Ubaitaba Urgente

EMENDAS DE BEBETO GARANTEM R$ 7,1 MILHÕES EM INVESTIMENTOS PARA ILHÉUS

Emendas de Bebeto garantem R$ 7,1 milhões em investimentos para Ilhéus
Emendas de Bebeto garantem R$ 7,1 milhões em investimentos para Ilhéus.

Ao concluir, em 2017, seu terceiro ano na Câmara, o deputado federal Bebeto Galvão, do PSB, somou R$ 7,1 milhões de reais destinados para o município de Ilhéus por meio de emendas parlamentares. Entre as áreas beneficiadas estão a saúde, obras de contenção de encostas e saneamento, além da construção de quadras poliesportivas cobertas. Dados públicos, disponibilizados no site da Câmara dos Deputados, mostram que mais de 2,9 milhões de reais já foram pagos às instituições, como a Prefeitura, por exemplo – responsável pela efetiva aplicação dos recursos.

Cerca de dois milhões e  meio de reais já estão empenhados pelo Governo Federal e mais de R$ 1,7 milhão está à disposição, mas não pode ser pago por problemas com a documentação dos órgãos favorecidos. “Nosso compromisso com Ilhéus continua firme. Esse é um mandato de todos os ilheenses, que contribuiu, só nos últimos anos, com dois milhões e oitocentos mil reais destinados para a saúde de nossa gente, uma área negligenciada por anos. E, sem dúvida, é esse compromisso, de defender os interesses de Ilhéus, que nos mantêm nessa caminhada”, comentou Bebeto.

PROFESSORA JOANA ANGÉLICA DECLARA APOIO A RAIMUNDINHO DA JR EM GONGOGI

Joana declara apoio a Raimundinho da JR em Gongogi
Joana declara apoio a Raimundinho da JR em Gongogi.

A professore e ex vice-prefeita da cidade de Gongogi, Joana Angélica (PSL) declarou nesta semana apoio ao empresário Raimundinho da JR (PDT). “É preciso renovar e para isso precisamos escolher o novo, e o novo é Raimundinho da JR”, disse Joana durante reunião que contou com a participação da prefeita de Aurelino Leal, Liu Andrade (PP), e do vereador Ricardo Carneiro (PSDB). (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

AURELINO LEAL: RAIMUNDINHO DA JR RECEBE APOIO DE LIDERANÇAS EM URUÇUCA

Raimundinho da JR recebe apoio de grandes lideranças da cidade de Uruçuca
Raimundinho da JR recebe apoio de grandes lideranças da cidade de Uruçuca.

Vereadores e lideranças políticas de Uruçuca declararam apoio ao empresário Raimundinho da JR. O encontro de adesão a pré-candidatura de Raimundinho aconteceu na casa da prefeita Liu Andrade que é irmã do empresário no município de Aurelino Leal. “Se formos nomear todos os grandes amigos que tem manifestado apoio ao meu irmão faltará espaço para escrever”, afirmou Liu Andrade. Para o vereador Mateus Santos, o pré-candidato Raimundinho da JR representa uma nova política para a região sul da Bahia “Raimundinho é a mudança com segurança. Um candidato que está preparado para representar o povo com responsabilidade”, declarou.

Segundo a vereadora Lia, seu apoio a Raimundinho manifestou-se depois de conversas sobre as propostas para a região como um todo. “Ele pensa na região da Bahia com uma proposta unificada para fortalecimento e desenvolvimento de todos os municípios. É sem dúvidas a melhor opção e ficamos, a cada dia, mais surpresos com sua desenvoltura política”, disse. “É interessante perceber que temos vários grupos políticos manifestando seus apoios à minha pré-candidatura. Fico extremamente grato por todos terem percebido que precisamos pensar no bem comum e não na individualidade. Todas as pessoas que declaram sua adesão à pré-campanha me dão forças para continuar”, garantiu Raimundinho.

SUSPEITO DE ASSALTOS EM UBATÃ MORRE EM CONFRONTO COM A PM EM CAMAMU

Suspeito de assaltos em Ubatã morre em confronto com a PM em Camamu
Suspeito de assaltos em Ubatã morre em confronto com a PM em Camamu.

Um assaltante identificado como Elton Boaventura Santos foi morto na tarde desta segunda-feira (07), na zona rural de Camamu, durante troca de tiros com guarnições da 61ª CIPM/Ubaitaba, 33ª CIPM/Valença e Cipe Cacaueira. Segundo informações da Polícia, as guarnições realizavam rondas e abordagens da zona rural quando recebeu a informação de que um suspeito de praticar assaltos estaria homiziado. As guarnições foram ao local e foram recebidas à bala. Houve revide policial e o suspeito acabou ferido.

Na sequência, Elton foi socorrido ao Hospital Municipal Álvaro Ernesto, onde foi constatado o óbito. Com o suspeito a Polícia encontrou um revólver calibre 38, marca Taurus, com 04 cartuchos deflagrados e 01 intacto e 100 gramas de maconha. Em tempo, Elton é, segundo a Polícia, autor de dois assaltos recentes no município de Ubatã, contra o Mercado do Valquírio, praticado em abril; e contra o Supermercado Vaz, praticado em março deste ano, e tinha passagem pela Polícia. (Ubatã Notícias)

IBIRATAIA: JOVEM É ATROPELADO E MORTO NA RUA DOS CORREIOS

Jovem e atropelado e morto na rua dos correios em Ibirataia
Jovem e atropelado é morto na rua dos correios em Ibirataia.

Um homem desconhecido de aproximadamente 30 anos foi encontrado morto  na noite desta segunda-feira (7/5), por volta das 22h com sinais de atropelamento na Avenida Amado Raimundo dos Santos (Rua dos Correios), no centro da cidade. O homem aparentemente atropelado trajava blusa azul escuro e bermuda azul claro, calçado de sandálias do tipo havaianas.

Populares passaram pela avenida e perceberam a vítima caída com bastante sangramento e fratura exposta na perna esquerda, já sem vida. De acordo informações, próximo do corpo da vítima havia um vaso de bebida alcoólica.  O corpo será encaminhado para a Polícia Técnica da cidade de Jequié para fazer os procedimentos legais.

AURELINO LEAL: PRAÇA DO ACM SERÁ INAUGURADA NESTE DOMINGO (13)

AURELINO LEAL: PRAÇA DO ACM SERÁ INAUGURADA NESTE DOMINGO (13)

A prefeita de Aurelino Leal, Liu Andrade (PP) estará inaugurando neste domingo (13/5), a Praça Dalvo de Souza Gomes, no bairro ACM. A inauguração está marcada para as 18hs, com as presenças dos deputados Roberto Britto (PP), Cacá Leão (PP) e Josias Gomes (PT).

O evento vai contar ainda com a participação dos vereadores, funcionários públicos, lideranças regionais, imprensa e comunidade. A prefeita Liu Andrade estará promovendo ainda uma noite especial em homenagem ao Dia das Mães com o seresteiro Rony. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

20 HOMICÍDIOS SÃO REGISTRADOS EM SALVADOR E RMS NO FINAL DE SEMANA

Vinte homicídios são registrados em Salvador e RMS no final de semana
Vinte homicídios são registrados em Salvador e RMS no final de semana.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia registrou vinte óbitos neste final de semana em Salvador e nas cidades da Região Metropolitana. Ainda de acordo com a pasta, cinco foram os casos tentados contra a vida. As vítimas fatais que integram o boletim de ocorrências são do sexo masculino.

A maioria dos crimes aconteceu na capital baiana: 12. Os demais casos foram registrados em Simões Filho, Dias D’Ávila, Candeias (2), Mata de São João, Monte Gordo e Praia do Forte (2). Conforme destaca a SSP, os dados estão sujeitos a consolidação posterior.

DONO DE POUSADA INVESTIGADO POR TRÁFICO FOI EXECUTADO A TIROS EM PORTO SEGURO

Daniel Sinay era investigado por tráfico de drogas e foi morto em Caraíva II Foto: Radar 64
Daniel Sinay era investigado por tráfico de drogas II Foto: Radar 64

Um comerciante, suspeito de tráfico de drogas, foi morto com cinco tiros na cabeça, na noite de domingo (6), perto de uma praça no povoado de Caraíva, litoral sul de Porto Seguro. Também dono de uma pousada na localidade, adquirida há dois anos, Daniel Sinay, 37 anos, ainda chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Moradores levaram Daniel em uma canoa até o ponto de balsas no Rio Caraíva. Dali, ele foi transferido em um carro particular até uma unidade de saúde. “No meio do caminho, nas proximidades da Fazenda dos Búfalos, encontrei uma ambulância do Samu 192, que já estava se deslocando para fazer a prestação de socorro.

Mas, infelizmente, os médicos constataram que ele já estava morto”, afirmou condutor. O 8º Batalhão de Polícia Militar em Porto Seguro informou que a morte de Daniel – que era proveniente do estado do Rio de Janeiro – ocorreu em decorrência de uma disputa por território entre traficantes de drogas. “Daniel dominava o tráfico em Caraíva e temos informações que ele foi executado a mando de rivais”, destaca o 8º BPM. O crime está sendo investigado pela 2ª Delegacia Territorial, em Arraial d’Ajuda. O corpo de Daniel foi necropsiado no Instituto Médico Legal de Porto Seguro e deve ser liberado ainda na manhã desta segunda-feira (7). (Radar64)

SEM OUVIR RUI, GLEISI HOFFMANN ANUNCIA APOIO À REELEIÇÃO DE LÍDICE E CAUSA PROBLEMA NO PT

Senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR) - Foto Orlando Brito
Senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR) II Foto: Orlando Brito

O estilo “trator” da presidente do PT, a senadora Gleisi Hoffmann, tem causado problemas para a sigla, de acordo com a Coluna do Estadão. Na Bahia, ela anunciou apoio à reeleição da senadora Lídice da Mata (PSB) sem ouvir o governador Rui Costa (PT), que articula apoiar ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Angelo Coronel (PSD), para a vaga. Em Pernambuco, Gleisi não impediu o lançamento de candidatura própria ao governo em meio às negociações locais para uma aliança com o PSB.

Agora ninguém consegue demover Marília Arraes (PT) da disputa. No cenário nacional, o candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) não poupou Gleisi e disse ter “pena” dela após ela dizer que o PT não faria aliança com ele nem com “reza brava”. Por causa dos conflitos, petistas avaliam montar uma comissão paralela para negociar apoio na disputa presidencial.

MAGISTRADO DIZ QUE HOJE É IMPOSSÍVEL GEDDEL VIEIRA LIMA SAIR DA CADEIA, DIZ COLUNA

Magistrado diz que hoje é impossível Geddel Vieira Lima sair da cadeia.
Magistrado diz que hoje é impossível Geddel Vieira Lima sair da cadeia.

Um magistrado ouvido pela Coluna do Estadão informou que a situação de Geddel Vieira Lima não é fácil. De acordo com a publicação, hoje é impossível o ex-ministro sair da cadeia “considerando a possibilidade concreta de outros atos terem sido praticados que não foram descobertos”. Ele foi pego com R$ 51 milhões em dinheiro vivo, em um bunker, instalado em Salvador. Geddel foi preso por ordem do juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília.

BAHIA: JUSTIÇA DETERMINA DE NOVO QUE EBAL READMITA 1,7 MIL FUNCIONÁRIOS

Justiça determina de novo que Ebal readmita 1,7 mil funcionários
Justiça determina de novo que Ebal readmita 1,7 mil funcionários.

A Justiça determinou novamente a readmissão, pela Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), de 1,7 mil funcionários da rede de supermercados Cesta do Povo. Autor da ação civil pública sobre o caso, o Ministério Público do Trabalho (MPT) já havia conseguido, em dezembro do ano passado, uma liminar com o mesmo objetivo.

Na ocasião, o governador Rui Costa criticou a decisão judicial e questionou onde realocaria os profissionais, já que havia decidido pela privatização da Ebal desde o começo da sua gestão. Em abril deste ano, a NGV Participações, liderada pelo investidor espanhol Ignacio Morales, arrematou o controle acionário da Ebal, e passa a comandar a Cesta do Povo.

BAHIA: MULHER É ASSASSINADA NA FRENTE DOS FILHOS APÓS TER CASA INVADIDA

Mulher é assassinada na frente dos filhos após ter casa invadida
Mulher é assassinada na frente dos filhos após ter casa invadida.

Uma mulher foi assassinada, no fim da noite de sábado (05), depois de ter a casa invadida em Conceição do Coité, localizado a cerca de 200 km de Salvador. Natali Lopes Mascarenhas, 25 anos, foi atingida no peito, braço e cabeça. Duas crianças, de 2 e 6 anos, filhos da vítima, presenciaram o crime. Segundo o Calila Notícias, o marido da vítima explicou que os criminosos chegaram batendo em sua porta dizendo que era polícia.

A porta foi arrombada e ele conseguiu pular do primeiro andar para o terreno baldio e ouviu três disparos. O homem foi até a casa da mãe de Natali para pedir ajuda.  A mulher chegou a ser socorrida para o hospital pelo marido, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. A guarnição realizou diligência no intuito de localizar os autores do crime, mas ninguém foi preso até o fechamento da matéria.

AURELINO LEAL: PRESOS RENDEM CARCEREIRO E FOGEM PELA PORTA DA FRENTE DA DELEGACIA

Rodrigo Bispo e Bruno Almeida são moradores da cidade de Aurelino Leal
Rodrigo Bispo e Bruno Almeida são moradores da cidade de Aurelino Leal.

Dois presos conseguiram render o carcereiro e fugiram no início da tarde deste domingo (6/5) da delegacia de Aurelino Leal. Os fugitivos que respondem por assalto e tráfico de drogas foram identificados como sendo: Rodrigo Bispo dos Santos e Bruno Almeida. Ambos são moradores da cidade de Aurelino Leal.

Segundo informações de um funcionário da DT, os presos conseguiram render o carcereiro de plantão e tomaram as chaves da delegacia. Eles fugiram tranquilamente pela porta da frente. A policia Militar efetuou diligências na região, mas não conseguiu localizar os fugitivos. (Redação: Ubaitaba Urgente)

DELEGADO DA PF É MORTO APÓS TER CASA INVADIDA NO MARANHÃO

Delegado da PF é morto após ter casa invadida no Maranhão
Delegado da PF é morto após ter casa invadida no Maranhão.

Um delegado da Polícia Federal foi morto por três homens que invadiram sua casa na noite deste sábado na cidade de São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís, no Maranhão. De acordo com informações do site G1, três bandidos invadiram a residência para assaltar em um momento em que acontecia a festa de aniversário da filha de cinco anos do delegado Davi Farias de Aragão, 36 anos. O trio teve acesso à casa por volta de 23h após entrar na residência vizinha que estava desocupada.

Os assaltantes notaram o movimento depois que um entregador de pizza deixou o local. Aragão teria entrado em luta corporal com os bandidos. A polícia identificou o trio responsável pela morte do delegado como Davi Costa Martins, Wanderson de Morais Baldez e um terceiro identificado apenas como Leandro. Wanderson de Morais Baldez foi preso em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) após procurar atendimento médico. Baldez deveria estar sendo monitorado por meio de uma tornozeleira eletrônica, pois já responde por outro crime, segundo a polícia.

BAHIA: VEREADOR DE JOÃO DOURADO GANHA PRÊMIO DE DESTAQUE NACIONAL PELA QUARTA VEZ CONSECUTIVA

O evento foi realizado durante a XVI Marcha dos Vereadores, entre os dias 23 e 26 de abril.
O evento foi realizado durante a XVI Marcha dos Vereadores.

“Eu não vou desistir” é o nome do projeto de inclusão social implantado no povoado de Gameleira dos Crentes, no município baiano de João Dourado. De autoria do vereador da cidade, Flávio Eres, PCdoB, a iniciativa rendeu ao parlamentar o Troféu Destaque Nacional promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), em Brasília. Com mais essa agremiação, o comunista se tornou o primeiro parlamentar a vencer por quatro vezes consecutivas. A premiação busca destacar as iniciativas que tenham contribuído pelo fortalecimento do poder legislativo municipal, estimulando a integração com a comunidade, a melhoria da qualidade de vida das pessoas e demais proposições que merecessem destaque. Dezenas de vereadores apresentaram projeto e a iniciativa de Flávio Eres foi escolhida no rol das melhores do Brasil. Neste ano, 20 vereadores receberam o prêmio de destaque, entre todas as câmaras dos 5.570 municípios do Brasil.

O projeto “Eu não vou desistir” trabalha junto à comunidade atividades educacionais, lúdicas, esportistas e culturais e já beneficiou centenas de pessoas que viviam em situação de vulnerabilidade social em Gameleira dos Crentes. “Estou muito feliz por estarmos fazendo história. Essa premiação só reforça que estamos no caminho certo. Não importa se nossa cidade tem apenas pouco mais de 26 mil habitantes, se temos poucos recursos e as estamos escondidinho lá no centro-norte do estado da Bahia e que quase ninguém nos vê. As pessoas beneficiadas pelo ‘Eu não vou desistir’ sabem que as enxergamos e que não desistiremos de fazer o melhor para que tenham uma vida digna. Essas pessoas sabem que iremos a qualquer lugar do país representa-las. Então, este prêmio divido com todas elas, que fazem parte desse projeto”, comemorou Flávio Eres.

POLICLÍNICA DE JEQUIÉ OFERECE MAIS SERVIÇOS A PACIENTES DE UBAITABA

Policlínica de Jequié oferece mais serviços a pacientes de Ubaitaba
Policlínica de Jequié oferece mais serviços a pacientes de Ubaitaba.

Cerca de 50 dias depois de iniciado o atendimento a pacientes de Ubaitaba, a Policlínica de Jequié vai oferecer mais serviços, principalmente exames por imagens. Esta foi uma das conclusões do encontro na quinta-feira do Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Jequié que reuniu prefeitos, secretários e diretores de saúde dos municípios participantes.  Ubaitaba esteve representada pela prefeita Suka Carneiro, que incluiu o município entre os 28 participantes do Consórcio Interfederativo de Saúde, e pelo secretário de Saúde, José Carlos Lona de Almeida.

A mudança significou ganhos à saúde, principalmente em procedimentos de média e alta complexidade. Desde 13 de março pacientes e usuários do Sistema Único de Saúde passaram a ser referenciados pela Central de Regulação do município para atendimento na Policlínica de Jequié. Os pacientes já saem de Ubaitaba com as consultas e exames clínicos e de imagem com hora marcada e são transportados em um micro-ônibus confortável, com ar condicionado e serviço de wi-fi.

TRAFICANTE QUE OSTENTAVA ARMAS EM REDES SOCIAIS É MORTO PELA PM

Traficante que ostentava armas em redes sociais é morto pela PM
Traficante que ostentava armas em redes sociais é morto pela PM.

Luís Rogério Santos Silva, conhecido como Trezeguet, foi morto na noite deste sábado (5) no Nordeste de Amaralina. Trezeguet, cujo apelido era em referência ao jogador de futebol francês, era gerente do tráfico de drogas no bairro e tinha envolvimentos em homicídios. Segundo a Polícia Militar, ele já era conhecido pelos agentes por ostentar fotos em redes sociais em que aparecia armado. Equipes do Pelotão Especial Tático Ostensivo (Peto) faziam patrulha na Rua Emídio Pio quando iniciaram abordagem a um grupo suspeito.

Segundo informou a PM em nota, os criminosos atiraram e, no confronto, Trezeguet foi atingido.Ele foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos e morreu. De acordo com a Polícia Militar, com ele, os PMs encontraram um revólver calibre 32, munições e 47 porções de maconha, cocaína e crack. “Era um criminoso de grande periculosidade e agressivo contra rivais e usuários devedores. Ampliamos o patrulhamento na região para chegarmos nos comparsas que estavam com ele”, informou o comandante da 40 CIPM, major Amílton Souza Teixeira Júnior. (Correio 24hs)

EM OITO ANOS, PATRIMÔNIO DE JAQUES WAGNER TEVE CRESCIMENTO DE 310%

Em oito anos, patrimônio de Jaques Wagner teve crescimento de 310%
Em oito anos, patrimônio de Jaques Wagner teve crescimento de 310%.

O ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, teve um salto de 310% nos bens nos últimos oito anos. De acordo com levantamento feito pela coluna Satélite, do jornal Correio, com base na lista de bens divulgada por ele após deixar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em 2010, quando foi reeleito governador, Wagner informou à Justiça Eleitoral ter R$ 818,9 mil em ações e investimentos no Brasil e no exterior.

Agora, os bens somam R$ 3,3 milhões.  Ainda segundo a publicação, a nova lista inclui o paramento do petista no edifício Victory Tower, no Corredor da Vitória, calculado em R$ 1,6 milhão. Além disso, desde a reeleição, ele anexou ao patrimônio 76% de uma fazenda de 13 hectares em Andaraí, na Chapada Diamantina, com valor estimado R$ 294 mil. (Bahia Notícias)

SECRETÁRIO DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES TEM CASA ‘METRALHADA’ EM ATENTADO

Secretário de Luís Eduardo Magalhães tem casa 'metralhada'
Secretário de Luís Eduardo Magalhães tem casa ‘metralhada’.

O Secretário de Indústria e Comércio de Luís Eduardo Magalhães, Célio Donizete, sofreu um atentado na noite deste sábado (5). De acordo com informações do blog do SigiVilares, dois homens em uma moto atiraram no portão da garagem da residência de Célio, logo após ele ter chegado em casa com sua esposa. Os diversos tiros atingiram o portão, uma parede no interior da residência, móveis e o veículo da família. A suspeita é de que a arma utilizada era uma submetralhadora. A polícia técnica de Barreiras realizou uma perícia no local na madrugada deste domingo (6). A Polícia Civil investiga o caso. (Blog do Sigi Vilares)

TEMER LIBERA R$ 4 BILHÕES PARA ESTADOS E MUNICÍPIOS POR PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS

Temer libera R$ 4 bilhões para estados e municípios por produção de petróleo e gás
Temer libera R$ 4 bilhões para estados e municípios por produção de petróleo e gás.

O presidente Michel Temer anunciou neste domingo (6), através de sua conta oficial no Twitter, a liberação de mais de R$ 4 bilhões para estados e municípios como compensação financeira para produção de petróleo e gás natural. “Estes recursos irão beneficiar a população brasileira”, afirmou Temer. A liberação deverá estar disponível no Diário Oficial da União desta segunda-feira (7). (Bahia Notícias)