Saúde. O problema é que, com essa transação, o governo acaba arcando indiretamente impostos que o setor varejista paga para Estados. Para tentar evitar esses impostos, a alternativa estudada é que a pasta se encarregue de fazer a compra para distribuição nas farmácias credenciadas. A ideia se assemelha a que foi cogitada pelo ex-prefeito de São Paulo João Doria (PSDB), mas abandonada por esbarrar em problemas jurídicos. O Farmácia Popular é um dos programas federais de saúde com mais popularidade na classe média. Ministro da Saúde que assumiu há pouco mais de um mês, Gilberto Occhi, já começou a sondar o setor produtivo. O presidente do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), Nelson Mussolini, avisou ser contrário. “A coparticipação existe em todos os países e evita desperdícios”, defendeu. “Hoje, todos podem participar do programa. Basta ter uma receita, seja de médico particular ou da rede pública”, observou Sérgio Mena Barreto, da Associação Brasileira da Rede de Farmácia e Drogaria (Abrafarma). “Já alertamos que a mudança é insustentável. Vai haver descredenciamento em massa assim que as farmácias esgotarem seus estoques e tiverem de fazer novas compras”.
Equipe Empório Variedades I Foto: Jackson Cristiano
O melhor presente para sua mãe você vai encontrar na loja Empório Variedades. Na Empório Variedades, você vai encontrar lindos kits de presentes, toda a linha Boticário, Natura, roupas íntimas, acessórios folheados e muito mais. A Empório Variedades divide sua compras e você paga com facilidade. Empório Variedades, localizado na entrada da Ruinha, em frente a casa da prefeita Suka.
O grupo é acusado de roubo a banco em Jeremoabo na Bahia.
Seis homens foram presos acusados de participar das explosões de duas agências bancárias em Jeremoabo, no nordeste baiano. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), eles foram detidos por policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/ Litoral Norte), na BR 101, nas proximidades da cidade de Esplanada, menos de 24 horas após o assalto. A ação conjunta entre as polícias Militar e Federal, deflagrada logo após o crime, prendeu: Hugo Ferreira da Silva, Adriano Santos Pereira, Ricardo Aparecido Sena, Washigton Santos de Jesus, Gabriel Henrique da Silva e Marcos Vinícius Conceição.
A polícia tinha informações sobre a rota de fuga do grupo e foram feitas algumas barreiras. De acordo com o tenente-coronel Ricardo Matos, comandante da Cipe LN, com o grupo, que estavam em dois carros, uma Ford Ranger (placa PPJE-4399) e um Fiat Uno (placa JQY-7352), foram encontrados uma pistola, três espingardas calibre 12, munição calibre 44, parte do dinheiro roubado em Jeremoabo e oito celulares. (Bocão News)
Criança de 2 anos é atropelada em Gandu e morre no Manoel Novais em Itabuna.
Uma criança de apenas 2 anos morreu após ser atropelada por um veículo no bairro da Bela Vista, em Gandu, na tarde desta quarta-feira (9). Uma, das duas versões para o acidente, informa de que Antonella, de apenas 2 anos de idade, estaria dentro de casa, e teria ouvido a voz da própria mãe na rua. A garotinha saiu correndo para rua e acabou sendo atingida pelo veículo. Já outra versão, também não confirmada, informa que ela teria passado por trás do carro e que o motorista, sem saber, acabou atingido a garota.
Uma equipe do SAMU chegou ao local minutos após o ocorrido, prestou os primeiros socorros e encaminhou a criança para o Hospital em Itabuna, onde ainda teria chegado com vida. “Fizemos o possível na nossa viatura! Monitorando os sinais vitais, e oxigenação. Demos entrada no Manoel Novaes ela ainda com os sinais e resposta motora mais infelizmente deu uma parada cardíaca e não voltou“, informou um dos socorristas que prestou os primeiros socorros. Ainda segundo o socorrista, a criança teve traumatismo crânio encefálico. Não foi informado a identificação do motorista. (Diário Paralelo)
O pré-candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, virá para a Bahia ainda este mês. A informação foi confirmada ao Bahia Notícias pela presidente do partido no estado, Dayane Pimentel. Em entrevista ao portal, no entanto, ela preferiu não dizer a data em que pré-candidato chegará a solo baiano, “por questões de segurança”. “Estamos cuidando dos detalhes e logo estaremos anunciando a data, no momento em que Bolsonaro autorizar. Faremos isso por questão de segurança, porque a gente tem inimigos fortes”, justificou. Ainda segundo ela, provavelmente, Bolsonaro visitará Salvador.
“Nós gostaríamos que ele visitasse outras cidades, mas a agenda do Bolsonaro prevê muitas outras viagens e compromissos”, afirmou. Sobre a possibilidade de o partido ter candidato próprio ao governo do Estado como forma de fazer palanque para ele, Dayane admitiu que o PSL tem discutido isso internamente e baterá o martelo sobre o assunto em breve. “Logo estaremos anunciando para começarmos a trabalhar em cima desse nome, até porque o Bolsonaro está vindo e quero estar com isso resolvido até lá”, declarou.
Vereador Nel do Bar tentou agredir o Jornalista Wadson Santos.
Nesta quarta-feira, 9, um fato inusitado aconteceu no corredor dos gabinetes da Câmara de Vereadores de Itabuna. O vereador Nel do bar (PPS), tentou agredir o repórter Wadson Santos, da Rádio Difusora. Segundo testemunhas, o vereador parecia transtornado e inconformado com as críticas que vem recebendo do jornalista. “Ele partiu pra cima de Wadson com tudo”, afirmou uma assessor parlamentar. A turma do deixa disso entrou em ação e conseguiu abortar o ataque.
O blog iPolítica tentou contato com o vereador Nel do bar mas ele não atendeu as ligações. O jornalista Wadson Santos disse ao blog que “graças a Deus não aconteceu nada de pior”, e garantiu que vai continuar denunciando as mazelas de quem quer que seja. Vale lembrar que recentemente, o mesmo vereador Nel do bar, tentou invadir a Rádio Difusora Sul da Bahia para agredir uma profissional de imprensa.
‘Procura-se’ ex-prefeito após Justiça decretar prisão por 2 vezes.
O paradeiro do ex-prefeito de Santo Amaro, no Recôncavo, Ricardo Machado, é algo que ninguém consegue localizar. Desde que teve a prisão decretada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Machado segue fora do mapa. A última sentença do TJ-BA, da quinta-feira (3), restabeleceu a prisão do político através da Primeira Turma da Segunda Câmara Criminal, que deferiu a medida por unanimidade.
Antes, no começo de abril, Ricardo Machado já tinha desobedecido à Justiça que tinha decretado a prisão dele. Conforme o Ministério Público do Estado (MP-BA), o ex-prefeito é acusado de integrar um esquema que teria desviado em torno de R$ 24 milhões entre 2013 e 2015. O caso veio à tona com a Operação Adsumus, do mesmo MP-BA. (Bahia Notícias)
Chulin foi encontrado morto na BR-101 em Ubaitaba.
O jovem encontrado morto na manhã desta terça-feira (8/5), as margens da BR-101, em Ubaitaba (relembre) já foi identificado e era morador do bairro Armandão. A vítima foi identificada como sendo Uires Silva, que era conhecido como “Chulin”, 18 anos. Segundo informações da polícia, Chulin foi executado no mesmo local onde o corpo foi encontrado. O corpo do jovem foi encaminhado para o DPT da cidade de Ilhéus. O delegado Adelino Loyola vai investigar o crime. (Redação: Ubaitaba Urgente)
Vereador do Rio e milícia teriam coordenado assassinato de Marielle.
Uma testemunha ouvida pela Polícia Civil teria contato que um vereador do Rio de Janeiro e um miliciano teriam planejado e executado a vereadora Marielle Franco (PSOL) e seu motorista, Anderson Gomes. Protegida por sofrer ameaça da milícia da Zona Oeste, a testemunha relatou conversas entre o político e o criminoso, em que eram tratados os prejuízos causados pelo combate de Marielle ao avanço de grupos paramilitares em comunidades de Jacarepaguá. De acordo com o jornal O Globo, além do vereador e do chefe da milícia, também foram mencionados outros nomes do bando que teriam participado da execução.
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e ministro aposentado do tribunal Joaquim Barbosa anunciou no Twitter que não será candidato à Presidência da República em 2018: “Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a Presidente da República. Decisão estritamente pessoal”.Em abril, o ministro aposentado anunciou sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Na ocasião, a legenda disse que iniciaria discussões sobre uma possível candidatura dele à Presidência. Joaquim Barbosa apareceu na terceira e na quarta colocação em nove cenários de 1º turno da última pesquisa Datafolha de intenção de voto para presidente.
A filiação de Barbosa ao PSB causou desconforto no ex-ministro Aldo Rebelo, que havia se oferecido ao partido como possível candidato ao Planalto. Rebelo acabou deixando a sigla e aderindo ao Solidariedade – legenda pela qual se lançou pré-candidato à Presidência em abril. “Como havia uma inclinação do partido pela candidatura do ex-ministro, eu preferi naturalmente deixar o partido à vontade. E procurar, já que havia um convite, uma legenda que tem identidade com meu pensamento, com minha trajetória, com os meus valores e com as perspectivas que eu vejo como promissoras para o Brasil”, afirmou Rebelo à época sobre o desligamento do PSB.
REPERCUSSÃO
O presidente do PSB, Carlos Siqueira, lamentou a decisão de Joaquim Barbosa. “Acolhemos a decisão com muita serenidade, respeitamos a decisão dele. Está dentro do nosso combinado. Sabíamos que ele estava dividido internamente. Ele se decidiu e agora a vida continua. Vamos para frente de outra forma”, afirmou. Informações: G1
Corpo foi encontrado na BR-101 em Ubaitaba II Foto: Ubaitaba Urgente
O corpo de um jovem até o momento não identificado foi encontrado na manhã desta terça-feira (8/5), as margens da BR-101, próximo a polpa de frutas no município de Ubaitaba. A polícia Militar esteve no local para preservar a área, até a chegada da polícia Técnica.
Após levantamento cadavérico o corpo será encaminhado para o DPT da cidade de Ilhéus. O homem está vestido com camisa e bermuda azul e calçado com tênis. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Conferência discute processo de emancipação de Taboquinhas.
Discutir todas as etapas, os benefícios, os avanços, limites territoriais, a legislação e como está o processo de emancipação do distrito de Taboquinhas, em Itacaré. Esse foi o principal objetivo da conferência realizada na manhã do último sábado pela Associação do Movimento Emancipalista de Taboquinhas (AMETA), que contou com a presença do prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, do vice-prefeito Genilson Souza, secretários municipais, vereadores, representantes de associações e dos moradores das mais diversas localidades de Itacaré. Durante o encontro o prefeito Antônio de Anízio fez questão de colocar que a emancipação não traz prejuízos para nem para Itacaré e nem para Taboquinhas e adjacências, mas pelo contrário, fortalecerá a economia desses dois municípios e garantirá muito mais investimentos e o desenvolvimento para essas duas cidades.
Através de números e estudos de viabilidade econômica, o prefeito explicou que a emancipação traz uma série de benefícios, mas é preciso que todos estejam unidos e acompanhando o processo e as exigências legais para viabilizar a criação do novo município, já que Taboquinhas possui todas as viabilidades e as condicionantes apresentadas pela legislação. Os representantes da AMETA também reforçaram que o momento não é de ser contra Itacaré, mas da realização de um sonho de Taboquinhas, que reconhece o poder e o carinho de mãe que é Itacaré, mas que sente o momento do desmembramento para crescer, se desenvolver e buscar cada vez mais novos investimentos. Os vereadores também reafirmaram o apoio ao processo de emancipação de Taboquinhas e estarão acompanhando todo as etapas visando a realização desse antigo sonho dos moradores.
Ainda durante o encontro o presidente da Associação Interdistrital da Bahia, José Gomes Pimentel Filho, explicou que o movimento de emancipação de Taboquinhas foi iniciado em 1989 contando com a participação de grandes personalidades do distrito e cujo livro de criação do movimento teve como primeira assinatura o atual prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio. Ele citou os avanços do movimento na época, mas ressaltou que por conta de influências política a emancipação não aconteceu. Daí, segundo ele, a importância da união de todos, independente da filiação partidária, para fortalecer essa luta. Já o professor Antônio Alberto fez um relato de como está todo o processo de emancipação de Taboquinhas na atualidade, citando a legislação, mudanças na constituição e a votação que acontecerá no próximo dia 15, em Brasília. Também apresentou um estudo de viabilidade financeira, social e geográfica de Taboquinhas e quais são requisitos fundamentais estabelecidos para a criação de novos municípios.
Esclareceu ainda dúvidas da comunidade sobre as exigências e os passos que devem ser dados para garantir a emancipação. Os representantes da AMETA informam que no dia 15 de maio a Câmara dos Deputados votará o PLP 137/2015 que dispõe sobre o procedimento para a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios, nos termos do § 4º do art. 18 da Constituição Federal e altera a Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966. DE acordo com eles, este projeto já foi aprovado pelo Senado mas vetado pelos ex-presidentes. E o Movimento Emancipa Brasil, através das federações de cada estado, quer colocar aproximadamente 20 mil pessoas em Brasília no dia da votação, para mostrar força aos deputados e principalmente ao presidente Michel Temer, que já se comprometeu de sancionar o projeto.